You are on page 1of 4

Ao Ilustrssimo Senhor Diretor-Geral da Faculdade de Natal FAL, Dr.

Celly Franck da Cruz Moura

Brbara Brando Ramos Milani, brasileira, casada, jornalista, servidora pblica federal, pertencente ao Quadro de Pessoal do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte, ocupante do cargo de Analista Judicrio-rea Administrativa e da funo de Chefe de Cartrio da 5 Zona Eleitoral/RN, RG n 003.228.455, CPF n 889319193-87, residente e domiciliada na Rua Raimundo Bastos da Silva, n 3606, Bloco B, Apto n 1702, Bairro Candelria, Natal/RN, CEP 59064-610, telefones de contato n (84) 2226-1580 e (84) 9144-0001, na condio de aluna do 10 perodo do Curso de Direito dessa Instituio, matrcula n 200700353-1, vem por meio do presente, pelos fatos e motivos a seguir expostos, apresentar o seguinte

PEDIDO DE PROVIDNCIAS
Visando oferta e matrcula nas disciplinas CINCIA POLTICA, DIREITO ADMINISTRATIVO II e DIREITO PENAL III, com fins de intregalizao de Currculo para colao de grau no Curso de Direito.

1) DOS FATOS Ingressei no Curso de Direito dessa Instituio no semestre 2007.1, pela modalidade de portador de diploma, haja vista ser Bacharel em Comunicao Social Jornalismo, pela Universidade Federal do Cear. A busca pelo Curso de Direito teve como objetivo imediato a obteno de formao jurdica que melhor embasasse o exerccio de minhas atribuies profissionais no cargo de Analista Judicrio-rea Administrativa e de Chefe de Cartrio Eleitoral da 5 Zona Macaba/RN, do Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (Doc.1). 1.1) Da disciplina CINCIA POLTICA Adentrando ao 3 perodo do Curso, no primeiro semestre de 2008, deparei-me com uma considervel sobrecarga de trabalho, oriunda dos atos preparatrios referentes s Eleies Municipais, que, nos municpios de Macaba, Bom Jesus e Ielmo Marinho, so de total responsabilidade do rgo em que laboro. Sendo assim, considerando, ainda, o fato de que, como Chefe de Cartrio Eleitoral, acumulo funes administrativas com as de assessoria ao Juiz Eleitoral, precisei ausentar-me muitas vezes da sala de aula, de maneira que acabei por REPROVAR POR FALTA a disciplina CINCIA POLTICA, conforme consta do Histrico Comparativo em anexo (Doc.2) Estando pendente a disciplina, intencionei, ento, curs-la no primeiro semestre deste ano de 2011, contudo, fui impossibilitada de faz-lo em razo de problemas de sade, pois naquele perodo encontrava-me no curso de uma gestao de risco, motivo que, inclusive,

levaram-me a entrar no Regime de Exceo, praticamente do incio ao fim gravidez, conforme pode ser verificado nos Requerimentos de n 05386/2010 05934/2010, 07142/2010, 07321/2010, 00739/2011, 0779/2011, cujas cpias no se encontram anexadas a este pois, surpreendentemente, ns, alunos da Estcio de S-FAL, no temos livre acesso ou cpias dos documentos que se encontram em nossas pastas acadmicas, segundo informaes das atendentes da Central do Aluno que informa apenas obedecerem a normas repassadas pela Coordenao do Curso. Tal negativa de acesso ofende de maneira frontal o direito informao, que um dos principais direitos do cidado, previsto em nossa Constituio Federal, no art. 5, que trata dos direitos e garantias fundamentais da pessoa. Na sequencia dos fatos, no final do ms de junho de 2011, por ocasio da Rematrcula On-Line, disponibilizada na Central do Aluno Virtual, no stio da Faculdade de Natal, o prprio sistema ofertou-me o curso da disciplina Cincia Poltica, a ocorrer em Regime de Adaptao/Dependncia, o que foi de pronto confirmado por mim, tendo sido providenciado o correspondente pagamento, como se pode constatar pelo Histrico Financeiro que segue em anexo (Doc. 3). Transcorrido alguns dias, e, repito, j efetuado o pagamento, ao procurar a Coordenao do Curso de Direito, nas pessoas do Professor Alexandre Fagundes e da Professora Marilise de Paula, para confirmar o dia e horrio de incio das aulas de Cincia Poltica, que, no Edital (Doc. 4), publicado nos murais da Faculdade, informava ser aos sbados, no horrio de 10:30 s 13:00, com ministrao do Professor Ldio Snzio, fique estupefata ao receber a notcia de que no tinha sido atingido o nmero necessrio de alunos para a oferta da disciplina, ou seja, apenas trs de um mnimo de sete, de maneira que no haveria a oferta da referida matria. Uma surpresa negativa, pois at aquele momento nada me tinha sido formalmente informado, nem quanto ao cancelamento, nem quanto aos valores que eu j estava pagando sem receber a correspondente prestao de servio. Elaborei, ento, em 12/08/2001, o Requerimento n 2390/2011 solicitando a manifestao expressa da Coordenao do Curso quanto disciplina Cincia Poltica, o qual foi respondido que, de fato, no haveria a oferta. Contudo, nem mesmo a cpia do Despacho pude obter, tendo me sido informada pela atendente da Central do Aluno esta impossibilidade, verbalmente e sem pormaiores. Por fim, destaco que, at esta data, j foi efetuado, inclusive de maneira pontual, o pagamento de trs das seis parcelas da disciplina, uma vez que fazem parte do boleto de pagamento, sem qualquer tipo de contraprestao por parte da Faculdade, conforme Histrico Financeiro em anexo (Doc.3)

1.2) Da disciplina DIREITO PENAL III Adentrando ao 5 perodo do Curso, no primeiro semestre de 2009, por questes de impossibilidade financeira, ocasionada por despesas imprevistas, no pude matricular-me em todas as disciplinas regulares, deixando de cursar, entre outra, DIREITO PENAL III. Sendo assim, estabilizada minha situao econmica, tendo sido ofertada a referida disciplina em Regime de Adaptao/Dependncia no Semestre 2010.2, matriculei-me na

mesma, efetuando os necessrios pagamentos. Contudo, assim como na disciplina Cincia Poltica, segundo a Coordenao do Curso, Direito Penal III no teria atingido o nmero mnimo de alunos para a oferta e, assim, a disciplina findou por no ocorrer. Cheguei, todavia, a efetuar cinco das seis parcelas da disciplina sem qualquer contraprestao, tendo o respectivo ressarcimento ocorrido, somente, no segundo semestre de 2011.

1.3) Da disciplina DIREITO ADMINISTRATIVO II No mesmo contexto da disciplina Direito Penal III, acima explicitado, ocorreu a problemtica da disciplina Direito Penal III, na qual no fui matriculada, de maneira regular, no primeiro semestre de 2009, por questes de impossibilidade financeira, ocasionada por despesas imprevistas. Ento, no primeiro semestre do ano seguinte, solicitei a oferta da disciplina em Regime de Adaptao/Dependncia, por meio do Requerimento n. 5568/2010, de 07/01/2010, o qual no se encontra anexado a este, como j dito, pela negativa de permisso da Coordenao do Curso. Contudo, a disciplina no foi ofertada. Novamente, neste ano de 2011, repeti a solicitao, desta vez por meio do Requerimento n 2279/2011, de 05/08/2011 (cuja cpia tambm foi negada) e que, igualmente, sem maiores esclarecimentos ou sensibilidade para com o fato desta aluna ser concluinte e necessitar da disciplina para colar grau, foi indeferido pela Coordenao do Curso. 2) DO DIREITO compreensvel que no espao de cinco anos de um Curso de Direito, vrios episdios inesperados possam sobrevir aos alunos, pondo, de alguma forma, alguns entraves ao exerccio regular das obrigaes acadmicas e financeiras. Contudo, tendo em vista o princpio da boa-f, no se pode admitir que a Instituio torne-se indiferente a essas situaes e se exima de qualquer participao na resoluo e suprimento das necessidades dos discentes. No meu caso, em especial, no me fiz silente ou passiva diante das disciplinas pendentes. Busquei as medidas que, teoricamente, foram-me ofertadas pela Instituio, como o recorrente preenchimento de Requerimentos, bem como a adimplncia de minhas obrigaes financeiras. De outra sorte, pelo que parece, a Instituio, motivada por questes puramente mercantis, est deixando de viabilizar a concluso de meu Curso de Direito em tempo razovel. Destaco que a prorrogao, por mais um semestre, deste Curso, em muito me prejudicar. Primeiramente porque atrasar a efetivao de objetivos profissionais para os quais o Diploma de Bacharel em Direito se faz necessrio. Segundamente porque, dado o exerccio de minha funo de Chefe de Cartrio, a qual de livre designao e dispensa, posso sofrer prejuzos e constrangimentos se no estiver preparada para o seu mister.

Neste sentido, seria de total incoerncia o fato de uma Instituio que forma operadores do Direito, futuros advogados, Juzes de Direito, Promotores de Justia, etc., agir em total confronto com as diretrizes do prprio Direito, em um Estado Democrtico de Direito. Sendo assim, transcrevo, abaixo, parte do Voto do Exmo. Desembargador Federal Souza Prudente, relator do MANDADO DE SEGURANA N 2006.43.00.001595-1/TO, Processo na Origem: 200643000015951, impetrado contra a Universidade Federal do Tocantis que afrontou direito lquido e certo de aluna concludente:
(...) Assim, fica demonstrado o relevante fundamento da demanda. O perigo da demora resulta da impossibilidade de concluso do curso pelo aluno, uma vez que o trabalho em comento constitui-se prrequisito para reconhecimento da graduao, impedindo-o de exercer as atividades profissionais. (...) Com efeito, entendo que, muito embora gozem as Universidades de autonomia didtico-pedaggica, h de se privilegiar, no caso, o exerccio do direito constitucional educao e de seus princpios em detrimento de burocracias e penalidades exacerbadas. Entender-se de forma diversa seria afrontar o princpio constitucional da razoabilidade bem como prejudicaria a vida acadmica do aluno haja vista o atraso em um semestre para a concluso do curso.

2) DO PEDIDO Ante o exposto, requer: 1. A oferta imediata e matrcula nas disciplinas CINCIA POLTICA, DIREITO ADMINISTRATIVO II e DIREITO PENAL III. 2. O aproveitamento dos valores j pagos referentes disciplina CINCIA POLTICA II. 3. O acesso e a autorizao para extrao de cpias de todo e qualquer documento constante da pasta da aluna junto Faculdade de Natal. 4. O julgamento totalmente procedente da presente demanda. Nestes termos, Pede e espera deferimento. Natal/RN, 26 de setembro de 2011.

BARBARA BRANDO RAMOS MILANI

You might also like