You are on page 1of 12

Associao de Proteco de Crianas e Estudantes Injustiados -APCEICentro de Acolhimento para Proteco e Conservao de Crianas Carenciadas CAPCCC

Plano de Aco Ano 2011

Autores : Responsveis pelos Departamentos da CAPCCC

Janeiro de 2011

Enquadramento
A Associao para Proteco de Crianas e Estudantes Injustiados (APCEI), com sede em Ponta Dgua, na cidade da Praia, a capital de Cabo-verde, uma organizao, inserida numa instituio religiosa Congregao Reformada dos Adventistas do 7 Dia de Tendas (CRASDT) vocacionada para aces de cariz social, nomeadamente, a proteco de crianas rfs, carenciadas, com problemas sociais diversos (pobreza, excluso social, etc.), dedicando uma ateno especial s crianas mais desprotegidas e rejeitadas da nossa populao, espalhadas por todo o nosso Arquiplago. Para alcanar os seus objectivos a APCEI possui um centro de acolhimento (CAPCCC) para acolher, proteger, educar e defender essas crianas afim de promover na pratica a solidariedade para com as crianas carenciadas, desprotegidas e de modo geral injustiadas. No mbito das suas atribuies, o CAPCCC j funciona h mais de cinco (5) anos, e vem desenvolvendo trabalhos a nvel de Educao Escolar e Social com menores carenciados (todo o menor que de qualquer forma manifesta e profunda necessite de apoio fsico, mental ou espiritual, estando em serio risco por causa dessas necessidades. Tendo em conta a necessidade de organizar a CAPCCC de modo a responder as demandas da mesma, criou-se vrios departamentos com o intuito de colmatar todas as reas de aco da respectiva instituio nomeadamente: Ministrio de Promoo e Coordenao dos Direitos e Deveres das Crianas (MPCDDC); Ministrio de Promoo e Coordenao da Educao Moral e Social das Crianas (MPCEMS); Ministrio de Promoo e Coordenao da Sade e Disciplina Alimentar das Crianas (MPCSDA); Ministrio de Promoo e Coordenao do Desenvolvimento Escolar das Crianas (MPCDE); Todos esses ministrios, so supervisionados e promovidos por um ministrio hierarquicamente superior as demais designadamente: Ministrio de Superviso e Promoo dos Ministrios da CAPCCC (MSPM).

MCPDDC (Ministrio de Promoo e Coordenao dos Direitos e Deveres das Crianas) Misso - Coordenar e Promover Programas de Preveno e Promoo dos Direitos da Criana Plano de Aco SENSIBILIZAO E DIVULGAO DOS DIREITOS E DEVERES DACRIANA

Objectivos Gerais
1. Garantir a Promoo e Divulgao dos Direitos e Deveres da Criana e dos Estudantes da CAPCCC, contribuindo assim para o seu desenvolvimento saudvel.

Estratgias
Garantir a Proteco dos Direitos da Criana e do Adolescente segundo as normas Bblicas, Caboverdianas e internacionais.

Aces
* Defender junto das instituies educativas (EBI, Ensino Secundrio e Universidades) os direitos dos estudantes da CAPCCC. * Realizao de palestras especficas dirigidas aos alunos do EBI e do Ensino Secundrio.

Cronograma
J F M A M J J A S O N D

Promover Campanhas de sensibilizao, informao e Educao sobre os Direitos da Criana (DDC).

* Estimular o conhecimento dos DDC atravs de aces de sensibilizao e informao.

* Promoo de debates e Palestras junto de grupos especficos (crianas, monitores, etc).

MPCEMS -( Ministrio de Promoo e Coordenao da Educao Moral e Social das Crianas) Misso - Coordenar e Promover Programas de Carcter Moral e Social das Crianas Plano de Aco: Promoo de uma Educao Saudvel as Crianas

Objectivos Gerais
1. Proporcionar s crianas, oportunidades de (re) integrao social e escolar.

Estratgias

Aces

Cronograma
J F M A M J J A S O N D

* Criar o sector para o e Aprofundar o atendimento acompanhamento das conhecimento da situao crianas individualizada das crianas. * Apoiar na identificao e desenvolvimento de um projecto de vida para as crianas. Promover medidas que facilitem a reinsero social e escolar de crianas. *Promoo de actividades de lazer.

*Promoo intercmbios acampamentos.

de e

* Promoo de actividades ldico-pedaggicas

* Elaborao de relatrios das actividades.


2. Garantir o Proporcionar as crianas atendimento psicossocial. * Encontros de anlise e discusso de casos com os Educadores Sociais e Morais. atendimento psicosocial das crianas acolhidas pelo Centro, que foram vitimas diferentes maus-tratos das formas e mais de em Articular com outros programas da instituio * Atendimento individual das crianas.

situao de violao dos seus direitos.

* Elaborao relatrios e pareceres solicitados pelas instncias judiciais.

MPCDE -( Ministrio de Promoo e Coordenao do Desenvolvimento Escolar das Crianas) Misso - Coordenar e Promover Programas de Desenvolvimento de Matrias Escolares da Criana Plano de Aco Promoo e Garantia do Sucesso Escolar das Crianas

Objectivos Gerais
1. Promover o sucesso individual dos estudantes contribuindo para a formao de cidados tolerantes, autnomos e responsveis;

Estratgias

Aces

Cronograma
J F M A M J J A S O N D

Criao de alternativas *Alargamento da carga horria nas disciplinas em para os alunos que que apresentam maiores dificuldades. apresentem dificuldades aprendizagem; de
*Estudos Orientados alternativos de apoio e reforo

*Mobilizao dos alunos da para a sala de estudos atravs dos monitores Sala de Estudo; *Apoio ao desenvolvimento de projectos de trabalho individuais e de grupo; Dinamizao

*Apetrechamento com materiais diversificados de apoio nas diferentes

disciplinas.
*Mobilizao dos monitores para o acompanhamento das crianas *Organizao do horrio dos estudos orientados *Realizao de reunies com Aprofundar o monitores do CAPCCC e conhecimento com os estudantes sobre a situao *Visitas regulares as escolas escolar *comparncia regular em individualizada reunies com directores de das crianas. turma e outros solicitados:

2. Garantir a melhoria da qualidade da vida escolar

Estabelecer parcerias com instituies com vista realizao de protocolos.

*Elaborao de projectos de apoio em materiais escolares e outros dirigidos educao. *Realizao de campanhas para aquisio de materiais escolares * Distribuio de materiais didcticos * Elaborao de relatrios e pareceres solicitados.

MCPSDA -( Ministrio de Promoo e Coordenao da Sade e Disciplina Alimentar das Crianas) Misso - Coordenar e Promover Programas de Sade e Disciplina Alimentar da Criana Plano de Aco Crianas s baseado numa alimentao natural e saudvel

Objectivos Gerais
1. Garantir s crianas condies de sade adequadas de forma a proporcionalhes um desenvolvimento fsico saudvel.

Estratgias

Aces

Cronograma
J F M A M J J A S O N D

*Realizao de consultas Estabelecer parcerias com mdicas. centros de sade, Laboratrios, *Realizao de exames Clnicas, e outras laboratoriais peridicos de instituies de controlo de sade. sade.

*Tratamento das doenas oportunistas e prestao de auxlio e primeiros socorros. *Aquisio medicamentos * Elaborao relatrios e pareceres solicitados.
2. Contribuir para a

de

Fornecer informao *Realizao de palestras e

definio de medidas positivas direccionadas para os alimentos e a alimentao.

bsica alimentao crianas

sobre formao a manipuladores das de alimentos. *Realizao de palestras a crianas sobre alimentos e alimentao saudvel.

Estimular o desenvolvimento de experiencias originais de educao alimentar.


3. Contribuir para a implementao de um sistema de alimentao, saudvel, equilibrado e adequado s necessidades das crianas.

*Realizao de formaes em confeco de receitas originais, baseados em alimentos saudveis. *Elaborao de propostas de cardpio mensal preparadas especificamente para crianas.

Oferecer ajudas prticas para o planeamento da alimentao no CAPCCC e a seleco de ementas.

*Elaborao de projectos de apoio alimentar. Estabelecer *Realizao de parcerias com campanhas alimentares instituies para peridicas ajuda alimentar

MSPM - (Ministrio de Superviso e Promoo dos Ministrios da CAPCCC) Misso - Promover e Supervisionar o Desenvolvimento dos Ministrios da CAPCCC Plano de Aco Fortalecimento Institucional e Estabelecimento de Cooperaes e Parcerias

Objectivos Gerais
1. Consolidar o papel do CAPCCC enquanto instituio encarregada de promover e executar aces sociais voltadas para a criana e o adolescente.

Estratgias
Identificar mecanismos de articulao entre as OG e ONGs de cariz social nacional e internacional que actuam na rea de menores.

Aces
* Acompanhar a evoluo das polticas sociais para a infncia, a nvel nacional e internacional. * Promover a presena nos encontros para definio das polticas sociais para a infncia.

Cronograma
J F M A M J J A S O N D

2. Reforar capacidade institucional CAPCCC. a do

* Definio e implementao do quadro de pessoal e da Dinamizar as estrutura organizacional. infraestruturas e os recursos humanos * Reforar o quadro de pessoal. * Aquisio de novos equipamentos e novas tecnologias de informao.

3. Incentivar e reforar a cooperao com organismos

Identificar

nacionais e internacionais, visando melhoria das condies para o desenvolvimento das aces do CAPCCC.

mecanismos de reforo das actuais parcerias e identificao de novas parcerias.

* Reforar e criar novas parcerias com entidades nacionais e internacionais.


* Reactivar parcerias. as antigas

* Mobilizao de recursos humanos e financeiros com vista melhoria das aces da CAPCCC.

4. Contribuir para a implementao de um sistema de planificao, seguimento e avaliao de projectos.

* Estabelecimento de protocolos de cooperao com entidades nacionais e internacionais. Identificar instrumentos eficazes para planificar, seguir e avaliar o impacto dos projectos no CAPCCC. * Elaborao, acompanhamento e avaliao de projectos. * Identificao de parceiros estratgicos.

You might also like