You are on page 1of 8

Densidade, paisagem urbana e vida da cidade: jogando um pouco de luz sobre o debate porto-alegrense

Vitruvius arquitextos n.039.ano 04, ago 2003 http://www.vitruvius.com.br/revistas/read/arquitextos/04.039/663 ISSN 1809-6298

1. Fundamentos O atual Plano Diretor de Desenvolvimento Urbano Ambiental de Porto Alegre (1 PDDUA, lei 434/99) est fundamentalmente baseado na questo da densidade. Esta medida originria da geografia e que mensura a relao entre quantidade de pessoas e quantidade de espao foi a varivel-chave utilizada para determinar os regimes urbansticos e orientar o desenvolvimento urbano de nossa cidade, conforme expresso nos textos e captulos que conformam o arcabouo conceitual do Plano. Isso indica um vis eminentemente tcnico, para no dizer tecnicista, onde modela-se uma cidade pensando apenas na quantidade de gente (e, conseqentemente, de construes) "suportvel" pelas regies ou setores da cidade, deixando em segundo plano as questes de paisagem, qualidade ambiental, patrimnio coletivo e dinmica social urbana. uma opo pragmtica, atrelada s lgicas da burocracia administrativa e voltada ao atendimento dos condicionantes financeiros, a qual busca prioritariamente equilibrar o oramento atravs da minimizao dos gastos e da maximizao das receitas, visando o atendimento da infinidade de demandas hoje colocadas sob a responsabilidade da municipalidade. Com isso, abre-se mo de anseios mais elevados para o futuro da cidade e da coragem de subverter restries administrativas em prol de uma real qualificao do ambiente urbano. Essa tendncia por si s j constitui um desalento para todos os que conhecem um pouco da tradio do urbanismo porto-alegrense, a qual nos conta uma histria de quase cem anos de humanismo e sofisticao de pensamento, de ousadia e utopias, para muito alm do hermetismo tcnico e do pragmatismo econmico que se verifica nos dias de hoje. Quem no conhece esta histria tambm tem motivos para lamentar, pois constatar que a "capital da qualidade de vida", a cidade da participao popular, o foco das atenes planetrias por sua cultura, suas conquistas e mobilizaes sociais, trabalha com uma matriz de planejamento urbano limitada, mope e eminentemente tcnica como a do planejamento por densidades.

Pois bem, esqueamos por um momento nossas aspiraes e aceitemos o planejamento por densidades, o qual nos prope um modelo de cidade baseado em distribuio de populaes em funo da "otimizao" da infra-estrutura. O estado-da-arte de tal escola de planejamento indica a necessidade de trabalhar com valores de densidade que incluam no apenas os moradores mas tambm os trabalhadores e usurios permanentes das reas, pois todos "consomem" igualmente a infra-estrutura. Assim, ao invs de falarmos em "habitantes por hectare" (hab/ha) o mais preciso se utilizar de valores de "economias por hectare" (eco/ha) para medir densidade urbana, pressupondo que a cada economia corresponde um determinado nmero de pessoas. A partir dessas premissas, foram definidos padres de densidade para as diversas regies da cidade, determinando o quanto essas regies poderiam ou deveriam "encher-se", sob o argumento da necessidade inapelvel de adensamento. Tal argumento baseia-se na tese, a primeira vista bastante convincente, de que Porto Alegre atualmente uma cidade "deseconmica", possuindo muitas reas com baixas densidades que possuem boa acessibilidade e so dotadas de infra-estrutura urbana. Infra-estrutura, numa acepo moderna, indica, alm da pavimentao e das redes de gua, esgoto e energia, tambm as reas verdes, os equipamentos pblicos, os servios urbanos (transporte, limpeza pblica), as instalaes comerciais, de lazer e cultura e todos os demais recursos coletivos necessrios para a vida na cidade. Assim, segundo a filosofia do Plano, todos estaramos pagando (atravs dos impostos) para prover recursos urbanos a alguns poucos ocupantes dessas reas "privilegiadas" e forando a expanso do assentamento para cada vez mais longe, acarretando tambm custos elevados de urbanizao e funcionamento da cidade. O modelo adotado props ento nveis variados de densidade para as macrozonas e UEUs (Unidades de Estruturao Urbana), baseado em padres timos de custo de instalao e manuteno da infra-estrutura. Diga-se a bem da verdade que o modelo foi cientificamente construdo, subsidiado por renomados consultores e especialistas, os quais elaboraram seus estudos de acordo com critrios e metodologias consagradas mundialmente. O grande problema que o resultado desses estudos so parmetros abstratos, valores ideais de quantidade de economias por hectare aplicveis a zonas residenciais unifamiliares, zonas residenciais multifamiliares mais ou menos concentradas e zonas mistas, determinando o quanto cada uma delas comportaria - numa situao hipottica - com custos aceitveis de urbanizao. O que j existia, a cidade que j ali se encontrava h mais de dois sculos, foi relegado a um segundo plano. A densidade real, o estado real da infra-estrutura, a real oferta de equipamentos, a real saturao do sistema virio, as reais condies de vida e de qualidade ambiental, a prpria topografia da cidade, tudo isso, se foi considerado, o foi de modo superficial.

Esses padres de densidade ideais deram origem aos ndices de aproveitamento do PDDUA, mecanismo essencial do controle urbanstico e que indica a quantidade de construo possvel em cada terreno privado em funo de sua rea (o "potencial construtivo"). Com base em tamanhos consagrados de apartamentos, conjuntos ou salas (as chamadas economias), essa quantidade de construo possvel gerada pela multiplicao da rea do terreno pelo seu ndice de aproveitamento possibilita a inferncia de quantas economias resultaro de cada obra e, conseqentemente, qual ser a densidade resultante na zona ou no quarteiro. Acrescente-se a o chamado solo criado e os demais mecanismos de transferncia ou comercializao de potencial construtivo, para os quais foi previsto um "plus" na densidade, sempre, segundo o modelo, compatvel com a capacidade da zona (na realidade, compatvel com a capacidade ideal de uma zona com aquelas caractersticas). Perfeito: estava dado o modelo, estavam definidos os regimes, estava montado o sistema de monitoramento da densificao. E o PDDUA foi s ruas. 2. O resultado espacial Se pensarmos que um quarteiro tradicional, com rea de 10.000 m2 (um hectare lquido) pode ser parcelado em 32 lotes com pouco mais de 300 m2 (o lote "clssico") e ocupado com uma economia por lote, temos uma densidade lquida resultante de 32 economias por hectare. Cabe aqui abrir um parntese e explicar a diferena entre densidade lquida e bruta. A primeira refere-se ao nmero de economias dividido exclusivamente pela rea privada dos quarteires (do alinhamento para dentro), enquanto a segunda divide a quantidade de economias existente em uma determinada regio por sua rea total em hectares. um clculo "a varrer", independentemente da existncia de ruas, praas, equipamentos ou demais reas pblicas no interior da zona medida. A densidade bruta , portanto, menor e, em geral ela corresponde a um valor entre 50 e 65% da lquida. De volta ao exemplo, podemos considerar ento que 32 eco/ha lquido um valor de densidade "baixa", caracterstica de zonas exclusivamente unifamiliares - um lote, uma casa (FIGURA 1). O PDDUA fala em densidades lquidas da ordem de 170 a um mximo de 260 eco/ha lquidos por quarteiro, em zonas com ndices de aproveitamento altos e com incidncia de solo criado. Esse valor mximo corresponde a cerca de 7,8 vezes a densidade-padro unifamiliar, deixando claro qual o "tamanho" do adensamento proposto para algumas regies de Porto Alegre. Admitindo o dado do IBGE que estipula uma mdia de 3,5 ocupantes por economia, a proposta do PDDUA resulta em torno de 900 pessoas instaladas em nosso quarteiro de 1 hectare. Por baixo, podemos estipular um automvel a cada trs pessoas, o que acrescenta mais 300 "moradores" de cerca de uma tonelada de metal cada.

Obviamente podemos concordar com a idia de que zonas exclusivamente de casas no podem predominar nas reas centrais de uma cidade como Porto Alegre, seria ingenuidade negar que um padro mais denso perfeitamente aceitvel para a maioria da chamada "Cidade Radiocntrica", compreendida dentro do polgono da 3 Perimetral. Mas, quanto mais denso? Oito vezes? Ser que temos a real necessidade de multiplicar vrias vezes as densidades j existentes na rea intensiva? Ser que ainda acreditamos nas previses apocalpticas dos anos 60 que previam uma populao de vrios milhes de habitantes para Porto Alegre no ano 2000? Ser que o crescimento populacional de cerca de 1% ao ano justifica uma densificao desta ordem? E, do ponto de vista espacial? Quais as conseqncias de tal modelo? Como fica o ambiente urbano com esses nveis de adensamento? Tomando novamente o exemplo anterior, imaginemos como podem ser distribudas essas hipotticas 260 economias em nosso quarteiro de um hectare: 16 edifcios de 4 pavimentos com quatro economias por pavimento (FIGURA 2). Ou 8 edifcios de 8 pavimentos com quatro economias por pavimento (FIGURA 3). Ou ainda, 4 edifcios de 16 pavimentos com quatro economias por pavimento (FIGURA 4). Qualquer um, uma simples questo de gosto, diro alguns (e boa arquitetura, diria eu), imaginando que estamos a tratar de um quarteiro vazio em uma cidade abstrata, sem nenhuma ocupao adjacente ou contexto pr-existente. Realmente, nessas condies possvel aceitar quatro torres de 16 pavimentos harmoniosamente dispostas em uma quadra, com grandes afastamentos e baixa ocupao do solo. Tambm uma imagem agradvel um conjunto de 8 prdios distribudos na quadra, com formas elegantes conformando um belo arranjo de vis modernista (as super-quadras de Braslia, por exemplo). Ou, como na primeira hiptese, um padro europeu, com edifcios relativamente baixos colados uns aos outros, formando um quarteiro compacto, homogneo e com seu miolo totalmente livre, bem iluminado e ventilado. No esqueamos, porm, que estamos falando de uma cidade real, viva e presente, com estrutura j consolidada e paisagens consagradas. A verdadeira conseqncia desse tipo de adensamento aplicado grosseiramente sobre a cidade pr-existente so quarteires caticos espalhados indiscriminadamente por todo o territrio da cidade, com uma ou duas torres inseridas em meio a alguns prdios pequenos de diversos tipos e poucas casas remanescentes (FIGURA 5). Uma verdadeira salada espacial, com diversos padres de ocupao do solo, afastamentos, alturas e interfaces com a rua. Os reflexos negativos na qualidade ambiental so inquestionveis, tanto do ponto de vista da salubridade do interior e da periferia da quadra quanto da vitalidade e dinmica social das ruas. Sombreamento do espao pblico e privado, poluio sonora, diminuio da arborizao, aumento do trfego veicular, impermeabilizao do solo, total ocupao das ruas por automveis estacionados e

demais sub-produtos da alta densidade (coisas singelas como "flanelinhas", carga e descarga, tele-entregas, etc.) so apenas a face visvel do processo de adensamento indiscriminado. Poderamos falar ainda no prprio conceito de "vizinhana", ou comunidade local, totalmente desvirtuado quando da substituio de pequenas edificaes por construes de grande porte, gradeadas, muradas e estanques do ponto de vista do contato positivo entre o interior e o exterior. Grandes edifcios auto-contidos, voltados para dentro, geram uma espcie de vcuo em seu entorno imediato, um verdadeiro "no-lugar" urbano. A legibilidade da cidade, as referncias visuais e o equilbrio entre tecido recorrente e excepcionalidades morfolgicas tambm so prejudicadas, mesmo que essas questes no sejam conscientemente apreendidas pelo cidado comum. Aliado ao modelo de densificao do PDDUA h o fenmeno contemporneo da acelerao da industrializao da construo civil - o que salutar e desejvel do ponto de vista da evoluo dos sistemas produtivos e do desenvolvimento econmico - mas que leva um desequilbrio do delicado jogo de foras entre interesses coletivos e interesses privados. um processo conjuntural altamente concentrador, limitando a poucas corporaes o poder de investimento e, conseqentemente, de controle do mercado, inclusive com a excluso das pequenas e mdias empresas (e toda a rede de profissionais envolvidos na cadeia produtiva) do mercado das reas "nobres" (as mais centrais e, geralmente, com maiores ndices construtivos). Os chamados "espiges" nada mais so do que edifcios padronizados geralmente com 13 a 18 pavimentos e aspecto repetitivo, assemelhando-se exageradamente uns aos outros - "pr-fabricados" no seio da grande indstria e que se multiplicam indistintamente pela cidade radiocntrica. So produtos, na verdadeira acepo do termo, e que, uma vez otimizados em seu processo de concepo e construo - processo este acessvel apenas a poucos empreendedores e grupos de investimento - e ajustados em suas planilhas de custos, consolidam-se definitivamente como parmetro produtivo timo, a ser adotado, multiplicado e seguido pela concorrncia. a lgica mercadolgica, irrefutvel do ponto de vista da dinmica capitalista. A questo que a cidade no pode ser simplesmente transformada em linha de montagem nem submetida exclusivamente aos interesses da indstria, especialmente quando a "matria-prima" para a fabricao de seus produtos a terra. A enorme demanda por terrenos leva a um processo at ento raro de remembramento de trs, quatro, cinco ou quantos lotes forem necessrios para a viabilizao do produto. Antes, tinha-se o espao de um lote e buscava-se a melhor soluo tipolgica para ocup-lo; hoje, tm-se um produto prconcebido e busca-se o espao necessrio para implant-lo, s custas da desestruturao fundiria e da conseqente degradao espacial.

3. Concluso Nossos bairros tm caractersticas singulares, aspectos fsicos, funcionais e simblicos prprios, paisagens e morfologias peculiares, guardando a histria da cidade em si e construindo ao longo dos tempos um imaginrio coletivo e uma real condio de uso e fruio da cidade que a distingue de todas as outras. Isso inegvel e justamente o que faz de Porto Alegre uma cidade "especial". Aqui adentramos a questo subjetiva, mas essencial, da ambincia urbana e seus reflexos sobre o cotidiano dos habitantes da cidade; a questo da "qualidade de vida", expresso um tanto surrada mas inteligvel por todos, especialmente quando ela comea a degradar-se. Pois justamente ao tratarmos desse assunto, que, se admite-se o debate sobre a tipologia mais adequada para as inmeras reas e ambincias que compem nossa urbe, se permite-se a discusso entre verticalizao ou horizontalizao da cidade, exige-se que essa discusso seja feita em bases mais complexas e articuladas, com real participao de todos os envolvidos e equilbrio entre a abordagem tcnica, o interesse econmico e as demandas coletivas . A viso imediatista e pragmtica que tem predominado nas discusses sobre o Plano Diretor no faz jus capacidade do portoalegrense e, em pleno sculo XXI, subestima nossa tradio cultural e intelectual. Propor e tomar partido de padres de densidade que refletem-se em padres espaciais e ambientais pasteurizados e simplistas (para no dizer simplrios), homogeneizando a paisagem na direo de um cenrio pobre e ordinrio, desmerecer a cidade de Porto Alegre e comprometer definitivamente a qualidade do legado que deixaremos s geraes futuras.

Jlio Celso Vargas Arquiteto e Urbanista

FIGURA 1

FIGURA 2

FIGURA 3

FIGURA 4

Modelos tridimensionais com simulao da exata posio solar do dia 15 de setembro, s 10h da manh em

FIGURA 5

Modelos tridimensionais com simulao da exata posio solar do dia 15 de setembro, s 10h da manh em Porto Alegre

You might also like