You are on page 1of 2

Hermenutica e Argumentao Margarida Maria Lacombe Camargo

Captulo 1 Direito, Hermenutica e Interpretao O Direito visa regular as relaes entre pessoas, no sentido de viabilizar a vida em sociedade, atravs de normas de conduta (ordenamento jurdico). Assim, a interpretao do direito aparece quando da necessidade da aplicao da Lei (passado) a um problema que necessite de uma soluo (presente). Tais problemas dizem respeito a situaes (fato - mutvel, dinmico) de cunho valorativo, que requerem mais do que a simples aplicao linear da norma (normalmente estanque, dogmtica ), mas sim, relaciona-la ao contexto histrico no qual se inserem o sujeito (intrprete) e o objeto (fato e norma). O Direito, enquanto cincia humana, cujas relaes se estabelecem no campo da tica, no se restringe a princpios imutveis, simplesmente repetidos em cada situao. Da a importncia da hermenutica na cincia do Direito, a fim de valid-la em face da realidade objetiva dos fatos. Da que interpretar significa, tambm, construir o Direito, j que a interpretao produz novas idias a partir do texto interpretado. Portanto, assume fundamental importncia a questo da compreenso da realidade jurdica, como base para a sua aplicao . O conceito de compreenso foi trazido hermenutica moderna pelos filsofos Martin Heidegger e por Hans-Georg Gadamer. O texto (evento a ser interpretado), uma vez escrito, ganha autonomia, se desvinculando de seu autor. Assim, interpreta-lo significa produzir-lhe uma significao , de acordo com o momento histrico em que recaia a sua aplicao. Diz a autora, citando Gadamer que ... no tarefa da hermenutica descobrir mtodos de para uma correta interpretao , mas refletir sobre o acontecer da prpria interpretao.... Da, pois, na construo (projeto) dessa interpretao, da conjugao de diferentes aspectos como a tradio contexto em que o indivduo encontra-se inserido (responsvel pela formao dos chamados pr-juzos ) -; e horizonte tudo aquilo que visvel ao indivduo a partir de um determinado ponto. Assim, compreender operar uma mediao entre o presente e o passado , no sentido de obter sua significao , por meio da ARGUMENTAO , como instrumento de construo de um entendimento responsvel e razovel. Nesse ponto, relativamente ao Direito, surge a importncia da chamada prcompreenso , vez que os eventos jurdicos a serem interpretados so considerados em

funo de conceitos dogmticos (Lei, Doutrina, Jurisprudncia), que j so do conhecimento prvio do intrprete. Em funo desse aspecto da pr-compreenso, a filosofia desenvolveu o chamado Crculo Hermeneutico, que, no Direito, em funo da dogmtica (necessria segurana das relaes sociais) , delimita-se o que precisa ser compreendido. Da a idia de que todo aquele que necessita interpretar um texto faz sempre um projeto . Esse aspecto, em particular, o grau de previsibilidade inferido pela dogmtica, que difere a hermenutica jurdica dos demais campos, merecendo tratamento prprio.

QUESTES 1. O QUE SIGNIFICA A ARGUMENTAO, DENTRO DO PROCESSO DE COMPREENSO E INTERPRETAO? R: Na defesa de uma ponto de vista ou na criao de um entendimento acerca de determinado assunto, necessrio que se elabore uma argumentao , que nada mais do que uma gama de tcnicas discursivas destinadas a desencadear a adeso dos interlocutrios tese do interlocutor, para o fim direto de estabelecer um consenso sobre o significado mais adequado ao tema em discusso. No Direito, especificamente, a argumentao permite a visualizao da compreenso , j que essa compreenso necessita se dar tanto em relao norma, como em relao ao fato em que ela se aplicar. 2. QUAIS AS DIFERENAS ENTRE INTERPRETAO E HERMENUTICA? R: A partir do movimento da Ilustrao, a hermenutica passa a se comportar como uma cincia. Dessa forma, no mais compreendida como o interpretar (Dizer, explicar, traduzir) e comea a funcionar como mtodo, preocupando-se com o fazer interpretar , e assim, adquirindo um fim especfico que o de alcanar a compreenso , revelando assim a conscincia do prprio ser no mundo. 3. DENTRO DO CONCEITO DE PR-COMPREENSO, QUAL A FUNO DO CRCULO HERMENUTICO? R: Considerando-se que o texto legal pelo princpio da segurana vem carregado de um contedo dogmtico, o intrprete do Direito se defronta com uma limitao axiolgica. Ou seja: O contedo a ser interpretado j traz em si um pr-conceito daquilo que precisa ser entendido. Da a criao do crculo Hermenutico que recorta o que foi assumido na posio prvia , ou seja: compreender o qu interpretar.

You might also like