You are on page 1of 8

OS APSTOLOS E OS DONS

Pastor Daniel A. Chamberlin

O sculo vinte tem testemunhado o crescimento daquilo que muitos defendem ser os dons milagrosos do Esprito Santo. Depois de aproximadamente 1800 anos de silncio, no meio do cristianismo bblico, os dons apostlicos "supostamente" retornaram. Este fenmeno tem influenciado tanto a corrente de pensamento religiosa de nossos dias, que alguns ficam surpresos ao serem confrontados por algum que ouse questionar a validade ou autenticidade desta afirmao. Ns desafiamos qualquer cristo srio a olhar para esta doutrina luz das Escrituras e a perguntar honestamente: "Os dons milagrosos dos apstolos retornaram?" Para respondermos a esta pergunta, ns devemos olhar para as Sagradas Escrituras, que a nossa autoridade final. ***** Estas trs listas de dons so encontradas no Novo Testamento: Romanos 12:6-8 I Corntios 12:28-30 Efsios 4:11 PROFECIA APSTOLOS APSTOLOS Ministrio PROFETAS PROFETAS Ensino Ensino/doutores Evangelistas Exortao MILAGRES Pastor/doutor Repartir CURAS Presidir Socorros Misericrdia Governos LNGUAS INTERPRETAO Ao examinarmos esta lista, encontraremos alguns dons que so miraculosos ou extraordinrios (em maisculas) e outros no so milagrosos ou ordinrios (no em maisculas). O nosso propsito tratar dos milagrosos ou extraordinrios. Assim, dividiremos estes em quatro partes.

I. Apstolos
1- Quem eram eles? O termo "apstolo" literalmente significa mensageiro, algum enviado ou delegado. Ningum podia ser um apstolo pela prpria vontade ou desejo, eles deveriam ser pessoalmente chamados pelo Senhor Jesus Cristo para este ofcio. "E, quando j era dia, chamou os seus discpulos, e escolheu doze deles, a quem tambm deu o nome de apstolos" (Lucas 6:13). Todos eram homens [e judeus], no havia nenhuma mulher [nem gentio] chamada para ser "apstolo" De acordo com o Livro de Atos 1:21-22, para que algum se tornasse um apstolo, era necessrio ter sido testemunha ocular durante todo o ministrio pblico de Cristo incluindo depois da Sua ressurreio. Foi permitido a igreja primitiva nomear diconos (Atos 6:5) e ancios (Atos 14:23), mas eles no podiam nomear apstolos. Tal prerrogativa veio diretamente e to somente de Cristo. Mesmo em Atos 1, a deciso final daquele que ocuparia o lugar de Judas, foi deixada nas mos do Senhor. "E, orando, disseram: Tu, Senhor, conhecedor dos coraes de todos, mostra qual destes dois tens escolhido" (Atos 1:24). No Novo Testamento, ns tambm encontramos a mesma palavra Grega para "apstolo" sendo usada para designar homens cujas igrejas escolheram para transmitir informaes ou ajuda duma igreja para outra (II Corntios 8:23; Filipenses 2:25; Atos 14:14; Apocalipse 2:2) Estes, no entanto, no devem ser confundidos com os doze escolhidos pessoalmente por Cristo como Seus apstolos. O apstolo Paulo desfrutou de um chamado nico ou exclusivo. Embora ele no tivesse acompanhado Cristo durante Seu ministrio pblico, ele viu Cristo ressuscitado e foi especialmente designado por Ele, como vemos em Glatas 1:1, "Paulo, apstolo (no da parte dos homens, nem por homem algum, mas por Jesus Cristo, e Deus Pai, que o ressuscitou dentre os mortos)" Novamente Paulo explica; "e por derradeiro me apareceu tambm a mim, como a um abortivo" (I Corntios 15:8.) Cristo chamou a Paulo mesmo depois da poca da chamada dos apstolos ter passado. Observe que Paulo foi o ltimo de todos os apstolos na terra a ver o Senhor Jesus de maneira visvel, como uma testemunha de Sua ressurreio. Ningum tem visto Cristo desta maneira desde ento. Por isso, Pedro podia presumir que nenhum de seus leitores tinha visto o Senhor: "Ao qual, no o havendo visto amais, no qual, no o vendo agora, mas crendo, vos alegrais com gozo inefvel e glorioso" (I Pedro 1:8)

Ningum, hoje em dia, que se advoga ser um apstolo, preenche estas qualificaes bblicas. Da mesma forma, no temos nenhum dos apstolos presentes para poder confirmar este chamado, como podemos ver quando Paulo foi recebido e reconhecido pelos mesmos (Glatas 2:9). Vemos na igreja de Corinto, que um irmo com o dom de profecia, no falava e no era aceito sem que outros com o mesmo dom julgassem se o que foi dito vinha realmente da parte de Deus, sendo assim, como podem ento estes que hoje dizem ser apstolos serem julgados, sendo que no h mais apstolos em nosso meio (I Corntios 14:29.) 2- A Funo deles. De acordo com Efsios 2:20, os apstolos tiveram papel importante no desenvolvimento da Igreja Neo-Testamentria, que foi edificada "sobre o fundamento dos apstolos e profetas, de que Jesus Cristo a principal pedra de esquina." O papel deles incluiu pelo menos trs funes. Primeira: A de serem testemunhas contundentes da ressurreio de Cristo, pois todos puderam v-lo em Seu corpo ressuscitado. Segunda: A de receberem a revelao do mistrio da Nova aliana, ou poca da igreja, que seria composta tanto de judeus como de gentios (Efsios 3:1-10.). Os apstolos foram os primeiros a entenderem esta verdade e a ensinaram para outros. Terceira: Eles foram inspirados a escrever a infalvel Palavra de Deus ou Santas Escrituras, que as geraes posteriores poderiam ler. Todo o Novo Testamento foi escrito por um apstolo ou por algum diretamente ligado a um deles. Pouco antes de sua morte, o ultimo dos apstolos que ainda sobrevivia, nos relata que este aspecto do trabalho deles foi completado de uma vez por todas (Apocalipse 22:18-19). Desde ento, no temos mais nenhuma revelao que seja inspirada e genuna. 3- Sua Durao. O ofcio de apstolo foi temporrio, pois seu trabalho estava limitado ao perodo de estruturao da igreja. O fundamento se faz necessrio somente uma vez, e dali em diante, ns construmos sobre ele, pois no colocamos repetida e interminavelmente um fundamento. No h lugar para apstolos em nossos dias, pois o fundamento j foi h muito tempo completado. O cristianismo bblico tem sido edificado sobre este fundamento por mais de 2000 anos. uma coisa totalmente vergonhosa e arrogante, algum ousar se colocar a si mesmo em p de igualdade com Pedro ou Paulo e assumir o ttulo de apstolo hoje.

II. Profetas
1- Quem eram eles? O Novo Testamento no fala das qualificaes deste ofcio, mas os profetas so vrias vezes mencionados em conexo com os apstolos. "Profetas e apstolos lhes mandarei" (Lucas 11:49); "edificados sobre o fundamento de apstolos e profetas" (Efsios 2:20); "como agora tem sido revelado pelo Esprito aos seus santos apstolos e profetas" (Efsios 3:5.) 2- A Funo deles. Os textos acima mostram que aqueles profetas compartilharam da estruturao da igreja junto com os apstolos. Eles ensinaram as verdades divinamente reveladas, mas no foram instrumentos usados para escrever as Escrituras. 3- Sua Durao. Este dom estava relacionado ao fundamento ou estruturao da igreja, portanto, ele cessou juntamente com o dom de apstolo, uma vez que este trabalho de estruturao foi completado e bem sucedido. Na prtica, hoje em dia, cada seita moderna tem o seu incio por algum que se auto-nomeou profeta ou apstolo. Se acreditarmos na continuidade deste dom, ns no teremos um mtodo seguro pelo qual poderemos refutar suas grosseiras heresias. Afinal de contas, quem vai discutir com um profeta!

III. O Dom de Lnguas e de Interpretao


1- O que era ou em que consistia este dom. O verdadeiro dom de lnguas consistia em falar uma lngua ou dialeto o qual era anteriormente completamente desconhecido para aquele que falava, mas conhecido por algum grupo tnico daquela poca. Havia contedo e um significado real nas palavras proferidas, e no mera balbuciao ou palavras e frases sem nexo. No dia de Pentecostes, "cada um os ouvia falar na sua prpria lngua." [literalmente 'dialeto'] (Atos 2:6.) Alm disto, enquanto Pedro explicava este milagre para a multido, ele iguala o dom de lnguas ao dom de

profecias ao citar a profecia de Joel: "E tambm do meu esprito derramarei sobre os meus servos e as minhas servas naqueles dias, e profetizaro" (v.18). Novamente, I Corntios 14:5 iguala o dom de profecia ao de lnguas se houver intrprete, pois "o que profetiza maior do que o que fala em lnguas, a no ser que tambm interprete para que a igreja receba edificao." I Corntios 12:30 refuta a idia popular de que todo convertido falava em lnguas. Mesmo em Corinto, Paulo pergunta; "falam todos diversas lnguas? Interpretam todos?" A idia moderna de que h outro tipo de dom de lnguas, ou a lngua dos anjos, simplesmente estranha as Escrituras e deve ser rejeitada. O dom que alguns dizem possuir, que no passa de balbuciao, no o verdadeiro dom de lnguas. 2- Seu Propsito. Um dos propsitos deste dom era mostrar ao Judeu que Deus estava julgando a sua nao. "De sorte que as lnguas so um sinal, no para os fiis, mas para os infiis" (I Corntios 14:22). Desde o tempo de Abrao, Deus tem falado para eles em Hebraico; mas agora, aps a vinda de Cristo, Deus estava falando com eles em outras lnguas, ou seja, as lnguas dos gentios, para mostrar ao Judeu que o privilgio que eles tinham como nao chegara ao fim, pois os gentios tambm seriam participantes da aliana da graa. O fim da nao judaica ocorreu no ano 70 D.C, quando Jerusalm foi destruda. A partir da, o sinal do julgamento, a saber, o dom de lnguas, no era mais relevante nem necessrio. Um outro propsito para o dom de lnguas, quando acompanhado do dom de interpretao, era o de edificar os convertidos no ajuntamento local. A interpretao de lnguas, assim como o dom de profecia, serviram de forma direta para que a igreja recebesse "parcelas" da verdade. "Porque, em parte, conhecemos, e em parte profetizamos" (I Corntios 13:9). Deus concedeu estes dons temporrios enquanto a igreja estava no estgio de menino, e precisava se alimentar com alimento adequado, mas este foi substitudo por uma perfeita e completa revelao, quando o Novo Testamento se completou. "Mas, quando vier o que perfeito [Literalmente, maduro, adulto, completo] ento o que em parte ser aniquilado" (v.10). A Palavra de Deus escrita, um alimento e uma dieta perfeitamente balanceada para os Cristos de hoje. O falar em lnguas hoje, iria nos confinar a um estado de perptua infncia. 3- Sua Durao. Desde que a funo do dom de lnguas, quando interpretada, era o mesmo que o de profecia, e que este cessou juntamente com o de apstolos, o dom de

lnguas terminou da mesma maneira ou poca. Isto foi exatamente o que Paulo falou para a igreja de Corinto que aconteceria; "o amor nunca falha; mas havendo profecias, sero aniquiladas; havendo lnguas, cessaro; havendo cincia, desaparecer" (I Corntios 13:8). As lnguas foram um bloco utilizado no fundamento da igreja, o qual foi completamente concludo nos tempos apostlicos. Ou, usando a analogia de Paulo, estes dons milagrosos pertenceram poca de infncia da igreja, mas Deus nunca teve a inteno de que ela permanecesse para sempre neste estgio! "Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas, quando cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino" (v. 11). O fato de encontrarmos em I Corntios 14, um guia para o uso dos dons na igreja, no significa que eles permaneceriam para sempre. Alm disso, essa orientao nem mesmo seguida por aqueles que dizem possuir este dom hoje. Somente aos homens era permitido usar estes dons (v. 34), e se houvesse interprete, e no mais que trs em cada culto, e tambm no deveriam faz-lo de forma simultnea, mas um aps o outro.

IV. Milagres e Curas


1- Quem tinha estes dons. Uma leitura cuidadosa do Novo Testamento revela que os apstolos quem geralmente exerciam estes dons. Por exemplo: "e muitas maravilhas e sinais se faziam pelos apstolos" (Atos 2:43). "E muitos sinais e prodgios eram feitos entre o povo pelas mos dos apstolos" (Atos 5:12). Paulo podia dizer aos Corntios; "os sinais do meu apostolado foram manifestados entre vs com toda a pacincia, por sinais, prodgios e maravilhas" (II Corntios 12:12). 2- Seu Propsito. O propsito primrio destes milagres era validar ou autenticar a autoridade dos apstolos como mensageiros verdadeiramente enviados por Deus. Em Hebreus 2:3-4 lemos que a verdade da salvao ensinada por Cristo, "foi-nos confirmada pelos que a ouviram; testificando tambm Deus com eles, por sinais, e milagres, e vrias maravilhas e dons do Esprito Santo, distribudos por sua vontade" Como foi nos dias de Moiss, assim tambm foi nos dias de Cristo e dos apstolos, ou seja, os Judeus exigiam um sinal (I Corntios 1:22) como prova de autenticidade, e Deus assim cuidou para que eles recebessem

este sinal como prova. 3- Sua durao. Atos 8 nos indica que somente os apstolos tinham o poder de transferir um dom miraculoso para outra pessoa, e esta pessoa no poderia transferi-lo a outrem. Filipe, o evangelista, pde fazer milagres em Samaria (v. 6-7), mas os dons somente foram compartilhados com os novos convertidos depois que dois dos apstolos vieram de Jerusalm (v. 14-19). O dom de milagres cessou com a gerao que veio depois da morte dos apstolos.

Informaes adicionais A suposta capacidade de operar ou fazer milagres, no uma garantia de que algum est agindo pela verdade ou possua realmente vida espiritual. Os mgicos de Fara copiaram os milagres feitos por Moiss. O homem do pecado em II Tessalonicenses 2:9-10 descrito como aquele "cuja vinda segundo a eficcia de satans, com todo o poder, e sinais e prodgios de mentira, e com todo o engano da injustia para os que perecem, porque no receberam o amor da verdade para se salvarem." Nosso Senhor ensinou que muitos no dia do julgamento iro reivindicar serem profetas e exorcistas de Cristo, mas que lhes ser negada a entrada nos cus, pois eles na verdade so aqueles que "praticam a iniqidade" (Mateus 7:22-23). realmente curioso que aqueles que professam possuir os dons apostlicos, raramente falam a respeito de certos dons arriscados, como o pegar em serpentes e tomar veneno (Marcos 16:18). O silncio deles neste assunto ensurdecedor. Voc poderia perguntar; Mas os dons no deveriam estar em operao em nossos dias, pois Jesus sempre o mesmo? A resposta que o Seu carter essencial no muda, mas isto no significa que Ele faa exatamente as mesmas coisas aqui na terra em cada gerao. Por exemplo: Ns no oferecemos animais em sacrifcio como no Velho Testamento. ***** Para aqueles que poderiam argumentar, "Eu tenho minha prpria experincia e no me importo com que a Bblia ou algum venha me dizer" Ns responderemos com as palavras de Isaas 8:20; " lei e ao testemunho! Se eles no falarem segundo esta palavra, porque no h luz neles." As Escrituras

esto acima de nossas experincias e sentimentos e o padro para julgar as experincias e no o contrrio. Os dons apostlicos verdadeiramente voltaram? No. No h apstolos nem dons apostlicos hoje. O fundamento da igreja j foi colocado, o Novo Testamento est completo e a nao judaica est espalhada, a necessidade deste ofcio ou dos dons j passou. certo que Deus pode fazer milagres, mas o dom de operar milagres no dado hoje a ningum. Positivamente, as Escrituras tm algo para os salvos de hoje que mais excelente do que os dons extraordinrios que cessaram, e que a graa comum como a f, a esperana e o amor o que permanecem agora (I Corntios 12:31; 13:8,13). Apesar de dizermos graa "comum", ela na verdade sobrenatural, e Deus ainda premia os que a praticam. "Sem a santificao, ningum ver ao Senhor" (Heb. 12:14). hoje o nosso dever desejar e cultivar esta graa.

You might also like