You are on page 1of 38

1 1 INTODUO

Linguagem Forense pertence ao foro judicial ou nele usada. Relativo a juzes e tribunais.

A linguagem jurdica no pode ser vista como um exerccio de debilitar pertinncia pode ser encarada como uma atividade secundria s questes ditas centrais do meio jurdico.

Tarefa de relevncia extrema, a linguagem do Direito, uma atividade discursiva, sempre comparece em primeiro plano da prtica jurdica.

Lngua Portuguesa recebe adjetivao de portuguesa, pois veio de Portugal, colonizador do Brasil.

A lngua, acima de tudo, um cdigo social, um acordo de letras, que em combinaes entre si adquirem significado para um determinado grupo social. Todavia, h uma conveno lingista, a qual permanece em uma sociedade para que a comunicao possa existir entre os falantes. Isso no significa que todo individuo vai escrever e falar da mesma maneira, j que cada um tem sua particularidade e um objetivo a se comunicar.

2 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 Linguagem Forense

Todo setor de conhecimento forma-se e desenvolve-se uma linguagem particular. um fenmeno inevitvel e perfeitamente natural. Conforme se aumenta o grau de especializao, vai se tornando mais complicado o vocabulrio tcnico. Um dos subidiomas jurdicos mais curiosos o que se emprega na vida forense, o mesmo tem suficiente individualidade para merecer considerao parte, como dialeto inconfundvel com os outros. Cultivam-no, e contribuem permanentemente para expandi-lo,

advogados, juzes de todas as instncias, procuradores, promotores, defensores, funcionrios e serventurios da justia, enfim, todos nesse mbito exercem suas funes.

2.2 Abreviaturas mais usadas no Foro

A. - atuada e Autor AC. - acrdo AG. - agravo AL. - alnea ALQ. - alqueire ALV. - alvar AP. - apelao, apenso AR. - autuada e registrada (usa-se no final das iniciais). D.R.A. distribuda, registrada e autuada. ART. - artigo BEL. - bacharel. C/C - combinado com (em citao de artigos de lei). CENT. - centavo (s) C.F. - confronte, confira CF. ou CO. V. G. - compare-se por exemplo CSR. - conferir, confrontar, comparar com CLS. - conclusos (autos) CORP. JUR. CIV. Ou C.J.C. - Corpus Jris Civilis

4 DD. - doutores ou jurisconsultos E.D. - espera deferimento E.G. ou V.G. - por exemplo EGR. - Egrgio (jamais abreviado) E.S.C. - e sendo certo F.FL.FOL. - folha, s tambm fls., ff. folhas I.E. (id est)- isto JUR. - jurisprudncia LOC. CIT. - lugar, passagem ou trecho citado (de livro) MAG. - magistrado MM. - Meritssimo M.P. - Ministrio Pblico OP. CIT. (opus citatum) - obra citada OP. ET LOC. CIT. - obra e lugar citados OS. - outros Antnio da Silva e OS. P. - publique-se (a sentena) Provars de um libelo ou inicial P. PG. - pgina P.e.R.M. - pede-se e espera receber merc (do deferimento) P.I.R. - publique-se, intime-se, registre-se (sentena) P.P. - por procurao

5 PRoc. - processo e procurao P.R.J. - pede recebimento e justia R. - ru REF. - referncia, referido SC. (scilicet) - a saber, quer dizer, isto S e P pu S.P. - selados e preparados (autos) S.M.J. - salvo melhor juzo (em pareceres)

2.3 Legislao Acerca de Abreviaturas

As abreviaturas e siglas seguem, por lei, diversas normas:

a) Nas abreviaturas de medidas as principais so:

1)O smbolo de qualquer unidade de medida deve vir desacompanhado de ponto (.) e do S. Ex.: 20 m, 2 kg.

2) Os smbolos das unidades de medida devem ser escritos na mesma linha horizontal (mesmo alinhamento) em que vier o nmero de unidade e no sob forma de expoente. Ex.: 11 h 15 min, 132 cm. (Excetuam-se as unidades de temperatura e as de ngulo. Ex.: 20 13 100, 90, etc.) 3) Quando o valor numrico de uma grandeza apresentar parte fracionria o smbolo da unidade respectiva deve ser escrito em seguida parte fracionaria. Ex.: 12,50 m (Portaria de 6-8-1965 do I.N.P.M. de acordo com o art. 1. e 3. do Dec.-lei n. 592 de 4-8-1938, pub. No DOU de 17-8-1965, pg. 8.277).

b) As abreviaturas constitudas por substantivo ou substantivo e adjetivo so dadas apenas no singular e apenas no masculino, quando constitudos por adjetivo biforme. Do emprego de cada abreviatura se depreender se ela vale o singular ou o plural, o masculino ou o feminino (Vocabulrio da Academia de Brasileira de Letras, elaborado de acordo com o que tratam os Decs.-lei ns. 292, de 23-2-1939, e 5.186, de 13-11943).

7 2.4 Expresses Latinas usadas na Linguagem do Foro

O emprego de expresses latinas na linguagem forense no mero diletantismo. O Latim, por ser uma lngua sinttica, traz ao texto brevidade e tambm clareza. Ex.: Se o uso ad corpus quero dizer: venda que compreende uma coisa certa, um todo que se contm dentro de limites declarados sem meno de extenso e venda por um preo nico. Em Portugus temos a clusula de porteira fechada que se refere a benfeitorias, veculos e semoventes, porm no s dimenses do imvel. Assim o advogado obrigado a conhecer as expresses mais correntes, porquanto, se no us-las, deve compreend-las, quando Le doutrina, razes e julgados, uma vez que os grandes tratadistas as empregam; bem como o fazem os tribunais.

AB INTESTATO diz-se de quem faleceu sem deixar testamento. ACTIO AESTIMATORIA ou QUANTI MINORIS ao estimatria (CC, arts. 1.105, 1.106, 1.136, 1,240, 1.243). ACTIO DE IN REM VERSUM ao de enriquecimento indbito. ACTIO EX EMPTIO ou EX EMPTI ao para entrega de coisa vendida complemento de rea, restituio de preo (CC, art. 1.136). ACTIO IMMITTENDAE POSSESSIONIS CAUSA ao de imisso de posse. ACTIO REINVINDICATIONIS ao de reivindicao. AD argumentar. AD CAUTELAM ou AD ABUNDANTIOREM CAUTELAM por cautela, para prevenir ou por maior cautela. AD COLORANDUM POSSESSIONEM para colorir a posse documento produzido para esclarecer, interpretar ou ARGUMENTADUM TANTUM somente para

caracterizar a posse.

8 AD CORPUS venda em que se transmite coisa certa dentro de limites declarados, sem especificar a rea, vendida por preo nico. O contrrio AD MENSURAM alienao de imvel com limites, rumos e marcos encerrando rea certa. AD EXEMPLUM, EXEMPLI GRATIA, VERBI GRATIA (a. v.g.) por exemplo. AD EXHIBENDUM (ao) o mesmo que ao exibitria. AD HOC para isto, para o caso, nomeado para certo fim processual ou legal. Ex.: promotor ad hoc, curador ad hoc. AD INSTAR - a semelhana de; a maneira de. Ex.: Ad instar do Direito Portugus, o nosso... ADIPISCENDAE POSSESSIONIS ao de imisso de posse. AD JUDICIA para o juzo procurao somente para o juzo, essa clusula no da direito ao advogado receber, transigir, dar quitao, que so poderes especiais. AD LITEM para a lide relativo ao processo. AD NUTUM pela vontade ou arbtrio de uma parte. Ex.: Contrato rescindido ad nutum. AD PERPETUAM REI MEMORIAM prova que se produz judicialmente para perpetuao, conservao de direito. Ex.: Vistoria ad perpetuam... (art. 846 de CPC). AD PROBATIONEM significa que determinada

formalidade da lei exigida para prova do ato. O contrrio AD SOLEMNITATEM que quer dizer que determinado requisito necessrio para validade do ato jurdico. AD QUEM para o qual. Ex.: O Tribunal ad quem: Tribunal para o qual o recurso dirigido. Termo final de prazo - Dia ad quem. A QUO juiz ou Tribunal a quo diz-se donde o processo vem. Tambm significa o dia a partir do qual se comea a contar um prazo: dia a quo. AD REFERENDUM dependendo de aprovao de outrem. AD SOLVENDUM para pagar uma dvida.

9 ALIENO TEMPORE fora de tempo recurso..., recurso intempestivo. Ope-se a OPPORTUNO TEMPORE em tempo oportuno, em tempo hbil. ALITER de outra forma, de maneira diferente. Ex.: Somente assim se interpreta, aliter seria absurdo. ALTERA INAUDITA sem ouvir a outra parte. O contrrio AUDIATUR ET ALTERA PARS, isto , sendo ouvida a outra parte. ANIMUS DOMINI inteno ou nimo de dono. um dos elementos da usucapio (usucapio o gnero feminino segundo alguns autores). ANIMUS HABENDI ANIMUS REM SIBI HABENDI nimo ou inteno de ter, de ter a coisa para si. ANIMUS NECANDI ou INTENTIO NECANDI inteno de matar. ANTE LITEM, IN LIMINE LITIS, IN INTIO LITIS antes de propor a ao. Ex.: Seqestro ante litem. No incio da ao. BONA FIDE, BONAE FIDEI POSSESSOR, BONAE FIDEI boa f, possuidor de boa f, de boa f. CALUMNIA LITIUM maneira latina de dizer chicana. CAUSA PETENDI fato ou ato que serve de motivo de ao. CAUTO ou CAUO DE RATO compromisso que o advogado assume perante o Juiz de apresentar procurao no prazo que lhe for assinado (CPC, art. 37). CITRA PETITA (1), EXTRA PETITA (2), ULTRA PETITA (3) diz-se de um julgamento, quando no resolve completamente a lide (1); quando em desacordo com o pedido (2); quando dispe sobre mais do que foi pedido (3). COMMUNI DIVIDUNDO (ao) ao de diviso. CORAM LEGE diante da lei, perante a lei, em face da lei. DE JURE de direito. O contrrio DE FACTO de fato. DE JURE CONDITO ou DE LEGE LATA ou DE JURE CONSTITUTO conforme a lei, conforme o direito expresso ou escrito.

10 O contrrio DE LEGE FERENDA, isto , segundo a doutrina, segundo os doutores. ERA UT RETRO, ERA UT SUPRA data como na pgina anterior; data como acima. EX AUCTORITATE LEGIS (1), EX LEGE (2), EX VI LEGIS (3) por autoridade da lei (1); pela lei (2); por fora da lei (3). EX AUDITO ALIENO por ouvir dizer (test.) EX CATHEDRA de ctedra, em funo do cargo. EXCEPTIS EXCIPIENDIS o mesmo que MUTATIS MUTANDIS excetuando o que deve ser excetuado; mudando o que deve ser mudado. EX CERTA CONSCIENTIA de conhecimento certo. EX CERTO TEMPORE a tempo certo. EX JURE segundo o direito, por justia. EX LEGIBUS conforme com as leis. EX LOCATO de locao. EX NUNC (nunc adv. Agora, presentemente) diz-se do ato, condio ou contrato, cujos efeitos comeam a viger desde quando celebrado, sem retroatividade. O contrrio EX TUNC (tunc adv. Ento, naquele tempo) que significa ato, contrato ou condio que tem efeito sobre situao jurdica anteriormente criada. EX OFFICIO em razo de ofcio, em funo de cargo. EX PACTO por obrigao ou por fora de contrato (pacto). EXPENSA LITIS (ao) ao que a mulher promove contra o marido para receber despesas necessrias em divrcio, anulao de casamento. EX POSITIS posto isto; do que ficou assentado. Geralmente usado em final de sentena. FAMILIAE ERCISCUNDAE expresso preferida na linguagem forense para a ao de partilha (CC, art. 1.722) contenciosa ou administrativa. FINIUM REGUNDORUM - ao de demarcao.

11 HIC ET NUNC aqui e agora. Ex.: reintegrao hic et nunc. HOC IPSUM EST eis o caso no incio de memoriais e razes. IN LIMINE preliminarmente. Ex.: Desacolhidos in limine os embargos. IN OPPORTUNO TEMPORE no tempo devido, no prazo. INOPPORTUNO TEMPORE fora de prazo, fora de tempo. IN PARI CAUSA em caso semelhante. Ex.: O Tribunal in pari causa decidiu diversamente. IN PARI MATERIA em assunto ou matria semelhante. IN SOLIDUM clusula pela qual quaisquer dos obrigados respondem pela totalidade da obrigao; solidariamente. IN STATU QUO ANTE no mesmo estado anterior. INTERDICTUM RECUPERANDI POSSESSIONIS ao de reintegrao de posse (art. 920 usque 930 CPC). INTERDICTUM RETINENDAE POSSESSIONES ao de manuteno de posse (art. 920 usque 930 CPC). INTERDICTUM POSSESSORIO interdito possessrio. Aparece na linguagem forense mais antiga como embargos primeira, preceito cominatrio e ao de fora nova iminente (art. 932 CPC). INTRA TEMPORA dentro do prazo legal. IN TRIBUS VERBIS em resumo, em poucas palavras. ITA JUSTICIA SPERAT desse modo espera Justia. O mesmo que ITA SPERATUR usados nos finais de razes. ITA LEX DIXIT - assim diz a lei. O mesmo que SIC UT LEGIBUS. JURIS ET DE JURE presuno absoluta. Ope-se a JURIS TANTUM presuno relativa. JUS direito. JUS AD REM direito sobre certa coisa. JUS DISPONENDI direito de dispor da coisa. JUS DOMINI direito de dono.

12 JUS FACIENDI direito de fazer, direito de ter servido sobre um imvel. JUS IN RE direito sobre a coisa. JUS IN RE ALIENA direito sobre coisa alheia. JUS MANENDI ET AMBULANDI direito de ir e vir, pleiteado por habeas corpus. JUS POENITENDI direito de arrependimento no

compromisso de venda e compra; deve ser expresso para ser admitido. JUSTITIA UT SEMPER SPERATUR aguarda-se a justia de costume, em final de razes. JUSTUS TIMOR temor justo, temor fundado em provas ou presunes. LATO SENSU em sentido geral, amplo. Oposto a STRICTO SENSU em sentido restrito. LEGITIMATIO AS CAUSAM qualidade para agir; o verdadeiro sujeito ativo ou passivo de uma relao jurdica. LEGITIMATIO AD PROCESSUM Capacidade para agir e reagir em juzo, por si ou representado por outrem. LOCATIO OPERARUM locao de servio. um contrato de diligncia, isto , algum se obriga a empregar seus conhecimentos e esforos para um trabalho sem se responsabilizar pelo resultado. Ex.: o trabalho do mdico, do advogado. Muito diferente de: LOCATIO OPERIS locao de obra. Contrato de resultado, a saber, algum se obriga a um resultado certo. Ex.: uma ponte, um prdio, etc. MORE UXORIS com a aparncia ou costume de casados. Para caracterizar o concubinato evoca-se o more uxoris. NEMINE DISCREPANTE sem discrepncia, por

unanimidade. Diz-se de acrdos e de jurisprudncia. NON BIS IN IDEM no pela segunda vez. Princpio pelo qual ningum pode responder duas vezes sobre o mesmo fato j julgado. Ex.: O pagamento constituiria bis in idem. PARI PASSU de perto, a par.

13 PASSIM aqui e ali. Usa-se para dizer-se que em diversos lugares o Autor trata da matria em apreciao. Tambm ET PASSIM. PERMISSA VENIA, DATA VENIA, DATA MAGNA VENIA com a devida vnia, com seu consentimento. Tambm em certos casos PERMISSA VENIA, SUB CENSURA com a devida vnia, sob censura ou crtica. PER SE por si prprio. Ex.: ato vlido per se. PERSONA ALIENI JURIS ou s vezes somente ALIENIS JURIS pessoa incapaz. PERSONA SUI JURIS ou s vezes somente ALIENIS JURIS pessoa incapaz. PERSONA SUI JURIS ou s SUI JURIS pessoa capaz. PLENO JURE de pleno direito. Ex.: nulo pleno jure. PLURIUM CONCUBENTIUM exceo na investigao de paternidade em que se alegam relaes sexuais da me do investigante com outro ou outros homens ao tempo da concepo. PLURIUM CONCUBENTIUM exceo na investigao de paternidade em que se alegam relaes sexuais da me do investigante com outro ou outros homens ao tempo da concepo. EXCEPTIO PLURIUM CONCUBENTIUM. PORTABLE pagamento que deve ser efetuado no domicilio do credor. O oposto QUERABLE pagamento que na ausncia de indicao em contrrio deve ser feito no domicilio do devedor (art. 950 CC). (Termo francs). PRAESTITUTA DIE no prazo assinado, no dia marcado. PRO INDIVISO diz de bens que no esto divididos. QUAESTIO FACTI questo de fato. QUAESTIO JURIS questo de direito. QUOTA LITIS contrato em que o advogado se prope receber parte da coisa objeto da demanda. Geralmente em questo de terras. Vedado pelo Cdigo de tica Profissional, vem sendo aceito moderadamente. Tambm Contrato cotalcio. RES, PRETIUM, CONSENSUS os trs requisitos do contrato de compra e venda: a coisa, o preo e o acordo das partes.

14 SIC assim, deste modo. Coloca-se entre parntesis para ressaltar que a transcrio foi feita ipsis literis. SIC ET IN QUANTUM o que se admite em carter provisrio. Ex.: posse mantida sic et in quantum. SIMILI MODO semelhante, do mesmo modo. STRICTI JURIS de direito estrito que no admite ampliao por analogia ou paridade a outros casos. USQUE at. Ex.: arts. 12 usque 15; fls. 21 usque 28. USQUE IN FINEM at o fim. UT INFRA como abaixo. UT SUPRA como acima. Ex.: data ut supra. VEXTA QUAESTIO questo agitada, disputada; a questo por ser resolvida; a questo que deve ser resolvida. VIS MAJOR fora maior.

EXPRESSES LATINAS ADDENDA

AB INITIO desde o inicio. ACESSORIUM SUI PRINCIPALIS NATURAM SEQUITUR o acessrio segue o principal (principio do art. 59 do CC). AD HOMINEM argumento que serve somente para o opositor, ou em que se empregam os seus prprios argumentos. AD NUTUM conforme a vontade expresso muito usada em Direito Administrativo para significar que o nomeado demissvel a critrio do governo. A FORTIORI com mais razo. expresso para argumento. Ex.: Se pode o mais a fortiori (com mais razo) pode o menos. ALIENI JURIS pessoa submetida ao poder de outra (o curatelado, o interditado ope-se a expresso sui jris, pessoa que exerce pessoalmente os seus direitos). AN DEBEATUR quantum debeatur Se devido quanto devido. Ex.: Julgou (a sentena) provado o na debeatur, mas indemonstrado o quantum debeatur.

15 A POSTERIORI no sentido geral de depois, ope-se a priori, significando antes Empregado em linguagem forense em diversas circunstncias. Ex.: Prova a priori; decidir a posteriori. A TERGO atrs Ex.: Recebi o original da cpia a tergo (expresso tambm em Portugus). C.J.C. abreviatura de Corpus Jris Civilis, de Justiniano. Nas citaes aparecem s iniciais C.J.C. divide-se em: Institutas, Digesto Cdigo e Novelas. CONDITIO SINE QUA NON expresso corrente para significar requisito essencial. Ex.: O registro conditio sine qua non para a prova de propriedade. CONVENTIO LEX EST conveno, ajuste, Lei. Ex.: O contrato lei entre as partes. DE AUDITU por ouvir dizer. Ope-se a de visu de vista (referem-se os termos a testemunhas). DE CUJUS da locuo jurdica: de cujus sucessione agitur Aquele de cuja sucesso se trata. O termo foi substitudo por autor da herana (veja, v.g., art. 993, pargrafo nico, n. II do CPC). DE MORE conforme o costume. EA RE posto isto por este motivo. Geralmente, usado para a concluso de razes, pedidos em requerimentos. ERGO portanto, por isso, logo. Usado como conjuno conclusiva. ERROR IN PERSONA erro quanto pessoa. Motivo para anulao de casamento (art. 218 do CC). EX VI por fora, ex vi legis por fora da Lei. Muito citado; ex vi do decreto X; ex vi da Constituio, etc. FORMA LEGIS OMISSA, CORRUIT ACTUS a omisso da forma estabelecida em Lei anula o ato jurdico, tambm se representa o principio com a expresso forma dat esse rei, a forma prescrita em Lei da ser ao ato jurdico (arts. 145, III, 82 e 130 do CCB, 295, V do CPC). IN VERBIS nas palavras: ou apenas verbis: Ex.: Aprecia bem a sentena verbis: deixou o Ru...

16 JUS UTENDI, FRUENDI ET ABUTENDI SUA QUATENUS JURIS RATIO PATITUR O direito de usar, fruir da coisa, nos limites do Direito (art. 524 do CCB). LEGIS MENTI MAGIS EST ATTENDENDA QUAM VERBIS - Na interpretao da Lei deve-se atender mais a sua inteno do que suas palavras (art. 85 do CCB). LEX POSTERIOR DEROGAT PRIORI A lei posterior derroga a anterior (Principio do art. 2., 1., da Lei de Introduo do CCB). MAXIME principalmente, mormente. Expresso correntia na linguagem forense. NON AGIT, SED AGITUR no agiu, mas foi coagido a agir (matria do art. 98 do CCB). NON BIS IN IDEM BIS IN IDEM no duas vezes a mesma coisa. Duas vezes a mesma coisa. ONUS PROBANDI obrigao de provar (matria do art. 333 do CPC). PRIMA FACIE - primeira vista pelo que se entende ao primeiro conhecimento. PRO RATA - proporcionalmente na proporo em que cabe a cada parte. Ex.: Custas pro rata. QUOAD THORUM QUOAD HABITATIONEM Ex.: A separao deve ser Quoad Thorum, permanecendo a Quoad

Habitationem (ementrio da AASP 847/185 TSSP) para dizer em linguagem comum: a separao do casal deve ser do leito conjugal, ainda que permanea ele sob o mesmo teto. Verifica-se a brevidade, clareza e preciso das expresses latinas, que substituem qualquer explicao. REBUS SIC STANTIBUS Assim estando s coisas. H dois princpios referentes a contrato: conventio omnis intelligitur rebus sic stantibus que demonstra que o contrato interpreta-se enquanto persistirem as condies do momento da assinatura. Outro principio diz: Pacta sunt servanda. Os contratos devem ser observados tal qual foram formados. So expresses correntes na linguagem forense.

17 SC SCILICET mais usada a abreviatura significa isto , a saber, uma explicativa. SPONTE SUA por sua prpria vontade. STATU QUO e STATU QUO ANTE no estado em que as coisas esto. No estado em que as coisas estavam (antes do despacho ou sentena). TANTUMDEM quantidade igual. Ex.: enquanto no depsito ordinrio, regular a obrigao de restituir consiste nun Tantumdem indeterminado, isto , sem qualquer vnculo a lig-lo a uma data massa patrimonial (TJSP, RT 502:91) (Matria dos atrs. 50 e 1.280 do CCB). UT RETRO como atrs.

18 2.5 Lngua Portuguesa

A Linguagem humana um sistema de comunicao diferente e muito mais complexa do que as formas de comunicao das outras espcies, j que se baseia em um diversificado sistema de regras relativas a smbolos para os seus significados, resultando em um nmero indefinido de possveis expresses inovadoras a partir de um finito nmero de elementos. Em um conceito geral, a palavra linguagem refere-se a uma faculdade cognitiva que permite aos seres humanos aprender e usar sistemas de comunicao complexos.

19 2.6 Estrangeirismo

Estrangeirismo o processo que introduz palavras vindas de outros idiomas na lngua portuguesa.

A maioria das palavras da lngua portuguesa tem origem latina, grega, rabe, espanhola, italiana, francesa ou inglesa. Essas palavras so introduzidas em nossa lngua por diversos motivos, sejam eles fatores histricos, socioculturais e polticos, modismo ou avanos tecnolgicos. As palavras estrangeiras geralmente passam por um processo de aportuguesamento fonolgico e grfico. A Academia Brasileira de Letras, rgo responsvel pelo Vocabulrio Ortogrfico de Lngua Portuguesa, tem funo importante no aportuguesamento dessas palavras.

Abaixo seguem exemplos de estrangeirimos usados no Brasil. Ok (sim concordar na afirmativa) Brother (irmo) Chouffer (motorista particular) Croissant (po com recheios diversos) Delivery (servio de entrega) Drive-thru (maneira de ser atendido sem sair do carro) Designer (desenhista) Fashion (moda ou na moda) Delete (deletar) Cowboy (vaqueiro, estilo Velho Oeste EUA) Football (futebol) Teen (jovem, adolescente)

20 Drag queen (homem vestido de mulher, transformista) Hit (cano que faz sucesso) Homecenter (loja enorme de materiais de construo) Mouse (perifrico de computador) Play (reproduzir, tocar) Performance (desempenho) Piercing (perfurao ornamental: orelhas, nariz, umbigo...) Pub (cervejaria) Ranking (classificao) Remake (gravao) Remix (novo arranjo musical) Shopping Center (centro de compras) Skate (prancha de rodas)

21 2.7 Neologismo

So palavras criadas para designar novas situaes, conceitos, fatos e objetos.

Para se criar neologismo necessrio um conhecimento do idioma, e essa criao geralmente ocorre medida que, por exemplo, novas tecnologias so implementadas, e grias que possuem um sentido, so incorporadas ao idioma. Muitas vezes essas novas palavras iniciam no vocabulrio coloquial, no dia a dia.

Existem mais de cinco neologismo: - LITERRIO: Quando os escritores criam novas palavras ou novos significados s que j existem.

- POPULAR: aquele que as pessoas criam, as palavras que surgem no dia a dia so incorporadas no vocabulrio.

- CIENTFICO: So todos os nomes novos que a cincia cria, para os novos aparelhos, mquinas, para novos termos em qumica, eletrodinmica, fsica,...

- COMPLETO E INCOMPLETO: - COMPLETO aquele criado de acordo com a forma e o sentido da palavra. INCOMPLETO so aquelas palavras que j existem no idioma, e agora possuem novos significados.

- ESTRANGEIRO OU ESTRANGEIRISMO: So palavras de outro idioma que so incorporadas em uma lngua diferente. No Brasil, so chamadas de palavras que foram aportugesadas, ou seja, muda-se a maneira de escrever original, para ser compreendidos por todos.

22 2.8 Linguagem Figurada

Linguagem pela qual uma palavra exprime uma idia recorrendo a outros termos, apelando assim a uma semelhana, seja esta real ou imaginria. A linguagem figurada ope-se linguagem literal, j que esta usa as palavras com o seu verdadeiro significado, isto , refere-se s coisas tais como elas so.

A linguagem figurada sugere significados, cabendo ao ouvinte ou leitor descobrir o verdadeiro sentido. Em contrapartida, nos documentos cientficos ou jurdicos, entre outros, mais usada a linguagem literal (cuja funo consiste unicamente em comunicar) pela sua maior preciso e neutralidade, evitando assim confuses ou ambiguidades.

Feita esta distino falaremos um pouco sobre cada figura:

-PLEONASMO:

o emprego de palavras

aparentemente

desnecessrias para a compreenso do texto, mas que serve para reforlo. Ex.: a) No fiqueis homem mudo e quedo. b) Onde h vergonha e honra, no se pode afirmar, seno o que se v com os olhos, ou se ouve dos dignos da f (Arrais).

-POLISSNDETO: a repetio de conjunes.

Obs.: interessante notar que esta figura da ao uma continuidade imediata, necessria exposio de certos fatos Entrou. Viu. Saiu. Entrou, viu, saiu. - Entrou e viu e saiu. (Polissndeto tambm grafa o V.O.A.B.) Ex.: Me prae coeteris ET dolit, ET observat et diligit (Ccero).

-REDUPLICAO OU EPIZEUXE a repetio de uma palavra seguidamente.

23

Ex.: a) Oh! Piedade! Piedade! Enxge e fria grita a infeliz nas sombras de agonia (F. Varella). b) Ah! Coitado de ti, ah! Triste, triste (A. Ferreira). c) Ah! Corydon, Corydon, quae te dementia cepit (Virglio).

-DICOPE: a repetio de uma palavra entremeada de outras diferentes.

Ex.: a) a morte, sim, a morte, ouvi-lhe o brado (Garret). b) E a ti, boa Izabel, a ti primeiro (Garret). -ANFORA: a repetio de uma mesma palavra no principio de vrias oraes, pertencentes ao mesmo perodo.

Ex.: a) Demos esta vitria a Deus, demos esta Glria a deus, demos este triunfo ao Cu (Vieira). b) Tudo cura o tempo, tudo gasta, tudo diferente, tudo acaba (Vieira). c) Nihil agis, nihil cogitas, nihil noliris (Ccero).

-EPSTROFE: a repetio de uma palavra no fim de diversas oraes do mesmo perodo. A gramtica latina chama esta figura de simploce.

Ex.: a) Tudo acaba a morte, e tudo se acaba com a morte, at a mesma morte (Vieira). b) Aquino era o fim das pessoas, o fim e das almas, o fim. c) Poenos Populus Romanus justitia vicit, armis vicit, liberalitate vicit (Ccero).

-ANADIPLOSE: consiste em principiar as oraes ou versos pela ltima palavra dos antecedentes.

24 Ex.: a) Da ociosidade nasce a imaginao; da imaginao, a suspeita, a mentira (Vieira). b) Pierides, vos haec facietis, mxima Galo, - Galo, cujus amor tantum mihi crescit in horas (Virglio).

-EPANADIPLOSE: a repetio de uma palavra no comeo e no fim da mesma orao.

Ex.: a) Duas estrelas brilham, somente duas. b) Ambos florentes aetatibus, rcades ambos (Virglio).

Obs.: Modernamente, d a esta figura o nome de EPANELEPSIS e se define como consistir em repetir e comentar em uma frase algum elemento da frase anterior. Muita vez a figura pode concorrer para um circulo vicioso: Sale de la guerra, paz; de la paz, abundancia; de la abundancia, cio; Del cio, vicio; Del vicio, guerra (F. J. Carreter).

-EPNADOS: a repetio de duas ou mais anteriormente juntas, explicando-se o sentido delas.

palavras

Ex.: a) Admirvel foi David na harpa e na funda: com a harpa afugentava os demnios, com a funda derrubava gigantes (Vieira). b) A prudncia filha do tempo e da razo: da razo pelo discurso, do tempo pela experincia (Vieira). c) Demophoon, ventis et verba ET vela dedisti; vela queror reditu; verba carere fido (Ovdio).

-PLOCE: a repetio de palavras correspondendo s palavras do meio de uma orao s do principio ou fim de outras. Ex.: a) Porque Senhor, do caos tumulturio To bela e esperanosa ergueste a vida, Se ao p da vida colocaste a morte?(Garret).

25 b) No se engana quem deseja ser honrado, mas engana-se quem busca honra entre gente sem honra (Paiva Andrade). c) Ad illum diem Memmius erat Memmius.

-SMPLOCE: consiste na repetio das mesmas palavras no principio e no fim de vrias oraes. uma figura formada pela anfora e pela epstrofe.

Ex.: Que faz o lavrador na terra, cortando-a com o arado, cavando, regando, molhando, semeando? Busca po. Que faz o soldado na campanha carregado de ferros, vigiando, pelejando, derramando sangue? Busca po (Vieira). -ANTANCLASE: a repetio de homnimos perfeitos, a saber palavras com a mesma grafia e pronncia, porm com significaes diferentes.

Ex.: a) Era um gnio da msica com o pior gnio que um homem possa ter. b) Amari jucundum est, si curetur ne quid insit (Cornificius).

-CLMAX: a repetio de palavras para estabelecer uma gradao. Ex.: a) Onde o bom exemplo calando avisa; avisando emenda; emendando aperfeioa (Lucena). b) Africano industria virtutem; virtus gloriam; gloria aemulos comparavit (Ccero). -PARAGMEON: tambm denominada DERIVAO, a repetio de palavras em gnero, nmero, grau, modo, tempo e pessoa diferentes.

Ex.: a) Rubro estava o horizonte e a terra, rubra (Magalhes). b) Ingenioque faves ingeniose meo (Ovdio).

26

-PARONOMSIA: a repetio de palavras parecidas ou parnimas.

Ex.: a) Perceberam o perigo, mas no se aperceberam para ele. b) nunquam satis dicitur, quod nunquam satis discitur (Sneca).

-SINONMIA: a repetio da mesma idia por meio de sinnimos.

Ex.: a) Em se tratando de Deus era fogo, era raio, era corisco (Frei Luiz de Souza). b) Absorto, embevecido, os olhos extasiados, contemplo... (Garret).

-PERFRASE: o uso de muitas palavras para exprimir uma s idia.

Ex.: a) As sombras da noite caam sobre a terra ressequida por Anoitecia. b) A brava gente das praias de Iracema por os cearenses. c) Sol mdium, coeli conscederat igneus orbem (Virglio).

-POLIPTTON: a repetio da mesma palavra em diferentes funes sintticas.

Ex.: a) As guas combatem as guas para a vitria das guas. b) Pleni sunt omnes libri, plenae sapientum vocs, plena exemplorum vetustas (Ccero). Obs.: O Vocabulrio Ortogrfico da Academia Brasileira de Letras grafa tambm Poliptoto.

27 FIGURAS POR OMISSO

-ELIPSE: a supresso de uma ou mais palavras, que facilmente se subentendem pelo sentido.

Ex.: a) No mar (h) tanta tormenta, (h) tanto engano Tantas vezes a morte () apercebida (Cames). b) Ego, si Tiro ad me (venerit), cogita in Tusculanum (proficisci). Obs.: Em bom portugus a regra a omisso dos pronomes pessoais do caso reto, salvo para evitar ambiguidade (caso da 3. pessoa) ou para dar nfase frase. -ZEUGMA: a omisso de palavra, geralmente verbos, com seus complementos, j expressos na orao anterior.

Ex.: a) Eles tinham a vantagem do nmero; a do lugar, os nossos (j. Freire). b) Furor que aos vivos, medo e aos mortos faz espanto (Cames). c) A moral legisla para o homem; o direito, para o cidado (Thomaz Ribeiro).

Obs.: nas construes em que entra ZEUGMA, no lugar do verbo oculto, coloca-se uma vrgula.

-ASSNDETON:

omisso

de

elementos

conectivos,

preposies e conjunes.

Ex.: a) Salvaram o porto com grande festa e (com) estrondo (F. Mendes). b) Ainda assim no haveria pouco que averiguar e (que) pleitear (J. F. Lisboa). c) Frons, oculi, multus persoepe mentiuntur.

28 -PROLEPSE: quando, na orao, uma palavra que compreende um todo se subentende em suas partes.

Ex.: a)Jesus e o diabo so pescadores de almas: Jesus, para o Cu; o diabo para o Inferno (A.D.S. Brito). b) Duo reges Romam auxerunt; Romulus bello, Rex Numa pace.

Obs.: No confundir a prolepse figura de sintaxe, com a prolepse figura de retrica. Em retrica, a prolepse a refutao antecipada de uma objeo possvel.

Ex.: Vejo que me perguntais, por que Deus no da o mesmo dom aos pregadores (Vieira).

-SILEPSE: a omisso da palavra com que se faz a concordncia da orao, dando assim impresso de discordncia.

Ex.: a) os brasileiros somos um povo amante da paz. b) capita conjurationis ejus virgis coesi ac securi percusi (T, Lvio).

-RETICNCIA: a omisso intencional de uma palavra ou orao, geralmente nos provrbios. Ex.: a) gua mole... b) Que quer vai... c) Casa de ferreiro...

-ANAMNESE: consiste em recordar-se, de repente, o que fingidamente se esqueceu.

Ex.: a) Agora o anel de Piso me trouxe lembrana uma coisa que se todo me escapara (Ccero).

29 b) Agora me lembra uma notvel circunstncia da histria de Malaca (Vieira).

Muitas dessa figuras apenas so perceptveis pela entonao de voz, ou inteno, como a ironia, a reticncia, o sarcasmo, por isso podem ser chamadas de figuras psicolgicas. Essas figuras so muito usadas nos discursos parlamentares, acadmicos, sacros e forenses.

TROPOS

-TROPOS: so figuras que transladam as palavras de sua significao prpria para outra, por semelhana ou extenso. Em grego Tropo significa volta, isso porque faz mudar o sentido das palavras... Os principais so: Metfora, metonmia e Sindoque.

-METFORA: estabelece uma identidade entre duas palavras diferentes, com base em um ponto de semelhana subentendido. A frmula mais simples de metfora A=B. Ex.: As ruas (A) so artrias (B). Daqui pode-se partir a frmula B em lugar de A: Artrias da cidade. Para estabelecer estas semelhanas no h regras; urge o bom gosto. conhecida a metfora (ou imagem) de Mons. Prudhomme: O carro do estado navega sobre um vulco que representa uma srie de incoerncias. A metfora um tropo dos mais usados. -METONMIA: a aplicao da frmula lgica PARS PRO PARTE. Consiste em nomear um objeto com o nome de outro, estando eles numa relao de causa e efeito (vive de sua pintura); continente e contedo beber uns copos); lugar de procedncia com o objeto que l procede (um Murano); assim por diante: concreto com abstrato; sinal e coisa que significa, etc.

-SINDOQUE: o tropo que corresponde ao esquema lgico PRS PRO TOTO ou TOTUM PRO PARTE. Consiste no emprego do gnero pela espcie, do singular pelo plural, a parte pelo todo ou vice-

30 versa, etc. Ex.: Os mortais (=homens); o brasileiro inteligente (=os brasileiros); dez cabeas (=dez bois), etc.

FIGURAS DE INVERSO

-ANSTROFE: a transposio da ordem analtica, pela qual os complementos se antepem palavra a que completam. a transposio dentro de uma mesma orao.

Ex.: a) Da lua os claros rutilavam Pelas argnteas ondas neptuninas (Cames). b) O sangue represado nas assustadas veias mal me bate (P. Caldas).

-HIPRBATO: consiste na inverso da ordem na orao ou no perodo.

Ex.: a) Vereis um novo exemplo de amor dos ptrios feitos valerosos em versos divulgado memorarem (Cames). b) No te esqueas daquele amor ardente que j nos olhos meus to puro viste (Cames). c) Moriamur ET media in arma ruamus por Ruamus in media arma ET moriamur.

Obs.: Autores antigos dividem assim estas figuras: Anstrofe inverso da ordem de duas palavras; Hiprbato inverso da ordem da orao; Histerologia inverso da ordem perodo.

31 -TMESE: a figura que divide uma palavra composta, entremeando-lhe outra.

Ex.: a) Seguir-te-ei. b)Qui te cumque por quicumque te.

-PARNTESES: a colocao de uma orao ou palavra fora do discurso.

Ex.: a) Vindo de muito longe (a cidade ficava a duas lguas) trouxe o conforto de sua palavra aos desesperados. b) Tantum (proh dolor) a parentibus nostris degeneravimus. FIGURAS DE REALCE

Classificamos neste grupo as figuras que procuram dar ao pensamento maior expresso. So figuras que se prestam oratria forense.

-QUIASMO: o cruzamento de idias.

Ex.: a) Evito-o em toda parte, em toda parte ele me persegue. b) tentara tudo e tudo perdera. -ONOMATOPIA: a combinao de sons que procura evocar o objeto a que se refere.

Ex.: a) O ribombar bombstico dos canhes. b) Tinem, retinem, tintinabulam os sinos. -JOGUETES DE PALAVRAS: o emprego de homnimos visando musicalidade da frase e ao torneio da idia.

32 Ex.: a) Formosa virgem clara, inda mais clara que a luz ante quem foge a noite escura (Bernardes). b) Roslia, que lindo nome! Mais lindo que Rosa e Lia, Em Roslia eu refletindo Quase que s Rosa lia (E.D.N.).

Obs.: Esta figura muito semelhante antanclase, porm podese construir o joguete com outras palavras sem ser obrigatoriamente com os homnimos.

-CALEMBUR: a coincidncia fnica de palavras diferentes na grafia e no sentido. Castro Lopes criou o neologismo anci-vrbio para substituir o francs calembour.

Ex.: Dizem que um amor com outro amor se paga, mas o certo que um amor com outro amor se apaga.

-TROCADILHO: o emprego de palavras de sons mais ou menos parecidos e sentidos diversos.

Ex.: Para que se veja a falsidade dos bens terrenos, pelos quais se esgana e se engana tanto o gnero humano (Vieira). Obs.: Tambm esta figura semelhante paronomsia, porm naquela figura s podem ser usados parnimos, ao passo que no trocadilho h mais liberdade de escolha de palavras. Hoje, a no ser em casos especialssimos, de muito mau gosto.

33 -ANTTESE: estabelece contradio entre duas idias. Tambm se denomina ENTIMENA.

Ex.: a) Aparecero os mortos vivos (H. Pinto). b) A cincia mdica ensina a curar os doentes, a arte de guerra a matar os sos (M. Fonseca).

-PRETERIO: consiste em deixar de afirmar aparentemente o que na realidade se afirma.

Ex.: a) Deixo, deuses, atrs a fama antiga Que ca gente de Rmulo alcanaram (Cames). b) No quero rememorar a guerra, o saque, os incndios... c) No vou lembrar aos Jurados que o ru um heri de guerra.

-CORREO: consiste em corrigir para realar a expresso.

Ex.: D. Pedro, digo mal, o Prncipe Regente, proclamou a independncia.

-IRONIA: a enunciao de um pensamento com palavras que lhe so contrrias.

Ex.: A um criminoso: um anjo cado neste tribunal.

-SARCASMO: uma ironia insultante e escarnecedora.

Ex.: Dizer a um mendigo roto e esfaimado: Vais a alguma festa no Palcio real? ( condenvel na oratria forense, por deselegante da parte de quem a emprega).

34 -ANTFRASE: a ironia que exprime idias tristes e fnebres com palavras de bom agouro.

Ex.: Cabo de Boa Esperana, chamou D, Joo II o Cabo das Tormentas.

-EUFEMISMO: tambm uma ironia que exprime com belas palavras idias desagradveis, trgicas ou torpes.

Ex.: De tal maneira se houve no estbulo que se apresentou mesa muito longe de estar cheiroso (A. S. S. Brito). -APSTROFE: quando se dirige diretamente a pessoas ou coisas personificadas, presentes ou ausentes.

Ex.: tu, guarda divida, tem cuidado de quem sem ti no pode ser guardado (Cames).

-PROSOPOPIA ou PERSONIFICAO: atribui vida, sentimento e razo a seres destitudos destas qualidades.

Ex.: a) Os altos promontrios o choraram (Cames). b) Ho de chorar por ela os cinamomos (A. Guimares). -EPANORTOSE: quando se figura arrepender do que se disse.

Ex.: Mas para que introduzir aqui to grande personagem? Enganei-me (Ccero). IMAGEM E COMPARAO

-IMAGEM: a imagem aproxima-se da metfora, porm uma operao mental mais complexa. Enquanto a metfora uma identidade ou, matematicamente, uma igualdade (A=B), a imagem corresponde ao

35 principio de serem duas quantidades iguais a uma terceira, iguais entre si.

Ex.: O sol uma fogueira no cu.

Observa-se que comparamos sol com fogueira e encontramos um ponto comum pelo qual aproximamos um ponto comum pelo qual aquelas palavras.

Sem entrar na discusso da diferena entre IMAGEM e METFORA, queremos assinalar que so elementos indispensveis expresso de pensamento. O pensamento humano admite variaes quase ilimitadas e o nmero de palavras para exprimi-lo restrito. Daqui a necessidade de o homem criar um meio de superar a deficincia. Das criaes mais simples como: P da mesa; Folha de papel; PENA de escrever partimos para as mais complexas que buscam equacionar o pensamento com a linguagem, na medida do realizvel. Os acrdos, sentenas e razes, as exposies orais so exemplo: Aqui cerraramse todas as portas ao ru; O recurso um dilvio sem pomba, etc.

-COMPARAO: a aproximao de duas palavras ou idias com a conjuno comparativa expressa.

Ex.: O sol como (tal, qual, tal qual) fogueira...

A diferena entre a COMPARAO e a IMAGEM consiste na presena da conjuno. Entre as duas mais forte a imagem. As comparaes devem ser originais, pois que, em caso contrrio, cairemos nas frases feitas: quente como forno; negro como breu, etc. que representam frases feitas, lugares comuns, clichs, que devem ser evitados.

36 3 CONCLUSO

A partir do exposto acima, possibilitou-nos a compreenso do quanto linguagem jurdica importante para a rea do Direito.

Abordamos assim, vrios temas que se englobam com estudo da linguagem Forense.

Dentre os temas, abordamos Abreviaturas mais usadas no Foro, Legislao Acerca de Abreviaturas e Expresses Latinas usadas na Linguagem do Foro. Portanto, com a anlise deste assunto, no podemos deixar de citar o quo grande a importncia da lngua portuguesa para o surgimento de todos os temas tratados neste trabalho.

37

4 REFERNCIAS

NASCIMENTO, Edmundo Dantes. LINGUAGEM FORENSE: a lngua portuguesa aplicada linguagem do foro. 10 Edio. So Paulo: Saraiva, 1992. 312 p.

MARTINO, Agnaldo. PORTUGUS ESQUEMATIZADO. 1 Edio. So Paulo: Saraiva, 2012. 677 p.

NEOLOGISMO.

PORTUGUS.

Disponvel

em:

<http://www.soportugues.com.br/secoes/girias/>. 2012.

Acesso em: 10 maio

FIGURAS

DE

LINGUAGEM.

INFO

ESCOLA.

Disponvel

em:

<http://www.infoescola.com/portugues/figuras-de-linguagem/>. em: 12 maio 2012.

Acesso

FIGURAS DE

LINGUAGEM.

BRASIL

ESCOLA.

Disponvel em:

<http://www.brasilescola.com/portugues/>. Acesso em: 12 maio 2012.

38

You might also like