You are on page 1of 29

1

REGULAMENTO DE TRFEGO AREO

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

Introduo
O Transporte Areo Internacional uma extraordinria mola que impulsiona o progresso e assegura o entendimento e a aproximao entre naes e povos, graas s caractersticas de rapidez e segurana que proporciona. No difcil imaginar o grau de dificuldade para uma aeronave comercial, cumprindo uma linha area internacional com escalas em diversos pases, em que a tripulao tivesse que estabelecer comunicaes nos diversos idiomas, utilizar grande variedade de auxlios navegao e cartas aeronuticas sem nenhuma padronizao e cumprir exigncias alfandegrias, de imigrao e sade, adequadas diferentemente de acordo com a deciso de cada pas. Neste caso o Transporte Areo Internacional se tomaria impraticvel e com nvel de segurana sofrvel.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

ICAO/OACI rgo Internacional da aviao civil


rgo regulamentador da aviao civil internacional. A ele compete promover, incentivar e estabelecer padres para a aviao civil internacional. Idealizado na conveno de Chicago em 1944, institudo em outubro 1947, tem como sede a cidade de Montreal no Canad. Existem 18 Anexos com normas e mtodos recomendados a serem seguidos pelos pases membros da OACI. O Brasil membro da OACI desde sua fundao. Alguns padres estabelecidos: Horrio ZULU ou UTC (Tempo Coordenado Internacional), Fraseologia Padro, Unidades de Medida, etc.

rgos Normativos
ANAC - Agencia Nacional de Aviao Civil rgo central do Sistema de Aviao Civil (SAC). A ele compete apoiar, estudar, planejar as atividades no setor de aviao civil no Brasil. Tambm responsvel por emisso de licenas, aviao desportiva, registro e vistoria de acft civis, servios areos nacionais e

internacionais e investigao e preveno de acidentes aeronuticos em acft civis. DECEA (Antigo DEPV) Tem por finalidade superintender, coordenar e controlar as atividades de proteo ao vo e as telecomunicaes aeronuticas. A ela, esto subordinados os rgos encarregados das atividades ligadas ao controle de Circulao Area Nacional.
WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

GER - Gerncia. Regional de Aviao Civil rgo regional da ANAC, tendo por finalidade, facilitar as tramitaes e solues referentes a Aviao Civil. SRPV - Serv. Regional de Proteo ao Vo rgo Regional da DEPV, tendo por finalidade facilitar as tramitaes e solues referentes a Proteo ao Vo. SAC e DPV - SAC e DPV - Seo de Aviao Civil e Destacamento de Proteo ao Vo. So rgos subordinados ao DAC e a DEPV respectivamente. Tem como finalidade a orientao e Fiscalizao a pilotos e aeronaves e tambm, no caso do DPV, prestao de servios de trfego areo. Localizados nos aeroportos. CINDACTA - Centro Integrado de Defesa Area e Controle de Trfego Areo. Funciona como um rgo regional da DEPV, dividindo-se em dois centros ACC (Centro de Controle de rea) e COPM (Centro de Operaes Militares) So 3 CINDACTAs - Braslia, Recife e Curitiba.

Aeronaves
Aeronave - Aparelho manobrvel em vo que possa sustentar-se e circular no espao areo mediante reaes aerodinmicas apta a transportar pessoas ou coisas. Ex.: Planador, Dirigvel, Balo de Ar quente, Helicptero, Sneca etc. Avio ou Aeroplano - uma aeronave, mais pesada que o ar, propulsada mecanicamente e que deve sua sustentao em vo principalmente s reaes aerodinmicas exercidas sobre superfcies que permaneam fixas. Ex.: Ultraleve, Sneca, Corisco, Etc.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

Classificao das Aeronaves


Aeronaves dividem-se em civis e militares sendo que as civis subdividem-se em publicas e privadas.

Marcas de Nacionalidade e Matrcula


Marcas de Nacionalidade - PT, PP, PR e PS Matrcula - Grupos de 03 letras dentre as 23 do alfabeto acrescidos de K, W, Y No devem ser usados: arranjos iniciados com a letra Q que tenham W como 2 letra arranjos SOS, VFR, IFR, VMC, ATS.

Luzes a serem Exibidas pelas Aeronaves


Luzes de Navegao: Ela tem por funo, indicar a trajetria relativa da aeronave a um observador. Essas luzes sero vermelhas na ponta da asa esquerda e verde na ponta da asa direita. Luzes Anti-coliso: Elas tem por funo chamar a ateno para a aeronave. Essas luzes podero ser vermelhas ou brancas estroboscpicas, sendo as vermelhas instaladas na fuselagem e as brancas instaladas nas asas junto com as luzes de navegao.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

Indicadores de Localidade
Os indicadores de localidades brasileiras para fins aeronuticos so distribudos dentro das sries: SBAA/SBAZ - aerdromos servidos por rgo do servio de trfego areo (ATS) em qualquer parte do Brasil. ex. SBSP - Congonhas, So Paulo SDAA/SDAZ - destinam-se a aerdromos situados nos estados de SP e RJ. Ex. SDIM - Itanhm, So Paulo SNAA/SNAZ - destina-se a aerdromos situados em MG, ES, toda a regio NE e Amap. SSAA/SSAZ - destina-se a aerdromos situados em MS, e toda a regio Sul. SWAA/SWAZ - destina-se a aerdromos no AC, AM, GO, MT, TO, RR, RO, DF

Aerdromos e Aeroportos
Aerdromos So locais, no solo ou gua, onde h partida, chegada e movimento de aeronaves. Aeroportos So aerdromos que possuem instalaes e facilidades para apoio de operaes de aeronaves. Classificao de Aerdromos: Militares e Civis sendo que os civis, ainda se dividem em pblicos e privados. Classificao de Aeroportos: Domsticos e Internacionais

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

Orientao das Pistas


As pistas de um aerdromo (RWY) so construdas de acordo com os ventos predominantes da regio. A orientao feita em relao ao Norte Magntico e, a numerao das cabeceiras, dada em rumos de 10 em 10 graus subtraindo-se o ltimo zero. Fraes maiores ou iguais a 5 sero arredondadas para a dezena superior e, inferiores a 5 sero arredondadas para a dezena inferior. Portanto, existem 36 cabeceiras possveis. Proa

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

Resistncia dos Pisos


Para que uma acft possa operar sem restries em uma determinada RWY, o ACN da acft dever ser menor ou igual que o PCN da pista. Caso contrrio, a acft no poder operar. ACN (Nmero de Classificao de Aeronaves) nmero que exprime o efeito relativo de uma aeronave sobre um pavimento. PCN (Nmero de Classificao de Pavimentos) nmero que indica a resistncia de um pavimento para operaes sem restries.

Tipos de Pisos ASPH CONC TER GRASS PI ASFALTO CONCRETO TERRA GRAMA PIARRA

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

Luzes Aeronuticas de Superfcie


HJ: SOMENTE ENTRE O NASCER E O PR DO SOL H24: OPERAO CONTNUA Nos Aerdromos com operao noturna, dever, compulsoriamente, existir os seguintes auxlios luminosos visuais: o luzes na lateral da pista; (branca e amarela) o luzes de cabeceira; (verde e vermelha) o luzes de taxi; (azul) o farol rotativo de aerdromo; (verde e branco) o biruta (WDI) iluminada. OBS: Quando o farol rotativo de aerdromo estiver acionado durante o dia, indicar operao por instrumentos. (IMC).

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

10

reas de um Aerdromo
rea de Pouso: rea destinada ao pouso e decolagem de uma ACFT. rea de Manobras: Destinada ao pouso, decolagem e taxi de uma ACFT. rea de Movimento: Parte do AD que inclui a rea de pouso, rea de manobras e ptio.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

11

Circuito de trfego padro

Perna Contra o Vento - paralela a RWY e no sentido do pouso. Perna de Travs - perpendicular a RWY, cabeceira oposta ao pouso. Perna do Vento - paralela a RWY e no sentido contrrio ao pouso . Perna Base - perpendicular a RWY na cabeceira do pouso. Reta Final - alinhado ao eixo da RWY. No circuito de trfego padro, todas as curvas so para a esquerda tanto para acft que chegam quanto para as que saem. A altura padro para as aeronaves realizarem o circuito de trfego : 1500ft (ps) para aeronaves a jato; 1000ft (ps) para aeronaves a hlice.
WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

12

Regras de Vo Visual (VFR)


Para a realizao de um vo VFR, deveremos: Manter referncia com solo ou gua, de modo que as formaes abaixo do nvel de vo no obstruam mais que a metade da rea de viso do piloto; Voar abaixo do nvel de vo 150 (FL150); Voar com velocidade igual ou inferior a estabelecida para a classe do espao areo onde se realiza o vo.

Exceto quando autorizado pelo rgo de controle de trfego (ATC) para atender o vo VFR. Especial os mnimos meteorolgicos para pouso e decolagem de um vo VFR so: Teto igual ou superior a 1500ft (450m) Visibilidade no solo igual ou superior a 5000m

proibida a operao de acft sem equipamento de rdio ou com este inoperante nos AD providos de Torre (TWR) ou Servio de Informao de Vo "RADIO" (AFIS), exceto: Acft sem rdio e planadores pertencentes a Aeroclube sediados nesses aerdromos; O vo de translado de acft sem rdio; Vo de aeronaves agrcolas sem rdio.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

13

VFR Especial
Para esses casos, as seguintes condies devem ser observadas: As condies meteorolgicas nos AD envolvidos devero ser iguais ou superiores aos seguintes valores: teto: 1000ft (300m) visibilidade: 3000m O vo dever ser autorizado por um APP (Controle de Aproximao) e realizado dentro de uma TMA ou CTR. Somente podero ser realizados no perodo diurno; As acft devero possuir equipamento de rdio (VHF) em funcionamento;

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

14

Condies para o Vo VFR


1 - Os AD envolvidos devero estar registrados ou homologados para a Operao VFR. 2 - As condies predominantes nos AD envolvidos devem ser iguais ou superiores aos mnimos estabelecidos para a operao VFR. 1 O piloto dever possuir habilitao IFR 2 A acft dever estar homologada para vo IFR 3 Os AD envolvidos devero dispor dos auxlios luminosos visuais, requeridos para o vo noturno. 4 A acft dever dispor de transceptor VHF em funcionamento.

Autonomia Mnima para o Vo VFR


Autonomia o tempo total que um aeronave capaz de voar, em velocidade de cruzeiro, baseado na quantidade de combustvel que ela possui.Para a realizao de um vo VFR, a autonomia mnima ser: Da decolagem ao destino mais o tempo entre o destino e a alternativa, mais 45 minutos de reserva. Ou seja: A -> B -> C + 45 min. (DEP) (ARR) (ALT) (Reserva) Para vos inteiramente dentro de uma rea terminal (TMA) ou, em locais onde no existam esses espaos, a 27NM (50KM) de raio do AD de partida, a autonomia mnima ser de: A -> B + 45 min. (DEP) (ARR) (Reserva)
WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

15

Direito de Passagem
A acft que tem o direito de passagem, deve manter seu rumo e velocidade, porm essa regra no exime o piloto em comando de proceder no sentido de evitar uma coliso. Aproximao de Frente Ambas devero alterar seus rumos para DIREITA. Convergncia A acft que tiver a outra a sua direita CEDER passagem.

Ultrapassagem
Denomina-se acft ultrapassadora a que se aproxima da outra, por trs, numa linha que forme um ngulo INFERIOR a 70 com a acft que vai ser ultrapassada.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

16

Pouso
As acft pousando tero prioridade sobre as demais. No caso de duas ou mais acft se aproximarem para pouso no mesmo AD, ento: Ter prioridade a acft que estiver mais baixa porm, ela no poder se prevalecer desta regra para cruzar a frente de outra que estiver em fase final de aproximao para pouso e nem ultrapass-la.

Outras Prioridades para o Pouso: 1.Planadores 2.Aeronaves em servio aeromdico (Enfermo ou Ferido grave) 3.Aeronaves em operao SAR (Busca e Salvamento) 4.Aeronaves em Operao Militar (Misso de Guerra) 5.Aeronave transportando o Presidente da Repblica 6.Aeronaves em Operao Militar (Manobra Militar) 7.Demais Aeronaves

Decolagem
Toda acft em taxi na rea de manobras, ceder passagem s aeronaves decolando ou por decolar.

Outras Prioridades para a Decolagem: 1.Aeronaves em Operao Militar (Misso de Guerra) 2.Aeronaves em Servio Aeromdico (Enfermo ou Ferido Grave) 3.Aeronaves em Operao SAR (Busca e Salvamento)
WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

17

4.Aeronave transportando o Presidente da Repblica 5.Aeronaves em Operao Militar (Manobra Militar) 6.Demais aeronaves

Ajuste de Altmetro
Altura Altmetro ajustado QFE (Ajuste a Zero) Altitude Altmetro ajustado QNH (Relao ao Nvel Mdio do Mar MSL) Nvel de Vo (FL) - Altmetro ajustado QNE (Ajuste Padro 29.92polHg ou 1013.2 HPA).

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

18

Nvel de Vo
O nvel de vo ser dado desprezando-se os dois ltimos zeros da leitura do altmetro ajustado QNE em intervalos de 500 em 500 ft. 4500 ft - FL 045 8000 ft - FL 080 11500 ft - FL 115 20000 ft - FL 200

Diviso do Espao Areo Brasileiro


Espao Areo Superior Limites verticais: Superior ilimitado (UNL) Inferior - FL245 exclusive Limites laterais: indicados nas cartas de rota (ERC) Limites verticais: Superior FL245 inclusive Limites laterais: Indicados nas cartas de rota (ERC) Para vo VFR limite de FL145.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

19

Classes de Espao Areo


Classe A Somente vos IFR. Servio de Controle de Trfego Areo (ATC) Classe B, C, D IFR e VFR permitidos. Servio ATC Classe E IFR e VFR permitidos. Os IFR recebem servio ATC, os VFR recebem Informao de Vo (FIS), quando requerido, podendo voar nesses espaos sem autorizao e sem notificao. Classe F IFR e VFR permitidos. Os IFR recebem Assessoramento de Trfego Areo. Os VFR recebem Informao de Vo (FIS) quando requerido. Classe G IFR e VFR permitidos. Ambos recebem FIS, quando requerido. Controle ordem; determinao Assessoramento sugesto; orientao Informao alerta; aviso

Regio de Informao de Vo (FIR)


Espao Areo ATS classe G, onde se presta o servio de informao de vo e alerta. Ela corresponde a maior parte do espao areo sob jurisdio do Brasil.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

20

Espaos Areos Controlados


So os espaos areos onde se prestam o servio de controle de trfego areo (ATC). Os espaos areos controlados so os seguintes: Espaos Areos ATZ - Zona de Trfego de Aerdromo CTR - Zona de Controle TMA - rea de Controle Terminal CTA - rea de Controle Inferior UTA - rea de Controle Superior ATZ Protege o circuito de trfego de aerdromo. Possui configurao varivel. Quando o circuito diferente do padro, definida nas Cartas de Aproximao Visual (VAC). CTR Protege o procedimento IFR de sada e chegada instrumentos. De configurao varivel, seus limites e classe de espao areo sero definidos nas Cartas de Rota (ERC) e Cartas de rea (ARC). TMA rea de controle situada geralmente na confluncia de rotas ATS e nas imediaes de um ou mais aerdromos. Configurao varivel definida nas cartas ERC e ARC. CTA Compreende as aerovias (AWY) inferiores e outras partes do espao areo inferior assim definidas. UTA Compreende as aerovias (AWY) superiores e outras partes do espao areo superior assim definidas.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

21

Espaos Areos Condicionados


Os espaos areos condicionados so espaos areos restritos circulao area geral, de dimenses definidas, constitundo-se de reas proibidas, restritas e perigosas, com limites indicados nas cartas aeronutica e manuais (AIP-BRASIL, SID, IAL) da DEPV, identificadas respectivamente pelas letras P, R e D precedidas pelo indicativo de nacionalidade SB e seguidas de trs algarismos em que o primeiro indica a regio na qual ela se situa e dois ltimos, o nmero da rea. Os Espaos Areos condicionados so estabelecidos em carter temporrio ou permanente com as seguintes caractersticas. rea Proibida - O vo no permitido. Ex. refinarias, fbrica de explosivos, usinas hidroeltricas, reas de segurana nacional. rea Restrita O vo permitido sob condies preestabelecidas ou tendo permisso do SRPV/CINDACTA da rea. Ex. lanamento de pra-quedistas, exerccio de tiro, lanamento de foguetes. rea Perigosa Espao areo do qual existem riscos em potencial para a navegao area. Ex. treinamento de aeronaves civis.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

22

Servios e rgos ATS


Os servios de trfego areo (ATS) sero prestados em todo espao areo brasileiro. O ATS divide-se em: ATC Servio de Controle de Trfego Areo ATS FIS Servio de Informao de Vo AS Servio de Alerta O Servio de Controle o servio ATS mais Importante que existe, pois nele est includo o controle, informao e alerta. Assim como o Servio de Informao de Vo inclui o Servio de Alerta. O servio de Alerta nunca ser prestado isoladamente pelo rgo ATS.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

23

Servio de Controle de Trfego Areo


a atividade estabelecida para manter ordenado e contnuo o fluxo de trfego areo nos espaos areos controlados onde so emitidas autorizaes de controle. Existem trs tipos de Servio de controle de Trfego Areo cada um com seu respectivo rgo e rea de jurisdio.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

24

Servio de Informao de Vo
Servio prestado por todos os rgos ATS s aeronaves que tenham, por qualquer meio, dado conhecimento de seu vo, com a finalidade de dar informaes teis realizao segura e eficiente dos vos. As informaes sero as seguintes: SIGMET (Cond. Meteorolgicas Significativas da Rota) Alteraes em aerdromos, auxlios a navegao, servios de trfego areo. METAR (Cond. Meteorolgicas do AD) Informao de trfego nos espaos areos classe C/D/E/F e G

O Servio de Informao de Vo ser prestado pelos seguintes rgos: ACC FIR APP TMA e CTR aos vos VFR TWR Na vizinhana do AD alm dos limites da ATZ AFIS Em AD desprovidos de TWR e que possuam APP ou Estao Aeronutica

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

25

Servio de Informao de Vo em Aerdromo (AFIS)


o Servio de Informao de Vo (FIS) prestado nos AD que no disponham de rgo ATC. O AFIS ser prestado a toda trfego em operao na rea de movimento e a todo trfego em vo no espao areo inferior num raio de 27NM(50KM) do AD. O AFIS ser prestado por uma Estao de Telecomunicaes Aeronuticas localizada no aerdromo e identificada como "RDIO" Nos AD no controlados, sede de um APP, o AFIS ser prestado por esse rgo.

Fases de Perigo
INCERFA Fase de Incerteza Situao na qual existe dvida quanto a segurana de vo de uma aeronave e de seus ocupantes. ACC classificar a aeronave nesta fase: Quando no receber comunicao da acft dentro dos 30 min aps a hora que se estima receber uma mensagem de posio ou aps o momento que se tentou, infrutiferamente, contato com a acft; Quando a acft no chegar dentro dos 30 minutos subseqentes hora prevista para chegada, estimada pelo piloto ou pelo rgo ATS. Nesta fase o ACC far a Busca Preliminar por Comunicaes (PRECOM) utilizando os canais normais de comunicao.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

26

ALERFA Fase de Alerta Situao na qual existe apreenso quanto a segurana de vo de uma acft e seus ocupantes. O ACC classificar a acft nesta fase quando: Transcorrida a fase de incerteza e no s tiver contato com a acft; Uma aeronave autorizada a pousar, no o fizer dentro de 5 minutos aps a hora prevista para pouso e no se estabelea a comunicao com a acft; Ou quando se saiba ou suspeite que a acft est sob interferncia ilcita (seqestro). Nesta fase o RCC far uma Busca Extensiva por Comunicaes (EXCOM), que consiste na utilizao de todos os meios de comunicaes disponveis (telefone, rdio amador, delegacias de polcia, etc.) DETRESFA Fase de Perigo Situao na qual existe razovel certeza de que a acft e seus ocupantes esto ameaados de grave e iminente perigo e necessitam de assistncia. ACC classificar a acft nesta fase quando: Transcorrida a fase de alerta e forem infrutferas as novas tentativas para estabelecer contato com a acft; H evidencias que o combustvel da acft j acabou ou no tenha o suficiente para permitir o pouso em um local seguro; Se receba informaes de que condies anormais de funcionamento da acft indicam um pouso forado Se receba informaes ou se possa deduzir que a acft far um pouso forado ou que j o tenha efetuado. Ento o RCC desencadear uma Misso de Busca (MBU) e, assim que localizada o RCC desencadear uma Misso de Salvamento (M S A).
WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

27

Servio Automtico de Informao Terminal (ATIS)


Servio de Informao de Vo prestado por meio de radiodifuso contnua e reiterada de informaes gravadas, em rea terminal, referentes a determinado aerdromo. Objetiva reduzir o congestionamento da freqncia VHF do rgo ATC. O piloto dever acusar recebimento da informao ATIS ao primeiro contato com o rgo ATC (APP ou TWR).

Emprego do Radar pelo ACC e APP


Radar Primrio o sistema radar que consiste no envio de ondas de rdio atmosfera e encontrando objetos na sua trajetria reflete voltando antena. Esse retorno um sinal annimo chamado "alvo" de radar primrio. Radar Secundrio Seu sistema consiste de duas partes principais. Interrogador - Instalado no solo, trabalha em conjunto ao radar primrio. Transponder - Instalado a bordo das acft, responde ao sinal do interrogador atravs de um cdigo especfico. Com isso, o sinal enviado a acft no ser mais um sinal annimo e sim, um alvo de radar secundrio num cdigo selecionado, que ir identificar e plotar a acft em tela de radar.
WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

28

Utilizao do Transponder
As acft que dispuserem do equipamento transponder (SSR), quando em vo devero mant-lo acionado, durante todo o tempo de vo, independente de se encontrarem em espao areo com cobertura radar secundrio. O transponder dever estar na posio "stand-by" at a posio 3, quando ento passar a posio "normal". Dever ser desligado imediatamente aps o pouso, na posio 5, independente de autorizao. Alguns cdigos devem ser acionados independente de autorizao do rgo ATC. So eles: 2000 antes de receber instrues do rgo ATC 7500 sob interferncia ilcita 7600 com falha de comunicaes 7700 em emergncia ou interceptao

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

29

Vigilncia Radar
o emprego do radar para proporcionar controle de trfego areo mediante contnua observao da acft. A responsabilidade pela navegao do piloto em comando.

Vetorao Radar
A vetorao radar o mais completo servio de radar proporcionado. Uma acft sob esse servio, receber o ATC e o controlador ser o responsvel pela navegao da acft, devendo transmitir mesma orientao de proas e mudanas de nvel.

WWW.MERCADODAAVIACAO.COM.BR

You might also like