You are on page 1of 14

A r q u e o lo g i A n o B r A s i l e o pA n o r A m A At uA l :

os nmeros de 11 anos de divulgao na F o l h a d e S . Pau lo

Autor
glria tega
gloriatega@uol.com.br Graduada em Jornalismo (PUC Campinas), Especialista em Divulgao Cientfica (NJR/ECA/USP), Mestranda em Divulgao Cientfica e Cultural (LABJOR/UNICAMP)

resumo

no presente artigo exponho os resultados obtidos a partir do levantamento quantitativo realizado com objetivo de ter um panorama parcial do que divulgado na imprensa quando o assunto arqueologia. Foram selecionados 933 textos que abordavam questes relativas a essa cincia, publicados no jornal Folha de S. Paulo, ao longo dos anos de 2000 a 2010, que apareceram na ferramenta de busca da verso digital do jornal impresso. esses textos foram comparados quantitativamente s licenas para a realizao de pesquisas arqueolgicas emitidas pelo instituto do Patrimnio Histrico e artstico nacional, iPHan, levantadas por Wichers (2010) e Zanettini (2009).
palavras chave: arqueologia, Jornalismo, anlise do discurso.

ABstrACt

in this article i present the results obtained from the quantitative survey in order to have a partial picture of what is reported in the press when it comes to archeology. 933 texts were selected that addressed issues related to this science, published in the newspaper Folha de so Paulo, (from 2000 to 2010, which appeared in the search engine of the digital version of the printed newspaper. These texts were compared quantitatively to the licenses to carry out archaeological research issued by the institute for national artistic and Historical Heritage, iPHan raised by Wichers (2010) and Zanettini (2009).
Keywords: archaeology, Journalism, discourse analysis.

introDuo

a implantao da Portaria 230 do iPHan, em 17 de dezembro de 2002, passou a exigir que o licenciamento ambiental contemplasse tambm a pesquisa arqueolgica. a medida acabou impulsionando um grande crescimento no que diz respeito a essas pesquisas no Brasil; gerou a criao de empresas especialistas na realizao dos licenciamentos de obras; as universidades tambm passaram a se adequar para poderem realizar os licenciamentos; a demanda por profissionais arquelogos aumentou; foram criados cursos de graduao em Arqueologia, enfim, a Arqueologia no Brasil ampliou sua atuao, as pesquisas ganharam espao dentro e fora das Universidades, configurando-se um mercado de atuao, de trabalho. a Portaria tambm estabeleceu medidas que visam a um retorno sociedade dos resultados obtidos nas pesquisas, tornando a arqueologia

14

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

mais evidente, chegando populao em forma de palestras, cartilhas escolares, cursos diversos, visitas guiadas aos stios, museus criados com a cultura material proveniente de pesquisas realizadas para licenciamentos, dentre muitas outras aes que ajudaram a disseminar essa cincia, o que exigiu o envolvimento de profissionais de diversas reas assim, tendo a citada portaria como parmetro, Zanettini (2009) e Wichers (2010) sistematizaram os dados a respeito da emisso de portarias para a realizao das pesquisas arqueolgicas no Brasil, dos quais apresento, no grfico 1, os de Zanettini (2009):

Portarias de pesquisa emitidas para o territrio brasileiro (2003 a 2009)


700 600 500

N de portarias

400 300 200 100 0 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009

Grfico 1 - Nmero de licenas de pesquisa expedidas pelo IPHAN para arquelogos em territrio brasileiro ( janeiro de 2003 a dezembro de 2009). Fonte: Dirio Oficial da Unio (citado em ZANETTINI, 2009: 76).

matrias so textos jornalsticos de diferentes gneros, como notcia, nota, reportagem, entre outros. Tratase de um termo genrico usado para qualquer texto que se produz para jornal (FOLHA, 2010: 82). A ttulo de conferncia, pedi ao Banco de dados da Folha de s. Paulo para orar a mesma pesquisa, procurando no arquivo as mesmas palavras, resultando num custo de r$ 2129,20, pelas 936 pginas, ou matrias, localizadas. Fazendo manualmente a mesma pesquisa encontrei um total de 933.

no perodo examinado por Zanettini, foram emitidas 3422 portarias de pesquisa arqueolgica para o territrio nacional, englobando portarias de autorizao, permisso, prorrogao e renovao, alm de portarias voltadas publicao de normas e orientaes. Como mostra o grfico, existe um aumento relativamente constante no decorrer dos anos no que tange emisso das portarias de pesquisa, sobretudo, no binio 2007/2008, com um crescimento de 34%. de acordo com o trabalho citado, grande parte dessas portarias (98%) est associada ao licenciamento de empreendimentos, configurando um novo campo de atuao da Arqueologia, o da Arqueologia Preventiva. Partindo do princpio de que o nmero de pesquisas realizadas no Brasil cresceu de forma to evidente, o nmero de textos publicados nos meios de comunicao de massa, os quais, a partir de agora, chamarei tambm por matrias , sobre arqueologia, poderiam ter acompanhado essa tendncia, mesmo que o espao fsico destinado s matrias que tratam de cincia seja o mesmo. Para verificar tal possibilidade, fiz um levantamento das matrias que fazem referncia arqueologia, publicadas no jornal Folha de S. Paulo. Primeiramente, para definir um texto como uma matria de Arqueologia, partiu-se do conceito formulado por Funari, segundo o qual, a arqueologia estuda, diretamente, a totalidade material apropriada pelas sociedades humanas, como parte de uma cultura total, material e imaterial, sem limitaes de carter cronolgico (Funari, 2003, 15). em segundo lugar, a escolha da Folha se deu porque um jornal com sede em so Paulo, estado com o maior nmero de pesquisas arqueolgicas

15

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

dados obtidos da associao nacional de Jornais. disponvel em http://www.anj.org.br/a-industriajornalistica/jornais-no-brasil/ maiores-jornais-do-brasil. Acesso em 05/04/2011.

a pesquisa foi realizada por meio do site www.folha.uol.com.br, entre 08/ 2010 e 02/2011.

realizadas em seu territrio, de acordo com Wichers (2010), mas tambm um jornal de circulao nacional, podendo, inclusive, noticiar as pesquisas arqueolgicas realizadas em todo territrio brasileiro. Alm disso, trata-se da maior publicao diria do tipo impresso do Brasil em tiragem, com 295.558 exemplares por dia, em mdia. o levantamento comeou no ano de 2000, dois anos antes da vigncia da Portaria 230 e ano em que o Brasil completou 500 anos do descobrimento, fato que poderia influenciar o nmero de matrias histricas e/ ou arqueolgicas. Foram 11 anos pesquisados, visando tambm comparao com os levantamentos de portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisas arqueolgicas realizados por Wichers (2010) e Zanettini (2009), os quais contemplaram os anos de 2003 a 2009. Terminei o levantamento em 2010, ano em que pude acompanhar o que estava sendo pesquisado e comparar com o que estava sendo publicado. Foram selecionados textos de todos os gneros jornalsticos que apareceram na ferramenta de busca da verso digital do jornal4 , quando procuradas as palavras arqueologia, arqueolgico, arquelogo, escavao (e variaes de gnero e nmero), para designar a rea do conhecimento ou qualificar o stio de pesquisa ou os objetos pesquisados. Eles foram primeiramente classificados por origem - Brasil ou mundo. Separadas as matrias que se referiam ao Brasil, essas foram classificadas como passveis de comparao com as portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisas pelo iPHan, as quais foram divididas em pesquisas de arqueologia preventiva e pesquisas acadmicas. na Tabela 1, a seguir, apresento um apanhado geral desse levantamento: Tabela 1 matrias sobre arqueologia de 2000 a 2010 na Folha de S. Paulo

Tal separao foi realizada com o auxlio do arquelogo Flvio Calippo.


5

muitos textos encontrados tinham como assunto a arqueologia, mas no eram sobre pesquisas arqueolgicas, mas sim sobre cinema, televiso, turismo, exposies, entre outros.
6

16

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

A primeira afirmao que podemos fazer observando a Tabela 1 que, exceto no ano 2000, o nmero de matrias que tratam de assuntos relacionados arqueologia no mundo sempre foi superior quelas relativas ao Brasil, assim como sugerem amorim e massarani a sobre a predominncia de pesquisas provenientes do exterior nos jornais (amorim & massarani, 2008: 80), mesmo depois de 2003 quando, suponho, o nmero de publicaes

j deveria comear a refletir o crescimento no nmero das pesquisas, pois a portaria 230 foi instituda em dezembro de 2002. Porm, no ano 2000, o curioso que no s que o nmero de matrias sobre a arqueologia no mundo foi menor que aquelas sobre o Brasil, mas tambm que, de modo geral, o assunto Arqueologia fez-se mais presente no total de textos publicados, comparado com os demais anos (Grfico 3). Tais fatos podem ser explicados pelo grande nmero de matrias relativas s comemoraes dos 500 anos do Brasil, o que, possivelmente, desencadeou tambm vrias discusses sobre essa cincia, como na matria encontro analisa a Arqueologia no Brasil. Podemos visualizar esse quadro nos grficos 3 e 4 a seguir:

Grfico 3: ano 2000, comparativo de matrias Grfico 4: ano 2000, comparativo de matrias publicadas na publicadas na Folha de S. Paulo: Brasil x Mundo. Folha de s. Paulo por assunto.

No Grfico 4 , mais de 25% das matrias publicadas foram relativas s comemoraes dos 500 anos do Brasil e 9% sobre discusses cujo tema era arqueologia. Com o objetivo de se comparar numericamente as matrias publicadas na Folha com o nmero de portaria emitidas, reproduzo a Tabela 2, sistematizada por Wichers (2010):
tabela2 - Portarias de pesquisa emitidas para o territrio brasileiro

(Adaptado de WICHERS, 2010: 197)

17

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

a segunda coluna corresponde a todas as portarias de pesquisa emitidas pelo IPHAN e publicadas no Dirio Oficial da Unio entre janeiro de 2003 e dezembro de 2009, totalizando 3.422. Todavia, esse total corresponde a portarias de autorizao, permisso, prorrogao e renovao, alm de portarias voltadas publicao de normas e orientaes. Por isso, os nmeros contidos na terceira coluna so aqueles que considero relevantes para a comparao direta com as matrias publicadas na Folha, pois correspondem apenas s portarias de autorizao e permisso (2888 portarias), e, realizao de pesquisas arqueolgicas propriamente ditas, tendo muito mais chance de gerar matrias jornalsticas. alm disso, voltando coluna comparveis com portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisas arqueolgicas da

Tabela 1 e comparando-a, portanto, com a terceira coluna da Tabela 2, o crescimento relativamente constante observado na segunda, a partir de 2004, no foi constatado na primeira. na Tabela 1 tambm possvel notar a inconstncia no nmero de publicaes de matrias cujo assunto so pesquisas arqueolgicas no Brasil. mas, como sugere Zanettini (2009), possvel enxergar um leve crescimento a partir de 2004 no da ordem de 17-20% ao ano, mas em torno de 11%. Tambm no possvel notar crescimento algum das matrias publicadas no binio 2007/2008, perodo no qual Zanettini observou um pico de crescimento na emisso das portarias. o autor tambm sugeriu, no incio de 2009, que o total de portarias de autorizao e permisso emitidas deveria
ultrapassar em 2009 o montante atingido em 2008. em 2010, talvez venhamos a assistir a um novo boom, sobretudo, se levarmos em conta que apenas 50% das verbas alocadas para o PaC do governo federal foram efetivamente utilizadas at o momento (ZANETTINI, 2009: 77).

De fato, ao observarmos as colunas em laranja do Grfico 5, a seguir, possvel notar que h uma tendncia de crescimento no nmero de matrias publicadas sobre arqueologia. mesmo que, em 2007, esse nmero tenha cado muito em relao a 2006, o grfico tende a ser ascendente, a partir de 2007.

Grfico 5: matrias publicadas na Folha de s. Paulo, ano a ano, de 2000 a 2010.

Entretanto, o nmero de matrias publicadas chega a ser nfimo perante o nmero de pesquisas realizadas, quando comparados os mesmos anos dos dois levantamentos, e no acompanha, portanto, o crescimento das pesquisas realizadas no Brasil, que fica facilmente observvel quando, no Grfico 6 a seguir, colocamos o nmero de portarias de autorizao e permisso (3 coluna da tabela 2) e o nmero de matrias publicadas comparveis com portarias de autorizao e permisso (somatria da 5 e 6 coluna da tabela 1) lado a lado:

18

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

Grfico 6: Matrias publicadas na Folha de 2000 a 2010 e Portarias .emitidas de autorizao e permisso pelo IPHAN entre 2003 e 2009.

outra discusso presente na arqueologia brasileira a questo da cientificidade ou no da Arqueologia preventiva. Ou seja, o quanto do que exigido por lei realizado j que, supostamente, o tempo concedido para a consumao das pesquisas de arqueologia preventiva no seria o ideal, pois haveria a questo da presso pela necessidade da realizao da obra. ao contrrio, as pesquisas acadmicas teriam o tempo compatvel com a necessidade, j que no sofrem as presses das construes. no quero aqui me prolongar em relao a essa discusso, pois esses temas fogem do escopo da minha pesquisa. Fao essa meno apenas para, em primeiro lugar, chamar a ateno ao fato de que por meio dos nmeros que recolhi na Folha, no h a possibilidade de chegar a concluso alguma a respeito de quais projetos tm maior visibilidade na imprensa, se os de arqueologia preventiva ou os de arqueologia acadmica e, em segundo lugar, porque quis verificar se as matrias seguiam a tendncia sugerida por Zanettini (2009), de acordo com o qual a maioria das portarias de autorizao e permisso emitidas entre janeiro de 2003 e dezembro de 2009 seria voltada ao atendimento de demandas geradas pelo licenciamento ambiental. Vejamos o Grfico 7:

Grfico 7: matrias publicadas na Folha de s. Paulo comparveis com portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisas arqueolgicas

No perodo analisado, os anos 2000, 2002, 2003, 2005, 2006 e 2008 possuem maior nmero de matrias publicadas a respeito da arqueologia acadmica. J nos anos de 2001, 2004, 2007, 2009 e 2010, h mais matrias relativas s pesquisas de arqueologia preventiva. aparentemente no h uma explicao para esses nmeros, apenas podemos observar que o ano 2000 o que tem o maior nmero de textos publicados sobre pesquisas acadmicas em todo o perodo analisado, matrias talvez impulsionadas pelas comemoraes dos 500 anos do Brasil apesar desse nmero ser quase igual aos obtidos nos anos de 2003 e 2006; nos anos de 2007 e 2008, h um declnio nos textos publicados sobre pesquisas de arqueologia preventiva; em 2009 e 2010, o nmero de matrias publicadas sobre pesquisas de arqueologia preventiva muito maior que o nmero daquelas sobre pesquisas acadmicas. Talvez, aqui, haja de fato um reflexo do crescimento das portarias emitidas, j que, de acordo com Zanettini (2009), atualmente as pesquisas de arqueologia preventiva respondem por 98% das portarias de autorizao e permisso emitidas pelo iPHan. Tambm interessante notar que algumas dessas matrias classificadas como relativas a pesquisas de arqueologia preventiva possuem como principal entrevistado um arquelogo pertencente a alguma universidade. ou seja, so matrias que tratam efetivamente de pesquisas realizadas para o licenciamento de obras, porm quem foi contratado para fazer esse trabalho foi uma universidade, geralmente pblica, como podemos observar no Grfico 8:

19

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

Grfico 8. matrias publicadas na Folha de so Paulo relativas s pesquisas de arqueologia Preventiva sob o aspecto de quem o principal autor da pesquisa e a instituio a qual ele pertence, de 2000 a 2010.

a anlise do discurso de linha francesa ser usada posteriormente em alguns dos textos desse levantamento com objetivo de entender o discurso, compreendido como o lugar onde se do efeitos de sentidos entre locutores (ORLANDI, 2007a: 21), pois pelo discurso que melhor se compreende a relao entre linguagem/pensamento/mundo, porque o discurso uma das instncias materiais (concretas) dessa relao (ORLANDI, 2007b: 12).

20

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

No Grfico acima, a categoria Indeterminado relativa aos textos nos quais no foi possvel determinar com exatido se os pesquisadores citados representavam uma empresa ou uma universidade. Pensando apenas naquelas matrias em que foi possvel determinar a que tipo de instituio os entrevistados pertenciam, possvel dizer que o nmero de pessoas pertencentes ao meio acadmico que aparecem em matrias que tratam de pesquisas de arqueologia de contrato bastante representativo (30%). ou seja, plausvel especular que esse dado tenha origem em trs aspectos: primeiro, as assessorias de comunicao das instituies de ensino provavelmente tiveram uma atuao no sentido de divulgar as pesquisas realizadas, mesmo se tratando de pesquisas de arqueologia preventiva; Segundo, os profissionais envolvidos nas pesquisas possivelmente j so fontes anteriormente consultadas para a elaborao do discurso jornalstico. as fontes so locais ou pessoas que o jornalista busca para obter informaes e construir seu texto. no caso das pessoas, so aquelas que, geralmente, o jornalista acostumado a cobrir um determinado tema, no caso cincia, costuma procurar para saber se h algum fato relevante para se tornar notcia, ou seja, h um relacionamento um pouco mais estreito entre jornalista e fonte. o caso do professor do museu de arqueologia e etnologia da universidade de so Paulo, eduardo ges neves, comumente procurado para falar de arqueologia amaznica, seja em relao s suas pesquisas acadmicas, s suas pesquisas de arqueologia de contrato ou, at, para dar sua opinio a respeito de outras pesquisas realizadas na regio, situaes constatadas em diversas matrias desse universo aqui levantado. A Folha classifica suas fontes segundo sua confiabilidade, que vai do Tipo zero a mais confivel - at o Tipo 4 a menos confivel. A fonte Tipo um classificada pela Folha como a mais confivel nos casos em que a fonte uma pessoa. (...) tem histrico de confiabilidade (...). Fala com conhecimento de causa (...) e no tem interesses imediatos na sua divulgao, (FOLHA, 2010: 38). Acredito que nesta categoria que se encaixam os arquelogos pertencentes a instituies de ensino que foram fontes para matrias que tratam de projetos de arqueologia preventiva. a questo da confiabilidade tambm pode ter relao com o terceiro aspecto que sugiro para justificar a presena de muitas matrias sobre Arqueologia de contrato encontradas nesse levantamento que foram feitas a partir de entrevistas com arquelogos pertencentes a alguma universidade, pois pensando sob a tica da anlise do discurso7 , coerente afirmar que pode haver um trao de relao de fora, j que uma pesquisa de arqueologia preventiva realizada por uma Universidade tem mais peso quando reprter

busca legitimar, dar credibilidade a seu discurso e, dessa maneira, afirmar a suposta caracterstica do discurso jornalstico como transmissor imparcial da verdade. as relaes de fora podem ser encontradas nas citaes entre aspas tambm presentes no texto jornalstico, que, de acordo com o manual de redao da Folha, seriam responsveis pela credibilidade da notcia. elas dariam a referida credibilidade ao discurso, pois viriam de pessoas autorizadas a falar sobre determinado assunto. Para maingueneau (1997), o fato de um primeiro locutor se abrigar em um outro discurso seria uma maneira de sugerir o que se pensa, sem necessitar responsabilizar-se por isso (MAINGUENEAU, 1997: 86) e, alm disso, o locutor citado aparece como a autoridade que protege a assero. voltando, ainda Tabela 1, proponho fazer tambm um recorte e uma reflexo em relao ao nmero de matrias publicadas de acordo com o estado da federao onde as pesquisas arqueolgicas foram realizadas, o que procuro sistematizar na Tabela 4 a seguir:

Tabela 4: matrias publicadas comparveis com portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisa, ano a ano, por estado da federao.

21

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

Cabe dizer que a categoria vrios corresponde a matrias nas quais vrios estados foram citados, como por exemplo, aquelas que se referem ao licenciamento das reas da rodovia Transnordestina, que passa por diversos estados do nordeste brasileiro. de maneira geral, para o perodo analisado, como j foi apontado em outro momento, o estado de so Paulo a unidade da federao que mais obteve matrias publicadas a respeito de pesquisas arqueolgicas realizadas em seu territrio (60), seguido de Amazonas e Piau (15) e, com 14 matrias, os estados do Par e Minas Gerais. Pelo Mapa 1, a seguir, fica evidente que as reas das regies Sudeste e Norte do pas destacam-se em relao ao nmero de matrias publicadas, sendo que, mesmo que timidamente, possvel tambm notar estados com matrias publicadas na regio nordeste e sul. H estados da federao que no tiveram nenhuma matria publicada. so eles maranho, Tocantins, gois, rio grande do norte e esprito santo,

mesmo que, de acordo com Wichers (2010), tenham sido realizadas pesquisas arqueolgicas entre 2003 e 2009 em seu territrio. J no caso do estado de roraima, Wichers no constatou pesquisas realizadas no perodo e, assim, isso tambm acabou se refletindo no levantamento dos textos publicados na Folha.

Mapa 1 distribuio das matrias publicadas na Folha de s. Paulo sobre arqueologia no Brasil (2000 a 2010).

mapa 2 distribuio das pesquisas arqueolgicas no territrio brasileiro (2003 a 2009). (WiCHers, 2010, p 204)

no mapa 2, Wichers (2010) separou as portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisas arqueolgicas por estado da federao. a autora demonstra que h concentrao de portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisas nos estados de mato grosso, gois, Bahia, minas gerais, so Paulo, santa Catarina e rio grande do sul. a partir desses dados, podemos sugerir que o nmero de pesquisas realizadas em um estado no reflete na publicao de matrias veiculadas na Folha, isso porque os nicos estados que tiveram o nmero de textos publicados coerente no numericamente ou proporcionalmente, apenas tendencialmente com o nmero de autorizaes para pesquisas emitidas foram so Paulo cabe novamente dizer que o fato do jornal ser paulista, apesar de ter circulao nacional, pode ter influenciado esse dado e Minas Gerais. restringido minha anlise aos estados que mais obtiveram publicaes no perodo, observo que na regio norte, de acordo com Wichers (2010), o maior nmero de portarias de autorizao e permisso emitidas ficou com o estado do Par (84). J o maior nmero de matrias para a regio norte foi sobre pesquisas realizadas no estado do amazonas (15), apenas uma a mais que as que mencionam o Par (14). se olharmos para os nmeros de matrias publicadas nos dois estados (total de 29), veremos que a maioria delas no gerada por pesquisas de arqueologia preventiva (sete matrias, correspondendo a 24,2% do total), mas sim por pesquisas acadmicas (22 matrias, correspondendo a 75,8% do total). o nmero maior das matrias sobre pesquisas acadmicas poderia ter sua raiz na maioria das portarias de autorizao e permisso emitidas para ambos estados ser de fato para pesquisas acadmicas. isso porque eles so ocupados pela Floresta amaznica, a regio do Pas com maior quantidade de reas protegidas, tendo mais de um tero de seu territrio enquadrado em um regime de

22

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

informaes retiradas do site http://www.brasil.gov.br/sobre/ meio-ambiente/amazonia/ amazonia/print em 23/05/2011.

informaes retiradas do site http://www.fumdham.org.br/, em 18/07/2011.

informaes retiradas do site http://www.fumdham.org.br/, em 18/07/2011.


10

23

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

proteo8 ; assim, suponho que o nmero de obras na regio seria limitado. outro ponto que daria visibilidade s pesquisas de cunho acadmico o fato de que h grande nmero de pesquisas na rea realizada pelo museu Paraense emlio goeldi, instituio com a iniciativa de divulgar suas pesquisas, o que pode ser constatado por meio da manuteno permanente de seu servio de Comunicao, onde est inserida a agncia museu goeldi, que presta servios de assessoria de imprensa, entre outras atividades, o que colaboraria para uma maior visibilidade, e se reflete, inclusive, no nmero de matrias publicadas na Folha. Outro fator que justificaria a predominncia de pesquisas acadmicas seria o interesse cientfico na regio. Para completar importante ressaltar, ainda, que o interesse da Folha se mostrou bastante grande quando o assunto a ocupao da Floresta amaznia, sua antiguidade e o modo de organizao das sociedades antigas (15 dentre as 29 matrias tratavam do tema). Outra observao sobre a regio que Wichers verificou um um aumento das portarias para o estado de rondnia (...) nos anos de 2007 e 2008, (...) esse fenmeno est associado implantao de grandes empreendimentos hidreltricos e infraestrutura correspondente (Wichers, 2010: 199). Tal fato pde tambm ser observado no levantamento das matrias, pois o estado obteve publicaes apenas em 2009 e 2010, aps o incio da realizao das obras, e as sete matrias encontradas sobre rondnia tratam exatamente de stios arqueolgicos descobertos por ocasio da construo das hidreltricas citadas. o Piau foi um estado brasileiro que tambm se destacou com o nmero de matrias publicadas sobre pesquisas arqueolgicas em seu territrio. Porm, Wichers constatou que na regio nordeste, foi a Bahia que registrou o maior nmero de portarias de autorizao e permisso emitidas (200), embora no levantamento da Folha, apenas seis matrias publicadas sobre a Bahia tenham aparecido. olhando de forma detalhada as matrias publicadas referentes ao Piau, constatamos que todas as 15 so sobre pesquisas de cunho acadmico e a respeito do Parque nacional da serra da Capivara. esse parque est localizado na regio sudoeste do estado e possui como atrativo cultural um grande conjunto formado por 912 stios arqueolgicos, fazendo com que a Unesco declarasse-o Patrimnio Cultural da Humanidade, em 19919 . na regio da serra da Capivara que existem as dataes mais antigas para a ocupao humana no continente americano (100 mil anos), segundo a arqueloga nide guidon, principal pesquisadora da rea. Cabe dizer que nide guidon se mostrou a principal entrevistada em quase todas as matrias selecionadas e mais da metade delas discutiam a antiguidade do homem americano, a partir de dataes da serra da Capivara. suponho que tanto a prpria arqueloga quanto o parque da serra da Capivara sejam o que h de mais conhecido no Brasil pela populao quanto o assunto arqueologia. aqui, vale pontuar que, apesar de seu nome sugerir, nide guidon brasileira e natural de Ja/sP10 e essa informao torna-se importante quando refletimos sobre as matrias a respeito de Arqueologia publicadas na Folha sob a tica da anlise do discurso. isso porque o fato de nid guidon ser brasileira e no se importar com a frequente atribuio a ela da nacionalidade francesa, um trao de relao de fora que o jornal e/ou a prpria arqueloga usariam para legitimar seus discursos, pois a cientista

seria uma autoridade inquestionvel em virtude de ser uma pesquisadora estrangeira, ou seja, as pesquisas de um cientista estrangeiro teriam maior valor que aquelas realizadas por um brasileiro. Tambm possvel que esta dedicao da Folha em noticiar as pesquisas de nid guidon, ainda que as dataes da cientista para os stios dessa rea sejam controvrsias no meio cientfico, seja um reflexo da busca pelo antigo na mdia, como sugere Wichers:
os resultados obtidos na serra da Capivara (as dataes) (...) ocupam, frequentemente, espaos na mdia e em grandes exposies de Arqueologia, evidenciando que a busca pelo antigo ainda marca as mentalidades expressas na arqueologia musealizada brasileira (Wichers, 2010: 225).

mudando o foco dessa discusso para os estados de so Paulo e minas Gerais, que aparecem com 60 e 14 publicaes na Folha, respectivamente, no levantamento feito por Wichers, a regio sudeste, qual esses dois estados pertencem, aquela com o maior nmero de pesquisas, com 1234 portarias do iPHan, o que corresponde a quase metade das portarias de autorizao e permisso emitidas no perodo para o Brasil (WICHERS, 2010: 201), um dado refletido no levantamento da Folha. Para o estado de So Paulo, a autora contabilizou 635 portarias de autorizao e permisso emitidas para pesquisas no perodo de 2003 a 2009. no levantamento de matrias publicadas na Folha, o estado tambm contou com o maior nmero (60), ou seja, 34,5% de todas as matrias do perodo de 2000 a 2010. Wichers afirma que o estado tambm representa pelo menos 14% das pesquisas efetuadas no territrio nacional (WICHERS, 2010: 202). no que haja compatibilidade entre portarias de autorizao e permisso emitidas e matrias publicadas, mas podemos sugerir uma certa tendncia. verdade tambm que, pelo fato de a Folha ter sede em so Paulo, possvel que o nmero de matrias publicadas sobre as pesquisas realizadas em solo paulista seja explicado pelo que se chama de proximidade, um dos critrios que os jornalistas utilizam para decidir o que ou no notcia: quanto maior a proximidade geogrfica entre o fato gerador da notcia e o leitor, mais importante ela (FOLHA, 2010: 44) embora a Folha no divulgue se a tiragem de seus exemplares maior no estado de so Paulo, possvel deduzir que o maior nmero de leitores desse jornal de circulao nacional seja paulista. Apesar disso, o que interessante notar que cerca de 68% das matrias selecionadas para so Paulo foram geradas a partir de pesquisas para o licenciamento de obras, ficando as acadmicas com cerca de 32%. Wichers no dividiu as portarias que levantou por finalidade acadmica ou licenciamento de obras, porm ela sugeriu que
a configurao contempornea da realidade arqueolgica brasileira est fortemente imbricada aos processos de crescimento econmico. dessa forma, os estados que apresentam maior dinmica econmica, acompanhada de um maior lastro no cumprimento da legislao, foram os mais pesquisados entre 2003 e 2009 (WICHERS, 2010: 202).

24

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

J o estado de minas gerais, o segundo da regio sudeste em emisso de portarias, possui 14 matrias publicadas no perodo. dessas, a maioria (13) se refere a pesquisas acadmicas, dentre as quais apenas uma no tem como assunto as pesquisas realizadas em lagoa santa. no local foi encontrado o esqueleto Luzia, que acabou ficando famoso como a brasileira mais antiga da pr-histria. A ossada provocou discusses a respeito de como e quando ocorreu o povoamento da amrica, fazendo com que o assunto homens de lagoa santa e luzia tivessem grande destaque na imprensa nacional e internacional.

ConCluso
Comparando o levantamento das portarias de pesquisas arqueolgicas emitidas pelo iPHan de 2003 a 2009, realizado por Zanettini (2009) e Wichers (2010), com o levantamento das matrias que fazem referncia arqueologia, publicadas no jornal Folha de s. Paulo, entre 2000 e 2010, podemos concluir que as matrias encontradas na Folha no perodo acompanham apenas tendencialmente as pesquisas realizadas no Brasil. Isso porque se verificou tal tendncia somente em aspectos concernentes ao pico de crescimento na emisso das portarias no binio 2007/2008 e a tendncia de aumento na publicao de matrias a partir de 2007. Tambm conclumos que a falta de pesquisas realizadas no estado de Roraima refletiu-se na falta matrias publicadas sobre esse estado; que as obras de hidroeltricas no estado de rondnia geraram a publicao de matrias; e que h coerncia em relao ao nmero de pesquisas realizadas no estado de so Paulo e o nmero de matrias publicadas. Porm, o nmero de matrias publicadas no perodo sobre pesquisas realizadas no mundo ainda esmagadoramente maior se comparado s matrias que abordam as pesquisas feitas no Brasil, o que poderia ser explicado, talvez, pela publicao de matrias provenientes de agncias internacionais de notcias, como a Thomson Reuters, Agence France-Presse, entre outras. a nica exceo pde ser observada no ano 2000 (82 matrias sobre arqueologia no Brasil e 48 no mundo), porm esse nmero foi bastante influenciado por textos relativos s comemoraes dos 500 anos do Brasil (22), que tambm pode ter dirigido as pautas a matrias com temas correlacionados. alm disso, quantitativamente, o nmero de textos publicados na Folha de s. Paulo no vem acompanhando o grande crescimento das pesquisas em Arqueologia realizadas no Brasil fica muito longe, alis. preciso considerar que a Folha j tem um espao pr-determinado para as matrias da editoria de cincia; porm, acredito que no h uma regra para a ocupao desse espao, ou seja, se o jornalista se deparar mais constantemente com interessantes sugestes de pauta sobre as pesquisas arqueolgicas, se houver uma postura proativa pela qual o assunto arqueologia possa chegar at o jornalista da redao, o mesmo espao disponvel ser mais vezes ocupado por matrias sobre arqueologia. em relao diviso entre pesquisas acadmicas e de arqueologia preventiva, foi possvel verificar que ora h mais matrias que tratam de pesquisas relacionadas ao licenciamento de obras, ora h mais matrias

25

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

sobre pesquisas acadmicas. aqui no se pode notar uma tendncia de crescimento das publicaes a respeito das pesquisas de arqueologia preventiva aps a entrada em vigor da portaria 230 do iPHan, em 2002. mas preciso dizer que, nos ltimos dois anos, nota-se que o nmero de textos sobre pesquisas de arqueologia preventiva acabou sendo, em 2009, o triplo e, em 2010, o dobro do nmero de textos sobre pesquisas acadmicas. Talvez, aqui, observe-se o incio da tendncia das matrias acompanharem o tipo de pesquisa, j que os projetos de arqueologia preventiva correspondem hoje grande parte dos estudos arqueolgicos realizados no pas. Podemos fazer especulaes para tentar explicar o porqu de o nmero de publicaes na Folha de s. Paulo no ter acompanhado o crescimento das pesquisas, tendencialmente falando insisto no tendencialmente, pois jamais o nmero de matrias publicadas ir se equiparar com o nmero de portarias de autorizao e permisso emitidas. ouso dizer que, talvez, o nmero de textos reflita a falta de interesse pela divulgao por parte dos arquelogos, mas tambm pode ser reflexo da falta de conhecimento desse universo (arqueologia, pesquisas acadmicas e preventivas, onde obter fontes) por parte dos jornalistas, que acabam se interessando pelas mesmas pesquisas cientficas, como aquelas realizadas na Serra da Capivara, Lagoa santa ou Floresta amaznica, tendo sempre os mesmos arquelogos como fontes, ou se preocupam apenas em formular matrias que possam retratar o carter antigo e grandes descobertas. assim como Zanettini observou em 1991, o que ainda pode ser aplicvel s matrias selecionadas neste levantamento: acompanho os noticirios em nossos principais peridicos e o que vejo? Que a mmia mais antiga do mundo j foi descoberta centenas de vezes, que a imprensa escrita devota pouco espao s descobertas feitas em territrio nacional (ZANETTINI, 1991: 4).

26

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

BiBliogrAFiA
AMORIN, Luis Henrique, MASSARANI, Lusa. Jornalismo Cientfico: Um estudo de caso de trs jornais brasileiros. revista Brasileira de ensino de Cincia e Tecnologia vol 1, n 1, jan - abril 2008. Disponvel em http://www.pg.utfpr.edu.br/depog/periodicos/index.php/rbect/article/viewFile/225/198 acessado em 17/07/2011. FOLHA DE S. PAULO. Manual da Redao da Folha de S. Paulo. Ed.16. So Paulo, SP: Publifolha, 2010. FUNARI, Pedro Paulo. Arqueologia. So Paulo,SP : Contexto, 2003. MAINGUENEAU, Dominique. Novas tendncias em anlise do discurso. 3ed.Campinas, SP: Pontes, 1997. ORLANDI, Eni P. Anlise do Discurso: Princpios e Procedimentos. Ed. 7. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007 a. ______________. Autoria, leitura e feitos do trabalho simblico. Ed. 5. Campinas, SP: Pontes Editores, 2007 b. WICHERS, Camila Azevedo de Moraes . Museus e antropofagia do patrimnio arqueolgico: caminhos da prtica brasileira. 2010. Tese. Programa de Programa de doutoramento em museologia. universidade lusfona de Humanidades e Tecnologias, departamento de museologia., lisboa, Portugal. ZANETTINI, Paulo Eduardo. Projetar o futuro para a Arqueologia Brasileira: desafio de todos. Revista de Arqueologia Americana. Nmero 27, 2009. (pp 71- 87). ___________, Paulo eduardo. indiana Jones deve morrer. Jornal da Tarde. so Paulo/sP 18/05/1991. (pp. 04 - 05).

27

Arqueologia Pblica | Campinas | n 5 | 2012

You might also like