You are on page 1of 8

1

Lei e Justia

O Julgamento de Scrates

"
Muitos gregos, incluindo os grandes trgicos e alguns filsofos pr-socrticos, consideraram a justia em um sentido muito geral, algo justo quando sua existncia no interfere com a ordem a qual pertence. Neste sentido, a justia muito similar ordem ou medida. O que cada coisa ocupe seu lugar no universo justo. Quando no ocorre assim, quando uma coisa usurpa o lugar de outra, quando no se confina a ser o que se , quando existe alguma demasia ou excesso, , se produz uma injustia. Cumpre-se a justia s quando se restaura a ordem originria, quando se corrige, e castiga, a desmesura. [...] Tem sido comum distinguir entre a lei divina e a lei natural e tem havido diversidade de opinies a respeito da relao entre estes dois tipos de leis. [...] Distingue-se tambm entre lei natural e lei positiva. Esta ltima a lei, ou srie de leis, que regem uma sociedade, ou que uma sociedade adota em sua estrutura jurdica. Grocio mantm que se a justia est fundada na lei natural, as leis positivas so justas somente na medida em que se conformam com aquela lei.

"
Fonte: Diccionario de Filosofia Jos Ferrater Mora, Alianza Editorial, S.A., Madrid, 1988.

-------------------------- Lei e Justia----------------------

Antiguidade
Plato ( 429 347 a. C.)

A Repblica

"
No primeiro dos dez livros da Repblica, Plato examina e critica, diversas concepes de justia. Prontamente considera inaceitvel conceber que a justia o restabelecimento por quaisquer meios incluindo meios violentos de algum desequilbrio produzido por um excesso. A justia no mera compensao de danos.Plato no admite tampouco que a justia consista em fazer bem aos amigos e dano aos inimigos. Em particular, Plato se ope concepo do sofista Trasmaco, o qual afirmava que o que se chama <<justia>> um modo de servir aos prprios interesses, que so os interesses daquele que tem, ou daqueles que tm, o poder. Os poderosos so os fortes; estes falam de justia, porm, em rigor, querem reafirmar, e justificar, seu domnio sobre os demais membros da comunidade. Em suma: a justia um encobriment o de interesses particulares da a definio por Trasmaco da justia como <<o interesse do mais forte (ou poderoso)>>(330A). Em 338a Trasmaco d outra definio que
" A justia no outra coisa seno a conveniencia do mais forte [...] Uma vez promulgadas essas leis, fazem saber que justo para os governos aquilo que lhes convm, e castigam os transgressores, a ttulo de que violaram a lei e cometeram uma injustia. Aqui tens, meu excelnte amigo, aquilo que eu quero dizer, ao afirmar que h um s modelo de juitia em todos os estados, o que convm aos poderes consti tudos. Ora, estes que detem a fora. de onde resul ta, para quem pensar corretamente, que a justia a mesma em toda a parte: a conveniencia do mais forte."

Em 343a Trasimaco faz uma grande explanao para mostrar que


"a injustia, quando chega a um certo ponto, mais potente, mais livre e mais desptica do que a justia, e, como eu dizia a principio, a vangtagem do mais forte a justia, ao passo que injustia qualuqer coisa de til a uma pessoa e de vantajoso."

"
Fontes: Diccionario de Filosofia Jos Ferrater Mora, Alianza Editorial, S.A., Madrid, 1988. Plato - A Repblica - Martin Claret 2003 2

-------------------------- Lei e Justia----------------------

Antiguidade
Aristteles (384 - 322 a.C.).

"
O sistema de justia de qualquer sociedade ir proibir aes erradas e pemitir boas aes, nesse sentido a justia e injustia se vincula ao que legal ou ilegal. Mas Aristteles foca a idia de injustia como sendo quando um homem faz algo errado para sua prpria vantagem. Justia um tipo de igualdade, enquanto injustia um tipo de inequidade (no sei se existe essa palavra)., e o homem injusto almeja uma diviso iniqal de algo bom. H dois tipos de justia que Aristoteles oferece. O primeiro tipo de justia regula a distribuio do que produzido em partes comuns, como por exemplo no comrcio. Em outras palavras, o valor que determinado homem contribui para uma "empresa comum" e o valor do benefcio que ele recebe disso deve ser o mesmo em relao a outro contribuinte que contribui com outra "empresa comum". Aristteles defende a idia que cidados virtuosos (no necessariament e ricos) fazem maiores contribuies para suas sociedades e eles devem esperar grandes recompensas e honras por isso. O outro tipo de justia se liga a relao entre indivduos. Quando eu compro um par de sapatos de uma pessoa por um preo justo, ns trocamos coisas de igual valor. O dinheiro faz essa equiparao entre as duas mercadorias, e quando a troca justa, eu preservo o valor de ambas as coisas. Comprar e vender sao transaes voluntrias ao contrrio do roubo que seria uma transao involuntria. No caso do roubo, a justia requer que eu seja compensado pelo roubo e quem me roubou seja punido para que a igualdade entre as relaes seja restaurada. A justia portanto uma mediania entre um ganho injusto e uma perda injusta. Se vc tem menos do que justo do que bom, ou mais do que mal, ento a pessoa tem sido tratada injustamente. A pessoa pode ser considerada justa quando sua vontade sempre de assegurar que todos tenha uma parte justa tanto vc quanto os outros. Ser justo para Aristteles mais do que conhecer as provises da lei; a pessoa precisa conhecer como aplicar essas provises em casos particulares, o que dificil e exige uma sabedoria prtica. A justia para Aristteles portanto pode ser de dois tipos, como distribuio e como retribuio.

-------------------------- Lei e Justia---------------------Em Aristteles a justia uma virtude difcl de lidar porque requer a interpetao de principios universais em situaes particulares. Esses princpios univerais seriam de dois tipos, princpios de justia no-escritos, que so geralmente validos e tem a fora de justia natural e leis escritas que decreta as proibies e injunes das juridies particulares; segundo aristoteles, toda sociedade bem legislada usar os dois tipos de princpios legais.

"
Fontes: The cambridge companion - Aristteles - Captulo 7 Autor ( D.S. Hutchinson - paginas 222-224)

Atividades 1) O que Jus tia para Plato ? 2) O que Jus tia para Aristteles ? 3) H alguma s emelhan a entre a justia para Plato e par a Aristteles ? 4) Pelo seu entendimento do texto e c onhecimento anter ior acerca do assunto, o que Jus tia
para voc ?

5) Qual o conceito de Lei que es t implcito no conceito de Justia de Plato ? E de Ar istteles ?

A Liga da Justia

"
Liga da Justia um desenho animado sobre um time de super-heris. Entre seus membros, destacam-se: Superman, Batman, Aquaman, Mulher Maravilha, Lanterna Verde, Flash e Caador de Marte, tambm conhecidos como os "Sete Magnficos". Estes super-heris lutam em favor de um mundo mais justo. Todos eles tm poderes incrveis, encarando perigos nunca antes imaginados. Eles se autodenominam super -heris, e lutam juntos. Sob a liderana da Liga da Justia, um grupo de super-heris da Terra transforma-se numa fora invencvel, sempre pronta para ao...
4

-------------------------- Lei e Justia----------------------

Atividades 1) Baseado no des enho animado Liga da Jus tia, qual o conceito de Justia presente ? 2) A Justia para a Liga da Jus tia lhe parece realmente jus ta ? 3) Qual a relao que voc realiza entre o conceito de Justia presente no des enho e nos textos lidos sobre
Plato e Aristteles ? 4) Escreva um conceito de Justia de sua autoria com base nos textos lidos e no desenho animado.

Perodo Moderno
J-J Rousseau ( 1712 1778 d. c.)

"
Rousseau concebe a justia, por sua vez, como um sistema de legislao que deve estar, antes de tudo, ao servio da liberdade e da igualdade. No contrato Social diz:
[...] se considerarmos humanamente as coisas desprovi das de sanso natural as leis de justia so vs entre os homens. Produzem somente o bem do malvado e o mal do justo , quando este as observa para com todos sem que ningum os observe para com ele. Por consegui nte tornam -se necessrias convenes e leis para unir o direito aos deveres e conduzi r justia ao seu fim.

Assim, Rousseau emprega o termo justia em dois sentidos distintos: a) como exigncia da razo universal, com desenvolvimento possvel apenas na social; b) conjuntode regras cuja observao permite a perpetuao e coerncia do corpo social. A Repblica de Rousseau um Estado de liberdade e de justia , que garante a cada um os seus direitos em virtude da prpria natureza do poder poltico e do seu exrcito democraticamente participado. Referindo-se a lei, no considera as leis vigentes satisfatrias (leis institudas na monarquia, na aristocracia). Sua inteno estabelecer um padro das leis (que seria uma forma de superar as oposies entre indivduo e Estado), baseado na igualdade, sendo esse critrio indispensvel para o contrato social.

-------------------------- Lei e Justia---------------------Portanto, a justia estabelecida na lei deve ter reciprocidade entre os indivduos, cada um tendo seus direitos e deveres, tanto o soberano quanto os sditos. Por isso, as leis devem representar toda a sociedade, sendo consideradas como vontade geral (no no sentido de uma unio das vontades individuais e sim da vontade do corpo poltico ). Porm, Rousseau no descarta a possibilidade de guias para a tomada de decises, isto , um Legislador que possua uma inteligncia superior . Tal legislador teria uma das tarefas mais exigentes na sociedade: estipular regras e normas que limitam a liberdade de cada indivduo em nome do bem desses. Para tanto deve ser capaz de exercer tal poder sem beneficiar-se, o legislador no deve tornar-se um governante autoritrio afastado do corpo poltico.Portanto, as leis estabelecidas no contrato social asseguram a liberdade civil atravs dos direitos e deveres de cada cidado no corpo poltico da sociedade. Mas para isso, cada cidado deve doar-se completamente, submetendo-se ao padro coletivo.

"
Fonte: ROUSSEAU, Jean -Jacques. Do contrato social. So Paulo: Abril Cultural, 1978. ______________________ Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. So Paulo: Abril Cultural, 1978. ______________________ Emlio ou da educao. So Paulo: Martins Fontes, 1995

Perodo Moderno
Thomas Hobbes ( 1588 1679 d. c.)

"
Thomas Hobbes um dos filsofos que, ao procurar meios para organizar as diversas formas as vontades e razes humanas, dedica um importante espao ao universo jurdico. Em sua doutrina as leis so responsveis pelo convvio harmnico e pacfico entre os homens e o conceito de justia exposto de forma a garantir a legitimidade do arcabouo jurdico.
6

-------------------------- Lei e Justia---------------------Hobbes concebe a justia como um valor presente na razo humana, que aps a criao do Estado, exerce um papel mantenedor e decisivo em sua filosofia poltica na medida em que permite a estabilidade dos pactos entre os homens. Aps a anlise e descrio do momento da gnese estatal possvel verificar tanto a necessidade quanto a possibilidade da justia. Hobbes tambm assumiu a igualdade fsica e espiritual dos homens, dizendo que as diferenas entre os seres humanos no so de tal monta que possam justificar benesses especiais. Mesmo um homem fraco, segundo ele, pode sujeitar um mais forte, pela fora da imaginao ou pela cooperao de outros e a igualdade de esprito ainda maior. Sustentou que, em estado de natureza, todos so iguais e que a desigualdade surgiu com leis civs. No Leviat, Hobbes disse ser uma lei natural que cada homem reconhea os outros como seres iguais por natureza. Mas, como homo hominis lupus, os homens vivem em constante estado de guerra, uns contra os outros e esse estado de igualdade natural no poderia sustentar a doutrina de Hobbes; ele reconheceu a necessidade de um pacto pelo qual todos abrem mo da liberdade, para viver sob um poder soberano que possibilite a auto-preservao e a busca da felicidade. Pelo pacto, os atos do soberano devem ser automaticamente aceitos por toda a comunidade; no estado de natureza no h justo nem injusto, porque no h lei nem propriedade e cada um pode conservar o que conseguir. Para Hobbes s existe justia quando existir a lei; quando se fala em justia provinda da lei natural, est-se desvirtuando o seu sentido. A justia s existe, quando houver um pacto, a palavra daquele que tem direito de mando sobre os outros, isto , quando existir a lei. A injustia s existe, quando existir o rompimento de um pacto anterior. Esse pacto inclui um poder coercitivo que obriga todos a cumpr-lo; ento sim, pode-se dar a cada um o que seu, porque, com as leis, surgem a propriedade e os outros direitos. Uma vez que o poder tenha sido concedido ao poder soberano, permitindo-lhe exigir obedincia s leis, ser injusto qualquer ato contra o Estado, que poder punir de acordo com suas leis. O Estado soberano de Hobbes torna-se desptico, porque todos renunciam liberdade natural em favor de sua instituio - assim, ele jamais comete injustia e, portanto, impossvel opor-se ele.

"
Fonte: HOBBES, Thomas. O Leviat ou Matria, Forma e Poder de um Estado Eclesistico e Civil., So Paulo, Os Pensadores, 4 ed., Nova Cultura, 1998

Atividades 1) Qual o conceito de Lei e Jus tia presente em Rous seau ?


7

-------------------------- Lei e Justia---------------------2) Qual o conceito de Lei e de Jus tia presente em Hobbes ? 3) Qual a relao entre a Justia de Hobbes e a Justia de Rousseau ? 4) Qual das 2 teorias lhe parece mais assertiva? Porque?

BIBLIOGRAFIA MORA,Jos Ferrater . Dicionario de Filosofia. Alianza Editorial, S.A., Madrid, 1988. PLATO - A Repblica - Martin Claret, 2003 The cambridge companion - Aristteles - Captulo 7 Autor ( D.S. Hutchinson - paginas 222-224) ROUSSEAU, Jean -Jacques. Do contrato social. So Paulo: Abril Cultural, 1978. ______________________ Discurso sobre a origem e os fundamentos da desigualdade entre os homens. So Paulo: Abril Cultural, 1978. ______________________ Emlio ou da educao. So Paulo: Martins Fontes, 1995 HOBBES, Thomas. O Leviat ou Matria, Forma e Poder de um Estado Eclesistico e Civil., So Paulo, Os Pensadores, 4 ed., Nova Cultura, 1998

Trabalho apresentado disciplina de Laboratrio de Filosofia III, com a professora Lvia Guimares. 2 semestre de 2008. Integrantes do grupo: Aline Aparecida Alves, Fabiano Veliq e Igor Alexandre Braga Menezes

You might also like