You are on page 1of 4

As Lnguas da Bblia Ferramentas Divinas para a Propagao da Mensagem da Redeno

Introduo
Fator importante para a propagao da Redeno provida por Deus ao homem, as lnguas utilizadas no registro da Palavra de Deus, so extremamente ricas e possibilitam a transmisso da verdade divina com muita propriedade. Compreender a origem e o desenvolver destas liguas nos leva a um melhor entendimento da estratgia de Deus para preservar e distribuir sua verdade. Neste documento irei apresentar de forma suscinta as 3 lnguas bblicas: O Hebraico, O Aramaico e o Grego. Assim, vou observar a origem e a abrangncia das lnguas como aspectos principais, e, algumas outras caractersticas particulares a cada umas delas.

As 3 Lnguas Bblicas
O Hebraico
Origem A Abrangncia

O Aramaico
Origem Lngua de origem semtica, provavelmente de mesma origem do Hebraico, o Aramaico era a lngua mais utilizada no perodo do Antigo Testamento ps-exlio. No tem uma origem conhecida, mas especula-se que seja originria de uma dialeto Amorreu. Porm o Aramaico J era usada no perodo patriarcal, j que, ve-se em um dialogo com Jac, seu sogro Labo, usando de expresses aramaicas em Gn 31.37. Afima-se que o Aramaico seja a lngua que tenha a mais longa e viva histria, pois era usada no perodo bblico e ainda hoje falada por alguns povos. A Abrangncia O Aramaico, principalmente no perodo ps-exlio difundiu-se por todo o territrio Palestino. Era a lingua oficial do imprio Persa, e continuou como mais uma das linguas conhecidas e utilizadas no mundo bblico do novo testamento, junto ao Hebraico e ao Grego.

A Transio O Aramaico foi a lngua que os Judeus adotaram no gradativamente no perodo do Antigo testamente, e que possibilitou a convivncia e interao em meio aos outros povos. Assim foi a lngua que tambm os permitiu participar da cultura Helnica no perodo de transio do domnio Persa ao perodo de domnio Grego, estabelecido inicialmente por Alexandre o Grande. Essa estratgia de Deus colocou o povo em situao favorvel para difundir as verdades sobre Ele e meio a povos de culturas diferentes, porm unidos por uma mesma lingua conhecida.

O Grego
Origem Aps o domnio Persa, atravs de Alexandre o Grande, a Grcia toma praticamente todo o mundo conhecido da poca, e difunde a cultura Helnica. Junto ao domnio vem a lingua Grega se estabelecendo como lingua oficial de todo o imprio. Sem origem definida, o Grego uma lngua extremamente rica. Diz-se que o Hebrico expressa a religio, por sua profundidade de significado, e o Grego a lngua do racioncnio, pois permitia penetrar e esclarecer quaisquer fenmenos exitentes. Essa riqueza permitiu ser lnguainstrumento de Deus para divulgar sua Redeno, na plenitude dos tempos, em um imprio que era a fonte de conhecimento na poca, baseava-se a cultura mais forte na poca (a Helncia), e assim, possibilitava atingir com a Cruz quase qualquer homem no perodo do Novo Testamento. A Abrangncia A abragncia do Grego no perodo intertestamentrio e do novo testamento era todo o imprio Grego, e depois Romano que manteve a cultura Helnica. O Grego tornou-se mais efetivo em atingir a todo o homem, quando, atravs das conquistas de Alexandre, a cultura Helnica foi distribuida, possibilitando o desenvolver de um padro Grego, mais simples, o Grego Coin, popular e de estrutura mais simples, sem perder a fora e a beleza, e o carregar de significados, caractersticos da lngua. A Palavra atingindo a todo o homem O Grego Coin, possibilitou um outro grande fato que possibilitou a distribuio da Palavra de Deus conhecida no perodo Bblico intertestamentrio e neotestamentrio: foi a Septuaginta. Essa traduo dos Escritos Hebricos para o Grego, possibilitou o conhecimento do Plano Redentor de Deus a qualquer presente no imprio Grego/Romano, e, hoje ainda nos trs significantes precisos de expresses hebraicas.

Concluso Bibliografia
CPAD A Origem da Bblia Comfort, Philip Wesley 2001 Vida Introduo Bblica Como a Bblia chegou at ns Geisler L., Norman; Nix, William 1997 Vida Nova O Novo Dicionrio da Bblia , Douglas, J. D.; 1995 Hagnos Dicionrio da Bblia, Davis, John D.; 2002 SBB A Bblia e sua histria, Miller, Stephen M.; Huber, Robert V. 2006

You might also like