You are on page 1of 8

COLGIO E CURSO DEFINIO

CORRUPO NO BRASIL

MICHELLE OLIVEIRA DA COSTA MILENA ZAIRA CARTAXO JANAINA DOS SANTOS MARISTELA FLIX

CAJAZEIRAS PB 2012.

COLGIO E CURSO DEFINIO FILOSOFIA ELIZER LIMA 3 ANO 08/08/2012

CORRUPO NO BRASIL
O presente trabalho trs para o leitor a Importncia de conhecermos o quadro da corrupo do Brasil e, consequentemente tornar-se mais consciente em relao ao que se trata a corrupo para que, ajude a acabar com essa imoralidade que ocorre no Congresso Nacional diante de nossos olhos.

MICHELLE OLIVEIRA DA COSTA MILENA ZAIRA CARTAXO JANAINA DOS SANTOS MARISTELA FLIX

AGRADECIMENTOS Quero agradecer ao nosso professor de filosofia por nos ter orientado a seguir nossos sonhos e desejos, por ter nos ensinados a ser persistentes em aquilo que queremos. Quero agradecer tambm a todas as pessoas que me ajudaram at aqui, nessa caminhada rdua de estudante em busca de suas realizaes.

NDICE 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Agradecimentos........................................................................................3 Introduo.................................................................................................5 O que a corrupo?...............................................................................6 Corrupo no Brasil..................................................................................6 Corrupo na Paraba...............................................................................7 Concluso.................................................................................................8 Anexos......................................................................................................9

O QUE CORRUPO? Corrupo uma palavra que vem do latim Corruptus que no mbito das cincias sociais tm por significado a utilizao do poder para obter vantagens e bens para fins prprios em virtude do que pblico, podendo essas vantagens se estender para as pessoas que cercam o indivduo corrupto. Existe uma srie de aes associadas com o crime de corrupo, podendo ser a extorso, fisiologismo, nepotismo, clientelismo, peculato, facilitao de trafego de drogas e de pessoas, alm da lavagem de dinheiro. A corrupo um ato que ocorre porque muitas pessoas querem alcanar o poder com o simples propsito de beneficiar a si prprio, sendo assim, agindo de maneira ilcita. O dinheiro dos cofres pblicos est sendo utilizado de forma ilegal por parlamentares e polticos que s enxergam a si mesmo, e no ao que se faz importante: o desenvolvimento do pas. Os culpados pela grande escala de corrupo no Brasil a populao, que elegem seus governantes sem o mnimo de observao nas suas aes passadas. As pessoas tornaram-se alienadas, colocando no poder pessoas que nunca fizeram nada pela populao e ao menos, sabem da luta que a populao passa pela falta de recursos bsicos como Sade, Educao, Saneamento Bsico, entre outros. CORRUPO NO BRASIL A histria poltica do Brasil marcada por inmeros escndalos polticos relacionados corrupo, principalmente com relao ao desvio de dinheiro pblico e nepotismo. Pesquisas indicam que a maioria da populao coloca no poder polticos corruptos sem ao menos uma avaliao do perfil do candidato escolhido. A corrupo no Brasil encontra-se em um percentual alarmante, onde 77% da corrupo este destacada como muito grave, sendo que essa aumenta em maior escala, em nmeros 54%. A maioria dos estudiosos da sociedade afirma que o Brasil ainda no est classificado como Desenvolvido por causa dos seus indicadores sociais baixos, e isso se d pelo fato de que o desvio de dinheiro pblico est aumentando em escalas incrveis e o que era pra ser destinado ao progresso da populao usado para construir grandes imveis para polticos ou mesmo para bancar viagens desnecessrias para polticos se divertirem custa da populao. Grandes foram os escndalos polticos que marcaram o inicio dos anos 2000 at hoje, dentre eles o que mais tiveram destaque foram: O do ex-

presidente do Tribunal Regional do Trabalho de So Paulo Nicolau dos Santos Neto, o juiz Lalau, o mensalo, o escndalo do dinheiro na cueca, o escndalo da quebra de sigilo bancrio, escndalo dos cartes corporativos, CPI das ONGs e agora estamos vivenciando o Caso Carlinhos Cachoeira. A impunidade nos casos de corrupo fazem com que esses nmeros aumentem e que as pessoas cada vez mais venham cometer tais atos, motivadas pelo que diz respeito a falta de punio as pessoas que cometem tais delitos, que so protegidas pela lei da Imunidade poltica, ou quando os responsveis pelo esquema de corrupo renunciam de seus cargos acabam enterrando as acusaes e quando a populao esquecer todo o acontecido, eles voltam ao poder. CORRUPO NA PARABA A corrupo na Paraba est em nmero perturbador, dados indicam que a corrupo acarreta um prejuzo anual de R$ 354,7 milhes de reais dos cofres pblicos, tendo um dos maiores ndices de desvios no Pas. Com os valores da corrupo seria possvel atender as necessidades bsicas de mais de 135.690,71 famlias carentes, alem de construir lares para cerca de 2.992,53 casas para moradores de rua. Na Paraba as maiores formas de corrupo praticadas so o nepotismo, desvio de dinheiro das licitaes, uso de empresas fantasmas e recursos que no so acabados de reformas inacabadas. A maioria dos polticos paraibanos esto envolvidos nesse esquema, tais como Efraim Morais, acusado de Nepotismo, onde acusado de incluir mais de 80 familiares e amigos em cargos pblicos, Wellington Roberto, Ricardo Rique, Carlos Dunga, Benjamim Maranho, Marcondes Gadelha, Cssio, Ney Suassuna, Ccero Lucena, entre outros. A maioria dos cidados paraibanos desconhecem do envolvimento de certos polticos com o crime e continuam elegendo as mesmas pessoas para governar e continuar roubando o dinheiro que poderia ser muito bem aplicado em melhorias para nossa sociedade.

INTRODUO A corrupo no Brasil algo marcado historicamente, onde se intensificou a partir dos anos 1970, com o governo de Collor de Melo. A corrupo algo que vem enraizado e que trs bastante agravantes para a economia e crescimento do pas. O Brasil tem um atraso enorme com relao a esse fator. Em cada ano desviado bilhes dos nossos cofres pblicos, dinheiro que poderia ser utilizado em investimentos para o pas. Espera-se que a populao seja mais consciente de seu papel social como cidado de eleger pessoas que verdadeiramente iro colaborar com o crescimento econmico do estado.

CONCLUSO O referido trabalho tem por intuito trazer conhecimento sobre o que os polticos corruptos esto causando em nosso pas e a gravidade de tal problema, que assola o Brasil a mais de trs dcadas. Muitos esto sendo os projetos de lei para acabar com a imoralidade no plenrio que est sendo praticado por esses ladres, porm, ainda continuam. Enfim, o que se esperado que cada vez mais venham a analisar em quem esto entregando o poder de governar, para que o Brasil se torne mais limpo e justo.

You might also like