You are on page 1of 13

Professor: Jos S.

Sobral Neto

FSICA 2 ANO.

CALORIMETRIA
Passaremos a discutir sobre o conceito de Calor. Veremos tambm como medir o Calor e como ocorre a transferncia desse calor de um corpo para outro. 1 CALOR a energia trmica em trnsito, que se transfere do corpo de maior temperatura para o corpo de menor temperatura. Nessa transferncia pode ocorrer apenas uma mudana de temperatura (calor sensvel) ou uma mudana de estado fsico (calor latente). 1.1 UNIDADE DE MEDIDA DO CALOR A substncia utilizada como padro para definir a unidade de quantidade de calor, a caloria (cal), foi a gua. Uma caloria a quantidade de calor necessria para que 1 grama de gua pura, sob presso normal, sofra a elevao de temperatura de 1oC. Como calor energia, experimentalmente Joule estabeleceu o equivalente mecnico do calor:
1 cal @ 4,186 J

A capacidade trmica uma caracterstica do corpo e no da substncia. Portanto, diferentes blocos de alumnio tm diferentes capacidades trmicas, apesar de serem da mesma substncia. Quando consideramos a capacidade trmica da unidade de massa temos o calor especfico c da substncia considerada.

c=
Unidades Usuais: C............ cal/oC; m............grama (g); c............ cal/g.oC.

C m

Calor especfico uma caracterstica da substncia e no do corpo. Portanto cada substncia possui o seu calor especfico. Confira a tabela de alguns valores de calor especfico. Substncia gua lcool Alumnio Chumbo Cobre Calor Especfico (cal/g.oC) 1,000 0,580 0,219 0,031 0,093 0,110 0,550 0,033 0,056 0,200 0,480

Quando uma transformao ocorre sem troca de calor, dizemos que ela adiabtica. 1.2 CAPACIDADE TRMICA E CALOR ESPECFICO Suponhamos que ao fornecer certa quantidade de calor Q a um corpo de massa m, sua temperatura varie . Definimos Capacidade Trmica C de um corpo como sendo a quantidade de calor necessria por unidade de variao da temperatura do corpo:

Ferro Gelo Mercrio

Unidades Usuais:

Q............Caloria (cal); ............Celsius ( C); C.............Cal/ C.


o o

Prata Vidro vapor d'gua

Pgina:

Pgina:

OBS: O calor especfico possui uma certa variao com a temperatura. A tabela mostra um valor mdio. 1.3 EQUAO FUNDAMENTAL DA CALORIMETRIA Combinando os conceitos de calor especfico e Capacidade Trmica temos a equao fundamental da Calorimetria:

SOLUO: = 30 (-10) = 40 C. Logo usando a equao fundamental da calorimetria, temos: Q = mc 100.0,5.40 Q = 2.000 cal a fonte fornece 50 cal/min (fluxo ou potncia fonte), Assim por regra de trs simples e direta, temos: 50 cal 1 min 2.000 cal x x = 2.000 50 x = 40 min

Unidades Usuais:

Q.................. cal; m............grama (g); c............ cal/g. oC; ............Celsius (oC). Exemplo3: Um corpo de massa 200g aquecido por uma fonte de potncia constante e igual a 200 calorias por minuto. O grfico mostra como varia, no tempo, a temperatura do corpo. Determine o calor especfico do corpo.
(C) 60 40 20 0 10 20 30 t(min)

Exemplo1: Um corpo de massa 200 g constitudo por uma substncia de calor especfico 0,4 cal/g.C. Determine: a) a quantidade de calor que o corpo deve receber para que sua temperatura varie de 5 C para 35 C. b) que quantidade de calor deve ceder para que sua temperatura diminua de 15 C. c) a capacidade trmica do corpo. Soluo: a) Para a temperatura aumentar de i = 5 C para f = 35 C (f > i), o corpo deve receber calor (Q>0) = f - i = 35 5 = 30 C Como m=200 g e c=0,4 cal/g.C . Pela equao fundamental da calorimetria, temos: Q = mc 200.0,4.30 Q = 2.400 cal b) Para a temperatura diminuir (f< i), o corpo deve ceder calor (Q<0). Sendo = -15 C, m = 200g e c = 0,4 cal/g.C, temos: Q = mc 200.0,4.(-15) Q = -1.200 cal Obs: o sinal negativo indica calor cedido. c) Podemos usar a frmula C = mc, onde C = 200.0,4 C = 80 cal/C Ou ento, C = Q C = 2.400 C = 80 cal/C 30 Exemplo2: A temperatura de 100g de um lquido de calor especfico 0,5 cal/C sobe de 10 C at 30 C. Em quantos minutos ser realizado esse aquecimento com uma fonte que fornece 50 calorias por minuto?

SOLUO: Como a temperatura do corpo variou de 20 C para 60 C em 30 min, = f - i = 60 20 = 40 C O calor fornecido por ser calculado por uma regra de trs simples e direta: 1 min 200 cal 30 min Q Q = 6.000 cal Da equao fundamental Q = mc, temos: c= Q c = 6.000.. m 200.40 c = 0,75 cal/gC EXERCCIO A RESOLVER: 1 Um corpo de massa 50 g recebe 300 cal e sua temperatura sobe de -10 C at 20 C. Determine a capacidade trmica do corpo e o calor especfico da substncia que o constitui. (Resposta: C = 10 cal/C e c = 0,2 cal/gC). 2 Um quilograma de glicerina, de calor especfico 0,6 cal/g.C, inicialmente a -30 C, recebe 12.000 cal de uma fonte. Determine a temperatura final da glicerina. (Resposta: f = -10 C).

Pgina:

Pgina:

3 Uma fonte trmica fornece, em cada minuto, 20 ca. Para produzir um aquecimento de 30 C em 50 g de um lquido, so necessrios 15 min. Determine o calor especfico do lquido (c = 0,2 cal/gC). 4 Um corpo colocado em presena de uma fonte trmica de fluxo 2 cal/s. O grfico do aquecimento em funo do tempo, em minutos, o apresentado. Sendo 60 g a massa do corpo, determine o calor especfico do material que o constitui. (Resposta: c = 0,4 cal/gC)
(C) 50 30 20 10 0 3 6 t(min)

1.5 - CALOR SENSVEL Quando o efeito produzido pelo fornecimento de calor a variao da temperatura. 1.6 - CALOR LATENTE (L) Calor Latente de mudana de estado a quantidade de calor, por unidade de massa, que necessrio fornecer ou retira de um dado corpo, a dada presso, para que ocorra a mudana de estado, sem variao de temperatura. Calor latente de uma mudana de fase numericamente a quantidade de calor que a substncia recebe (ou cede), por unidade de massa, durante a transformao, mantendo-se constante a temperatura. L = Q/m (a unidade normalmente utilizada cal/g, mas, no SI devemos utilizar J/kg (joule por quilograma). Unidades Usuais: Q............ cal; m............grama (g); L............ cal/g.

5 O grfico fornece a quantidade de calor absorvida por trs corpos A, B e C em funo da temperatura. Calcule, para cada um dos corpos, a capacidade trmica e o calor especfico das substncias que os constituem. So dadas as massas: mA = mB = 20 g e mC = 10g. ( Resposta: a) 2 cal/C; 0,1 cal/g . C; b) 4 cal/C; 0,2 cal/g . C; C B
Q (cal) 80 60 40 20 0 10 20 (C) A

c) 6 cal/C; 0,6 cal/g . C; )

1.4 TROCAS DE CALOR Valores de L para a gua: Se vrios corpos, no interior de um recipiente isolado termicamente, trocam calor, os de maior temperatura cedem calor aos de menor temperatura, at que se estabelea o equilbrio trmico. E de acordo com o princpio de conservao temos: Fuso do gelo (a 0C) Solidificao da gua (a 0C) LF = 80 cal/g LS = -80 cal/g LV = 540 cal/g LC =-540 cal/g

Q1 + Q2 + Q3 + ... + Qn = 0
Se o calor recebido QR e o calor cedido QC, temos: QR > 0 e QC < 0. De acordo com o Princpio da Conservao de Energia, a quantidade de calor cedida por um corpo somada com a quantidade de calor que o outro corpo recebeu nula.

Vaporizao da gua (a 100C) Condensao do vapor (a 100C)

1.7 - CALORMETRO Recipiente destinado a medir a quantidade de calor cedida ou recebida por um corpo.

Pgina:

Pgina:

O calormetro de gua, um dos mais simples, tem sua constituio formada por um recipiente de alumnio, ferro ou cobre o qual envolto por um material isolante, por exemplo o isopor. Esse recipiente contem gua numa quantidade conhecida. Na parte superior desse recipiente encontra-se um termmetro. Seu uso d-se da seguinte maneira: aquecemos uma amostra do material cujo calor especfico desejamos conhecer, at que ela atinja uma determinada temperatura q; agitamos ento a gua do calormetro e medimos sua temperatura (1); rapidamente colocamos a amostra no calormetro, agitamos novamente a gua e ento medimos a temperatura (qf) de equilbrio entre a gua contida no recipiente e a amostra. Como no h perdas de calor para o ambiente durante a experincia, o calor cedido pela amostra ao resfriar-se igual, em valor absoluto, ao calor ganho pela gua. Exemplo: 1.Dentro de um calormetro, cuja capacidade trmica desprezvel, colocou-se um bloco de chumbo com 4kg, a uma temperatura de 80C. O calormetro contm 8 kg de gua a uma temperatura de 30C. Considerando cchumbo=0,0306cal/g.C e cgua=1 cal/g, determinar a temperatura final do sistema. Resoluo: o sistema atinge o equilbrio trmico quando todas as suas partes esto mesma temperatura. Sabendo que o calormetro no troca calor, podemos dizer que: DQrec + DQced = 0 ou DQrec = - DQced ou seja,
Termmetro inserido

FUSO: a passagem do estado slido para o estado lquido. Isto se verifica quando o corpo slido recebe calor, o que provoca uma elevao na sua temperatura at o ponto em que a agitao dos tomos passa a ser tanta que a estrutura deixa de ser cristalina e passam a ter uma movimentao maior, caracterizando o lquido. Durante a fuso, a temperatura permanece constante, conforme podemos constatar ao retirarmos um bloco de gelo do congelador e colocar em um prato. Supondo que o gelo esteja 8oC, ele ir receber calor do ambiente at chegar temperatura de 0oC, nesse ponto ir comear a passar do estado slido para o lquido. Enquanto esse processo estiver se desenvolvendo a temperatura tanto do bloco de gelo restante quanto da gua que foi aparecendo, estar em 0oC. Quando todo o gelo estiver derretido novamente a temperatura da gua comear a subir, at atingir o equilbrio trmico com o meio ambiente. TEMPERATURA DE FUSO: a temperatura na qual ocorre a passagem do estado slido para o lquido. SOLIDIFICAO: a passagem do estado lquido para o slido. Isto se verifica quando se retira calor do corpo lquido, o que provoca uma diminuio na sua temperatura at o ponto em que a agitao dos tomos diminui tanto que passam a vibrar segundo uma estrutura cristalina.

DQchumbo + DQgua = 0 sabemos que DQ = m . c . Dq, ento:

(mch . cch . Dqch) + ( mg . cg . Dqg) = 0 (4 . 0,0306 . (qf - 80)) + (8 . 1 . (qf - 30)) = 0 qf = 31C 1.8 MUDANA DE ESTADO FSICO Toda a matria, dependendo da temperatura, pode se apresentar em 4 estados, slido, lquido, gasoso e plasma. Em nosso estudo falaremos apenas dos 3 primeiros. As mudanas desses estados so mostradas abaixo;
Termmetro

TEMPERATURA DE SOLIDIFICAO: a temperatura na qual ocorre a passagem do estado lquido para o slido. Durante a solidificao a temperatura permanece constante. VAPORIZAO: a passagem do estado lquido para o gasoso e pode ocorrer de duas maneiras: EVAPORAO E EBULIO. EVAPORAO: ocorre a qualquer temperatura e seu processo se d de maneira lenta. Um exemplo so as roupas que se coloca a secar nos varais.

Figura do Calormetro

Pgina:

Pgina:

Este processo se d atravs de algumas das molculas do lquido, que esto em movimento, as quais conseguem escapar da superfcie do lquido. A velocidade de evaporao depende de trs fatores: 1-quanto maior for a temperatura do lquido maior ser a energia das molculas que se encontram prximas a superfcie, portanto maior velocidade de evaporao. Ex: a gua 80 graus evapora mais rpido do que 20 graus. 2-quanto maior for a superfcie do liquido em contato com o ar maior ser a velocidade de evaporao. Ex.: um lquido num prato evapora mais rpido do que se estivesse em uma garrafa. 3-quanto maior a umidade prxima a superfcie do lquido, menor a velocidade de evaporao porque as molculas que iriam se desprender da superfcie encontraro j o espao ocupado por outras molculas. Ex: em dias midos as roupas custam mais a secar. EBULIO: ocorre a uma determinada temperatura, caracterstica de cada lquido, chamada TEMPERATURA DE EBULIO. Cada substncia possui uma determinada temperatura de ebulio e a mesma permanece constante enquanto se verifica o processo. Ex: a gua entra em ebulio 100oC e permanece nessa temperatura enquanto estiver fervendo. CONDENSAO: a passagem do estado gasoso para o lquido. Isto se verifica quando se retira calor de uma substncia que est em ebulio. SUBLIMAO: a passagem do estado slido direto para o estado gasoso, sem passar pelo estado lquido. Ex: naftalina, CO2 slido, cnfora. CRISTALIZAO: a passagem do estado gasoso direto para o estado slido, sem passar pelo estado lquido. Ex: se aquecermos ido cristalino o mesmo ir evaporar. Colocando-se uma superfcie fria logo acima da evaporao notaremos que o mesmo se liga a superfcie na forma de pequenos cristais. DETALHE IMPORTANTE: A gua tem um comportamento diferente quando aquecida de 0 a 4oC pois seu volume diminui nessa faixa de temperatura. Aps os 4oC volta a Ter o comportamento como as demais substncias, ou seja, o volume aumenta. Isto explica o aparecimento dos Icebergs apenas com uma pequena parte de seu volume na superfcie e tambm esta a causa do congelamento apenas na superfcie dos lagos, uma vez que, quando a gua comea a perder temperatura, antes de congelar, tem seu volume diminuido, consequentemente tornando-se mais densa. Como mais densa a camada superior deslocaPgina:

se para baixo at que a temperatura diminui de 0oC onde no h mais diminuio do volume, congelando ento apenas a parte superior. Isto mantm as espcies marinhas vivas. O grfico a seguir ilustra a variao da temperatura de uma substncia em funo do calor absorvido pela mesma. Este um grfico muito comum em exerccios.

AB - Slido; BC - Fuso; CD - Lquido; DE - Vaporizao; EF - Vapor. tF - temperatura de Fuso; tV - temperatura de Vaporizao; O FENMENO DA SUPERFUSO Ao se resfriar um lquido, possvel ocasionalmente um atraso na solidificao e o lquido atingir, sem mudar de fase, temperaturas inferiores solidificao. Esse fenmeno excepcional denominado superfuso ou sobrefuso. O lquido em estado de superfuso meta-estvel, de modo que a simples agitao do sistema ou a colocao de um fragmento slido interrompe o fenmeno, com a solidificao parcial ou total do lquido e elevao da temperatura. Em condies especiais, utilizando tubos capilares, j se conseguiu levar a gua, sob presso normal, temperatura de -20 C, em superfuso.
(C) A C 0 -2 B Pgina: |Q| Superfuso da gua: AB gua em superfuso, alcanando temperatura inferior a 0 C; BC interrupo do fenmeno, ocorrendo solificao parcial da gua e elevao da temperatura at 0 C.

10

CURVAS DE AQUECIMENTO Tomando-se uma substncia de massa m, inicialmente na fase slida e fornecendo-se continuamente calor Q mesma, ocorrero as etapas de passagem de estado, as quais podem ser visualizadas na forma de grfico, que chamamos Curvas de Aquecimento. 1.9 - TEMPERATURA DE MUDANA DE ESTADO A essa temperatura se chama temperatura de mudana de estado. Para a liquefao da gua, por exemplo, ela de 0C. 2 - EQUIVALNCIA ENTRE CALOR E ENERGIA MECNICA Uma maneira de aumentarmos a temperatura de um corpo executando-se um trabalho mecnico sobre esse corpo, por exemplo, quando batemos com um martelo a cabea do prego aumenta sua temperatura; os bifes quando so batidos pelo batedor de carne descongelam-se. Esta descoberta foi feita e enunciada por Joule e devido a ele que uma das maneiras de representar-se calor utilizando a letra J de Joule. 2.1 - DIAGRAMA DE FASES
P(atm) P(atm) 760 mmHg Slido 5 1 atm Lquido Slido Lquido

com bismuto, a prata, o ferro e o antimnio, tm um comportamento anmalo. Conforme podemos verificar no primeiro grfico, as regies foram divididas conforme a substncia se encontra em um dos trs estados. A curva que separa as regies da fase slida e lquida chamada curva de fuso, a curva que separa as regies da fase lquida e de vapor chamada curva de vaporizao e a curva que divide as regies das fases slida e de vapor chama-se curva de sublimao. Observe que os pontos sobre qualquer uma dessas curvas indicam uma condio de temperatura e presso na qual a substncia existe nos dois estados limitados pela curva. Existe ainda um ponto, no centro, no qual as trs curvas se encontram, onde a substncia pode existir nos trs estados ao mesmo tempo. Este ponto chama-se Ponto Triplo.

Analise a figura ao lado e veja que podemos muito bem ter passagens de estado que se do sempre uma mesma temperatura (temperatura constante), variando-se apenas a presso, e vice-versa. O Diagrama de Fases a representao dos diferentes estados de uma substncia atravs de um grfico p x t.

atm
-78

T
Vapor t(oC) -56,6

4,58 mmHg

Vapor 100

Convm notar que agora temos uma outra grandeza que nos ajudar a analisar o comportamento dos corpos, que a presso. Estudaremos aqui o comportamento das substncias nas mudanas de fase, variando-se a presso, o volume e a temperatura. Ponto de fuso: temperatura em que ocorre a passagem da fase slida para a lquida Ponto de solidificao: idem da lquida para a slida. A seguir representamos dois diagramas de fase tpicos, um do gs carbnico (CO2 e outro da gua): importante notar a seguinte nomenclatura:

0,01

Como vimos na seo anterior uma substncia pode se encontrar na natureza sob trs fases: slido, lquido e gasoso. O que veremos agora que cada uma dessas fases depende das condies fsicas da presso e temperatura a que a substncia est submetida. Essas condies so apresentadas atravs de diagramas que estabelecem, sob a forma de grficos, as temperaturas e presses sob as quais determinada substncia est em um ou outro dos trs estados. Analisaremos dois diagramas caractersticos, o primeiro do CO2, considerada uma substncia de comportamento normal e depois o diagrama de fases da gua, que juntamente

Pgina:

11

Pgina:

12

T : ponto trplice 1 : curva de fuso 2 : curva de vaporizao 3 : curva de sublimao


P(atm)

Do mesmo modo, se um lquido perder calor sob presso constante, sofrer solidificao mesma temperatura na qual o slido se funde (sob mesma presso). Durante a solidificao, a temperatura permanece constante. O calor perdido por unidade de massa, enquanto o lquido se solidifica, o calor latente de solidificao da substncia, cujo valor igual, em mdulo, ao calor latente de fuso.
(C) Lquido Solidificao

CO2
Slido Lquido

Slido Q (cal)

5 1 atm

atm
-78

T
Vapor t(oC) -56,6

Para a gua, os calores latente de fuso e de solidificao sob presso normal, valem: Lf = 80 cal/g Ls = -80 cal/g Na verdade, pela anlise do diagrama de fases de gua e do dixido de carbono, observa-se que a temperatura de fuso (e de solidificao) depende da presso a que a substncia est submetida. Contudo, a influncia da presso no se d do mesmo modo para as duas substncias estudadas. De uma forma geral, podemos estabelecer dois casos: substncias que se dilatam na fuso e substncias que se contraem na fuso. 2.2.1 SUBSTNCIAS QUE SE DILATAM NA FUSO que acontece com a maioria das substncias e corresponde ao comportamento do dixido de carbono(CO2). Nesse caso, o aumento da presso faz aumentar a temperatura de fuso. Explica-se a influncia da presso pelo fato de as molculas se afastarem umas s outras na fuso. O aumento da presso, comprimindo as molculas, dificulta sua separao, a qual s se tornar possvel numa temperatura maisp elevada, quando as molculas tiverem maior grau de agitao. A curva de fuso apresenta o aspecto indicado na figura abaixo.
Slido

P(atm) 760 mmHg

GUA
Lquido Slido

58 mmHg

Vapor 100

0,01

2.2 EQUILBRIO SLIDO-LQUIDO. FUSO E SOLIDIFICAO Um slido cristalino, ao receber calor sob presso constante, sofre fuso a uma temperatura f, a qual permanece constante durante o processo. O calor absorvido por unidade de massa, enquanto o corpo se funde, constitui o calor latente de fuso da substncia. Durante a fuso coexistem as fases slida e lquida do material.
(C) f Fuso Slido Q (cal) Lquido

Lquido (C)

2.2.2 SUBSTNCIAS QUE SE CONTRAEM NA FUSO Esto nesse caso, alm da gua, o bismuto, o ferro e o antimnio. O aumento da presso faz diminuir a temperatura de fuso dessas substncias, porque a compresso das molculas umas s outras favorece a tendncia natural da mudana de fase, que a diminuio do volume.
p Lquido Slido T (C)

Pgina:

13

Pgina:

14

CURIOSIDADE: A experincia de regelo, imaginada pela primeira vez pelo fsico irlands John Tyndall(1820-1893), ilustra a influncia da presso sobre o ponto de fuso do gelo, em temperaturas pouco inferior a 0 C, um fio fino de metal com pesos convenientes nas extremidades, o acrscimo de presso no contato fio-gelo diminui a temperatura de fuso e produz derretimento do gelo sob o fio. O fio se desloca atravs da gua formada, a qual se congela ao voltar presso ambiente. Assim, o fio atravessa o gelo e este permanece ntegro. 2.3 EQUILBRIO LQUIDO-VAPOR. EBULIO E CONDENSAO Se fornecermos calor a uma substncia pura na fase lquida, sob presso constante, ela ferve, isto , sofre ebulio numa temperatura v caracterstica, que permanece constante durante o processo. O calor que o lquido absorve por unidade de massa, enquanto ferve constitui o calor latente de vaporizao da substncia. Durante a ebulio, coexistem as fases lquida e gasosa do material.
(C) f Vaporizao Lquido Q (cal) Vapor

h aumento de volume. Ento, o acrscimo de presso comprime as molculas umas s outras, dificultando a sua separao, o que s ser possvel numa temperatura mais elevada, quando as molculas tiverem maior grau de agitao. A gua, em particular, ferve a 100 C, ao nvel do mar, onde a presso atmosfrica normal (1 atm). Em maiores altitudes, a ebulio da gua ocorre em temperaturas mais baixas, porque a presso atmosfrica menor. No interior de uma panela de presso, a gua est sujeita a uma presso maior que uma atmosfera (1atm) e, por isso, ferve a uma temperatura superior a 100 C. Em conseqncia, os alimentos cozinham em menos tempo. 2.4 UMIDADE DO AR. EVAPORAO O ar uma mistura de gases da qual participa o vapor de gua, exercendo uma presso parcial f. Dizemos que o ar est saturado de vapor quando o vapor existe em quantidade tal que esteja exercendo a presso mxima de vapor F. Definimos umidade relativa ou grau higromtrico H do ar pela relao: H= f. F Frequentemente, a umidade relativa expressa em porcentagem. Se o ambiente estiver saturado (f = F), a umidade relativa vale: H = 1 (100%).
C F f T Lquido

Se o vapor de uma substncia pura perde calor sob presso constante, ele se transforma em lquido (condensao ou liquefao) na mesma temperatura em que o lquido ferve.

Vapor A (C)

(C) Vapor Condensao Lquido Q (cal)

A evaporao a vaporizao espontnea de um lquido, sob quaisquer condies, como resultado da agitao trmica molecular. A qualquer temperatura, algumas molculas do lquido adquirem energia cintica superior mdia e conseguem vencer as foras de coeso entre as partculas, abandonando o lquido atravs da superfcie livre. A velocidade de evaporao v (massa que se evapora na unidade de tempo) dada pela frmula emprica de Dalton, que traduz a influncia de vrios fatores sobre o fenmeno. v = K. A(F f) Pext Assim, a velocidade de evaporao de um lquido depende: a) da natureza do lquido, representado pela constante de proporcionalidade K, cujo valor elevado para os lquidos volteis (ter, lcool, gasolina, etc.) e baixo para os lquidos fixos (leos, mercrio, etc.); b) da rea da superfcie livre (A), variando com essa em proporcionalidade direta (por isso, estende-se a roupa para que seque rapidamente);
16

O calor perdido por unidade de massa durante a mudana de fase o calor latente de condensao, igual, em mdulo, ao calor latente de vaporizao. Para a gua, os calores latentes na transio lquido-vapor, sob presso normal, valem: Lv = 539 cal/g Lc = -539 cal/g

Na verdade, pela anlise do diagrama de fases verificamos que a temperatura de ebulio de um lquido depende da presso exercida sobre ele. Para qualquer substncia, se a presso externa aumentar, o lquido ferver numa temperatura mais elevada. A influncia da presso no ponto de ebulio, ocorre de forma exposta porque, na ebulio,

Pgina:

15

Pgina:

c) da presso externa (pext), variando com ela em proporcionalidade inversa; d) da temperatura (), embora esta no aparea explcita na frmula (o aumento de temperatura produz elevao no valor da expresso no valor da presso mxima de vapor F e, de acordo com a frmula acima, aumento da velocidade de evaporao v; do ponto de vista molecular, em maior temperatura as molculas se agitam mais intensamente e maior nmero delas passa para a fase gasosa); e) da concentrao de vapor junto ao lquido (umidade), representada na frmula pela presso parcial de vapor f no ar(quanto maior a presso parcial f, menor a velocidade de evaporao v). Como as molculas que se vaporizam absorvem calor, a evaporao produz frio por evaporao. H vrias situaes do dia-a-dia que se explicam em vista desse fenmeno, como, por exemplo: um banhista sente mais frio quando molhado porque a gua, evaporando-se, retira calor do seu corpo; a gua se conserva fresca em potes de barro porque, sendo o barro um material poroso, parte da gua o atravessa e se evapora, retirando calor da gua que permanece dentro do pote; a termorregulao de nosso organismo baseia-se no fato de que o suor, ao se evaporar, retira calor do corpo, mantendo constante a temperatura. Por isso, em ambiente mido sentimos mais calor: a maior umidade dificulta a evaporao. As correntes de ar (vento, ventilao) amenizam o calor, pois afastam o vapor, aumentando a velocidade de evaporao.

de 185,3 C. Se, acima do recipiente de onde saem os vapores de iodo, colocarmos uma superfcie fria, notaremos a formao de cristais de iodo sobre ela, pois os vapores cristalizam-se ao entrar em contato com a superfcie. O gelo seco tem algumas aplicaes prticas importantes. Uma delas em carrinhos de sorvetes, com a finalidade de manter baixa a temperatura para a conservao do produto. Outra baseia-se exatamente no fato de se sublimar quando colocado em condies ambientes. Em espetculos teatrais e musicais, pode-se obter fumaa colocando-se pedaos de gelo seco em gua. O gelo seco sublima, convertendo-se em vapor, mas, como sua temperatura se mantm muito baixa, o vapor dgua do ambiente se condensa, formando uma verdadeira neblina ou cerrao. EXERCCIO RESOLVIDO:

t
No diagrama ao lado, responda: A)O que significam os pontos x, y, w e z? B)Em que fase se encontra a substncia quando a mesma estiver submetida presso normal e temperatura ambiente? (Considere presso normal 1atm e temp. 20oC) C)Assinale no diagrama as regies correspondentes s fases slida, lquida e de vapor.

2.4 EQUILBRIO SLIDO-VAPOR. SUBLIMAO Se um slido cristalino receber calor sob presso constante, inferior presso do ponto triplo, ele sofrer sublimao, numa temperatura caracterstica s que permanecer constante durante o processo. Se, sob a mesma presso, o vapor da substncia perder calor, ele se transformar em slido (sublimao ou cristalizao), mesma temperatura em que ocorreu o processo anterior.
(C) f Sublimao Slido Q (cal) Vapor f (C) Vapor Sublimao Slido Q (cal)

Soluo: w x y
-80 -50 --10

P(atm)
z

(a)

(b)

--5 0 40

Quando recebe calor, o slido sublima-se temperatura s (a). O vapor, ao perder calor, se cristaliza temperatura s (b). Nas condies ambientes, so poucas as substncias que se sublimam. o caso do iodo e do gelo seco(CO2 slido). No entanto, qualquer substncia (exceto o hlio) pode se sublimar, dependendo das condies fsicas a que esteja submetida. Uma experincia bem simples pode ser realizada com iodo, sob presso normal. Se aquecermos iodo cristalino em um recipiente, verificaremos que ele passa diretamente para a fase de vapor temperatura

T( C)
0

A)O ponto x, comum s trs curvas do diagrama, o ponto triplo, que indica a coexistncia em equilbrio das trs fases (slida, lquida e gasosa) da substncia. O ponto y pertence curva de sublimao e, portanto, mostra um estado de equilbrio

Pgina:

17

Pgina:

18

entre as fases slida e de vapor.] O ponto w est sobre a curva de fuso, representando um estado de equilbrio entre as fases slida e lquida. O ponto z, estando situado na curva de vaporizao, representa um estado de equilbrio entre as fases lquida e de vapor. B)A presso normal, 1atm, e a temperatura ambiente, 20 C, correspondem a um estado da substncia situado, no diagrama de fases, direita das curvas de vaporizao e de sublimao, correspondendo, portanto, fase de vapor. C)No diagrama, temos:
o

c) Assinale no diagrama as regies correspondentes s fases slida, lquida e de vapor.

10 5 -80 -60 -40 -20 0 20 40 q (C)

5 Dado o diagrama de fases de uma substncia, pergunta-se: a) Que mudana de fase ocorre quando a substncia passa do estado A para o estado B? b) Que mudana de fase ocorre na passagem do estado B para o estado C? c) Em que fase pode encontrar-se a substncia no estado figurado pelo ponto D? d) E nos estados figurados pelos pontos E, F e G? e) Qual dos pontos figurados o ponto triplo ou trplice e por que recebe esse nome?
P A E D F B G C q (C)

t
EXERCCIOS A RESOLVER: 1 Temos inicialmente 200 gramas de gelo a -10 C. Determine a quantidade de calor que essa massa de gelo deve receber para se transformar em 200 g de gua lquida a 20 C. Trace a curva de aquecimento do processo. (Dados: calor especfico do gelo = 0,5 cal/g .C; calor especfico da gua = 1 cal/g . C; calor latente de fuso do gelo = 80 cal/g.) (Resposta: Q = 21.000 cal ) 2 Uma pedra de gelo a 0 C colocada em 200 g de gua a 30 C, num recipiente de capacidade trmica desprezvel e isolado termicamente. O equilbrio trmico se estabelece em 20 C. Qual a massa da pedra de gelo? (Dados: calor especfico da gua c = 1,0 cal/g. C; calor latente de fuso do gelo L = 80 cal/g.) (Resposta: m = 20 g) 3 Sendo Ls = -80 cal/g o calor latente de solidificao da gua, calcule quantas calorias devem perder 600 g de gua lquida, a 20 C, at sua total solidificao. O calor especfico da gua 1 cal/g . C. ( Resposta: Q = 60.000 cal). 4 dado o diagrama de fases de uma substncia. a) Que significado tm os pontos assinalados x,y,w e z? b) Sob presso normal (1 atm) e temperatura ambiente (20 C), em que fase se encontra a substncia?

6 Num dia em que a temperatura ambiente 20 C, a presso parcial de vapor dgua na atmosfera 7 mmHg. Sabendo que a presso mxima de vapor dgua a 20C igual a 17,5 mmHg. Determine a umidade relativa do ar. (Resposta: H = 0,4 ou 40%) 7 - Calcule de quanto descer a temperatura de 100 g de ter ao se evaporar 1 g do lquido. O calor latente de vaporizao do ter 80 cal/g e seu calor especfico vale 0,5 cal/g .C. Admita no haver trocas de calor com o ambiente. (Resposta: = -1,6 C) 8 Sob presso normal, o gelo seco (CO2 na fase slida) sublima-se a -78,5 C. Determine a quantidade de calor necessria para sublimar 50 g de gelo seco temperatura de sublimao. O calor latente de sublimao do CO2 sob presso normal 142 cal/g. (Resposta: Q = 7.100 cal) 3 PROPAGAO DO CALOR Espontaneamente, o calor sempre se propaga de um corpo de maior temperatura para um corpo de menor temperatura. O Calor pode se propagar de trs formas: por conduo, por conveco e por irradiao

Pgina:

19

Pgina:

20

Para os trs modos de propagao, definimos a grandeza fluxo de calor (F). Seja S uma superfcie localizada na regio onde ocorre a propagao de calor. O fluxo de calor F atravs da superfcie S dado pela relao entre a quantidade de calor Q que atravessa a superfcie e o intervalo de tempo Dt decorrido: F=Q. Dt As unidades usuais de fluxo de calor so cal/s e kcal/s. Como calor energia, podemos usar tambm a unidade joule/segundo = watt. Passaremos a discutir cada uma dessas possibilidades: 3.1 CONDUO A conduo de calor ocorre sempre que h diferena de temperatura, do ponto de maior para o de menor temperatura, sendo esta forma tpica de propagao de calor nos slidos. As partculas que constituem o corpo, no ponto de maior temperatura, vibram intensamente, transmitindo sua energia cintica s partculas vizinhas. O calor transmitido do ponto de maior para o de menor temperatura, sem que a posio relativa das partculas varie. Somente o calor caminha atravs do corpo. Na natureza existem bons e maus condutores de calor. Os metais so bons condutores de calor. Borracha, cortia, isopor, vidro, amianto, etc. so maus condutores de calor (isolantes trmicos).

material. Exemplo: Quantas calorias so transmitidas por metro quadrado de um cobertor de 2,5 cm de espessura, durante uma hora, estando a pela a 33 C e o ambiente a 0 C? O coeficiente de condutibilidade trmica do cobertor 0,00008 cal/s.cm.C. Soluo: Sendo K = 0,00008 cal/s.cm.C , A = 1m = 104 cm, 2 1 = 33 C, e = 2,5 cm e admitindo ser estacionrio o regime de conduo, o fluxo de calor F vale: F = K. A.(2 1) = 0,00008.104 . 33 F = 10,56 cal/s e 2,5 De F = Q , vem Q = F . Dt Dt Sendo Dt = 1h = 3600 s Q = 10,56 . 3600s Q = 38.016 cal

Resposta: Sero transmitidas 38.016 cal em uma hora. 3.2 CONVECO Conveco a forma tpica de propagao do calor nos fludos, onde a prpria matria aquecida que se desloca, isto , h transporte de matria. Quando aquecemos um recipiente sobre uma chama, a parte do lquido no seu interior em contato com o fundo do recipiente se aquece e sua densidade diminui. Com isso, ele sobe, ao passo que no lquido mais frio, tendo densidade maior, desce, ocupando seu lugar. Assim, formam correntes ascendentes do lquido mais quente e descendentes do frio, denominadas correntes de conveco. 3.3 IRRADIAO Em regime estacionrio, o fluxo de calor por conduo num material homogneo diretamente proporcional rea da seo transversal atravessada e diferena de temperatura entre os extremos e inversamente proporcional espessura da camada considerada. Essa lei conhecida por lei de Fourier. Em smbolos: F = K. A.(2 1) e A constante de proporcionalidade K depende da natureza do material, sendo denominada coeficiente de condutibilidade trmica. Seu valor elevado para os bons condutores, como os metais, e baixo para os isolantes trmicos. A varivel e se trata da espessura do
Pgina:

LEI DA CONDUO TRMICA: A propagao do calor por irradiao feita por meio de ondas eletromagnticas que atravessam, inclusive, o vcuo. A Terra aquecida pelo calor que vem do Sol atravs da Irradiao. H corpos que absorvem mais energia radiante que outros. A absoro da energia radiante muito grande numa superfcie escura, e pequena numa superfcie clara. Essa a razo por que devemos usar roupas claras no vero. Ao absorver energia radiante, um corpo se aquece; ao emiti-la, resfria-se. Quando o calor radiante incide na superfcie de um corpo, ele parcialmente absorvido,
Pgina:

21

22

parcialmente refletido e parcialmente transmitido. Sendo Qi a quantidade de calor incidente, QA a parcela absorvida, QR a parcela refletida e QT a parcela transmitida, de modo que: Qi = QA + QR + QT . Para avaliar que proporo do calor incidente sofre os fenmenos de absoro, reflexo e transmisso, definimos as seguintes grandezas adimensionais: ABSORVIDADE a = QA Qi REFLETIVIDADE r = QR Qi a + r + t = 1. TRANSMISSIVIDADE t = QT Qi

Todos os objetos esto irradiando (emitindo) calor continuamente. No equilbrio trmico, a potncia irradiada ou emitida por um objeto igual potncia que ele absorve, na forma de radiao, dos objetos vizinhos. Todo corpo bom absorvedor bom emissor e todo bom refletor mau emissor. O corpo negro, sendo o absorvedor ideal, tambm o emissor ideal ou perfeito. Poder emissivo (E) de um corpo a potncia irradiada (emitida) por unidade de rea, sendo expressa por: E = P Unidades: W/m ; cal . A s.cm etc.

Somando as trs grandezas, obtemos:

Assim, por exemplo, um corpo ter absorvidade a = 0,8 significa que 80 % do calor nelo incidente foi absorvido. Os restantes 20 % do calor devem se dividir entre reflexo e transmisso. Quando no h transmisso (t=0), o corpo denominado atrmico (opaco ao calor). Nesse caso, temos: a+r=1 As grandezas a, r e t podem ainda ser denominadas, respectivamente, poder absorvedor, poder refletor e poder transmissor. Por definio, corpo negro um corpo ideal que absorve toda a energia radiante nele incidente. Decorre da que sua absorvidade a = 1 (100 %) e sua refletividade nula (r = 0). O espelho ideal reflete totalmente a energia radiante que nele incide, tendo absorvidade nula (a=0) e refletividade r = 1 (100%). CORPO NEGRO a=1 r=0 r=1

O poder emissivo de um corpo depende de sua natureza e da temperatura em que se encontra. Para cada temperatura, o maior poder emissivo o do corpo negro, sendo seu valor estabelecido pela Lei de Stefan-Boltzmann: O poder emissivo do corpo negro proporcional quarta potncia da sua temperatura absoluta. ECN = sT4 A constante de proporcionalidade s vale, em unidades do Sistema Internacional: s = 5,7.10-8 W/m.K . Assim se tivermos um corpo negro a 1.000 K, seu poder emissivo ser: ECN = 5,7. 10-8 . (1000)4 ECN = 5,7. 10-8 . 1012 ECN = 5,7.104 W/m .

comum compararmos o poder emissivo E de um corpo qualquer com o do corpo negro ECN, atravs de uma grandeza denominada emissividade (e): E=E. ECN , Evidentemente , o corpo negro apresenta emissividade unitria: eCN = 1.

ESPELHO IDEAL a = 0

Para um corpo qualquer, a expresso da Lei de Stefan-Boltzmann pode ser escrita : E = esT4. Vimos que um corpo negro tem absorvidade aCN = 1 e emissividade eCN = 1 (aCN = eCN). Para um corpo qualquer, Kirchhoff estabeleceu que: e = a , isto : Em dada temperatura, a emissividade e a absorvidade de um corpo so iguais. Essa lei, conhecida como Lei de Kirchhoff, vem confirmar o que fora dito anteriormente: um bom absorvedor de calor tambm um bom emissor.

Quando vrios corpos a diferentes temperaturas so colocados num recinto termicamente isolado do exterior, ao fim de algum tempo todos estaro mesma temperatura. No entanto, todos os corpos continuam a irradiar (emitir) calor. Estabelece-se um equilbrio dinmico que pode ser expresso sob a forma da Lei dos Intercmbios (Prvost, 1792):

Pgina:

23

Pgina:

24

Exemplo: Durante certo tempo, 20.000 cal incidem em um corpo atrmico. Verifica-se que so absorvidas, nesse mesmo tempo, 5.000 cal. Determine a absorvidade e a refletividade do corpo. Soluo: Sendo Qi = 20.000 cal, a quantidade de calor incidente e QA = 5.000 cal, a quantidade de calor absorvida, da definio de absorvidade temos: a = QA 5.000 = 0,25 Qi 20.000 a = 0,25 (25 %)
LIVRO: Os Fundamentos da Fsica 2, Mecnica, Ramalho Nicolau - Toledo, Editora Moderna, 7 edio, 2002. http://www.vestibular1.com.br

BIBLIOGRAFIA:

Como o corpo atrmico, no h transmisso, insto , QT = 0 e t = 0. Assim, como a + r = 1, temos: r = 1 a = 1 0,25 r = 0,75 (75%) Respostas: Absorvidade a = 0,25 (25%); refletividade r = 0,75 (75%). EXERCCIOS A RESOLVER: 1 Uma placa atravessada por uma quantidade de calor igual a 3,0.10 cal em um intervalo de tempo de 5 minutos. Determine o fluxo de calor atravs dessa placa expressa em cal/s e em watt. Considere 1cal = 4 J. (Resposta: F = 10 cal/s; 40 W) 2 Uma casa tem cinco janelas, tendo cada uma um vidro de rea 1,5 m e espessura 3.10-3 m. A temperatura externa -5 C e a interna mantida a 20 C, atravs da queima do carvo. Qual a massa de carvo consumida no perodo de 12h para repor o calor perdido apenas pelas janelas? (Dados: condutividade trmica do vidro = 0,72 kcal/h.m.C; calor de combusto do carvo = 6.10 cal/g.) (Resposta: m = 90 Kg) 3 Um corpo atrmico tem absorvidade 0,3 e refletividade 0,7. Calcule quantas calorias so refletidas e quantas so absorvidas ao incidirem 50.000 cal sobre esse corpo. (Resposta: QR= 15.000 cal e QA = 35.000 cal)

EDITADO POR:

JOS SANTOS SOBRAL - Licenciado e Bacharel em Fsica pela Universidade Federal de Sergipe (UFS). EMAIL = josesantossobral@bol.com.br jssobralneto@hotmail.com

Pgina:

25

Pgina:

26

You might also like