You are on page 1of 13

DIREITO DO TRABALHO PROVA I CAPTULO IX Relao jurdica sujeitos, objeto, negcio jurdico vinculante das partes princpios, institutos,

tutos, regras. Ncleo bsico: relao de emprego Relao de trabalho x Relao de emprego Uma das modalidades da relao de trabalho.

Conceito genrico todas as relaes jurdicas caracterizadas por terem sua prestao essencial centrada em uma obrigao de fazer consubstanciada em labor humano. Compreende todas as formas de pactuao de prestao de trabalho existente no mundo jurdico. Os elementos fticos componentes da relao de emprego so (pressupostos): 1) prestao de trabalho por pessoa fsica a um tomador qualquer; 2) prestao efetuada com pessoalidade pelo trabalhador; 3) prestao efetuada com no eventualidade; 4) efetuada ainda sob subordinao ao tomador de servios; 5) prestao de trabalho efetuada com onerosidade. CLT
Art. 3 Considera-se empregado toda pessoa fsica que prestar servios de natureza no eventual a empregador, sob dependncia deste e mediante salrio. Art. 2 Considera-se empregador a empresa, individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio.

- Trabalho por pessoa fsica A figura do trabalhador h de ser sempre uma pessoa natural.

Trabalho Pessoa FSICA

Servios PF ou PJ

- Pessoalidade Carter de infungibilidade no que tange ao trabalhador. O trabalhador no poder fazer-se substituir-se intermitentemente por outro trabalhador ao longo da concretizao dos servios pactuados.

Casos permitidos: a- eventual substituio consentida; b- substituies normativamente autorizadas (por lei ou norma autnoma) Ex. frias, licena-gestante...

- No eventualidade - Princpio da continuidade da relao de emprego pelo qual se incentiva, normativamente, a permanncia indefinida do vnculo de emprego; - necessrio que o trabalho prestado tenha carter de permanncia (ainda que por um curto perodo determinado), no se qualificando como trabalho espordico. - Teorias sobre a noo de eventualidade: teoria da descontinuidade, teoria do evento, teoria dos fins do empreendimento e teoria da fixao jurdica.

- Onerosidade - Relao de essencial fundo econmico; O contrato de trabalho um contrato bilateral; sinalagmtico e oneroso.

- 2 planos de anlise: 1) Plano objetivo: a onerosidade se manifesta pelo pagamento, pelo empregador, de parcelas dirigidas a remunerar o empregado em funo do contrato empregatcio pactuado; 2) Plano subjetivo: a onerosidade se manifesta pela inteno contraprestativa, pela inteno econmica, conferida pelas partes (em especial pelo prestador de servios) ao fato da prestao de trabalho. - Subordinao - Situao jurdica derivada do contrato de trabalho, pela qual o empregado compromete-se a acolher o poder de direo empresarial no modo de realizao de sua prestao de servios. Situao em que se encontra o trabalhador, decorrente da limitao contratual da autonomia de sua vontade, para o fim de transferir ao empregador o poder de direo sobre a atividade que desempenhar. - Encarada sob o ponto de vista objetivo: modo de realizao da prestao. - O vocbulo dependncia do art. 3, CLT aparenta se referir ao ponto de vista subjetivo, mas errnea essa impresso. - A natureza jurdica da subordinao como fenmeno jurdico. - Trs dimenses principais: clssica, objetiva e estrutural.

a) Clssica: subordinao consistente na situao jurdica derivada do contrato de trabalho, pela qual o trabalhador compromete-se a acolher o poder de direo empresarial no tocante ao modo de realizao de sua prestao laborativa. (+comum) b) Objetiva: subordinao que se manifesta pela integrao do trabalhador nos fins e objetivos do empreendimento do tomador de servios, ainda que afrouxadas as amarras do vnculo empregatcio. c) Estrutural: subordinao que se expressa pela insero do trabalhador na dinmica do tomador de seus servios, independentemente de receber (ou no) suas ordens diretas, mas acolhendo, estruturalmente, sua dinmica de organizao e funcionamento.

Elementos jurdicos-formais: confere efetiva validade a relao empregatcia surgida.

- So os clssicos elementos para o contrato padro: a) capacidade das partes; b) licitude do objeto contratado; c) forma contratual prescrita em lei ou por esta no proibida; d) higidez na manifestao de vontade das partes.

NATUREZA JURDICA DA RELAO DE EMPREGO

- Para as vertentes tradicionais: a relao empregatcia tem carter contratual; sendo naturalmente assimilvel a alguma das figuras contratuais j existentes no universo do Direito Civil; Teoria do arrendamento; Teoria da compra e venda; Teoria do mandato; Teoria da sociedade. - Para as vertentes modernas, a noo de contrato permanece, mas rompe-se com o trao terico dos tipos de contrato de origem civilista; Contrato = gnero prximo; Trata-se de relao contratual especfica, distinta e mpar. O modo de ser da prestao nuclear do contrato empregatcio o que o distingue dos outros contratos em que seja tambm essencial uma obrigao de fazer. - Vertentes acontratualistas: a figura empregatcia no possui natureza jurdica contratual, constituindo-se fenmeno divorciado das noes de liberdade e vontade nucleares ideia de contrato.

Teoria da Relao de Trabalho; Teoria Institucionalista. CAPTULO XI: O EMPREGADO Conceito: Empregado toda pessoa natural que contrate, tcita ou expressamente, a prestao de seus servios a um tomador, a este efetuados com pessoalidade, onerosidade, no eventualidade e subordinao.

1. Socioempregado - Sociedades annimas, sociedades limitadas (ou por cotas de responsabilidade limitada) ou sociedades em comandita por aes. - A regra geral a plena compatibilidade entre a figura jurdica do scio e a figura jurdica do empregado (empregado/scio; scio/empregado). - H excees que devem ser analisadas no caso concreto. A depender da intensidade da participao do indivduo, ele pode ser empregado ou scio de forma mais notria.

2. Empregado domstico - a pessoa fsica que presta, com pessoalidade, onerosidade e subordinadamente, servios de natureza contnua e de finalidade no lucrativa pessoa ou famlia, em funo do mbito residencial destas. - Elementos ftico-jurdicos especficos: finalidade no lucrativa dos servios, apropriao dos servios apenas por pessoa fsica ou por famlia, efetuao dos servios em funo do mbito residencial dos tomadores. - A jurisprudncia tem rejeitado a possibilidade jurdica de se reconhecer relao de trabalho domstico nos casos de vnculos de matriz conjugal. Em outras situaes familiares o trabalho pode ser reconhecido como empregatcio, desde que tenha notadamente intuito oneroso e no outro tipo de nimo, preponderantemente de carter familiar. A) Elementos ftico-jurdicos Gerais: pessoa fsica, pessoalidade, onerosidade e subordinao. B) Elemento ftico-jurdico da No eventualidade 1C) A substituio de termos no eventualidade para continuidade irrelevante; 2C) Foi uma opo doutrinria, firmando o conceito de trabalhador eventual domstico em conformidade com a teoria da descontinuidade. C) Elementos ftico-jurdicos especiais: finalidade no lucrativa dos servios (os servios prestados no podem constituir fator de produo para aquele (pessoa ou famlia) que deles se

utiliza, embora tenham qualidade econmica para o obreiro- onerosidade), prestao laboral pessoa ou famlia (no h possibilidade de pessoa jurdica ser tomadora de servio domstico, apenas pessoa fsica, individualmente ou em grupo unitrio (ex. repblica estudantil)), mbito residencial de prestao laborativa (todo ambiente que esteja vinculado vida pessoal do indivduo ou da famlia, onde no se produza valor de troca, mas essencialmente atividade de consumo (obs. relao de emprego em funo da dinmica estritamente pessoal ou familiar do empregador)). - Direitos trabalhistas estendidos aos domsticos
Art. 7 Os preceitos constantes da presente Consolidao, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrrio, no se aplicam: a) aos empregados domsticos, assim considerados, de um modo geral, os que prestam servios de natureza no-econmica pessoa ou famlia, no mbito residencial destas; 3. Empregado rural - 1963- Estatuto do Trabalhador Rural. Art. 7 Os preceitos constantes da presente Consolidao, salvo quando for, em cada caso, expressamente determinado em contrrio, no se aplicam: b) aos trabalhadores rurais, assim considerados aqueles que, exercendo funes diretamente ligadas agricultura e pecuria, no sejam empregados em atividades que, pelos mtodos de execuo dos respectivos trabalhos ou pela finalidade de suas operaes, se classifiquem como industriais ou comerciais. MTODO CELETISTA DE DIFERENCIAO CRITICADO POR SER BASEADO NOS MTODOS E FINS DA ATIVIDADE LABORAL E OPERATIVA. CRITRIO ANTIGO NOVO CRITRIO: segmento de atividade do empregador. RURCOLA SER O EMPREGADO VINCULADO A UM TRABALHADOR RURAL. Art. 2, Lei 5.889/73: Empregado rural toda pessoa fsica que, em propriedade rural ou prdio rstico (segundo critrio relevante), presta servios de natureza no eventual a empregador rural, sob a dependncia deste e mediante salrio. STF Smula n 196: Atividade Rural do Empregado de Empresa Industrial ou Comercial Classificao da Categoria Ainda que exera atividade rural, o empregado de empresa industrial ou comercial classificado de acordo com a categoria do empregador.

A) ELEMENTOS FATO-JURDICOS ESPECIAIS 1) enquadramento rurcola do empregador

2) Imvel rural (zona geogrfica situada no campo) ou prdio rstico( imvel geograficamente classificado como urbano, porm envolvido, do ponto de vista econmico e laborativo, com atividades nitidamente agropastoris). Art. 3, Lei 5889/73 - Considera-se empregador, rural, para os efeitos desta Lei, a pessoa fsica ou jurdica, proprietrio ou no, que explore atividade agro-econmica, em carter permanente ou temporrio, diretamente ou atravs de prepostos e com auxlio de empregados. 1 Inclui-se na atividade econmica, referida no "caput" deste artigo, a explorao industrial em estabelecimento agrrio no compreendido na Consolidao das Leis do Trabalho. Art. 4 - Equipara-se ao empregador rural, a pessoa fsica ou jurdica que, habitualmente, em carter profissional, e por conta de terceiros, execute servios de natureza agrria, mediante utilizao do trabalho de outrem. ATIVIDADE AGROECONMICA: dinmicas agrcolas, pecurias e agroindustriais, que tenham destinao ao mercado.

CAPTULO XII O EMPREGADOR Conceito: Pessoa fsica, jurdica ou ente despersonificado que contrata a uma pessoa fsica a prestao de seus servios, efetuados com pessoalidade, onerosidade, no eventualidade e sob sua subordinao.
Art. 2 Considera-se empregador a empresa (Crtica: empregador no a empresa, mas a pessoa fsica, jurdica ou ente despersonalizado titular da empresa ou estabelecimento) , individual ou coletiva, que, assumindo os riscos da atividade econmica, admite, assalaria e dirige a prestao pessoal de servio. 1 Equiparam-se ao empregador, para os efeitos exclusivos da relao de emprego, os profissionais liberais, as instituies de beneficncia, as associaes recreativas ou outras instituies sem fins lucrativos, que admitirem trabalhadores como empregados.

Obs.: O uso do termo empresa possui um sentido prtico: acentuar a importncia do fenmeno da despersonalizao da figura do empregador.

- O empregador aquele que se postar no polo passivo da relao empregatcia formada. - Elemento ftico-jurdico especfico figura do empregador: apreenso, por um sujeito de direito qualquer, de prestao de servios (efetuada por pessoa fsica, com pessoalidade, no eventualidade, onerosidade e sob subordinao ao tomador). - Efeitos ou caractersticas da figura do empregador: a) despersonalizao: a ordem jus trabalhista autoriza a plena modificao do sujeito passivo da relao de emprego (o empregador), sem prejuzo da preservao completa do contrato empregatcio com o novo titular. Predomina a impessoalidade do empregador, ao contrrio do

empregado. Efeitos: viabilizar o princpio da continuidade da relao empregatcia; harmonizar a rigidez do Direito do Trabalho (vedando alteraes prejudiciais ao empregado) com o dinamismo do sistema econmico. Importante fundamento para a desconsiderao do manto da pessoa jurdica. b) alteridade ou assuno dos riscos: imposio exclusiva responsabilidade do empregador os nus decorrentes de sua atividade empresarial ou at mesmo do contrato empregatcio celebrado. O empregador assume os riscos da empresa, do estabelecimento e do prprio contrato de trabalho e sua execuo. Responsabilizao do empregador pelos custos e resultados do trabalho prestado, alm da responsabilizao pela sorte de ser prprio empreendimento (se se tratar de empregador vinculado a atividade econmica). Interpretao que abrange tambm os empregadores que no exeram atividade de natureza econmica. - Empresa: complexo de bens materiais e imateriais e relaes jurdicas que se renem como um todo unitrio, em funo de dinmica e finalidade econmicas ficadas por seus titulares. a organizao de fatores de produo (bens, relaes, direitos e obrigaes) a servio de um fim econmico previamente definido. - Estabelecimento: uma unidade particularizada da empresa, composta tambm de um complexo de bens e relaes jurdicas, que se renem como um todo unitrio em funo das necessidades empresariais. instrumento da empresa.

1. Grupo econmico Conceito: figura resultante da vinculao justrabalhista que se forma entre dois ou mais entes favorecidos direta ou indiretamente pelo mesmo contrato de trabalho, em decorrncia de existir entre esses entes laos de direo ou coordenao em face de atividades industriais, comerciais, financeiras, agroindustriais ou de qualquer outra natureza econmica.
Art. 2, 2 Sempre que uma ou mais empresas, tendo embora, cada uma delas, personalidade jurdica, prpria estiverem sob a direo, controle ou administrao de outra constituindo grupo industrial, comercial ou de qualquer outra atividade econmica, sero, para os efeitos da relao de emprego, solidariamente responsveis a empresa principal e cada uma das subordinadas. GRUPO ECONMICO PARA FINS TRABALHISTAS.

Objetivos: 1) ampliar as possibilidades de garantia do crdito trabalhista, impondo responsabilidade plena por tais crditos s distintas empresas componentes do mesmo grupo econmico. 2) Estender tambm a todos os entes integrantes do grupo as prerrogativas de se valerem do mesmo trabalho contratado, sem que o exerccio de tal prerrogativa importe, necessariamente, na pactuao de novo ou novos contratos de emprego. - Caracterizao do grupo econmico

* Abrangncia objetiva: O conceito de grupo econmico examinado estritamente trabalhista, no importando a sua caracterizao em outros ramos do Direito. Assim, no necessrio prova de sua formal institucionalizao cartorial, basta que emerjam evidncias probatrias de que esto presentes os elementos que compe o grupo econmico para fins trabalhistas. * Abrangncia subjetiva: - Composio por entidades estruturadas como empresas (carter e fins econmicos); ATENO!! Quanto ao Estado e suas entidades.

Nexo relacional interempresas

1C) Ocorrncia de nexo de efetiva direo hierrquica das empresas; Octavio Bueno Magno: deve haver uma relao de dominao interempresarial, atravs da direo, controle ou administrao da empresa principal sobre as filiadas.

2C) relao de simples coordenao entre as empresas. Amauri Mascaro Nascimento

OBS: indiferente que o controle seja por pessoa fsica ou jurdica. - Solidariedade exclusivamente passiva Imposio de solidariedade passiva entre as entidades componentes do grupo perante os crditos trabalhistas derivados de contrato de trabalho subscrito por uma ou algumas dessas entidades. - Solidariedade passiva e ativa
TST Enunciado n 129: Prestao de Servios - Empresas do Mesmo Grupo Econmico Contrato de Trabalho A prestao de servios a mais de uma empresa do mesmo grupo econmico, durante a mesma jornada de trabalho, no caracteriza a coexistncia de mais de um contrato de trabalho, salvo ajuste em contrrio.

A solidariedade das empresas componentes do grupo no existe apenas perante as obrigaes trabalhistas que lhes decorrem dos contratos empregatcios (solidariedade passiva), mas tambm perante os direitos e prerrogativas laborativas que lhes favorecem em funo desses mesmos contratos (solidariedade ativa). Empregador nico, solidariedade dual.

2. Sucesso (assuno de crditos e dbitos pelo novo titular em face do antigo) de empregadores ou alterao subjetiva do contrato (somente pode se referir mudana do empregador, j que o empregado tem caracterstica da pessoalidade). Instituto justrabalhista em virtude do qual se opera, no contexto da transferncia de titularidade de empresa ou estabelecimento, uma completa transmisso de crditos e assuno de dvidas trabalhistas entre alienante e adquirente envolvidos. CLT
Art. 10 Qualquer alterao na estrutura jurdica da empresa no afetar os direitos adquiridos por seus empregados. Art. 448. A mudana na propriedade ou na estrutura jurdica da empresa no afetar os contratos de trabalhos dos respectivos empregados.

- Situaes-tipo tradicionais da sucesso 1. alterao na estrutura formal da pessoa jurdica contratante; 2. Substituio do antigo titular passivo por outra pessoa fsica ou jurdica; REQUISITOS: a) transferncia da unidade econmico-jurdica: ou a transferncia diz respeito ao controle da sociedade ou ao conjunto desta, que se tem por transferida como um todo, ou a transferncia diz respeito a um ou alguns de seus estabelecimentos especficos. Ou, pelo menos, h de abranger uma frao empresarial significativa que, em seu conjunto, traduza a noo de unidade econmico- jurdica. Obs.: Qualquer ttulo jurdico hbil a operar transferncia de universalidades no Direito brasileiro compatvel com a sucesso de empregadores. Exceo da sucesso: transferncia por hasta pblica. b) continuidade na prestao laborativa: continuidade da prestao laborativa pelo obreiro ao novo titular OBS: No ser toda transferncia interempresarial que propiciar a sucesso do empregador, mas somente aquela que afetar de modo significativo as garantias anteriores ao contrato de emprego. Ainda que a transferncia interempresarial no tenha afetado significativamente o contrato empregatcio h sucesso, desde que se verifique a continuidade da prestao laborativa para o novo titular.

- Situaes-tipo novas de sucesso A jurisprudncia tem interpretado de forma a ampliar a qualquer mudana intra ou interempresarial que possa afetar os contratos empregatcios. Requisito:
a) toda transferncia interempresarial (de uma universalidade) que propiciar a sucesso do

empregador, mas somente aquela que afetar de modo significativo as garantias anteriores ao contrato de emprego. - Fundamentos a) Fundamentao doutrinria: 3 princpios: intangibilidade dos contratos de trabalho, despersonalizao da figura do empregador e continuidade do contrato de trabalho.

a) Fundamentao legal: Art. 10 e Art. 448, CLT Obs.: aplica-se a sucesso todos os tipos de trabalhadores, salvo os domsticos. Outras excees: - morte do empregador constitudo em empresa individual (art. 483, 2, CLT); - desmembramento de estado ou de municpio, dando origem a nova entidade estatal ao lado da antiga; -alienao de empresas falidas ou de um ou alguns de seus estabelecimentos. - Efeitos da sucesso ao novo titular da empresa ou estabelecimento Opera-se a imediata e automtica assuno dos contratos trabalhistas pelo novo titular da organizao empresarial ou de sua parcela transferida. O novo titular passa a responder, imediatamente, pelas repercusses presentes, futuras e passadas dos contratos de trabalho que lhe foram transferidos. Direitos e obrigaes empregatcios transferem-se, imperativamente, por determinao legal, em virtude da transferncia interempresarial operada. A clusula de no responsabilizao no possui valor algum para o Direito do Trabalho. - Posio jurdica do empregador sucedido O Direito do Trabalho, como regra geral, no preserva, em princpio, qualquer responsabilidade (solidria ou subsidiria) do alienante pelos crditos trabalhistas relativos ao perodo anterior transferncia. Contudo, a jurisprudncia vem admitindo a existncia de responsabilidade subsidiria do antigo empregador pelos valores resultantes dos respectivos contratos de trabalho.

- Natureza jurdica na sucesso trabalhista: - Figuras civilistas clssicas: novao, estipulao em favor de terceiro, sub-rogao, cesso, - Singularidade trabalhista: possui natureza jurdica prpria CAPTULO XIII- TERCEIRIZAO Descentralizao empresarial de atividades para outrem, um terceiro empresa. Terceirizao o fenmeno pelo qual se dissocia a relao econmica de trabalho da relao justrabalhista que lhe seria correspondente. Figuras: TOMADOR DE SERVIOS

EMPRESA TERCEIRIZANTE

OBREIRO

- As hipteses de terceirizao lcita so excetivas a) situaes tipo: 1. situaes empresariais que autorizem contratao de trabalho temporrio (necessidades transitrias de substituio de pessoal regular e permanente da

empresa tomadora ou se trava de necessidade resultante de acrscimo extraordinrio de servios dessa empresa) 2. Atividades de vigilncia 3. Atividades de conservao e limpeza 4. Servios especializados ligados atividade-meio do tomador (funes e tarefas empresariais e laborais que no se ajustam ao ncleo da dinmica empresarial do tomador de servios, nem compem a essncia dessa dinmica ou contribuem para a definio de seu posicionamento no contexto empresarial e econmico mais amplo). Admite a terceirizao apenas enquanto modalidade de contratao de prestao de servios entre duas entidades empresariais, mediante a qual a empresa terceirizante responde pela direo dos servios efetuados por seu trabalhador no estabelecimento da empresa tomadora. A subordinao e a pessoalidade, desse modo, tero de se manter perante a empresa terceirizante e no diretamente em face da empresa tomadora dos servios terceirizados. - Nas situaes de terceirizao ilcita, h a eliminao do vnculo original com a empresa locadora de servios em favor de seu reatamento com a entidade tomadora. - Responsabilidade: H a responsabilidade do tomador de servios por todas as obrigaes laborais decorrentes da terceirizao, desde que verificado o inadimplemento por parte do contratante formal do obreiro terceirizado. A responsabilidade subsidiria. Obs.: responsabilizao de entidades estatais terceirizantes: h responsabilidade subjetiva dos entes estatais que realizam a terceirizao de servios, se verificada sua inadimplncia quanto obrigao fiscalizatria relativa ao cumprimento das obrigaes trabalhistas pela empresa prestadora de servios (culpa in vigilando).

- ASPECTOS PROCESSUAIS * competncia: EC 45/04: Justia do Trabalho; * A responsabilidade subsidiria do tomador de servios, em situaes de terceirizao, comente poder ser declarada caso esse tomador componha tambm o polo passivo da lide trabalhista instaurada.

CAPTULO XIV- RESPONSABILIDADE POR VERBAS TRABALHISTAS - Responsabilidade do empregador O devedor principal (nessa hiptese, o empregador), integrante direto da relao jurdica entre as partes e beneficirio principal e imediato de seus efeitos, o que responde pelas obrigaes resultantes dessa relao. - Responsabilidade do grupo econmico As entidades componentes do grupo econmico, ainda que no se tenham valido diretamente dos servios efetivos do obreiro, contratado por outra entidade do mesmo grupo, tero responsabilidade solidria, em funo da qualidade de empregador que lhes foi reconhecida pela ordem jurdica. - Terceirizao ilcita

O tomador de servios passa a assumir posio de empregador, desfazendo-se judicialmente a relao simulada com a empresa terceirizante. - Responsabilidade do scio O scio dotado de responsabilidade ilimitada e solidria pelas obrigaes sociais obviamente sempre responder por qualquer dvida da pessoa jurdica respectiva. o que se passa com as sociedades em nome coletivo e sociedades de fato, por exemplo. Na sociedade de responsabilidade limitada, presume-se a culpa do scio administrador, face liberdade de ao que possui, a sua autonomia, imediaticidade que h entre seus atos e efeitos e frequente comunho de fato de seus haveres prprios e o da sociedade. A responsabilidade tem carter subsidirio e sua execuo depende da frustrao do procedimento executrio perfilado contra a sociedade. Sociedade de pessoas e capital. No se estende a conduta responsabilizatria automtica aos gestores e controladores de sociedades annimas. Nesse caso, necessria evidncia probatria de que houve gesto fraudulenta ou ilcita. Sociedade de capital. - Responsabilidade pelo trabalho temporrio e outros tipos de terceirizao H responsabilidade subsidiria da entidade tomadora de servios em face de quaisquer verbas contratuais concernentes ao obreiro colocado sua disposio, caso verificado inadimplemento das suas respectivas obrigaes. CAPTULO XV: CONTRATO MORFOLOGIA E NULIDADES. DE TRABALHO: CARACTERIZAO,

- Contrato o acordo tcito ou expresso mediante o qual ajustam as partes pactuantes direitos e obrigaes recprocas. - As relaes interindividuais e sociais contemporneas vinculam seres juridicamente livres, isto , seres desprendidos de relaes institucionalizadas de posse, domnio ou qualquer vinculao extravolitiva a outrem. -Definio de contrato de trabalho: Negcio jurdico expresso ou tcito mediante o qual uma pessoa natural obriga-se perante pessoa natural, jurdica ou ente despersonalizado a uma prestao pessoa, no eventual, subordinada e onerosa de servios. Art. 442, CLT Obs.: sabe-se que quando se fala contrato de trabalho, no sentido estrito, quer-se referir noo tcnico-jurdica de contrato de emprego. - Caractersticas: a) Contrato de Direito Privado: Natureza essencialmente privada tanto pelos sujeitos pactuantes (as partes colocam-se em situao de paridade jurdica), como tambm dos interesses envolvidos e, por fim, da prpria relao jurdica central desse contrato. Obs.: A Imperatividade das normas justrabalhistas no transformam em contrato de Direito Pblico. b) Contrato sinalagmtico: reciprocidade entre as obrigaes contratuais ensejando equilbrio formal entre as prestaes onerosas.

c) Contrato consensual: Sendo meramente consensual (e no formal ou solene), o contrato empregatcio pode ajustar-se tacitamente inclusive, sem necessidade de qualquer manifestao expressa oriunda das partes contratuais. d) Contrato celebrado intuito personae: Trata-se de caractersticas que envolve apenas o empregado, sendo estranha ao ente pactuante. e) Contrato de trato sucessivo: As prestaes centrais desse contrato (trabalho x verbas salariais) sucedem-se continuadamente no tempo, cumprindo-se e vencendo-se, seguidamente, ao longo do prazo contratual. Dbito permanente; f) Contrato de atividade: Pacto que tem como uma se suas obrigaes centrais a prestao de fazer, o que se cumpre continuamente no tempo; g) Contrato oneroso: Cada parte contribui com uma ou mais obrigaes economicamente mensurveis. H troca de sacrifcios e vantagens da dinmica contratual; h) Contrato dotado de alteridade: A prestao laboral do tipo empregatcio corre por conta alheia ao prestador. i) Contrato complexo: H a possibilidade de associar-se a outros contratos, que tendem a ter perante ele uma relao de acessoriedade. Ex. deposito de instrumentos de trabalho...

You might also like