You are on page 1of 3

HERPES Conceito Infeco recorrente (vem, melhora e volta) causadas por um grupo de vrus que determinam leses genitais

vesiculares (em forma de pequenas bolhas) agrupadas que, em 4-5 dias, sofrem eroso (ferida) seguida de cicatrizao espontnea do tecido afetado. As leses com frequncia so muito dolorosas e precedidas por eritema (vermelhido) local. A primeira crise , em geral, mais intensa e demorada que as subsequentes. O carter recorrente da infeco aleatrio (no tem prazo certo) podendo ocorrer aps semanas, meses ou at anos da crise anterior. As crises podem ser desencadeadas por fatores tais como stress emocional, exposio ao sol, febre, baixa da imunidade etc. A pessoa pode estar contaminada pelo vrus e no apresentar ou nunca ter apresentado sintomas e, mesmo assim, transmit-lo a(ao) parceira(o) numa relao sexual. Sinnimos Herpes Genital Agente Virus do Herpes Genital ou Herpes Simples Genital ou HSV-2. um DNA vrus. Observao: Outro tipo de Herpes Simples o HSV-1, responsvel pelo Herpes Labial. Tem ocorrido crescente infeco genital pelo HSV-1 e viceversa, isto , infeco labial pelo HSV-2, certamente em decorrncia do aumento da prtica do sexo oral ou orogenital. Complicaes/Consequncias Abrto espontneo, natimorto, parto prematuro, baixo peso, endometrite ps-parto. Infeces peri e neonatais. Vulvite. Vaginite. Cervicite. Ulceraes genitais. Proctite. Complicaes neurolgicas etc. Transmisso Frequentemente pela relao sexual. Da me doente para o recm-nascido na hora do parto. Perodo de Incubao 1 a 26 dias. Indeterminado se se levar em conta a existncia de portadores em estado de latncia (sem manifestaes) que podem, a qualquer momento, manifestar a doena. Diagnstico O diagnstico essencialmente clnico (anamnese e exame fsico). A cultura e a bipsia so raramente utilizados. Tratamento No existe ainda tratamento eficaz quanto a cura da doena. O tratamento tem por objetivo diminuir as manifestaes da doena ou aumentar o intervalo entre as crises. Preveno No est provado que a camisinha diminua a transmissibilidade da doena. Higienizao genital antes e aps o relacionamento sexual recomendvel. Escolha do(a) parceiro(a).

O HERPES O herpes uma infeco causada pelo Herpes simplex virus. O contato com o vrus ocorre geralmente na infncia, mas muitas vezes a doena no se manifesta nesta poca. O vrus atravessa a pele e, percorrendo um nervo, se instala no organismo de forma latente, at que venha a ser reativado. Rosinha : HERPES LABIAL A reativao do vrus pode ocorrer devido a diversos fatores desencadeantes, tais como: exposio luz solar intensa, fadiga fsica e mental, estresse emocional, febre ou outras infeces que diminuam a resistncia orgnica. Algumas pessoas tem maior possibilidade de apresentar os sintomas do herpes. Outras, mesmo em contato com o vrus, nunca apresentam a doena, pois sua imunidade no permite o seu desenvolvimento.

MANIFESTAES CLNICAS As localizaes mais frequentes so os lbios e a regio genital, mas o herpes pode aparecer em qualquer lugar da pele. Uma vez reativado, o herpes se apresenta da seguinte forma: inicialmente pode haver coceira e ardncia no local onde surgiro as leses. a seguir, formam-se pequenas bolhas agrupadas como num buqu sobre rea avermelhada e inchada. as bolhas rompem-se liberando lquido rico em vrus e formando uma ferida. a fase de maior perigo de transmisso da doena.

a ferida comea a secar formando uma crosta que dar incio cicatrizao. a durao da doena de cerca de 5 a 10 dias.

TRATAMENTO Os seguintes cuidados devem ser tomados durante um surto de herpes: o tratamento deve ser iniciado to logo comecem os primeiros sintomas, assim o surto dever ser de menor intensidade e durao; evite furar as vesculas; evite beijar ou falar muito prximo de outras pessoas, principalmente de crianas se a localizao for labial; evite relaes sexuais se for de localizao genital; lave sempre bem as mos aps manipular as feridas pois a virose pode ser transmitida para outros locais de seu prprio corpo, especialmente as mucosas oculares, bucal e genital. O tratamento deve ser orientado pelo seu mdico dermatologista. ele quem pode determinar os medicamentos mais indicados para o seu caso que, dependendo da intensidade, podem ser de uso local (na forma de cremes ou solues) ou de uso via oral, na forma de comprimidos. Quando as recidivas do herpes forem muito freqentes, a imunidade deve ser estimulada para combater o vrus. Os fenmenos desencadeantes devem ser evitados, procurando-se levar uma vida o mais saudvel possvel. A eficcia das vacinas contra o herpes so muito discutidas, mostrando bons resultados em alguns pacientes mas nenhum resultado em outros. Xaponesinha : Herpes Genital TRANSMISSO A transmisso da Herpes genital ocorre atravs do contato direto da rea genital do indivduo com uma rea infectada pela Herpes. A Herpes genital contrada atravs de relaes sexuais. Tambm pode ser contrada atravs do sexo oral, caso um dos indivduos esteja com Herpes labial. O tipo de Herpes responsvel pela maioria dos casos de Herpes genital, o vrus Herpes simplex vrus 2, o Herpes simplex vrus 1 responsvel pela Herpes labial, existem casos de Herpes genital do tipo 1, mas contrada atravs do sexo oral. SINTOMAS A Herpes genital tem vrios sintomas locais, na rea genital do indivduo infectado pela Herpes. Mas os principais sintomas so: - Feridas dolorosas (bolhas) nos genitais (por exemplo, no pnis de um homem ou na rea ao redor da vagina de uma mulher), coxas e ndegas; - Febre (normalmente s na primeira erupo das bolhas); - Mal-estar geral, dor muscular; - Corrimento vaginal; - Dor ao urinar; - Dificuldade para urinar; - Dor durante a relao sexual; - Coceira; - Sensibilidade, crescimento de caroos com pus na virilha.

TRATAMENTO A Herpes no tem cura, uma vez que a pessoa contaminada pelo vrus da Herpes, a pessoa fica com o vrus at a morte. O nico tratamento, um tratamento com remdios para amenizar os sintomas da Herpes. O tratamento da Herpes feito com ciclovir ou famciclovir. LOCAL DE INCIDNCIA O local de incidncia da Herpes genital, como o prprio nome diz, incide na rea genital do indivduo, tambm incide no sistema neurolgico, pois o vrus se instala no sistema nervoso. PROFILAXIA(PREVENAO)

No existe vacina para a Herpes, as nicas prevenes que podem ser tomadas so prevenes higinicas. As atitudes tomadas para evitar a Herpes genital so: - Pergunte ao seus parceiro se teve ou tem herpes porque pode ser propagada atravs de reas no protegidas pelo preservativo, como por exemplo, a virilha, coxas e abdmen. - Evite sexo oral-genital e oral-anal com algum que tenha feridas secas na boca. Feridas secas so causadas por vrus que podem infectar os genitais. -Sempre usar preservativo durante qualquer contato sexual, pois no possvel saber ou predizer quando o vrus pode ser transmitido outros, inclusive sexo oral-genital e anal-genital. CURIOSIDADES A Herpes no tem cura, ou seja, uma vez que ela se instale no corpo do individuo ela no pode ser aniquilada. Logo depois dela se instalar num corpo, acontece a primeira onda sintomtica, onde ocorrem erupes na rea genital, febre e outros sintomas. Depois de um tempo os sintomas param mas a Herpes ainda se localiza no corpo. Uma srie de fatores podem desencadear outra onda sintomtica, como excesso de stress, roupas apertas ou at mesmo relaes sexuais; Estimasse que 107 milhes de norte americanos estejam contaminados pelo HSV-2, desse numero sabe-se que 20% so totalmente assintomticos e outros 20% define-se como portador de Herpes Genital. Os outros 60% no reconhecem que so portadores de Herpes Genital.

FIQUE ESPERTO COM A HERPES No h dvidas de que a camisinha a melhor forma de preveno contra doenas sexualmente transmissvel. O problema que ela no garante proteo total, principalmente se falarmos de doenas como a herpes. A descoberta foi feita num estudo americano que avaliou 5.384 pessoas. - O uso regular da camisinha um dos principais hbitos que uma pessoa pode ter - afirma a coordenadora da pesquisa Emily T. Martin, lembrando que a camisinha eficaz na preveno de doenas como o HIV, a clamdia e a gonorreia, mas no capaz de evitar o contgio de outras doenas, entre elas a herpes. (...) (Texto adaptado do jornal Expresso de julho de 2009) Em primeiro lugar procurei entender exatamente o que o exercicio me pedia. Deveria analisar o texto de conformidade com a norma padro. E o que a norma padro? a denominao dada variedade lingustica dos membros da classe social de maior prestgio de uma comunidade. Em outras palavras seria o uso correto da lngua. A partir da comecei a analisar o texto. Inicialmente me chamou a ateno o fato da palavra herpes estar antecedida de um artigo indicando ser a palavra um substantivo feminino. Pelo que que sei a forma correta o herpes. Trata-se de uma palavra que veio do grego onde pertencia ao gnero masculino, que se manteve at atualidade. Alm do mais herpes um vrus. Logo a forma correta ser FIQUE ESPERTO COM O HERPES. ...doenas sexualmente transmissvel. Concordncia verbal com doenas no pode ser transmissvel e sim transmissveis, pois doenas est no plural e transmissvel refere-se a doenas e no a sexualmente. ...a herpes. O correto o herpes, pois a palavra herpes substantivo masculino. .....a herpes. O correto o herpes, pois a palavra herpes substantivo masculino. O texto correto fica ento assim: FIQUE ESPERTO COM O HERPES No h dvidas de que a camisinha a melhor forma de preveno contra doenas sexualmente transmissveis. O problema que ela no garante proteo total, principalmente se falarmos de doenas como o herpes. A descoberta foi feita num estudo americano que avaliou 5.384 pessoas. - O uso regular da camisinha um dos principais hbitos que uma pessoa pode ter - afirma a coordenadora da pesquisa Emily T. Martin, lembrando que a camisinha eficaz na preveno de doenas como o HIV, a clamdia e a gonorreia, mas no capaz de evitar o contgio de outras doenas, entre elas o herpes. (...)

You might also like