You are on page 1of 25

O CRISTO E O EXERCCIO DA CIDADANIA

Pr. Gilberto Gonalves Xavier(Foto: Nbia Camargo)

com muito prazer e contentamento que venho ocupar este mui nobre espao a mim conferido pelo conceituado Jornal Primeira Folha, o primeiro jornal patenteado do segmento gospel de Gois, para falar sobre um assunto corriqueiro, mas de suma importncia, O cristo e o exerccio da cidadania. Todo cristo antes de tudo um cidado, ou seja, um indivduo no gozo dos seus direitos e deveres civis e polticos. Um princpio fundamental que cada cristo tem dupla cidadania, acima de tudo cidado do Reino Celestial (Sl.15 / Hb.11:10 / Ap.3:12, 21:1-4 / Jo.14: 1-2) e em segundo plano, cidado deste mundo(Luc.2:1-4 / Mc.12:13-17 / Rm. 13:1-7 / I Pd.2:13-17). Podemos e devemos exercer nossa cidadania terrestre com base nos princpios cristos. Como cidados do Reino Celestial precisamos estar envolvidos, com o Reino de Deus e as coisas inerentes a ele. Por exemplo: Observncia de suas leis atravs de sua palavra, na evangelizao que a suprema tarefa da Igreja na terra(Mc. 16:15) e para isto buscando a virtude do Esprito Santo(At. 1:8), orando sem cessar(I Tess. 5:17). Enfim buscando tudo o que do interesse do Reino de Deus(Lc.12:31). Como cidados deste mundo, no podemos ser omissos aos nossos direitos e deveres, como diz o nosso Bispo Dr. Manoel Ferreira, temos que ser cidados com os ps no cho, ou seja sermos concientes, de que devemos ocupar espao, em todos os segmentos da sociedade organizada, inclusive nos cargos pblicos e polticos. Desta forma, a igreja crist procura se relacionar respeitosamente com todos os segmentos da sociedade organizada, bem como com o governo civil e partidos polticos, sem com isso comprometer os princpios bblicos. O prprio cristianismo no isenta os cristos de suas obrigaes civis, de Cristo a ordem: Da a Csar o que de Csar e a Deus o que de Deus. Adotamos uma postura Apoltica, no nos posicionamos favoravelmente, nem contra ningum. Entretanto a igreja tem reconhecido o direito de um cristo se candidatar a qualquer cargo eletivo. Se tal ocorrer e o candidato possuir qualificaes, e nobres ideais, deveria inclusive merecer nosso voto. A Bblia prov exemplos de pessoas que atuaram em vrios cargos correspondentes s atuais funes polticas. A igreja reconhece que assim como nos dias de Jos e Daniel, Por exemplo, hoje h tambm um alto preo a se pagar por aqueles que ocupam cargos pblicos ou polticos, num ambiente marcadamente hostil e desafiador a verdadeira religio. Estamos eminncia do processo eleitoral no Brasil, no podemos estar indiferentes ao nosso dever cvico. Vamos votar consciente, usando o critrio aconselhado por Jetro, sogro de Moiss (Deut. 1: 12-15). Escolher governantes, Homens tementes a Deus, capazes, inteligentes, dignos de confiana e inimigos de ganho desonesto. O padro competncia e honestidade, oremos pelo processo eleitoral.

Por Gilberto Gonalves Xavier (Vice-pastor da Igreja Ass. de Deus Cidade Jardim Campo d Campinas Goinia/GO)

Referencias bibliograficas
[1] Martins Fontes-Editora Universidade de Braslia, So Paulo, 1989 (2a edio). O prprio contedo semntico da palavra grega "Paidia" no possui correspondente perfeito nas lnguas atuais, abarcando simultaneamente educao, formao, treinamento, disciplina, civilizao, cultura, tradio, literatura e filosofia. [2] Cfr. Eduardo Bittar, "Curso de Filosofia Aristotlica" (Manole - 2003 - So Paulo), pgs. 7-33. [3] Martins Fontes-Editora Universidade de Braslia, So Paulo, 1987 (2a edio). [4] Edio Brasileira bilnge: Loyola - 2001 - So Paulo. [5] Voltaire (1694-1778) em seu "Tratado sobre a Tolerncia", pregava que todos deveriam respeitar-se e perdoar-se, para o bom convvio social, exceo da Igreja Catlica, em relao qual no se poderia ter tolerncia. Terminava muitas de suas cartas dizendo: "amai-me e destru a infame", ou seja, a Igreja (cfr. nosso "Manual Esquemtico de Histria da Filosofia", LTr 2000 - So Paulo, 2 edio, pgs. 166-168). [6] Cfr. "Manual Esquemtico...", op. cit., pgs. 99-101, 141-142 e 197-209. [7] "At agora se admitia que todo o nosso conhecimento se devia regular pelos objetos (...) No seramos mais afortunados nos problemas de metafsica formulando a hiptese de que os objetos devem se regular pelo nosso conhecimento?" (Crtica da Razo Pura - 1781). [8] "Age de modo que a mxima da tua vontade possa valer sempre, ao mesmo tempo, como princpio de legislao universal" (Crtica da Razo Prtica - 1788). [9] Cfr. "tica Social" (Quadrante - s/d - So paulo, pg. 57).

O cristo na Poltica
Especial

Muitos cristos no gostam de Poltica. Para eles, poltica e religio no combinam. No entanto, essa averso poltica no coaduna com a f crist nem com o exerccio da cidadania. Quando o cristo se afasta do cenrio poltico, alm derenunciar a seus direitos de cidado, favorece aqueles que, sob o argumento do estado laico, querem afastar os religiosos das decis mais importantes para Pas, como na discusso do Projeto de Lei 1.135/91, que visa legalizar o aborto no Brasil, e no debate em torno do 3 Pla Nacional de Direitos Humanos do Governo Federal.

Inmeras vezes o Papa Bento XVI exortou os catlicos a assumirem o seu papel na poltica. Ao discursar para a plenria Pontifcio Conselho para os Leigos, Bento XVI reiterou a necessidade e a urgncia da formao de uma nova gerao catlicos, mais engajada na poltica. Para o Papa, a poltica um mbito muito importante do exerccio da caridade. Ela conv os cristos a um forte compromisso com a cidadania (...). Precisamos de polticos autenticamente cristos, mas acima tudo de fiis leigos que sejam testemunhas de Cristo e do Evangelho na comunidade civil e poltica[1]. Em sua primeira enccl o pontfice j havia alertado os catlicos acerca de suas responsabilidades no campo da poltica dizendo que o dever imediato trabalhar por uma ordem justa na sociedade prprio dos fiis leigos.

Estes, como cidados do Estado, so chamados a participar pessoalmente na vida pblica.[2]. participao do cristo na poltica encontra amparo tambm na Doutrina Social da Igreja, no Documento de Aparecida [3] e prprio Catecismo da Igreja Catlica, que expressamente exorta os fiis para tomar parte ativa na vida pblica[4]. Ou seja poltica tambm uma forma de evangelizar e os cristos devem atuar como fermento na massa para construir uma socieda de acordo com o projeto de Deus. Assim, participao poltica parte da vida crist, pois os cristos, tal como Jes precisam desafiar as injustias, contribuindo para a construo de uma sociedade verdadeiramente justa e solidria.Es contribuio se d atravs de idias e aes capazes de aumentar as oportunidades e melhorar a distribuio das riquez produzidas pelo Pas. Tambm se concretiza no voto consciente, na fiscalizao do mandato dos polticos eleitos e at candidatura aos cargos polticos, como forma de promover o bem comum.

Aos que pregam um antagonismo entre Estado e Igreja, preciso dizer que sociedade laica no significa sociedade sem Prova disso que a Constituio Federal do Brasil foi promulgada sob a proteo de Deus[5]. A Igreja reconhece que no ca a ela, enquanto instituio, se fazer substituir ao Estado. Mas tambm ensina que lutar por uma sociedade justa e solid mediante uma constante atuao poltica, compete a todos os cidados, inclusive aos cristos.

O EXERCCIO DA CIDADANIA E OS VALORES FAMILIARES E SOCIAIS IVES GANDRA DA SILVA MARTINS FILHO Ministro do Tribunal Superior do Trabalho 1) A CIDADANIA Na clssica obra "Paidia" [1], Werner Jaeger (1888-1961) resgata os elementos constitutivos do ideal de formao do homem grego, em que a idia de cidado (membro ativo da polis grega ou da civitas latina) albergava o exerccio de todos os direitos e a assuno de todas as responsabilidades na conduo dos destinos da sociedade por aqueles que possuam o status citadino, ou seja, que no eram nem metecos (estrangeiros, que estavam alijados da participao na vida poltica da cidade, dedicando-se ao comrcio), nem escravos (encarregados da produo dos bens materiais e servios domsticos). A cidadania, na poca clssica grega, se exercia pela democracia direta: participao efetiva e direta de todos os cidados nas deliberaes que afetassem a vida social (viso aristotlica do homem como ser social ou poltico por natureza). J nos dias atuais, em que o modelo generalizado de democracia a representativa (na qual apenas alguns se dedicam profissionalmente atividade poltica), o exerccio da cidadania no pode se restringir eleio dos representantes (com desinteresse pelo que fazem), mas exige a manifestao expressa, pelos mais diversos meios de que se dispe (imprensa, ctedra, frum, etc), das opinies sobre o certo e o errado, o justo e o injusto, o oportuno e o inconveniente na conduo da coisa pblica, de modo a influenciar positivamente nas polticas pblicas. Nota-se, na prpria viso clssica do ideal formativo do cidado, uma evoluo sensvel tendente participao mais ativa do cidado na vida social [2]: a) Pitgoras (570-490 a.C.) - na concepo pitagrica, o ideal para o homem seria a vida meramente contemplativa(bios theoretiks) mais do que a vida ativa: assistir, observar e contemplar (theorein) seria mais excelente para o esprito humano do que participar, agir ou vivenciar (praxein). Comparando os jogos olmpicos, seria prefervel estar como espectador do que como atleta (diferena entre o sbio e o guerreiro). b) Plato (427-347 a.C.) - sem deixar de reconhecer a vida contemplativa como o ideal do homem, prepara seus discpulos, na Academia, como agentes de transformao social: plasma o ideal do governante-filsofo (aquele que, nutrindo no mundo das idias os paradigmas do que deve ser a sociedade perfeita, procura coloc-los em prtica na direo da sociedade). c) Aristteles (384-322 a.C.) - passa da teoria prtica (do idealismo ao realismo), fazendo com que uma viso metafsica, antropolgica e tica bem fundada empiricamente no conhecimento do mundo e da natureza humana possa forjar efetivamente uma sociedade ideal: como preceptor de Alexandre Magno (356-323 a.C.), ao infundir-lhe os ideais filosficos que ensinaria posteriormente no Liceu, ser quem, atravs do brao conquistador do discpulo, forjar os alicerces da civilizao helnica (da qual deriva diretamente a civilizao ocidental).

2) CIVILIZAO E VALORES Em seu conhecido "Um Estudo da Histria" [3], Arnold Toynbee (1889-1975) define civilizao como um "campo inteligvel de estudo histrico" (poder-se-ia falar em civilizao ocidental, mas no em civilizao francesa, que no se compreende sem remisso s demais culturas europias, com as quais est umbilicalmente ligada) e considera que o ponto distintivo das civilizaes seria as diferentes ordens de valores que albergam para estruturar a vida em sociedade. Elenca 37 civilizaes que teriam existido ao longo da Histria, sendo que, nos tempos em que publicava sua obra (incio dos anos 70), poderiam ser detectadas 5 civilizaes: a) ocidental crist - valores da liberdade (pessoa mais que a sociedade) e igualdade (de oportunidades; todos filhos de Deus). b) oriental marxista - valores do bem-estar material e social (sociedade mais que a pessoa) e igualdade (de resultados; igualitarismo). c) sino-japonesa - valores da autoridade (antepassados e superiores) e da conciliao (compor em vez de dizer o direito). d) islmica - valores da religiosidade estatal (religio se funde com direito) e superioridade masculina (mulher objeto). e) hindu - valores da desigualdade natural (castas originadas dos diferentes membros do corpo de Bhrama) e da onipresena espiritual (encarnao em animais). Ora, no caso da Civilizao Ocidental, ela deita suas razes nas civilizaes helnica e judaica, firmando-se sobre umtrip que a estruturou, caracteriza e distingue das demais: a) religio crist - fornece os valores que norteiam a civilizao (transcendncia divina, dignidade da pessoa humana, igualdade, liberdade, solidariedade). b) filosofia grega - permite a compreenso racional da realidade (explicaes no mitolgicas e argumentos no de autoridade). c) direito romano - d a estruturao sociedade (condies para o desenvolvimento harmnico e pacfico da sociedade). Esses 3 pilares tm seus desenvolvimentos mais caracteristicamente acabados em 3 paradigmas: a) Aristteles (384-322 a.C.) - cuja obra sistematiza toda a filosofia grega (superando o idealismo platnico e vincando o realismo). b) Justiniano (482-565) - que promoveu a compilao de todo o direito romano no Corpus Iuris Civilis (monumento jurdico composto das Institutas, Digesto, Codex e as Novellae).

c) S. Toms de Aquino (1225-1274) - que harmoniza o cristianismo com a filosofia grega (especialmente em sua"Summa Theologiae"[4]). A perda desses trs pontos referenciais responsvel pela deriva em que se encontra a civilizao ocidental, com sinais de sua decadncia, e a defesa dos valores (familiares e sociais) que a norteiam constitui o cerne do exerccio da cidadania que hoje se exige de todos os integrantes da sociedade. 3) REFERENCIAIS EM CRISE Pensando nesse trip estruturante da civilizao ocidental, chama a ateno o debate que ora se trava na Comunidade Europia em torno da promulgao de uma Constituio Europia. A natural referncia a Deus e aocristianismo como fundamentos da ordem jurdica e da prpria civilizao ocidental, feita no projeto de constituio, foicontestada pela Frana e Alemanha, sendo que a prpria Espanha, com a mudana de governo (no momento, socialista), aderiu posio francesa (o que surpreende, em face de se tratar de dois pases de arraigada tradio crist). De outro lado, Portugal, Itlia, Polnia, Eslovquia e Malta no admitem a aprovao de uma constituio europia, sem essas menes expressas. Como se v, aquilo que antes se mostrava apenas como um atesmo prtico (manifestado pelo desprezo lei natural e aos valores cristos no que concerne ao respeito vida desde a concepo, solidariedade humana para com os mais necessitados, indissolubilidade do matrimnio, ao respeito s legtimas autoridades sociais e familiares, etc) , vai se convertendo, com a ascenso de uma sociedade hedonista e materialista, em profisso de f de atesmo: a referncia a Deus deve ser retirada e a Igreja passa a ser vista como a nica instituio a no ser tolerada [5] (por lembrar, incomodamente, deveres que se gostaria fossem esquecidos, como o faz o Papa Joo Paulo II, essa figura que se eleva como reserva moral e ponto de referncia para uma sociedade em decadncia). A par da perda do referencial teolgico, verifica-se igualmente a inverso do referencial lgico (passagem dorealismo aristotlico de que a verdade sobre as coisas a adequao da nossa cabea realidade, para o idealismo kantiano, de que a verdade seria a adequao da realidade nossa cabea), com a quebra da harmonia entre f e razo (obtida com perfeio pela sntese aristotlico-tomista da alta Idade Mdia), a comear na escolstica decadente [6]: a) Nominalismo - Guilherme de Ockham (1280-1349), ao sustentar que os universais (conceitos sobre as coisas) seriam meros nomes (convenes e no captao de uma essncia comum a seres que possuem a mesma natureza) e que a ordem moral seria arbitrria (imposta por Deus e no decorrente das exigncias comuns natureza humana); b) Racionalismo - Ren Descartes (1596-1650) pregando a dvida metdica e pretendendo deduzir toda a realidade do cogito ergo sum - "Penso, logo existo" (admitir como nica realidade indiscutvel a prpria existncia e no a do mundo exterior).

c) Idealismo - Emanuel Kant (1724-1804), afirmando que a realidade que deve se adequar ao pensamento [7] e que o princpio moral deve ser meramente formal (imperativo categrico [8]), deduzida por cada um a regra concreta,subjetivamente. Verifica-se, finalmente, que a perda do referencial teolgico e a substituio do paradigma lgico tem sua repercusso no campo jurdico, fazendo com que o Direito seja fruto exclusivo da vontade da maioria (mero exerccio do poder, o que foi colocado em xeque precisamente no Julgamento de Nuremberg, dos lderes nazistas, em que a desculpa para o extermnio dos judeus era o cumprimento de leis ditadas por um governo democraticamente eleito). As mais modernas teorias para fundamentar a ordem jurdica no escapam desse reducionismo de buscar exclusivamente no consenso a fora obrigatria do Direito. Nesse diapaso seguem o conceito de lei (vontade do legislador) de Herbert Hart (1907-1994), a teoria do ordenamento jurdico (legislao fruto do acolhimento consensual das boas razes que recomendam a interveno estatal) de Norberto Bobbio (1909-2004), a justia como imparcialidade (acordo prvio sobre as regras do jogo democrtico e acordo posterior, no debate democrtico, sobre os direitos especficos dos cidados) de John Rawls (1921-2002), a teoria dos sistemas e a legitimidade pelo procedimento (aceitao de decises desfavorveis, pela captao da seriedade e da sistemtica pela qual foram tomadas) de Niklas Luhmann (1927-1998), a teoria do agir comunicativo (linguagem como fonte primria da integrao social, com a verdade, calcada no interesse, sendo fruto do consenso racional baseado na argumentao) de Jrgen Habermas (n. 1929) e a teoria do direito como integridade (coerncia com as decises do passado) deRonald Dworkin (n. 1931). Todas essas teorias, variantes do contratualismo iluminista de Jean-Jacques Rosseau (1712-1778) e Thomas Hobbes (1588-1679), que pretendem superar, olvidam a viso aristotlica da natureza humana, como comum a todos os homens de todos os tempos, cujos fins existenciais exigem o reconhecimento de direitos fundamentais para sua consecuo, bem como a concepo jusnaturalista tomista, calcada na experincia e na captao gradual das exigncias da dignidade humana. Nesse sentido o jusnaturalismo aristotlico-tomista tem sido, at hoje, a melhor expresso do casamento docristianismo com a filosofia grega e o direito romano: a) O direito natural inferido a partir da observao da natureza humana, buscando descobrir as condutas queotimizam o convvio social ("qui pertinent ad scientiam moralem maxime cognoscuntur per experientiam"). b) A revelao sobrenatural (dos 10 mandamentos) apenas sinaliza quais sos essas normas que aperfeioam o homem como pessoa e cidado (dando rapidez e certeza norma).

c) Assim, cincia e f so apenas dois caminhos para se chegar mesma verdade (argumentos de razo e de autoridade). Dizia Johannes Messner que quanto mais uma norma moral contraria aquilo que desejamos fazer, tanto mais estaremos propensos a acreditar que o preceito no decorre da natureza humana, mas se trata de uma imposio divina arbitrria: a norma no teria fundamento racional, mas apenas teolgico [9]. A perda do fundamento racional objetivo do direito e da moral e a abertura ao relativismo leva subverso dos valores, cujos frutos amargos para o convvio social s podem encontrar suas causas explicativas na perda dos valores estruturantes da sociedade (v.g.: aumento da criminalidade em decorrncia da violncia e pornografia transmitidas massivamente pelos meios de comunicao). Ter em conta os referenciais valorativos de nossa civilizao e a conscincia de sua perda fundamental para se saber no que consiste, atualmente, o exerccio da cidadania e quais os meios para canaliz-la. 4) EXERCCIO DA CIDADANIA E DEFESA DE VALORES O exerccio da cidadania, nos tempos atuais e em nossa sociedade, representa a defesa dos valores fundamentaisda civilizao ocidental, que se mostram indispensveis para a otimizao do convvio social, que o fim buscado por todo ordenamento jurdico (alcanado inicialmente pelos romanos, com a poltica de assimilao e no de dominaodos povos conquistados). No entanto, sem uma matriz objetiva e sustentvel isso no possvel. Da a necessidade de uma volta s origens e razes (sair do subjetivismo moral, que s gera tenses). Se a paz social fruto da justia ("opus justitiae pax") e esta dar a cada um o seu direito ("suum cuique tribuere"), devemos reconhecer como fontes ltimas de todos os direitos: a) natureza - direitos humanos fundamentais, no outorgados, mas reconhecidos (vida, liberdade, igualdade, propriedade, etc). b) contratos - todos os demais direitos, fruto da conveno (democracia) entre os homens ("pacta sunt servanda"). Nesse sentido, o exerccio da cidadania se manifesta: a) para os polticos, na elaborao da legislao positiva em consonncia com a lei natural; b) para os demais cidados, na manifestao, por todos os meios a que tenham acesso, de sua aprovao ou reprovao a polticas pblicas, conforme promovam ou se distanciem do bem-comum da sociedade, por descompasso com a lei natural e a legtima vontade da comunidade.

Trata-se, em suma, do no conformismo, recorrendo aos vrios canais a que se pode ter acesso, para manifestar odescontentamento com os padres vigentes, quando contrrios aos valores familiares e sociais. Se a teoria montesquiana de partio e controle do Poder menciona apenas 3 poderes (Executivo, Legislativo e Judicirio), a prtica j demonstrou que se pode perfeitamente adotar, modernamente, uma viso qinqipartida do Poder, acrescentando o Ministrio Pblico (CF, arts. 127-130: rgo extra-poderes de controle dos poderes constitudos) e aImprensa como fontes de poder real na sociedade. Cada vez se nota com maior clareza o papel de controle que essas duas instituies desempenham numa democracia moderna, influenciando efetivamente as decises governamentais, mediante a investigao dos desvios ticos na conduo da coisa pblica e os atentados aos direitos humanos fundamentais. E ambas as instituies esto abertas manifestao popular: a) os artigos de opinio e as cartas dos leitores aos jornais, bem como os telefonemas s ouvidorias-gerais das redes de televiso (hoje facilitadas essas manifestaes atravs do correio eletrnico) chamam a ateno de editorialistas e jornalistas (cada carta ou manifestao considerada como representativa de 100 leitores ou 1.000 espectadores que no se manifestam) para problemas e questes que passaro a ser pautadas como de interesse, a par de se ter como relevante a corrente de opinio manifestada (muitas vezes para controle tico dos prprios meios de comunicao); b) as denncias formuladas perante o Ministrio Pblico, de desrespeito a direitos fundamentais em todos os campos (mormente contra a criana e o adolescente, no que diz respeito pornografia, e contra o errio, no que concerne corrupo, nepotismo e privilgios ilegais), servem de base para a abertura de inquritos e ao ajuizamento de aes pblicas, cujos resultados tm sido de extrema oportunidade como freio a desmandos e recuperao de valores ticos antes apenas latentes. Portanto, a participao da conduo dos destinos da sociedade, como manifestao de cidadania, no se limita atividade poltica profissional ou ao exerccio do direito de voto, mas revela-se fundamental para todo membro da sociedade, que no deve ser apenas sujeito passivo das decises governamentais, mas sujeito ativo que influi positivamente no processo de tomada de deciso sobre a implementao do bem-comum numa sociedade civilizada e democrtica.
Braslia - So Paulo, junho de 2004

10

tica Crist e Poltica: Uma reflexo sobre o exerccio da cidadania plena.


21/08/2010 por Jadin Rate This

Pr. Antonio Srgio de Arajo Costa / Pastor da Igreja Batista Bethlem em Vitria da Conquista, Ba. / Doutor em Teologia pelo STBNB, Recife, PE. Em milhares de municpios, brevemente, milhes de brasileiros escolhero aqueles que em seu nome e benefcio elaboraro leis justas, pertinentes e eficazes as suas necessidades e, sobretudo devem governar para o bem comum o Estado Brasileiro. Um verdadeiro festival da democracia e da cidadania conforme se poder ver em todo o pas. Contudo, antes de tratarmos das implicaes da tica crist para a atividade poltica, necessrio que diferenciemos o sentido de tica e de poltica. Ethossignifica estilo de vida, conduta, costume ou prtica, segundo o Novo Testamento (Lc 1.9; 2.42; Jo 19.40; At 6.14; 28.17; Hb 10.25). Entretanto, a tica crist na histria recebe diversos nomes: Sittenlehre cincia dos costumes; moral e, Ethik (tica) derivado do texto bblico. Definindo: tica o estudo da moralidade (do Latim: moralitos, que significa a qualidade do que moral, carter), e no o estudo de costumes. Por isso, ela procura a verdade e o bem atravs do Supremo Bem que Deus e de Sua vontade revelada aos homens nas Escrituras Sagradas (cf., Reifler, H.N., in: A tica dos Dez Mandamentos. 1992:16-17). Segundo a clssica definio do filsofo grego Aristteles, (328 a. C), poltica a cincia, arte, tcnica e estratgia de administrar para o bem comum; mas decisivo do que o bem individual. Poltica, para Umberto Padovani em sua obra clssica Histria da Filosofia (2000:133), define-se como: A poltica aristotlica essencialmente unida a moral, porque o fim ltimo do Estado a virtude (que ele distingue em ticas que constituem propriamente o objeto moral, e as dianoticas, que a transcendem. As virtudes intelectuais, teorticas, contemplativas, so superiores s virtudes ticas, prticas, ativas), isto , a formao moral dos cidados e o conjunto dos meios necessrios para isso. O Estado um organismo moral, condio e complemento da atividade moral individual, e fundamento primeiro da suprema atividade contemplativa. A tica a doutrina moral individual, a poltica a doutrina moral social. Portanto, o entendimento dos princpios ticos que devem reger a conduta individual e do Estado no exerccio da cidadania de fundamental importncia, sobretudo nestes dias que antecedem as eleies. Posto isto, fica claro que a tica crist-poltica procura fazer a vontade de Deus na sociedade para o bem comum. O exerccio da completa cidadania

11

terrestre e celestial -, pelos cristos um privilgio, mas, tambm, um dever intransfervel diante de Deus e dos homens. No ms de outubro, os cristos exerceram o direito e o dever na importncia polticosocial: Votar! Um direito indispensvel e intransfervel , deve ser exercido de forma consciente para que os mecanismos de gesto social as entidades polticas, sejam aprimoradas para o bem estar social das pessoas, das famlias e, assim, da sociedade brasileira como um todo. Tal dever precisa ancorar-se sob a firme convico de que todos devem buscar o bem comum. Desse modo, vale sempre relembrar aos que postulam cargos polticos, a doutrina Crist exige as seguintes posturas - Ver na poltica no uma ambio do poder pelo poder num jogo de interesses pessoais, familiares ou corporativos; - Estar profundamente comprometido com a cidadania, o povo, principalmente os necessitados, explorados e marginalizados;

- Fazer aliana ou parceria, no com detentores costumeiros do poder, mas com quem serve ao povo: Universidades, Igrejas, unies e organizaes de classe capazes de procurar o bem comum; Algumas qualidades indispensveis aos que postulam cargos polticos: - Antes de tudo a decncia, a lisura, a honestidade que constituem o exato contrrio da corrupo ativa ou passiva; - Competncia, conhecimento profundo das formas, mtodos e prticas polticas, sem o qual de nada adianta a decncia; - Experincia administrativa ou legislativa;- Coerncia entre o ser humano e o homem poltico; vida pessoal e democrtica e o exerccio do poder;

- E, por ltimo, a eficincia, ou seja, habilidade e capacidade de realizar de forma correta um projeto poltico para o bem comum. (*Artigo publicado no jornal A TARDE 28.07.96). Jacob Peter Mayer (Max Weber e a Poltica Alem, pp. 86,87), incisivo quanto influncia do pensamento protestante, notadamente Calvinista, bem como de Lutero sobre o pensamento poltico de Weber: Weber examina tambm a tica poltica. Segundo ele, o poltico profissional gosta do poder. Quais devem ser suas qualidades humanas, se ele quiser conciliar o poder com a responsabilidade (Verantwortung)? Paixo, responsabilidade, capacidade de julgamento (Augenmass) como ele define as trs qualidades que determinam o pensamento e a

12

ao do poltico. A vaidade seu inimigo mortal. A poltica sem a crena (Glauben), diz Weber, impossvel. Quer acredite em fins nacionais, supranacionais, ticos ou religiosos, o poltico precisa crer em alguma coisa. Amigo leitor, essa percepo da realidade poltica como sendo de natureza absolutamente tica, pois somente assim pode alcanar o seu fim maior fundamental. Nada mais salutar do que jamais votar em quem no corresponde com seus atos na vida privada, a tica que se requer dos homens pblicos. Dessa forma, salutar no votarmos em parlamentares, especialmente, nos que respondem a processos por razes de ordem tica e outras que vinculam a sua imagem e atividade a ilicitude. tempo de passar o Brasil a limpo e, assim, no votar nestes indivduos j um bom comeo.

Essa percepo da tica protestante sobre o pensamento, bem como sobre a definio de sua postura tica na atividade poltica extremamente importante. Mas, qual a relao entre a tica e a poltica? As duas tm algo em comum? Caso contrrio, existe uma tica que domine tambm a poltica? H duas concepes ticas fundamentalmente diferentes: a tica do sentimento (Gesinnungsethik) e a tica da responsabilidade (Verantwortungsethik). Sobre a primeira, a tica do Sermo da Montanha, por ser absoluta, no precisa de maiores explicaes; sobre a segunda, Weber acrescenta: cada um responsvel pelas conseqncias previsveis de suas aes. Ele tinha profunda conscincia do eterno conflito entre poder e justia, no que diferia do Luteranismo: O gnio, ou demnio, da poltica convive com o Deus do amor e o Deus da Igreja, em tenso interior que poder a qualquer momento rebentar em conflito insolvel (grifo meu; p. 87). Neste sentido, uma questo fundamental levanta-se: Votar ou no votar! E, ao fazermos a opo pelo exerccio da mais nobre misso da cidadania que votar de forma livre e soberana -, devemos faz-lo de forma responsvel, madura e consciente. Portanto, no venda, no arrende, no alugue seu voto em troca de benesses pessoais ou familiares to comuns, infelizmente, sobretudo no nordeste do Brasil. As eleies passaram, porm outras viro e, assim, indispensvel que analisemos o candidato, sua postura, valores morais e familiares. Sua plataforma poltico-partidria e seu programa, em ter outros. E a todos os que comprometerem os valores fundamentais da vida e da cidadania, devemos expurgar definitivamente da vida pblica, no votando neles!

13

A luz da Palavra de Deus, a tica crist preocupa-se, fundamentalmente,


com o indivduo e a sociedade como um todo. Primeiramente, com as necessidades espirituais, o destino eterno o Cu! Contudo, por outro lado, no despreza de igual forma, os problemas terrenos, pois os mesmos so

importantes para todos. Assim, a preocupao somente com o homem, fora do seu contexto social, seria antibblico, uma vez que o Senhor Jesus disse aos seus discpulos: Vs sois o sal da terra; e, Vs sois a luz do mundo (Mt 5.13-14). o Cristianismo no dissocia a tica da poltica, pelo contrrio, diz que a atividade poltica deve ser exercida segundo os princpios e valores ticos estabelecidos nas Escrituras. No livro de Provrbios, o bom governante (Rei) reconhece a sua dependncia de Deus. justo, confivel e misericordioso (16.10; 20.26,28; 31.1-9); enquanto o lder perverso comparado ao leo bramidor e a um urso faminto (28.15). O autor de provrbios, Salomo, tambm sustenta que a justia quando exercida de forma plena indispensvel para a prosperidade de uma nao (14.34). Segundo o Dr. Paulo Wailer (tica Crist, 1987:88-9), meu professor de tica Crist no Seminrio Teolgico Batista do Norte do Brasil, Recife -,

O Novo Testamento ensina que o cristo deve:


- Esmerar-se na obedincia e submisso s autoridades e as leis, no s por temor ao castigo, mas tambm pela conscincia (Rm 13.1-5); - Esmerar-se por pagar pontualmente seus tributos (Rm 13.6-8); - s autoridades devemos no s submisso e obedincia, mas tambm honra e respeito (1 Pe 2.13,17); - Participar da vida poltica de forma consciente, sendo o sal da terra e a luz do mundo (Mt 5.13,16); - Na paz deve contribuir para a prosperidade de seu pas (Pv 6.6-11; 2 Tess 3.10-12) e, na guerra, defend-lo (Rm 12.18). Atualmente em funo do descalabro moral a que chegou a humanidade, bem como o Brasil, impossvel ao cristo srio permanecer indiferente, pois a imoralidade corre solta nas mais diversas esferas do poder. No Brasil, os valores fundamentais que sustentam a soberania da nao, vm sendo solapado de forma vil e mercantilista. Portanto, quando o cidado de bem se omite, os corruptos passam a dominar, empenhados em sua misso de destruir os valores e princpios que Deus estabeleceu em Sua Palavra, bem como a sociedade como um todo. A violncia no Brasil alarmante! A concentrao de renda injusta e brutal e, a pobreza se alastra, enquanto o governo faz propaganda do seu

14

espetculo

de

crescimento.

Conseqentemente,

desigualdade

social

cresce

assustadoramente em todo o pas, criando hordas de miserveis homens e mulheres que, com os seus filhos perambulam pelas ruas, cidades, e estradas esmolando num triste e deprimente espetculo. Eis a triste condio de milhes de brasileiros: Sem terra, sem teto, sem trabalho, sem dignidade, sem esperana Isto nos faz lembrar o que disse Abraham Kuyper, (O Cristianismo e a Luta de Classes, publicado em 1891) ardoroso defensor da ortodoxia bblica contra os telogos liberais, fundador da Universidade Livre de Amsterd, e primeiro-ministro da Holanda: Quando ricos e pobres se opem uns aos outros (Jesus) nunca fica do lado dos ricos, mas sempre do lado dos pobres Ele se colocava invariavelmente contra os poderosos e aqueles que viviam

luxuosamente, e a favor dos que sofriam e eram oprimidos (Paul Freston, F Bblica e Crise Brasileira, p.47). Deus usa seus servos fiis para abenoar as naes, homens que se dedicam ao seu semelhante por princpio e formao crist. No entanto, o autor de Provrbios afirma: Quando o mpio domina, o povo se entristece; quando o justo governa, o povo se alegra (29.2). E, para mudar tal situao s atravs de homens comprometidos com o temor de Deus, os valores humanos eternos e, portanto, com o bem comum. Destaco, finalmente, uma advertncia excepcional de Max Weber sobre a atividade poltica: Atividade poltica como escavar lenta e determinadamente em solo duro, com entusiasmo e discernimento. A histria prova que no se alcana o possvel se no se sai s vezes em busca do impossvel. O homem que empreende atividade poltica precisa ser um lder e at mais que isso um heri, no sentido literal. Os que no possuem nenhuma dessas qualidades precisam armar-se da fortaleza de corao que d esperanas at aos desesperados, ou no ter condies de fazer coisa alguma. S os que tm a certeza de no esmorecer quando o mundo lhes parecer estpido ou mesquinho demais para apreciar o que eles lhe oferecem, e esto dispostos a perseverar, devem escolher a poltica como profisso. Hans Kng, telogo alemo, incisivo ao perguntar: Por que se deve ser cristo? Sua resposta profunda do sentido do ser cristo aplica-se, de igual forma, a participao crist na vida da polis e, portanto, da poltica. Eis sua contundente resposta: Para ser verdadeiro homem! Que vem a ser isto? Ele diz: () Olhando para o Cristo crucificado e vivo, o homem (tambm o do mundo de hoje) capaz, no somente de agir, mas de sofrer, no s de viver, mas de morrer. E onde a

15

pura razo se v obrigada a capitular para ele ainda existe sentido, tambm no absurdo da misria e da culpa, pois tambm ali ele se sabe sustentado por Deus, tanto no que positivo, quanto no que negativo. Desse modo, a f em Jesus, o Cristo, oferece-lhe paz com Deus e consigo mesmo, sem escamotear os problemas deste mundo. A f torna o homem autenticamente humano, porque o faz ser co-humano: aberto ao extremo, para o outro que dele precisa, para o prximo. Afinal, perguntamos: por que se deve ser cristo? Agora compreender-se- mesmo se dermos resposta uma formulao concentrada: no seguimento de Jesus Cristo o homem, no mundo de hoje, pode viver, agir, sofrer, morrer verdadeiramente como homem: em ventura e desgraa, vida e morte, amparado por Deus a servio dos homens. (Kng, Hans. Ser Cristo. Trad. Pe. Jos Wisniewski Filho. Rio de Janeiro: Imago Editora, 1976, p. 523) Que devemos fazer como cidados? Devemos nos envolver politicamente ou nos omitir? Alguns, tentando se justificar, dizem: Votar? Para qu? So todos farinha do mesmo saco!. Voc certamente j disse ou ouviu algum dizer isto. Contudo, tal postura cmoda, para no dizer omissa, no resolver os grandes problemas nacionais morais, espirituais, sociais, econmicos e polticos. melhor, como cristos, decidirmos pela participao firme e consciente, quer como cidados comuns ou polticos profissionais a servio do pas. Assim, caro leitor, seja qual for opo, que seja para a construo do bem comum e para a glria de Deus. Lembremo-nos, da promessa de Deus: Bem-aventurada a nao cujo Deus o Senhor (Sl 144.15 b).

16

CRISTO E

CIDADANIA

Um sermo pregado pelo fundador Tribune editor Noel Smith no Congresso 1966 Fundamental Batista da Amrica do Norte e, posteriormente, publicado em A F Bblica dos Batistas: Livro II, Regular Baptist Press, 1966........... Noel Smith

A primeira considerao o ensinamento do Novo Testamento sobre a atitude do cristo em relao ao governo civil. Encontramos esse ensino, por um lugar, nos primeiros oito versculos do dcimo terceiro captulo do livro de Romanos: "Toda alma esteja sujeita s potestades superiores. Pois no h poder, mas de Deus: os poderes que so ordenados por Deus. "Por isso quem resiste autoridade resiste ordenao de Deus: e os que resistem traro sobre si mesma condenao. "Porque os magistrados no so terror para as boas obras, mas para o mal.Tu queres, no temer a autoridade? fazer o que bom, e ters louvor do mesmo: "Porque ele ministro de Deus para teu bem. Mas, se fizeres o que mal, teme, pois mentira no d a espada em vo, porque ele ministro de Deus, e vingador em ira contra aquele que pratica o mal. "Portanto, deveis estar sujeitos, no somente pelo castigo, mas tambm por causa da conscincia. "Por isso tambm pagais tributos: porque so ministros de Deus, atendendo sempre a isto mesmo. "Dai, pois, a todas as suas dvidas: homenagem a quem tributo devido; a quem imposto, o medo a quem medo; a quem honra, honra. "A ningum fiqueis devendo coisa alguma do homem, mas amar uns aos outros, pois aquele que ama a outra tem cumprido a lei." O apstolo Paulo, que era um cidado romano, est dizendo a que a instituio do governo civil foi criado por Deus, e que esta instituio est a ser reconhecido e em todos os sentidos prticos respeitado, no s por cristos, mas por "toda alma." "Mas Pedro e Joo, respondendo, disse-lhes: se justo aos olhos de Deus para ouvires voc mais do que a Deus, julgai vs mesmos. Pois no podemos deixar de falar das coisas que vimos e ouvimos "(Atos 4:19 f). neste ponto que muitos de ns, cristos, bem como no-cristos, so bastante sensveis. Estamos a reconhecer e respeitar em todos os sentidos prticos que o governo civil uma instituio divina - como a famlia ea igreja do Novo Testamento so instituies divinas. Estamos a opor-se, em todos os sentidos legal e prtico, a anttese do governo civil - niilismo e anarquia. "Martin Luther em seu caminho disse substancialmente a mesma coisa: "O governo um sinal da graa divina, da misericrdia de Deus, que no tem prazer em matar, matar e estrangulamento. Se Deus deixou tudo para seguir o caminho que eles ... sem um bom governo, deveramos rapidamente envio um outro para fora deste mundo. "

17

Sem governo, no pode haver lei. Sem lei, no pode haver progresso. CONCLUSO Chego agora a uma considerao de ordem prtica e aplicao do ensinamento do Novo Testamento sobre a cidadania crist. Para comear, quero fazer uma ou duas coisas absolutamente claras. Se eu fosse um cidado do Imprio Romano, eu teria feito como a maioria dos cristos fez - fez o melhor dele que eu poderia. Meu objetivo supremo teria sido a de promover a causa de Cristo e torn-la to fcil para os meus companheiros cristos que pude. E hoje, se eu fosse um missionrio em um pas estrangeiro eu me considero um convidado naquele pas. Mesmo que o governo fosse um governo comunista, eu no iria critic-lo e defender uma mudana. Meu objetivo principal seria a de promover a causa de Cristo e torn-la to fcil para os meus companheiros cristos que puder. Eu sou um cidado nascido nos Estados Unidos. Eu vivo sob uma Constituio que diz, no artigo XIV, seco 1: "Todas as pessoas nascidas ou naturalizadas nos Estados Unidos, e sujeitas sua jurisdio so cidados dos Estados Unidos e do Estado onde residem.Nenhum Estado poder fazer ou executar qualquer lei que restrinja os privilgios das imunidades dos cidados dos Estados Unidos, nem qualquer Estado privar qualquer pessoa da vida, liberdade ou propriedade, sem o devido processo legal, nem negar a qualquer pessoa dentro de sua jurisdio a igual proteo das leis. " Como um cidado, o presidente no tem um privilgio nico que eu no tenho. O Chefe de Justia no tem um privilgio nico que eu no tenho. Nenhum poltico tem um privilgio nico que eu no tenho. Eu pago impostos. Eu tenho que viver sob as leis que os polticos fazem. E para mim, isso significa que eu vou exercer os meus privilgios constitucionais e moral como um cidado. O apstolo Paulo tinha orgulho de sua cidadania romana, e exerceu seus direitos nos termos que a cidadania. Ouvi-lo l em Filipos, falar alto o suficiente para que todos possam ouvi-lo: "Eles bateram-nos publicamente sem sermos condenados, sendo homens romanos, nos lanaram na priso, e agora encobertamente nos lanam fora? na verdade, venham eles mesmos e nos tirem "(Atos 16:37). Ele est dizendo por a: Voc no vai nos tratar como se fssemos um casal de vagabundos pregar uma religio maluco. Eu estou vestido com a dignidade da cidadania romana. Eu nasci um cidado romano, que mais do que a maioria das autoridades aqui pode dizer. Voc tem publicamente espancado e humilhado nos ns e encarcerado ns, e agora voc est indo para admitir publicamente que todos os nossos direitos violados, e voc vai pedir desculpas publicamente por isso. Essa no a falar de um monte de flabby, religio, inspida sentimental que temos hoje. Essa a falar de auto-respeito masculinidade. Mas sobre tudo o que falar - se falarmos sobre isso - so os privilgios da cidadania crist.

18

Se voc olhar para a cidadania nas obras de referncia crist, Ns no dizemos nada sobre as obrigaes da cidadania crist. tudo nada, negativo positivo. Temos divorciado amor de verdade, e temos divorciado privilgio de obrigao. Como um cidado cristo dos Estados Unidos no s tm privilgios, no tenho obrigaes. Tenho a obrigao de tomar como ativo e inteligente e uma parte prtica no governo como qualquer outro cidado. Tenho a obrigao, constitucional e moral, para obter "mixed up" na poltica. Tenho a obrigao de sair onde no h maldio e beber e jogar e fazer o meu dever como cidado. Setenta e cinco por cento da corrupo neste pas, hoje, devido indiferena prtica de preguioso, covarde, frouxo, "built-up" santos que no querem arriscar sujar suas mos brancas macias por ficar na poltica e tendo uma prtica defender o que decente e direito. Metade deles nem sequer votam. Eles dizem que esto esperando a vinda do Senhor e "limpar a baguna." Eles convenientemente esquecer que o Senhor ensinou que eles deveriam estar ocupado enquanto ele estava ausente, e quando Ele veio. E se ns no deve ser ocupado com a nossa cidadania, do qual depende a prpria fundao da civilizao eo futuro de nossos filhos e netos, o que devemos ser ocupado aproximadamente? cidadania est envolvido na questo bsica nacional que enfrentamos hoje. O que essa questo? o que diz Clinton Rossiter a mensagem do The Federalist a maior obra em cincia poltica jamais concebida e escrita pelos americanos. Essa questo esta: Pode haver alguma felicidade sem liberdade, liberdade sem qualquer auto-governo, qualquer governo prprio, sem o constitucionalismo, o constitucionalismo sem qualquer moralidade, e qualquer um destes sem estabilidade e ordem? Os romanos foram confrontados com esta questo bsica mais de 2.000 anos atrs. Quando confrontado com ele um dos maiores deles. Os cristos tm o hbito de ir de um extremo ao outro no exerccio de seus privilgios e obrigaes da cidadania. Ou eles querem que o pas reformada de alto a baixo em uma semana, ou querem deixar a confuso toda para o Senhor "para limpar quando Ele vier." Governo civil no to simples. Em primeiro lugar, o governo civil no foi estabelecida por Deus para os cristos exclusivamente. Deus ama os homens e mulheres que no so cristos. Deus ama os pagos. Ele ama os pagos.Deus estabeleceu o governo civil de interesse da raa humana. Portanto, os cristos no devem tomar a posio de que deveramos ter nenhum, mas um governo cristo. Eu no gostaria de viver sob um governo por pregadores. Em primeiro lugar, a metade deles iria pendurar a outra metade antes do pr do sol - para a glria de Deus. E eu suspeito que eu estaria na final pendurado. A melhor crist na Terra pode no saber nada sobre a filosofia de governo civil. No governo cristos falharam to frequentemente como no-cristos. Benjamin Franklin era um cristo. Thomas Jefferson no era cristo. Willam Howard Taft era um Unitrio. Mr. Taft no foi um dos nossos grandes presidentes. William Jennings Bryan, disse que ele foi at o escritrio por maioria e saiu com o consentimento universal. Mas o Sr. Taft era um secretrio

19

capaz de Guerra, um administrador sbio, e ele foi um dos juzes grande chefe. William Howard Taft era um americano. Ele acreditava e amava seu pas. Ele era um homem de princpios. Ele acreditava que a alternativa para o constitucionalismo foi exatamente o que temos hoje a anarquia. Eu vou votar em tais homens de carter e patriotismo, se so cristos ou no. E por qu? Porque muitos cristos professos no so bons americanos. E um bom americano no necessariamente um cristo - como eu gostaria que ele estivesse. Voc pode ser um cristo devoto e no sabe nada sobre direito e medicina e do governo. Eu estou dizendo que sob os governos dos Estados Unidos e Canad, cidados cristos tm o privilgio constitucional de participar no governo civil, em todos os sentidos prticos. Eu estou dizendo que eles no s tm o privilgio constitucional, que tm a obrigao constitucional e moral de faz-lo. Mas eu estou dizendo, ao mesmo tempo, que os cristos tm a obrigao de ser participantes inteligentes. Eles tm a obrigao de ser versado na filosofia de governo civil. Eles tm a obrigao de compreender e apreciar a distino entre governo civil e do cristianismo. Mas, novamente, tal conhecimento e inteligncia completamente intil a menos que o cidado cristo entra na corrente principal da vida de seu pas e desempenha uma parte prtica no governo. Isto significa, mais uma vez, que o cidado cristo tem que sair na lama e sujeira, em uma atmosfera de maldio e de jogo de embriaguez, e fazer a batalha com as foras que esto destruindo os prprios fundamentos da instituio do governo civil. Eu no me importo cheirando a multido do Diabo, se eu tirar o cheiro de lutar contra eles. Eu preferiria ter esse cheiro em mim do que o cheiro de um salo de beleza teolgica.

O CRISTO NO EXERCICIO DA Cidadania


Romanos 13:1-7
Todos os dias nos noticirios vemos pases que so dilacerados por conflitos. A notcia est cheia de protestos, motins, e debate. Somos inundados por comentaristas em nosso prprio pas, que apontam para os males, ou m gesto do nosso governo. No importa o que lado voc est no espectro poltico h certamente coisas que voc gostaria de ver mudado. fcil tornar-se cnico sobre qualquer coisa relacionada ao governo. tentador adotar um papel contraditrio para aqueles que tm autoridade sobre ns. tentador, mas ... de acordo com Paulo, tambm errado. Pode parecer estranho que Paulo se desloca de como fazer amigos dos nossos inimigos submisso s autoridades constitudas. Mas no to estranho quanto se poderia pensar. No incio de Romanos, captulo 12, Paulo nos disse que se submeter a Deus e ele seguiu esse comando, dandonos expresses prticas dessa submisso. Estamos para servir a igreja, usando nossos dons e habilidades, devemos amar uns aos outros, estamos a abenoar aqueles que nos perseguem, e estamos a superar at mesmo as pessoas mal com o bem. Em cada caso, estamos a dar-nos em obedincia e submisso ao Senhor. No captulo 13 Paulo continua essa discusso. Ns tambm mostrar submisso ao Senhor atravs da apresentao s autoridades terrenas. Nos dias de Paulo estava ensinando este radical. Paulo era um cidado romano, mas ele tambm era judeu. A maioria dos judeus viu os romanos como opressores que ocuparam Israel. Eu acho que seria seguro dizer que a maioria dos judeus dos dias de Paulo viu os romanos como muitos judeus da

20

nossa viso do dia os palestinos. Paul insistiu no entanto os novos crentes para ser solidrio com o estado ao invs de adotar a abordagem dos fanticos que constantemente se opuseram ao Estado. Ao longo dos sculos (mesmo durante grande perseguio) os lderes da Igreja sempre aconselhou a mesma coisa. Em nosso texto em Romanos 13, vamos ver por que isso importante. Paulo nos d alguns princpios importantes que servem como fundamento da nossa submisso s autoridades terrenas. Deus estabeleceu o princpio do governo Paulo estabelece um princpio importante logo de cara: "no h autoridade que no venha de Deus estabeleceu. As autoridades que existem foram estabelecidas por Deus. " Paulo no est sozinho em sua opinio. Pedro escreve: 13 Sujeitai-vos, por amor do Senhor para toda a autoridade institudos entre os homens: se ao 14 rei, como autoridade suprema, quer aos governadores, que so enviados por ele para punir 15 aqueles que fazem o mal e elogiar aqueles que fazem . direito Pois vontade de Deus que 16 fazendo o bem que voc deve emudecer a ignorncia dos homens insensatos Live como homens livres, mas no usem a liberdade como um disfarce para o mal;. viver como servos de 17 Deus Mostrar respeito adequada a todos:. Amor a irmandade dos crentes, temei a Deus, a honra do rei. [1 Pedro 2:13-17] Nenhum destes homens nos dizem que Deus criou s a autoridade que todos estamos de acordo com, ou apenas aquelas autoridades que acreditamos ser bom. Dizem-nos que Deus criou todas as autoridades. No h ningum que est em uma posio de autoridade que no no sentido que representam Deus no seu servio. Nos dias de Paulo, o Rei foi Nero. Nero era um tirano louco. Mesmo assim, Paulo diz que devemos obedecer, servir e orar por este mesmo lder. Eu no acho que Paulo est dizendo que Deus nomeia a cada lder em escritrio ou que Ele est satisfeito com cada lder. Em outras palavras, eu no acho que o povo de Deus escolhido como Saddam Hussein a ser rei. O que ele est dizendo que devemos respeitar o princpio da autoridade, mesmo quando ele est sendo administrado mal. Deus ainda pode trabalhar com os lderes ateus. O Senhor estabeleceu o governo com a finalidade de manter a ordem reinante na sociedade e na natureza pecaminosa do homem. Se no tivssemos o governo no haveria utilidade pblica, no militar, nenhuma fora policial, e sem ajuda pblica. Sem que o governo no teramos garantia de que nossas fontes de alimentos so seguros e no haveria sistema judicial (mesmo se estamos decepcionados com a forma como os tribunais vo ainda melhor do que a anarquia). Sem que o governo defender os fracos e proteger o rapaz, o poderoso iria vitimar os mais fracos. Deus ordenou o governo para o bem pblico e para restringir a natureza pecaminosa dos homens. Devemos respeitar aqueles que tm autoridade porque Deus projetou essas autoridades para nos ajudar. Boa Cidadania FAZ SENTIDO Paulo alude ao fato de que ser um bom cidado realmente faz sentido por duas razes. A primeira razo que ser obediente nos liberta do medo. Se obedecermos a lei, o governo no uma ameaa para ns. Para os crentes que era muito importante que eles no ser conhecido como rebeldes. Os lderes so postas em prtica para nos fazer bem. Quando nos submetemos ao governo na maioria dos casos o resultado ser uma maior liberdade para viver. Se formos bons cidados, vamos beneficiar daquilo que o governo capaz de fazer por ns.Na comunidade crist, isto significa que ser dado um maior grau de liberdade de compartilhar nossa f e servir a Deus. Quando obedecemos o governo que ser deixado sozinho pelo governo. Quando os cristos servem como bons cidados e so respeitosos para aqueles em posies de liderana, nossas igrejas recebem isenes fiscais, as nossas opinies sero ouvidas, e ns seremos livres para "fazer a nossa coisa". Assim como os cristos se tornam encrenqueiros, aqueles que tm autoridade vai comear a procurar limitar essas liberdades mesma. Quando os crentes o abuso do governo sistema ir funcionar para parar esse abuso. Em suma: voc vai conseguir mais, mostrando o respeito que voc vai estar mostrando desdm. A segunda razo prtica para apresentar ao governo que aqueles que no apresentarem tero de enfrentar o poder do governo. O governo beneficia aqueles que se submetem, mas pune aqueles que no. Paulo nos diz: "ele (a autoridade do governo) no carrega a espada para nada. Ele servo de Deus, um agente da justia para punir quem pratica o mal. " O governo tem (e deve ter) o poder de coero (ou a capacidade de forar o cumprimento da lei) sem que o poder no haver caos. Vemos um exemplo negativo desta em nossos sistemas escolares. O poder de coero tem sido largamente tomada de professores e administradores eo resultado uma falta de respeito incrvel para professores e administradores. Deus deu o poder s autoridades para ajudar a conter a tendncia pecaminosa na humanidade. As

21

pessoas que infringem a lei so punidos. Pessoas que no pagam seus impostos ir para a cadeia. Aqueles que matam pode ser executado se. Igrejas que abusam do seu status de iseno fiscal pode ter esse estatuto revogado. Empresas que se dedicam a atividades ilegais podem ser multados e seus executivos podem ser colocados na cadeia. Deus d a "espada" para o governo para tentar manter as coisas em ordem. Os cristos devem ser os melhores cidados Paul no deixar o assunto aqui. Ele nos diz que devemos tambm honrar aqueles em posio de autoridade "no s por causa de uma possvel punio, mas tambm por causa da conscincia." (Romanos 13:5) Em outras palavras, devemos ser obedientes, no s porque no queremos ficar em apuros. Devemos ser respeitosos, porque reto aos olhos de Deus.

Na verdade, ser um bom cidado parte de ser submisso ao Senhor. No versculo 2, Paulo diz: "Conseqentemente, aquele que se rebela contra a autoridade est se rebelando contra o que Deus instituiu, e aqueles que o fazem traro sobre si mesmos." Mostramos submisso a Deus atravs de nossa submisso ao mesmo, por vezes, os governantes injustos. Deus nos d todos os dias situaes que nos ensinam como dobrar nossa vontade para o outro. Se ns no aprendermos a devida apresentao aos pais, professores, treinadores, empresrios, governantes e nossa submisso suposto Deus pode ser apenas uma iluso. Conseqentemente, devemos ser os melhores trabalhadores e os melhores cidados, porque ns respeitamos a autoridade (e uma atrs da autoridade), mesmo se no gostamos da pessoa que a posio de autoridade. Mas uma questo permanece, no ? E se o de autoridade vai para longe? E se eles usam sua autoridade dada por Deus a se rebelar contra Deus? Por exemplo, e se o governo aprovou uma lei que dizia que no podamos mais culto? E se nos dito que no devemos falar sobre a nossa f? E se nos disseram que tnhamos que por sua vez, cada exemplar da Bblia? E se a organizao a que pertencemos usa nossos fundos para apoiar causas imoral ou se envolver em outras atividades ilegais? E se um empregador lhe pede para fazer algo ilegal ou antitico? E se um oficial militar pede-lhe para fazer algo brbaro ou desumanos? E se o seu empregador pede para voc promover o material que seja obsceno, calunioso ou humilhante para algum? E se um mdico lhe pede para ajudar com um procedimento que voc acredita imoral? E se um lder do professor, treinador ou religiosa pede-lhe para participar em aces que so inadequadas? At que ponto devemos levar a nossa submisso? O princpio este: sempre que uma autoridade procura ignorar Deus, devemos resistir. Temos uma maior motivao para obedecer aqueles que tm autoridade sobre ns porque vemos que a obedincia autoridade , na verdade obedincia a Deus. No entanto, temos tambm um forte motivo para desobedecer quando a desobedincia necessria porque sabemos que Deus a autoridade mxima. Vemos vrios exemplos disso na Bblia. Daniel foi dito para no rezar, mas ele fez e foi jogado aos lees. Amigos de Daniel, Sadraque, Mesaque e Abednego foram informados de que devem se curvar a uma esttua de ouro quando a banda tocou. Eles se recusaram a se curvar para ningum, mas o Senhor e foram jogados na fornalha ardente. Pedro e Joo foram orientados a parar de falar sobre Jesus, mas eles se recusaram, dizendo: "Devemos obedecer a Deus antes que aos homens", eles foram colocados na priso. Ao longo da histria da igreja bravos homens e mulheres se recusaram a negar sua fidelidade ao Senhor. O que se recusou a chamar Caesar Senhor e foi queimado na fogueira ou lanados s feras. Durante a Segunda Guerra Mundial muitos cristos se recusaram a revelar a localizao de judeus escondidos em suas casas mesmo que isso significasse alguns deles seriam presos. Podemos (e devemos) resistir s prticas injustas de uma lei corruptos ou governo, mas devemos fazlo com respeito. Boice ilustra falando sobre a questo do aborto,

22

vamos chegar a lugar algum, se tudo o que fazemos adotar tticas metodologia-sit-ins e presso do mundo e mais leis. O mundo vai usar isso contra ns, e tem. Em vez disso, preciso explicar que a nica viso da humanidade que nos protege da explorao por governantes tirnicos ou os outros que somos feitos imagem de Deus e so, portanto, valioso para Deus, mesmo em estado embrionrio. Precisamos mostrar que a desautorizar do nascituro no diferente do que a defesa uma vez que-popular da escravido os negros chamando menos que humanos ou o assassinato dos judeus, chamando-os uma ameaa para a sociedade. Devemos mostrar que os seres humanos so todos feitos imagem de Deus e, portanto, no deve ser destrudo para a convenincia de ningum, mesmo que da me. [Romanos p. 1667] Atitude tudo. Podemos e devemos protestar sem se tornar feio. Quando protestamos, devemos entender que, por vezes, haver consequncias negativas para o nosso protesto (como acontece com os manifestantes da Bblia). Devemos estar dispostos a aceitar as conseqncias adversas, se isso que preciso para servir a Deus antes que aos homens. Em ltima anlise, devemos estar dispostos a ficar com Cristo, mesmo que resulte em morte! Em cada caso, os valores de Deus devem ser colocados frente das diretrizes dos homens. O problema com este princpio que ele um pouco escorregadio. fcil para elevar preferncia pessoal sobre a verdade de Deus. Algumas coisas horrveis foram feitas ao longo dos anos em nome do princpio cristo. Devemos examinar a nossa posio e as Escrituras cuidadosamente e em seguida, tomar o nosso stand com ousadia. Devemos tomar cuidado com o uso da f para justificar a injustia, a falta de compaixo ilegalidade, ou desrespeito de qualquer tipo. Implicaes dessas VERDADES Paulo nos d a sua prpria concluso prtica: "Este tambm por isso que voc paga impostos, para 7 que as autoridades so servos de Deus, que do o seu tempo integral para que regem D a todos o que voc deve a ele:. Se voc deve tributo, tributo; se a receita, a receita, ento, se temor, temor;. a quem honra, honra "[. vv 6,7] Nossa primeira responsabilidade para ser bons cidados e cumpridores da lei. da responsabilidade cristos Relatrio de sua renda com preciso e pagam seus impostos (sim, as taxas de impostos so altos, mas eles eram ainda mais altos em Roma) Conformidade com as normas do governo Obedea as leis de trnsito (inclusive sobre os limites de velocidade, os requisitos de idade para dirigir um carro, e carregando o seguro obrigatrio.) Dizer a verdade quando chamado para depor Seja um eleitor informado Respeitar a propriedade alheia Relatrio de atividades criminosas Em outras palavras, devemos ser cidados modelo. Devemos submeter-se ao governo com alegria, como uma forma de honrar o Senhor. No devemos dar qualquer causa para a ofensa, porque ns no fazemos o que certo. Quando as pessoas se ofendem para ns deix-lo ser porque agimos como Jesus, no porque ns somos transgressores da lei ou desagradvel. Isto no significa que devemos ser politicamente indiferente. Talvez voc precise correr para o escritrio para proporcionar s pessoas uma alternativa melhor. Devemos ser informado a respeito de onde esto os nossos representantes em vrios assuntos. Nos dado o direito a cada 2-4-6 anos para votar em novos lderes. Devemos exercer esse direito de forma inteligente. Devemos escrever nossos funcionrios quando discordarmos com eles sobre uma questo, o que legal e apropriada. No entanto, nunca devemos recorrer a ameaas, ataques pessoais ou linguagem grosseira. Este no eficaz ... e no cristo. Nosso trabalho para resolver problemas e para faz-lo de uma forma que trata a pessoa em posio de autoridade com respeito e honra. A Bblia nos diz que devemos orar por aqueles que esto em autoridade sobre ns. Isto verdade se esse lder um empregador, um supervisor, um pai, um treinador, um funcionrio eleito ou qualquer outra posio de liderana. Devemos orar para que os lderes so guiados pela sabedoria de

23

Deus. Devemos orar por sua capacidade de lidar com o stress da sua posio. Devemos orar para que pudessem resistir tentao que o poder traz. Devemos orar por suas famlias, porque eles tambm tm de lidar com as conseqncias de autoridade. Devemos dar honra queles em autoridade. Isso significa que devemos falar deles com respeito e trat-los com respeito. O Presidente dos Estados Unidos devem ser honrados e respeitados, independentemente do que o homem tem o ttulo. O escritrio exige respeito. Deveramos falar de nossos empregadores honrosa ao invs de execut-los para baixo antes de outros. Isso vale para treinadores, pais, professores e qualquer outra pessoa em posio de autoridade. Em todas as coisas importante que lembremos que o nosso principal objetivo, como crentes, no exercer influncia poltica ou legislar a moralidade. Nosso trabalho mostrar ao mundo o amor de Deus e introduzir aqueles que nos rodeiam com a graa de nosso Senhor Jesus Cristo. Faremos isso de forma mais eficaz quando nos relacionamos com os outros com amor, humildade e respeito e no com ameaas e ataques. Se vamos honrar aqueles que tm autoridade sobre ns, (mesmo quando .... Ou especialmente quando, discordamos), se na escola local de trabalho, ou no governo, vamos ser mais eficaz em nosso principal objetivo de honrar a Deus e apontando outras pessoas para Jesus . 03 de julho de 2005 Rev. Bruce Goettsche

03 de julho de 2005 Rev. Bruce Goettsche

24

25

You might also like