You are on page 1of 15

Autor (es)/RA Josiane Miranda RA: 300049 Jssica Batista RA: 335676 Elisabete Helena RA: 309488 Aline

Borges RA: 343546 Isabelle Bernardes RA: 335748

Os diversos rostos da infncia

Desafio de aprendizagem da Disciplina de Fundamentos Filosficos da Educao do Curso ou de (nome da do curso a que os acadmicos do grupo pertencem: Pedagogia Letras) Universidade AnhagueraUniderp.

Maca/RJ 2011

Tema: A construo histrico-filosfica do conceito de infncia

A Infncia em formao

A formao da personalidade da criana comea desde o ventre de sua me, dia aps dia de seus nove meses de gerao. No momento da concepo, me e filho iniciam uma troca de pensamentos e emoes, havendo uma conexo mutua de sentimentos. A criana mesmo no ventre sente o mundo a sua volta, j um ser integrante de uma famlia, ela deve ser querida, desejada e esperada. Todos os sentimentos sejam de ansiedade, de euforia, de tristeza ou de alegria, poderamos afirmar que podem ser sentidos por esta criana que est a se desenvolver. Conforme seus esclarecimentos, podemos dizer que uma mulher que deseja ser me, que programa a sua maternidade com cuidado e lucidez, deve abster-se de vcios, quaisquer que sejam prejudiciais para essa criana, como j indica a medicina deve-se principalmente, abster-se de conversas, que possam desenvolver qualquer tipo de tristeza ou angustia, quanto ao desejo e pela vinda do beb. Todo e qualquer dilogo perturbador, onde existir raiva, dio, ressentimento, estar repercutindo na vida desse pequeno que est por vir, o mesmo sofre ao sentir a me triste, e recebe as vibraes nocivas da tristeza que ela manifesta.. Brigas entre casais no perodo da gravidez, discusses, afetam diretamente este ser em formao, pois mesmo protegido dentro do ventre da mame, precisa de serenidade e amor para um desenvolvimento saudvel. Se a famlia transparecer um sentimento de rejeio, acreditando que a sua vinda no trar felicidade para os mesmos, isso pode ser um grande problema do decorrer da infncia dessa criana, pois mesmo sendo um feto em formao, o pequeno est atento a cada gesto da me, cada palavra, cada pensamento ou sentimento que ela alimenta em relao a ele. Por tambm estar ligado ao pai vibratoriamente, experimenta da mesma forma os sentimentos de aceitao ou rejeio, tornando-o desde o tero da mame um ser feliz ou indesejado. O feto est inteiramente lcido do ambiente ao seu redor, das pessoas que vivem na casa, dos sentimentos do pai e dos irmos em relao a ele.

Quo grande deve ser o cuidado da me em sua gestao, e quanto ela poder fazer por seu filho, antes mesmo de t-lo nos braos:

Conversando com ele, Falando-lhe de como bom viver, Do quanto famlia o aguarda ansiosamente e De como vai vida que o espera, repleta de desafios, de objetivos e de amor. A me o primeiro objeto de amor da criana pequena, que satisfaz suas necessidades afetivas e orgnicas, a famlia num todo o comeo de tudo que lhe ser apresentado, de tudo que lhe ser ensinado, de tudo que lhe ser ofertado, em matria de carinho, ateno, honestidade, bondade, respeito, educao, etc. Se estas situaes forem apresentadas a esta criana de formas contraria, tudo que entendemos por certo vai dar errado, a infncia dessa criana ter variadas faces, dependendo do que ela absorver. A Infncia idealizada Ao longo do tempo a infncia tem sido pensada a partir de padres idealizados pelas sociedades, que a tem definido como lugar de segurana e ludicidade, caracterizado pela no vivncia do trabalho e pelo distanciamento do mundo e das tarefas dos adultos. Essa definio idealizada de infncia est distante da pluralidade de infncias com que nos deparamos na sociedade atual, onde as crianas ocupam papis e posies bastante diversificadas dependendo da cultura onde esto inseridas. Em se tratando de Antropologia, h grande carncia de estudos que se dediquem criana e, conseqentemente, compreenso da noo de infncia. Assim, a infncia sempre vista como mero estado de passagem, precrio e efmero, que caminha para a sua resoluo na fase adulta. Os tempos contemporneos sofrem profundas transformaes e so estas transformaes que os caracterizam. Assim como ocorrem transformaes significativas na estruturao do espao-tempo das vidas cotidianas, na estrutura familiar, na escola e no espao pblico em geral, as idias e representaes sociais sobre a criana tambm se renovam. Isto porque o conceito de infncia no algo fixo e abstrato, ele determinado por questes estruturais mais amplas.

Enquanto se fala muito comumente em morte da infncia, como se esta fase do ciclo de vida estivesse simplesmente desaparecendo, na verdade, com a pluralizao dos modos de ser criana que nos deparamos, ou em outros termos, com a heterogeneizao da infncia enquanto categoria social geracional e com a atuao das crianas em novos papis sociais.

Infncia e educao desde a Idade Mdia A infncia ou o sentimento de infncia conhecido e estudado ao longo da histria. Foi a partir da ao dos homens que se produziu este sentimento que nos to caro atualmente. Todo o pensamento da sociedade contempornea tem por referncia a separao entre o mundo dos adultos e das crianas. A importncia do estudo desta temtica histrica permitir a compreenso da construo das diferentes percepes da sociedade sobre crianas e adolescentes alm da prpria construo do direito da criana. Por certo, a partir da percepo da infncia - com suas peculiaridades e especificidades se possibilitaria a ecloso, no futuro, de um direito das crianas. O que pode parecer evidente nem sempre o foi: a singularidade de um direito reservado infncia nem . sempre existiu. preciso um olhar histrico, revelador das relaes scio-econmicas, para que se

perceba a construo social da percepo da infncia. A concepo de infncia que conhecemos hoje vem evoluindo e se desenvolvendo desde o sculo XV; foi no fim desse sculo que comearam a acontecer as mudanas. At ento, o que denominamos de primeira infncia (trs ou quatro anos), a criana era acompanhada pelos pais e tinha seus momentos de criana, isoladamente ou brincando e jogando com outras crianas. Logo depois, passam a jogar e brincar com os adultos e com jogos de adultos; at mesmo das festividades esses pequenos participavam at acabar. As famlias no desenvolviam afetividade pelas crianas e no havia a preocupao em cuidar deles com sentimentos fraternos. Na Idade Mdia, a infncia terminava para a criana ao ser esta desmamada, o que acontecia por volta dos seis a sete anos de idade. A partir dessa idade, ela passava a

conviver definitivamente com os adultos. Acompanhava sempre o adulto do mesmo gnero e fazia o mesmo que eles: trabalhava, freqentava ambientes noturnos, bares etc. Ainda no havia o conceito de escolas. O que existia eram as salas de estudo livres, freqentadas por qualquer pessoa que necessitasse aprender a ler e escrever: crianas, adolescentes e adultos. Lembrando que, se a infncia era curta, a adolescncia no existia. Alm disso, no existia um trabalho pedaggico diferenciado de acordo com cada faixa etria; as classes podiam conter at 200 alunos. Estudavam pessoas de qualquer classe social; nessa poca, no se fazia distino entre eles. O convvio entre as classes sociais era normal em qualquer lugar da sociedade. As meninas no iam para essas salas; elas eram educadas nas casas em que moravam e recebiam a educao que seus pais ou responsveis lhe proporcionavam. Era costume mandar seus filhos para casa de amigos mesmo nobres, ou de um mestre em algum ofcio, para aprenderem a ser adultos. Acreditavam que seus filhos precisavam aprender na prtica suas funes; todos enviavam seus filhos para outra famlia cuidar. Alguns afazeres eram sempre feitos por aprendizes, crianas; nem mesmo os empregados da casa os desempenhavam, como, por exemplo, servir a mesa.. At os 18 anos, eles moravam em outras casas. As meninas tambm eram trocadas entre as famlias para aprenderem a serem donas de casa at que casassem, por volta dos 13 a 14 anos. No final do sculo XV e comeo do XVI, comea-se a cobrar da sociedade o cuidado com a criana e a necessidade de se desenvolver afetividade fraterna pelos filhos. Lentamente, esse processo passa a mudar e as crianas adquirem o direto de estar mais prximas de seus pais. Comeam a aparecer mais escolas populares, onde todos do gnero masculino podem freqentar, independente da classe social. Muitos meninos freqentam essas escolas, onde j se faz um trabalho pedaggico diferenciado, nas quais havia classes separadas por idades. No comeo, eram internatos, ou os alunos moravam em pensionatos e freqentavam as escolas. Mas as famlias sentem necessidade de estarem mais prximas de seus filhos e comeam a existir os externatos.

No entanto, essas escolas eram muito rgidas e no havia preocupao com a formao integral das crianas; o foco estava na educao para a moral e bons costumes, para que possam ser bons trabalhadores. L pelo sculo XVII, foi reconhecida a necessidade de limitar a participao das crianas no "mundo dos adultos", separando-se ento o espao infantil do espao destinado aos adultos. Ento a partir do princpio do sculo XX que a escola comea a mudar sua postura perante a educao das crianas, percebendo a sua importncia para o seu desenvolvimento como ser humano. A Infncia no nosso Pas. A histria da criana no Brasil apresenta peculiaridades diferentes, a escravido de negros africanos, a relao de dependncia entre colnia e metrpole exemplifica a diferente organizao social e poltica comparada existente nos pases europeus, situao que refletiria sobre a criana brasileira. No Brasil podemos ver de perto os vrios rostos que a infncia possui, onde as classes sociais influenciam muito nessas diversificadas formas de apresentao da criana diante a sociedade. A economia brasileira a maior transformadora das nossas crianas em adultos precoces, nas classes mais carentes, j na infncia so obrigadas a conviver com a misria, e se vem obrigadas a cuidar de seus irmos menores, cuidarem da casa para que seus pais trabalhem para o sustento de seus lares, enfim, so varias as complicaes para uma infncia conturbada, com tantos afazeres, a educao dessas crianas fica comprometida, pois o tempo dessa criana to atribulado que aprender para ela torna-se muito complicado, a educao deveria ser mais priorizada na infncia, para que a criana crescesse com gosto pelo conhecimento. J nas classes mais afortunadas, a criana tem mais acesso a uma boa educao escolar, mas nem sempre essa educao acompanhada pelos pais, pois muitos desses pais trabalham muito para manter uma vida mais confortvel, e no tem muito tempo para seus filhos, e com isso muitos pais no sabem o que tem aprendido seus filhos fora do convvio escolar. Esse distanciamento

familiar apresentado em todas as classes sociais, prejudicando significadamente a infncia das nossas crianas, tanto no mbito escolar, quanto no mbito emocional. Com isso criana se torna uma criana/adulta, antes mesmo que o tempo a convide a amadurecer, e a repercusso de uma boa educao muitas das vezes fica prejudicada. Uma infncia que implora ateno. A criana possuiu ao longo da histria, inmeros significados e denominaes, que variam de acordo com a sociedade em que se encontra. A concepo predominante no perodo clssico de uma infncia em que a criana um ser pouco desenvolvido fisicamente, tanto do ponto de vista intelectual, quanto do moral. Hoje podemos ver pais que almejam um futuro promissor para seus filhos, tendo em vista no as prprias crianas, mas os adultos em suas prprias frustraes. Com isso, alcana-se uma parcial concepo da infncia: uma infncia que reclama a necessidade de conversas com os adultos, de esclarecimento, principalmente sobre desejos e conhecimentos, no entanto, esse sentimento repousa apenas na mentalidade de adultos que tm sensibilidade para entender aspectos especiais dessas crianas, pois muitos nos dias de hoje deixam que as mesmas aprendam sobre a vida com os meios de comunicao em massa. A famlia de hoje no se preocupa com a formao moral, mental e sexual de seus filhos, preocupam-se mais com o dinheiro que vo ganhar, do que o carter dos filhos que vo formar. Nesse mundo, as crianas precisam transformar-se em adultos, as circunstncias exigem isso. "Nunca sabemos colocar-nos no lugar das crianas; no penetramos suas idias, mas, lhes emprestamos as nossas, seguindo sempre os nossos raciocnios, lhes imputando o que fazer e como fazer, no procuramos ouvir o que realmente querem, quais so suas necessidades e seus ideais. Uma revoluo profunda e lenta no prprio sentimento de famlia, onde quanto mais se trabalha, mais as necessidades so preenchidas, deixa de lado o verdadeiro sentido de famlia, e com isso a infncia e completamente prejudicada.

Houve um dia onde todos se sentavam para fazer as refeies juntos, para conversarem sobre seu dia, etc. Hoje cada um tem sua televiso, seu computador, seus amigos virtuais, enfim, a famlia se distanciou, e os meios de comunicao criam nossos os filhos para ns. Paremos para pensar um pouco: O que tenho feito para a contribuio dentro do meu lar, ou mesmo dentro da minha sala de aula, a respeito da infncia? Ser que sou mais uma dessas pessoas que pensa que criana uma tabula rasa? Ser que sou mais uma dessas pessoas que no entende que criana assim como adultos tem suas necessidades? Enfim, Quem sou eu dentro da formao histrica social dessa infncia modernizada? A Infncia e nossos erros. Com tantas mudanas, onde o homem no mais o nico provedor da famlia, onde a mulher tem a necessidade de contribuir com sustento da mesma, onde o ter passou a ser mais importante que o ser, a infncia passou a apresentar diversos rostos. Algumas crianas tm sua infncia regada de amor e ateno, outras tem uma infncia onde preciso trabalhar para sobreviver, outros tem sua infncia marcada por sofrimentos, outros uma infncia confusa, sem se quer saber quem na verdade , e onde seu real lugar. A infncia na atualidade bombardeada pelos estilhaos dos erros e frustraes dos adultos, comeando dentro dos nossos lares, e das nossas escolas, se estendendo pela vizinhana, comunidade, estado, pas, e pelo mundo. Mundo este, egosta e desatento as necessidades reais da criana que nos rodeia. A modernidade no nos deixa perceber onde estamos errando, nem onde estamos acertando. Onde fica a escola neste contexto? No percebemos em que estamos transformando nossos filhos, nossos alunos, a vida corrida no nos permite visualizar o obvio, estamos perdendo nossas crianas para o mundo. Nesse contexto de que trabalhar o importante, as famlias comearam a deixar suas responsabilidades para a escola, agora mesma no se importava mais em ser a

responsvel pela aprendizagem de suas crianas, pelo contrrio, confia escola o papel de educar seus filhos. A escola tem tomado para si uma responsabilidade que a famlia, que aquela educao informal, cuja troca de informaes entre a famlia, formao do carter, onde se comea a conhecer o que bom ou ruim, todas estas coisas so responsabilidades da famlia, mas, no o que tem acontecido, muitos pensam que a escola tem que fazer esse papel de transmio de uma educao informal, e quando isso no alcanado, no se preocupam em faz-lo, ento deixam que as crianas eduquem-se por si s, encontrando na TV, no computador, revistas, a sua companhia e aprendendo no s o que permissvel. Criana como uma esponja absorve tudo! E o que vai ser absorvido depende do nosso olhar critico e observador. No devemos estar omissos, precisamos estar presente. Criana e a contemporaneidade O que precisamos entender que famlia no apenas uma instituio do direito privado para a transmisso dos bens e do nome, ela deve assumir uma funo moral e espiritual, passando a formar o interior e o carter das nossas crianas. O que Vemos hoje so: Crianas pequenas com agendas lotadas. A televiso que se transforma em bab. Os pais ausentes. Carinho transformado em objeto. A afetividade transformada em conversas virtuais, etc. Segundo Solange Jobim e Souza, estes so apenas alguns dos fragmentos que compem o contexto da infncia contempornea, Alm desses, pode-se citar a cultura do consumo que, atravs da publicidade, descobriu a criana sozinha em casa, mandando nos pais. Para entender, entretanto, o lugar social que a criana ocupa na sociedade, no se pode analisar tais fragmentos de forma isolada. Isso porque cada poca ir proferir um

discurso que revela seus ideais e expectativas em relao s crianas, tendo esses discursos conseqncias constitutivas sobre um sujeito que est em formao. A inteno, ento, revelar as transformaes e orientaes dos modos de "ser" da infncia ao longo dos tempos, para, a partir do conceito histrico, analisar, atravs dos instrumentos tericos e estatsticos, a experincia da criana em seus contatos iniciais ou no com sua sexualidade no mundo contemporneo que a influencia. Sabemos que so raras estas aproximaes ao longo da histria, constituindo-se a filosofia como um pensar distante da criana ou da infncia e at em oposio a elas. Esta relao teve uma reviravolta quando M. Lipman props aproximar a filosofia da infncia e vice-versa: o que as crianas e a filosofia tm em comum a capacidade de se maravilhar com mundo.

A influncia da mdia na infncia/Adolescncia

A virada do milnio desencadeou um fenmeno intrigante: a garotinha sexy. Aqui est uma figura muito familiar na paisagem da mdia contempornea: a ninfeta com rosto de criana e curvas voluptuosas, que posa de modo provocativo em capas de revistas para adolescentes. Esse tipo de infncia influenciador tem sido celebrada e duramente criticada, e serve como ponto de partida para debates fervorosos sobre gnero, sexualidade, definio de infncia e critrios para padres sociais de aceitabilidade............................................................ Como, ento, educar as adolescentes que so bombardeadas diariamente pela mdia com imagens e mensagens errneas sobre sexo e sexualidade? Esta reflexo nos permitir desvendar os mitos que compem o espetculo da sexualidade das garotas na cultura pop convencional, propondo estratgias para que se possa reagir com eficcia a esse panorama que , ao mesmo tempo, sedutor e precrio. Ns deixamos que nossas crianas sejam contaminadas e influenciadas com tais contedos que rolam na mdia, no monitoramos o que esto fazendo, o que esto absorvendo, se so ou no convenientes. Estvamos lendo sobre Lindsay Lohan, uma jovem linda, famosa e bem sucedida que disse a seguinte frase para uma revista: Eu era uma menina, com um mundo de

dinheiro nas mos, nunca ningum me disse o que fazer ento eu fazia o que bem queria. Rola na mdia o que aconteceu a ela, foi presa por dirigir embriagada, seu currculo de vida de desordem, uso de drogas, orgias, etc. O que levaria uma jovem rica, aparentemente realizada, a agir assim???? Como ela mesma disse, onde estava sua famlia quando ela precisou? Com tanto dinheiro, derepente estavam usufruindo dessa mordomia conquistada pela jovem, e nem se importaram em saber se estava feliz com essa vida, e nem se interessavam em saber o que andava fazendo de sua vida. Uma histria infeliz, mas real, que retrata a infncia de hoje. Declaradamente um rosto de uma infncia transformada, pela mdia, pelo abandono, pelo status, pelo dinheiro e pela fama. isso que vivenciamos na infncia moderna, o importante ganhar o mundo, depois se descobre o que fazer com ele. Infelizmente esse pensamento domina o mundo em que vivemos, famlia, cultura, costumes, ideais, etc., tudo isso atropelado pelo o que a mdia tem a oferecer: moda, sensualidade, entretenimento, prazeres,etc.

Como deveria ser a realidade da infncia. A sociedade deveria reservar para as crianas um espao, um direito de vivncia da infncia, sem para tanto perguntar aos seus sbios e cientistas, o que verdadeira e objetivamente a infncia. Principalmente porque essa concepo de infncia reconhecida e legitimada pela cincia de modo geral uma concepo adultocntrica, na qual os adultos acreditam saber o que melhor para as crianas, para a infncia e, claro, para definir a ambas. Romper com a concepo adultocntrica da infncia deixar s crianas a tarefa de dizer atravs de suas prticas em que consiste a infncia e o ser criana. A concepo de infncia foi construda pela sociedade como um espao de segurana e ludicidade, mas, no sempre assim, essa seria a infncia idealizada por todos ns. Numa sociedade de classes como a que vivemos, as crianas desempenham os mais diversos papis em contextos muito diferentes. Mas a idia de infncia da sociedade moderna, foi universalizada pelas classes hegemnicas com base em seu padro de

criana que tem por referncia critrios como a forma de vivncia do ldico, a no realizao de trabalhos e os modos de sociabilidade no interior dessas classes. Mas sabemos que existem leis para tudo que relacionado a criana, mas muitas dessas leis no so cumpridas no dia a dia dentro dos lares, das escolas, etc. A pobreza principalmente proporciona faces diferentes dessa infncia, e no a lei que elimine fome e pobreza, ento se no h soluo para certas caractersticas da sociedade, seria complicado mascarar a realidade de crianas nessa situao. A infncia deveria ser cultivada, cuidada, regada, alimentada, com muito carinho e ateno. Mas o que vemos e vivenciamos o oposto disto, cultivamos, regamos, cuidamos, alimentamos, mas com comida, brinquedos, roupas novas, entretenimento, dinheiro, etc. Onde est o amor? Essa a cara da nossa infncia, uma infncia consumista e oportunista, contudo carente, que grita em silncio a procura de ateno.

Adulto infeliz, reflexo de uma infncia carente. Podemos vivenciar na atualidade, o quanto a infncia manipulada e comprada com recursos materiais, tornando-se carentes de afeto, de ateno e de compreenso. Quantos pais narcisistas, mais preocupados com eles prprios, do que com a vida daqueles que os mesmos trouxeram a este mundo to desigual. Quando a criana no recebe amor, contudo, ela canaliza toda a sua agressividade para o mundo exterior, pois no h o medo da perda de um amor que nunca recebera, ou seja, no h nada que a faa pensar em recuar, em inibir suas ms tendncias. No se sente culpada e se torna agressiva, hostil, desobediente, se tornando delinqente na juventude, desrespeitando as regras sociais, sentindo raiva da sociedade que no lhe deu amor ( Fraser, 2001). O jovem delinqente sempre uma criana que no foi amada. De outra forma, essa criana, carente, incompreendida, se tornar o adulto insensvel, violento no lar, duro para com os mais prximos. Sentindo carncia exteriorizar raiva e agresso; incompreendida ir isolar-se; feridos os seus sentimentos ir tratar os mais prximos da mesma forma como foi tratada, em

comportamentos automticos, completamente inconscientes, sem que se d conta de sua origem. Essa criana interior, machucada, ferida, ir permanecer no adulto o qual procurar escond-la, escamote-la de diferentes formas, at que se resolva por enfrent-la, por revisar os contedos da infncia infeliz. inadivel que se faa essa empreitada interior, a fim de que essa criana que ainda existe dentro de ns amadurea, curando as feridas mal cicatrizadas, para que ento o adulto de hoje se torne pleno, maduro e feliz. Nos faamos a seguinte pergunta: De que infncia se fala? Sua polissemia convoca-nos a abrir o leque de significaes tanto nas diferentes disciplinas que o tomam como objeto de estudo, como nos diferentes sentidos que adota. (Mannoni, 1997), Os rostos da infncia Infncia abandonada: aquela que desamparada, onde na verdade deveria ser cultivada com carinho e ateno. Infncia perdida: aquela que fica em algum lugar do passado antes mesmo de ter se acabado. Infncia pobre: aquela que faz a criana ter responsabilidades e crescer precocemente. Infncia rica: aquela que cultiva muito o ter, e esquece que o ser o mais importante nesta fase da vida. Infncia instituda: aquela que moldada e doutrinada. Infncia destituda: aquela que termina antes que o tempo a convide para ir embora. Infncia pblica: aquela que a fama e deslumbre se encarrega de moldar.

Infncia burguesa: aquela em crianas e adultos devem ter seus mundos separados. Infncia proletria: aquela que a pobreza obriga a ser adulta, porque as famlias precisam trabalhar para sobreviver, fazendo com que ela seja sobrecarregada e adormecida. Infncia moderna: aquela dos dias atuais, onde brincar de correr nas ruas e coisa do passado, a gerao ciberntica, e a infncia formada pela mdia, aquela em que a ausncia compensada por presentes e recompensas. Infncias: Tem tantos sentidos, tantas definies, tantos rostos, rostos estes marcados pela histria, pela misria, pela ausncia, pela mdia, pelas transformaes externas, etc. Uma infncia mal vivida como um oceano profundo, misterioso e traioeiro."

http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Resenha-Do-Filme-MissSunshine/8992.html acesso em 08/10/2011 as 16:38hs ced.ufsc.br/~zeroseis/9artigo3.doc acesso em 08/10/2011 as 18:45hs http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S010015742005000200014 acesso em 13/10/2011 as 19:29hs http://www.botucatu.com.br/portal/anexo/monografia.pdf acesso em 13/10/2011 as 20:36hs

You might also like