You are on page 1of 66

Praparar-se para o inevitvel, prevenindo o indesejvel e controlando o que for controlvel (Peter Drucker).

Introduo

Este trabalho tem como principal objetivo abordar a importncia e conceito do Planejamento Empresarial, apresentando as diferenas e conceitos de Planejamento Estratgico, Planejamento Ttico e Planejamento Operacional, tambm abordaremos um pouco sobre a importncia da Organizao Empresarial, e a Direo da ao Empresarial.

Processo Administrativo: Planejamento da ao empresarial PLANEJAMENTO - DEFINIO Planejamento um processo contnuo e dinmico que consiste em um conjunto de aes intencionais, integradas, coordenadas e orientadas para tornar realidade um objetivo futuro, de forma a possibilitar a tomada de decises antecipadamente. Essas aes devem ser identificadas de moda a permitir que elas sejam executadas de forma adequada e considerando aspectos como o prazo, custos, qualidade, segurana, desempenho e outras condicionantes. O planejamento serve de auxilio para toda pessoa ou organizao que queira, ou seja exigido um comprometimento no alcance de um ou mais objetivos, onde se necessite coordenao e acompanhamento de esforos e aplicao de recursos humanos, financeiros e materiais. Ele utilizado e aplicado para se ter garantia do atingimento dos objetivos primeiros. Problemas encontrados no meio do caminho devem ser resolvidos com criatividade, mas essa criatividade e resoluo de problemas tm que focar e estar coerentes com os objetivos traados inicialmente. O planejamento uma ferramenta para se garantir o alcance dos objetivos. O planejamento ajuda a eliminar solues impensadas ou pouco aderentes aos objetivos maiores do planejamento. O planejamento deve ser feito a cada perodo de atividades onde surjam novos desafios, ou novas situaes, ou quando a realidade difere dos pressupostos usados como base do planejamento. O planejamento pode produzir um resultado imediato ou no, um plano, por exemplo, descreve um curso de ao e procura proporcionar resposta como; O que? Quando? Como? e Onde? . O planejamento mais compreendido quando se estuda uma deciso sobre o que fazer e sobre quem deve fazer.

O tempo dedicado ao planejamento vital para evitar problemas na fase de execuo. O objetivo central do planejamento minimizar a necessidade de revises durante a execuo. PLANEJAMENTO ESTRATGICO. O Planejamento Estratgico a avaliao do local onde quer montar sua empresa, correr riscos ter concorrentes ter uma deciso ou uma incerteza, verificar a fraqueza da empresa. Esta orientada para o futuro em longo prazo e como no h dados sobre ele necessrio ter uma boa dose de intuio, discernimento e julgamento, tem que saber lidar com o planejamento estratgico, tem que ser complexo e projetar aes para o futuro. Ele acerca empreendimentos que afetam toda empresa por longo perodo de tempo. O planejamento estratgico passa por varias etapas so elas; * Determinar objetivos que quer dizer, onde queremos chegar, anlise ambiental externa: (o que h no ambiente), ameaas ambientais ou oportunidades. * Anlise organizacional interna: o que temos na Europa, fragilidade externas. * Formulao de alternativas: o que fazer onde queremos chegar vamos alcanar. * Elaborao de planejamento: como fazer por em prtica. * Implementao e execuo: como tornar em realidade usar do papel e por em execuo. * Avaliao dos resultados: como estamos indo, positivo, negativo o que fazer. Os objetivos estratgicos so mais amplos do negocio, como por exemplo, lucratividade participao no mercado, imagem retorno do investimento.

PLANEJAMENTO TTICO. O Planejamento ttico a funo administrativa que determina antes o que se deve fazer e quais os objetivos devem ser alcanados, alm disto, usa dos respeito s pessoas de raa ou cor para que as empresas ou seus departamentos a partir de certas hipteses em respeito a realidade atual e futura. O planejamento uma tcnica de mudana e inovao de uma das melhores maneiras de se introduzir dentro da empresa, de uma forma devidamente antecipada da programada. Os planos tticos representam uma tentativa da empresa se integrar do processo decisrio e alinh-lo a estratgia empresarial. Os objetivos do plano ttico so especficos de cada unidade organizacional, como volume de produo e volume de vendas ou de compras, com as notas de despesas de cada departamento seja de custo, de produo, ou cobrana e tipo financeiro ou de outros.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL. O Planejamento Operacional pode ser realizado como um sistema que comea com os objetivos estabelecidos pelo planejamento ttico. Ele desenvolve planos, procedimentos e proporciona informaes no sentido de propidar meios e condies para aperfeioar e maximizar os resultados ou nvel operacional do trabalho dentro da lgica de sistema fechado, para alcanar regularidade e certeza para que funcione com eficincia. Os objetivos operacionais so limitados para cada cargo ou tarefa entre os quais aprimora o cliente quanto quantidade de atendimento e tempo mdio para a entrega e custo de cada produto. Mostrar um plano de vendas, proporcionar lucro a empresa, incentivar o funcionrio a dedicar mais planos de carreira, dar incentivos a brindes para que o prprio trabalho motivado, sair na frente como uma idia de propaganda diferente no divulgar o nome da empresa e faa a marca vender mais, so alguns planos operacionais. Sobre o ponto de vista, administrar significa tornar vivel, escolher opes definir entre vrias alternativas, o melhor custo da ao.

A importncia do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial Na antiguidade, onde o homem era nmade, no existia planejamento nenhum, prevalecia apenas o instinto de sobrevivncia, o homem no plantava, e nem criava animais, somente existia devido s caas e pescas e quando os alimentos findavam-se, migravam para outros lugares. Com o passar do tempo, o homem descobriu a agricultura, criando-se assim uma das primeiras formas de planejamento, pois tinha que calcular o quanto seria necessrio plantar para poder sustentar toda a tribo, e tambm em quanto tempo levaria para comear a colher, com isso precisou planejar o estoque necessrio, quanto tempo poderia ficar estocado a colheita, e formas de ganhar mais alimentos. Com o passar dos tempos, descobriu que tambm era possvel criar animais, e assim comeou um segundo estagio de planejamento, onde tinha que planejar a quantidade de alimentos que teria de plantar para sustentar a tribo e os animais, planejou tambm o espao necessrio para poder cuidar do rebanho, a forma mais coerente de administrar essa criao, e tambm como proteger o rebanho de possveis invasores e predadores naturais, enfim, uma srie de processos. Mais um pouco alm, comeou a era dos negcios, onde era efetuada troca de sementes e alimentos por animais, e vice versa, no existia dinheiro, e sim produtos. Para se obter algum produto, era preciso ter outro em mos, e comeou ento a era do planejamento de compras.

Como conseqncia desse comercio, cria-se a necessidade de moeda de troca, onde comeou com sal e depois foram criados moedas de prata e outros tipos de metal. Tendo em base a evoluo humana, comeou a expandir o comercio, criando as pequenas empresas rurais, e as pequenas vendas, onde era centralizado todo tipo de produto, gerando mais comodidade para as pessoas. Comea ento o planejamento de compras, e com isso a humanidade comear e crescer de forma acelerada. Hoje em dia, tudo isso que foi mencionado anteriormente pode passar desapercebido, ou no fazer diferenas para as pessoas, mas o principio de todas as formas de planejamentos que hoje existem. Hoje o planejamento passa a ser a ferramenta mais utilizada que temos. Tudo requer um planejamento. Planejamento para comear a fazer uma faculdade, planejamento para comprar um carro, planejamento familiar, estudando a famlia como se fosse uma empresa, vendo os rendimentos e as sadas, e calculando assim quantos filhos o casal pode ter, calculando a forma e o padro de vida da famlia. Levando em considerao os textos do Livro PLT e os artigos dos Professores Roberto Shinyashiki e Paulo Barreto dos Santos, podemos concluir que o planejamento de suma importncia em nossas vidas e principalmente nas empresas, para que possamos alcanar o sucesso sem cometer erros que estaramos mais vulnerveis sem a utilizao e aplicao do mesmo.

Processo Administrativo: Organizao da ao empresarial

A organizao uma atividade bsica da administrao e tem por objetivo agrupar pessoas e estruturar todos os recursos organizacionais para atingir os objetivos predeterminados. Como funo administrativa, a organizao depende do planejamento, da direo e do controle para formar o chamado processo administrativo, que o encadeamento e a interligao entre todas as funes administrativas. A funo de organizao no nvel institucional trata a empresa em sua totalidade, isto , como um sistema aberto e integrado. Recebe o nome de desenho organizacional, e o desenho organizacional representa uma forma, um padro, uma estrutura ou algo parecido e que utilizado pela empresa para alcanar um ou mais objetivos. Aborda a configurao da estrutura organizacional da empresa e dos processos utilizados para faz-la funcionar e alcanar resultados

PLANO ESTRATGICO PARA A REALIZAO DE UM PROJETO DE EXTENSO UNIVERSITRIA Plano estratgico cultural.

De acordo com os integrantes do grupo, foi discutido e apresentado propostas sobre qual o tema seria interessante a comunidade, qual a faculdade est inserida, sendo assim, chegamos concluso que um bom plano estratgico seria o cultural, ento escolhemos como referencia o teatro. J decidido o que fazer, escolhemos um tema que achamos e importante a sociedade, sendo bastante discutido e delicado entre os jovens, que so seus principais alvos, adultos e at crianas, ento escolhemos drogas lcitas e ilcitas como tema principal de nosso teatro. De acordo com o tema, ser feito um estudo sobre conseqncias e malefcios de ambas as drogas, com pesquisas e depoimentos de pessoas que passam e j passaram pelo problema, comparaes de pessoas que usufruem e no das drogas e pesquisas que possam apresentar de forma clara e comprovar cientificamente os malefcios das mesmas. Aps estudar o tema, o grupo trabalhar na montagem e desenvolvimento da pea em si. Dever ser montada uma pea que mostre os efeitos do lcool e do tabagismo, sendo drogas licitas na sociedade, mas que tm um poder destrutivo muito grande, a pea dever mostrar as conseqncias finais do seu uso e vcio. Finalizando essa etapa, trabalharamos em cima das drogas ilcitas, como a maconha, a cocana, a herona, LSD, xtase, e por fim o crack, que so as drogas mais comuns e usadas atualmente. Sendo escrita e apresentada para o grupo, dever ser feita a distribuio dos papeis, e assim que for distribudo os papeis de cada integrante do grupo, dever comear, to logo o estudo da pea e de cada papel, e to logo comear os ensaios. necessrio um representante, para poder intermediar entre o grupo e a direo da faculdade para apresentao da pea. Precisar tambm de ensaios e estudos sobre como vencer a timidez, e locuo e apresentao em publico. Ser escolhido um dia e a apresentao vivel para faculdade e integrantes, assim a apresentao ser feita. Aps a apresentao na faculdade, temos como pblico a comunidade a qual a faculdade est inserida, como escolhas de ensino mdio, e locais abertos e acessveis ao pblico, como praas e locais de lazer, onde h movimentao de pessoas. O objetivo dessa pea alertar e informar os jovens sobre os malefcios e perigos que podem apresentar, orientando-lhes da melhor maneira sobre como evitar o contato, ou se j existe o contato, por exemplo, com drogas licitas como controlar ou at mesmo deixar o vicio.

Plano estratgico cultural. Nosso plano de promover uma campanha de arrecadao de agasalhos para pessoas que moram nas ruas, antes da entrada do inverno, e tambm promover uma gincana de arrecadao de itens para entidades filantrpicas, como por exemplo, arrecadao de

brinquedos para orfanatos e hospitais de crianas, e arrecadao de livros para bibliotecas que esto sendo instaladas em bairros de periferia, ajudando assim as crianas da comunidade mais carentes a terem a incluso na literatura, criando assim o gosto pela leitura, e estimulo pelos estudos, a nica forma de reverter o quadro de pobreza e escassez de mo de obra para o mercado de trabalho. A princpio, conversaremos com a diretoria da faculdade e apresentaremos o planejamento social do grupo, e assim, aps a aprovao a liberao para recolhimento de roupas e brinquedos, e tambm de livros, chamando assim toda a comunidade a participar. Com o concedimento da faculdade, comearemos uma campanha em toda a faculdade, com data pr fixada para entrega das doaes, gerando um esprito de ajuda, e com base no que foi liberado pela faculdade, ganhando horas no PAC, conseguindo assim uma grande adeso dos estudantes. Uma alternativa que encontramos fazer parcerias com comrcios privados, como supermercados, lojas, farmcias, etc., sendo locais que as pessoas freqentam, assim estaramos envolvendo a comunidade de uma maneira positiva no projeto. Colocado em pratica essa parte, dever ser entrado em contato com as entidades acima relacionadas, e comear ento a campanha. Dever ser estipulada uma data para entregar dos tais junto s entidades, com o apoio de demais estudantes, e de toda a faculdade.

Processo Administrativo: Direo da ao empresarial

DEFINIO DE NVEIS DE DIREO

Aps o planejamento e a organizao, o prximo passo a direo, que constitui a terceira funo administrativa. Definido o planejamento e estabelecida a organizao, resta fazer as coisas andarem e acontecerem (acionar e dinamizar a empresa e faz-la funcionar). Est relacionada com a ao e como se colocar em marcha e tem muito a ver comas pessoas A direo ajuda a entender como fazer e porque fazer cada funo do seu jeito, ajuda tambm a motivas e valorizar os funcionrios ou colaboradores. A funo administrativa de direo no nvel institucional da empresa ou organizao, a responsvel pela conduo e pela orientao da ao empresarial por meio da direo das atividades realizadas em todas as reas e nveis da empresa, ou organizao. uma funo predominante, voltada para o desempenho das pessoas, pois as pessoas so os recursos que vivificam os demais recursos empresarias. Com base no PLT 302, de administrao, o grupo decidiu e organizou a direo e responsveis pelo projeto segundo ideias, perfil, iniciativa, dedicao e disponibilidade de cada integrante,

pois todas essas caractersticas so importantes para a formao de uma diretoria, seja ela empresarial, familiar, amigvel, ou escolar. Sendo assim, fizemos a diviso de nomeao de cargos da seguinte forma: Douglas, presidente/ diretor, pois tem iniciativa e facilidade de agregar valores nos projetos a serem desenvolvidos. Ricardo, vice diretor, pois possui um grande perfil de inovador, complementado as ideias e atitudes do diretor. Mayara e Camila, coordenadoras, devido facilidade de comunicao e envolvimento com pblico. Dbora, administrativa, devido sua capacidade de organizao e interao de tarefas. Bianca, promotora e publicitria, devido sua capacidade e facilidade de interao, comunicao e envolvimento com o pblico a ser atingido. importante lembrar que apenas um no conseguir desenvolver e muito menos atingir os resultados esperados, pois uma sociedade organizada desenvolve funes e tarefas que uma pessoa sozinha no consegue, devido suas ideias, vises, conceitos e habilidades capacitais.

Consideraes Finais

Segundo o texto obtido como referencia, pode-se definir estratgia como um processo de se olhar futuro, ter viso e enxergar oportunidades onde todos enxergam apenas problemas, demonstrando que o valor da estratgia no est nos planos produzidos, mas sim no processo e nas aes, portanto, administrar ou gerir estratgias depende de pontos-chaves como: Antecipar, Decidir, Agir, Empreender e Criar. Todos esses pontos, como verbos de ao, dependem das pessoas que compem a organizao para que os operacionalizem a fim de se obter os resultados esperados pela estratgia, ento importante que todos trabalhem para alcanar o objetivo, desde o diretor ao colaborador de cargo mais baixo. importante que as empresas tenham e honrem seus valores, incluindo sempre nos planos da mesma, pois valores acabam diferenciando uma empresa de seus concorrentes quando esclarecem sua identidade e servem de referncia para seus colaboradores. Sendo assim, com base nos estudos e pesquisas realizadas, podemos concluir que para que uma empresa ou pessoa possa alcanar o sucesso, necessrio e fundamental fazer e seguir um planejamento, tal qual deve ser bem elaborado, para que a organizao ou pessoa possa correr menos riscos de errar, j que erros so necessrios e alguns inevitveis, mas fundamentais para aprendizagem e crescimento da organizao. Lembramos que, como j foi mencionado anteriormente, o planejamento deve ser feito a cada perodo de atividades, onde podem surgir novos desafios ou novas situaes, assim tambm importante o acompanhamento do desenvolvimento das atividades, para que possa ser reformulado o plano, caso algo saia do planejado.

Referencias bibliogrficas

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2011, PLT 302. http://www.merkatus.com.br/11_artigos/56.htm http://www.administradores.com.br/informe-se/artigos/o-que-e-planejamento/39381/ Veja o futuro antes dos outros do Prof. Roberto Shinyashiki Estratgico . http://pt.scribd.com/doc/54201323/13/Parte-IV-%E2%80%93-Organizacao-da-acaoempresarial O desafio do administrador do futuro do Prof. Paulo Barreto dos Santos.

Por que as ferramentas gerenciais podem falhar do Prof. Srgio Tittanegro.: .

ANHANGUERA EDUCACIONAL UNIDERP CERES

DANILA KELLY BRAGA RA 221955 kellybraga-go@hotmail.com DIVINO FERREIRA DE ARAJO RA 225760 divino.araujo@curingapneus.com.br MARCOS DAMAS RA 000000 marcosdamas-@hotmail.com ANA PAULA DE ARAJO RA 000000 anapaula_tagua@hotmail.com

CARLENE

RA 000000

carlenecont-beis-linda2011@live.com

DESAFIO: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Ceres 2010 ALINE CRISTINA DA SILVA AMARAL SANTOS RA 238227 DANILA KELLY BRAGA RA 221955 DIVINO FERREIRA DE ARAJO RA 225760 MARCOS DAMAS RA 000000 ANA PAULA DE ARAJO RA 000000 CARLENE

DESAFIO: PROCESSOS ADMINISTRATIVOS

Trabalho para fins avaliativos apresentado ao Curso de Cincias Contbeis da Faculdade Interativa Uniderp Anhanguera, na disciplina de Processos administrativos, como requisito parcial para obteno do ttulo de Bacharel em Contabilidade.

Orientadora: Ma. Carolina Lino Martins

Ceres 2011

ETAPA N01 Aula-tema: Fundamentos da Administrao e Contexto Organizacional

INTRODUO

Todos os aspectos levantados neste trabalho demonstram que o perfil do administrador de hoje, o de um eterno aprendiz, capaz de levar o seu aprendizado para o ambiente das organizaes. Alm disso, o aprendizado pode se tornar um instrumento capaz de guiar todas as suas aes, tornando-se uma verdadeira filosofia de vida. O trabalho ora apresentado mencionara conceitos fundamentais para compreender a totalidade a cerca dos conhecimentos do surgimento e evoluo da Teoria Administrativa, contextualizando com os acontecimentos sociais modernos. Ser visualizado para melhor entendimento conceitos de trs escritores diferenciados a cerca dos conceitos de: empresa, administrador, ambiente empresarial e estratgia empresarial, fornecendo vises diferenciadas para assim conflitar e nos levar a raciocinar sobre o tema.

DESENVOLVIMENTO

Assunto

| Definio (PLT)

| Definio -2 | Definio 3 |

Empresa | As empresas representam um tipo de organizao: a organizao focada no lucro. As empresas constituem uma das complexas e admirveis instituies sociais que a criatividade e engenhosidade humana construram. (CHIAVENATO, pg.31, 2010) | Dessa maneira, pode-se compreender que as empresas no so locais de prazer ou de benemerncia. Precisam perseguir a produtividade, buscar o lucro justo, fortalecer sua marca, tornando-se competitivas. Precisam garantir seu sucesso, sua vitalidade, sua permanncia e sua sobrevivncia. (PEREIRA, 2004, pag. 95) | Alguns autores dizem que o objetivo final de uma empresa sempre o lucro e tudo mais so meio para alcanar esse objetivo. Esta uma forma simplista de colocar a questo. O lucro absolutamente indispensvel para que qualquer organizao possa sobreviver, mas no se pode afirmar com preciso que todas as organizaes existamtendo em vista s esse objetivo. A maioria das organizaes tem como objetivo produzir m bem ou prestar um servio sociedade, embora para isso precisem ter lucro. Em conseqncia, podemos dizer que as organizaes servem a sociedade. (LACOMBE, HEILBORN, 2008, pag.23) | Administrador | Na verdade, ele o condutor do negcio e o navegador em um oceano de oportunidades e ameaas que constituem o entorno do negcio. (CHIAVENATO, pg.67, 2010) | Todo individuo que conduz um grupo de pessoas na realizao de tarefas capazes de contribuir para o alcance dos objetivos da organizao um administrador, independentemente do nvel hierrquico em que esteja situado, do tipo de formao profissional ou do tipo de organizao em que esteja atuando, empresarial ou no empresarial. ( PEREIRA, 2004, pag.04) | A essncia do papel do administrador a obteno de resultados por meio de terceiros, do desempenho da equipe que ele supervisiona e coordena. Portanto, o administrador depende de terceiros para alcanar seus objetivos e os do seu grupo. (LACOMBRE, HEILBORN, 2008, pag.03) |

Ambiente Empresarial | O ambiente representa o contexto no qual as empresas existem e operam. Para viver em seu meio ambiente, as empresas selecionam e percebem diferentemente as variveis ambientais mais relevantes para os seus interesses e procuram manter certa coerncia e consonncia em relao ao que percebem em seus ambientes. (CHIAVENATO, pag.99, 2010) | O ambiente geral constitudo por um conjunto amplo, complexo e difuso de fatores que influenciam as organizaes. No algo concreto com que a organizao possa interagir diretamente, mas influencia suas decises e as estratgias adotadas. (PEREIRA, 2004, pag. 80) | [...] Nenhuma organizao est isolada, mas inserida num ambiente externo que atua sobre ela e sobre o qual ela tambm age. Ao elaborar seus planos a empresa os faz considerando o ambiente em que est inserida e, em muitos casos, procurando atuar sobre esse ambiente de modo a modific-lo a seu favor. Isso faz com que as organizaes sejam caracterizadas como sistemas abertos [...] (LACOMBRE, HEILBORN, 2008, pag. 20) | Estratgia Empresarial | No fundo, a estratgia uma teoria sobre a realidade dos negcios. Ela consiste em selecionar entre vrias alternativas a hiptese aceitvel (teoria) sobre aspectos internos e externos da empresa e tomar decises com base nessa hiptese escolhida. [...] A estratgia representa integrao, adequao e compatibilizao. [...] A estratgia empresarial constitui o conjunto de objetivos e de polticas principais capazes de guiar e orientar o comportamento global da empresa no longo prazo [...] (CHIAVENATO, pags.134,116.114) | As empresas, ento, direcionam seus negcios e suas operaes de maneira coerente (racional), por meio de padres prprios, ou seja, determinando aes organizacionais e comportamentos diferenciados e personalizados denominados estratgias [...] Alm disso, por meio das estratgias que as organizaes determinam a eficincia das tarefas realizadas para o alcance dos objetivos, ou seja, avaliam se seus esforos esto de acordo com o potencial dos recursos utilizados. (PEREIRA, 2004, pag. 154) | [...] A estratgia defini os rumos e as decises que determinam a natureza da organizao. A essncia da estratgia est nas atividades: escolher atividades diferentes ou executar as atividades de forma diferente da que usada pelos competidores. (LACOMBRE, HEILBORN, 2008, pag. 163 |

CONSIDERAES FINAIS

A trs definies de empresa relatadas, os autores buscam diferenciar empresa de organizao, CHIAVENATO no PLT inicialmente diz a que a empresa uma organizao em busca de lucro, LANCOME E HEILBORN explica que a empresa no pode ser conceitualizada somente em torno da busca do lucro, mas uma organizao onde presta servio e assim conseqentemente obtenha o lucro, j PEREIRA busca diferenciar as empresas das organizaes. No que se refere a administrador as literaturas dizem na mesma linha de raciocnio, uma vez que, a funo do administrador dirigir negcios. ser responsvel pela organizao, planejamento e funcionamento de uma empresa, pblica ou privada. Tem como principal

meta atingir o mximo de qualidade, produtividade e rentabilidade. J PERERIA generaliza mais quando cita que o administrador todo aquele que lidera um grupo de pessoas, sendo um grupo empresarial ou no. Ao se tratar do ambiente empresarial os autores deixam claro que a compreenso do ambiente resultado da anlise das variveis que o compe, tais como: economia, tecnologia, poltica, legislao, etc., estas que fogem ao controle do gestor e da empresa. Neste caso, o mximo que a empresa pode fazer, adaptar-se rapidamente lembrando que a flexibilidade e a adaptabilidade ocorrem e para que a empresa esteja preparada necessrio que tenha uma estratgia planejada. Conclumos portanto, que diante das incertezas do mercado, de suma importncia prevenir para no ter mais tarde que remediar. Anlises ambientais interna e externa, so primordiais para uma estratgia empresarial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

LACOMBE, Francisco Jos Masset; HEILBORN, Gilberto Luiz Jos. Administrao: prinicipios e tendncias. So Paulo: Saraiva, 2008.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao. Rio de Janeiro: Elsevier; So Paulo: Anhanguera, 2010.

PEREIRA, Anna Maris. Introduo administrao. So Paulo: Prentice Hall, 2004.

RIBEIRO, Antnio de Lima. Teorias da Administrao. So Paulo: Saraiva, 2003.

MAXIMIAMO, Antnio C. Amaru. Teoria Geral da Administrao: da revoluo urbana a revoluo digital. So Paulo: Atlas, 2009.

ETAPA N02 Aula tema: Processo administrativo: planejamento

INTRODUO

Nessa etapa do trabalho ser tratado uns dos assuntos que mais se tem falado nos ltimos tempos, o planejamento, este como uma atividade de grande importncia para compreender as funes do administrador dentro do processo administrativo, durante a busca do bom desempenho. O planejamento aplicado nas empresas, demonstrando sua funo vital para o funcionamento estruturado de uma empresa, gerando eficincia e competitividade. Inicialmente ser tratado os conceitos abordados pelo mestre Idalberto Chiavenato sobre planejamento, nos trs nveis: institucional, intermedirio e operacional, aps ser realizado uma anlise de dois textos ora sugeridos para debater, ou seja, confrontar, o conceito de planejamento e sua necessidade de implantao nas empresas.

DESENVOLVIMENTO

Segundo CHIAVENATO (2010, p.139):

O planejamento elaborado de meios diferentes nos vrios nveis organizacionais. Em razo disso existe uma hierarquia de planos. H trs nveis distintos de planejamento: 1. Planejamento estratgico: o planejamento mais amplo e envolvente e abrange toda a organizao como um sistema nico e aberto [...] 2. Planejamento ttico: o planejamento elaborado em cada departamento no nvel intermedirio da organizao [...] 3. Planejamento Operacional: o planejamento que se refere a cada tarefa ou atividade em particular.

Como pode ver o planejamento inclui todos os setores da empresa, busca uma viso de futuro, onde a empresa quer chegar, e isso se torna de suma importncia nos dias atuais. O mundo do trabalho vem sofrendo grandes transformaes nos ltimos tempos, essas mudanas trazem a necessidade da rpida modernizao das empresas. O administrador como um agente de transformao dessas relaes necessita de um novo perfil, se no acompanhar as mudanas ficar atrasado. A globalizao um fato, as mudanas dia aps dia ocorrem em questo de segundos, e no s as empresas como tambm suas equipes devem estar preparadas, e o lder tm uma importncia vital nesse processo. O lder tem que est motivado, e pronto para exercer sua funo, apto a mudanas corriqueiras, saber o que quer e quando quer, mudar si mesmo para depois exigir mudanas,

ao tratar desse assunto no podemos deixar de citar uma passagem de SHINYASHIKI, que diz assim:

Se voc quer mais amor no mundo, crie mais amor no seu corao. Se voc quer mais competncia da sua equipe, desenvolva a sua prpria competncia. O mundo somente a prova da nossa capacidade. Tanto no plano pessoal quanto no profissional, a vida vai lhe dar de volta o que voc deu a ela. Sua empresa voc. Sua vida no uma coincidncia; conseqncia do que voc . Tem a sua cara, exatamente do tamanho da sua viso do mundo. No se iluda. A empresa o retrato do seu lder. (1995, p.61)

Muitos vem a empresa onde trabalha como algo longe, ou melhor, algo que no te pertence, trabalham por obrigao, cada um tem seus motivos prprios para trabalhar, s que no percebem que a empresa o lugar onde passa a maior parte do tempo, a continuidade do que voc , da sua vida, ento o lder tem que sentir isso, sentir que a empresa ele e conseqentemente as outras coisas viro. O artigo de SHINYASHIKI e do professor PAULO BARRETO SANTOS diz claramente no seu livro, e tambm no seu artigo a importncia do lder estar a frente, pronto para o crescimento, saber ver a frente do seu tempo, ter o senso de criatividade sempre ligado, aceitar desafios, o desconhecido, saber ouvir e aceitar crticas, nesse momento me lembra de uma histria, de um sacristo analfabeto que viveu muitos anos ajudando o padre, quando o padre descobriu que ele era analfabeto resolveu mand-lo ir embora, ao sair o sacristo queria fumar, mas no tinha um vintm para comprar o cigarro, foi assim que teve a grande idia de comear vender cigarros picados, o negcio cresceu e ele virou um grande empresrio, e foi abrir uma conta no banco, ao assinar os contratos ele novamente disse ao gerente eu no sei ler e nem escrever, o gerente espantado disse: Nossa mesmo sendo analfabeto um empresrio to bem sucedido imagina se soubesse... No que ele respondeu: Eu no teria passado de um simples sacristo. Moral da histria, assim como o sacristo, o lder tem que ter ousadia, no ter medos, usar as crticas para crescer, tirar proveito da situao, mudar constantemente. E os artigos mostrados relatam os novos tempos chegando, o preparo do profissional para estar presente e sempre vencendo nesse mundo, para isso necessrio tambm que a empresa e o seu colaborador tenham em mente o planejamento, como SANTOS, cita que o administrador do sculo XXI o profissional de hoje que pensa e utiliza as idias do futuro.!. O planejamento adequado e constante proporciona uma cultura saudvel na empresa, pois dissemina metodologias de trabalho que podem ser reaplicados nos projetos futuros. H ainda aumento da garantia do atendimento das metas e marcos do projetos, alm da elevao dos nveis de consistncia advinda da repetio de uma mesma metodologia de trabalho em diversos projetos da organizao.

CONSIDERAES FINAIS

Um navegador que conhece sua misso consegue traar sua rota que geralmente comea num porto de partida, onde dispe de um conjunto de coordenadas, que permite avaliar o melhor caminho, considerando as caractersticas de rota e tendo como balizamento chegar a um destino definido. O planejamento envolve vrias maneiras de lidar com a incerteza e com a mudana. Nada est esttico nos dias atuais, e planejar envolve estar ligado no futuro, como mostra CHIAVENATO no PLT, os requisitos e tipos de planejamento e os textos ora mencionados, questo fundamental pensar no futuro, e para que isso seja bem sucedido o planejamento se torna pea crucial.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SHINYASHIKI, Roberto T. A revoluo dos campees. So Paulo: Editora Gente, 1995, 1 ed.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao. Rio de Janeiro: Elsevier; So Paulo: Anhanguera, 2010.

http://www.artigos.com/artigos/sociais/adminitracao/o-desafio-do-administrador-dofuturo2375/artigo/ .

http://www.planestrategico.com.br/index.php?lingua=1&pagina=shinyashiki2.

ETAPA N03 Aula tema: Processo Administrativo: organizao

Projeto social UNIDERP: CERESINOS SEM FRIO E BEM ALIMENTADOS

EIXO TEMTICO: Realizar palestras, teatros, a cerca de variados temas como: ambiente, conscincia social, atendimento ao cliente, contabilidade nos dias atuais, e tendo como

pagamento do ingresso alimentos e agasalhos para serem entregues a projetos sociais do municpio de Ceres GO.

INTRODUO / OBJETIVOS

Este projeto apresentar atravs do planejamento, um movimento em torno da Universidade Anhanguera Uniderp, plo de Ceres GO, com os alunos do terceiro perodo de cincias contbeis, onde os mesmos apresentaro e tambm selecionar pessoas responsveis para dar palestra, apresentar teatros, para arrecadar donativos e agasalhos para projetos scias do municpio. Os alunos juntamente com o professor presencial realizaro palestras a cerca de temas que interessam e que envolvem outros cursos presentes e assim ter uma maior arrecadao. Pretende-se alm de interagir os acadmicos do plo, ter um aprendizado acerca dos temas trabalhados. Perceber a relao existente entre o consumismo e os problemas sociais local, regional, nacional e global. Compreender que estes problemas tm solues que dependem da organizao dos cidados e dos poderes pblicos. Visualizar que todos acadmicos tem como dever e preocupao os problemas sociais do municpio.

METAS

* Arrecadar 150 agasalhos, e 150 cestas bsicas.

DESENVOLVIMENTO

Infelizmente, a fome ainda acompanha uma razovel parcela da humanidade. E se for levada em conta apenas para a alimentao essa parcela se torna majoritria. Em pleno sculo 21, a humanidade ainda no conseguiu proporcionar a todos o mais elementar das necessidades. O projeto contar com a participao de voluntrios, alm dos acadmicos com o professor tutor presencial, para realizar as palestras e do grupo de teatro local. Os alunos organizaro o projeto para os dia 27 a 30 de junho de 2011, das 19:00 horas as 22:00. O projeto um caminho para alcanarmos uma conscincia social, juntamente com toda a sociedade que devem lutar juntos por irradiao da desigualdade social. O propsito levar as pessoas a refletirem quantos os diversos problemas sociais existente na nossa regio.

Para atingirmos os objetivos decidimos assim organizar com os acadmicos:

ACADMICO

| FUNO

Aline Cristina da Silva Amaral SantosDanila Kelly Braga | Organizar palestras Providenciar materiais que palestrantes necessitarDefinir temas a serem tratados | Divino Ferreira ArajoMarcos DamasPedro | Grupo de teatroRecepcion-los e atender com todo material que os mesmo necessitarem. | Ana Paula de ArajoCarlene distribuir os donativos | Prof. Marcelo Costa | Montar equipes com voluntrios para receber, estocar e

| Palestrante e contribuir para definir os temas |

Assim o desenho organizacional ficar distribudo, todos trabalharo de maneira cclica, um interagindo com o outro nesse movimento de cidadania.

CRONOGRAMA DE ATIVIDADES Dia 22 a 27 | Divulgar no plo em todas as salas o projeto. |

Dia 27 | 19:00 hrs Palestra: Aprenda a falar em pblico!Palestrante: Professor Marcelo | Dia 28 e 29 | 19:00 hrs Apresentao grupo de teatro |

Dia 30 | 19:00 hrs Palestra: Tcnicas de atendimento e marketing.Palestrante: Danila Kelly |

CONSIDERAES FINAIS

Para que os objetivos possam ser alcanados, os planos, executados e as pessoas possam trabalhar eficientemente, as atividades precisam ser agrupadas de maneira lgica e a autoridade distribuda de maneira a evitar conflitos e confuses. Quando uma organizao

conseguir definir bem estes pontos, estar apta a definir a direo, que ir dirigir os esforos a um objetivo comum. Todos os integrantes definiram por trabalham em conjunto em prol de uma ao humanitria, por sendo assim podemos confiar no velho ditado: a unio faz a fora, e dessa maneira acreditamos que chegaremos ao resultado almejado. indignante um pas com tantas riquezas ver pessoas com fome, no fome propriamente dita, mas a fome social, de justia. Infelizmente podemos constatar isso na nossa regio, e o projeto primeiramente tem a funo de fazer o papel de futuros contadores serem mais humanos e cidados, buscando fazer sua parte na sociedade.

IMPLICAES TICAS

Podemos detectar que nem sempre os administradores vem com clareza todo o caminho entre a estratgia da empresa e criao individual de cargos, onde muitas vezes os efeitos da reestruturao das organizaes sobre os cargos podem parecer acidentais e secundrios. Sendo assim, a funo do organizador vital para qualquer empresa que tenha por objetivo o sucesso. Ele deve saber dividir e estruturar a organizao, delegar autoridade aos mais aptos e coordenar as demais funes para que se tenha uma harmonia generalizada, favorecendo o alcance dos objetivos desejados. O Administrador deve estar consciente dessas novas transformaes, que um processo rpido e poder transform-lo no principal agente de mudanas da organizao, e se essa nova concepo de organizao for introduzida com sucesso, poder provocar mudanas na mentalidade das organizaes, chegando aos lares dos funcionrios, mudando toda uma sociedade. , portanto, uma nova modalidade de responsabilidade social que se encontra nas mos dos grandes gestores das organizaes: os seus administradores.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

SHINYASHIKI, Roberto T. A revoluo dos campees. So Paulo: Editora Gente, 1995, 1 ed.

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao. Rio de Janeiro: Elsevier; So Paulo: Anhanguera, 2010.

ETAPA N04 Aula-tema: Processo Administrativo: administrao da ao empresarial

Anlise crtica

O artigo O trabalho do gerente executivo: uma viso geral e crtica apresentou de forma geral uma reviso a cerca da capacidade geral, desde os enfoque tradicionais at os enfoque contemporneos. Conforme os fatos foram observados que os gerentes davam valor ao custo de seu tempo e estavam sempre cientes de suas obrigaes sempre presentes, correspondncias a ser respondido, atendimento s pessoas que os procuravam e assim por diante. O texto prope um estudo crtico em cima das diversas teorias sobre o trabalho do administrador. De inicio no enfoque tradicional o autor relata como era caracterizado o gerente por diversos autores mencionados suas atividades so caracterizadas pela brevidade, variedade e fragmentao em conseqncia de ser um respondente, em tempo real, das presses do cargo. Aps com os enfoques alternativos, veio colocar o gerente dentro de um processo mais abrangente, a teoria dos sistemas abertos j coloca a empresa e o gerente em relao com o mundo exterior, e o autor deixa claro a importncia desse estudo essa combinao forma uma poderosa ferramenta executiva para estruturar e lidar com a realidade complexa das organizaes. No podemos deixar de mencionar a colocao a nosso ver positiva dos autores quando se trata do termo gerencial em pequenas empresas, e menciona um comparativo entre FAYOL e seu POCC e os estudos de FILLION. Enfim o artigo deixa no decorrer dos estudos realizados em torno do conceito de gerenciamento, a importncia das empresas darem treinamentos, estudos para seus colaboradores, para preparar melhor, ter pessoas mais competentes dentro das suas organizaes, e pensar no futuro, no s da empresa, mas do nosso pas.

CONSIDERAES FINAIS

Muitos vem a empresa onde trabalha como algo longe, ou melhor, algo que no te pertence, trabalham por obrigao, cada um tem seus motivos prprios para trabalhar, s que no percebem que a empresa o lugar onde passa a maior parte do tempo, a continuidade do que voc , da sua vida, ento o lder tem que sentir isso, sentir que a empresa ele e conseqentemente as outras coisas viro. A empresa cresce lado a lado com o lder, ou melhor, para a empresa crescer sua equipe deve est frente, o lder tem que est pronto para esse crescimento, aceitar desafios, o desconhecido, saber ouvir e aceitar crticas, nesse momento me lembra de uma histria, de

um sacristo analfabeto que viveu muitos anos ajudando o padre, quando o padre descobriu que ele era analfabeto resolveu mand-lo ir embora, ao sair o sacristo queria fumar, mas no tinha um vintm para comprar o cigarro, foi assim que teve a grande idia de comear vender cigarros picados, o negcio cresceu e ele virou um grande empresrio, e foi abrir uma conta no banco, ao assinar os contratos ele novamente disse ao gerente eu no sei ler e nem escrever, o gerente espantado disse: Nossa mesmo sendo analfabeto um empresrio to bem sucedido imagina se soubesse... No que ele respondeu: Eu no teria passado de um simples sacristo. Moral da histria, assim como o sacristo, o lder tem que ter ousadia, no ter medos, usar as crticas para crescer, tirar proveito da situao, mudar constantemente. A tarefa da administrao a de interpretar os objetivos propostos pela organizao e transform-los em ao organizacional por meio de planejamento, organizao, direo e controle dos esforos realizados em todas as reas e em todos os nveis da organizao a fim de alcanar um objetivo adequado situao. A TGA (teoria geral da administrao) estuda a administrao das organizaes e empresas do ponto de vista da interao e interdependncia entre as cinco variveis principais: tarefa, estrutura, pessoas, tecnologia e ambiente, cada uma influencia e influenciada pelas outras. O primeiro texto vem relatar a importncia do estudo da Administrao e a relao com as outras cincias. A administrao vem estudar e relacionar o processo de tomar deciso e as aes corretas, assim tomar decises identificar e selecionar um curso de ao para lidar com um problema especfico ou extrair vantagens em uma oportunidade. Em suma, decidir uma parte importante do trabalho de administrar.

IMPLICAES TICAS

Hoje para ser um administrador bem sucedido, tem que saber superar muitas coisas, ou seja, sempre deve estar consciente das novas transformaes, que um processo rpido e poder transform-lo no principal agente de mudanas na organizao. Deve se manter informado, ser flexvel, trabalhar em equipe, desenvolver sua capacidade de negociao e saber administrar conflitos. Este estudo muito importante para o administrador visando que o mesmo ir lidar com o comportamento humano em todos os aspectos, e sabendo que estando em uma organizao visando o sucesso o mesmo ter que se adaptar as mudanas ocorridas no mercado de trabalho.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/85/83.

CHIAVENATO, Idalberto. Gesto de Pessoas: e o novo papel dos recursos humanos nas organizaes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004.

TEVAH, Eduardo. Os diferenciais das pessoas de sucesso. Porto Alegre: E. Tevah, 2003.

CURSO : ADMINISTRAO (3B) PROFESSOR : LEONARDO FABRIS

TTULO DO TRABALHO: ATPS DE PROCESSOS ADMINISTRATIVOS (DESAFIO 1 E ETAPAS 1, 2 E 3)

SANTO ANDR , 05 DE ABRIL DE 2011 INTRODUO

PLANEJAMENTO

O planejamento uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, estruturando o trmite adequado e reavaliar todo o processo a que o planejamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ao. Tratando-se de um processo de deliberao abstrato e explcito que escolhe e organiza aes, antecipando os resultados esperados. Esta deliberao busca alcanar, da melhor forma possvel, alguns objetivos pr-definidos.

DESENVOLVIMENTO

PLANEJAMENTO ESTRATGICO

O Planejamento realizado no nvel institucional da empresa recebe o nome de planejamento estratgico.Os dirigentes,no nvel institucional da empresa,esto voltados totalmente para a tarefa primria da empresa de se relacionar com o mercado e,com isso de se defrontar com a incerteza gerada pelos elementos incontrolveis e imprevisveis do ambiente de tarefa da empresa e do ambiente geral.

O planejamento estratgico apresenta trs caractersticas principais:

1- projetado a longo prazo,

2- est voltado para as relaes entre empresa e seu ambiente de tarefa,

3- envolve a empresa como um todo):

Ou seja , projetado a longo prazo,est voltado para as relaes entre empresa e seu ambiente de tarefa e envolve a empresa como uma totalidade..Logo, genrico,direcionado a longo prazo e macroorientado, e exige a participao integrada dos demais nveis da empresa:do nvel intermedirio,por meio dos planos tticos,e do nvel operacional,por meio dos planos operacionais. O planejamento estratgico envolve seis etapas principais : a) a determinao dos objetivos empresariais, b) a anlise ambiental, c) a anlise interna da organizao e seus recursos, d) a gerao,a avaliao e a seleo de alternativas estratgicas, e) a implementao da estratgia escolhida por meio dos planos tticos e operacionais, f) o acompanhamento e a avaliao dos resultados alcanados.

O Balanced Scorecard(BSC) pode ajuydar muito na gesto estratgica pelo fato de reunir as principais perspectivas envolvidas: financeira,do cliente,dos processos internos e do aprendizado e desenvolvimento das pessoas.

PLANEJAMENTO TTICO

O planejamento no nvel intermedirio da empresa denominado planejamento ttico e representa a ligao entre o planejamento estratgico e os planos operacionais voltados para a execuo das tarefas e operaes. As principais caractersticas do planejamento ttico so: a) o planejamento um processo permanente e contnuo, b) o planejamento sempre voltado para o futuro, c) o planejamento se preocupa com a racionalidade de deciso, d) o planejamento seleciona entre varias alternativas disponveis em um determinado curso de ao, e) o planejamento sistmico, f) o planejamento interativo, g) o planejamento uma tcnica de alocao de recursos,

h) o planejamento uma tcnica cclica, i) o planejamento uma funo administrativa que interage com os demais, j) o planejamento uma tcnica de coordenao, k) o planejamento uma tcnica de mudana e de inovao.

Ou seja, projetado para o futuro prximo ou atividades atuais da empresa em nvel de departamentos e est relacionado com o controle e integrao das operaes atuais da empresa,focalizando a alocao de recursos.O planejamento ttico aborda uma rea especfica(como um departamento ou diviso da empresa) no mdio prazo e procura limitar as variveis envolvidas para reduzir a incerteza provinda do ambiente externo por meio do planejamento estratgico e permitir a programao necessria no nvel operacional.Nesse sentido,o planejamento ttico apresenta caractersticas tpicas,por ser um processo permanente e contnuo,est voltado para o futuro,preocupa-se com a racionalidade do processo decisrio,visa selecionar,entre vrias alternativas disponveis,um determinado curso de ao, sistmico e interativo, uma tcnica cclica de alocao de recursos,interage dinamicamente com as demais funes administrativas do processo administrativo e uma tcnica de coordenao,bem como de mudana e inovao. O planejamento produz uma resultado imediato que um plano.Um plano descreve um curso de ao e procura proporcionar respostas como : o que,quando,como ,onde e por quem.O planejamento mais bem compreendido quando se estuda o processo decisrio: a tomada de deciso sobre o que fazer,quem deve fazer,quando ,onde,e muitas vezes como fazer. A deciso um processo seqencial e engloba seis elementos comuns: tomador de deciso,objetivos,sistema de valores,cursos de ao,estados da natureza,conseqncias. As decises podem ser programadas(computacionais) ou no programadas(baseadas em julgamentos) e podem defrontar-se com estados da natureza sobre trs formas : incerteza,risco e certeza. Os planos tticos,para alcanar a integrao de esforos e plena identificao com a estratgia empresarial precisam ser complementados por polticas(uma poltica um guia genrico para a ao, delimita a ao,mas no especifica o tempo. Os planos tticos geralmente se referem a: planos de produo,planos financeiros,planos de marketing,planos de recursos humanos.

PLANEJAMENTO OPERACIONAL

O planejamento no nvel operacional chamado de planejamnto operacional e envolve os esquemas de tarefas e operaes devidamente racionalizados e submetidos a um processo

reducionista tpico da abordagem de sistema fechado. montado na base de processos programveis e com tcnicas computacionais.Preocupa-se basicamente com o que fazer e como fazer, e est voltado para otimizao e maximizao de resultados.Tem carter imediatista,abrangncia estritamente local e se caracteriza pelo detalhamento com que estabelece as tarefas e operaes.Seu problema bsico a eficincia.

O planejamento operacional se baseia numa infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas reas da empresa,no nvel operacional.Embora heterogneos e diversificados,os planos operacionais podem estar relacionados com mtodos,dinheiro,tempo ou comportamentos.

Os planos operacionais relacionados com mtodos so denominados procedimentos: servem para estabelecer a sequncia de passos ou etapas a serem seguidos para execuo dos planos,sendo transfomados em rotinas e expressos como fluxogramas(vertical,horizontal,de blocos) ou listas de verificao.Os oramentos so planos operacionais relacionados com dinheiro(como por exemplo,o fluxo de caixa,oramentos encargos sociais,reparos e manuteno de mquinas,despesas).Os programas so planos operacionais relacionados com o tempo.Os regulamentos so planos operacionais relacionados com comportamentos solicitados.

CONSIDERAES FINAIS

A importncia do Planejamento nas atividades do Administrador que deseja obter sucesso empresarial e, consequentemente, profissional.

Um empreendedor sabe que existem duas batalhas ocorrendo ao mesmo tempo: a do presente e a do futuro. Ele se dedica a vencer a luta do presente, mas no esquece que h outra batalha no horizonte: a do imaginrio, para conquistar o futuro.

A viso faz com que o indivduo sempre esteja alerta para aproveitar as oportunidades. Ele consegue ver alm do horizonte, pois enxerga como o mundo poderia ser.

Ver alm do horizonte cria a competncia necessria para aproveitar as oportunidades no meio das ameaas.

O verdadeiro empreendedor consegue enxergar o que est escondido nas entrelinhas. Ele se antecipa. Para as pessoas comuns, o ano de 2015 um acontecimento do futuro; para os empreendedores, acontece hoje, pois sabem que o futuro conseqncia do presente.

Planejar elaborar um roteiro de aes para se atingir um determinado fim. (Aurlio), Planejar a determinao de um conjunto de procedimentos, de aes (por uma empresa, um rgo do governo etc.), visando realizao de determinado projeto; planificao. (Houaiss)

O planejamento uma atribuio pela qual o homem, agindo em conjunto e atravs da manipulao e do controle consciente do meio ambiente, procura atingir certos fins j anteriormente por ele mesmo especificados. (FRIEDMAN, 1960)

Planejamento o esforo para dirimir o caos que se instala quando inmeras atividades concorrem na realizao de um intento.

Planejamento um conjunto de intenes necessrias e suficientes para o atingimento de um propsito. O planejamento define o que, como, por quem, quando e onde as aes devem acontecer. . . O controle investiga e avalia os resultados das aes procurando corrigir as falhas em tempo hbil e registrando as lies aprendidas. No adianta planejar o que no vai ser controlado nem controlar o que no sabemos como vai acontecer. O planejamento no uma iniciativa onde pretende-se acertar tudo e sempre, mas sim, minimizar decepes e prejuzos visando maior eficincia e eficcia nos projetos e processos decorrentes.

Ghallab, M., Nau, D. S., and Traverso, P. (2004). Automated Planning: Theory and Practice.

ALMEIDA, M. C. B. de. Planejamento de bibliotecas e servios de informao. 2.ed. Braslia: Briquet de Lemos, 2005. 144p.

BARBALHO, C. R. S.; BERAQUET, V. S. M. Planejamento estratgico para unidades de informao. So Paulo: Polis/APB, 1995. 69p. (Coleo Palavra-Chave, 5)

CHIAVENATO, I.; SAPIRO, A. Planejamento estratgico: fundamentos e aplicaes. Rio de Janeiro: Elsevier, 2003.415p.

DRUCKER, P. Introduo Administrao. So Paulo: Pioneira, 1984. p.133-136

FARIA, J. C. Administrao: introduo ao estudo. 3.ed. So Paulo: Thomson/Pioneira, 1997. 168p.

MEGGINSON, L. C., MOSLEY, D. C., PIETRI JR., P. H. Administrao: conceitos e aplicaes. 4.ed. So Paulo: Harbra, 1998. 614p.

STEINER, G. A. Strategic planning: what every manager must know. New York: Free Press, 1997.

ETAPA 2

sobre o planejamento e a organizao do evento, associando ao referencial terico de cada etapa. s, o grupo dever esboar a aprendizagem terica de forma aplicvel organizao.

da ao administrativa proposta em relao ao indivduo, sociedade e ao meio ambiente.

Passo 2 (Equipe) Entregue o relatrio (de 2 a 3 pginas) com todos os passos resolvidos ao seu professor. Note que o relatrio deve envolver as funes de planejamento e de organizao.

PROJETO DE MBITO SOCIAL

MISSO Fazer contribuies assistenciais para o avano do bem-estar e da sude. VALORES Respeito e comprometimentos mtuos; participao e trabalho em equipe; objetivos e metas definidos; reconhecimento pela contribuio para os resultados; valorizao da vida. * Humanidade - no sentido de ser uma pessoa que respeita e entende outras pessoas, tratando-as como gente e no como um cdigo de barras; * Tato e discrio - no desempenho de funes tcnicas; * Respeito a etnias e convices religiosas; * Confidencialidade; * Respeito legislao e cdigos de tica; * Contribuio ao bem-estar individual e social; * Outros relacionados tica mdica e profissional da rea.

Objetivos (plano estratgico) Proporcionar o bem estar e sade as pessoas inseridas da comunidade . Atingir 30 da populao do bairro (comunidade ) ate o final de dezembro de 2011 . Combate a obesidade de crianas e adolescentes . Preveno e combate a diabete e hipertenso . Conscientizao sobre nutrio e boa alimentao Conscientizao sobre a importncia de se dormir bem AES E DECISES PARA EXECUO DO PLANO ESTRATGICO(plano ttico) PESQUISA :Teorias e modelos da promoo de sade

RECRUTAMENTO DE VOLUNTRIOS : Mdicos, enfermeiros, assistentes sociais, administradores hospitalares Profissionais ligados educao em sade, sade ambiental, sade pblica Estudantes e estagirios de disciplinas ligadas rea de sade ALOCAO DE RECURSOS : PATROCINADORES E EMPRESAS ALM DA PREFEITURA DE SANTO ANDR;DOAES. LOCAO DO ESPAO PARA O EVENTO : LOCAL ESTRATEGICO PARA A PROMOO DA SADE . INFORMAO : A comunicao eficaz tem um papel essencial na ateno sade em mbito individual e para o pblico em geral

ATIVIDADES A SEREM REALIZADAS(PLANO OPERACIONAL) *ORIENTAO SATISFAO DAS NECESSIDADES FUNDAMENTAIS BSICAS *AFERIO DE PRESSO *PALESTRAS *APLICAO DE MASSAGEM TERAPEUTICA *QUESTIONRIO PARA AVALIAO NUTRICIONAL *ENCAMINHAMENTO PARA HOSPITAIS

EXEMPLO DE MATERIAL A SER DIVULGADO EM PORTFOLIOS

Alimentao e Nutrio A Alimentao ou nutrio o processo pelo qual os organismos obtm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funes vitais, incluindo o crescimento, movimento, reproduo, etc. Na linguagem verncula, alimentao o conjunto de hbitos e substncias que o Homem usa, no s em relao s suas funes vitais, mas tambm como um elemento da sua cultura e para manter ou melhorar a sua sade. Passar a noite em claro d prazer, mas prejudica decises Ficar uma noite sem dormir no deixa as pessoas apenas de mau humor. Um estudo realizado por cientistas americanos revelou que ficar acordado a noite inteira tambm pode levar a pessoa a estados de euforia, causando mais prazer, mas, por outro lado, prejudica sua capacidade de deciso. O estudo foi publicado esta semana na revista cientfica Journal of Neuroscience.

Os pesquisadores da Universidade da Califrnia em Berkeley e da Escola de Medicina de Harvard avaliaram a sade de jovens adultos saudveis e descobriram que o circuito do prazer estimulado aps uma noite em claro. Esse efeito, no entanto, momentneo.

Alm disso, o estudo tambm revelou que esse mesmo caminho neural que estimula a euforia e motivao - pode levar ainda a comportamentos de risco. o que o explica o professor de psicologia e neurocincia Matthew Walker, da Universidade da Califrnia.

- Quando o crebro funciona normalmente, ele procura por pontos de equilbrio no espectro do humor. No entanto, com a falta de sono, o crebro oscila entre os extremos.

Implicaes ticas : o resultado das discusses do grupo sobre o impacto da ao administrativa proposta em relao ao indivduo, sociedade e ao meio ambiente.

INTRODUO

Nesse trabalho temos como objetivo principal, levar ao leitor a um cenrio da Administrao que contm elementos e enfoques de diferentes pontos de vista analisados de acordo com os textos, frases e artigos de autores que foram citados nesse estudo acadmico. Sero colocados os conceitos sobre a matria Processos Administrativos e o papel do Administrador, assim como suas implicaes ticas dando importncia ao fato de que Administrar no somente sentar numa mesa dentro de um quarto fechado e analisar papis planilhas com dados complexos para se chegar a um determinado objetivo. A Administrao est no centro das atenes, todos os setores de atuao tem que utilizar seus conceitos para conseguirem cumprir seus objetivos, cada funo desse profissional ser abordada teoricamente e na prtica para levar ao leitor um entendimento maior sobre essa interessante matria, fazendo com que ele entenda que Administrao no s teoria chata, se analisarmos bem a situao chegaremos a concluso que a Administrao foi e continua sendo a grande responsvel pelo crescimento tecnolgico e cientfico responsvel pelo grande desenvolvimento que o homem adquiriu com o passar do tempo. Atravs de um projeto acadmico colocaremos todas as funes do Administrador em prtica para entendermos o peso de ter uma deciso nas mos e saber que teremos responsabilidades em decorrncia dessas decises. De uma forma macro esse trabalho ter como base a idia que a Administrao como cincia a principal ferramenta que faz com que algo d certo.

1. DIREO COMO FUNO GARANTIDORA DO PROCESSO ADMINISTRATIVO

Para entender melhor como funciona o processo de Direo, realizamos uma pesquisa sobre o tema onde so enfatizadas as caractersticas dessa funo administrativa, o resultado dessa pesquisa terica explica parte de nosso projeto em um determinado perodo, onde esses conceitos foram utilizados para o correto andamento dos processos garantindo que nossas metas fossem cumpridas. Direo a funo administrativa que opera as organizaes quando esta executa os planos. O papel da direo acionar e dinamizar a empresa, ou seja, fazer as coisas andarem, acontecerem. A direo como uma das funes administrativas esta relacionada em colocar as pessoas em ao. a atribuio gerencial ligado ao exerccio da liderana exercendo influencia sobre os funcionrios. A influncia pode ser feita de diversas formas persuadindo, recompensando, punindo ou coagindo , mas prefervel o uso da persuaso e do convencimento, e o uso da autoridade como ultimo recurso. A tarefa essencial da administrao criar condies organizacionais e mtodos de operaes por meio dos quais as pessoas possam atingir seus objetivos pessoais enquanto guiam seus esforos em direo aos objetivos da empresa, e neste contexto, em todos os nveis, a direo

est condicionada a fazer com que as pessoas sejam encorajadas a planejar a prpria contribuio para os objetivos empresariais e assumir responsabilidades. A tradicional Gerencia esta cedendo lugar a uma nova liderana renovada democrtica e participativa. Cada pessoa em qualquer nvel da organizao precisa estar preparada para solucionar problemas conforme eles aparecem, sem a necessidade de recorrer a hierarquia para aprovar suas idias e sugestes. Diante disto torna-se indispensvel que as pessoas aprendam novos hbitos e conceitos para contriburem com novas idias e novas solues e isto depende do trabalho do executivo como lder renovador, impulsionador e facilitador da mudana e do aprendizado. A direo no acontece apenas por vontade prpria de cada administrador, ela precisa ajustarse a cultura da empresa. Os estilos de direo dependem das suposies dos administradores a respeito do comportamento humano dentro das empresas e as pessoas por sua vez so os recursos responsveis por vivificar os demais recursos empresariais. A participao um processo compartilhado entre o administrador e seus subordinados e requer o envolvimento mental e emocional das pessoas. E quando envolvidas e estimuladas estas se tornam desejosa de contribuir, sobretudo quando h um clima de confiana mutua entre as partes. A ideologia existente no intimo de uma empresa cumpre um papel central na determinao de como ser o seu desempenho. A sobrevivncia e o crescimento da organizao ocorrem na mesma proporo em que ela consegue o ajustamento e a adaptabilidade s mudanas ocorridas nos seus ambientes.

A seguir uma descrio do processo de direo durante o andamento de nosso projeto, e sua relevncia para o resultado obtido.

2. DIREO DA AO EMPRESARIAL Aps a fase de planejamento e Organizao, onde colocamos os nossos planos no papel e o desenvolvemos de acordo com a captao de recursos advindos de vrias fontes de setores da sociedade local, que os tornaram necessrios para colocar o nosso projeto em ao, abordaremos a seguir as etapas da Direo nesse processo contribuindo para o bom andamento de tudo aquilo que foi esboado anteriormente. Sabemos que a Direo a terceira funo do Administrador, e tem papel relevante diante desse novo modelo de gesto contempornea onde a organizao Participativa, ou seja, os resultados tantos bons quanto ruins devem ser divididos entre a equipe. No nvel Institucional de nossa equipe colocamos em prtica as nossas competncias e habilidades conceituais para dar continuao a nosso projeto, atravs de conhecimentos prvios a respeito do tema em questo como seminrios, entrevistas e pesquisas mais aprofundadas sobre a coleta de lixo, a partir do momento em que tivemos uma Viso Ampla

do problema discutido, surgiu ento a vontade de contribuirmos de alguma forma para pelo menos resolver parte desse problema que de ordem cultural de nossa sociedade. A partir do nosso objeto especfico a ser alcanado, utilizamos como base na nossa Administrao princpios de teorias contemporneas como a Teoria Y, facilitando assim a distribuio de responsabilidades de forma mais democrtica entre os nveis hierrquicos de nosso grupo no estilo do Empowerment, conceituando o nosso cronograma de modelo achatado, onde mais fcil delegar tarefas com um nvel maior de confiana em nossos colaboradores que contriburam para a execuo de nosso objetivo. Foi utilizado como sistema de gesto para o cumprimento de nossa meta, e, utilizado em forma hierrquica na nossa Administrao um sistema que tende a ser o modelo de gesto mais adequado para a sociedade contempornea, que o Sistema Participativo, onde as nossas polticas, sistemas de comunicao, trabalhos em equipes, confiana, participao e envolvimento foram fundamentais e essenciais para a execuo de nossas atividades. Aps o estabelecimento do objeto a ser alcanado e sabendo das nossas potencialidades e fraquezas, ento utilizamos a Gerncia com forma de conduzir as atividades em mbito ttico, traduzindo as decises tomadas em nvel estratgico para a execuo das atividades. Como sabemos que iramos enfrentar um paradigma cultural que a questo da coleta de lixo por parte da populao ento o papel da gerncia foi fundamental para o desenvolvimento dos processos que tiveram como base a Motivao, Liderana e Comunicao. Para conseguirmos mais colaboradores para o nosso projeto foram necessrios o uso da Comunicao para conseguir os recursos necessrios juntamente com recursos prprios. Devido ao tema que escolhemos para trabalhar no ser de tanta veiculao na mdia no foi fcil fazer com que as pessoas aderirem ao nosso projeto, ento a Motivao foi um tema que abordamos diretamente com nossos colaboradores j que eles so a base de nosso projeto e estariam diretamente na execuo das atividades, mas como assim motivao?, Financeira?, No, a motivao interna por saber que nossos netos nos agradecero por nossos atos praticados atualmente, j que nem sempre dinheiro est ligado motivao. De uma viso mais ampla o papel da gerncia do nosso projeto foi delegar ao nvel de Superviso as atividades previstas no nvel de Diretoria. A partir do momento que o nosso objetivo foi distribudo nos nveis departamentais de uma forma que fosse mais fcil a sua direo e gerncia ento passamos para a parte de superviso, onde colocamos em prtica todo um planejamento desenvolvido desde o princpio de nosso projeto. Como tivemos que trabalhar com algumas equipes em diferentes pontos ento tivemos que levar em considerao caractersticas importantes que os supervisores teriam que possuir como a prpria motivao, saber conduzir a equipe para realizar uma tarefa, capacidade de comunicao de acordo com cada pessoa, j que a comunicao diferenciada nos nveis hierrquicos de uma organizao, resumindo, comunicao em duas linguagens, j que um supervisor tem que se comunicar tanto com seus superiores quanto com seus subordinados. O processo de direo no nvel operacional de nosso projeto considerou aspectos que so fundamentais para que haja retorno positivo equipe, no somente financeiro, mas tambm socialmente por que as decises de Administradores resultam em implicaes ticas na

sociedade. Em smula, o papel da direo nessa etapa de trabalho foi de pegar o nosso objetivo antes estabelecido, mensur-lo e transforma-lo em execuo atravs de nveis gerenciais e de superviso, ou seja, analisamos a questo da coleta seletiva de lixo de uma forma macro e distribumos nosso planejamento em diversos ramos de aes interligadas uma com a outra como um fio condutor para a busca de nosso objetivo.

3. CONSIDERAES FINAIS Com o passar do tempo, os enfoques da Administrao mudaram de acordo com o ambiente geral que sempre vive em mudanas, fazendo com que as organizaes se adaptem a esse ambiente para fazer valer um princpio da contabilidade que o princpio da continuidade, a medida que surgem novas situaes que rodeiam o mercado sempre surge a necessidade de acolher ferramentas de gesto para dar suporte s organizaes na busca de obter objetivos. Num paralelo com a idia central do artigo por que as ferramentas gerenciais podem falhar, as ferramentas de gesto, so utilizadas pelos gestores de empresas como principal foco para chegar ao seu objetivo, mas para se chegar a uma meta estabelecida necessrio que os recursos disponveis disposio tenha funo de agregar valor nesse intento. Ferramentas de gesto podem mensurar cada passo ou etapa de um processo mecnico, mas no pode mapear a psique humana, talvez a esteja o principal problema em questo, o mau uso de ferramentas, no adianta ter a melhor ferramenta e os melhores ambientes fsicos de trabalho se no tiver os agentes de mudana para fazer acontecer, os gestores precisam saber o inconsciente coletivo, o que os seus colaboradores pensam a respeito de sua organizao, quais valores norteiam a organizao j que ela um todo, ento ela a soma de cada habilidade individual de seus integrantes, essa ausncia de ligao direta do pessoal administrativo com o pessoal no-administrativo motivo principal para que uma ferramenta de gesto no funcione, levando em considerao que nos dias atuais as pessoas, na sua maioria j no querem trabalhar simplesmente por salrios, elas querem benefcios que vo alm do contra-cheque mensal. A entra o Modelo Participativo, a teoria Y, Open book, Brainstorm. De uma forma macro, o gestor organizacional tem que ter competncias e habilidades conceituais para fazer com que pessoas trabalhem em equipes na busca de um objetivo nico, o gestor tem que ter conhecimento psicolgico por que a empresa trabalha com pessoas que ocupam cargos e executam tarefas. Esses fatores humanos abordados at aqui tem que ser levados em considerao antes de adotar uma ferramenta de gesto para a busca de um objetivo.

ETAPA 4 4. CONTROLE DA AO EMPRESARIAL O controle a quarta funo do Administrador dentro de um sistema aberto e cclico, sistema esse que intimamente ligado, interdependente e interagente. Algumas vezes necessrio mudar o planejamento, a organizao e a direo para os sistemas de controle se tornem mais eficientes.

O controle muitas vezes tem conotao de poder dentro de organizaes j que o administrador influencia seus subordinados a executarem tarefas, portanto exercendo o poder interpessoal. No nosso projeto de trabalho, onde desenvolvemos a trs funes anteriores do Administrador, trataremos agora a funo da Direo durante o processo. Num leve histrico, o nosso grupo escolheu um objeto especfico para trabalhar em cima dele com intuito estratgico de levar informaes sociedade sobre a importncia da coleta seletiva de lixo. Aps o planejamento, onde as linhas de execuo foram colocadas no papel seguidas de como agir para a melhor execuo das atividades num mbito pr-ativo, desenvolvemos maneiras de Organizar essas linhas de execuo, onde decidimos sobre a alocao de cada idia de acordo com sua relevncia. Aps essas fases onde foram conseguidos recursos materiais e humanos para a continuidade de nossos intentos houve a necessidade de gerir todos esses recursos disponveis assim como delegar responsabilidades distribudas em nveis hierrquicos entre os ncleos de trabalho de nossa equipe, j que na fase de execuo onde a distribuio de informaes sobre nossa idia para a populao teria que movimentar nossos colaboradores em diversos pontos da cidade para disseminar nosso objetivo. O papel do controle nesse projeto foi de analisar se os resultados conseguidos por etapas estavam de acordo com o que foi planejado. No primeiro momento percebemos que apenas distribuio de panfletos respeito do tema em questo no conseguiria adentrar na rotina das pessoas, a ento utilizamos os pressupostos do controle, onde verificamos a situao, entendemos que deveria mudar o foco de ao e ento mudamos a linha de ataque como uma ao corretiva. Utilizamos a fora da mdia como brao direito para a massificao e disseminao de nossa inteno perante a sociedade. O resultado foi um maior conscientizao da populao que passaram a se organizar melhor em seus bairros a respeito de alocar os lixos de acordo com seus tipos. Realizamos um levantamento nos locais estratgicos onde realizamos nossos servios e percebemos que nesses locais a conscientizao da populao mudou em relao a antes. Da vem um questionamento, se ocorressem aes iguais a nossa ser que todos agiriam da mesma forma? Se todos tivessem acesso a infra-estrutura adequada como uma melhor distribuio de lixo produzido nas cidades com certeza outros fatores que contribuem negativamente para a destruio da natureza iriam ser diminudos sem a necessidade de gastar recursos pblicos, j que a populao no jogaria lixo nas ruas, nem nos rios, contribuindo secundariamente para o bem estar de vida nas grandes cidades.

PASSO 2 5. CONSIDERAES FINAIS Segundo Chiavenato (2003, p. 635), o controle como funo administrativa consiste em mensurar o desempenho a fim de assegurar que os objetivos organizacionais sejam cumpridos. Dentre as divises hierrquicas do controle nas organizaes ser enfatizado o controle dentro da organizao, ou seja, o controle interno.

Nas organizaes o controle interno constitudo de procedimentos que visam proteger a estrutura patrimonial e oferecer melhores informaes para o processo decisrio em nvel estratgico, um controle interno desenvolvido na estrutura do organograma da empresa, onde cada setor tem suas responsabilidades, que so interligados com outros setores, que por sua vez tambm so somados com um todo formando a organizao. O controle tem como objetivo garantir que os processos sigam no eixo, identificando os desvios e corrigindo-os para que atenda os objetivos pr-estabelecidos, um conjunto de informaes que tem o objetivo de manter o custo das operaes dentro de um rumo programado, quando esse rumo programado sofre alguma alterao necessrio detectar o problema, mensur-lo e tomar aes corretivas para san-lo ou pelo menos diminu-lo de forma a manter a organizao no seu caminho. Devido ao mercado ter sofrido alteraes nos ltimos anos o processo de Direo, assim como as outras funes do Administrador, no tem sido tarefa fcil, j que as incertezas que norteiam os arredores da Organizao fazem com que cada deciso seja constantemente avaliada e reestudada para garantir uma Gerncia e Controle com maior assertividade por parte do nvel estratgico e, conseqentemente repassada aos nveis hierrquicos em formas de ordens e execuo.

PASSO 3

6. IMPLICAES TICAS Como toda organizao tem um relacionamento com o ambiente externo ento esse ambiente est ligado de alguma forma com ela, podendo ser de ordem poltica, econmica, social, partindo desse preceito d-se a entender que um Administrador tem em suas mos um poder maior do que imaginamos, basta sabermos que o que legitima uma empresa a sociedade, portanto, o Gestor no pode deixar de ter um olhar criterioso para a sociedade. A natureza formada por uma estrutura nica onde existe um equilbrio biolgico entre os seres orgnicos e inorgnicos, organismos produzem substncias que so teis para outros organismos. De acordo com esse conceito percebemos que um ato incorreto de um Administrador que provoca uma poluio por exemplo, a poluio causada por resduos slidos, lquidos e gasosos que so produzidos e jogados no ambiente prejudicando esse equilbrio existente para a sobrevivncia das espcies. E sabemos que ultimamente o problema entre as organizaes e o meio ambiente tem crescido muito, devido, em alguns casos a falta de fiscalizao por parte dos rgos regulatrios. Mas ultimamente esse quadro est mudando, com o demandante mais consciente do produto ou servio que ele adquire ele tende a consumir de quem est seguindo normas, forando as que no seguem tambm seguir para no perderem mercados ou fecharem as portas. Ento percebemos o impacto de uma situao ocorrida pela deciso de quem tem uma organizao nas mos, eu abordei somente as questes ambientais, mas existem outras variveis que esto ligadas diretamente com a gesto de um Administrador. Sendo positivas ou negativas, uma clula social tem papel relevante para a sociedade pela sua relevncia de

ordem social principalmente, por ter papel de sustentabilidade perante a sociedade e tambm seguindo de marco regulatrio para a economia da populao.

ETAPA 5 Passo 2

7. Anlise crtica dos artigos Com uma anlise crtica dos artigos O trabalho do gerente executivo: uma viso geral e crtica e Aplicao de ferramentas na gesto de processos das organizaes que aprendem, se percebe que ambos do enfoque para pocas vividas no mundo contemporneo, mundo esse que est cada vez mais complexo e difcil de se traar um objetivo e cumpri-lo sem que haja uma necessidade de modificao de alguma etapa do processo no meio do caminho para reajustar algo que est em desencontro com a meta final. De um modo geral, foram descritas situaes referentes aos nveis estratgicos e tticos de uma organizao e como eles sofreram mudanas com esse novo contexto em que vive o mundo atual, tanto que os autores do primeiro artigo tiveram uma ateno especial ao tratar do gerente executivo, e seus novos planos de ao para conduzir a atividade humana atravs de variveis de grande relevncia como Motivao, Liderana e Comunicao, o novo gerente tem que ter, alm de tudo, habilidades humanas, ter conhecimento psicolgico, por que uma organizao j no tem mais aquele conceito de nfase estrutural de Fayol e Weber, nem vive mais a teoria da mquina como era o conceito da teoria estruturalista, onde uma organizao era constituda de um amontoado de mquinas, tijolos e concreto baseado em um sistema fechado e com o intuito de apenas obter recurso financeiros, esse quadro foi mudando com o passar dos anos onde a realidade vivida fez com que novos enfoques administrativos viessem a sobrepor esses anteriores, o enfoque agora outro, o modelo de gesto agora se baseia num pilar intangvel que tem grande peso diante de situaes advindas dos diversos tipos de variveis externas ligadas diretamente com a organizao de uma forma macro. Esse pilar intangvel abordado pelos autores dos artigos est ligado ao capital humano, capital intelectual, enfim, concepes, cultura, onde juntado ao regime interno de uma organizao forma a cultura organizacional. As ferramentas de gesto do suporte ao administrador para o seu processo decisrio, processo esse que tem que est voltado para o seu principal objetivo que , acima de tudo, a satisfao daquele que lhe sustenta, que o cliente, e claro, alm da satisfao do cliente a fidelidade dele tambm. O primeiro artigo foca mais um pequeno grupo de administradores, que so aqueles que possuem recursos disponveis responsveis pela grande parte da participao de mercado, e onde esto os pequenos empreendedores?, ser que eles s aparecem em estatsticas referentes notcias de fechamento de portas antes do quinto ano de vida?, as pequenas empresas so, no meu modo de entender, as grandes responsveis por manterem o equilbrio social, j que contribuem para a manuteno de um grande nmero de trabalhadores que devido as poucas qualidades exigidas pelas grandes organizaes no teriam as mesmas

chances de trabalharem, levando a entender que essas micro e pequenas empresas so o termmetro da sociedade. A respeito do artigo aplicao de ferramentas de gesto de processos nas organizaes que aprendem, eu tenho um ponto de vista que vai de desencontro com a idia central citada por Drucker (1997), onde expressado que os gestores executivos ainda no sabem como se comportar dentro da empresa, nem que ferramentas usar para obter os melhores resultados, pois ainda vivem o paradigma de trabalhar para algum e no para a organizao. Nessa frase o autor d uma conotao generalista, macro, como se todo gestor ou empreendedor no tivesse noo da complexidade do Ambiente Externo e utiliz-lo com base para o planejamento estratgico, foi citado tambm que a utilizao de ferramentas de gesto por parte dos gestores acabaria em insucesso devido falta de conhecimento seja tcito seja explcito. Na minha opinio, as condies atuais oferecidas ao administrador de empresas so muitas e sempre aparece uma situao nova, sem falar de instituies que do suporte desde o nascimento at a continuidade da empresa, como SEBRAE, SENAI, SESI, e outros rgos que do um norte desde o pequeno at o grande administrador, talvez a idia central contida no artigo seja em relao aos empreendedores que no tenham acesso essas condies para dar continuidade em sua organizao. Polticas governamentais tambm surgiram para dar legalidade ao pequeno empreendedor atravs do programa Pequeno empreendedor individual, onde qualquer pessoa poderia conseguir ter uma identidade de pessoa jurdica, com todo suporte inclusive por tele atendimento, enfim, condies o que no faltam para formar um Administrador competente que consiga utilizar ferramentas de gesto das mais modernas na busca de mensurar os seus objetivos para conseguir chegar a um ponto estabelecido anteriormente, caracterizando sua viso.

8. IMPLICAES TICAS DOS ARTIGOS

As implicaes ticas so as responsabilidades que o administrador tem com o meio externo organizao, a partir do momento que ele tem em mos o poder da deciso ela decisiva para o relacionamento com a comunidade em geral, quando analisamos essas responsabilidades no mbito gerencial, entendemos como a relao entre as decises tomadas por esse nvel hierrquico e os afetados diretamente por essas decises que so os seus subordinados, cabendo por parte da gerncia as habilidades essenciais para poder colocar em evidncia o significado referente ao seu ttulo, que gerir, com um foco mais voltado para as pessoas a organizao passou a ser um sistema de gesto orgnico, diferente do burocrtico de algum tempo atrs, esse novo enfoque faz com que as responsabilidades de um gestor se dobrem por que as implicaes de uma gesto mal administrada podem resultar em penalidades criminais e trabalhistas. A tica tambm um ponto importante que est ligado tarefa de um administrador, todos os seus processos tem que seguir uma espcie de regulamento tico para que seus resultados no possam prejudicar tanto a comunidade tanto seu concorrente, no mbito de uma concorrncia desleal por exemplo. Com o advento da era da informao as repercusses referentes as aes de um administrador toma dimenses globais num piscar de olhos, est cada vez mais difcil de se burlar o sistema, j que at as notas fiscais agora so

eletrnicas, reduzindo praticamente a zero as possibilidades de fugir da receita, seria antitico para uma empresa vender produtos sem a nota fiscal, mas isso acontece com freqncia as vezes de comum acordo com o seu demandante talvez para no perder o cliente que compra em pequenas quantidades justificando a no emisso de um boleto. Mesmo sabendo que os rgos regulatrios superfaturam recursos que seriam destinados a setores de primeira necessidade de nosso pas no justifica agir da mesma forma, basta refletir um pouco a respeito, um motorista que leva uma multa, a grande parte oferece propina para no levar a multa, da mesma maneira a situao de um administrador que age por baixo do panos para deixar de recolher impostos para o pais. As conseqncias de atos como esses a falta de recurso disponvel para financiar setores importantes para o desenvolvimento de nosso pas. 9. Sugestes para a reduo dos impactos Da administrao.

Partindo do preceito que uma organizao um sistema aberto e de constante interao com o seu meio externo ela no pode se limitar apenas a processos internos, da ento uma sugesto para a reduo de riscos referentes tarefa do Administrador, muito difcil seguir essa cartilha mas o Administrador tem que ter a noo que em suas mos est um poder intangvel e que se mal utilizado ir resultar em consequncias para a sociedade que vive em funo dela. A responsabilidade social significa atender s exigncias da competitividade, buscando baixo custo, qualidade, satisfao do cliente, retorno do investimento, mas tambm deve ser necessrio contemplar o desenvolvimento sustentvel, de uma forma macro a Responsabilidade Social visa a conscientizao dos Administradores em funo de uma gesto socialmente responsvel, essa questo deve ser tomada do nvel institucional devido ao seu peso perante a sociedade refletindo na organizao como um todo, de forma macro. 10. Consideraes Finais Com a apresentao desse trabalho adquirimos conhecimento a respeito de todo um conceito relacionado com as tarefas do Administrador com uma viso mais ampla, enfatizando cada funo desse ciclo sistmico interligado e complexo que rodeia as responsabilidades e as aes do Administrador. Atravs da produo de um projeto acadmico, colocamos na prtica todo um conceito relacionado matria Processos Administrativos onde escolhemos um tema de relevncia social e em cima desse tema trabalhamos todas as funes administrativas. Ao analisarmos a sociedade atual, com todos os avanos tecnolgicos e cientficos refletimos sobre como se deu esse avano, ser que foi somente de forma mecnica, com esforos, ou teve um dedo da Administrao nesse meio? A resposta clara no ? Em todas as esferas so necessrios conhecimentos de administrao, um mdico tem que ter administrao para ter sucesso do sua cirurgia, qualquer profissional deve ter noo de Administrao para gerir os processos de forma a conseguir seu intento. Hoje temos ferramentas de gesto que esto dando suporte para a obteno dos objetivos organizacionais, mas alm das ferramentas utilizadas percebemos que as organizaes que aprendem esto utilizando como base para vantagem competitiva o capital intelectual, essa a nova vertente, o modelo participativo traz resultados mais positivos organizao j que as pessoas passam a ter mais responsabilidades para trabalharem e so acompanhadas pela motivao de conseguir metas que j no englobam apenas metas salariais.

11. Situao real vivida pelo Administrador

abordaremos situaes vividas pela nossa equipe durante a realizao de nosso projeto. No incio de um planejamento todas as variveis possveis devem ser colocadas no papel para que haja uma maior segurana para o processo decisrio, ento eu como Administrador, com todos os dados em mos e objetivos concretos, reuni pessoas que se uniram nesse projeto com a finalidade de levar a nossa mensagem ao nosso pblico final, discutimos sobre como encontrar recursos para dar suporte ao nosso trabalho, ento corremos atrs de parcerias com os diversos setores de atuao j que todos tem responsabilidades diretas com o tema escolhido para ser o nosso objeto de trabalho, conseguimos recursos para trabalharmos com nossa divulgao inicial com material impresso, e com o andamento do processos fomos adquirindo mais recursos que nos ajudaram a financiar toda a fase de Organizao, Direo e Controle contribuindo de forma positiva para a obteno dos resultados planejados anteriormente.

12. A atuao do Administrador na gesto da Organizao.

A figura do Administrador se tornou a mais importante dentro do contexto empresarial, o modelo de gesto sofreu mudanas influenciadas pela realidade vivida em cada poca e a atuao do Administrador teve que se adequar para se ajustar a esse contexto, hoje percebemos que uma organizao causa impacto sobre o meio externo ela, seja positivo ou negativo, com todo esse contexto histrico percebe-se que a Administrao a principal ferramenta Que faz com que os resultados apaream. Essa cincia baseada em um processo cclico onde nada est delimitado, uma situao depende da outra, sistmico, o resultado de um conjunto de valores individuais unidos. Na sua primeira funo o Administrador Planeja, antecipa o que se deve fazer e quais os objetivos a serem alcanados com uma viso pro-ativa. Na Organizao o papel do Administrador fazer com que cada coisa ande, para isso o desenho organizacional, departamental e a modelagem de trabalho do uma base, um norte para que se tome decises mais acertadas. Na Direo o modelo de gesto mais participativo, onde os resultados so divididos por todos, sejam positivos ou negativos nos trs nveis hierrquicos. No controle so atribudos fases em forma de um processo cclico onde, se estabelece padres, avalia o desempenho, compara esse desempenho e age para corrigir algum desvio, essas fases tem como intuito alcanar os objetivos da viso da organizao.

13. CONSIDERAES FINAIS DO TRABALHO

Aps o conhecimento terico sobre as funes do Administrador adquirido em sala de aula atravs do PLT e tambm atravs dos trabalhos de ATPS, onde essa teoria foi colocada em prtica, entende-se que administrar no to simples assim quanto parece, tem pessoas que sonham em ter um negcio prprio, mas se esquece que para manter esse sonho necessrio muito empenho, dedicao e conhecimento, alm de habilidades conceituais para manter esse sonho, tanto que o nmero de empresas que fecham enorme, e isso no se d pelo nmero alto de taxaes advindas de rgos reguladores, a quantidade de baixas se d pela incapacidade ou falta de habilidades do Administrador para conseguir manter a sua empresa em consonncia com o princpil base da contabilidade, o princpio da Continuidade. Entendese que administrar vai alm das barreiras implcitas, alm de paredes de concreto que cercam uma organizao, a melhor maneira de utilizar recursos sejam materiais, financeiros e humanos e organiza-los de forma a andarem lado a lado como uma orquestra afinada para chagar ao cumprimento de sua misso estabelecida anteriormente.

13. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007, v.1. Acessado durante as aulas

Poder e influncia interpessoal nas organizaes, disponvel em: http://docs.google.com/viewer?a=v&q=cache:LYDXnrj11oJ:www.facef.br/facefpesquisa/2005/nr1/2_DINIZ_LIMONGI.pdf+controle+x+poder+ na+organiza%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&gl=br&pid=bl&srcid=ADGEEShQWKqKjLDh0nKnh6ysbgwjjxhyUwrZNP5CLOPJ12EJImf1LPWFQ09Xkj-RRTz2v84T7HXtZLkmmxYZE2w1cZ06A7Gkkp1p7EiCmjyjGAf6NlHnn9F83FaoND6izX_TFhOIWL&sig=AHIEtbTDXlcRLXMtRVjHYm4G 9l_sfUF_7A acessado em 30/05/2011

O trabalho do gerente executivo: uma viso geral e crtica dos professores Antonio Cury e

Suzana Bruno, disponvel em: <http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/85/83

Aplicao de ferramentas na gesto de processos das organizaes que aprendem dos professores Marcio Carreira, Alex Mariano, Ana Sartori e Rodrigo Oliveira, disponvel em: http://sare.unianhanguera.edu.br/index.php/rcger/article/view/795/641

Por que as ferramentas gerenciais podem falhar Francisco Srgio Tittanegro* Mestre em Administrao pela PUC-SP Coordenador do Curso de Administrao da Faculdade Comunitria de Campinas - Unidade 2 e-mail: sergio.tittanegro@unianhanguera.edu.br

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS (ATPS)

Curso de Administrao de Empresas

Perodo: 2 Semestre Disciplina: Processos Administrativos Unidade: Taboo da Serra Entrega: 03/04/2012 Professor: Manuel Estrada

Integrantes:

ETAPA 1 PASSO 1 Definies de Planejamento

Planejamento Estratgico

O planejamento estratgico elaborado nos nveis hierrquicos da organizao. Seus objetivos a elaborao de metas a serem cumpridas a longo prazo, com a inteno de se manter competitivo no mercado, sendo um processo contnuo, onde os nveis hierrquicos tomam decises.

Etapas do planejamento estratgico.

1-Definio dos objetivos. 2-Anlise ambiental externa. 3-Anlise organizacional interna.

4-Formao de alternativas . 5-Elaborao de planejamento. 6-Implementao e execuo. 7-Avaliao de resultados.

Planejamento Ttico

O planejamento ttico intermedirio do planejamento estratgico e operacional. uma funo administrativa desenvolvida nos departamentos ou unidades de negcio da empresa,so objetivos de mdio prazo. Sendo um processo permanente e contnuo, voltado para o futuro, o planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de deciso. Seleciona vrias alternativas disponveis, sistmico, interativo, uma tcnica de alocao de recursos, cclica. tambm uma tcnica de coordenao, de mudana e de inovao.

Planejamento Operacional

um sistema fechado, preocupa-se com as tarefas realizadas nos cotidiano, o enfoque do planejamento operacional a otimizao e maximizao de resultados. Seus objetivos especficos de so de curto prazo. O planejamento operacional coloca em prtica os planos elaborados no planejamento estratgico e ttico, desenvolvido pelos baixos nveis de gerncia.

Tipos de planos operacionais

1-Procedimentos: mtodos; 2-Oramento: dinheiro; 3-Programaes: tempo; 4-Regulamentos: comportamento pessoal, regras a serem seguidas.

Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

WEB ARTIGOS. Nveis de Planejamento. Disponvel em: www.webartigos.com/artigos/nveisde-planejamento/16808. Acesso em: 20 mar. 2012

CIDADE MARKETING. Objetivos Estratgicos, Tticos e Operacionais. Disponvel em: www.cidademarketing.com.br/2009/ar/33/objetivos-estratgicos-tticos-e-operacionais. Acesso em: 20 mar. 2012

ETAPA 1 PASSO 2 Anlise do texto 1: Veja o futuro antes dos outros

Algumas pessoas tem uma viso negativa das coisas, pensam apenas no errado. Outras tem a arte de ver a oportunidade na mesma viso. Quando passamos a observar as coisas ao nosso redor com outros olhos nos tornamos diferenciados de outras pessoas. Para os empreendedores, por exemplo, o futuro pensado a partir de agora para se tornar uma consequncia no presente. Sendo assim, h duas batalhas: o presente e o futuro. Primeiro ele se dedica a uma e depois a outra. Um vencedor no se acomoda com o sucesso de hoje, ele continua buscando mais para que isso no se acabe amanh.

Anlise do texto 2: O desafio do administrador do futuro

O profissional de hoje tem que estar ligado no que acontece no mundo em geral por causa da globalizao e assim poder empreender neste mercado global. Para ter sucesso no mercado global precisamos abrir janelas para o futuro tendo como o "imprio" o conhecimento da informao e da tecnologia, pois hoje extremamente necessrio as pessoas conhecerem e possurem estas habilidades.

O mundo dos negcios est se tornando um lugar ameaador e fora de controle. As pessoas podem perder milhes em minutos. No h estabilidade no mundo dos negcios. Hoje pode ser, amanh j no . Ao realizar uma pesquisa com a nova gerao executiva podemos perceber a diferena de liderana de hoje e de anos atrs. Hoje esses executivos procuram pessoas que os ajudem e no pessoas que apenas cumpram ordens. Eles conseguem fazer com que essas mesmas pessoas sigam sua linha de pensamento sem se impor eles. Esses executivos no tem uma perspectiva de vida como antes. Eles querem trabalhar em mdia 10 anos para alcanar seus objetivos (tempo que antes chegava a durar 20, 30 anos), nem que para isso eles precisem trabalhar 14,16 horas por dia. o esforo de hoje ser o fruto de manh. Para resumir esse texto, poderamos usar apenas duas palavras: Atitude e ousadia. Muitas empresas quebram nos primeiros anos de atuao. Segundo pesquisas realizadas nos Estados Unidos, 98% dos casos esto relacionados a falhas e a falta de planejamento. O administrador deve planejar e organizar sua empresa orientando cada departamento o uso devido dos recursos e buscar solues para cada tipo de problema administrativo. Para isso h orientaes de novos mtodos, planejamento de atividades, clculo de despesas que garantem a circulao de informaes e orientaes com o objetivo de evitar falhas de comunicao, gastos necessrios e at mesmo outros problemas como desperdcio, prejuzo na produo ou ineficincia. Alm de toda essa parte de planejamento e organizao o administrador deve traar mtodos e objetivos a serem cumpridos. Em casos de crise ele o principal atuante, pois deve pensar em uma forma de como fazer com que a empresa saia da atual situao. Sendo assim, ele deve estar sempre preparado para eventuais riscos.

ETAPA 1 - PASSO 3 O que Planejamento? Planejamento faz parte das funes bsicas de um administrador.A funo administrativa que determina antecipadamente o que se deve fazer.Consiste em determinar os objetivos principais de uma empresa e mostrar as melhores alternativas, para como alcanar esses objetivos.E uma tcnica de Mudana e de inovao.Necessita de bastante conhecimento e de pesquisas.Sendo um processo contnuo e voltado para o futuro.Envolve a empresa como um todo,podendo assim identificar suas vulnerabilidades e suas Potencialidades. Tipos de Planejamento:

Planejamento Estratgico:

realizado no nvel institucional da empresa,sendo um conjunto de tomada deliberada e sistemtica de decises acerca de empreendimentos que afetam ou deveriam afetar toda a empresa por longos perodos de tempo. Planejamento estratgico exige sete etepas. sendo elas: 1. 2. 3. 4. 5. 6. 7. Determinao dos objetivos; Anlise ambiental externa; Anlise organizacional interna; Formulao de alternativas; Elaborao do planejamento; Implementao e execuo; Avaliao dos resultados.

Caracteristicas fundamentais: 1. 2. 3. projetado no longo prazo; Est voltado para relaes entre a empresa e seu ambiente de tarefa; Envolve a empresa como um todo.

Planejamento Ttico traduo e a interpretao das decises estratgicas em planos mais detalhados no nvel Departamental, ou seja o Nvel intermedirio da organizao. Podemos citar os departamentos ou unidades de negcios. Este planejamento ilustra como implementado os planos tticos e explica os processos Decisrios. aplicado a mdio-prazo.

Algumas Caracteristicas deste planejamento:

1. 2. 3. 4. 5. 6.

O planejamento um processo permanente e contnuo; Planejamento sempre voltado para o futuro; Planejamento se preocupa com a racionalidade de tomada de deciso; O planejamento seleciona entre as vrias alternativas disponveis; O planejamento sistmico; O planejamento interativo.

Planejamento Operacional Este planejamento basicamente se preocupa em como executar as tarefas. Focaliza a otimizao e a maximizao de resultados, por meio deste planejamento. Os administradores visualizam e determinam aes futuras dentro do nvel operacional. Para que melhor alcance os objetivos da empresa. O planejamento operacional composto de uma infinidade de planos operacionais que proliferam nas diversas reas e funes da empresa.

Tipos de planos operacionais:

* * * *

Planos relacionados com mtodos, denominado procedimentos; Planos relacionados com dinheiro, denominados oramentos; Planos relacionados com tempo, denominados programas e programaes; Planos relacionados com comportamento, denominados regulamentos.

Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

ETAPA 2 Passos 1 e 2

Definio da funo administrativa Organizao?

Organizar a atividade subseqente a ser tomada pelo administrador aps efetivamente ter finalizado o 1 passo, que neste caso o Planejamento. tambm o processo de arrumar e alocar o trabalho, a autoridade e os recursos na organizao, criando a estrutura organizacional, de modo que ela possa alcanar eficientemente seus objetivos. Objetivos diferentes requerem estruturas diferentes. Assim, os administradores devem adequar a estrutura da organizao aos seus escopos e recursos. Em suma, organizar o processo de dispor qualquer conjunto de recursos em uma estrutura que facilite a realizao dos objetivos. O processo organizacional tem como resultado o ordenamento das partes de um todo, ou a diviso de um todo em partes ordenadas.

Etapas da funo Organizao:

1) Listar o trabalho; 2) Dividir o trabalho e tarefas; 3) Ajustar tarefas por unidades organizacionais; 4) Criar mecanismos de integrao.

Tipos de Organizao:

Como vimos anteriormente, a funo administrativa Organizar basicamente a responsvel pela distribuio das responsabilidades, no obstante o nvel hierrquico. Sendo assim, como aplicada pela grande maioria das empresas e organizaes hoje em dia, existe a necessidade de diviso de tarefas por pessoas, departamentos, produtos, linhas de trabalho, entre outros. Portanto vamos focar nesta etapa em Tipos de Organizao, sabendo-se que dela derivam-se o Desenho Departamental e a Modelagem do Trabalho.

Tipos de Organizao:

Com base em todas as caractersticas inerentes organizao, as empresas podem adotar um formato organizacional apropriado para acomodar suas estratgias, atividades, produtos, ambiente de tarefa, tecnologia etc. O desenho organizacional estrutura ou formato organizacional precisa compatibilizar e interligar todos esses diferentes aspectos para favorecer sua incluso e viabilizar o alcance dos objetivos organizacionais. H 3 tipos tradicionais bsicos de estrutura organizacional: a organizao linear, a organizao funcional e a organizao linha-staff. Cada um deles possui suas prprias caractersticas, porm, nem sempre podem ocorrem em sua forma pura na realidade das empresas.

Tipos tradicionais de estrutura organizacional:

1) Organizao Linear: A organizao do tipo linear constitui a forma estrutural mais simples e antiga, pois tem sua origem na organizao dos antigos exrcitos, e na organizao eclesistica dos tempos medievais.As formas mais antigas de organizao possuem em comum o princpio linear, tambm chamado princpio escalar da autoridade.O nome organizao linear significa que existem linhas diretas e nicas de autoridade e responsabilidade entre os superiores e subordinados. Da seu formato piramidal. Cada gerente recebe e transmite tudo o que se passa na sua rea de competncia, pois as linhas de comunicao so rigidamente estabelecidas. uma forma de organizao tpica de pequenas empresas ou de estgios iniciais de organizaes. Em resumo: A organizao linear a forma estrutural baseada em linhas nicas de autoridades e responsabilidades e na qual predomina a aplicao do princpio de autoridade linear e do comando nico. Apresenta uma conformao piramidal em funo de a cadeia escalar e da centralizao das decises na cpula.

Principais caractersticas da Organizao Linear:

* * * *

Autoridade linear ou nica; Linhas formais de comunicao; Centralizao das decises; Formato piramidal.

Vantagens:

* * * * * *

Estrutura simples e de fcil compreenso; Clara definio das responsabilidades; Facilidade de implantao; Estabilidade; Ideal para pequenas empresas; Ideal para situaes de permanncia e estabilidade.

Desvantagens:

* * * * * *

Estabilidade e constncia nas relaes formais; Autoridade linear baseado no comando nico e direto; Exagero na funo de chefia e de comando; Chefe torna-se um generalista; Congestiona linhas de comunicao com o crescimento da empresa; Comunicaes indiretas.

2) Organizao Funcional: A organizao funcional o tipo de estrutura organizacional que aplica o princpio funcional ou o princpio da especializao das funes. Muitas organizaes da antiguidade utilizavam o princpio funcional para diferenciaes de atividades ou funes. O princpio funcional separa, distingue e especializa: o germe do staff. Em resumo: a organizao funcional a forma estrutural baseada na especializao e na superviso funcional. As linhas de comunicao so diretas, a autoridade funcional (dividida por especialistas) e as decises so descentralizadas.

Principais caractersticas da Organizao Funcional:

* *

Autoridade funcional ou dividida; Linhas diretas de comunicao;

* *

Descentralizao das decises; nfase na especializao.

Vantagens:

* * * *

Fornece o mximo de especializao; Permite a melhor superviso tcnica possvel; Desenvolve comunicao direta e sem intermediao; Separa as funes de planejamento e controle das de execuo.

Desvantagens:

* * * *

Diluio e conseqente perda de autoridade; Subordinao mltipla; Tendncia entre concorrncia entre os especialistas e conflitos dentro da organizao; Confuso quanto aos objetivos.

ETAPA 3 Organizao linha-staff: O tipo de organizao linha-staff o resultado da combinao dos tipos de organizao linear e funcional, buscando-se incrementar as vantagens desses dois tipos de organizao e reduzir as suas desvantagens. Alguns autores o denominam organizao do tipo hierrquico consultivo. Na organizao linha-staff h caractersticas do tipo linear e do tipo funcional, reunidas proporcionam um tipo organizacional mais completo e complexo. Na organizao linha-staff coexistem rgos de linha (rgos de execuo), e de assessoria (rgos de apoio e de consultoria) mantendo relaes entre si. Os rgos de linha caracterizam-se pela autoridade linear e pelo princpio escalar, enquanto os rgos de staff prestam assessoria e servios especializados. Em resumo: o formato estrutural hbrido que rene caractersticas lineares (unidade de comando) e caractersticas funcionais (assessoria de staff). tambm denominada organizao hierrquica consultiva.

Principais caractersticas da Organizao Linha-staff:

* * * *

Fuso da estrutura linear com a funcional; Coexistncia entre as linhas formais com as diretas de comunicao; Separao entre rgos operacionais; Hierarquia versus especializao;

Vantagens:

* *

Assegura assessoria especializada e inovadora; Mantm atividade conjunta e coordenada de rgos de linha e de staff;

Desvantagens:

* *

Possibilidade de conflito entre rgos de linha e de staff; Dificuldade na obteno e na manuteno do equilbrio entre linha e staff;

Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

Projeto de extenso universitria

Escopo: Coleta de sangue na faculdade Anhanguera de Taboo da Serra para Repasse ao Hemocentro do Hospital Pirajussara.

CAMPANHA PARA DOAO DE SANGUE O sangue um elemento indispensvel vida. Sem o nosso sangue, seramos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreramos. No h nada que substitua esse nosso tecido lquido,e sua atitude generosa pode salvar no apenas uma, mas trs vidas. Isso porque o sangue colhido do doador fracionado em trs componentes: as plaquetas, as hemcias e o plasma, cada um com um destinatrio diverso. So muitos os casos em que preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vtimas de acidentes precisam de transfuso. Portadores de doenas graves cujo organismo no capaz de produzir as clulas sanguneas necessrias, seja por deficincia natural, seja por tratamento que bloqueia sua produo, como a quimioterapia, tambm precisam de transfuses sanguneas para sobreviver. Nesta categoria se enquadram algumas doenas do sangue, portadores de cncer diversos e de leucemia O doador espontneo no sabe quem ser o receptor do seu sangue, mas sabe que sua atitude fundamental para salvar vidas. Sabe inclusive que um dia pode necessitar de sangue de outros. Por isso precisamos criar a conscincia da necessidade de doar sangue entre as pessoas. Em outros pases ela j bem desenvolvida, e as pessoas, conscientes de sua responsabilidade social, desenvolvem o hbito de doar sangue.

Doadores de sangue so pessoas especiais, movidas pelo desejo de ajudar pessoas que muitas vezes no conhecem. Ao dedicar parte do seu tempo (45 minutos) para doar um pouco de seu sangue, o doador ajuda a salvar a vida de at trs pacientes diferentes. Os homens pode doar seu sangue at 4 vezes ao ano, com um intervalo de 60 dias entre cada doao, e as mulheres 3 vezes, com intervalo de 90 dias. J no caso da doao de plaquetas por afrese, tanto homens como mulheres podem doar at 4 vezes por ms e 24 vezes por ano, com um descanso mnimo de 72h entre cada doao. Aqui seguem alguns pr-requisitos para a doao de sangue: * * * * * * Estar em boas condies de sade e descanso; Ter entre 18 e 65 anos; Pesar no mnimo 50Kg; Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos; Apresentar documento oficial de identidade com foto; Se for fumante, dever ficar 2horas sem fumar antes da doao;

* * * ano; * *

No ter ingerido bebida alcolica por no mnimo 12 horas; No pode estar resfriado,ter tido dor de cabea,garganta; Ter feito tatuagem/piercing sem condies de avaliao de higiene h menos de um

Estar grvida ou amamentando; Comportamento de risco para doenas sexualmente transmissveis;

* O doador de plaquetas no pode ter ingerido AAS, aspirina ou anti-inflamatrio h pelo menos uma semana.

Pessoas impedidas definitivamente de doar sangue so aquelas: * * Com doena de Chagas e malria; Que tiveram hepatite aps os 10 anos de idade;

* Com histrico de doenas transmissveis pelo sangue, como sfilis, doenas associadas ao HTLV I/II e AIDS.

A primeira etapa da coleta de sangue a triagem, realizada no prprio local de doao. Cada potencial doador passa por alguns exames, como a pesagem, verificao de presso e teste de anemia, para avaliar seu estado de sade. Alm disso, entrevistado por um mdico atravs de um questionrio com perguntas baseadas na lei, que ajudam na avaliao do estado de sade do doador e seu comportamento. A seguir feita a coleta de sangue por meio de uma agulha inserida em uma veia no brao. O sangue coletado (470 ml no mximo, depende do peso do doador) armazenado em uma bolsa individual. Acabou o trabalho do doador: ele pode comer um lanche, descansar um pouco e ir para a casa. Na terceira etapa que comea o trabalho laboratorial do banco de sangue: a separao em uma centrfuga de seus componentes em trs pores menores, o plasma, o concentrado de plaquetas e o concentrado de hemcias. Antes de ser fracionado, as bolsas so submetidas a testes sorolgicos. Nesta etapa que so detectadas doenas que o doador possa ter e que comprometem o sangue, como hepatite B e C, sfilis, HIV, HTLV I e II e doena de Chagas. Para reduzir ainda mais o risco de contgio de doenas na transfuso, a Biotec realiza um teste adicional, o NAT, que detecta o material gentico do vrus, por testes de biologia molecular. Esse teste reduz a janela imunolgica significativamente, aumentando a segurana da transfuso de sangue. Por exemplo, no caso de hepatite C a janela imunolgica por teste convencionais de

aproximadamente 60 dias, j com o NAT ela diminu para cerca de 20 dias. J no HIV, ela vai de 21 para 11 dias.

So tantas pessoas que precisam de sangue, que no raro algumas delas so nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue tambm existe para ajudar aquelas pessoas annimas, que no tm ningum sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando no h tempo de convocar familiares para doar sangue, o que comum em acidentes graves, como os automobilsticos, quando a perda muito grande. Os doadores podem no saber o destino de seu sangue na hora da doao, na maioria das vezes, mas de uma coisa tm certeza: o que fazem indispensvel vida CAMPANHA TER PARCERIA COM O HOSPITAL GERAL DO PIRAJUSSARA SOBRE O HOSPITAL PIRAJUSSARA:

Inaugurado em 1999, o Hospital Geral de Pirajussara o referencial de sade para cerca de 500 mil pessoas da regio de Embu e Taboo da Serra e referencial de alta complexidade para 2,7 milhes de pessoas de 15 municpios do entorno (Vargem Grande Paulista, Osasco, Juquitiba, So Loureno da Serra, Barueri e Cotia, entre outros), com atendimento clnico e cirrgico em especialidades como neurocirurgia, oftalmologia, pediatria e cirurgia cardaca. O Banco de sangue do Hospital Geral do Pirajussara atende : Maternidade de Embu das Artes,Vazame. UBS Akira em Taboo da Serra, Unidade Mista do Antena

Localizao Av. Ibirama, 1214 Jd. So Judas 06785.300 - Taboo da Serra Telefone: (11) 3583-9434

Horrio de Atendimento Segunda a sexta das 08:00 as 11:30 / 13:00 as 16:30 Sabado : 07:00 as 12:30

Nesta campanha a coleta de sangue feita Somente no hospital. Mas temos como exemplo a Fundao Pr-sangue disponibiliza a Coleta Externa. Aonde formam parcerias com empresas,universidade, escolas e comunidades. Dentre os requisitos exigidos, recomenda-se que as instituies renam grupos a partir de 100 pessoas, bem como disponham de instalao adequada, provida de uma rea bem ventilada e iluminada, de no mnimo 80 metros quadrados, com bebedouro e banheiros prximos. O local deve conter mobilirio mnimo que inclua mesas, cadeiras e lixeiras disponveis.

Bibliografia

CHIAVENATO, Idalberto. Administrao : teoria, processo e prtica. 4 ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.

PARRIUL, Jair Jnior. Teoria Geral da Administrao. Disponvel em: http://pt.scribd.com/doc/60674709/70/Tipos-de-Organizacao. Acesso em 1 abr. 2012.

INTRODUO

Esta ATPS refere-se ao Processo administrativo, que esto divididos em trs etapas: Planejamento da ao empresarial, organizao e direo, o Planejamento diz respeito formulao de objetivos para a seleo de programas de ao e para sua execuo, tambm considera premissas bsicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerncia e sustentao, fizemos uma comparao dos artigos de dois professores acadmicos que falam sobre a importncia do planejamento nas atividades do administrador que deseja obter sucesso nas aes empresariais. No item Organizao da ao empresarial, fizemos uma breve pesquisa sobre o conceito do planejamento nas organizaes e relatamos como foi feito um projeto social que tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importncia dessas aes e suprir parte das necessidades enfrentadas pelo Hemosul e por hospitais da regio, tendo como pblico alvo a Comunidade Acadmica.

Etapa 1 Planejamento da ao empresarial

Desenvolvimento

1 Planejamento Estratgico

O planejamento no nvel institucional recebe o nome de planejamento estratgico esto direcionados ao nvel institucional da empresa onde os dirigentes esto voltados a se relacionar com a empresa e com isso se defronta com as incertezas geradas pelo ambiente que age de forma incontrolvel e imprevisvel. Seria tambm o processo de elaborao da estratgia, na qual se definiria a relao entre a organizao e o ambiente interno e externo, bem como os objetivos organizacionais, com a definio das estratgias alternativas. uma processo gerencial que diz respeito formulao de objetivos para a seleo de programas de ao e para sua execuo, levando em conta as condies internas e externas a empresa e sua evoluo esperada. Tambm considera premissas bsicas que a empresa deve respeitar para que todo o processo tenha coerncia e sustentao. necessrio tambm ser flexvel o bastante para perceber que planejar nem sempre o contrrio de fazer. O planejamento foi criado e usado para empresas chegar onde precisa seu Objetivo utilizando-se de sua estratgia (estratgico, ttico ou operacional). Muitas vezes no prprio desenvolvimento da gesto da empresa que os gestores e suas equipes definem e implementam as estratgias, buscando aprender com seu erros cometidos.

Saber utilizar os instrumentos do planejamento de forma coerente pode ser uma excelente arma competitiva. Suas caractersticas so: *Definio da misso corporativa. *Anlise da situao. *Formulao de objetivos. *Formulao de estratgias. *Implementao feedback e controle.

2 Planejamento Ttico

O planejamento ttico se refere ao nvel intermedirio da organizao, ou seja, ao nvel dos departamentos ou unidades de negcio da empresa. Como tal, ele elaborado pelos gerentes ou executivos no tocante ao programa de atividades de seu rgo, tendo por base o planejamento estratgico da empresa e o objetivo de contribuir para que este tenha sucesso. Apresenta vrias vantagens como: ajuda a administrao a adaptar-se e ajustar-se s mudanas no ambiente, capacita os administradores a verem o quadro operativo inteiro com maior clareza, proporciona um sentido de ordem nas operaes.

O planejamento tambm tem diversas desvantagens como: o trabalho envolvido no planejamento pode exceder suas verdadeiras contribuies, o planejamento tende a causar demora nas aes, pode restringir indevidamente o exerccio de iniciativa e inovao da administrao. No entanto, apesar destas e de outras desvantagens, as vantagens de planejar pesam muito mais do que quaisquer problemas envolvidos. Pr isso, o planejamento no somente deve ser feito, mas tem de executado.

3 Planejamento Operacional

O planejamento operacional tem como objetivo estabelecido pelo planejamento ttico, desenvolver planos , procedimentos detalhados e proporcionar informaes de retroao, para estabelecer meios e condies para otimizar e maximizar os resultados.O planejamento composto de diversos planos operacionais que vem crescendo nas diversas areas e funes

das empresas, relacionadas a produo ou operaes, finanas, mercadologia, recursos humanos, entre outros. Os planos operacionais controlam a administrao para que todos executem as funoes e operaes dentro do acordo com os procedimentos estalelecidos pela empresa para alcanar por meio de metas e objetivos. Para elaborarar um plano operacional necessario, analizar os objetivos, planejar o uso do tempo, estabelecer e planejar recursos e avaliar os riscos que podem ocorrer. Para a execuo dos planos so usados procedimentos que so transformados em rotinas e expressos na forma de fluxogramas vertical, horizontal ou blocos. Sendo grficos que representam o fluxo ou a seqncia de procedimentos devidamente padronizados e formalizados. Podemos ento concluir que planejamento definido, como um instrumento fundamental dentro de uma organizao, para dar ferramentas de controle e planejar bem as intenes da empresa para chegar ao seu objetivo. Nenhuma empresa consegue sobreviver sem planejamento, seja ele Estratgico Ttico ou Operacional, pois ela vai precisar utilizar estas ferramentas para que consiga sobreviver no mercado, que est muito competitivo atualmente.

A) Roberto Shinyashiki

Para este autor Viso a arte de enxergar o invisvel, isto transforma voc em uma pessoa especial. Ver alm cria uma competncia para enxergar oportunidades.

O futuro uma conseqncia do planejamento no presente, esta viso faz com que o individuo esteja atento a novas oportunidades. Quando no enxergamos adiante temos que pagar pela nossa falta de viso. Um empreendedor sabe que temos duas batalhas o presente e o futuro.

B) Paulo Barreto dos Santos

Em todas as dimenses das atividades humanas temos o Planejamento. Este planejamento o esforo para diminuir o caos. um conjunto de intenes necessrias para atingirmos um objetivo. O planejamento viabiliza a viso antecipada das aes que iram desencadear ao longo de um processo. Podemos afirma que o planejamento surge atravs de uma necessidade de gerenciar um projeto.

Um Plano o resultado formal do planejamento sendo o documento com registro das intenes. Este planejamento serve para definirmos quando, onde e como as aes deveram acontecer. O Planejamento no uma iniciativa onde se pretende acertar tudo, mas sim, minimizar decepes e prejuzos visando uma maior eficincia.

Bom como podemos observar os dois autores esto falando sobre ver no futuro, isto quer dizer tem uma viso que possa enxergar no futuro e o planejamento quando queremos atingir um determinado objetivo, para isso devemos planejar para no futuro termos atingido o alvo almejado. Para no futuro alcanarmos o que desejamos devemos planejar, ter uma viso ampla. Para um dos autores planejamento antecipa a viso das aes que iram acontecer no futuro. E para o outro autor futuro uma conseqncia da viso que o indivduo tem das oportunidades.

Etapa 2 Organizao da Ao Empresarial

Desenho Organizacional

O desenho organizacional corresponde a um conjunto complexo de cargos, tarefas, relacionamentos e responsabilidades que no so imutveis e tm seu comportamento influenciado por variveis tcnicas, individuais, sociais e organizacionais. Constitui a escolha pela qual a empresa pretende estruturar-se e comportar-se para atingir seus objetivos, serve como estrutura bsica, como um conjunto de mecanismos de operao, deciso e coordenao. Neste contexto, o Desenho Organizacional parte constituinte da estratgia empresarial.Servir de Estrutura bsica, Operar, Decidir e Coordenar so as principais funes do Desenho Organizacional, constituindo desta forma uma das prioridades da Administrao. influenciado pelas caractersticas do ambiente de tarefa da empresa (clientes, fornecedores, concorrentes e grupos reguladores ). o meio pelo qual a empresa procura encontrar coerncia e compatibilidade entre multiplicidade de variveis: os objetivos, as divises, colaboradores, mudanas que ocorrem no ambiente externo.

As principais caractersticas do desenho organizacional so: diferenciao ( que pode ser horizontal, vertical ou por meio de tarefas especializadas), formalizao ( por meio do cargo, do fluxo de trabalho ou de regras), centralizao ( pela disperso do poder formal, do poder de tomar decises ou disperso fsica de servios) e integrao ( por meio da hierarquia administrativa, objetivos e planos, departamentalizao, regras e procedimentos, entre outros).

Desenho Departamental

O desenho departamental refere-se estrutura organizacional dos departamentos ao esquema de diferenciao e de integrao existente no nvel intermedirio da empresa. Departamento designa uma rea, uma diviso ou um segmento distinto de uma empresa e sobre o qual o administrador tem autoridade para o desempenho de atividades especficas. A departamentalizao uma caracterstica tpica das grandes empresas, tem por objetivo facilitar a superviso por distribuir a responsabilidade nas diferentes fases ou aspectos da atividade da empresa a diferentes departamentos, obedecendo ao princpio da homogeneidade e otimizando as operaes com eficincia e economia. Os principais tipos de departamentalizao so: funcional, por produtos ou servios, por base territorial, por clientela, por processo, por projeto e estrutura matricial. So muitos os critrios de interdependncia pelos quais as empresas escolhem as bases para departamentalizar suas unidades ou posies:

1-interdependncia do fluxo de trabalho. 2-interdependncia no processo. 3-interdependncia sociais. As organizaes temporrias ou adhocracias(segundo Alvin Toffler, um sistema temporrio varivel e adaptativo,constitui-se em uma opo tradicional departamentalizao ), so novos formatos organizacionais que esto surgindo com o propsito de enfrentar a mudana e a incerteza encontrada na departamentalizao para alcanar seus objetivos empresariais.

Modelagem do Trabalho

A modelagem do trabalho consiste nas atribuies em que cada pessoa realiza em uma empresa ou organizao. definida atravs de cargos e tarefas, onde, cada colaborador tem um papel a ser cumprido visando sempre melhores resultados.Em meio s diversas tarefas e

divises funcionais de uma Empresa muito importante que se tenha cargos especficos para cada atividade separando assim as funes e estipulando metas com o objetivo de sempre aumentar o grau de satisfao de cada profissional e enriquecendo cada vez mais o crescimento da organizao. Conceito de Planejamento

preciso que haja planos para que a organizao tenha seus objetivos e para que se estabelea a melhor maneira de alcan-los. Alm disso, os planos permitem que a organizao consiga e aplique os recursos necessrios para a consecuo de seus objetivos, os membros da organizao executem atividades compatveis com os objetivos e os mtodos escolhidos e o progresso feito rumo aos objetivos, seja acompanhado e medido, para que se possam tomar medidas corretivas se o ritmo do progresso for insatisfatrio. Os primeiros passos do Planejamento envolvem a seleo de objetivos para a organizao. Depois, estabelecem-se objetivos para as subunidades da organizao - suas divises, seus departamentos, e assim por diante. Uma vez determinados os objetivos, estabelecem-se programas para sua consecuo de maneira sistemtica. claro que, na seleo dos objetivos e no estabelecimento dos programas, o administrador leva em conta sua viabilidade e se eles podero ser aceitos pelos administradores e pelos empregados da organizao.

A seguir um projeto realizado pelo Centro Universitrio Anhanguera de Campo Grande-MS

Projeto: Campanha de doao de sangue e de medula ssea. Local: Centro Universitrio Anhanguera de Campo Grande. Nome dos integrantes: Estudantes dos cursos de Cincias Contbeis e Administrao do Centro Universitrio Anhanguera de Campo Grande. Pblico alvo: Comunidade acadmica. Objetivo: Tem como objetivo conscientizar a comunidade sobre a importncia dessas aes e suprir parte das necessidades enfrentadas pelo Hemosul e por hospitais da regio. Justificativa: A coleta de sangue tambm visou a aumentar o estoque para o feriado da Semana Santa, perodo crtico e de grande demanda de transfuses . No caso da doao de medula ssea, as amostras de sangue foram coletadas para insero dos dados dos doadores no Registro Nacional de Doadores de Medula ssea (Redome). O intuito do programa incentivar os estudantes a participarem de aes socialmente responsveis que beneficiam diretamente a comunidade. O tema responsabilidade social tratado com extrema seriedade na Anhanguera com aes realizadas pelos prprios estudantes, sempre supervisionados por um corpo docente bem preparado e eficiente.

Parcerias: Estudantes do curso de Cincias Contbeis e Administrao do Centro Universitrio Anhanguera de Campo Grande, em parceria com o Centro de Hematologia e Hemoterapia de Mato Grosso do Sul ( Hemosul ). Cronograma das Atividades: A abertura da ao foi marcada pela realizao de uma palestra do Hemosul no ms de abril de 2011. Os estudantes distribuiram materiis informativos dentro da Instituio, ao todo foram cadastrados 674 pessoas. Tipo de Evento: Coleta de sangue e cadastro de doadores. Referncia Bibliogrfica: Jornal informativo da Anhanguera Educacional-Campo Grande -Maio 2011.

O Processo Administrativo

O planejamento, a organizao a direo e o controle, considerados separadamente, constituem as funes administrativas; quando visualizadas no conjunto para o alcance dos objetivos, elas formam o processo administrativo. Processo qualquer fenmeno que apresente mudanas contnuas no tempo, fazendo com que os acontecimentos e as relaes sejam dinmicos, e no uma coisa parada, esttica. Deve ser mvel, no tendo comeo, nem fim, nem seqncia fixa de eventos. Os elementos do processo agem uns sobre os outros, e cada um pode afetar todos os demais. Os elementos do processo administrativo, (as funes), no so entidades separadas, mas parte integral de uma entidade maior. O processo administrativo quando visto de forma simplista apresenta as funes do administrador apenas como um processo seqencial:

Planejamento - organizao - direo controle

Concluso

Um bom planejamento, mesmo dividido em nveis hierrquicos, requer sempre um bom entrosamento entre eles, envolvendo a empresa como um todo. A empresa precisa trabalhar

em harmonia para alcanar os seus objetivos, pois mesmo com a alta escala tomando as maiores decises para o seu futuro a media e baixa que s concretiza. Partindo do principio de que para um bom resultado de toda e qualquer organizao, tem - se como primordial um bom planejamento, tendo em conjunto com o mesmo o controle. Pois de nada adianta um bom planejamento sem controle e acompanhamento, com uma viso alm da sua meta para resoluo de possveis causas de problemas antecipadamente. O processo de organizar essencialmente o mesmo para todos os tipos de atividades. Deve desenvolver, um modo sistemticos de reunir os recursos fsicos e humanos essenciais as realizaes das metas. A entidade que possibilita que o trabalho seja em grupo ou em equipes mais eficaz do que um trabalho individual. Nenhuma pessoa isolada pode ser especialista em todas as atividades Nas etapas de planejamento e organizao podem ocorrer vrias falhas caso cada etapa no seja feita com total perfeio, quando um lder de empresa no consegue reconhecer os pensamentos e sentimentos de seus colaboradores, pois estes valores traduzem os pensamentos e sentimentos das pessoas de uma organizao, assim podemos dizer que uma organizao o conjunto de valores de suas pessoas ou de seu Ativo Humano. Quando um lder no conhece bem os membros de sua equipe, as suas decises perante a ela podem se tornar falhas, mal compreendidas e acabarem desmotivando alguns desses membros. .

BIBLIOGRAFIA

PLT- Administrao: Idalberto Chiavenato MAXIMIANO, Antonio Cezar Amaru , 1 Edi: Atlas, 2006. Administrao, Conceitos e Aplicaes - Leon C. Megginson , Donald C. Mosley, Paul H. Pietri, Jr / Edio Harbra;

Planejamento Estratgico , Conceitos, Metodologia e Prticas - Djalma de Pinho Rebouas de Oliveira / Editora Atlas, 8 edio;

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/16808/1/Niveis-dePlanejamento/pagina1.html#ixzz1X5EtAs7I

Leia mais em: http://www.webartigos.com/articles/16808/1/Niveis-dePlanejamento/pagina1.html#ixzz1X5EYKHDA

http://pt.wikipedia.org/wiki/Planejamento_operacional

principios.web.simplesnet.pt/.../EstruturaOrganizacionalFundministrativas1..

pt.wikipedia.org/wiki/Desenho_organizacional

Curso de auxiliar de administrao de empresas - volume 1 fortium.edu.br/blog/paulo_conti/.../AULA_04-Departamentalizao.doc

You might also like