You are on page 1of 7

Manual de Administrao

Produto: n-MF Brother Autor: Bruno Nercolini Ceron Aplica-se a: NDDigital n-Billing

Verso: 4.0.0

Verso do Doc.: 1.0 Data: 09/05/2011

Alterado por: Release Note:

Detalhamento de Alterao do Documento Data:

1. Introduo Apresentaremos um guia de configuraes e administrao do mdulo NDDigital n-MF Brother. Este mdulo responsvel por fazer a contabilizao (bilhetagem) de cpias, impresses e faxes recebidos dos equipamentos multifuncionais Brother, capturando essas informaes atravs do hardware. 2. Configuraes 2.1 Diretrio compartilhado Os equipamentos Brother salvam um histrico dos trabalhos de impresso, cpia e fax recebidos em um diretrio compartilhado. O n-MF Brother configura os equipamentos para salvarem em um diretrio especfico e captura os dados a partir deste diretrio. Antes de configurar os equipamentos importante criar um usurio com as seguintes caractersticas: - Deve ser uma conta local da mquina; - Deve ter direitos de leitura e escrita no diretrio compartilhado. 2.2 Brother Admin Para fazer com que seus trabalhos de impresso sejam contabilizados, logo aps o n-MF Brother ser instalado, algumas configuraes devem ser realizadas. Deve-se acessar a interface de administrao: Iniciar> Programas> NDDigital> NDDigital n-MF Brother Admin, conforme mostra a figura abaixo:

2.2.1 Configurao do diretrio compartilhado Primeiramente, necessrio que o diretrio compartilhado da mquina seja configurado no Mdulo nMF Brother. Para isto deve-se acessar o Menu Ferramentas>Configuraes.

Ao selecionar as opes ser aberta a interface de configurao do n-MF. Na aba Dados para impressoras so configurados os dados do diretrio compartilhado do servidor e os dados de login e senha do usurio local com acesso de leitura e escrita neste diretrio.

Com esta configurao realizada, o mdulo n-MF Brother estar configurado para buscar os dados no diretrio configurado. Com esta configurao, o Mdulo n-MF Brother tambm est apto a configurar automaticamente este diretrio compartilhado nas impressoras quando as mesmas so adicionadas na interface de monitoramento. 2.2.2 Configurao de domnio padro Ainda na interface de configuraes, na aba Domnio Padro possvel configurar o domnio para o qual os trabalhos sero contabilizados. Para isto basta acessar o Menu Ferramentas>Configuraes, acessar a interface Domnio Padro e configurar o nome do domnio desejado.

Caso o campo fique em branco, todos os trabalhos automaticamente sero contabilizados para o domnio Brother MF. 2.2.3 Configurao de monitoramento de trabalhos Na interface de configuraes do n-MF Brother, possvel definir quais tipos de trabalhos sero contabilizados. Para isto deve-se acessar o Menu Ferramentas>Configuraes, e na aba Trabalhos escolher as opes desejadas entre as disponveis: Impresses, Cpias e Faxes.

Abaixo das opes de monitorao possvel marcar mais uma opo. Esta opo configura os equipamentos para bloqueio de impresses caso falhe a gravao do log no diretrio compartilhado. Caso marcada, se a impressora no conseguir acessar o diretrio compartilhado, a impresso ser cancelada. Se desmarcada, caso falhe a gravao do log no diretrio compartilhado, a impressora vai ignorar a falha e imprimir normalmente. 2.2.4 Adio de Impressoras Realizadas as configuraes iniciais, basta adicionar as impressoras na interface do mdulo n-MF Brother para que as mesmas passem a ter seus trabalhos monitorados. Para isso, basta abrir o NDDigital n-MF Brother Admin e clicar no cone:

Uma Interface de adio de impressoras ser exibida.

Os seguintes dados da impressora devem ser informados: Endereo IP ou Nome de Host, e logo abaixo informar a SNMP Community.

Um teste de conexo com a impressora ser efetuado. Caso a comunicao com o equipamento esteja OK, o assistente seguir adiante, caso contrrio uma mensagem informando o erro ser exibida ao usurio. Na tela a seguir, devero ser inseridos respectivamente o Usurio e Senha da pgina Web da impressora. muito importante que estes dados estejam corretos para que a contabilizao dos trabalhos seja efetuada corretamente.

Um resumo apresentado ao usurio conforme mostra a figura abaixo:

Uma janela mostrada ao usurio com cada passo do processo de adio e o status deve aparecer como efetuado com sucesso.

Apenas impressoras do fabricante Brother podero ser cadastradas, alm da comunidade SNMP que precisa estar igual a que foi configurada na web da impressora.

2.2.5 Remoo de Impressoras Para que uma impressora deixe de ser monitorada pelo n-MF Brother, basta selecionar a impressora desejada e clicar no seguinte cone:

2.2.6 Informaes da Impressora Caso deseje visualizar as informaes de alguma impressora, basta selecionar o equipamento na interface do mdulo n-MF Brother e clicar no seguinte cone:

Ser exibida uma janela com as informaes do equipamento, conforme figura abaixo:

2.2.7 Reiniciar Servio n-MF Brother Algumas alteraes realizadas na interface do n-MF Brother necessitam que o servio seja reiniciado para que as mesmas sejam aplicadas. Quando realizada alguma ao que necessite deste reincio o mdulo n-MF Brother identifica automaticamente, e ao fechar a interface do produto ele exibe uma mensagem ao usurio, conforme mostra a figura abaixo:

Ao clicar em Sim o servio ser reiniciado automaticamente. Caso o usurio deseje reiniciar o servio manualmente, possvel reiniciar o servio atravs da interface do mdulo n-MF Brother, clicando no cone mostrado abaixo:

2.3

Equipamentos que armazenam histrico

Alguns equipamentos no possuem a opo de salvar os dados dos trabalhos realizados no diretrio compartilhado. Porm gravam um histrico no prprio equipamento. Esses equipamentos podem ser

monitorados pelo mdulo n-MF Brother. Para isto basta adicion-los na interface do produto que o mesmo passar a monitorar estes equipamentos. Neste caso, quando ocorre o Time Update do n-MF Brother, o mesmo baixa da web da impressora este histrico, e a partir dele realiza a contabilizao dos trabalhos.

O detalhamento dos itens citados neste documento visa guiar ao mtodo correto de configurao e administrao do produto. Para atendimento de dvidas e incidentes das solues entre em contato com o Suporte NDDigital.

Endereo: Rua Dr. Walmor Ribeiro, 431 Coral Lages SC CEP: 88523-060 Fone: (49) 3251-8000 www.nddigital.com.br

You might also like