You are on page 1of 4

Divide as frases que se seguem em oraes e classifica os elementos de ligao.

A professora de Matemtica comeou a aula logo que todos os alunos entraram na sala. Na Primavera ora chove ora faz sol. Eles no s visitaram o museu como tambm questionaram o guia sobre alguns quadros. Eu gosto de muitos autores estrangeiros, no entanto prefiro os portugueses. Ontem apanhei muita chuva, por isso constipei-me. O meu co faz tudo para ter a nossa ateno. Quando chegarmos ao cinema telefonaremos aos nossos amigos. A Carlota no vai ao cinema connosco, pois no se encontra em Lisboa.

Classifica as frases quanto ao tipo e forma: a) Eles fizeram todo o trabalho? b) Presta ateno, por favor! c) Estou mesmo muito triste! d) Nunca mais os vi. e) O Bernardo no quer jantar. f) Esteve um dia de praia maravilhoso! g) Quando que a tua me chega a Lisboa? h) Os meus filhos no tiraram nenhuma negativa. i) Abre a janela. j) Porque que no gostas de ces? k) Pede ao pai que v comprar po.

Observa as seguintes frases em discurso direto e passa-as para o discurso indireto. a) Hoje no posso sair. Est muito frio! informou o Joo. b) Me, quando vamos ao jardim, para brincar um pouco com os meus colegas? perguntou o Lus. c) Filha, hoje tens de te concentrar mais nos teus estudos. aconselhou a me. d) Amanh irei comear as aulas de ballet. afirmou a Ana. e) Aqui est muito calor! exclamou o Miguel. f) Come os brcolos, Ins! ordenou a av. g) Ontem fez muito vento nesta praia. explicou o Afonso. h) O meu pai chega aqui s 9 horas. afirmou o Joo. i) Colhe j as velas! ordenou o marinheiro. j) Falaremos com o professor amanh. disseram os alunos. k) Dars uma alegria me se comeres a sopa toda. disse a av menina. l) Luisinha, come a sopa toda para ficares muito bonita. disse a me. m) Isto que bom! exclamaram todos ao mesmo tempo. n) Aqui est muito calor. disse a Maria. o) Esse co teu? perguntou o Ricardo ao Nuno. p) Francisco, quando estiveres melhor, vamos praia. disse a Matilde. q) Joo, logo posso ir a tua casa? perguntou o Jaime?

Reescreve as frases, passando-as do discurso indireto para o discurso direto. a. Ele afirmou que, no dia seguinte, ia chegar a horas. b. O Rui prometeu me que a ajudaria nas tarefas domsticas durante o fimde-semana. c. Perguntei Rita se ela queria ir ao cinema. d. O Joo pediu-me para guardar segredo.

e. A Sara afirmava que ningum conseguia cantar melhor do que ela. Distingue as frases simples das frases complexas. a) Os Ingleses desenvolveram o futebol. b) c) d) e) f) g) A Piet foi esculpida por Miguel ngelo e a Mona Lisa foi pintada por Leonardo A roda foi uma das invenes mais geniais de todos os tempos. A viagem Lua foi um grande passo para a Humanidade. A informtica excelente, porque nos facilita muito a vida. A msica e a dana so artes espetaculares. O Concorde deixou de atravessar os ares, mas sero criados outros avies da Vinci.

igualmente rpidos. Divide as frases que se seguem em oraes e classifica os elementos de ligao. a) Ou escondiam-se ou eram castigadas pelo feiticeiro. b) O lago perdeu o esplendor e dele apenas restavam histrias lendrias. c) Mais tarde, Eleanora destruiu o dirio de magia do mau feiticeiro, por isso ele foi vencido. d) O momento difcil para ti e tudo est a meu favor. e) Eu sou forte, portanto vou vencer-te.

Divide as frases que se seguem em oraes e classifica os elementos de ligao. a) O rato fugiu para trs do mvel, para que ns no o apanhssemos. b) Ns estvamos ali, porque tnhamos visto uma nave espacial. c) Mal viu a cobra, o Gonalo quase desmaiou. d) Jpiter decidiu vir Terra, pois queria observar o comportamento dos homens. e) Como eram muito bondosos e educados, Filmon e Bucis receberam os deuses em casa.

Divide as frases que se seguem em oraes e classifica os elementos de ligao. a) O nosso plano tinha de ser adiado, porque o escritrio estava complemente armadilhado. b) O Joo esteve bastante aula, no entanto no compreendeu a matria.

c) A Maria nem leu o livro, nem apresentou a obra turma. d) Logo que chegues a minha casa, vamos para a piscina. e) Ele no s leu o livro, como tambm viu o filme. f) As cidades esto cheias de carros, por consequncia esto poludos.

You might also like