You are on page 1of 13

Princpios de Direito Ambiental.

PRINCPIOS FUNDAMENTAIS DO DIREITO AMBIENTAL Princpios so enunciados lgicos, implcitos, que, por sua generalidade, ocupam posio de preeminncia nos vastos quadrantes do direito e, por isso mesmo vinculam o entendimento e a aplicao das normas jurdicas que eles se conectam. CARRAZZA que dentre os princpios, os mais importantes, sem dvida so os constitucionais, j que sobrepairam aos outros. Sem dvida, o mais importante dos princpios do Direito Ambiental, o Direito Humano Fundamental. Art. 225 Todos tm direito ao meio ambiente ecologicamente equilibrado, bem de uso comum do povo e essencial sadia qualidade de vida, impondo-se ao Poder Pblico e coletividade o dever de defende-lo e preserva-lo para as presentes e futuras geraes.
1. CONSIDERAES INTRODUTRIAS 1.1 A Relevncia dos Princpios No so poucos os autores que tm se dedicado ao estudo dos princpios como tema fundamental para a compreenso de qualquer ramo do Direito, de forma ampla e global.(1) Em termos genricos, pode-se dizer, com Carlos Ari Sundfeld, que os princpios constituem as idias centrais de um determinado sistema jurdico. So eles que do ao sistema jurdico um sentido lgico, harmnico, racional e coerente.(2) Princpio, como esclarece Celso Antnio Bandeira de Mello, o mandamento nuclear de um determinado sistema; o alicerce do sistema jurdico; aquela disposio fundamental que influencia e repercute sobre todas as demais normas do sistema.(3)Por isso costuma-se afirmar que conhecer os princpios do Direito condio essencial para aplic-lo corretamente.(4) A anlise dos princpios fundamentais de qualquer sistema jurdico, de qualquer ramo do Direito, tem, portanto, acima de tudo indiscutvel relevncia prtica: permitir a visualizao global do sistema para melhor aplicao concreta de suas normas. De fato, os princpios prestam importante auxlio no conhecimento do sistema jurdico, no sentido de uma melhor identificao da coerncia e unidade que fazem de um corpo normativo qualquer um verdadeiro sistema lgico e racional. E essa circunstncia ainda mais importante nas hipteses daqueles sistemas jurdicos que - como o sistema jurdico-ambiental - tm suas normas dispersas em inmeros textos de lei, que so elaborados ao longo dos anos, sem critrio preciso, sem mtodo definido.(5) Nesses casos, como observa Carlos Ari Sundfeld, exatamente por intermdio dos princpios que se consegue organizar mentalmente as regras existentes e, com isso, extrair solues coerentes com o ordenamento globalmente considerado.(6) Alm disso, os princpios exercem tambm profunda influncia na interpretao do Direito. Isso porque, de acordo com a doutrina autorizada, o princpio uma norma de hierarquia superior s demais regras jurdicas do sistema. Dentro de qualquer ordenamento jurdico, os princpios so sempre normas hierarquicamente superiores.(7) Esse aspecto, da maior relevncia, faz com que deva haver sempre uma estrita relao de compatibilidade entre a aplicao das regras jurdicas e os comandos normativos decorrentes dos princpios. E isto de tal forma e com tal intensidade que, por exemplo, se da interpretao de uma regra jurdica resultar contradio com os princpios, essa interpretao ser incorreta e dever ser afastada; se uma determinada regra admitir, do ponto de vista lgico, mais de uma interpretao, dever prevalecer, como vlida, aquela que melhor se compatibilizar com os princpios; e, ainda, se ns estivermos diante da hiptese da ausncia de uma regra especfica para regular uma situao determinada ( o caso de lacuna), a regra que faltar dever ser completada, dever ser construda, de modo a realizar concretamente a soluo indicada pelos princpios.(8)

Mas a importncia dos princpios no estudo do Direito no pra por a. Ns sabemos que todo sistema jurdico est sempre e permanentemente vinculado realidade social. Todo Direito reflete e cristaliza determinados valores sociais, que vo definir a prpria organizao da vida em sociedade.(9) E, via de regra, como leciona Eros Roberto Grau, esses valores - essa ideologia do sistema jurdico - so decorrncia expressa dos princpios do ordenamento jurdico, notadamente aqueles veiculados por intermdio dos textos constitucionais e - acrescentaramos - das declaraes internacionais de princpios. Assim, importante destacar que os princpios cumprem igualmente essa outra funo: definir e cristalizar determinados valores sociais, que passam, ento, a ser vinculantes para toda atividade de interpretao e aplicao do Direito.(10) Por todas as razes acima mencionadas que se torna fundamental dedicar ateno maior ao estudo e anlise dos princpios do Direito Ambiental, pois: a) so os princpios que permitem compreender a autonomia do Direito Ambiental em face dos outros ramos do Direito; b) so os princpios que auxiliam no entendimento e na identificao da unidade e coerncia existentes entre todas as normas jurdicas que compem o sistema legislativo ambiental; c) dos princpios que se extraem as diretrizes bsicas que permitem compreender a forma pela qual a proteo do meio ambiente vista na sociedade; d) e, finalmente, so os princpios que servem de critrio bsico e inafastvel para a exata inteligncia e interpretao de todas as normas que compem o sistema jurdico ambiental, condio indispensvel para a boa aplicao do Direito nessa rea.(11)

1.2 Fontes Normativas dos Princpios Afirmada - e demonstrada, segundo acreditamos - a importncia dos princpios no estudo do Direito Ambiental, resta saber de onde devem eles ser extrados. Evidentemente, os princpios devem ser extrados do ordenamento jurdico em vigor. No cabe ao intrprete e ao aplicador do Direito Ambiental estabelecer os seus prprios princpios, com base naqueles preceitos que ele gostaria que prevalecessem, mas que no so os aceitos pela ordem jurdica.(12) Tem-se, portanto, que buscar sempre descobrir os princpios jurdicos dentro do ordenamento jurdico.(13) A proposta de trabalho que aqui se apresenta analisar os princpios que a doutrina denomina de princpios jurdicos positivados,(14) ou seja, os princpios inscritos expressamente nos textos normativos ou decorrentes do sistema de direito positivo em vigor. No caso do Direito Ambiental, tais princpios podem ser localizados e extrados da Constituio Federal de 1988, da Lei da Poltica Nacional do Meio Ambiente (Lei Federal 6.938/81), das Constituies Estaduais e, tambm, ao nosso ver, das Declaraes Internacionais de Princpios, adotadas por Organizaes Internacionais, em especial as Declaraes da ONU de Estocolmo de 1972, sobre o meio Ambiente Humano, e do Rio de Janeiro de 1992, sobre meio Ambiente e Desenvolvimento. Quanto s Declaraes Internacionais, parece-nos importante observar que, embora elas no estejam ainda includas entre as fontes tradicionais do Direito Internacional e no tenham aquela imperatividade jurdica prpria dos tratados e convenes internacionais, ainda assim devem ser reconhecidas como instrumentos dotados de relevncia jurdica.(15) Na realidade, as Declaraes Internacionais constituem atualmente importante mtodo de cristalizao de novos conceitos e princpios gerais e, uma vez adotadas, passa a influenciar toda a formulao subseqente do Direito, seja no plano internacional, seja no plano da ordem jurdica interna.(16) Da a razo de se afirmar que, apesar de no mandatrios - para utilizar a terminologia do Direito Internacional - os princpios emanados da Declarao de Estocolmo de 1972 e da Declarao do Rio de 1992 no podem ser ignorados pelos pases, no mbito internacional, e nem desconsiderados pelos legisladores, pelos administradores pblicos e pelos tribunais, no mbito da ordem jurdica interna.(17)

2. ANLISE DISCRIMINADA DOS PRINCPIOS DO DIREITO AMBIENTAL Apresentadas as observaes iniciais a respeito da importncia dos princpios no estudo do Direito Ambiental e de suas fontes normativas, impe-se, na seqncia, passar ao exame mais detalhado, ainda que em termos genricos, daqueles princpios considerados, nos limites desta exposio, como fundamentais no Direito Ambiental.

2. 1 Princpio da Supremacia do Interesse Pblico na Proteo do Meio Ambiente em Relao aos Interesses Privados Esse princpio , na realidade, um princpio geral do direito Pblico moderno, por meio do qual se proclama a superioridade dos interesses da coletividade, que devem prevalecer sobre os interesses dos particulares, de ndole privada. Trata-se, na realidade, de verdadeiro pressuposto de estabilidade da ordem social.(18) O interesse na proteo do meio ambiente, dessa forma, por ser de natureza pblica, deve prevalecer sempre sobre os interesses individuais privados, ainda que legtimos. At porque j se reconhece hoje em dia que a preservao do meio ambiente se tornou condio essencial para a prpria existncia da vida em sociedade e, conseqentemente, para a manuteno e o exerccio pleno dos direitos individuais dos particulares. Neste passo, interessante mencionar um julgado do Tribunal de Justia de So Paulo em que esse princpio da supremacia do interesse pblico na proteo do meio ambiente foi expressamente aplicado. O caso se relacionava com uma prtica muito antiga, ainda hoje presente no interior do Estado de So Paulo, de utilizar-se o fogo na colheita da cana-de-acar, principalmente na queima da palha da cana. Tal atividade produz, segundo se tem constatado, fumaas espessas e emisso de substncias altamente poluentes, como o monxido de carbono e o oznio. Para obter a proibio da prtica dessas queimadas, o Ministrio Pblico de So Paulo tem movido uma srie de aes civis pblicas contra as empresas sucro-alcooleiro da regio. Em uma dessas demandas, as empresas-rs utilizaram em sua defesa, entre outros argumentos, o de que, na realidade atual, a utilizao do fogo na colheita da cana-de-acar persiste como medida necessria, pois a mecanizao da atividade - nica alternativa satisfatria para o trmino da queima da palha da cana - de um lado, no vivel economicamente para as usinas e destilarias de acar e lcool e elevaria excessivamente o custo da produo, e, de outro lado, causaria grave problema social, com o desemprego de um contingente muito grande de trabalhadores rurais (os cortadores de cana). Ademais, alegaram, a queima da palha facilita em larga medida o corte da cana, tornando um pouco menos penoso o difcil trabalho da mo-de-obra do setor. No entanto, o TJSP, confirmando a sentena de 1 grau de jurisdio, afastou a argumentao das empresas, com o entendimento de que: a) o barateamento do custo da produo, com a queima de palha da cana-de-acar e o seu corte manual, no lugar da mecanizao da atividade, interesse primordial, quase exclusivo, das empresas-rs no processo, que, por ser individual, no podia se sobrepor ao interesse pblico na proteo do meio ambiente. b) sob o prisma social, o interesse de aproximadamente 50.000 bias-frias (nmero estimado na regio) em preservarem os seus empregos no corte manual da cana queimada no podia, no caso, prevalecer sobre o interesse dos outros 900.000 moradores da regio afetada, que vinham sofrendo, de maneira injustificada e gratuita, com a poluio causada pelas queimadas.

Determinou-se, ento, a proibio da utilizao do fogo na colheita da cana-de-acar. Nessa deciso merece destaque, sobretudo, o fato de que a fundamentao do acrdo comea exatamente com a afirmao, por parte do eminente desembargador relator, de que a controvrsia em questo deveria ser solucionada pela aplicao do princpio da supremacia do interesse pblico sobre o particular, com base no art. 225, caput, da CF.(19)

2.2 Princpio da Indisponibilidade do Interesse Pblico na Proteo do Meio Ambiente A Constituio de 1988, no art. 225, caput, atribuiu ao meio ambiente ecologicamente equilibrado a qualificao jurdica de bem de uso comum do povo. Isso significa que o meio ambiente um bem que pertence coletividade e no integra o patrimnio disponvel do Estado.(20) Para o Poder Pblico - e tambm para os particulares - o meio ambiente sempre indisponvel. Essa idia de indisponibilidade do meio ambiente vem reforada pela necessidade de preservao do meio ambiente em ateno s geraes futuras. Existe, imposto pela prpria Carta Magna, um dever de as geraes atuais transferirem esse "patrimnio" ambiental s geraes futuras. Da a razo de no poderem dispor dele. importante observar, ainda, que, por pertencer a todos indistintamente e ser indisponvel, o meio ambiente igualmente insuscetvel de apropriao, seja pelo Estado, seja pelos particulares. Aqui aparece a relevncia de uma distino, nem sempre efetuada pela doutrina, entre, de um lado, o meio ambiente globalmente considerado, como bem incorpreo, imaterial, e, de outro lado, os elementos corpreos que o compem.(21)

O meio ambiente, em termos amplos, ao contrrio do que se pensa freqentemente, no aquele conjunto de bens formado pela gua, pelo ar, pelo solo, pela fauna, pela flora. Diversamente, o meio ambiente, inclusive para a nossa legislao (art. 3, inc. I, da Lei 6.938/81), , na verdade, um conjunto de condies, leis, influncias e interaes, de ordem fsica, qumica e biolgica, que permite, abriga e rege a vida em todas as suas formas. , portanto, um bem essencialmente incorpreo e imaterial. E esse bem imaterial que se considera insuscetvel de apropriao.(22) O que pode ser eventualmente apropriado, o que pode ser eventualmente utilizado, sobretudo para fins econmicos, so os elementos corpreos que compem o meio ambiente (como as florestas, os solos, as guas, em certos casos a fauna) e mesmo assim de acordo com limitaes e critrios previstos em lei e desde que essa utilizao no leve apropriao individual (exclusiva) do meio ambiente, como bem imaterial.(23)

2.3 Princpio da Interveno Estatal Obrigatria na Defesa do Meio Ambiente Esse princpio est inscrito no item 17 da Declarao de Estocolmo de 1972 e no art. 227, caput, da Constituio Federal(24) e decorre da natureza indisponvel do meio ambiente, acima referida. Tais dispositivos normativos da Declarao de Estocolmo e da Constituio de 1988 consignaram expressamente o dever de o Poder Pblico atuar na defesa do meio ambiente, tanto no mbito administrativo, quanto no mbito legislativo e at no mbito jurisdicional, cabendo ao Estado adotar as polticas pblicas e os programas de ao necessrios para cumprir esse dever imposto. Ressalte-se que se a defesa do meio ambiente um dever do Estado, a atividade dos rgos e agentes estatais na promoo da preservao da qualidade ambiental passa a ser, conseqentemente, de natureza compulsria, obrigatria. Com isso, torna-se vivel exigir do Poder Pblico o exerccio efetivo das competncias ambientais que lhe foram outorgadas, evidentemente com as regras e contornos previstos na Constituio e nas leis. Esse aspecto ganha relevncia ainda maior no sistema constitucional vigente, em que a Constituio Federal acabou dando competncias ambientais administrativas e legislativas aos trs entes da nossa federao: Unio, aos Estados e aos Municpios. Por via de conseqncia, torna-se possvel exigir, coativamente at, e inclusive pela via judicial, de todos os entes federados o cumprimento efetivo de suas tarefas na proteo do meio ambiente. Mas se, por um lado, a interveno do Estado obrigatria e indispensvel para a proteo do meio ambiente, cumpre salientar, por outro lado, que ela no exclusiva. Ou seja, no existe o monoplio do Estado na gesto da qualidade ambiental. Ao contrrio, essa administrao do "patrimnio" ambiental deve se dar sempre com a participao direta da sociedade.

2.4 Princpio da Participao Popular na Proteo do Meio Ambiente A participao popular na proteo do meio ambiente est prevista expressamente no Princpio n 10 da Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 92. Entre ns, no Brasil, ela tem como fundamento genrico o art. 1, p.u., da CF - que instituiu no pas um regime de democracia semidireta (25) - e, como fundamento especfico em matria de meio ambiente, o art. 225, caput, da CF. Trata-se, portanto, de decorrncia necessria do direito de todos ao meio ambiente ecologicamente equilibrado e do regime jurdico do ambiente como bem de uso comum do povo.(26) So, basicamente, essas as regras que autorizam a atuao da coletividade na proteo do meio ambiente. Mas a Constituio foi ainda mais longe: ao lado da faculdade atribuda coletividade de defender e preservar o meio ambiente, a nossa Carta Magna imps expressamente sociedade o dever de atuar nesse sentido (art. 225, caput). E de que forma pode a coletividade cumprir esse dever de atuar diretamente na defesa do meio ambiente? Fundamentalmente, existem trs mecanismos de participao direta da populao da proteo da qualidade ambiental, reconhecidos pelo Direito brasileiro.(27) Em primeiro lugar, pela participao nos processos de criao do Direito Ambiental, com a iniciativa popular nos procedimentos legislativos (art. 61, caput e 2, da CF e arts. 22, inc. IV, e 24, 3, I, da CE), a realizao de referendos sobre leis (art. 14, inc. II, da CF e art. 24, 3, inc. II, da CE) e a atuao de representantes da sociedade civil em rgos colegiados dotados de poderes normativos (p. ex., o Conama - art. 6, inc. II, da Lei 6.938/81, com redao dada pela Lei 7.804/89 e alterada pela Lei 8.028/90).

Em segundo lugar, a sociedade pode atuar diretamente na defesa do meio ambiente participando na formulao e na execuo de polticas ambientais, por intermdio da atuao de representantes da sociedade civil em rgos colegiados responsveis pela formulao de diretrizes e pelo acompanhamento da execuo de polticas pblicas; por ocasio da discusso de estudos de impacto ambiental em audincias pblicas (art. 11, 2, da Resoluo 001/86 do Conama e art. 192, 2, da CE) e nas hipteses de realizao de plebiscitos (art. 14, inc. I, da CF e art. 24, 3, 3, da CE). E, finalmente, o terceiro mecanismo de participao popular direta na proteo do meio ambiente por intermdio do Poder Judicirio, com a utilizao de instrumentos processuais que permitem a obteno da prestao jurisdicional na rea ambiental (entre todos, o mais famoso deles, a ao civil pblica ambiental da Lei 7.347/85). Ainda dentro do tema da participao popular direta na defesa do meio ambiente, importa destacar os seus dois pressupostos fundamentais: a informao e a educao. A informao, na lio de Paulo Affonso Leme Machado,(28) comporta duas faces. De um lado, o direito de todos terem acesso s informaes em matria de meio ambiente (art. 5, incs. XIV, XXXIII e XXXIV, da CF e art. 114 da CE; art. 14, inc. I, do Decreto 99.274/90; art. 8 da Lei 7.347/85). De outro lado, o dever de o Poder Pblico informar periodicamente a populao sobre o estado do meio ambiente e sobre as ocorrncias ambientais importantes (art. 4, inc. V, e 9, incs. X e XI, da Lei 6.938/81; art. 193, inc. V, da CE e art. 6 da Lei 7.347/85), antecipando-se, assim, em certa medida, curiosidade do cidado. Com relao educao, parece-nos desnecessrio qualquer comentrio especfico, a no ser a respeito da sua importncia como mtodo de conscientizao e estmulo participao (art. 225, 1, inc. VI, da CF, art. 2, inc. X, da Lei 6.938/81 e art. 193, inc. XV, da CE).

2.5 Princpio da Garantia do Desenvolvimento Econmico e Social Ecologicamente Sustentado Esse princpio reflete a viso poltica dominante atualmente em relao problemtica ambiental, consagrada na Conferncia das Naes Unidas de 1992, sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (realizada no Rio de Janeiro) e consolidada na expresso desenvolvimento sustentvel.(29) A idia bsica, segundo se compreende, a de incluir a proteo do meio ambiente, no como um aspecto isolado, setorial, das polticas pblicas, mas como parte integrante do processo global de desenvolvimento dos pases. Como conseqncia principal de tal orientao tem-se precisamente a de situar a defesa do meio ambiente no mesmo plano, em importncia, de outros valores econmicos e sociais protegidos pela ordem jurdica. Da que surge a necessidade de se buscar a conciliao entre diversos valores igualmente relevantes, como o exerccio das atividades produtivas e do direito de propriedade; o crescimento econmico; a explorao dos recursos naturais; a garantia do pleno emprego; a preservao e a restaurao dos ecossistemas e dos processos ecolgicos essenciais; a utilizao racional dos recursos ambientais; o controle das atividades potencialmente poluidoras e a preservao da diversidade e da integridade do patrimnio gentico dos pases. Sobreleva observar, neste passo, que no confronto entre esses diversos valores e interesses que deles resultam, no se pode mais relegar a proteo do meio ambiente a questo de importncia secundria. Isto , nem mesmo sob aquele argumento tradicionalmente utilizado de que se pretende buscar a satisfao de necessidades de igual relevo, porm mais imediatas, se pode admitir o abandono, ainda que temporrio, da proteo do meio ambiente. A opo fundamental da sociedade foi pela preservao do meio ambiente desde logo, tendo em vista tambm as necessidades das geraes futuras. E essa opo deve ser respeitada. Recorde-se aqui o que se disse anteriormente a respeito da importncia dos princpios como elementos reveladores dos valores tidos como dignos de proteo na sociedade; no caso, como dados que permitem entender de que forma vista a proteo do meio ambiente na sociedade.

2.6 Princpio da Funo Social e Ambiental da Propriedade A funo social da propriedade foi reconhecida expressamente pela Constituio de 1988, nos arts. 5, inc. XXIII, 170, inc. III e 186, inc. II. Quando se diz que a propriedade privada tem uma funo social, na verdade est se afirmando que ao proprietrio se impe o dever de exercer o seu direito de propriedade, no mais unicamente em seu prprio e exclusivo interesse,

mas em benefcio da coletividade,(30) sendo precisamente o cumprimento da funo social que legitima o exerccio do direito de propriedade pelo seu titular.(31) Nesses termos, ao estabelecer no art. 186, inc. II, que a propriedade rural cumpre a sua funo social quando ela atende, entre outros requisitos, preservao do meio ambiente, na realidade, a Constituio est impondo ao proprietrio rural o dever de exercer o seu direito de propriedade em conformidade com a preservao da qualidade ambiental. E isto no sentido de que, se ele no o fizer, o exerccio do seu direito de propriedade ser ilegtimo. No plano jurdico, como analisa Eros Roberto Grau, a admisso do princpio da funo social (e ambiental) da propriedade tem como conseqncia bsica fazer com que a propriedade seja efetivamente exercida para beneficiar a coletividade e o meio ambiente (aspecto positivo), no bastando apenas que no seja exercida em prejuzo de terceiros ou da qualidade ambiental (aspecto negativo).(32) Por outras palavras, a funo social e ambiental no constitui um simples limite ao exerccio do direito de propriedade, como aquela restrio tradicional, por meio da qual se permite ao proprietrio, no exerccio do seu direito, fazer tudo o que no prejudique a coletividade e o meio ambiente. Diversamente, a funo social e ambiental vai mais longe e autoriza at que se imponha ao proprietrio comportamentos positivos, no exerccio do seu direito, para que a sua propriedade concretamente se adeqe preservao do meio ambiente.(33) A distino ora apresentada, apesar de sutil, tem repercusses extremamente importantes na prtica. Um exemplo auxiliar na compreenso dessas nuances indicadas. O Cdigo Florestal (Lei Federal 4.771/65) estabelece que de preservao permanente, entre outras, a vegetao situada ao longo dos rios e estabelece, conforme a largura do rio, a dimenso da faixa de vegetao que deve ser mantida intacta (art. 2). Por exemplo: nos rios com largura inferior a 10 metros, a faixa marginal de preservao permanente de, no mnimo, 30 metros. Todavia, no interior de So Paulo, como em outros estados, essa disposio legal freqentemente desrespeitada. bastante comum aos proprietrios rurais avanarem as suas culturas at a beira dos rios, desconsiderando por completo a necessidade de manuteno da vegetao de preservao permanente nesses locais. Ento, quando se pretende impor aos proprietrios a recomposio da vegetao, eles se recusam a faz-lo, sob a alegao, muitas vezes comprovada at, de que h anos ou dcadas no existe nenhuma vegetao no local; ou mesmo de que jamais existiu vegetao na rea questionada; ou, ainda, de que quando eles adquiriram as terras inexistia vegetao e se algum desmatamento houve este se deu por obra dos antigos proprietrios. Dessa forma, argumentam, se no foram eles os responsveis pelo desmatamento, no podem ser obrigados a recompor a rea desmatada. Paulo Affonso Leme Machado h muito tempo sustenta a possibilidade de imposio ao proprietrio da recomposio da vegetao de preservao permanente, nessas situaes, com fundamento no disposto no art. 18 do prprio Cdigo Florestal.(34) E, acreditamos, o princpio da funo social e ambiental da propriedade elimina, de uma vez por todas, qualquer dvida que poderia haver nessa matria. Portanto, mais especificamente, no exemplo citado, o princpio em tela d o fundamento constitucional da imposio coativa ao proprietrio, inclusive pela via judicial, da obrigao de recompor a rea de vegetao de preservao permanente, independentemente de ter sido ele o responsvel ou no pelo desmatamento e ainda que jamais tenha existido vegetao na rea em questo. H uma obrigao legal de manterem-se as reas de preservao permanente com vegetao e os proprietrios devem se sujeitar a ela, em qualquer circunstncia, por fora do princpio da funo social e ambiental da propriedade, que lhes impe o exerccio do direito de propriedade em conformidade com as diretrizes de proteo do meio ambiente vigentes.

2.7 Princpio da Avaliao Prvia dos Impactos Ambientais das Atividades de Qualquer Natureza A avaliao prvia de impactos ambientais certamente um dos princpios mais importantes do ordenamento jurdico em matria de proteo do meio ambiente, prevista, de forma expressa, no art. 225, 1, inc. IV, da CF, no art. 9, inc. III, da Lei 6.938/81 e no princpio 17 da Declarao do Rio de 92. Embora intimamente ligada idia de preveno de danos ambientais, a avaliao de impactos no meio ambiente tem conotao um pouco mais ampla, que exige sua meno em destaque. Na verdade, ela um mecanismo de planejamento, na medida em que insere a obrigao de levar em considerao o meio ambiente, antes da realizao de atividades e antes da tomada de decises que possam ter algum tipo de influncia na qualidade ambiental.(35)

Normalmente, a avaliao prvia de impactos ambientais efetuada por meio de Estudo de Impacto Ambiental, instrumento essencial e obrigatrio, para toda e qualquer atividade suscetvel de causar significativa degradao do meio ambiente (art. 225, 1, inc. III, da CF).(36) De qualquer maneira, porm, no h como negar o carter eminentemente preventivo de degradaes ambientais dessa espcie de instrumento administrativo. Como dizem os franceses, acima de tudo uma regra de bom senso: refletir antes de agir para evitar degradaes ambientais importantes.(37)

2.8 Princpio da Preveno de Danos e Degradaes Ambientais Esse Princpio decorre da constatao de que as agresses ao meio ambiente so, em regra, de difcil ou impossvel reparao.(38) Ou seja: uma vez consumada uma degradao ao meio ambiente, a sua reparao sempre incerta e, quando possvel, excessivamente custosa. Da a necessidade de atuao preventiva para que se consiga evitar os danos ambientais. Alm disso, corresponde tambm quela exigncia referida anteriormente, de que as geraes atuais transmitam o "patrimnio" ambiental s geraes que nos sucederem, objetivo inatingvel sem uma maior preocupao com a preveno. E a tal ponto a idia de preveno se tornou importante que a Conferncia das Naes Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento, realizada no Rio de Janeiro, em 1992, adotou, em sua Declarao de Princpios, o denominado princpio da precauo. De acordo com esse princpio, sempre que houver perigo de ocorrncia de um dano grave ou irreversvel, a falta de certeza cientfica absoluta no dever ser utilizada como razo para se adiar a adoo de medidas eficazes para impedir a degradao do meio ambiente, sobretudo em funo dos custos dessas medidas. Por outras palavras, mesmo que haja controvrsias no plano cientfico com relao aos efeitos nocivos de uma determinada atividade sobre o meio ambiente, em ateno ao princpio da precauo essa atividade dever ser evitada ou rigorosamente controlada.(39) O motivo para a adoo de um posicionamento dessa natureza simples: em muitas situaes, torna-se verdadeiramente imperativa a cessao de atividades potencialmente degradadoras do meio ambiente, mesmo diante de controvrsias cientficas em relao aos seus efeitos nocivos. Isso porque, segundo se entende, nessas hipteses, o dia em que se puder ter certeza absoluta dos efeitos prejudiciais das atividades questionadas, os danos por elas provocados no meio ambiente e na sade e segurana da populao tero atingido tamanha amplitude e dimenso que no podero mais ser revertidos ou reparados - sero j nessa ocasio irreversveis.(40) Da a imperatividade da preveno.

2.9 Princpio da Responsabilizao das Condutas e Atividades Lesivas ao Meio Ambiente Em que pese a importncia da preveno dos danos ao meio ambiente, preciso reconhecer que, na prtica atual, as medidas estritamente preventivas tm se revelado limitadas e, com incrvel freqncia, incapazes de manter o equilbrio ecolgico. Isso acontece principalmente em razo de uma certa tolerncia da Administrao e, por vezes, da prpria legislao diante de determinadas agresses ao meio ambiente e tambm em funo da negligncia e imprudncia do homem no exerccio de suas atividades, contra as quais, como se sabe, nenhum dispositivo ou mecanismo preventivo pode ser inteiramente eficaz. Assim, para que se tenha um sistema completo de preservao e conservao do meio ambiente necessrio pensar sempre na responsabilizao dos causadores de danos ambientais e da maneira mais ampla possvel. Essa amplitude da responsabilizao do degradador est relacionada, em primeiro lugar, com a autonomia e independncia entre os trs sistemas de responsabilidade existentes: civil, administrativa e penal. Nesses termos, um poluidor, por um mesmo ato de poluio, pode ser responsabilizado, simultaneamente, nas esferas civil, penal e administrativa, com a viabilidade de incidncia cumulativa desses sistemas de responsabilidade em relao a um mesmo fato danoso.(41) No Direito brasileiro, a independncia entre a responsabilidade civil e a administrativa, com a possibilidade de cumulao de ambas, encontra respaldo em expressa disposio de lei (art. 14, 1, da Lei Federal 6.938/81) e j foi reconhecida, por exemplo, pela jurisprudncia do Tribunal de Justia de So Paulo.(42)

Com relao independncia da responsabilidade criminal em face das demais a matria tambm tranqila, sendo da prpria tradio do nosso Direito (art. 225, 3, da CF, art. 1.525 do CC e art. 64 do CPC). Em segundo lugar, interessante notar que, no mbito civil, a responsabilidade do degradador se submete, entre ns, a duas regras da maior importncia, que revelam a amplitude da responsabilidade civil por danos ao meio ambiente e o rigor (necessrio) do legislador nessa matria. A primeira regra a da responsabilidade objetiva do degradador pelos danos ambientais causados, isto , independentemente da existncia de culpa e pelo simples fato da atividade (art. 14, 1, da Lei 6.938/81). A segunda regra a da reparao integral do prejuzo causado, que tem como objetivo propiciar a recomposio do meio ambiente, na medida do possvel, no estado em que se encontrava antes da ocorrncia do dano. importante frisar, nesta passagem, que no nosso sistema jurdico no h espao para aplicao de mecanismo por vezes utilizado no direito internacional, por meio do qual se procura compensar o rigor da responsabilidade civil objetiva com o estabelecimento de um limite mximo para as indenizaes, teto esse que somente pode ser superado quando se consegue demonstrar a culpa do responsvel. Exemplo conhecido o da Conveno de Bruxelas de 1969 sobre a responsabilidade civil por danos causados em derramamentos de leo no mar. Nas hipteses de aplicao dessa Conveno, se se pretender fundamentar a responsabilidade do proprietrio do navio transportador unicamente no fato da atividade, independentemente da sua culpa, ter-se- que se contentar com uma indenizao limitada no seu valor. Se, ao contrrio, se quiser escapar desse teto mximo de indenizao, estipulado na prpria Conveno, para chegar-se reparao integral dos prejuzos, ter-se- que provar a culpa do armador no desempenho da sua atividade. Esquematicamente temos: responsabilidade sem culpa, indenizao limitada; responsabilidade com culpa, indenizao ilimitada.(43) No Brasil, contudo, a situao diversa, pois aqui se adotou um sistema que conjuga, ao mesmo tempo e necessariamente, responsabilidade objetiva e reparao integral. Tal orientao, alis, rigorosamente correta, como decorrncia inafastvel do princpio da indisponibilidade do interesse pblico na proteo do meio ambiente, que impede a adoo de qualquer dispositivo tendente pr-determinao de limites reparabilidade de danos ambientais. Em suma, no direito brasileiro vigora a combinao: responsabilidade sem culpa, indenizao ilimitada.(44) Completa, finalmente, esse quadro de ampliao da responsabilidade do degradador por agresses ao meio ambiente, a responsabilizao, no mbito penal, da pessoa jurdica. A nossa Constituio de 1988, no art. 225, 3, deixou aberta a possibilidade de as pessoas jurdicas serem penalmente responsveis por crimes contra a natureza e o meio ambiente em geral. Mas apesar disso muitos autores contestam a legitimidade de qualquer proposta legislativa tendente a regular a matria.(45)

2.10 Princpio do Respeito Identidade, Cultura e Interesses das Comunidades Tradicionais e Grupos Formadores da Sociedade Esse Princpio decorre de previso expressa no item 22 da Declarao do Rio de 1992 sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento e no art. 216 da Constituio Federal. Quando se fala na proteo do meio ambiente, deve-se atentar para o fato de que, para o Direito, o meio ambiente no apenas o meio natural, como tambm o meio artificial (ou urbano) e, ainda, o meio cultural. E no tocante ao patrimnio cultural, tem-se salientado que a sua defesa se relaciona no s com a preservao do meio fsico (os monumentos de valor artstico, histrico, turstico e paisagstico), como ainda da memria social e antropolgica do homem, ou seja, para usar os termos da Constituio de 1988, das formas de expresso e dos modos de criar, fazer e viver das denominadas "comunidades tradicionais" (grupos formadores da sociedade e participantes do processo civilizatrio nacional - indgenas, caiaras, caboclos etc.).(46) Como tem sido apontado nos principais estudos sobre a matria, tanto quanto os sistemas biolgicos, os grupos humanos sempre foram e continuam sendo afetados pelo processo de desenvolvimento da sociedade moderna. E a perda de idiomas e de outras manifestaes culturais considerada to irrecupervel quanto extino de espcies biolgicas.(47) Por isso a imperatividade de serem preservados, ao lado dos sistemas naturais e urbanos, os direitos dessas comunidades tradicionais.

2.11 Princpio da Cooperao Internacional em Matria Ambiental Ningum ignora hoje em dia que uma das caractersticas marcantes da problemtica ambiental a relao de interdependncia existente entre os diversos elementos que compem o meio ambiente e que, em funo dessa peculiaridade, os sistemas ambientais - naturais, sobretudo -, no se enquadram perfeitamente nos limites territoriais fixados pelas fronteiras artificiais criadas pelo homem entre as cidades e os pases. Da se ter concludo, e verificado j em algumas situaes especficas, que a degradao ambiental causada no interior de um determinado Estado pode efetivamente acarretar danos ao meio ambiente de pases vizinhos e tambm ao meio ambiente global do planeta (p. ex., acidentes com materiais radioativos e nucleares, aumento generalizado da temperatura da superfcie da Terra pela emisso de substncias poluentes, como o dixido de carbono, causador do denominado efeito estufa etc.). o que se convencionou chamar de dimenso transfronteiria e global das atividades degradadoras exercidas no mbito das jurisdies nacionais.(48) E dessa caracterstica especfica dos problemas relacionados com o meio ambiente que surge a necessidade de cooperao internacional. Integram esse ideal de cooperao internacional em matria ambiental, como pressupostos indispensveis sua efetivao: a) o dever de informao de um Estado aos outros Estados, nas situaes crticas capazes de causar prejuzos transfronteirios; b) o dever de informao e consultas prvias dos Estados a respeito de projetos que possam trazer efeitos prejudiciais aos pases vizinhos; c) o dever de assistncia e auxlio entre os pases nas hipteses de degradaes ambientais importantes e catstrofes ecolgicas; d) o dever de impedir a transferncia para outros Estados de atividade ou substncias que causem degradao ambiental grave ou que sejam prejudiciais sade humana - o problema da "exportao de poluio".(49)

Cumpre registrar, no entanto, que a necessidade de cooperao internacional para a proteo do meio ambiente no implica, ao contrrio do que se poderia supor, no abandono da soberania dos Estados em relao ao que se passa nos seus respectivos territrios. O princpio n 2 da Declarao do Rio sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento de 1992, repetindo o princpio n 21 da Declarao de Estocolmo sobre o Meio Ambiente Humano de 1972, foi expresso em resguardar a manuteno da soberania dos Estados na explorao de seus recursos, segundo suas prprias polticas ambientais e de desenvolvimento, ao mesmo tempo, porm, em que enfatizou a responsabilidade dos pases de velar para que as atividades realizadas dentro de sua jurisdio ou sob seu controle no causem danos ao meio ambiente de outros Estados ou a reas situadas fora dos limites das jurisdies nacionais.(50) exatamente a idia de soberania norteada pela imprescindvel cooperao internacional.

3. CONCLUSO Ao longo desta exposio procuramos analisar os princpios que consideramos fundamentais no Direito Ambiental. Como visto, a supremacia do interesse pblico na proteo do meio ambiente - de natureza indisponvel - sobre os interesses particulares; a interveno obrigatria do Estado nesse setor, associada participao direta da coletividade; a insero da problemtica ambiental como parte integrante do processo de desenvolvimento do pas; a atribuio de funo social e ambiental propriedade; a imperatividade da preveno de danos e agresses ao meio ambiente, conjugada responsabilizao ampla do degrador, nas esferas civil, penal e administrativa; o respeito ao patrimnio cultural e aos interesses das comunidades tradicionais e o ideal de cooperao internacional na matria, constituem as idias centrais e o prprio alicerce do sistema-jurdico ambiental em vigor. E por relacionarem-se prpria estrutura do sistema ambiental essas diretrizes so de observncia obrigatria para todos os que manejam o instrumental legislativo correspondente. No h, assim, como ignorar tais princpios, sob pena de comprometer-se todo o sistema normativo a eles subjacente. Como ressaltado por Celso Antnio Bandeira de Mello, violar um princpio muito mais grave do que transgredir uma norma, pois "implica ofensa no apenas a um especfico mandamento obrigatrio mas a todo o sistema de comandos. a mais grave forma de ilegalidade ou constitucionalidade, conforme o escalo do princpio atingido,

porque representa insurgncia contra todo o sistema, subverso de seus valores fundamentais, contumlia irremissvel a seu arcabouo lgico e corroso de sua estrutura mestra".(51) Por tudo isso se afirma, sem qualquer hesitao, a relevncia dos princpios acima elencados, cuja compreenso, como resulta evidente, se torna indispensvel para o conhecimento integral e global, a correta o dinterpretao e a boa aplicao de todas as normas jurdicas relacionadas com a proteo do meio ambiente.

A proteo do meio ambiente na Constituio Federal. DIREITO AMBIENTAL CONSTITUCIONAL DA COMPETNCIA CONSTITUCIONAL QUANTO AO MEIO AMBIENTE Para uma abordagem deste tema, h que se volver aos vrios tipos de competncias segundo a sua destinao. Neste sentido, percebe-se que h competncias ditas exclusivas, privativas, concorrente e comum. Isto quer dizer que um ente federativo poder ter uma competncia exclusiva para uma certa matria. Tal competncia, entretanto, poder alcanar a esfera da elaborao e iniciativa legislativa e, neste aspecto, o ente federativo ter a exclusividade, vale dizer, somente a ele caber propor legislao primariamente sobre o tema. Na Constituio Federal algumas matrias j esto apontadas como prprias para tal situao. Pode-se achar matrias que se referem a competncia exclusiva para legislar, tais como o artigo... De outro tanto, a competncia chamada privativa, refere-se a uma competncia em que o ente que detm tal privatividade para legislar, tem, ao mesmo tempo, a competncia de delegar a outro ente tal poder. Normalmente o Executivo aparece, neste aspecto, delegando ao Legislativo tal possibilidade e abrindo, tambm, a possibilidade de outro ente legislar sobre matrias privativas. A competncia concorrente fala-nos da possibilidade de mais de um ente legislar sobre o mesmo assunto, prevendo a Constituies as regras para que tal potestade no seja conflituosa. DAS PREVISES CONSTITUCIONAIS ANTERIORES 1)- A Constituio de 1824; 2)- A Constituio de 1891 Art.34, n 29, atribua competncia legislativa Unio para legislar sobre as suas minas e suas terras. 3)- A Constituio de 1934 Previa a competncia privativa da Unio (Art.5 ) para legislar sobre floresta, caa, pesca e sua explorao (inciso XIX, letra "j"), previa competncia concorrente ( art. 10 ) para proteger as belezzas naturaes. 4)- A Constituio de 1937 previa competncia privativa ( art. 16) quanto ao " poder de legislar" sobre florestas, caa e pesca e sua explorao (inciso XIV). 5)- A Constituio de 1946 dizia que competia Unio ( art. 5 ) legislar sobre (inciso XV), letra "1", floresta, caa e pesca. 6)- A Constituio de 1967 previa que competia Unio (art. 8) legislar sobre (inciso XVII, floresta, caa e pesca (letra "h") (Idem E.C. 1/69). INOVAES DA CONSTITUIO FEDERAL DE 1988 QUANTO COMPETNCIA EM MATRIA AMBIENTAL 1)- Prev a COMPETNCIA CONCORRENTE para LEGISLAR ( da Unio, Estados e D.F. ) ( Art. 24 C.F./88): Sobre "florestas, caa, pesca, fauna, conservao da natureza, defesa do solo e dos recursos naturais, proteo do meio ambiente e controle da poluio" ( 24, VI) Tambm sobre "responsabilidade por dano ao meio ambiente, ao consumidor, a bens e direitos de valor artstico, esttico, histrico, tursticos e paisagstico." ( 24, VII ) e ainda "responsabilidade por DANO AO MEIO AMBIENTE". Neste sentido, no mesmo inciso, ampliando-se o alcance da expresso meio ambiente, como a doutrina ambientalista o faz, para que o Direito Ambiental abranja o meio ambiente natural, artificial, cultural e do trabalho, pode-se incluir a competncia do art. 24, VII: "proteo ao patrimnio histrico, cultural, artstico, turstico e paisagstico;" Outra possibilidade a incluso do inciso IX: "educao, cultura, ensino e desporto", pois a EDUCAO AMBIENTAL, prevista sua promoo pelo Poder Pblico ( art. 225, VI ), no aspecto formal cabe Pasta de Educao e no aspecto informal, cabe Pasta de Meio Ambiente, nos diversos nveis da Administrao.

Regras quanto Competncia concorrente: 1)- Unio: limitar-se- a estabelecer normais gerais; 2)- Estado: SUPLEMENTAR a norma federal, no seu interesse peculiar; 3)- Estado: na ausncia da norma geral, tem COMPETNCIA PLENA; 4)- A Supervenincia da norma geral, suspende a eficcia da norma Estadual no que lhe for contrrio. 2)- Prev a COMPETNCIA COMUM da Unio, Estados, D.F. e Municpios: ( Art. 23 ) Para "proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer de suas formas;" Tambm: preservar as florestas, a fauna e a flora. 3)- Quanto ao Municp io: (Art. 30, I e II ): A)- Cabe-lhe legislar sobre assuntos de INTERESSE LOCAL. B)- SUPLEMENTAR a legislao federal e estadual no que couber. Parte da doutrina interpreta, portanto, mesmo se considerando que o municpio pode legislar em assuntos de interesse local, tal competncia no originria na amplitude prevista no art. 24, devendo ser exercida com a juno deste interesse e a suplementao ora da legislao federal, ora da legislao estadual antecedente. Haver casos particularssimos, de interesse local, cuja norma federal geral, nem a norma estadual disciplinou, em que o municpio poder construir uma legislao pertinente.

REPARTIO DE COMPETNCIAS EM MATRIA AMBIENTAL


A repartio da competncia informada pelo princpio geral da predominncia do interesse , pelo qual cabe a Unio aquelas matrias e questes em que se evidencia a predominncia do interesse geral, nacional; aos Estados as matrias e questes de interesse regional; ao DF as de interesse regional e local, e por fim, aos Municpios cabem os assuntos de interesse local. 1. Competncia material ou administrativa, que pode ser: a) exclusiva diz respeito a uma entidade com excluso das demais; b) comum (tambm chamada cumulativa ou paralela) da Unio, Estados, DF e municpios, art. 23) No que diz respeito s competncias ambientais administrativas e legislativas da Unio, Estados e Municpios, destaca-se o seguinte: UNIO 1. Competncia material exclusiva A CF reservou Unio a incumbncia de ditar a poltica do meio ambiente, garantindolhe supremacia no que diz respeito proteo ambiental. 2. Competncia material comum (competncia que diz respeito ainda aos Estados, DF e Municpios) Proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histrico, artstico e cultural, os monumentos, as paisagens notveis e os stios arqueolgicos (inciso III), assim como competncia para impedir a evaso, a destruio e a descaracterizao de obras de arte e de outros bens de valor histrico, artstico ou cultural (inciso IV), e ainda proteger o meio ambiente e combater a poluio em qualquer se suas formas (inciso VI) e preservar as florestas, a fauna e a flora (inciso VII) 3. Competncia formal ou legislativa privativa

Compete a Unio legislar privativamente sobre guas, jazidas, minas e outros recursos minerais (art. 22, incisos IV e XII)
Tratados Internacionais sobre o Meio Ambiente

Primeiramente a discusso se dirige em admitir os tratados que se referem a direitos fundamentais, como normas infraconstitucionais, ou como verdadeiras normas constitucionais. A dvida recai justamente no art. 5, 2 que diz que os tratados e acordos internacionais tero aplicao imediata em nosso sistema jurdico. claro que quando se referimos a meio ambiente, estamos entre outras coisas partindo do prprio art. 5 da CF que tem como uma de suas determinaes que todos tem direito a um meio ambiente ecologicamente equilibrado. E mais, que este questo transcende as fronteiras dos Estados, dizendo respeito a toda a humanidade como exemplo poderamos citar a floresta amaznica, importante reserva natural da humanidade. Este questo ainda esbarra com um problema do desenvolvimento, crucial para todo e qualquer nao, que no pode deixar de produzir e em conseqncia poluir a natureza. O que se observa nos tratados firmados sobre a natureza e sua preservao, traduzido na tentativa de controlar ao mximo a poluio, ou seja, aliar a produo e desenvolvimento a preservao do meio ambiente. Tarefa delicada que exige muita boa vontade de todos os pases, j que esta questo no se refere aos pases isolados, mas como um todo. Outro ponto delicado que deve ser tratado, a noo de soberania dos Estados em relao a explorao de suas riquezas naturais. Como um Estado deveria agir se tem grandes reservas naturais, mas por outro lado sofre grande presso da comunidade internacional para que preserve estas mesma reservas. Os tratados cuidaram em dar total liberdade, e nem poderia deixar de ser, queles pases, para que explorem suas riquezas e se desenvolvam. Porm traa princpios para que esta explorao no cause muito mais devastao e prejuzos ambientais; pois inevitvel, como j citado, se desenvolver sem causar nenhum tipo de poluio.

You might also like