You are on page 1of 7

Universidade Estadual do Oeste do Paran UNIOESTE Campus de Marechal Cndido Rondon Curso de Letras Portugus/Alemo/Espanhol/Ingls Fazendo arte Proponente:

e: Mayra Geovana da Costa Bonetti Participantes: Alunos do 2 ano do Ensino Mdio Tema: A poesia na arte Hora/aula: 1 aula por semana durante todo o 2 semestre

Objetivos Especficos: -Motivar o educando a apreciar o texto potico; -Desenvolver a habilidade de interpretao dessa modalidade textual; -Instigar a busca de outros textos; Contedos: - Caractersticas de poesias e poemas; - Linguagem literria; - Manifestaes artsticas; Fundamentao terica: As Diretrizes Curriculares do Estado do Paran (DCEs) apresentam a leitura como um ato dialgico que envolve vrios fatores sociais. Para elas, a leitura deve envolver vrios processos que tm de ser trabalhados com os alunos para que estes percebam a leitura alm do mtodo encartilhado. Mesmo havendo pessoas que afirmam que o gosto pela leitura no pode ser aprendido, h aqueles que afirmam ser possvel, sim, aprender a gostar de ler, desde que estimulados da maneira correta. Neste momento, o professor deve se colocar como intermediador do processo. Como afirma Zanchet (1998)
O prazer advm da descoberta do conhecer, do sabor do saber. Quem sabe disso, com maior clareza, pode levar seus alunos descoberta dessa arte, desse conhecimento. O carter de prazer gratuito, tpico da literatura trivial, no carece de mestre. A literatura deve auxiliar o aluno a ler o mundo, caso contrrio, vazia de funo, perder-se- no rol dos manuais.

Pensando desta maneira, torna-se necessrio considerar a dificuldade existente em interpretaes de poesias. Riolfi (2008), no livro Ensino de lngua portuguesa, afirma que quando os alunos leem, leem aquilo que est na lista dos mais populares de revistas famosas, e o objetivo em sala de aula, ento, deve ser se contrapor poltica do gosto mdio(p. 77). Alm da poltica do gosto mdio, geralmente, as listas apresentadas em revistas so de livros em prosa, deixando, deste modo, a poesia em segundo plano. Considerando a tendncia leitura da prosa e o incentivo comercial dessa leitura, a dificuldade da leitura de poesias, normalmente, acaba desencadeando o desencanto com uma das artes mais antigas e mais

famosas enquanto literatura. O professor, como mediador entre o aluno e o texto literrio, deve despertar o gosto daquele pela leitura e uma forma de faz-lo relacionando-o com outras artes mais presentes no dia a dia do aluno. Irand Antunes (2003) afirma que a leitura possibilita a experincia gratuita do prazer esttico, de ler pelo simples gosto de ler(p. 71) e que A atividade da leitura favorece, (...), a ampliao dos repertrios de informao do leitor. (...) por ela o leitor pode incorporar novas idias, novos conceitos, novos dados e diferentes informaes acerca das coisas, das pessoas, dos acontecimentos, do mundo em geral. (p.70) Geraldi (1991), em Portos de Passagem, define uma das modalidades de leitura como leitura de fruio, que visa ir ao texto sem perguntas previamente formuladas, sem querer escrutin-lo por minha escuta, sem pretender us-lo: despojado, mas carregado de histria.(p. 174). O projeto Fazendo arte, considerando tais estudos, tem como objetivo propiciar aos alunos a leitura da poesia desvinculada de conceitos de mtrica, rima, etc. Ao escolher poesias de vrias temticas, assim como de autores de diferentes nacionalidades, a proposta aumentar os horizontes de leitura para alm do trivial. A escolha de poesias modernas foi feita devido ao contato intenso que alunos do 2 ano da escola pblica, geralmente, tm com poesias de escolas literrias como o Classicismo, Barroco e Arcadismo, durante o ano, que muitas vezes podem ser desinteressantes, em um primeiro momento, pois ainda no h a compreenso da dimenso da obra literria e de seu valor histrico. Encaminhamentos Metodolgicos: Durante o segundo semestre de aula o projeto ser desenvolvido em trs momentos: 1 momento: Neste incio do projeto, os alunos devero se familiarizar com o gnero poesia. Atravs da explicao prvia de tal gnero literrio, ser feito um trabalho de leitura, uma vez por semana, no decorrer do primeiro ms de aula do segundo semestre com textos disponibilizados pelo docente. 2 momento: Aps feito o trabalho de reconhecimento do gnero literrio, os alunos devero buscar poesias que lhes interesse para expor nos murais do colgio. 3 momento: No ltimo ms de aula, ser solicitado aos alunos que reinterpretem a poesia em outra manifestao artstica, de preferncia visual (pintura, escultura, vdeo, etc.) para, em fim, a turma montar uma exposio literria no saguo da escola. Avaliao: A avaliao ser contnua, abrangendo desde a escolha adequada das poesias at o trabalho final. Sero avaliadas a participao e comprometimento com o exerccio. Bibliografia: ANTUNES. Irand. Aula de portugus: encontro & interao. So Paulo: Parbola Editorial, 2003. 181p. GERALDI. Joo Wanderlei. Portos de Passagem. 4 ed. So Paulo: Martins Fontes, 1997. GOVERNO DO ESTADO DO PARAN, SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAO E SUPERINTENDNCIA DA EDUCAO. Diretrizes Curriculares da Rede Pblica de Educao Bsica do Estado do Paran . Diretrizes curriculares de Lngua Portuguesa para a Educao Bsica. Curitiba: SEED, 2006.

RIOLFI, Claudia. Et. al. Ensino de lngua portuguesa. So Paulo: Thomson Learning, 2008. 95-110. ZANCHET. Maria Beatriz. Literatura e subjetividade: a mediao do professor. JELL/ Jornada de Estudos Lingusticos e Lterrios. Marechal Cndido Rondon 09/98.
Poesias sugeridas: Drumundana - Alice Ruiz E agora Maria? O amor acabou a filha casou o filho mudou teu homem foi pra vida que tudo cria a fantasia que voc sonhou apagou luz do dia. E agora maria? vai com as outras vai viver com a hipocondria. A bela adormecida Adlia Prado Estou alegre e o motivo beira secretamente humilhao, porque aos 50 anos no posso mais fazer curso de dana, escolher profisso, aprender a nadar como se deve. No entanto, no sei se por causa das guas, deste ar que desentoca do cho as formigas aladas, ou se por causa dele que volta e pe tudo arcaico, como a matria da alma, se voc vai ao pasto, se voc olha o cu, aquelas frutinhas travosas, aquela estrelinha nova, sabe que nada mudou. O pai est vivo e tosse, a me pragueja sem raiva na cozinha. Assim que escurecer vou namorar. Que mundo ordenado e bom! Namorar quem? Minha alma nasceu desposada com um marido invisvel. Quando ele fala roreja quando ele vem eu sei, porque as hastes se inclinam. Eu fico to atenta que adormeo a cada ano mais. Sob juramento lhes digo:

tenho 18 anos. Incompletos. Jos Carlos Drummond de Andrade E agora, Jos? A festa acabou, a luz apagou, o povo sumiu, a noite esfriou, e agora, Jos? e agora, Voc? Voc que sem nome, que zomba dos outros, Voc que faz versos, que ama, protesta? e agora, Jos? Est sem mulher, est sem discurso, est sem carinho, j no pode beber, j no pode fumar, cuspir j no pode, a noite esfriou, o dia no veio, o bonde no veio, o riso no veio, no veio a utopia e tudo acabou e tudo fugiu e tudo mofou, e agora, Jos? E agora, Jos? sua doce palavra, seu instante de febre, sua gula e jejum, sua biblioteca, sua lavra de ouro, seu terno de vidro, sua incoerncia, seu dio, - e agora? Com a chave na mo quer abrir a porta, no existe porta; quer morrer no mar, mas o mar secou; quer ir para Minas, Minas no h mais. Jos, e agora? Se voc gritasse, se voc gemesse, se voc tocasse, a valsa vienense, se voc dormisse,

se voc cansasse, se voc morresse.... Mas voc no morre, voc duro, Jos! Sozinho no escuro qual bicho-do-mato, sem teogonia, sem parede nua para se encostar, sem cavalo preto que fuja do galope, voc marcha, Jos! Jos, para onde? Uma arte - Elizabeth Bishop A arte de perder no difcil de dominar. Tantas coisas contm em si a prerrogativa Da perda, que perd-las no nenhum desastre. Perca um pouquinho a cada dia. Aceite, austero, a perda das chaves da porta, a hora gasta inutilmente. A arte de perder no difcil de dominar. Depois perca alm, mais rpido: Lugares, nomes, situaes... tantas coisas. Nada disso trar um desastre. Perdi o relgio de mame. E veja! minha ltima, ou antepenltima, de trs casas amadas que tive. A arte de perder no difcil de dominar. Perdi duas cidades lindas. E um imprio que eu possu, dois rios, e mais um continente. Sinto falta deles. Mas no foi um desastre. Mesmo perder voc (a voz engraada, o gesto que eu amo) No muda nada. Pois evidente que a arte de perder no to difcil de dominar por mais que parea (Escreva!) um desastre. SONETO DA CARTA Federico Garca Lorca Traduo de Afonso Flix de Sousa Amor, que a vida em morte em mim convertes, espero em vo tua palavra escrita e, flor a se murchar, meu ser medita que se vivo sem mim quero perder-te.

infinito o ar. A pedra inerte nada sabe da sombra e no a evita. ntimo, o corao no necessita do congelado mel que a lua verte. Por ti rasguei as veias s dezenas, tigre e pomba, cobrindo-te a cintura com luta de mordiscos e aucenas. Tuas palavras encham-me a loucura ou deixa-me viver minha serena e infinda noite da alma, escura, escura.

Pode a morte ser um sono quando a vida s um sonho John Keats I Pode a morte ser um sono, quando a vida apenas um sonho, E cenas de bem-aventurana passam como um fantasma? Os prazeres transientes parecem como viso, E ainda pensamos que a maior dor morrer II Como parece estranho que o homem deva vagar sobre a Terra E ter uma vida de infortnios, mas no abandonar Seu spero caminho; nem ousar ver sozinho Sua futura perdio que despertar Pablo Neruda Esperemos H outros dias que no tm chegado ainda, que esto fazendo-se como o po ou as cadeiras ou o produto das farmcias ou das oficinas - h fbricas de dias que viro existem artesos da alma que levantam e pesam e preparam certos dias amargos ou preciosos que de repente chegam porta para premiar-nos com uma laranja ou assassinar-nos de imediato. Soneto 18 - Shakespeare Se te comparo a um dia de vero s por certo mais belo e mais ameno O vento espalha as folhas pelo cho E o tempo do vero bem pequeno s vezes brilha o Sol em demasia Outras vezes obscurece com frieza;

O que belo declina num s dia, Na eterna mutao da natureza. Mas em ti o vero ser eterno, E a beleza que tens no perders; Nem chegars exausta ao triste inverno: Nestas linhas com o tempo crescers. E enquanto nesta terra houver um ser, Meus versos ardentes te faro viver.

You might also like