You are on page 1of 6

civilizao grega exerceu uma profunda influncia cultural na histria do Ocidente.

Diante disso correto afirmar: (01) O teatro grego, com tragdias e comdias, abordando conflitos da condio humana, influenciou fortemente a arte contempornea. (02) A religio monotesta grega constituiu a base da crena crist, assim como a valorizao de elementos da natureza e do humanismo. (04) A filosofia desenvolvida peloa gregos buscava a compreenso do mundo e do homem visando a elaborao de um saber racional e autnomo. (08) Os Jogos Olmpicos podem ser associados mitologia porque a homenagem a Zeus era mais importante que as guerras e por isso decretava-se um perodo de trgua. (16) O mito de dipo revela a importncia do orculo para os gregos. O orculo era consultado atravs da pitonisa(sacerdotisa) que transmitiria o conselho dos deuses, prevendo o futuro.

2- (UEPG)[ ... ] "Polis" a palavra grega que traduzimos por "cidade-estado". uma traduo, porque a polis normal no se assemelhava muito a uma cidade e era muito mais que do que um Estado. Mas a traduo, como a poltica, a arte do possvel [ ... ] (KITTO, 1980, p. 107). Sobre a "polis" grega, assinale o que for correto. (01) A Democracia, inveno grega, possibilitou, desde a poca arcaica, uma tendncia participao eqnime da populao na propriedade da terra, superando as barreiras de riqueza e de sangue. (02) As primeiras poleis, ao que parece, teriam surgido na Grcia asitica, local de chegada de jnios e elios expulsos pelos invasores drios e que, mediante um processo de sinecismo topogrfico e poltico, formaram cidadelas com governos prprios. (04) As cidades formavam um conjunto de estados autnomos, que podiam se opor entre si, ou estabelecer alianas e coligaes, mas nunca chegaram a submeter-se a um nico governo. (08) Os poemas, como a "Ilada" e a "Odissia", que revelam detalhes do perodo Homrico, deram aos gregos o sentimento de que, a despeito das suas divergncias, faziam parte de um conjunto. (16) A Guerra do Peloponeso, embora tivesse causado algumas fraturas entre espartanos e atenienses, serviu para garantir a hegemonia grega no Mediterrneo.

3- (UEM-2008) Sobre as cidades-Estado da Grcia, na Antiguidade Clssica, assinale o que for correto. (01) Em Atenas, o surgimento da democracia e do direito universal ao voto ps fim milenar

escravido, que foi reestabelecida com a ascenso ao poder de Alexandre, o Grande. (02) Embora a democracia tenha sido um ideal cultivado em todas as cidades-Estado, seu bero principal foi Esparta. (04) O teatro grego era constitudo, fundamentalmente, pelas tragdias e pelas comdias. Nas tragdias, os gregos discutiam os problemas humanos, tais como as paixes e a justia. As comdias satirizavam os costumes, o comportamento humano e a prpria sociedade. (08) A religio grega era politesta e antropomrfica, sendo composta de vrios deuses que se assemelhavam aos homens, pois possuam caractersticas fsicas e psquicas iguais s humanas. (16) Buscando respostas para as questes de sua poca, os filsofos gregos destruram crenas e mitos e construram teorias explicativas sobre os fenmenos humanos e da natureza.

4- A Civilizao Ocidental tem na Grcia Antiga uma de suas fontes mais ricas. Um dos seus legados mais expressivos foi o termo e a noo de DEMOCRACIA. A respeito da prtica da democracia entre os gregos da antiguidade, CORRETO afirmar: (01) Da democracia ateniense, participavam com plenos direitos polticos apenas os "cidados". (02) Havia um grande nmero de indivduos que no eram considerados "cidados" e, por conseguinte, no tinham os mesmos direitos que eles. (04) Democracia significa poder do povo. (08) Os escravos, recrutados entre populaes livres endividadas ou tomados como presas de guerra, no gozavam de direitos polticos. (16) Os escravos gregos conseguiram melhores condies de vida aps promoverem constantes revoltas, em particular aquela liderada por Crixus, Oenomaus e Spartacus em 73-71 a.C. (32) Mulheres e estrangeiros participavam da democracia Grega.

5- (UFPR-2008) Xerxes no enviou arautos a Atenas e a Esparta para exigir a submisso dessas cidades. Dario os tinha enviado anteriormente com esse fim, mas os atenienses os haviam lanado no Bratro, enquanto que os lacedemnios atiraramnos num poo, dizendolhes que dali tirassem terra e gua para levarem ao rei. Esprtias e Bulis, ambos espartanos de alta linhagem, ofereceramse para sofrer o castigo que Xerxes, filho de Dario, quisesse imporlhes pela morte dos arautos enviados a Esparta. [...] Partindo para Susa, foram ter casa de Hidames, persa de nascimento e governador da costa martima da sia. [...] Depois de convidlos a participar da sua mesa, assim lhes falou: Lacedemnios, por que recusais de tal forma a amizade que o nosso soberano vos oferece? Podeis ver, pela situao privilegiada que

desfruto, que ele sabe premiar o mrito; e como tem em alta conta vossa coragem, estou certo que daria tambm, a cada um de vs, um governo na Grcia, se quissseis reconheclo como soberano. Senhor responderam os jovens sabeis ser escravo, mas nunca experimentastes da liberdade, ignorando, por conseguinte, as suas douras. Se j a tivsseis algum dia conhecido, estimular noseis a lutar por ela, no somente com lanas, mas at com machados. (HERDOTO. Histria. So Paulo: Tecnoprint, s/d) Com base no texto de Herdoto e nos conhecimentos sobre o conflito entre gregos e persas na Antiguidade, considere as afirmativas a seguir: 1. A narrativa de Herdoto concebe o tempo como cclico, uma vez que, para ele, o conhecimento da histria permite a correo dos erros do passado. 2. Em seu texto, Herdoto atribui s Guerras GrecoPrsicas o significado de um conflito entre homens livres e escravos. 3. Herdoto demonstra, por meio da sua narrativa, que a inviolabilidade dos arautos, fundada no direito das gentes, era um costume poltico compartilhado por gregos e persas. 4. As atitudes dos atenienses e espartanos, narradas no texto de Herdoto, revelam por que os persas chamavam os gregos de os brbaros da Antiguidade Clssica.

Assinale a alternativa correta. (a) Somente as afirmativas 1 e 2 so verdadeiras. (b) Somente as afirmativas 1 e 4 so verdadeiras. (c) Somente as afirmativas 2 e 3 so verdadeiras. (d) Somente as afirmativas 1, 3 e 4 so verdadeiras. (e) Somente as afirmativas 2, 3 e 4 so verdadeiras.

6-(Fuvest-SP) Quando, a partir do final do ltimo sculo a..C, Roma conquistou o Egito e reas da Mesopotmia, encontrou nesses territrios uma forte presena de elementos gregos. Isto foi devido: (a) Ao recrutamento de soldados gregos pelos monarcas persas e egpcios. (b) colonizao grega, semelhante realizada na Siclia e Magna Grcia. (c) expanso comercial egpcia no Mediterrneo. (d) dominao persa na Grcia durante o reinado de Dario. (e) Ao helenismo, resultante das conquistas de Alexandre, o Grande.

7- Considerando a Grcia Antiga, podemos dizer que os gregos constituram uma cultura, mas no um Estado. Isto se deve ao fato de: (a) Possurem a mesma lngua e hbitos idnticos, cultuarem os mesmos deuses e preservarem a monarquia como forma de governo. (b) Apesar de falarem a mesma lngua e adorarem os mesmos deuses, algumas cidades dedicavam-se ao militarismo enquanto outras se preocupavam com o intelecto, caracterizando a autonomia das cidades-estado. (c) Seu governo oscilar entre o militarismo ateniense e a democracia espartana. (d) O governo ter sido direto e no representativo. (e) Sua cultura ter se desenvolvido na Antiguidade.

8- (UEM-2006)Sobre a histria da Grcia antiga e sobre as contribuies da cultura grega para a chamada civilizao Ocidental, assinale a alternativa correta. (a) Uma das principais contribuies dos gregos antigos para a cultura Ocidental foi a religio monotesta. (b) Em muitas lnguas modernas, o termo draconiano remete s idias de severidade e rigor na elaborao e na aplicao de leis. O vocbulo deriva de Dracon, um poltico ateniense do sculo VII a.C. que se celebrizou como legislador, registrando, por escrito, duras leis que, at ento, baseavam-se na tradio oral. (c) O adjetivo espartano mais um indcio da influncia da Grcia antiga na cultura ocidental. Em uma de suas acepes, o vocbulo remete idia de uma vida desregrada, luxuosa, que valoriza o cio e devota desprezo aos exerccios fsicos e s artes marciais, em aluso ao estilo de vida licencioso dos habitantes de Esparta, um dos centros da cultura grega da antiguidade. (d) Aristteles (384-322 a.C.) considerado um dos precursores da ideologia comunista por ter defendido, em seu livro A Repblica, a possibilidade de se organizar uma sociedade sem diferenas de classe. (e) A filosofia estica, fundada por Zeno, sustentava que a felicidade humana consistia na busca e na obteno do prazer.

9- (UFSC)Os instrumentos so de vrios tipos; alguns so vivos, outros inanimados; o capito de um navio usa um leme sem vida, mas um homem vivo como observador; pois o trabalhador

num ofcio , do ponto de vista do ofcio, um de seus instrumentos. Assim, qualquer parte da propriedade pode ser considerada um instrumento destinado a tornar o homem capaz de viver; e sua propriedade a reunio desse tipo de instrumentos, incluindo os escravos; e um escravo, sendo uma criatura viva, como qualquer outro servo, uma ferramenta equivalente s outras. Ele em si uma ferramenta para manejar ferramentas (Aristteles (sculo IV a.C.). Poltica)

A escravido era comum na Grcia Antiga. Em Atenas, Corinto e Mileto, quase toda a vida econmica dependia do trabalho escravo. Era freqente encontrar o escravo trabalhando na agricultura, nas oficinas de artesanato, em servios domsticos e nas minas. O modo como os gregos encaravam a escravido ficou registrado em textos de filsofos da poca, como o de Aristteles, do qual podemos depreender que o escravo era visto como um (a) ser vivo e humano, antes de tudo. (b) instrumento de trabalho vivo e uma propriedade. (c) cidado com direitos, por ser uma criatura viva. (d) servo para qualquer trabalho, que no podia ser vendido. (e) trabalhador assalariado, explorado como ferramenta viva de trabalho.

10- (PUCRS-2008) No sculo V aC., com o final das Guerras Mdicas, estabeleceu-se um perodo de hegemonia de Atenas sobre o mundo grego, em contraposio a Esparta. Entre os fatores condicionantes dessa hegemonia, NO se pode apontar (a) o incremento do poderio das foras navais atenienses. (b) a formao da Confederao de Delos. (c) a permanncia das foras terrestres espartanas no Peloponeso. (d) a instituio, por Pricles, de uma tirania aristocrtica imperialista em Atenas. (e) a concentrao do comrcio do mar Egeu em Atenas.

GABARITO 1 - 01, 04, 08, 16 2 - 02, 04, 08 3 - 04, 08, 16 4 - 01, 02, 04, 08

5-c 6-e 7-b 8-b 9-b 10- d

You might also like