You are on page 1of 9

INTRODUO A BIOFSICA O QUE BIOFSICA?

? Estuda os sistemas vivos do ponto de vista fsico e fsico-qumico, incluindo a natureza molecular dos sistemas biolgicos, os processos dinmicos de transporte, transformao da matria biolgica, as transformaes de energia, a sinalizao e a comunicao celular, alm da organizao dos processos biolgicos tanto no nvel fisiolgico de cada indivduo, como nas relaes entre os indivduos, as espcies e o meio ambiente. CONTEDO Introduo Biofsica Biofsica da contrao muscular Biofsica da respirao Biofsica da circulao Biofsica renal Diferenciao dos tipos de radiao e seus efeitos biolgicos Abordagem fsica de temas relacionados ao exerccio da enfermagem.

SISTEMA CIRCULATRIO Trata de um dos fluidos mais importantes para o corpo humano por ter funes nutritivas, respiratrias, excretora e de defesa do organismo: o sangue. Sendo tambm considerado como um tecido do corpo humano, isto , um tecido fluido, este mais uma das maravilhas da natureza, constituindo-se num adulto em um volume de 5,5 litros que transportado por uma malha que alinhada daria mais de 90.000 km, o que equivale a mais de duas voltas em torno da Terra. FUNO DO SISTEMA CIRCULATRIO Funo: Transporta O2 para as clulas, Serve de meio de transporte para resduos celulares sejam eliminados: CO2.

COMPOSIAO DO SISTEMA CIRCULATRIO. Parte lquida: plasma = substncias nutritivas e elementos residuais de reaes celulares. Parte organizada: elementos figurados: glbulos sanguneos (vermelhos e brancos) e plaquetas.

ELEMENTOS FIGURADOS Glbulos vermelhos: hemcias, 5 milhes/mm, clulas anucleadas, que contm um pigmento hemoglobina, responsvel pelo transporte de O2 e CO2. Glbulos brancos: Leuccitos, 5-9.000 mil/ mm, clulas nucleadas, incumbidas da defesa do organismo. Leuccitos: neutrfilos, basfilos, eosinfilos, moncitos e linfcitos. Plaquetas: 100-400mil/mm, so fragmentos citoplasmticos de clulas da medula ssea, implicadas diretamente no processo de coagulao sangunea.

ESTRUTURA DOS VASOS Tnica externa: composta por tecido conjuntivo, encontramos pequenos filetes nervosos e vasculares que so destinados a inervao e irrigao das artrias, encontrada nas grandes artrias. Tnica mdia: composta por fibras musculares lisas e pequena quantidade de tecido conjuntivo elstico. Encontrada na maioria das artrias. Tnica ntima: composta por clulas endoteliais, forra internamente e sem interrupes as artrias, inclusive capilares.

ESTRUTURA DOS VASOS

SISTEMA CIRCULATRIO A propulso feita por uma bomba - - do tamanho de um punho, to extraordinria que faz o sangue circular pelo corpo cerca de uma vez por minuto, gastando, em um dia, energia que seria capaz de elevar um adulto cerca de 700 m.

INERVAO Duas formas: Extrnseca: prove de nervos situados fora do corao. Simptica (acelera): Nervos cardacos simpticos, sendo 03 cervicais e 04-05 torcicos. Parassimptica (retarda): derivam do n. vago, 02 nervos cervicais e 01torcico. Intrnseca ou sistema de conduo: sistema s encontrado no interior do , razo dos batimentos contnuos do . uma atividade eltrica, rtmica, que se origina de uma rede de fibras musculares cardacas especializadas clulas auto-rtmicas. A excitao cardaca comea no nodo sinoatrial (SA), situado na parede atrial D, inferior a abertura da veia cava superior. Propagando-se ao longo das fibras musculares atriais, o potencial de ao atinge o nodo atrioventricular (AV), situado no septo interatrial, anterior a abertura do seio coronrio. Do nodo AV o potencial de ao chega ao feixe atrioventricular (Feixe de His), que a nica conexo eltrica entre os trios e os ventrculos.

Aps ser conduzido ao longo do feixe AV, o potencial de ao entra nos ramos D e E, que cruzam o septo interventricular, em direo ao pice cardaco. As miofibras condutoras (fibras de Purkinge) conduzem rapidamente o potencial de ao primeiro para o pice do ventrculo e aps para o restante do miocrdio.

SISTEMA CIRCULATRIO

PRESSO ESTTICA O sangue como qualquer outro fluido, pode exercer presso nas paredes que o contm, devido a seu prprio peso.

CARACTERSTICAS DOS FLUIDOS EM ESCOAMENTO Compressibilidade Rotacionalidade Viscosidade Turbulncia Fluido ideal x real

COMPRESSIBILIDADE Um fluido compressvel quando possvel mudar sua densidade, isto , quando sob presso diminui seu volume. O sangue constitudo de plasma, glbulos vermelhos e glbulos brancos, isto , um lquido com clulas que em certas situaes num escoamento podem se encontrar mais comprimidas que o normal. Neste caso, o sangue teria sua densidade aumentada. ROTACIONALIDADE O escoamento de um fluido rotacional quando uma partcula no interior do fluido gira em torno de seu centro de massa. Sob certas condies as clulas do sangue giram em torno do seu centro de massa. O fato destas partculas, terem um movimento de rotao implica que parte da energia de movimento do sangue estar na forma de energia cintica de rotao, o que contribui, para uma queda de presso ao longo do percurso do sangue. VISCOSIDADE Tem o mesmo papel na mecnica dos fluidos que o atrito na mecnica dos slidos, ou seja, no escoamento teremos transformao de energia cintica em energia trmica. Em consequncia teremos uma queda de presso no sentido do escoamento. Esta queda se deve a uma resistncia de arraste, pela aderncia do fluido ao tubo fazendo com que no tubo a velocidade decresa de valor do centro at as bordas. Tem-se um escoamento em que o fluido diminui sua velocidade de um valor mximo no centro do tudo at chegar a zero nas suas paredes. Este tipo de escoamento chamado de escoamento laminar. TURBULNCIA

Um fluido est em regime turbulento quando muda de velocidade no decorrer do tempo, tanto de direo quanto em mdulo.

FLUXO IDEAL X REAL Para termos um fluido ideal necessrio fazer algumas simplificaes, a fim de facilitar o estudo quanto ao seu escoamento. Neste caso deve-se considerar o fluido como: incompressvel, irrotacional (que no rotativo), no viscoso e em regime estacionrio. Um fato importante que estas simplificaes acabam eliminando a possibilidade de haver perdas de energia. PRESSO NO CORPO HUMANO No corpo humano a presso do sangue se deve a contribuio da presso esttica, da presso dinmica e da presso mecnica. Em virtude do prprio peso do sangue as aa. e vv. esto sob a presso esttica, que depender da altura da coluna de sangue em relao ao p. A contribuio da presso dinmica em virtude das diversas velocidades do sangue no corpo. O efeito da presso mecnica em virtude do , que ao bombear o sangue para o corpo est lhe exercendo uma certa presso. No percurso do sangue haver variaes de presso sangnea pelo corpo, muito em virtude dos efeitos da viscosidade. Um outro fato interessante, que a presso arterial maior que a do sangue. Isto se dever ao fato do sangue arterial ter o auxlio do corao para ser bombeado para o resto do corpo, o que no ocorre com o sangue venoso.

PRESSO E OS BATIMENTOS CARDACOS

TRAJETO DO SANGUE

ESFIGMOMANMETRO um aparelho que mede a presso sangunea, constitui-se de uma coluna de mercrio em que uma das extremidades est ligada a uma bolsa que pode ser inflada por uma pequena bomba de borracha. Para utiliz-lo, a bolsa envolve o brao, sendo inflado pela bomba o que produz uma presso externa maior que a interna. Deste modo o fluxo da artria braquial ou de outra do brao bloqueada. A bolsa colocada no brao esquerdo e a altura do corao, a fim de garantir que as presses medidas sejam as mais prximas a da aorta. O prximo passo liberar gradualmente o ar da bolsa ao mesmo tempo que se utiliza o estetoscpio para ouvir a volta das pulsaes, fato percebido por sons. O primeiro som surge quando a presso do ar na bolsa for igual a presso sistlica que a presso mxima do sangue. O ltimo som audvel devido a presso diastlica, isto , a menor presso sangunea. Esses sons ouvidos so chamados de sons de Korotkoff. Em pessoas jovens, a presso sangunea na sstole de 120 torr (120 mmHg), enquanto na distole de 80 torr (80 mmHg). Com o passar da idade h alteraes na PA.

ELETROCARDIOGRAMA um exame na rea de cardiologia no qual feito o registro das variaes dos potenciais eltricos gerados pela atividade eltrica do .

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS HENEINE, I.F. Biofsica Bsica. So Paulo: Atheneu, 2008. GARCIA, E.A.C. Biofsica. So Paulo: Savier, 2006. MOURO, J.; ABRAMOV, C.A.; DIMITRI, M. Curso de Biofsica. 1 ed. So Paulo: Guanabara Koogan, 2009.

You might also like