You are on page 1of 11

1

Missiologia I
1. Misses Enviar testemunhas s regies e grupos que no foram alcanados com o evangelho de nosso Senhor Jesus Cristo. o envio de pessoas autorizadas para alm das fronteiras da igreja e sua imediata influncia evanglica para proclamar o Evangelho de Jesus Cristo em reas destitudas deste. a. Misso Cultural - a obra missionria desenvolvida pelo discpulo de Jesus Cristo dentro do contexto de sua prpria etnia. Cada crente no Senhor Jesus Cristo um missionrio cultural de imediato, pois ele chamado por Deus para fazer discpulos entre aqueles que esto ao seu redor. Miss o Transcultural - a obra missionria desenvolvida pelo discpulo de Jesus Cristo alm de suas fronteiras culturais. transpor barreiras tnicas para fazer discpulos do Senhor Jesus. Etnia = um grupo humano que se distingue de outro grupo humano por sua lngua e cultura distintas.

b.

2. Missionrio

- a melhor definio de missionrio foi dada pelo apstolo Paulo escrevendo aos corntios. - Quem Apolo? e quem Paulo? Servos por meio de quem crestes, e isto conforme o Senhor concedeu a cada um. (I Co 3.5) Deus tinha um nico filho e fez dele um missionrio. Livingstone David

I A Vocao Missionria Um grande problema para aqueles que esto considerando um ministrio transcultural, a questo de um chamamento missionrio. Neste assunto necessrio evitar as duas posies extremas. Por um lado, alguns insistem que h um chamamento sobrenatural, como o que Paulo experimentou para ir Macednia (At 16.9,10), e que este o padro para todo chamamento missionrio. Geralmente se pensa em vozes, vises e acontecimentos misteriosos atravs dos quais Deus fala audivelmente. Outros afirmam que no h nenhum tipo de chamamento exigido, j que a tarefa missionria cabe a todos os cristos. A - O Chamamento Geral H um chamamento geral de Deus (Rm 9.24-26), articulado por Cristo (Lc 5.32), para todos os crentes serem santos (Rm 1.7) segundo o padro de Jesus Cristo (Rm 8.30). Portanto, todo crente possui um chamamento geral para a vida crist, isto , para a santidade (testemunho de vida) e a evangelizao (testemunho verbal), baseada na grande comisso (Mt 28.19,20 e Mc 16.15), essa ordem no foi dada somente aos discpulos mas para toda a Igreja. Portanto, todo crente tem compromisso de pregar o evangelho, todo crente responsvel pela tarefa de evangelizar o mundo (I Ped 2.9). B - O Chamamento Especfico H um segundo tipo de chamamento para o ministrio de tempo integral (At 6.4; I Co 12.29). Este no para todos os crentes, como o chamamento geral, mas o resultado da operao especfica de Deus. Paulo era apstolo pela vontade de Deus, fora constitudo ou designado ministro ( Gl 1.1; Ef 3.7 e II Tm 1.1). O apstolo Paulo foi dirigido por Deus de uma maneira especial e especfica para um ministrio entre os gentios, um ministrio transcultural (Ef 3.8). Outro exemplo o apstolo Pedro (Gl 2.7,8).

C - O Que Constitui Um Chamamento? O chamamento geralmente uma convico profunda e crescente baseada em princpios bem definidos pela Palavra de Deus, testemunhada no interior pelo Esprito de Deus e confirmada no exterior pelo corpo de Cristo, a Igreja. 1. A Palavra de Deus. medida que o crente anda com o Senhor luz da sua Palavra, ele discerne passo a passo a direo de Deus para sua vida. Este o caminho, andai por ele (Is 30.21). O filho de Deus precisa reconhecer em primeiro lugar o senhorio de Cristo para ser sensvel sua voz na leitura da Bblia. Quem no se submete em obedincia ao Senhor no deve esperar receber orientao muito clara dEle. 2. O Esprito Santo. O testemunho no interior do crente pelo Esprito Santo muito especial e particular, variando de pessoa para pessoa (Jo 3.8). Infelizmente, hoje em dia muitos crentes no desenvolvem sua percepo espiritual. O Esprito Santo se tornou apenas doutrina em vez de ser a pessoa dinmica que capacita o corpo de Cristo para o alcance missionrio, como era comum na vida da Igreja Primitiva. 3. O Corpo de Cristo, a Igreja. A igreja local confirma exteriormente aquilo que o Esprito testemunha no interior. Na Bblia, por mais claro que fosse o chamamento, sempre havia confirmao pela igreja. Este foi o caso tanto de Paulo e Barnab (At 9.15; 13.2) quanto de Silas e Timteo (At 15.40; 16.1,2), Epafras (Cl 1.7; 4.12), Gaio de Derbe e Spatro de Beria (At 20.4; Rm 16.23).

Empreendimento

Entende-se por empreendimento missionrio a grande obra que Deus est realizando atravs dos sculos entre as naes. Este o Seu eterno propsito.

Missionrio

A. Sua Natureza No de origem humana. O grande projeto de Deus que tem como
objetivo a salvao de toda a raa humana divino, nasceu no corao de Deus - Gn 3.15 e Jo 3.16.

B. Sua Funcionalidade - atravs do homem - II Co 4.7


1. O homem o alvo de Deus. 2. O homem o instrumento de Deus. 3. A santidade o requisito insubstituvel.

C. Seus Recursos - a suficincia de Deus - II Co 3.5; Fl 4.19; Cl 1.16,17


1. Ele o JEOV-JIREH, o Deus Provedor - Gn 22.7,8,13,14. 2. Ele o JEOV-RAAH, o Supremo Pastor - Sl 23.1. 3. Ele o EL-SHADDAI, o que satisfaz o Deus Todo Poderoso - Gn 17.1 D. Seu Alcance A concretizao do plano divino que prescreve o alcance de toda tribo, lngua, povo e nao, como encontramos em Apocalipse 5.9. H um princpio missiolgico contido neste verso quanto forma como vemos o mundo onde vivemos. A expresso lngua (glossa) refere-se ao mundo numa perspectiva idiomtica.

O termo povo (laos) refere-se ao mundo numa perspectiva racial. Onde lemos tribo (phule) devemos entender literalmente famlia, dentro do pressuposto veterotestamentrio como as tribos de Jud, Benjamim, Gade, etc. A palavra naes (ethne) refere-se ao mundo numa perspectiva tnica, ou seja, cultural. Naes (ethne) seria melhor traduzida por povos, ou at mesmo etnias. Nao o conjunto formado por um povo com um territrio e um governo. J a palavra etnia tem o sentido de um povo com os mesmos costumes, crenas e que falam a mesma lngua. Este o conceito bsico de um povo culturalmente definido.

3.A Natureza de Deus Pai e Misses.


no prprio ser e carter de Deus que encontramos o fundamento eterno do maravilhoso Empreendimento Missionrio. Na Palavra de Deus, encontramos trs atributos de Deus em que a teologia de misses se fundamenta:

A. Deus Esprito - Jo 4.23,24


1. Ele comunicativo e procura adoradores. a. desejo de Deus se comunicar com o homem, dirigir a sua vida, falar ao seu corao. Esta caracterstica de Deus indica que ele no anti-social, neutro, isolado, ou como um espectador. b. A prpria adorao um gesto de intensa comunicao pois envolve o corpo, a alma e o esprito do homem, ou seja, sua totalidade. 2. Ele Vive. A idia de esprito exclui no apenas a idia de substncia material como tambm a idia de substncia inanimada dando a entender que Deus est VIVO. (Js 3.10; Sl 84.2; Mt 16.16).

B. Deus Luz - I Jo 1.5

Essa metfora est relacionada a emanao de Deus. A mensagem missionria que nos transmitida pela figura tornar-se evidente quando temos em mente que a luz penetrante e que se espalha por toda terra. 1. A escurido traz medo e insegurana - Jo 12.35. 2. Faz parte da natureza de Deus iluminar o homem que vive em trevas - Sl 27.1 e 36.9. a. A situao da humanidade: (1) Cegados pelo Diabo - II Cor 4.4. (2) O mundo jaz no maligno (profunda escurido espiritual) - I Jo 5.19. b. A proviso de Deus para dissipar as trevas do mundo - JESUS. Deus luz, a escurido no pode ocut-lo . Faz parte da natureza de Deus abolir a escurido Mt 4.16; Jo 1.4,5,8; 12.35,36

C. Deus Amor - I Jo 4.8,16.

O Amor faz parte da natureza de Deus. o atributo dinmico pelo qual Deus se torna comunicativo e procura o bem-estar de tudo o que Ele criou. 1. O Amor de Deus estabelece comunicao - Jo 3.16 a. Jesus a soluo de Deus para o problema da perdio eterna - Jo 6.40. O amor uma relao dinmica e socivel. b. Jesus o acesso de ligao entre a humanidade e o seu Criador - Jo 14.6 2. O Amor de Deus sacrificial - Rm 5.8 a. Deus deu o seu nico Filho por amor (Jo 3.16). Amor a qualidade de se auto-doar, presente na natureza divina, que leva Deus a procurar o maior bem e a mais completa possesso de suas criaturas. b. Jesus o sacrifcio substituto da humanidade - Is 53.5; Gl 3.13 e Heb 2.9.

3. O Amor de Deus abrange o mundo todo - I Jo 2.2. a. A salvao providenciada por Deus atravs de Jesus de carter universal, todos podem ser alcanados por ela. O Amor de Deus no exclui ningum - Rm 5.18; Tt 3.4. b. Os atributos de Deus nos ajudam a entender melhor o Amor de Deus: Sendo eterno, Seu amor no teve incio e nem fim. Sendo infinito, no tem limites. Sendo misericordioso, sabe esperar.

4.Deus Filho e misses.


Jesus Cristo manifesta igualmente com o Pai: o desejo e o propsito de realizar misses. A. Cristo tambm Luz - Mt 4.16; Jo 1.4-8; 12.46. B. Cristo tambm Amor. 1- Seu amor no acaba - Jo 13.1. 2 - Seu amor divino - Jo 15.9. 3 - Seu amor inseparvel - Rm 8.35 4 - Seu amor sacrificial - Gl 2.20. C. Sua participao na comunicao missionria foi voluntria - Fp 2.6-8. Por um lado Jesus foi enviado pelo Pai, igualmente verdade que por outro lado ele veio ao mundo de forma voluntria (Jo 10.17,18).

5. O Esprito Santo e Misses.


O Esprito Santo a presena de Deus no mundo. A. O Esprito Santo promotor de misses - At 13.1-4. B. O Esprito Santo coordenador de misses - At 16.6-9. C. O Esprito Santo convence o mundo - Jo 16.7-11. Convencer, no grego, um termo forense (termo de tribunal), que significa provar que algum est errado. 1.Convencer do pecado - vs 9 O Esprito Santo mudar a mente das pessoas convencendo-as que esto erradas e que precisam fazer o que certo diante de Deus. O pecado fundamental do mundo a rejeio a Cristo - INCREDULIDADE. O Esprito Santo testemunhar de Cristo convencendo o mundo a crer. 2. Convencer da Justia - vs 10 Justia tambm um termo forense e significa ser defendido e absolvido. O Esprito Santo veio para convencer o mundo a respeito da verdadeira justia que a de Jesus Cristo. O homem, por causa da obra de Cristo, foi declarado justo. 3. Convencer do Juzo - vs 11 Convencer o mundo de que haver um julgamento. O juzo j est decretado. Jo 3.36 Concluso: O Pai, o Filho e o Esprito Santo esto em cooperao no sentido de tirar o homem das trevas trazendo-os para a luz . Ns, os crentes, fazemos parte do propsito divino.

Missiologia II
VIII Teologia Missionria e o Velho Testamento

Jesus Cristo relacionava constantemente a si mesmo, sua mensagem e misso ao Antigo Testamento. Ele no contradisse, mas enriqueceu, expandiu e glorificou o Antigo Testamento. A pergunta central para entendermos a missiologia do Velho Testamento : A QUEM DEUS SE REVELOU ??? Se a reposta for ISRAEL, falamos de um Deus que constituiu para si mesmo um povo, revelou-se com exclusividade a este povo e pretendia ser to somente um Deus nacional (somente nao de Israel). Se, contudo, respondemos: A TODOS OS POVOS, falamos ento de um Deus que em Seu corao pretendia ser conhecido por todas as etnias, ser adorado em todas as lnguas e contemplado por todas as naes. A. O Proto-Evangelho Gn 3.15 A promessa de Gn 3.15 torna-se a estrela guia das trs fases da histria. Gnesis 3.15 sustenta 5 fatos relacionados a salvao: 1 A salvao operada por Deus; dessa forma, ela certa e cheia de graa. Deus a sua fonte. Ela a nica esperana para a humanidade. (Jo 3.16) 2 A salvao destruir Satans, o inimigo. Assim, o mal no um castigo permanente da humanidade neste mundo. (Col 2.15) 3 A salvao est disponvel a toda humanidade; ela maior do que apenas um indivduo ou uma nao, universal. (Jo 1.12) 4 A salvao vir atravs de um mediador, que de uma maneira orgnica est relacionada humanidade. Ele nascer da semente da mulher. (Gl 4.5,6) 5 A salvao est ligada ao sofrimento do Redentor; o inimigo deve ferir o seu calcanhar. (Jesus Cristo na cruz - Mt 26.36-46) B. A Aliana Abramica e Misses. 1. As promessas feitas a Abrao - Gn 12.2,3 Quando Deus chamou Abrao, concentrou-se em um s homem, por meio de quem constituiria uma famlia, e depois uma nao. Cuja influncia atingiria todos os povos do mundo. de ti farei uma grande nao te abenoarei e te engrandecerei o nome a. Deus lhe d uma ordem: S tu uma bno b. Deus lhe faz uma afirmao: em ti sero benditas todas as famlias da terra 2. A pergunta fundamental : Que bno essa e a quem Deus se refere ? Glatas 3.7-9, 14 responde: a. v.7 - A bno no material e nem dada exclusivamente aos parentes consangneos, mas espiritual. b. v. 8 - A Bno espiritual e estende-se a todos os povos da terra. c. v. 9 - A f o meio dos povos serem atingidos por essa bno. O ponto focal para Israel e as naes da terra que objeto da f Jesus Cristo. d. v.14 - A bno prometida a Abrao a Bno da salvao prometida em Cristo Jesus, a justificao por Deus (v. 8) e a habitao do Esprito Santo. C. A Aliana Mosaica e Misses. 1. Os propsitos de Deus para a nao de Israel: O povo de Israel deveria ser separado dos outros povos, no no sentido de isolado ou intocado, mas com o sentido de SER SEPARADO PARA UM PROPSITO ESPECFICO. Atravs do judasmo Deus revelar-se-ia ao mundo.

Deus desejava que Seu povo fosse um exemplo vivo do poder e da graa divina para as naes, as quais seriam chamadas justia de Deus por mediao de Israel - x 12.48; Lv 19.33,34; Nm 9.14; Dt 10.19.

2.

A MISSO CENTRPETA DE ISRAEL.

Deus escolheu um homem (Abrao) e atravs dele formou um povo (Israel) para que atravs deste povo mostrasse a todas as naes a Sua salvao. O propsito de Deus sempre foi revelar-se a toda a humanidade. Com isso, no Velho Testamento encontramos o mtodo centrpeto de Deus: As naes viriam at Israel para conhecerem a Deus.

O mtodo centrpeto pode ser imaginado como um magnetismo sagrado que atrai para si mesmo. Israel, ao viver uma vida santa na presena de Deus, temendo, servindo e adorando a Deus, experimentaria a totalidade das bnos de Deus. Dessa maneira atrairia as naes para o Senhor. O Templo era um local de atrao na misso centrpeta de Israel - I Rs 8.4143; 10.1,6,9; Is 56.6,7. C. O Perodo Davdico e Misses. 1. A influncia de Davi Davi exerceu grande influncia sobre a vida religiosa de Israel. Um alto nvel de adorao a Deus foi desenvolvido durante a sua vida e reino. 2. A dedicao do Templo O culto de adorao e de aproximao a Deus no Templo ligaria no s Israel a Deus, mas tambm o estrangeiro ou as naes da terra. 3. Misses no Livro dos Salmos O aspecto missiolgico em Salmos mencionado cerca de 175 vezes, eles falam de uma mensagem a todo o mundo. Louvem-te os povos, Deus; louvem-te os povos todos. Sl 67 E. O Perodo Proftico e Misses. 1. Elias - testemunha a uma viva gentia e ao norte de Sidom contra o culto a Baal I Rs 17.8-24. 2. Eliseu - testemunha a comandante srio - II Rs cap. 5. 3. Isaas - fala do propsito de Deus para com as naes - Is 61.5-11. Israel chamada testemunha do Senhor - 43.10,12 testemunha de Cristo - 7.14; 9.6; 42.1 4. Jeremias - apresenta uma viso mundial - 3.17 5. Daniel - testemunha a Nabucodonozor e a Dario - 3.26-30; 6.25-28 6. Jonas - missionrio em terra gentlica - Nnive. 7. Habacuque - apresenta trs princpios bsicos de natureza universal do programa de Deus: - justificao pela f - 2.4 - conhecimento da glria de Deus - 2.13,14 - adorao universal do Senhor - 2.19,10 8. Sofonias - fala que todas as ilhas das naes o adoraro - 2.11 F. Concluso. 1. O Velho Testamento a fonte e alicerce da Teologia Bblica de Misses. 2. Deus o Deus de todos os povos, Ele o Deus Universal, o Deus Transcultural. 3. Deus formou um povo para que, atravs dele, se revelasse ao mundo. Contudo Israel falhou em sua misso centrpeta. Por causa da sua desobedincia, Israel no foi sacerdote, levando as naes at Deus, pelo contrrio, abraou a idolatria das naes pags, esquecendo-se do seu Verdadeiro Deus.

Israel falhou em sua misso e as naes permaneceram sem o conhecimento de Deus.

IX Teologia Missionria e o Novo Testamento


Introduo No Novo Testamento encontramos uma nova fase da salvao na histria da humanidade - O MESSIAS CHEGOU. Ele o alvo da f e dEle que vem o grande comissionamento para a pregao do Evangelho em todo o mundo. O desafio de MISSES nos dias atuais de enviar missionrios para evangelizar o mundo. Os termos missionrio e evangelizao exigem definio: Missionrio - este termo no se encontra na Bblia. Etimologicamente, h uma semelhana entre os significados das palavras: apstolo (do grego apostelo) e missionrio (do latim missio). Tanto apostelo como missio significam enviados. Portanto, trata-se de pessoas que atravessam fronteiras geogrficas, lingsticas e culturais, levando o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo. Evangelizao - a comunicao das Boas Novas de salvao em Jesus Cristo, dando ao ouvinte uma oportunidade de aceitar a Jesus como Salvador e Senhor. O alvo final da evangelizao discipular cada convertido, dando-lhe a oportunidade de servir ao Senhor numa igreja local e na obra de Deus. A Viso Missionria de Jesus Cristo - Mt 9.35-38 No tempo de Jesus um gentio nem mesmo podia entrar no Templo em Jerusalm. Haviam trs ptios ao redor do Templo: um ptio para os sacerdotes, outro para os homens judeus e o terceiro para as mulheres judias e todos eles ficavam num mesmo nvel. O ptio dos gentios ficava alguns metros abaixo desta plataforma onde situavam estes ptios usados pelos judeus na sua a odrao a Deus. Em 1871 foi encontrado no ptio dos gentios a seguinte notificao: Nenhum estrangeiro poder passar alm da barreira e do recinto ao redor do Templo. Quem for achado assim fazendo, ter que culpar a si mesmo pela sua morte que se seguir. Jesus nasceu nesse ambiente extremamente radical e de completa apatia aos propsitos divinos. Entretanto, sua viso missionria era ampla, abrangente, dinmica e total. O Livro de Atos e Misses. Atos dos Apstolos um relatrio inspirado do trabalho missionrio da igreja durante seus primeiros anos de existncia. Em Atos vemos a Grande Comisso sendo realizada: 1. Os convertidos dos primeiros captulos de Atos eram judeus. 2. No cap. 8 encontramos o registro de converses entre os samaritanos e logo em seguida Filipe batiza o eunuco etope. 3. O cap. 9 relata a converso e o comissionamento de Paulo, escolhido por Deus para pregar o Evangelho aos gentios (vs 15). 4. No cap. 10 Deus preparou o caminho enviando Pedro a pregar o evangelho aos gentios na casa de Cornlio, centurio romano. Quando Pedro explicou aos apstolos o acontecido, eles disseram: Na verdade, at aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida. (11.18) 5. A primeira igreja entre os gentios foi estabelecida e pastoreada durante um ano por Barnab e Paulo (11.25,26). interessante notar que as primeiras pessoas a serem chamadas de cristos foram crentes gentios.

6. O movimento missionrio, que visava a evangelizao dos gentios alcanou seu pice com a chamada e o envio de Barnab e Paulo aos campos missionrios (13.1-5). 7. Os caps 13 a 28 de Atos contam do evangelho sendo levado at os confins da terra. Em pouco tempo, devido a disperso dos crentes (fragmentao geogrfica), e o avano pioneiro da igreja, cinco grandes regies foram alcanadas: Galcia, Acaia, Macednia, sia e Norte da frica. O Novo Testamento apresenta a nova estratgia de Deus para a realizao de Misses. O mtodo mudou de Centrpeto para Centrfugo. Misso Centrpeta: Israel Misso Centrfuga: Igreja Naes

Naes

Diferentemente de Israel, no se requer da igreja que esteja quieta e atraia outros povos sua prpria cultura e nacionalidade. Requer-se que v a outras gentes e as ganhe, onde quer que se encontrem, para a causa de Cristo. A Atuao do Esprito Santo. O Esprito Santo foi enviado por Deus Pai (Jo 14.16,26) e por Jesus (Jo 16.7). Nesse sentido Ele tambm um missionrio (enviado). o Esprito Santo quem orienta a igreja na execuo da sua misso. Ele aponta a direo, fecha e abre portas, muda caminhos e transforma circunstncias; Ele o dinamizador da Obra. D. As Epstolas e Misses. Uma leitura cuidadosa nas Epstolas revelar bases profundas de misses, como, por exemplo, a universalidade do pecado e da salvao Rom 5.17,18; Tt 3.3,4), o compromisso do salvo no mundo (Fl 2.15; I Pd 2.9) e o desejo do corao de Deus (I Tm 2.3,4; II Pd 3.9). A igreja dos filipenses se destacou pois participou no sustento de Paulo e os tessalonicenses por ter um testemunho que se espalhou no s na Macednia e Acaia mas por toda parte. Concluso 1. O Novo Testamento a base incontestvel para a Teologia de Misses. 2. O Velho Testamento uni-se com o Novo no divergindo em nada, ao contrrio, sempre mostrando a mesma viso: O nosso Deus o Senhor de todos os povos. Ele deseja alcanar a todas as etnias, salvar cada indivduo. 3. Desde o Velho Testamento, Deus conta com homens, ele nos incumbiu de um ministrio sacerdotal. Somos mediadores. Que levemos o maior nmero de pessoas 4. possvel aos ps do salvador. X A Igreja e Misses A palavra igreja vem do termo grego ekklesia que quer dizer chamados para fora, ou seja, Deus em Cristo chama os homens para fora do mundo. Todos os salvos so a igreja mas isso no significa que deixaram patriotas, lavradores, comerciantes, etc. de ser cidados,

Precisamos entender que a igreja no foi retirada do mundo fisicamente, mas purificada dentro dele. Como igreja, ns temos um compromisso com o mundo onde vivemos; temos uma responsabilidade missionria. A. O Que a Igreja. De acordo com I Pedro 2.9, a igreja : 1. Raa Eleita. A nfase principal de Pedro mostrar que a igreja foi eleita por Deus. Ela no apareceu por acaso, mas mediante escolha e propsitos divinos, antes da fundao do mundo - Ef 1.4. 2. Sacerdcio Real. Numa referncia a Ex 19.6, Pedro atribui tambm a igreja uma funo sacerdotal, isto , mediadora entre Deus e o mundo. 3. Nao Santa. Um povo santo, separado dos pecadores, e aperfeioados pelo Esprito Santo para servir a Deus, proclamando ao mundo a mensagem de salvao eterna. 4. Povo de propriedade exclusiva de Deus. A igreja o povo exclusivo de Deus. Ela pertence pessoalmente e particularmente ao Senhor que a comprou pagando preo elevadssimo. B. Por Que a Igreja Deve Pregar a Todos os Povos ? 1. Porque Ordem de Jesus. ordem do Mestre que levemos o evangelho a todas as regies habitadas da terra: Fazei discpulos de todas as naes. Se o campo o mundo e ns somos a luz do mundo, qualquer viso menor que o mundo estar fora da viso de Deus. Portanto, a apatia da igreja diante da ordem de Jesus desobedincia declarada a Ele. 2. Porque No Ouviro se a Igreja No Enviar Missionrios. A igreja deve enviar missionrios para que os povos ao redor do mundo ouam a Palavra e ento se convertam ao Deus vivo. Caso contrrio, como ouviro se no h quem pregue ? 3. Por Causa do Amor de Deus Para Com Todos os Povos - Jo 3.16 Deus ama todos os povos, por isso Ele enviou Seu Filho. Ele amou o mundo inteiro, mas milhes ainda no sabem disso. A igreja precisa divulgar esse to grande amor por todas as naes. 4. Por Causa da Terrvel Situao dos Perdidos. Jesus disse: ... o que no cr j est condenado ... (Jo 3.18). O destino deles passar a eternidade sem Deus, no lago de fogo e enxofre. (Ap 20.14)

10

Diante dessa mensagem a igreja tem uma mensagem de libertao, de paz e de esperana. C. A Igreja Autctone. O termo autctone significa originrio de um pas ou de uma regio, nativo, indgena. A igreja autctone um dos termos mais explorados e discutidos em missiologia. Paulo escreveu em Cl 3.11 que em Cristo, no h grego nem judeu, circunciso nem incircunciso, brbaro, cita, servo ou livre. Isso deixa claro a natureza supracultural do evangelho e da igreja. Contudo, o homem nasce, cresce e vive dentro de sua cultura e quando recebe a Jesus, age segundo os padres de sua cultura. O missionrio no pode impor sobre os novos crentes os padres de sua prpria cultura, seno, a igreja no ser autenticamente autctone. Dois aspectos que devem ser observados: 1. Aspectos absolutos - aspectos fundamentados na Palavra de Deus, que no mudam e portanto, devem existir em todas as culturas. 2. Aspectos no-absolutos - aspectos culturais, onde cada cultura far da sua maneira. Ex. Sentar, cantar, elementos da Santa Ceia, etc. O missionrio dever cuidar para no impor os padres da sua cultura e da sua denominao igreja nativa mas deve ensinar-lhes a cultura bblica na lngua materna e permitir que cresam espiritualmente dentro da sua prpria Concluso A Obra Missionria a principal finalidade da igreja. A igreja pode ter uma secretaria de misses, um departamento de misses, um conselho de misses, mas toda a igreja deve ser misses: RESPIRAR MISSES, TRANSPIRAR MISSES ! TER PAIXO MISSIONRIA! Os crentes precisam ser inflamados com a PAIXO DE CRISTO, ou seja ... ... ter uma viso clara do que o mundo e necessita ... ... um sentimento profundo de compaixo pelos perdidos ... ... dar-se inteiramente a favor dos que perecem sem Cristo. H necessidade de um grande reavivamento missionrio, de uma devoo realmente fervorosa ao Senhor Jesus, da completa consagrao ao Seu servio. Que Deus, pelo Seu Esprito Santo, opere pela Sua vontade, em cada um de ns, a obedincia e a coragem para andarmos em qualquer estrada que ele abrir a nossa frente. AMM !

BIBLIOGRAFIA:

11

Teologia Bblica de Misses George W. Peters - CPAD Oua o Esprito Oua o Mundo Jonh Stott - ABU Misses na Bblia C. Timteo Carriker E.VN Valioso demais Para Que Se Perca Willian D. Taylor E. Descoberto Missionrios: Prepando-os Para Preserver Margaretha Adwardana E. Descoberta Igreja: Forma e Essncia - Gene A. Getz - Vida Nova A Comisso que nos Impulsiona - W. J, Hopewwll - IBR Palestras em Teologia Sistemtica - Henry C. Thiessen - IBR A Chave Para o Problema Missionrio - Andrew Murray - Horizontes Missiologia - A Misso Transcultural da Igreja - Larry D. Pate - Vida O Chamado Para O Ministrio - C.H. Spurgeon De Todas as Tribos - Isaac Costa - Ultimato Mais Perto de Deus - A.W. Tozer - Mundo Cristo Misses Transculturais - Uma Perspectiva Bblica - Ralph Winter/Steven Hawthorne Misses, O Ide Levado a Srio - Thomas Reginald Hovver - CPAD Misses e a Igreja Brasileira Vol I - C. Timteo Carriker - Mundo Cristo De Todas as Tribos Isaac Costa de Souza E. Ultimato Diversas apostilas do contedo programtico de Missiologia do I.B.Peniel (Jadir Siqueira, Jos Marcos, Srgio Botileiro)

Outras Sugestes de Livros Para Leituras e Pesquisas: O Ide Com Voc Norman Lewis - ELC Quem H De Ir Por Ns Pr. Grson Rocha - EBB A Igreja Local e Misses Pr. Edson Queiroz EVN Capacitando Para Misses Transculturais Vol. 4,5,6,8 APMB Capacitando a Fora Missionria Willian D. Taylor E. Ultimato

Apostila Preparada Pelo Prof Luiz Silva 2 Semestre de 2000. Revisada em 2001.

You might also like