You are on page 1of 1

DEPARTAMENTO DE LNGUAS E LITERATURAS | CRITRIOS DE AVALIAO

PORTUGUS E PORTUGUS LNGUA NO MATERNA, NVEL AVANADO (B2 E C1)

A avaliao nas disciplinas de PORTUGUS e de PORTUGUS LNGUA NO MATERNA realizada de acordo com o programa e com os critrios gerais de avaliao aprovados em conselho pedaggico. Estes critrios esto formulados de acordo com as competncias enunciadas no programa, a saber: compreenso oral, expresso oral, expresso escrita, leitura e funcionamento da lngua. Aplicam-se aos alunos surdos, exceo da oralidade. Respeitar-se- a Portaria n 1322/2007, de 4 de outubro, segundo a qual a componente de oralidade tem, na classificao formal, um peso de 25% no respeitante Lngua Materna. Os dados utilizados na avaliao, nas disciplinas de PORTUGUS e de PORTUGUS LNGUA NO MATERNA, so recolhidos de vrias registos: observao do trabalho realizado na aula; testes; trabalhos de casa; trabalhos desenvolvidos no mbito de outros projetos. DOMNIO MUITO INSUFICIENTE 0 a 6 Nunca identifica a inteno comunicativa do interlocutor. Nunca compreende gneros formais e pblicos do oral. INSUFICIENTE 7 a 9 Identifica raramente a inteno comunicativa do interlocutor. Compreende raras vezes gneros formais e pblicos do oral. SUFICIENTE 10 a 13 Identifica muitas vezes a inteno comunicativa do interlocutor. Compreende frequentemente gneros formais e pblicos do oral. BOM 14 a 17 Identifica quase sempre a inteno comunicativa do interlocutor. Compreende discursos orais e distingue factos, opinies e enunciados persuasivos. MUITO BOM 18 a 20 Identifica sempre a inteno comunicativa do interlocutor. Compreende criticamente discursos orais, e distingue factos, opinies e enunciados persuasivos. Adequa de forma correta e sempre o discurso ao objetivo da comunicao. Exprime pontos de vista de forma correta, adequando sempre o discurso intencionalidade da comunicao. Utiliza de forma autnoma e inovadora as tcnicas de comunicao oral. Intervm de forma muito pertinente e construtiva nas discusses geradas pelo desenvolvimento das atividades letivas. L com muita fluncia e expressividade. Reconhece amplamente diferentes tipos/gneros de textos. Apreende criticamente o significado e a intencionalidade comunicativa de textos complexos. Reconhece autnoma e criativamente o valor esttico da lngua. Organiza o texto de forma coesa, coerente e criativa.

COMPREENSO ORAL ORAL

O R A L

No adequa o discurso ao objetivo da comunicao. No exprime pontos de vista.

Adequa raramente o discurso ao objetivo da comunicao. Exprime pontos de vista com muita dificuldade.

Adequa algumas vezes o discurso ao objetivo da comunicao. Exprime pontos de vista com alguma dificuldade.

Adequa de forma correta e com frequncia o discurso ao objetivo da comunicao. Exprime pontos de vista sem dificuldade.

E X P R E S S O

No utiliza as tcnicas da comunicao oral.

Utiliza de forma pouco segura as tcnicas de comunicao oral. Intervm esporadicamente nas discusses geradas pelo desenvolvimento das atividades letivas.

Utiliza de forma segura as tcnicas de comunicao oral. Intervm com alguma frequncia nos debates gerados pelo desenvolvimento das atividades letivas.

Utiliza com segurana e de forma autnoma as tcnicas de comunicao oral. Intervm de forma pertinente e construtiva nas discusses geradas pelo desenvolvimento das atividades letivas.

No intervm nas discusses geradas pelo desenvolvimento das atividades letivas.

COMPETNCIAS ESPECFICAS

L de forma sincopada, inexpressiva e com erros. No distingue textos de diferentes tipos/gneros. Apreende com dificuldade o significado e a intencionalidade comunicativa de textos simples. No reconhece o valor esttico da lngua.

L de forma pouco expressiva e com erros. Distingue com dificuldade diferentes tipos/gneros de textos. Apreende com dificuldade o significado e a intencionalidade comunicativa de textos comuns. Reconhece raramente o valor esttico da lngua.

L com razovel fluncia mas pouca expressividade. Distingue os tipos/gneros de textos mais comuns. Apreende sem dificuldade o significado e a intencionalidade comunicativa de textos pouco complexos. Reconhece com limitaes o valor esttico da lngua. Organiza o texto de forma coesa e coerente com algumas imprecises ou falta de rigor. Escreve com ocasionais erros ortogrficos, de pontuao e sintticos de alguma gravidade. Usa um vocabulrio adequado mas pouco variado.

L com fluncia e expressividade. Reconhece a maior parte dos tipos/gneros de textos. Apreende o significado e a intencionalidade comunicativa de textos complexos. Reconhece claramente o valor esttico da lngua.

EXPR ESSO ESCRI TA

No produz textos coesos nem coerentes.

Produz textos pouco coesos e pouco coerentes.

Organiza o texto de forma coesa e coerente sem inconsistncias.

Desconhece regras elementares da caligrafia legvel, da ortografia, da pontuao e da sintaxe. Usa um vocabulrio elementar e restrito, quase sempre redundante e/ou inapropriado. Desconhece a maior parte dos termos, dos conceitos e das normas da lngua em diversos contextos.

Escreve com muitos erros ortogrficos, de pontuao e sintticos.

Escreve com erros ortogrficos, de pontuao e sintticos espordicos e pouco graves. Usa um vocabulrio adequado e variado.

Escreve com correo ortogrfica, de pontuao e sinttica.

Usa um vocabulrio simples e comum com impropriedades, sem perturbao da comunicao. Desconhece grande parte dos termos, dos conceitos e das normas da lngua em diversos contextos.

Usa de forma expressiva com propriedade um vocabulrio adequado e variado.

FUNCIONAMENTO D LN U A GA

Desconhece alguns dos termos, dos conceitos e das normas da lngua, em diversos contextos.

Conhece e aplica com alguma preciso termos, conceitos e normas da lngua, em diversos contextos.

Domina e aplica com rigor termos, conceitos e normas da lngua, em diversos contextos.

You might also like