You are on page 1of 2

Roslia Rodrigues

Ser ou no ser oposio


Fazer oposio fcil? No, no fcil tentar mostrar (aos teimosos) que o caminho seguido pelo actual (des)governo s nos arrasta, cada vez mais e mais, para o fundo de um abismo, do qual ser ainda mais difcil regressar. No fcil ser a oposio quando esta representa, perante a maioria (des)governativa, a maioria dos cidados descontentes, que sofrem com as medidas neo-liberalistas implementadas pelo PSD e CDS. No fcil fazer oposio quando a voz da oposio ecoa na caixa-de-ressonncia, onde s se ouvem os gritos de quem impe mais austeridade, ao ponto de nos ensurdecer a todos, com tanta aclamao de medidas inconsequentes para o presente e para as geraes futuras. Chega! O Povo est farto de ouvir! O Povo est farto de justificaes mal justificadas. Chega de falar, chega de opinar. hora de agir! A esquerda e a direita distinguem-se em vrios aspectos. E no preciso ser politlogo, filsofo, socilogo ou economista, para perceber. Em Portugal basta ser portugus, vivendo c, e fazer a anlise introspectiva de quando o PS ou o PSD e o CDS estiveram no governo. Se tanto, preciso vestir o papel de psiclogo e tentar desculpar as atitudes e comportamentos esquizofrnicos da direita. Porque afinal, somos todos`` bons rapazinhos No s uma questo de necessidade, mesmo de ideologia, pura e dura. E isso percebe-se logo na formao que a esquerda e a direita do aos seus alunos. Ora vejamos: h vrios aspectos que distinguem as duas universidades de vero promovidas pelos dois partidos, PS e PSD. Comecemos pelo pblico-alvo. O PS tinha entre os seus alunos militantes de todas as geraes, dos 19 anos aos 81. A interaco inter-geracional , pois, fundamental para a construo de uma sociedade mais coesa, que se respeita. Ora, os mais novos tm muito que aprender com os mais velhos e estes, tambm, tm de ouvir as ideias inovadoras dos mais jovens. J o PSD direccionou as suas aulas para os mais novos, uma escola para jovens. Uma espcie de ``discpulos dos mestres, que precisam ser, como uma boa tropa, orientados desde`` pequeninos com uma boa dose ideolgica severa e austera. como se tivessem de submeter-se a uma lavagem cerebral, onde o contedo justifica legitimamente as prticas adoptadas no futuro. Logo, a escola do PS seguiu o mtodo da reflexo dos problemas, na procura de solues alternativas a estes, j o PSD adoptou um discurso justificativo face

s prticas que tem exercido e destrudo a sociedade portuguesa. Mas, as diferenas no ficam por aqui. Enquanto na universidade do PS as concluses remetem para uma alternativa, na universidade de direita apenas se confirmou que, para o PSD, no existe outro caminho. Prova disso revela-se na teimosia, persistente, do Primeiro-Ministro quando anunciou as novas medidas de austeridade. Quase lembra aquela frase:`` Sozinho, mas feliz comigo mesmo. Por isso, a quem pergunta ou afirma, eu respondo: no fcil ser, no fcil fazer oposio quando pela frente se tem um governo que apresenta, constantemente, resultados negativos e derrapagens, e sem que se veja, ao fundo, uma meta desejvel para o bem-estar de todos ns. E reafirmo que no se trata s de no haver opo. muito mais que isso, uma questo ideolgica, a traduo do favorecimento do capital, denegrindo aqueles que menos recursos tm. E no nos podemos fixar no discurso demagogo de que as opes feitas apenas acontecem para corrigir erros do anterior governo. Parece at que o governo PSD-CDS a oposio, justificando todos os seus actos com o passado, como se no fossem donos e senhores do presente e do futuro . No! O PSD e CDS governam com maioria, quase h ano e meio, e so eles os responsveis pelos maus resultados para o Pas e para as pessoas. Os desvios colossais de 2011 e deste ano so evidentes. O desemprego crescente, a recesso econmica. Assim, oposio teremos que ser todos ns, pois estamos prestes a colaborar na precurso de um caminho sem retorno. Uma coisa certa, o caminho vertiginoso do actual Governo no o rumo que o Pas deve seguir. E c estaremos ns, para nos salvaguardarmos, ao abrigo de uma das mais benfeitoras armas utilizadas ps 25 de Abril, a liberdade de expresso. Foi o que fizeram milhares de portugueses, no sbado passado, de Norte a Sul de Portugal, inclusive na Covilh.

Roslia Rodrigues (Investigadora em Cincias da Comunicao e Cincia Poltica na UBI e na Universidade Complutense de Madrid)

You might also like