You are on page 1of 4

DOENA

Doena no somente a falta de sade. Doena tambm uma variao, uma perturbao, um desequilbrio na sade das pessoas.

Geralmente as pessoas doentes ficam desanimadas, fracas, sem disposio para estudar, trabalhar, brincar, passear, rir, conversar. Algumas doenas prprias da infncia so: sarampo, varicela (catapora), caxumba, coqueluche (tosse comprida), poliomielite (paralisia infantil), escabiose (sarna), pediculose (provocada pelo piolho), bronquite. As verminoses tambm so comuns em crianas. Essas infestaes so provocadas por seres vivos, conhecidos como parasitas, que se alojam no corpo, provocando o enfraquecimento e outros danos sade.

VACINAS
As vacinas podem evitar muitas doenas, como o sarampo, a tuberculose, a coqueluche, a caxumba, entre outras. Muitas doenas foram eliminadas atravs das campanhas de vacinao promovidas pelo governo.

DOENAS CONTAGIOSAS E NO CONTAGIOSAS


Doenas contagiosas so aquelas ser transmitidas de uma pessoa para outras. Esse contgio pode ocorrer atravs de contatos fsicos entre as pessoas e tambm por meio de copos, pratos ou outros objetos contaminados. Algumas dessas doenas so a gripe, o sarampo, a catapora, a meningite, etc. Doenas no contagiosas so aquelas que no so transmitidas de uma pessoa para outras. Entre elas temos as doenas do corao, as doenas mentais e o cncer.

ATIVIDADES 1- O que doena? -------------------------------------------------------------------------------------------------2- Por que as crianas devem ser vacinadas? -----------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------3- O que so doenas contagiosas? D 2 exemplos. 4- O que so doenas no contagiosas? D 2 exemplos.

SANEAMENTO BSICO GARANTIA DE SADE


Sanear um local, um bairro ou uma cidade torn-la habitvel, ou seja, tornar o ambiente prprio para a moradia de pessoas. O tratamento e distribuio de gua, o tratamento de esgoto e coleta de lixo fazem parte dos servios de saneamento bsico. Esses servios so um direito de todas as pessoas. Compete ao governo oferecer, com boa qualidade, esses servios to importantes para a sade da populao. com o dinheiro das taxas e impostos que o governo executa esses servios.

TRATAMENTO E DISTRIBUIO DE GUA


A gua que chega at a torneira retirada de rios, de represas, de bicas ou de poos. Essa gua deve ser levada at uma estao de tratamento e, somente depois de tratada, ser distribuda populao. Nos locais onde no existe a estao de tratamento de gua, ela deve ser tratada com algumas substancias, como cloro e alm disso deve ser filtrada e fervida.

TRATAMENTO DE ESGOTO

Esgoto a gua com impurezas provenientes de residncias, indstrias e estabelecimentos comerciais. O esgoto retirado desses locais atravs de um sistema de tubos chamado rede de esgoto e levado at a estao de tratamento. Na estao de tratamento, o esgoto passa por um processo de eliminao de impurezas e, depois de tratado, a gua, j limpa, despejada nos rios e mares.

Estao de tratamento

gua limpa

Em muitas cidades onde no h o tratamento adequado do esgoto, ocorre a poluio dos rios e dos mares. Com isso, a populao prejudicada, pois geralmente essa gua utilizada no abastecimento da cidade e poder contaminar e provocar doenas nas pessoas. Onde no h rede de esgoto, devem ser construdas fossas, isto , buracos onde se despejam as guas sujas provenientes do banheiro e da cozinha.

COLETA DE LIXO

Cada pessoa produz, em mdia, um quilo de lixo por dia. Isso faz com que, mesmo em uma cidade pequena, a quantidade de lixo produzida por seus moradores seja muito grande. Se o destino do lixo for os lixes (depsitos de lixo) eles vo enchendo, crescendo e poluindo o ar, o solo e os rios que passam por perto. Por isso importante que cada prefeitura instale em seu municpio uma estao de tratamento de lixo, para que ele seja separado e depois reciclado.

A reciclagem do lixo o reaproveitamento de parte do lixo, que ser transformado, atravs de processos industriais, em material til.

You might also like