You are on page 1of 66

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

NOTAS DE AULA

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

1. INTRODUO TRANSMISSO DE CALOR

CALOR ( Q ): uma forma de energia em trnsito atravs da fronteira de um sistema. TAXA DE FLUXO DE CALOR ( Q ): a quantidade de calor transferida na unidade de tempo. GRADIENTE DE TEMPERATURA: a variao da temperatura na direo do fluxo de calor. A Transmisso de Calor estuda a troca de calor entre corpos, provocada por uma diferena de temperatura. Na Termodinmica, que estuda sistemas em equilbrio, calculamos o calor trocado, mas no a velocidade com que a troca de calor ocorre, que ser estudada pela Transmisso de Calor. Exemplo: Sejam dois corpos em contato a temperaturas diferentes. A Termodinmica estuda a temperatura de equilbrio e a Transmisso de Calor estuda o tempo necessrio para atingi-la.

2. MECANISMOS DA TRANSMISSO DE CALOR

2.1 CONDUO Ocorre em slidos, lquidos e gases, sendo a nica forma de Transmisso de Calor em slidos. O calor transmitido atravs de uma agitao molecular em escala microscpica (no h deslocamento visvel de massa).

T2 ................

T1 ...............

T1

T2

A lei bsica para o estudo da T.C. a Lei de Fourier:

Q = - k . A . dT dx

onde: k = condutibilidade trmica do material A = rea de troca (cte)

Q = taxa de transferncia de calor

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

dT= gradiente de temperatura na direo de Q dx a O sinal ( - ) devido 2 Lei da Termodinmica (O fluxo de calor de T 2 p/ T1, sendo que T1 T2). Unidades: k = W/m 0C (kcal/h.m.0C)

Q = W (kcal/h)

2.2

CONVECO

O calor transmitido por uma movimentao macroscpica de massa, implicando em termos dois sistemas envolvidos a temperaturas diferentes: um slido e um fluido, que o responsvel pelo transporte de calor (deslocamento de massa). A lei bsica para o estudo da conveco a Lei de Newton.

Q = h . A . (Tp - T )

onde: h = coeficiente de T.C. por conveco

Unidade: h = W/m2.0C ( kcal/h.m2.oC )

EXEMPLOS:

1 - Resfriar uma placa por exposio ao ar (espontaneamente). O calor fluir por conduo da placa para as partculas adjacentes de fluido. A energia assim transmitida servir para aumentar a temperatura e a energia interna dessas partculas fluidas. Ento, essas partculas se movero para uma regio de menor temperatura no fluido, onde se misturaro e transferiro uma parte de sua energia para outras partculas fluidas. O fluxo, nesse caso, tanto de energia como de fluido. A energia , na realidade, armazenada nas partculas fluidas e transportada como resultado do movimento de massa destas.

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

2 - Resfriar uma placa, rapidamente, usando um ventilador.

onde: V= velocidade do fluido num certo ponto V =velocidade do fluido longe da placa

Quando V= 0 (na placa), o calor trocado por conduo. Nos outros pontos o calor trocado por conveco, porque a velocidade V provoca um gradiente de temperatura. Quando o movimento do fluido no provocado (placa exposta ao ar ambiente) a Transmisso de Calor conhecida como CONVECO NATURAL ou LIVRE. Quando o movimento provocado (caso do ventilador) a Transmisso de Calor conhecida como CONVECO FORADA.

2.3 RADIAO

a Transmisso de Calor que ocorre por meio de ondas eletromagnticas, podendo ocorrer tanto em um meio material quanto no vcuo. A lei bsica para o estudo da radiao a Lei de Stefan-Boltzman.

Q=

.A.(T1 - T 2 )

onde:

= constante de Stefan-Boltzman = 5,669x10 W/m K

-8

Para um corpo negro emitindo calor: Q = .A.T4 Para superfcies pintadas ou de material polido:

Q = Fe.Fg. .A.(T14 - T24)


FENMENOS DE TRANSPORTE II

onde: Fe = f (emissividade E)
Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

Fg = fator de forma T1 = Tplaca e T2 = Tambiente

3. CONDUO DE CALOR
3.1 HIPTESES SIMPLIFICADORAS a) O fluxo de calor unidimensional.

b) As superfcies perpendiculares ao fluxo de calor so isotrmicas (T=cte ).

c) O regime permanente, logo o fluxo de calor constante e as temperaturas no mudam com o tempo. 3.2 CONDUO DE CALOR EM PAREDES PLANAS 3.2.1 UMA PAREDE PLANA

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

Q
e

k . A.
T2

dT dx kdT

Q dx A

k .dT

Q dx A 0 Q dx A0
e

T1 T2

k dT
T1

Q (e 0) A

k (T2

T1 )

T1

T2

kA (T2 e

T1 )

ou

kA (T1 e

T2 )

Resistncia Trmica
Q k. A (T1 e T2 ) T1 T2 e k. A
Rk

onde :

e k. A

Rk

resistncia trmica conduo

Rk ( O C / W ) ( O C / kcal.h)

ANALOGIA ENTRE TRANSMISSO DE CALOR E O FLUXO DE UMA CORRENTE ELTRICA Lei de Ohm

T1 Rk

T2

U Re

Q T1 Rk

I T2 Re U

Os bons condutores de eletricidade so tambm bons condutores de calor. Quem conduz a eletricidade nos metais so os eltrons livres e quem conduz o calor nos metais tambm so os eltrons livres.

e A.k onde : k condutibilidade trmica Rk

L 1 ' A. ' onde : ' condutividade eltrica Re

T1

T2 RK

3.2.2 PAREDES PLANAS EM SRIE


FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

T1 T2 Rteq

onde : Rteq

Rt1

Rt 2

e1 k1 . A

e2 k 2 .A

Genericamente:
n n

Rteq
i 1
0

Rti
i 1

ei ki . A

onde n = n de paredes planas (em srie)

3.2.3 PAREDES PLANAS EM PARALELO

Q Q1 Q 2 Q T1 T2 Rteq onde : 1 Rteq 1 e1 k1 . A1 1 e2 k 2 . A2

Genericamente:

T1 T2 Req

onde: n = n0 de paredes planas (em paralelo)

EXERCCIOS 1 ) Calcular o fluxo de calor que passa por uma parede de 5 cm de espessura, 2 m2 de rea e k = 10 kcal/h m oC, se as temperaturas superficiais so de 40 0C e 20 0C. ( Q = 8.000 kcal/h)

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

2 ) Deseja-se isolar termicamente uma parede de tijolos de 15 cm de espessura, com k = 15 kcal/h m oC. A rea da parede de 8 m2. O material escolhido para o isolamento a cortia com 2 cm de espessura e k = 0,08 kcal/h.m.0C. As temperaturas superficiais so 150 0C e 23 0C. Calcular o fluxo de calor atravs das paredes e a temperatura intermediria entre a parede de tijolos e de cortia. ( Q = 3.908 kcal/h; Tx = 145 C)
ecortia

etijolo

parede 1 etijolo 15cm k tijolo 15kcal / h.m.O C parede 2 ecortia 2cm k cortia T1 150O C 0,08kcal / h.m.O C T2 23O C

T1

T2

Q ? Tx ?

Tx ktijolo

kcortia

3) Sabendo que o material da parede 2 suporta, no mximo, 1350 oC, verifique as condies do projeto e proponha modificaes, se for o caso.

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

e1

e2

e3

Dados:Ti = 1500 C Te = 50 C e1 = 0,12 m e2 = 0,14 m e3 = 0,12 m k1 = 1,6280 W/m C k2 = 0,1745 W/m C k3 = 0,6980 W/m C

Ti

Tx

T2

Ty

Te

K1

k2

k3

4 ) A parede de uma sala construda com um material de k = 5 kcal/h m C , com 12 cm de espessura, 30 m2 de rea, descontadas trs janelas de 2 cm de espessura, de um material de k = 10 kcal/h m 0C e 2 m2 de rea cada uma. Calcular o fluxo total de calor que passa pela parede e janelas. ( Q = 63.750 kcal/h)

5 ) A parede externa de uma casa pode ser aproximada por uma camada de 4 polegadas de tijolo comum (k= 0,7 W/m oC) seguida de uma camada de 1,5 polegadas de gesso (k= 0,48 W/m oC). Que espessura de isolamento de l de rocha (k= 0,065 W/m oC) deve ser adicionada para reduzir a transferncia de calor atravs da parede em 80% ? (e = 0,058m)

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

10

eparede

egesso

el = ?

kparede kl

kgesso

6) Uma parede construda com uma placa de l de rocha (k = 0,05 W/mC) de 2 polegadas de espessura, revestida por duas chapas de ao, com k = 50 W/mC e de polegada de espessura cada. Para a fixao so empregados 25 rebites de alumnio (k = 200 W/mC) por metro quadrado, com dimetro de de polegada. Calcular a resistncia trmica total de 1 m2 dessa parede. Dado: 1 = 2,54 cm (RT = 0,2876 C/W)

Ao

L de Rocha

Ao

7) Um equipamento condicionador de ar deve manter uma sala, de 15 m de comprimento, 6 m de largura e 3 m de altura a 22 C. As paredes da sala, de 25 cm de espessura, so feitas de tijolos com condutividade trmica de 0,14 kcal/h.m.C e a rea das janelas podem ser consideradas desprezveis. A face externa das paredes pode estar at a 40 C em um dia de vero. Desprezando a troca de calor pelo piso e pelo teto, que esto bem isolados, pede-se (em HP): a) calcular a potncia requerida pelo compressor para retirar o calor da sala; ( Q =1,98 HP)
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

11

b) considerando que nesta sala trabalhem 10 pessoas que utilizam 1 computador cada (cada pessoa libera 200 W e cada computador 500 W), calcular a nova potncia requerida pelo compressor. ( Q =11,4 HP) DADOS: 1 HP = 64O kcal/h 1 kW = 860 kcal/h
k T2

3m T1

6m

8) As superfcies internas de um grande edifcio so mantidas a 20 C, enquanto que a temperatura na superfcie externa -20 C. As paredes medem 25 cm de espessura, e foram construdas com tijolos de condutividade trmica de 0,6 kcal/h m C. a) Calcular a perda de calor para cada metro quadrado de superfcie por hora; ( Q = 96 kcal/h) b) Sabendo-se que a rea total do edifcio 1000 m2 e que o poder calorfico do carvo de 5.500 kcal/kg, determinar a quantidade de carvo a ser utilizada em um sistema de aquecimento durante um perodo de 10 h. Supor o rendimento do sistema de aquecimento igual a 50%. (C = 349 kg)

T1

T2

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

12

9) Uma empresa vem controlando o seu consumo de energia desde 2001, por conta do racionamento imposto pelo governo sociedade. Seu principal gasto com energia, inclusive aquela desperdiada no forno, cuja parede constituda de uma camada de 0,20 m de tijolos refratrios (k = 1,2 W/m oC) e outra de 0,10 m de tijolos isolantes (k = 0,8 W/m oC). Um grave problema que, sendo a temperatura interna igual a 1700 oC, a parede mais externa chega a 100 oC, prejudicando a sade do operador. Foi proposto o acrscimo de 2 cm parede externa, de um determinado material isolante (k = 0,15 W/m
o

C) a fim de que a temperatura nessa face caia para 27 oC. Calcular:

a) a reduo percentual de calor com a colocao do isolamento; (Reduo = 28,24%) b) o tempo de amortizao do investimento, sabendo que: Custo do isolante = 100 U$/m2 Custo de energia = 2 U$/GJ (Tempo = 374 dias)

10) Calcular o fluxo de calor na parede composta de 1ft 2 de rea: ( Q = 30.960 Btu/h)

onde, material k (Btu/h.ft.oF) DADO:1 ft = 12 a 100 b 40 c 10 d 60 e 30 f 40 g 20

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

13

11) Seja uma parede composta que inclui um painel lateral em madeira dura com 8mm de espessura; travessas de suporte em madeira dura com dimenses de 40 mm por 130 mm, afastadas com 0,65 m de distncia (centro a centro) e com espao livre preenchido com isolamento trmico base de fibra de vidro (revestida de papel, k=0,038 W/m.K); e uma camada de 12 mm de painis em gesso (vermiculita). Qual a resistncia trmica associada a uma parede, que possui 2,5m de altura e 6,5 m de largura (logo, possuindo 10 travessas de suporte, cada uma com 2,5 m de altura)? (R = 0,18534 K/W)
2,5 m km=0,094 W/m.K kt=0,16 W/m.K kisol=0,038 W/m.K kg=0,17 W/m.K 8 mm
Lateral de Madeira Travessas de Suporte

Q
0,65 m

130 mm

Isolamento Trmico

Painel de Gesso

40 mm

12 mm

3.3 CONDUO DE CALOR EM PAREDES CILNDRICAS 3.3.1 UMA PAREDE CILNDRICA

k. A.

dT dR

onde :

A 2. .R.L

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

14

log o

dT k .2. .R.L. dR ln R1 ) k (T2

Q dR 2. .L R T1 )

k .dT

Q 2. .L k (T1

R2

dR R R1

T2

k dT
T1

Q (ln R2 2. .L

R Q ln 2 2. .L R1

T2 )

2. .k .L(T1 T2 ) R ln 2 R1
Resistncia trmica de uma parede cilndrica

2. .k .L(T1 T2 ) R ln 2 R1
R2 R1 2. .k .L ln

T1 T2
U

R2 R1 2. .k .L ln
R

Q
I

Rt

T1 T2 Req

3.3.2 - PAREDES CILNDRICAS EM SRIE

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

15

T1 T2 Rteq

onde : Rteq
n

Rt 1

Rt 2

R1 R0 2. .k1 .L ln

R2 R1 2. .k 2 .L ln

Genericamente:

Rteq

R R i 1 2. .k i .L ln

onde n = no de paredes cilndricas (em srie)

EXERCCIOS

1) Um tubo metlico de 20m de comprimento, 5 cm de dimetro interno e 1,5 cm de espessura feito de um material de k=65 kcal/h.m.0C. O tubo revestido com um isolante trmico de k=0.04 kcal/hm 0C, e espessura de 10 cm. Sabendo-se que as temperaturas interna e externa so 250 0C e 30 0C, respectivamente, calcular: a - o fluxo de calor. ( Q =882 kcal/h) b - a temperatura na superfcie que separa o tubo do isolante. (Tx= 249,9 C)

T1 T2

Tx

K1 K2 L

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

16

2) Um tubo de parede grossa de ao inoxidvel (1,8%Cr; 8%Ni, k = 19 W/m oC) com 2 cm de dimetro interno e 4 cm de dimetro externo coberto com uma camada de 3 cm de isolamento de amianto (k= 0,2 W/m oC). Se a temperatura da parede interna do tubo mantida a 600 oC e a superfcie externa do isolamento a 100 oC, calcule a perda de calor por metro de comprimento, e a temperatura na interface ao inox/amianto (T x). ( Q = 680 W/m; Tx = 595,8 C)

T1 T2

T1 T2 RK AO Tx = ?
R1 R2 R3

RK AMIANTO

K1 K2

3) Uma fbrica de condutores eltricos produz fios de 3 mm de raio com resistncia de 10,3 /m nos quais deve passar uma corrente de 4A. Deseja-se isol-los trmica e eletricamente, usando um material plstico de condutividade 0,2 kcal/hm0C. Sabendo-se que o setor de engenharia fixou a temperatura de operao do fio em 65 0C e supondo que a temperatura externa do isolante seja 25 0C, determinar a espessura da capa isolante a ser utilizada. (e = 1,26 mm)

T1 R1 T2 R2

4) Calcular a perda de calor e as temperaturas nas interfaces de uma tubulao de 1 metro de comprimento, dimetro interno de 200 mm e dimetro externo de 220 mm,
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

17

de material com condutividade k = 50 W/m 0C. Esta tubulao dever ser isolada com 50 mm de espessura de um material com k 1 = 0,2 W/m 0C e, tambm, com 80 mm de espessura de material com k2 = 0,1 W/m 0C. Prever que a temperatura interna no tubo ser 327 C e a externa no isolamento ser 47 C. Faa o desenho da figura. ( Q = 296,7 W; T X = 326,9 C; T Y = 238,5 C) 5) Um tubo de ao (k=22 Btu/h.ft.F) de 1/2" de espessura e 10" de dimetro externo utilizado para conduzir ar aquecido. O tubo isolado com 2 camadas de materiais isolantes: a primeira de isolante de alta temperatura (k=0,051 Btu/h.ft. F) com espessura de 1" e a segunda com isolante base de magnsia (k=0,032 Btu/h.ft.F), tambm com espessura de 1". Sabendo que estando a temperatura da superfcie interna do tubo a 1000 F a temperatura da superfcie externa do segundo isolante fica em 32 F, pede-se : a) Determine o fluxo de calor por unidade de comprimento do tubo; ( Q = 724 Btu/h) b) Determine a temperatura da interface entre os dois isolantes; (T3 = 587,36 F) c) Compare os fluxos de calor se houver uma troca de posicionamento dos dois isolantes. ( Q = 697 Btu/h)

k1 e1

22Btu / h. ft.0 F 1 " 2 10" 0,051Btu / h. ft.0 F 1" 0,032Btu / h. ft.0 F

T1 10000 F T2 32 F
0

t2

K2 e2 k3

L 1 ft

4. CONDUTIVIDADE TRMICA VARIVEL

k Q

a bT k . A. dT dx Q dx A kdT

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia


e T2 T2

pgina

18

Q dx A0

kdT
T1

Q (e A
T2

0)
T1

(a

bT ) dT

e Q A e A e A e A

T2

a dT
T1 T1

bT dT

a (T2

T1 )

b 2 (T2 2 b (T1 2

T12 )

a (T1

T2 )

b 2 (T1 2

T22 )

a (T1

T2 )

T2 ) (T1

T2 )

(T1

b T2 ) a (T1 T2 ) 2
km

Parede Q T1

Plana T2

Parede Q T1

Cilndrica

e A. k m

T2 R ln 2 R1 2. .k m .L

EXERCCIOS

1) Determinar a temperatura T 2 e a espessura do revestimento protetor (k=0,84 + 0,0006T W/m oC) de uma chamin de concreto (k=1,1 W/m oC). A chamin cilndrica (De = 1300 mm, Di = 800 mm), transporta gases a 425 oC, e a temperatura mxima que o concreto pode suportar 200 oC. (T2 = 59,44 C; e = 0,2065 m)

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

19

425 C T

200 C

T2 = ? D1 = 1300 mm R1 = 650 mm D2 = 800 mm R2 = 400 mm kc = 1,1 W/m oC o kR = 0,84 + 0,0006 T (W/m C)

Q = 2 kW/m = 2000 W/m

e=? = D3 = D2

= D1

425 oC

RR

200 oC

RC

T2=?

2) Um tubo (Di = 160 mm e De = 170 mm) isolado com 100 mm de um material com k = 0,062 + 0,0002 T (W/m oC). Sabendo-se que as temperaturas na face externa do tubo e na face externa do isolamento so, respectivamente, 300 oC e 50 oC, determine a potncia dissipada por metro de tubo. ( Q = 196 W)

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

20

50 C
o

300 C

R1 R2 R3

D1 = 160 mm D2 = 170 mm

R1 = 80 mm R2 = 85 mm R3 = 85 + 100 =185 mm

5. CONVECO

Combina conduo com movimentao de massa e caracterstica de meios fluidos. Quando um fluido entra em contato com uma superfcie slida aquecida, recebe calor por conduo, a densidade de suas partculas diminui fazendo-as subir, cedendo lugar s mais frias. CONVECO - Natural ou Livre (espontaneamente) - Forada (se usarmos um agente mecnico)

RESISTNCIA TRMICA

h. A. T

T
U

1 h. A
R

Q
I

Rt

Lei de Ohm

= R

1 h. A

5.1 EFEITOS COMBINADOS DE CONDUO E CONVECO

5.1.1 UMA PAREDE PLANA


a

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

21

h1

h2

Q =

T R teq

Q
T1 T2

onde R teq = Rtf1 + Rtp + Rtf2

R teq = Tp2 T2 Tp1 T1 A = cte T2 T1

1 + e + 1 h1.A k.A h2.A

T1 T2 1 e 1 h1. . A k . A h2 . A

5.1.1.1 COEFICIENTE GLOBAL DE TRANSMISSO DE CALOR: U

1 = 1 U h1

e k

1 h2

uma convenincia de notao.

logo: Q = A ( T1 - T2 ) 1 U

Q = A . U . ( T1 - T2 )

5.1.2 PAREDES PLANAS EM SRIE

1 A.h1

(T1 T2 ) 1 n ei A i 1 ki o

1 A.h2

onde : n

n O de paredes em srie
EXERCCIOS

1) A parede de um reservatrio tem 10 cm de espessura e condutividade trmica de 5 kcal/h m 0C. A temperatura dentro do reservatrio 150 oC e o coeficiente de transmisso de calor na parede interna 10 kcal/h m2 oC. A temperatura ambiente 20 oC e o
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

22

coeficiente de transmisso de calor na parede externa 8 kcal/h m2 oC. Calcular o fluxo de calor para 20 m2 de rea de troca. ( Q = 10.608 kcal/h) A = 20 m2 T1 = 150 0C gua k = 5 kcal/h m 0C T2 = 20 0C Ar

Q
h1= 10 kcal/h m2 0C 10 cm h2 = 8 kcal/ h m2 0C

2) A parede de uma fornalha constituda de trs camadas: 10 cm de tijolo refratrio (k = 0,6 kcal/h m oC) 20 cm de amianto (k = 0,09 kcal/h m oC) e 5 cm de argamassa (k = 3 kcal/h m oC). A temperatura dentro da fornalha de 1000 oC e o coeficiente de transmisso de calor na parede interna 10 kcal/h m2 oC. A temperatura ambiente 30 o C e o coeficiente de transmisso de calor na parede externa 2 kcal/h m 2 oC. Calcular o fluxo de calor por unidade de tempo, sabendo-se que a rea de troca 30 m2. ( Q = 9.682 kcal/h)

Refratrio
T1 = 1000 0C

Argamassa Amianto
T2 = 30 0C

er h1=10 kcal/h m2 0C eam ear

h2 = 2 kcal/h m2 0C

3) Idem ao exerccio anterior, considerando que o calor seja de 5.000 kcal/h, determinar a espessura da parede de amianto. (e = 45,3 cm) 4) Uma parede de um forno constituda de duas camadas: 0,20 m de tijolo o o refratrio (k = 1,2 kcal/h m C) e 0,13 m de tijolo isolante (k = 0,15 kcal/h m C). A
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

23

temperatura dentro do forno 1700 oC e o coeficiente de transmisso de calor na parede interna 58 kcal/h m2 oC. A temperatura ambiente 27 oC e o coeficiente de transmisso de calor na parede externa 10 kcal/h m2 oC. Desprezando a resistncia trmica das juntas de argamassa, estime: a) O calor perdido por unidade de tempo e por m2 de parede; ( Q = 1.454 kcal/h) b) A temperatura na superfcie interna; (Ti = 1.674,9 C) c) A temperatura na superfcie externa. (Te = 172,4 C) k = 1,2 kcal/h m oC k = 0,15 kcal/h m oC

Ti=? T1 e1 = 0,2 m h1 = 58 kcal/h m2 oC e2=0,13 m

Te = ? T2

h2 = 10 kcal/h m2 oC

5) Dois fluidos esto separados por uma placa de ao inoxidvel, com 2 polegadas de espessura, rea de 10 p 2 e k = 45 Btu/h.p.oF. As temperaturas dos fluidos e o coeficiente mdio de transferncia de calor so T F1 = 50 oF; TF2 = 0 oF; h1 = 200 Btu/h.p2.oF e h2 = 150 Btu/h.p2.oF. Determinar as temperaturas das superfcies e o fluxo de transferncia de calor atravs da placa quando a radiao trmica nas superfcies for desprezvel. ( Q = 32.530 Btu/h; T1 = 33,7 F; T 2 = 21,87 F)
k

TF1 TF2

T1

T2

h1 TF1 h2 TF2

Rh1

Rk

Rh2

6) No interior de uma estufa de alta temperatura os gases atingem 650 oC. A parede da estufa de ao, tem 6 mm de espessura e fica em um espao fechado onde h risco de incndio, sendo necessrio limitar uma temperatura da superfcie em 38 oC. Para minimizar os custos de isolao, dois materiais sero usados: primeiro, isolante de alta temperatura (mais caro, com k = 0,0894 kcal/hm oC, aplicado sobre o ao de k =
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

24

37,24 kcal/hm oC) e depois, magnsio (mais barato, com k = 0,0670 kcal/hm oC) externamente. A temperatura mxima suportada pelo magnsio 300 oC. Pede-se: a) Especificar a espessura de cada material isolante (em cm); (em = 4,88 cm; ei = 8,67 cm) b) Sabendo que o custo do isolante de alta temperatura, por cm de espessura colocado, 2 vezes o do magnsio, calcular a elevao percentual de custo se apenas o isolante de alta temperatura fosse utilizado. (36,6%) Dados: Temperatura ambiente = 20 oC h1 = 490 kcal/hm2 oC h6 = 20 kcal/hm2 oC
6 mm ei em

h1 T1 = 650 C
o

h6 T2 T3 T4 = 300 C
o

T5 = 38 C

T6 = 20 C

K1

k2

k3

7) O inverno rigoroso na floresta deixou o lobo mau acamado. Enquanto isto, os trs porquinhos se empenham em manter a temperatura do ar interior de suas respectivas casas em 25 C, contra uma temperatura do ar externo de -10 C, alimentando suas lareiras com carvo. Todas as trs casas tinham a mesma rea construda, com paredes laterais de 2 m x 6 m, e frente/fundos de 2 m x 2 m, sem janelas (por medida de segurana, obviamente). Sabe-se que cada quilograma de carvo queimado libera uma energia de cerca de 23 MJ. Considerando que os coeficientes de transferncia de calor por conveco nos lados interno e externo das casas so iguais a 7 W/m2.K e 40 W/m2.K, respectivamente, e desprezando a transferncia de calor pelo piso e pelo teto que so bem isolados, pede-se:
i) Montar o circuito trmico equivalente para a transferncia de calor que ocorre em regime permanente (estacionrio) na casa do porquinho P1; ii) Calcular a taxa de perda de calor em Watts atravs das paredes dessa casa; ( Q =

702 W)
iii) Calcular a temperatura da superfcie interna das paredes, relativa ao circuito do item (i); (Ti = 21,96 C) iv) Calcular a perda diria de energia em MJ (megajoules) correspondente ao circuito do item (i); ( Q = 59 MJ/dia) v) Fazer um balano de energia na casa e calcular o consumo dirio de carvo, necessrio para manter a temperatura interior no nvel mencionado. Para tanto, considere que o corpo de um porquinho ocioso em seu lar libera energia a uma taxa de 100 J/s; (C = 2,19 kg/dia)
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

25

vi) Qual das casas ir consumir mais carvo? Por qu? Obs: no necessrio calcular, apenas observe a tabela dada. Casa pertencente ao porquinho: Material Espessura das paredes Condutividade trmica (SI) P1 Palha 10 cm 0,07 P2 Madeira 4 cm 0,14 P3 Tijolos 10 cm 0,72

2 m

6m 2m

8) Uma parede composta (2m X 2m) possui uma blindagem externa de ao (k A = 54 W/m C) e eA = 5 mm. Em certas horas do dia a parede externa de ao chega a 100 C. A alvenaria tem espessura de 0,3 m e composta de dois materiais. O primeiro metro de altura formado pelo material B (kB = 0,52 W/m C) e o segundo metro de material C (kc = 0,98 W/m C). Uma vez que a transferncia mxima de calor para a parede 350 W, deve-se aplicar isolamento interno. O material escolhido foi a cortia D ((k D = 0,048 W/m C). Determinar a espessura de cortia a ser aplicada para que as especificaes do projeto sejam atendidas. Dados para o ar ambiente: T ar = 20 C e har = 25 W/m2 C. (e = 22,78 mm)
Isolamento Trmico Te=100 C
o

C A D B

Ar Tar = 20 oC har = 25 W/m2 oC

Q 350W

0,005

0,3

e=?

RESISTNCIA TRMICA DE CONTATO


Sistema composto com contato
FENMENOS DE TRANSPORTE II

Sistema composto com contato


Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

26

trmico perfeito

trmico imperfeito

material

material

material

material

+*-/ Interface do sistema

Interface do sistema T

distribuio de temperatura Circuito trmico R R

distribuio de temperatura Circuito trmico R RTC R

Q
onde: RTC = 1 hTC A

O coeficiente de contato trmico h TC depende do material, da aspereza da superfcie, da presso de contato e da temperatura. hTC para ao inox. ( 3 kW/m2 0C) hTC para cobre ( 150 kW/m2 0C)

Um meio prtico de reduzir a resistncia trmica de contato inserir um material de boa condutividade trmica entre as duas superfcies. Existem graxas com alta condutividade, contendo silcio, destinadas a este fim. Em certas aplicaes podem ser usadas tambm folhas delgadas de metais moles.

EXERCCIO
1) Duas barras de ao inoxidvel 304, de 3 cm de dimetro e 10 cm de comprimento, tm as superfcies retificadas e esto expostas ao ar com uma rugosidade superficial de aproximadamente 1m. As superfcies so pressionadas uma contra a outra com uma presso de 50 atm e aplicada combinao das duas barras uma diferena de temperatura de 100 oC. Calcule o fluxo de calor axial (Q = 5,52W) e a queda de temperatura atravs da superfcie de contato (T = 4,13 C). Rk1 RTc Rk2

Q
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

27

10 cm Dados:

10cm

hc = 1893,94 W/m2 oC (coeficiente de contato) kao = 16,3 W/m oC

5.1.3 UMA PAREDE CILNDRICA

Comprimento da parede: L

T Rteq

onde : Rteq

Rtf 1

Rtp

Rtf 2

Rteq

1 h1.2 .R1.L

R2 R1 2 .k .L ln

1 h2 .2 .R2 .L

Q 1 h1.2. .R1.L

T1 T2 R ln 2 R1 2. .k .L

1 h2 .2. .R2 .L

5.1.4 PAREDES CILNDRICAS


FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

28

(T1 T2 ) 1 1 n 1 R ln h1.2. .R1.L 2. .L i 1 ki R


EXERCCIOS

1 h2 .2. .Rn 1.L

1) Calcular a perda de calor, por metro linear, de um tubo com dimetro nominal de 80 mm (dimetro externo = 88,9 mm; dimetro interno = 77,9 mm; k = 37 kcal/h m oC), coberto com isolao de amianto de 13 mm de espessura (k = 0,16 kcal/h m oC). O tubo transporta um fluido a 150 oC com coeficiente de transmisso de calor interno de 195 kcal/h m2 oC, e est exposto a um meio ambiente a 27 oC, com coeficiente de transmisso de calor mdio, do lado externo, de 20 kcal/hm2 oC. ( Q = 296 kcal/h)

R2 R1 Ti =150 oC R3 Tx Ty Tz

Te = 27 oC

2)

k2 h2

T2= 20 oC

Dados: L= 300 m e1= 1,8 cm e2= 15 cm 1= 20 cm k1 = 50 kcal/h m 0C k2 = 0,15 kcal/h m 0C h1 = 10 kcal/h m2 0C h2 = 8 kcal/h m2 0C Calcular: a- calcular o fluxo de calor; ( Q = 48.900 kcal/h)
FENMENOS DE TRANSPORTE II

R1 R2 T1 = 200 oC h1 Tx Ty Tz R3 k1

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

29

b- calcular a temperatura nas faces T x, Ty, Tz. (TX = 174 C; T Y = 173,9 C; T Z = 32 C) 3) Um condutor de uma linha de transmisso de 5000A ( = 1, r = 3,28.10-6 ), dissipa calor no ambiente a 35 0C com h = 10 W/m2.0C. Determine a temperatura do condutor. (T = 138 C) t=?

=1= 0,0254 m r = 3,28.10


-6

L = 1m

4) Por um fio de ao inoxidvel de 3 mm de dimetro passa uma corrente eltrica de 20 A. A resistividade do ao pode ser tomada como 70 .m, e o comprimento do fio o 1m. O fio est imerso num fluido a 110 C e o coeficiente de transferncia de calor por conveco 4 kW/m2 oC. Calcule a temperatura do fio. (T = 215 C)

5) Um submarino deve ser projetado para proporcionar uma temperatura agradvel tripulao, no inferior a 20oC. O submarino pode ser idealizado como um cilindro de 10m de dimetro e 70m de comprimento. A construo das paredes do submarino do tipo sanduche com uma camada externa de 19 mm de ao inoxidvel (k = 14 kcal/hm oC), uma camada de 25 mm de fibra de vidro (k = 0,034 kcal/hm oC) e outra camada de 6 mm de alumnio no interior (k = 175 kcal/hm oC). O hi = 12 kcal/hm2 oC, enquanto o he = 70 kcal/hm2 oC (parado) e he = 600 kcal/hm2 oC) (em velocidade mxima). Determinar a potncia requerida em kW, da unidade de aquecimento, sabendo que a temperatura do mar varia entre 7 oC e 12 oC. Faa o desenho. (P = 40 kW)

6) Uma tubulao de 20 cm de dimetro interno, espessura de 1,8 cm e (k = 50 W/ m oC) que atravessa o galpo de uma fbrica de 300 m, transporta gua quente a 200 o C (h = 10 W/ m2 oC). Devido ao mau isolamento trmico, que consiste numa camada de 15 cm (k = 0,15 W/ m oC), durante os meses de junho e julho, quando a temperatura ambiente cai a 12 oC e o coeficiente de transferncia de calor igual a 8 W/m2 C (perodo em que o problema se agrava por conta do inverno), h a necessidade de reaquecer a gua quando chega ao seu destino, a partir de uma energia que custa R$ 0,10/kW h. Pede-se: a) Calcular a taxa de calor; ( Q = 51.048 W) b) Se a camada de isolamento for aumentada para 25 cm, qual o custo adicional justificvel para comprar o isolamento? ( Q = 39.682 W; 1.637 R$/ano)
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

30

5.1.5 PAREDES ESFRICAS

he Te R1 hi Ti R2 T2 T1

CONDUO

Q Q
R2

kA

dT dR dT dR
T2

Q Q

1 R2

1 ) R1

4.k . (T1 T2 )

k (4. .R 2 ) k .4.

dR Q 2 R1 R
R2

dT
T1

4.k . (T1 T2 ) 1 1 R1 R2 T1 T2 1 1 1 4.k . R1 R2

Q R
R1

dR

k .4. (T2

T1 )

1 R2 R1

k .4. (T1 T2 )

CONVECO

Rh

1 h. A 1 h.4. .R 2
a

Rh

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

31

EXERCCIOS
1) Um tambor metlico esfrico de parede delgada utilizado para armazenar nitrognio lquido a 77 K. O tambor tem um dimetro de 0,5 m e coberto com isolamento refletivo composto de p de slica (k = 0,0017 W/m.K). A espessura do isolamento de 25 mm e sua superfcie externa encontra-se exposto ao ar ambiente a 300 K. O coeficiente de conveco dado por 20 W/m2.K. Qual a transmisso de calor para o N2 lquido? ( Q = 13,06 W)

respiro

har R1 N2 R2 Tar

Tar

Rh

RK

TN2

2) Calcular a taxa de evaporao do N2, no exerccio anterior. Dados p/ N2: Calor latente de vaporizao = hfg = 2.105J/kg massa especfica = dN2 = 804 kg/m3 (m = 5,64 kg/dia ou V = 7 l/dia) 3) Um tanque de ao (k = 40 kcal/h.m.C), de formato esfrico e raio interno de 0,5 m e espessura de 5 mm, isolado com 1" de l de rocha (k = 0,04 kcal/h.m.C). A temperatura da face interna do tanque 220 C e a da face externa do isolante 30 C. Aps alguns anos de utilizao, a l de rocha foi substituda por outro isolante, tambm de 1" de espessura, tendo sido notado ento um aumento de 10% no calor perdido para o ambiente (mantiveram-se as demais condies). Determinar: a) fluxo de calor pelo tanque isolado com l de rocha; ( Q = 687 kcal/h)
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

32

b) o coeficiente de condutividade trmica do novo isolante, desprezando a resistncia trmica do ao; (k = 0,044 kcal/h.m.C) c) qual deveria ser a espessura (em polegadas) do novo isolante para que se tenha o mesmo fluxo de calor que era trocado com a l de rocha. (e = 1,66)

R2

R1

K1

T1 T3 T2 R3 K2

Ao k1 R1 40kcal / h.m.0 C 0,5m

L de Rocha k2
0

Novo Isolante

e 5mm 0,005m

0,04kcal / h.m C e 1 1 " 2 1 " e 1 2 Q' 110% Q

4) Um tanque de armazenamento possui uma seo cilndrica, com comprimento e dimetro interno de L = 2 m e Di = 1 m, respectivamente, e duas sees esfricas nas extremidades. O tanque fabricado em vidro (Pyrex) com 20 mm de espessura e encontra-se exposto ao ar ambiente a temperatura de 300 K e coeficiente de transferncia de calor por conveco de 10 W/m2 K. O tanque usado para armazenar leo aquecido, que mantm a sua superfcie interna a uma temperatura de 400 K. Determine a potncia eltrica que deve ser fornecida a um aquecedor submerso no leo de modo a manter as condies especificadas. A condutividade trmica do Pyrex pode ser suposta igual a 1,4 W/m . K. (P = 8.657 W)
r 1m

2m

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

33

5) O tanque da carreta mostrada na figura abaixo possui uma seo cilndrica, com comprimento e dimetro interno de L = 8m e Di = 2m, respectivamente, e duas sees esfricas nas extremidades. O tanque usado para transportar oxignio lquido e mantm a sua superfcie interna a uma temperatura de 180 C. Procura-se um isolamento trmico, cuja espessura no deve ultrapassar 15 cm, que reduza a taxa de transferncia de calor a no mais que 900 kcal/h. Observe que o tanque encontra-se exposto ao ar ambiente a uma temperatura que varia entre 12 C (no inverno) e 40 C (no vero). (k = 0,008976 kcal/h.m.C)

Fonte: http://www.airliquide.com.br/secao_entr_gas.html 15/03/2005 9h10.

6. RAIO CRTICO
O aumento da espessura de uma parede plana sempre reduz o fluxo de transferncia de calor atravs da parede. Como natural, uma reduo no fluxo de transferncia de calor realiza-se, com maior facilidade, mediante o uso de um material isolante de baixa condutividade trmica. Por outro lado, um aumento na espessura da parede, ou a adio de material isolante, nem sempre provoca uma diminuio no fluxo de transferncia de calor, quando a geometria do sistema tem uma rea de seo reta no constante. Exemplo: Cilindro oco

Tf R1 T1 R2 h

Q =

T1 - Tf ln R2/R1 + 1 2 kL h 2 R2 L

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

34

Se mantivermos T1 , Tf e h constantes o que acontecer se aumentarmos o raio externo R2? Um aumento de R2 provoca Rk e Rh; portanto a adio de material pode de calor, dependendo da variao da R total = Rk + Rh ou o fluxo

Rc = k h Se R2 Rc Se R2 Rc

Raio Crtico: raio externo do tubo isolado que corresponde a mnima resistncia trmica total. A adio de material (isolante) diminuir o fluxo de transferncia de calor. A adio de material (isolante) aumentar o fluxo de transferncia de calor, at que R2 = Rc depois do que, o aumento de R2 provocar

Q.

Esse princpio largamente utilizado na engenharia eltrica, onde material isolante fornecido para fios e cabos condutores de corrente, no para reduzir a perda de calor, mas para aument-la. Isso importante, tambm, na refrigerao, onde o fluxo de calor para o refrigerante frio deve ser conservado num mnimo. Em muitas dessas instalaes, onde tubos de pequeno dimetro so usados, um isolamento na superfcie externa aumentaria o calor transmitido por unidade de tempo.

EXERCCIOS
1) Um cabo eltrico de 15 mm de dimetro deve ser isolado com borracha (k = 0,134 kcal/h m oC). O cabo estar ao ar livre (h = 7,32 kcal/h m2 oC) a 20 oC. Investigue o efeito da espessura do isolamento na dissipao de calor, admitindo uma temperatura da superfcie do cabo de 65 oC. T1=65 oC T 2 = 20 oC

2) Deseja-se manter a temperatura de 60 0C em um condutor eltrico de cobre R = 0,005 /m de 2mm de dimetro. Determinar a corrente mxima em 1 m de fio: - Para o condutor nu. (I = 22,4 A) - Para o condutor isolado com 1 mm de um material com k = 0,15 W/m 0C. (I = 30,33 A) Dados: Ar ambiente a 20 0C com h=10W/m2 0C

-Condutor nu:

Rh

Tar

-Condutor isolado:

T(60 0C)

Rk

Rh

Tar(20 0C)
Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

FENMENOS DE TRANSPORTE II

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

35

RT 16

8,6
1mm 2mm

Rk + Rh Rc
1mm 2 mm 15 mm

3) a) Calcule o raio crtico de isolamento para o amianto (k=0,17 W/m oC) que reveste um tubo ficando exposto ao ar a 20 oC com h = 3 W/m2 oC. (Rc = 5,67 cm) b) Calcule a perda de calor no tubo de 5 cm de dimetro a 200 oC, quando coberto com o raio crtico de isolamento e sem isolamento. ( Q com = 105,7 W; Q sem = 84,8 W) T ar = 20 oC har = 3W/m2 oC = 5 cm 200 oC Amianto

7. RADIAO TRMICA
7.1 INTRODUO Radiao Trmica o processo pelo qual calor transferido de um corpo sem o auxlio de um meio, em virtude de sua temperatura, ao contrrio dos outros dois mecanismos: conduo choque entre as partculas conveco transferncia de massa radiao ondas eletromagnticas
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

36

A radiao trmica utilizada em muitos processos industriais de aquecimento, resfriamento e secagem. Ocorre perfeitamente no vcuo, pois a radiao trmica se propaga atravs de ondas eletromagnticas. um fenmeno ondulatrio semelhante s ondas de rdio, radiaes luminosas, raios-X, raios-gama, etc, diferindo apenas no comprimento de onda ( ), conhecido como espectro eletromagntico, conforme figura 7.1. A intensidade da radiao varia com o comprimento de onda.

Visvel

Raios X Inf .Vermelho UV Micro ondas Raios Gama RAD. TRMICA

10-5

10-4

10-3

10-2

10-1 ( m)

10

102

103

104

figura 7.1

A anlise espectroscpica mostra que a intensidade das radiaes trmicas varia como mostrado na figura 7.2. O pico mximo de emisso ocorre para um comprimento de onda ( mx), cuja posio funo da temperatura absoluta do emissor (radiador).

figura 7.2
a

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

37

A intensidade da radiao trmica comandada pela temperatura da superfcie emissora (figura 7.2). A faixa de comprimentos de onda englobados pela radiao trmica subdividida em ultravioleta, visvel e infravermelho, conforme mostra a figura 7.1. Todo material com temperatura acima do zero absoluto emite continuamente radiaes trmicas. Poder de emisso (E) a energia radiante total emitida por um corpo, por 2 unidade de tempo e por unidade de rea (kcal/h.m ; W/m2).

7.2. CORPO NEGRO e CORPO CINZENTO Corpo Negro um conceito terico padro que estabelece um limite superior de radiao, de acordo com a segunda lei da termodinmica, com o qual as caractersticas de radiao dos outros meios so comparadas. Portanto, uma superfcie ideal que tem as seguintes propriedades: Absorve toda a radiao incidente, independente do comprimento de onda e da direo; Para uma temperatura e comprimento de onda dados, nenhuma superfcie pode emitir mais energia do que um corpo negro; Embora a radiao emitida por um corpo negro seja uma funo do comprimento de onda e da temperatura, ela independente da direo, ou seja, o corpo negro um emissor difuso. Corpo Cinzento o corpo cuja energia emitida ou absorvida uma frao da energia emitida ou absorvida por um corpo negro, aproximando-se das caractersticas dos corpos reais, como mostra a figura 7.3.

Figura 7.3

Emissividade ( ) a relao entre o poder de emisso de um corpo real (cinzento) e o poder de emisso de um corpo negro.

Ec En

onde, Ec = poder de emisso de um corpo cinzento En = poder de emisso de um corpo negro

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

38

Os corpos cinzentos tm emissividade ( ) sempre menor que 1, e so, na maior parte os materiais de utilizao industrial, sendo que em um pequeno intervalo de temperatura pode-se admitir constante e tabelado. Devido s caractersticas atmicas dos metais, isto no ocorre. Entretanto, para pequenos intervalos de temperatura, as tabelas fornecem valores constantes de emissividade. 7.3. LEI DE STEFAN-BOLTZMANN Stefan determinou experimentalmente e Boltzmann deduziu matematicamente que, para um corpo negro:

En

.T 4

onde,

= 4,88 10 -8 kcal h.m 2 .K 4 (constante de Stefan - Boltzmann) T = temperatura absoluta (Kelvin)

Sist. Ingls Sist. Internacional

0,173 10 8 Btu h. ft 2 .R 4 ; 5,6697 10 8 W m 2 K 4

7.4 TROCA DE RADIAO ENTRE SUPERFCIES Considerando a troca de calor por radiao entre duas ou mais superfcies, observa-se que essa troca depende das geometrias e orientaes das superfcies e das suas propriedades radioativas e temperatura. Tais superfcies esto separadas por um meio no participante, que no emite, no absorve e no dispersa, no apresentando nenhum efeito na transferncia de radiao entre as superfcies. A maioria dos gases apresenta um comportamento muito aproximado e o vcuo preenche exatamente essas exigncias. 7.4.1 FATOR DE FORMA Para calcular a troca por radiao entre duas superfcies quaisquer, utiliza-se o conceito de fator de forma ou fator de configurao. Inicia-se o clculo da transferncia de calor por radiao entre superfcies com a determinao da frao da radiao total difusa que deixa uma superfcie e interceptada por outra e vice-versa. A frao da radiao distribuda difusamente que deixa a superfcie A1 e alcana a superfcie A2 denominada de fator de forma para radiao F1,2. O primeiro ndice indica a superfcie que emite e o segundo a que recebe radiao. Duas superfcies negras de reas A1 e A2, separadas no espao (figura 7.4) e em diferentes temperaturas (T1 > T 2) so apresentadas:

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

39

Figura 7.4

Em relao s superfcies A1 e A2 temos os seguintes fatores de forma:

F12 F21

frao da energia que deixa a superfcie (1) e atinge (2) frao da energia que deixa a superfcie (2) e atinge (1)

A energia radiante que deixa A1 e alcana A2 :

Q1

E n1 . A1 .F12

A energia radiante que deixa A2 e alcana A1 :

Q2

E n 2 . A2 .F21

A troca lquida de energia entre as duas superfcies :

Q12 Q 21

En1 . A1 .F12

En 2 . A2 .F21

Em uma situao em que as duas superfcies esto na mesma temperatura, o poder de emisso das duas superfcies negras o mesmo (E n1 = En2) e no haver troca lquida de energia ( Q 0 ). Ento:

En1 . A1 .F12

En 2 . A2 .F21

(I )

Como En1 = En2, obtm-se:

A1.F12

A2 .F21

(II)

Como tanto a rea quanto o fator de forma no dependem da temperatura, esta relao vlida para qualquer temperatura. Substituindo a equao (I) na equao (II), obtm-se:

En1. A1.F12

En 2 . A1.F12
Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

FENMENOS DE TRANSPORTE II

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

40

A1 .F12 . En1

En 2

Pela lei de Stefan-Boltzmann, tem-se:

En1
Q A1 .F12

.T1

e
4

En 2
.T2
4

.T2 ,

portanto :

.T1

. A1 .F12 . T14 T24

Esta a expresso para o fluxo de calor transferido por radiao entre duas superfcies a diferentes temperaturas. O Fator de Forma depende da geometria relativa dos corpos e de suas emissividades ( ), que so encontradas em tabelas e bacos para o clculo do fator forma para cada configurao geomtrica (placas paralelas, discos paralelos, retngulos perpendiculares, quadrados, crculos, etc): Superfcies negras paralelas e de grandes dimenses, corpo A1 totalmente envolvido pelo corpo A2, O corpo A1 no pode ver qualquer parte de si: F12 1 Superfcies cinzentas grandes e paralelas 1 F12 1 1 1
1 2

Superfcie cinzenta (1) muito menor que superfcie cinzenta (2)

F12

Dois discos paralelos de dimetros diferentes, distantes entre si por L, com os centros na mesma normal aos seus planos; disco menor A1 com raio a, disco maior com raio b.

F1, 2

1 2 L 2a 2

a2

b2

L2

a2

b2

4a 2 b 2

7.5 EFEITO COMBINADO CONVECO - RADIAO Uma parede plana qualquer submetida a uma diferena de temperatura, tem na face interna a temperatura T1 e na face externa uma temperatura T 2, maior que a temperatura do ar ambiente T 3, como mostra a figura 7.5. Neste caso, atravs da parede ocorre uma transferncia de calor por conduo at a superfcie externa. A superfcie
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

41

transfere calor por conveco para o ambiente e existe tambm uma parcela de transferncia de calor por radiao da superfcie para as vizinhanas. Portanto, a transferncia de calor total a soma das duas parcelas:

Figura 7.5

Q conv Q rad
EXERCCIOS

1) Duas placas grandes de metal, separadas de 2" uma da outra, so aquecidas a 300 C e 100C, respectivamente. As emissividades so 0,95 e 0,3 respectivamente. Calcular a taxa de transferncia de calor por radiao atravs do par de placas. ( Q = 1.295 kcal/h)

2) Um duto de ar quente, com dimetro externo de 22 cm e temperatura superficial de 93 C, est localizado num grande compartimento cujas paredes esto a 21 2 C. O ar no compartimento est a 27 C e o coeficiente de pelcula 5 kcal/h.m C. Determinar a quantidade de calor transferida por unidade de tempo, por metro de tubo, se: a) o duto de estanho ( = 0,1) ( Q = 263 kcal/h) = 0,9) ( Q = 543 kcal/h)

b) o duto pintado com laca branca (

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

42

Tt

Tar; h

Q conv Q rad
duto

3) Em uma indstria, vapor d' gua saturado a 44 kgf/cm e 255 C escoa por um tubo de parede fina de dimetro externo igual a 20 cm. A tubulao atravessa um amplo recinto de 10m de comprimento, cujas paredes esto mesma temperatura de 25 C do ambiente (har = 5 kcal/h.m2 C). Deseja-se pintar a superfcie externa do tubo de maneira que ao sair do recinto, o vapor no interior do tubo se encontre com apenas 5% de sua massa no condensada. No almoxarifado da indstria dispe-se de 3 tintas cujas emissividades so: tinta A: a=1; tinta B: b = 0,86 e tinta C: c = 0,65. Sabendo-se que o calor latente de vaporizao nestas condies 404 kcal/kg, determinar: a) a tinta com a qual devemos pintar o tubo, sabendo-se que a vazo de vapor 55,2 kg/h; ( c = 0,65) b) a energia radiante por unidade de comprimento aps a pintura; ( Q = 1.392 kcal/h) c) a vazo de vapor se utilizar a tinta A. (m = 74,6 kg/h)

Tt

Tar; h

Q conv Q rad
duto

4) Um reator em uma indstria trabalha a 600 C em um local onde a temperatura 2 ambiente 27 C e o coeficiente de pelcula externo 40 kcal/h.m C. O reator foi construdo de ao inox ( = 0,06) com 2 m de dimetro e 3 m de altura. Tendo em vista o alto fluxo de calor, deseja-se aplicar uma camada de isolante (k= 0,05 kcal/h m C e = 0,75) para reduzir a transferncia de calor a 10 % da atual. Desconsiderando as resistncias trmicas que no podem ser calculadas, pede-se: a) O fluxo de calor antes da aplicao do isolamento; ( Q = 618.368 kcal/h) b) A parcela transferida por conveco aps o isolamento, sabendo-se que a temperatura externa do isolamento deve ser 62 0C; ( Q = 57.701 kcal/h) c) A espessura do isolante a ser usada nas novas condies. (e = 8,2 mm)
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

43

Desprezando as resistncias trmicas de conveco interna e conduo na parede de ao do reator, a temperatura da base do reator pode ser considerada a mesma do fluido.

5) Duas superfcies planas negras e de grandes dimenses so mantidas a 200 C e 300 C. Determine: a) Determine o fluxo lquido de calor entre as placas, por unidade de rea; ( Q = 3.274 W/m2) b) Repita para o caso em as temperaturas de ambas as placas so reduzidas em 100 C e calcule a percentagem de reduo da transferncia de calor. ( Q = 1.741,5 W/m ; 46,84%)
2

A1 T1
1

A2 T2
2

6) Repetir o exerccio anterior (5) (itens a e b) considerando que as superfcies so cinzentas com emissividades 0,73 e 0, 22, respectivamente.

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

44

A1 T1
1

A2 T2
2

7) Os gases quentes do interior de uma fornalha so separados do ar ambiente a 25 C (h = 17,2 Kcal/h.m2.C) por uma parede de tijolos de 15 cm de espessura. Os tijolos tm uma condutividade trmica de 1,0 kcal/h.m.C e uma emissividade de 0,8. No regime permanente mediu-se a temperatura da superfcie externa da parede da fornalha como sendo 100 C. Considerando que a fornalha est em um grande compartimento cuja temperatura da superfcie interna igual temperatura ambiente, qual a temperatura da superfcie interna da parede da fornalha? (T = 355,5 C)

Ti=?

Te = 1000C

Ar Ambiente (2) Tar = 250C har=17,2 kcal/h.m 2 0C

K=1kcal/h.m0C = 0,8

Forno (1)

e=15 cm

8) Um reator de uma indstria trabalha a temperatura de 600 oC. Foi construdo de ao inoxidvel ( = 0,06) com 2,0 m de dimetro e 3,0 m de comprimento. Tendo em vista o alto fluxo de calor, deseja-se isol-lo com uma camada de l de rocha (k = 0,05 kcal/m.oC e = 0,75) para reduzir a transferncia de calor a 10% da atual. Calcular: a) o fluxo de calor (radiao e conveco) antes do isolamento; ( Q = 290.000 kcal/h) b) a espessura de isolante a ser usada nas novas condies, sabendo que a temperatura externa do isolamento deve ser igual a 62 oC. (e = 0,1753 m)

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

45

T1 r

Re ator
L k,

T1

600 o C 0,06 d 2m L 3m

material

ao inox

Ar T2, h2

Ar

T2

250 C

h 17,2kcal/h.m. 0 C Isolante L de Rocha k 0,05kcal/h.m. 0 C 0,75

e=?

9) Exerccio do Provo de Eng. Mecnica ENC 2003 Em uma empresa existem 500 metros de linha de vapor a 150 C, com dimetro externo de 0,1 m, sem isolamento trmico, em um ambiente fechado a 30 C. O vapor estava sendo gerado a partir da queima de lenha que produzia energia a baixo custo, porm causando grandes danos ambientais. Diante disso, esse processo foi substitudo por um sistema de gs natural adaptado caldeira que polui menos e ainda apresenta vantagens no custo do kWh. Objetivando a racionalizao de energia nessa empresa, prope-se o isolamento da tubulao a partir de uma anlise dos custos envolvidos. Para tanto, considere um coeficiente de transferncia convectiva de calor h = 7 W/m2. K entre a tubulao e o ar ambiente. Despreze as resistncias trmicas por conveco interna e conduo na parede da tubulao e suponha que as temperaturas das paredes internas do recinto sejam iguais 27 C. a) cite dois fatores importantes que devem ser considerados na seleo de um isolante trmico; (valor: 2,0 pontos) b) determine a economia de energia diria, em Joules, que pode ser obtida isolando-se a tubulao com uma camada de 0,05 m de l de vidro (k = 0,04 W/m.K). Despreze trocas trmicas radiativas entre o isolante e o ambiente e considere o coeficiente de conveco h = 3,5 W/ m2. K; (valor: 6,0 pontos) (Ec = 26.127 MJ/dia) c) O oramento para a colocao do isolamento trmico de R$ 60.000,00 e o custo do kWh R$ 0,10. Calcule o tempo de amortizao do investimento. (valor: 2,0 pontos) (Tempo = 83 dias) Dados / Informaes adicionais K = C + 273,15 Taxa de transferncia de calor por radiao: expresso Taxa de transferncia de calor por conduo em um cilindro: expresso Emissividade da parede externa da tubulao: = 0,9 Constante de Steffan-Boltzmann: = 5,67 x 10-8 W/m2. K

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

46

8. ALETAS
8.1 INTRODUO So freqentes as situaes em que se procuram meios para aumentar a quantidade de calor transferido, por conveco, de uma superfcie. A lei de Newton: Q = h A ( T1 - T2 ) sugere que se pode aumentar Q mediante o aumento de h, (T1 - T2) ou de A. Conforme j verificamos, h funo da geometria, das propriedades do fluido e do escoamento. A modulao de h mediante o controle destes fatores oferece um procedimento pelo qual Q pode ser aumentado ou diminudo. No que se refere ao efeito de (T 1 - T2) sobre Q encontram-se freqentemente dificuldades, por exemplo, nos sistemas de refrigerao de motores de automveis, em dias muito quentes, pois T2 ser muito elevada. Em relao rea da superfcie que se expe ao fluido, esta pode ser, muitas vezes, estendida, mediante o uso de aletas. Constituem aplicaes familiares destes dispositivos de transferncia de calor com superfcies aletadas os radiadores de automveis, as montagens de transistores de potncia e dos transformadores eltricos de alta tenso. Tendo como referncia a extenso de uma parede plana o calor passa da parede para a aleta mediante conduo e sai da superfcie da aleta por efeito convectivo. Portanto, a diminuio da resistncia superficial convectiva R h provocada por um aumento na rea superficial acompanhada por um aumento da resistncia condutiva R k. Para que se eleve o fluxo de transferncia de calor da parede, mediante a extenso da superfcie, a diminuio de Rh deve ser maior que o aumento em Rk. Na verdade, a resistncia superficial deve ser o fator controlador nas aplicaes prticas de aletas (Rk<Rh ou, preferivelmente, Rk<<<<Rh) 8.2 CLCULO DO FLUXO DE CALOR EM ALETAS DE SEO UNIFORME A aleta desenhada a seguir est fixada em uma superfcie com temperatura T p e em contato com um fluido com temperatura T .

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

47

dqconv= h.P.dx (Tp-T )

A qx dx qx+dx Z

BASE Tp

Fazendo um balano de energia em um elemento diferencial da aleta. Sob as condies de regime permanente a partir das quantidades de energia: Energia entrando pela face esquerda

qx

kA

dT dx
dT dx

Energia saindo pela face direita

qx

dx

kA

x dx

Energia perdida por conveco Obtm-se a equao:

qconv

h.( P.dx)(T

T )

qx

x dx
dT dx

qconv
k . At . dT dx d dx k . At . dT dx dx h. P.dx T T

k . At .

onde P o permetro da aleta, At rea da seo transversal da aleta e (P.dx) a rea entre as sees x e (x+dx) em contato com o fluido. Considerando h e k constantes a equao pode ser simplificada:

h.P.dx. T

d dx

k . At .

dT dx dx

h.P. T

d 2T k . At . 2 dx

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

48

d 2T dx 2

m2 . T

onde ; m

h. P , k . At

o coeficiente da aleta

(m 1 )

A equao diferencial linear de segunda ordem, acima, tem soluo geral:

C emx

Ce

mx

onde C1 e C2 so constantes e determinadas por meio das seguintes condies de contorno: 1) que a temperatura da base da barra seja igual temperatura da parede na qual ela est afixada, ou seja: em x 0 T T p 2) depende das hipteses adotadas:

Caso (a)

Barra infinitamente longa

Sua temperatura na extremidade se aproxima da temperatura do fluido: T = T

T T

0 C1em.

C2e

m.

Se o segundo termo da equao zero, a condio de contorno satisfeita apenas se C1=0. Substituindo C1 por 0:

C2

Ts T

A distribuio de temperatura fica:


T T Tp T .e
m.

(I)

Como o calor transferido por conduo atravs da base da aleta deve ser transferido por conveco da superfcie para o fluido, tem-se:

qaleta

k . A.

dT dx

(II)
x
0

Diferenciando a equao (I) e substituindo o resultado para x=0 na equao (II), obtemse:

q aleta

k . A. m. T p

T .e

m .0 x 0

k . A.

h.P . Tp k.A

T
Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

FENMENOS DE TRANSPORTE II

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

49

qaleta

h.P.k. A. Tp T

A equao calcula o calor transferido aproximado, na unidade de tempo, em uma aleta finita, se seu comprimento for muito grande em comparao com a rea de sua seo transversal. Caso (b) desprezvel Barra de comprimento finito, com perda de calor pela extremidade

A segunda condio de contorno exigir que o gradiente de temperatura em x = L seja zero, ou seja, dT dx 0 em x=L. Com as seguintes condies:

C1

Tp T 1 e 2.m.L

C2

Tp T 1 e
2.m. L

Substituindo as equaes anteriores em: T Obtm-se :

C emx

Ce

mx

T T

Tp

T .

e m.x 1 e 2.m.L

e m.x 1 e 2.m.L
ex e
x

Considerando que o co-seno hiperblico definido como: coshx anterior pode ser escrita na forma adimensional simplificada:

2 , a equao

T T Tp T

coshm L x cosh(m.L)

A transferncia de calor pode ser obtida por meio da equao (II), substituindo o gradiente de temperatura na base:

dT dx

Tp
x 0

1 T .m. 1 e 2.m.L

1 1 e 2.m..L

Tp

e m.L T .m. m.L e

e e

m.L m.L

dT dx

TP
x 0

T .m. tgh m.L

O calor transferido, na unidade de tempo :

q aleta

h.P.k. A. TP T . tgh m.L


Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

FENMENOS DE TRANSPORTE II

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

50

Caso (c) Barra de comprimento finito, com perda de calor por conveco pela extremidade Neste caso, o princpio o mesmo e o fluxo de calor transferido :

qaleta

h.P.k . A. T p

T .

senh m.L cosh m.L

h m.k . cosh m.L h m.k .senh m.L

Caso (d)

Temperatura fixa na extremidade da aleta

Neste caso, o calor transferido calculado por:

qaleta
Onde:

cosh ML

(TL T ) /(T p T ) senh ML

h .P.k. A . (T p T )
Temperatura na ponta da aleta.

TL

8.3 TIPOS DE ALETAS Diversas aplicaes industriais apresentam vrios tipos de aletas e alguns dos mais encontrados industrialmente, so mostrados a seguir: 1) Aletas de Seo Retangular
Aleta de seo retangular assentada longitudinalmente em uma superfcie plana. Considerando que a aleta tem espessura b (= Z) e largura e (espessura pequena em relao largura), o coeficiente da aleta m pode ser calculado assim:

P At

2.Z Z .e

2.e

h. P k . At

2) Aletas de Seo No-Retangular

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

51

As aletas de seo triangular, como as aletas de seo parablica, trapezoidal, etc, tambm so comuns. O clculo do coeficiente m pode ser feito de modo similar ao caso anterior, considerando uma rea transversal mdia.

3) Aletas Curvas

As aletas colocadas sobre superfcies curvas podem ter colocao radial (transversal) como na figura ou axial (longitudinal), assentando aletas do tipo retangular. O assentamento radial ou axial de aletas sobre superfcies cilndricas depende da direo do escoamento do fluido externo, onde as aletas devem prejudicar o mnimo possvel o coeficiente de pelcula, ou seja, no podem provocar estagnao do fluido. O clculo do coeficiente m feito da seguinte forma:

P 2. 2. .r At 2. .r.e
m h. P k . At

2.e

4. .r

4) Aletas Pino
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

52

Em certas aplicaes aletas tipo pino so necessrias para no prejudicar demasiadamente o coeficiente de pelcula. A figura mostra uma aleta pino de seo circular. Neste caso o clculo do coeficiente m feito assim:

P At
m

2. .r .r 2
h. P k . At

8.4 EFICINCIA DE UMA ALETA Em uma superfcie sobre a qual esto fixadas aletas de seo transversal uniforme, como mostra a figura a seguir, as aletas tm espessura e, altura l (= L) e largura b (=Z). A superfcie base est na temperatura T s (=Tp) maior que a temperatura ambiente T .

O fluxo de calor total transferido atravs da superfcie com as aletas igual ao fluxo transferido pela rea exposta das aletas (AAL) mais o fluxo transferido pela rea exposta da superfcie base (AP):

qP

qP h. AP . TP T q AL , onde q A L h. AAL . T? T
Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

FENMENOS DE TRANSPORTE II

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

53

A diferena de temperatura para a rea das aletas (T ? -T ) desconhecida. A temperatura TP da base da aleta, pois medida que a aleta perde calor, a sua temperatura diminui, ou seja, AAL no trabalha com o mesmo potencial trmico em relao ao fluido. Por este motivo q A L, calculado com o potencial (T P - T ), deve ser corrigido, multiplicando este valor pela eficincia da aleta ( ). A eficincia da aleta pode ser definida como:

calor realmente trocado pela aleta calor que seria trocado se AA L estivesse na temperatura TP
Portanto,

q AL h. AA L . TP

Sendo assim, o fluxo de calor trocado pela rea das aletas :

q AL

h. AAL . TP T .

O fluxo de calor em uma aleta cuja troca de calor pela extremidade desprezvel obtido por meio da equao:

qAL

h.P.k.At . TP T . tgh m.L

Desprezar a transferncia de calor pela extremidade da aleta uma simplificao para as aletas de uso industrial. Entretanto, como as aletas tm espessura pequena, a rea de troca de calor na extremidade pequena; alm disto, a diferena de temperatura entre a aleta e o fluido menor na extremidade. Portanto, na maioria dos casos, devido pequena rea de troca de calor e ao menor potencial trmico, a transferncia de calor pela extremidade da aleta pode ser desprezada. Igualando as duas equaes para o fluxo de calor, tem-se:

h. AAL . TP T .

h.P.k. At . TP T . tgh m.L

Isolando a eficincia da aleta, obtm-se:

h.Pk . At . tgh m.L h. AA L


A rea de troca de calor da aleta pode ser aproximada para:

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

54

AA L

P.L

Substituindo, obtm-se:

h 2 .P 2 . k . At h. P.L

. tgh m.L

k . At h.P .L

. tgh m.L

tgh m.L h.P k . At .L

O coeficiente da aleta (m) pode ser introduzido na equao acima para dar a expresso final da eficincia da aleta:

tgh m.L m.L


onde, m h. P ( coeficiente da aleta ) k . At

tgh m.L

e m.L e m.L

e e

m. L m. L

A equao anterior mostra que a eficincia da aleta funo do produto "m.L". De acordo com as funes hiperblicas, medida que o produto "m.L" aumenta a eficincia da aleta diminui, pois o numerador aumenta em menor proporo. Portanto, quanto maior o coeficiente da aleta e/ou quanto maior a altura, menor a eficincia. Em compensao, quanto maior a altura, maior a rea de transferncia de calor da aleta (AAL). O fluxo de calor trocado em uma superfcie aletada por ser calculado:

q q p qAL

q h.Ap . T p T

h.AA L . T p T .

Colocando o T e o coeficiente de pelcula em evidncia, obtemos:

q h. Ap

. AA L . Tp T

A eficincia da aletas obtida a partir da equao demonstrada e as reas Ap (da parede aletada) e AAL (das aletas) so obtidas por meio de relaes geomtricas.

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

55

8.5 FUNO HIPERBLICA:

TP

TAR (

senh (x) = ex - e-x 2 cosh (x) = ex + e-x 2 tgh (x) = senh (x) cosh (x)

Q = Q P + Q AL
e

Q P = h . AP . ( TP - TAR) Q Q AL = h. .AAL. (TP - TAR)


z L

Q = h. ( AP + .AAL).(TP - TAR)
= tgh ( m.L ) m.L m= P.h A.k (m-1) P = 2 .(z + e) A = z.e projeo na parede

AP = AP - ( NAL . z. e) AAL = NAL . P . L

rea da parede aletada rea da aleta

EXERCCIOS
1) Uma aleta de ao (k = 43W/m oC) de 3 cm de comprimento e 1 cm de dimetro transfere calor de uma parede a 200 0C para um fluido a 25 oC, com h = 120 W/m2 oC. Determinar o fluxo de transferncia de calor da aleta, no caso em que a extremidade est isolada e os efeitos de radiao trmica so desprezveis. ( Q = 16 W)

e=1 cm L=3 cm

k = 43W/m oC L = 3 cm e= 1 cm Tp= 200 oC Tar= 25 oC h = 120 W/m2 oC

Q =?

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

56

2) Uma parede de 1,0 m x 1,0 m a 200 0C deve ser aletada para dissipar 15 kW no ar ambiente a 30 0C com h = 10 W/m2 0C. Determinar a altura e o nmero de aletas necessrio sabendo que a espessura das aletas 1,5 mm, o produto m.L = 1,419 e a 0 condutividade trmica do material da aleta 35 W/m C. (N = 87 aletas)

Tp

200O C 30O C

Tp

Tar

z 1m e 1,5mm
L

L ? N AL ? Q 15kW

h 10W / m 2 O C k 35W / m.O C mL 1,419


Z

3) O dissipador de um equipamento eletrnico (caixa de transistor) consiste de uma placa onde so colocadas 12 aletas. A temperatura da placa 80 0C, a temperatura do ar ambiente, 25 0C com h = 0,03 kW/m2 K e a condutibilidade da aleta k = 0,15 kW/m K. Calcular a potncia dissipada. ( Q = 113 W) L = 25mm

e = 1mm 6mm 80 C 40mm 70mm


0

Z = 100 mm NAL = 12 TP = 80 0C TAR = 25 0C h = 0,03 kW/m2 K k = 0,15 kW/m K

1 mm

100mm
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

57

25 mm 4) Uma placa (150 mm x 100 mm) a 80 C deve dissipar 0,153 kW para o ar ambiente a 30 C com h = 0,04 kW/ m2 K. Na placa devem ser colocadas 8 aletas longitudinais (k = 0,15 kW/mK), com 1 mm de espessura e 150 mm de largura. Determinar a altura L da aleta. (L = 30 mm) DADO: arctg tgh-1 (mL) = ln (1 + mL) (1 mL)

Tp

Tp Tar

80 O C 30 O C

z 150mm e 1mm L ?

5) Em uma placa plana a 100 C com dimenses 1000 mm x 1000 mm so colocadas 40 aletas (k = 202 W/m C). O sistema dissipa calor para o ar ambiente a 20 C com h = 7 W/m2 C. a) Calcular o calor dissipado pela placa sem aleta; ( Q = 560 W) b) Calcular o calor dissipado pela placa aletada; ( Q = 1.831,5 W)
e

z 1m L 30mm e 3mm k 202W / m o C N AL 40


L

L L

1m

6) Tm-se duas aletas de seo circular e altura L. Uma de cobre, com =5mm e a outra de ao, dissipando calor. Ambas tm o mesmo rendimento. Determinar o da aleta de ao. (D = 52,87 mm)
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

58

Dados: kcu = 370W/m C e kao = 35W/m C

7) Uma parede plana (0,3m x 1,0m) e k = 35W/m C mantida a 100 C no ar ambiente a 30 C, com h = 15W/m2 C, e deve dissipar 1kW. Sabendo-se que a espessura da aleta de 3mm e sua altura 80mm, pede-se: a) verificar a possibilidade; b) se no for possvel, determine o nmero de aletas necessrio. (N = 22 aletas)

Tp

8) Um recipiente de cobre (k = 280 W/m C) est contendo uma partida de doce de banana e deve dissipar 1000 W para manter a temperatura a 100 C em um ambiente a 30 C e h = 15W/m2 C. A parede exposta tem uma superfcie com altura de 500mm e largura 600mm. O proprietrio dispe de um barramento de cobre com seo retangular de espessura 3mm, largura 80mm e comprimento de 6m. Como a temperatura do doce ficou acima dos 100 C necessrios ele perguntou ao seu sobrinho (engenheiro) como poderia resolver o problema, utilizando o material disponvel. Este respondeu que para reduzir a temperatura teria que dissipar mais calor colocando um ventilador ou aumentando a superfcie de troca de calor, soluo mais econmica que seria obtida pela soldagem de aletas na superfcie exposta do recipiente. Indique quantas aletas devem ser cortadas e quais as suas dimenses, sendo dispostas na parede na posio vertical (desconsidere o fluxo atravs da solda). (N = 9 aletas)

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

59

600

100 C

e = 3mm

6m

Q
500

80 mm

9) A dissipao de calor em um transistor de formato cilndrico pode ser melhorada inserindo um cilindro vazado de alumnio (k = 200 W/m.K) que serve de base para 12 aletas axiais. O transistor tem raio externo de 2 mm e altura de 6 mm, enquanto que as aletas tem altura de 10 mm e espessura de 0,7 mm. O cilindro base, cuja espessura 1 mm, est perfeitamente ajustado ao transistor e tem resistncia trmica desprezvel. Sabendo que ar fluindo a 20 C sobre as superfcies das aletas resulta em 2 um coeficiente de pelcula de 25 W/m .K, calcule o fluxo de calor dissipado quando a temperatura do transistor for 80 C. (Q = 2,2 W)

10) Uma placa plana de alumnio (k = 175 kcal/h.m. C) de resistncia trmica desprezvel tem aletas retangulares de 1,5 mm de espessura e 12 mm de altura, espaadas entre si de 12 mm, ocupando toda a largura da placa. O lado com aletas est 2 em contato com ar a 40 C e coeficiente de pelcula 25 kcal/h.m .C. No lado sem aletas 2 escoa leo a 150 C e coeficiente de pelcula 225 kcal/h.m .C. Calcule, por unidade de rea da placa: a) Fluxo de calor pela placa aletada desprezando a resistncia da pelcula de leo; (Q = 7.292 kcal/h) b) Idem ao item anterior, levando em conta a resistncia conveco na pelcula de leo. (Q = 5.625 kcal/h)
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia har Tar

pgina

60

e T0 h0 Tp L l

11) Um tubo de dimetro 2" e 1,2 m de comprimento transporta um fluido a 150 2 C, com coeficiente de pelcula de 1800 kcal/h.m . C. Para facilitar a troca de calor com o ar ambiente foi sugerido o aletamento do tubo, com aletas longitudinais de 2 mm de espessura e 19 mm de altura, montadas com espaamento aproximado de 6 mm (na base). O tubo e as aletas de ao tem coeficiente de condutividade trmica igual a 40 kcal/h.m. C e emissividade 0,86. O ar ambiente est a 28 C, com coeficiente de pelcula 2 15 kcal/hm C. Desprezando a resistncia da pelcula interna, pede-se: a) o calor transferido por conveco pelo tubo sem as aletas (Q = 350 kcal/h) b) o calor transferido por radiao pelo tubo sem as aletas (Q = 191 kcal/h) c) o nmero de aletas (N = 20 aletas) d) o calor transferido por conveco pelo tubo aletado (Q = 1.862 kcal/h) e) o calor transferido por radiao pelo tubo aletado (Q = 1.054 kcal/h)

Tar har

l Tp

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

61

12) Determine a porcentagem de aumento da transferncia de calor associada com a colocao de aletas retangulares de alumnio (k = 200 W/m.K) em uma placa plana de 1m de largura. As aletas tm 50 mm de altura e 0,5 mm de espessura e a densidade de colocao 250 aletas por unidade de comprimento da placa (as aletas so igualmente espaadas e ocupam toda a largura da placa). O coeficiente de pelcula do ar 2 sobre a placa sem aletas 40 W/m .K, enquanto que o coeficiente de pelcula resultante 2 da colocao de aletas 30 W/m .K. (aumento de Q = 1.253%)
har Tar

n 250 aletas l 50 mm 0, 05 m
e

e 0, 5 mm 0, 0005 m Consideremos uma placa de : 1m 1m

b 1m

T0 h0 Tp

sem aletas
L l

40 W m2 . K

com aletas h 30 W m2 . K k aletas 200 W m. K

13) Determinar o aumento do calor dissipado por unidade de tempo que poderia ser obtido de uma placa plana usando-se por unidade de rea 6400 aletas de alumnio (k = 178 kcal/h.m C), tipo pino, de 5 mm de dimetro e 30 mm de altura. Sabe-se que na base da placa a temperatura 300 C, enquanto que o ambiente est a 20 C com 2 coeficiente de pelcula de 120 kcal/h.m C. (Q = 83.398 kcal/h; 248%)

Tp

Tar, har

Q conv

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

62

9. CONDUO DE CALOR EM REGIME TRANSITRIO


At aqui, tratamos a conduo de calor somente no estado estacionrio. Entretanto, aps o incio do processo de transferncia de calor, antes que as condies do estado estacionrio sejam atingidas, transcorrer certo tempo. Durante esse perodo, chamado transitrio, a temperatura e a energia interna variam. A anlise do fluxo de calor em estado transitrio apresenta grande importncia prtica nos sistemas industriais de aquecimento e resfriamento. Alm do fluxo de calor em estado transitrio, quando o sistema passa de um estado estacionrio a outro existem problemas de engenharia envolvendo variaes peridicas no fluxo e na temperatura como, por exemplo, o fluxo de calor entre os perodos diurno e noturno num edifcio, alm do fluxo de calor em motor de combusto interna. Alguns problemas podem ser simplificados pela suposio de que a temperatura somente uma funo do tempo e uniforme em todo o sistema a qualquer momento e o mtodo de anlise apresentado a seguir.

9.1 Sistemas com resistncia interna desprezvel (sistemas concentrados)

Embora no exista material na natureza que apresente condutividade trmica infinita, muitos problemas de fluxo de calor transitrio podem ser resolvidos a partir da suposio de que a resistncia condutiva interna do sistema to pequena que a temperatura no seu interior uniforme em qualquer instante. Esta simplificao vlida quando a resistncia trmica externa entre a superfcie do sistema e o meio sua volta to grande, quando comparada interna, que ela controla o processo de transferncia de calor. O nmero de Biot (Bi) uma medida da importncia relativa da resistncia trmica dentro de um corpo slido:

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

63

Bi
Bi

Rint erna Rexterna

h .L k

m
V

0,1 concentrados

fluido

Onde:
_

h o coeficiente de transferncia de calor mdio (cte); q L a dimenso de comprimento significativo (volume do corpo / rea superficial do corpo); k a condutividade trmica do corpo. Considere o resfriamento acima de um corpo retirado de um forno, em um banho,
onde: To a temperatura do corpo ao sair do forno; T a temperatura do banho (cte); T a temperatura mdia do corpo; t = 0 o tempo em que o resfriamento comea. Fazendo um balano de energia para o corpo em um intervalo de tempo dt, considerando a hiptese de que T uniforme em qualquer instante:

m V

.V

dE

.V .c.dT

Variao de energia interna do corpo durante dt

fluxo lquido de calor do corpo para o banho durante dt


_

.V .c

dT dt

h . As .(T

T )

Onde: = densidade do corpo (kg/m3); 3 V = volume do corpo (m ); c = calor especfico do corpo (J/kg.K);
_

h o coeficiente de transferncia de calor mdio (cte); As = rea da superfcie (m2); dT = variao da temperatura (K) durante o intervalo de tempo dt (s).

dT T T

d (T T ) (T T )

h . As dt .V .c

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia


T _ t

pgina
_
_

64

d (T T ) T T T0

h . As dt .V .c 0

T T ln T0 T

h . As t .V .c

T T T0 T

( h . As / c. .V ) t

Bi

h .L k

Fo

.t L2

k .c

Bi Fo

h .L .t . k L2

h .L k t . . k .c L2

T T To T

Bi Fo

Exerccios 1o) No processo de produo de lmpadas convencionais de bulbo, h necessidade de resfriamento de 400 oC at 45 oC, em 11 segundos. O resfriamento alcanado por exposio direta ao ar cuja temperatura mdia pode ser estimada em 28 oC. Admita que: I) A lmpada tenha formato esfrico e parede fina. II) O volume da quantidade de vidro componente da lmpada possa ser estimado como a rea superficial da esfera multiplicada pela espessura da parede da lmpada. III) O sistema tenha resistncia interna desprezvel. IV) Calor especfico do vidro = 780 J/kg.K; Condutividade trmica do vidro = 1,4 W/m.K; densidade do vidro = 2600 kg/m3 V) Raio externo da lmpada = 5 cm; espessura do vidro = 0,2 mm. Determine:
_

a) o coeficiente de transmisso de calor por conveco nesse processo; ( h =113,78 W/ m2.K) b) qual deveria ser a espessura do vidro para que a hiptese de sistema com resistncia interna desprezvel no fosse verdadeira. (e > 1,23 mm) 2o) Quando movido de um meio a outro em temperatura diferente, o termopar deve dispor de um tempo suficiente para atingir o equilbrio trmico nas novas condies antes que se faa qualquer leitura de medio. Considere um fio de termopar em cobre, com 0,1 cm de dimetro, originalmente a 150 oC. Determine a resposta temperatura quando esse fio rapidamente imerso em: a) gua a 40 oC (h = 80 W/m2.K) b) ar a 40 oC (h = 10 W/m2.K) Dados para o cobre: k= 391 W/m.K; c = 383 J/kg.K; = 8930 kg/m3

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

65

3o) Uma haste de ao de baixo carbono com 0,6 cm de dimetro, a 38 oC rapidamente imersa em um meio liquido a 93 oC com hc = 110 W/m2.K. Determine o tempo necessrio para a haste aquecer at 88 oC. (t = 120,69 s) Dados para o cobre: k= 43 W/m.K; c = 473 J/kg.K; = 7801 kg/m3; = 1,172.10-5 m2/s 40) Um satlite com envoltrio esfrico (3 m de dimetro esfrico, paredes em ao inoxidvel com 1,25 cm de espessura) reentra na atmosfera vindo do espao exterior. Se sua temperatura original for 38 oC, a temperatura mdia efetiva da atmosfera for 1093 oC e o coeficiente efetivo de transferncia de calor for 115 W/m 2. oC, calcule a temperatura do envoltrio aps a reentrada, supondo que o tempo de reentrada seja de 10 minutos e o interior do envoltrio esteja vazio. (T = 856,64 oC) Dados para o ao inox: k= 14,4 W/m.K; c = 461 J/kg.K; = 7817 kg/m3; = 0,387.10-5 m2/s 5o) Os coeficientes de transferncia de calor para o fluxo de ar a 26,6 oC sobre uma esfera com 1,25 cm de dimetro so medidos, pela observao do histrico temperaturatempo de uma esfera de cobre (c = 376 J/kg.K e = 8928 kg/m3), por 2 termopares, um localizado no centro e outro prximo a superfcie. Os dois registraram, dentro da preciso dos instrumentos de preciso, a mesma temperatura em qualquer instante determinado. Em uma execuo de teste, a temperatura inicial da esfera era de 60 oC e diminuiu 7 oC em 1,15 minutos. Calcule o coeficiente de transferncia de calor para esse caso. ( h =19,826 W/ m2.K)
_

10. REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS


1. Incropera, Frank P. / De Witt, David P. Fundamentos de Transferncia de Calor e de Massa Ed. LTC Livros Tcnicos e Cientficos, 2003. 2. Kreith, F. / Bohn, Mark S. Princpios de Transferncia de Calor Ed. Pioneira Thomson Learning, 2003. 3. Braga Filho, W. Transmisso de Calor Ed. Pioneira Thomson Learning, 2004. 4. Bejan, A. Transferncia de Calor Ed. Edgard Blcher, 1996. 5. Schimitdt, Frank W. / Henderson, Robert E. / Wolgemut, Carl H. Introduo s Cincias Trmicas Traduo da 2 edio americana, Ed. Edgard Blcher. 1996. 6. Irving Granet, P.E. Termodinmica e Energia Trmica, Ed. Prentice-Hall do Brasil. 1995. 7. Kern, Donald Q. Processos e Transmisso de Calor, 1987. 8. Holman, Jack P. Transferncia de Calor Ed. Mac Graw-Hill, 1983. 9. Thomas, Lindon C. Fundamentos da Transferncia de Calor, 1980. 10. Mello, Hilton A. / Intrator, Edmond Dispositivos Semicondutores, 1976. 11. Murat, Jlio Csar Mendes Notas de Aula, 2003 e 2004. 12. Oliveira, Antnio D. Notas de Aula, 1994 e 1995.
FENMENOS DE TRANSPORTE II Prof Slvia Maria S. G. Velzquez
a

MACKENZIE Escola de Engenharia

pgina

66

13. Simes, Jos Gabriel Notas de Aula, 1993.

FENMENOS DE TRANSPORTE II

Prof Slvia Maria S. G. Velzquez

You might also like