You are on page 1of 20

1

ADMINISTRAO DE MEDICAMENTOS MEDICAMENTO um produto farmacutico tecnicamente obtido ou elaborado. toda substncia que ao ser introduzida no organismo humano tem uma

finalidade definida:

PREVENTIVA OU PROFILTICA: Quando evita aparecimento de doenas ou diminui a gravidade das mesmas. Ex: vacinas DIAGNSTICA: Quando auxilia no diagnstico do que causa os sintomas, como tambm localiza a rea afetada pela doena. Ex: contrastes TERAPUTICA: a resposta fisiolgica esperada ou previsvel que um frmaco causa. A finalidade teraputica pode ser: a)Curativa ou especfica quando remove o agente causal da doena. Ex antibitico b)Paliativa ou sintomtica quando alivia determinados sintomas de uma doena, entre eles a dor. Ex: analgsico. c)Substitutiva Quando repe no organismo alguma substncia que est em deficincia, devido a um desequilbrio orgnico. Ex:: Insulina, Ca, K IMPORTANTE QUE A ENFERMEIRA SAIBA PARA QUAL FINALIDADE TERAPUTICA O MEDICAMENTO FOI PRESCRITO. ALGUNS CONCEITOS IMPORTANTES DROGA: Substncia ou matria prima que tenha finalidade medicamentosa ou Sanitria. o mesmo que medicamento MEDICAMENTO CONTROLADO: Substncia controlada por leis federais, estaduais e municipais, porque seu uso abusivo pode levar dependncia. NOME COMERCIAL DO MEDICAMENTO: o usado pela indstria farmacutica que o controla. MEDICAMENTO GENRICO: Medicamento similar a um produto de referncia, que se pretende com esse ser intercambivel. Ele usa o nome genrico, ou seja, o princpio ativo, que no protegido pela marca registrada. Ex: Paracetamol ( Tylenol), Dipirona Sdica ( Novalgina ). Tem uma tarja amarela com a letra G. MEDICAMENTO DE REFERNCIA: Produto inovador lanado no mercado, registrado no orgo federal responsvel pela vigilncia sanitria e comercializado no pas, cuja eficcia, segurana, j foram comprovados cientficamente. PREPARAO MAGISTRAL: Medicamento preparado mediante manipulao em farmcia, a partir de frmula constante de prescrio mdica. PSICOTRPICO: Substncia que pode determinar dependncia fsica ou psquica. EFEITOS COLATERAIS: So os efeitos no intencionais e secundrios, porm, esperados de um frmaco. Podem ser inofensivos ou prejudiciais. EFEITO ADVERSO: So considerados como resposta grave a um medicamento. Ex: Um paciente torna-se comatoso ao ingerir um frmaco. EFEITO TXICO: Pode se desenvolver aps o uso prolongado de um medicamento. REAES ALRGICAS: uma reao imprevisvel de uma medicao As reaes podem ir de leve a grave, como por exemplo o choque anafiltico ( constrio do msculo brnquico, edema de faringe e laringe, chiado, encurtamento respiratrio). RECEITA: Prescrio escrita de medicamento, contendo nome do paciente, do medicamento, dosagem, via de introduo, horrio, quantidade a ser tomada, data, assinatura do mdico e CRM. SUBSTNCIA PROSCRITA: Substncia cujo consumo est proibido no Brasil.

2
ADMINISTRAO DE MEDICAMENTO: o processo de preparo e introduo de medicamento no organismo humano, visando obter efeitos teraputicos. ORIGEM DOS MEDICAMENTOS NATURAIS: podem ser de origem : animal as substncias medicamentosas so extraidas de glndulas ou peonhas de animais. Ex: peonha de cobra vegetal as substncias so obtidas das diversas partes das plantas minerais as substncias so extradas das fontes de minrios e empregadas sob a forma de elementos simples como: cloro, ferro, clcio ou elementos compostos como sulfato de magnsio, bicarbonato de sdio, permanganato de potssio. SINTTICOS: So os obtidos em laboratrios podem tambm ser preparados com auxlio de matria prima natural SEMI SINTTICOS: Alteram-se as substncias naturais objetivando modificar as caractersticas exercidas por elas..

DOSE
a quantidade prescrita do medicamento. DOSE MNIMA: a menor quantidade da droga capaz de produzir efeito teraputico. DOSE MXIMA: a maior quantidade de uma droga, capaz de produzir efeito teraputico, sem apresentar efeitos indesejveis. DOSE DE MANUTENO: a dose necessria para manter os nveis desejveis de medicamento na corrente sangnea e tecidos durante o tratamento. FORMAS DE APRESENTAO DOS MEDICAMENTOS SLIDA: P, comprimido, drgeas (tem revestimento gelatinoso), vulos, plulas, supositrio (semi-slido), cpsulas (invlucro gelatinoso), prola LQIDOS: Solues, xarope, elixir, suspenso ( agitar antes de usar ), colrio, tintura,emulso ( combinao de dois lquidos que no se misturam totalmente ), GASOSOS: Aerossol, vapores, gasosos SEMI-SLIDOS: Pomadas, cremes, gelia. DROGAS IRRADIANTES: Cobalto, csio, raios laser, iodo radioativo. INTERAO ENTRE DROGAS Quando um frmaco modifica a ao do outro. Um frmaco pode diminuir ou potencializar a ao do outro. Pode alterar a forma como um frmaco absorvido. SINERGISMO:Quando o efeito de dois frmacos combinados maior que quando dados separadamente. ANTAGONISMO:H antagonismo entre 2 drogas quando a intensidade do efeito de uma reduzida pelo efeito da outra. ABSORO DO MEDICAMENTO A absoro do medicamento ocorre quando esse atravessa barreiras at atingir a circulao sangunea.. Pode ser definida como o transporte da droga do local de absoro at a corrente sangunea. So considerados fatores importantes na absoro:

3
IDADE:Os idosos por terem funo heptica diminuida, menos massa muscular, funo renal diminuida precisam de doses menores com espaos maiores para evitar intoxicao. RECEM- NASCIDO:tem funo renal inadequada, sistema metablico diminuido. necessrio que se faa dosagem individualizada e monitorao cuidadosa. OUTROS: inanio, cardiopatas, alterao de funo renal e heptica, etc. OBSERVAO : LOCAIS COM MAIOR SUPRIMENTO SANGUNEO ABSORVEM MELHOR OS MEDICAMENTOS. OS FRMACOS LIPOSSOLVEIS SO MELHOR ABSORVIDOS. ELIMINAO DOS FRMACOS As principais vias de eliminao dos medicamentos so: rins, pulmes, sistema hepatobiliar, suor, saliva, leite materno, outros. ABSORO DO MEDICAMENTO A absoro do medicamento ocorre quando esse atravessa barreiras at atingir a circulao sangunea.. Pode ser definida como o transporte da droga do local de absoro at a corrente sangunea. So considerados fatores importantes na absoro: IDADE:Os idosos por terem funo heptica diminuida, menos massa muscular, funo renal diminuida precisam de doses menores com espaos maiores para evitar intoxicao. RECEM- NASCIDO:tem funo renal inadequada, sistema metablico diminuido. necessrio que se faa dosagem individualizada e monitorao cuidadosa. OUTROS: inanio, cardiopatas, alterao de funo renal e heptica, etc. OBSERVAO : LOCAIS COM MAIOR SUPRIMENTO SANGUNEO ABSORVEM MELHOR OS MEDICAMENTOS. OS FRMACOS LIPOSSOLVEIS SO MELHOR ABSORVIDOS. ELIMINAO DOS FRMACOS As principais vias de eliminao dos medicamentos so: rins, pulmes, sistema hepatobiliar, suor, saliva, leite materno, outros. TOLERNCIA E DEPENDNCIA A administrao prolongada e repetida de um medicamentos resulta em tolerncia. Essa ocorre quando o organismo adapta-se contnua presena de drogas. O termo resistncia utilizado para descrever a situao em que uma pessoa no mais responde satisfatriamente a um medicamento. Ex: pode ser um antibitico, um antiviral, um quimioterpico. A dependncia se relaciona com uma necessidade fsica ou psicolgica de um medicamento pelo paciente. REGRA DOS 5 CERTOS PARA ADMINISTRAR MEDICAMENTO MEDICAMENTO CERTO ( compare o nome da substncia prescrita com o nome impresso no rtulo do frasco). DOSE CERTA ( nunca altere a dosagem prescrita). PACIENTE CERTO ( pergunte o nome do paciente, no o induza a responder o que voc queira).

4. VIA CERTA ( a via pela qual um medicamento administrado afeta a velocidade com que ele absorvido na corrente sangunea).

4
HORA CERTA ( evite alterar horrio de medicamentos). REGISTRO CERTO: O sexto certo foi acrescentado para oferecer maior segurana ao administrar o medicamento

Esteja atento para evitar erros, assegurar que o paciente est recebendo o correto. Valorize os comentrios do paciente. REGRA DOS 5 CERTOS PARA ADMINISTRAR MEDICAMENTO MEDICAMENTO CERTO ( compare o nome da substncia prescrita com o nome impresso no rtulo do frasco). DOSE CERTA ( nunca altere a dosagem prescrita). PACIENTE CERTO ( pergunte o nome do paciente, no o induza a responder o que voc queira).

4. VIA CERTA ( a via pela qual um medicamento administrado afeta a velocidade com que ele absorvido na corrente sangunea). HORA CERTA ( evite alterar horrio de medicamentos). REGISTRO CERTO: O sexto certo foi acrescentado para oferecer maior segurana ao administrar o medicamento

Esteja atento para evitar erros, assegurar que o paciente est recebendo o correto. Valorize os comentrios do paciente.

PRESCRIO DE MEDICAMENTO
O QUE DEVE CONTER: nome do paciente, data, nome do medicamento,, dosagem,via de administrao, horrio de administrao, assinatura do mdico. TIPOS DE PRESCRIO: nica : quando o medicamento deve ser administrado uma nica vez. 2. Imediata: quando o paciente deve receber o medicamento imediatamente aps a prescrio. 3. Prescrio SN: permite administrar o medicamento quando o paciente necessitar dele. Ex: analgsicos 4. Prescrio verbal ou telefnica: recomenda-se evit-las, por ter risco de comunicao errnea Se ocorrer anote no pronturio do paciente todos os detalhes da prescrio, do porque o mdico prescreveu assim e assine.

FATORES IMPORTANTES RELACIONADOS AS VIAS DE ADMINISTRAO DE MEDICAMENTO


A administrao oral de um medicamento o mtodo mais comum de prescrio de um frmaco, mais segura, mais econmica. A administrao sublingual o mtodo mais rpido de absoro oral, fator essencial no caso de determinados frmacos ocorre isso porque a drenagem da boca d direto para a veia cava superior. A via subcutnea no pode ser usada quando a soluo irritante para o tecido nessa via a absoro mais lenta. A via intravenosa mais precisa e rpida para atingir a concentrao desejada do frmaco no sangue. A via intramuscular: nessa via a absoro depende do fluxo sanguneo no local da injeo. Pela via inalatria a absoro quase que instantnea para o sangue. Na via tpica: mucosas: absoro imediata. Ex: anestsicos.

A penetrao do medicamento na pele ntegra mais difcil. Somente em pele com abraso ou inflamao ocorre a absoro mais fcilmente, por causa do aumento do fluxo sanguneo.

5
CUIDADOS QUE SE DEVE TOMAR AO ADMINISTRAR MEDICAMENTOS
Algumas substncias podem ser alteradas pela temperatura, ar, luz, umidade. no caso da luz devem ser conservadas em frascos escuros. Alguns medicamentos precisam ser cobertos com folhas metlicas, para bloquear a luz durante a infuso. Conforme exigido por lei, mantenha narcticos e substncias controladas em armrios trancados. Sempre observe a data de validade do medicamento e verifique o rtulo do medicamento pelo menos 3 vezes antes de p-lo no copo. No caso de medicamento em p liofilizado ( que deve ser reconstituido), rotule o frasco com a sobra e a data/hora e concentrao inicial nunca administre um medicamento que no foi adequadamente rotulado depois de reconstituido. Certifique-se que o paciente no tenha alergia a algum medicamento. Nunca se afaste de uma bandeja de medicamento ao prepar-la. Permanea com o paciente at que ele tome todo o medicamento e nunca deixe doses de medicamento ao lado do leito do paciente Administre apenas os medicamentos que voc preparou pessoalmente. Quando administrar um medicamento oral, pea ao paciente que beba um copo de gua. Registre a administrao do medicamento, e possveis reaes.

COMO PREPARAR AS DOSAGENS DOS MEDICAMENTOS


calcular a quantidade de medicamento a ser administrada para que o paciente receba a medicao na dosagem prescrita, no tempo certo. Para isso teremos muitas vezes que lanar mo do sistema de medida, pesagem e hora. Comprimento centmetro (cm) Volume litro ( l ) e mililitro ( ml ) Massa grama (g) Tempo segundo (s) No se pode esquecer que as unidades mais usadas so: massa, volume, capacidade, comprimento, tempo. EXEMPLO: a) Medidas de massa como o quilo Para medidas slidas e secas b) Unidades de volume como o metro cbico e a de capacidade como o litro Usada para medidas lquidas. c) Unidade de comprimento o metro d) Unidade de tempo contada em segundo Frequentemente se utiliza o sistema caseiro de medidas tanto de peso como de volume. MEDIDA CASEIRA EQUIVALNCIA

20 GOTAS................................................. 1ml = 1cm 60 gotas .................................................... 1 colher de caf = 3 ml 02 colheres de ch .................................... 1 colher de sobremesa 01 colher de ch ........................................ 5 ml 01 colher de sobremesa ............................ 10 ml 01 colher de sopa ...................................... 15 ml Observao:Na medida do possvel deve-se dar preferncia s medidas fornecidas pelos laboratrios. AS UNIDADES DE MASSA MAIS USADAS NAS INSTITUIES DE SADE SO: quilograma, grama, miligrama, micrograma; 1 tonelada ................................... 1000Kg 1000000g

6
1 quilograma (Kg ) ..................... 1000g 1 miligrama ................................. 0,001 g Ex: Para transformar 500 mg em g = 0,500 = 0,5 g ( s andar 3 casas para a esquerda ). 1 hora 60 min 60 seg

CLCULO DE GOTEJAMENTO DE SOLUES


Dois fatores devem ser considerados para calcular a velocidade de gotejamento de uma soluo a ser administrada: - Volume total da soluo a administrar - Total de tempo Utilizando a frmula: CALCULANDO GOTAS Calcular o total de gotas a serem administrados / minuto DADOS: 1 ml = 20 gotas tempo: tem que ser transformado em minuto OBSERVAO: sempre transformar o volume em gotas e as horas em Minuto. OUTRA FRMULA: N gotas = volume ( ml ) x 20 / hora x 60

ADMINISTRAO DE MEDICAMENTO POR VIA PARENTERAL


TERMO PARENTERAL: Refere-se a todas as vias de administrao de medicamentos, exceto a oral e enteral. EQUIPAMENTO USADO: 1- Seringas: tem o cilindro e o mbolo ( retira e instila o medicamento). O tamanho da seringa medido em: ml, cm, unidade. Tamanho varia de 1 a 60ml. 2- Agulhas: tem vrios comprimentos vai depender da profundidade da instilao ( o comprimento da agulha varia de 6,3mm a 7,6cm ); As agulhas mais longas (25,4mm a 37,9mm) so usadas para IM. CALIBRE DA AGULHA: refere-se ao seu dimetro ou largura, quanto menor o nmero, maior o dimetro : os mais comuns so: 5,6,7,8,9,10 mm. COMO SELECIONAR UMA SERINGA E AGULHA ADEQUADAS: . Tipo de medicamento . Volume e viscosidade da droga . Profundidade do tecido . Tamanho do paciente 21 O BIZEL CURTO PARA INJEO INTRADRMICA (ID), SUBCUTNEA (SC), ENDOVENOSA (EV). PARA A INTRAMUSCULAR USA BIZEL LONGO. TAMANHOS MAIS USADOS

TIPO DE INJEO SUBCUTNEA INTRAMUSCULAR INTRADRMICA INSULINA

TAMANHO DA SERINGA at 1 ml 3 e 5 ml 1 ml 1 ml

TAMANHO DA AGULHA 13x4,5 25x7 25x8 13x4,5 13X4,5

Requisitos bsicos para administrao parenteral

7
Drogas estreis Serem lquidas Estarem isentas de substncias pirognicas Os materiais para o preparo devem estar estreis ou de preferncia serem descartveis A administrao tem que ser lenta.

COMPLICAES QUE PODEM OCORRER Infeco local: sinais flogsticos: edema, vermelhido, calor local, dor pode ter pus. Infeco generalizada: microorganismos na corrente sangunea (septicemia) M absoro da droga: formao de massa palpvel ( ndulo). Estresse emocional Trauma tissular: injees repetidas no mesmo local, musculatura hipotrfica, local imprprio, etc. Fenmenos alrgicos: susceptibilidade do indivduo ao produto. Reao local: fenmeno de Arthus: reao provocada por injees repetidas no mesmo local, caracterizada por infiltrao, edema, hemorragia e necrose no ponto de inoculao.

Reao geral: choque anafiltico ( dilatao vascular, congestionamento da face, palidez, vertigem, agitao, ansiedade, tremores, cianose, edema de glote podendo chegar at a morte.

ORIENTAES PARA RETIRADA DO MEDICAMENTO DA AMPOLA Selecione seringa e agulha Quebre a ampola na direo contrria a do seu corpo ( proteja os dedos com algodo ou gaze. Insira a agulha na ampola e aspire a medicao. Proteja a agulha.

ORIENTAES PARA RETIRADA DE MEDICAMENTO DE UM FRASCO Retire a parte metlica que protege a tampa de borracha Complete a seringa com volume de ar igual ao que ser tirado do frasco e injete nele ( para aumentar a presso no interior do frasco). - Isso facilitar a retirada do medicamento - Inverta o frasco, segure firme e puxe o mbolo tirando a quantidade exata do medicamento. - Retire a agulha do frasco, j com o medicamento na seringa e a proteja. RECONSTITUIO DO MEDICAMENTO o processo de adio de lquido, conhecido como diluente, a uma substncia em p (gua estril ou soro fisiolgico). Rolar o frasco entre as mos facilita a dissoluo do medicamento em p, deve estar sem agulha

VIAS PARA INJEO


Intradrmica (ID) : feita entre as camadas da pele. Subcutnea (SC): feita sob a pele, mas acima do msculo Intramuscular (IM): no interior do tecido muscular Endovenosa (EV): o medicamento instilado na veia.

INJEO INTRAMUSCULAR a introduo do medicamento direto no msculo, devido a absoro ser mais rpida. TCNICA: a agulha inserida na pele formando um ngulo de 90, alcanando o tecido muscular. - Administrar at 3 ml do medicamento ( variando de 2 a 5 ml ). - Quadrante superior externo da regio gltea ( msculo glteo ): quadrante superior externo da ndegas, identificar bem o local para no causar danos no nervo citico. - Divide a ndega em 4 quadrantes imaginrios e faz no quadrante externo superior.

Regio do msculo deltide: encontra-se na face lateral da parte superior do brao. o local menos usado dos para IM, poe ser pequeno. usado em adultos. TECNICA : medir 4 dedos abaixo do ombro, no meio do msculo, no sentido da largura.

OBSERVAES necessria habilidade e conhecimento da tcnica para aplicao correta do medicamento.

9
Um risco da injeo IM a penetrao em um vaso sangneo, o que pode ser evitado aspirando um pouco antes de injetar a medicao. Ao se fazer aplicao no glteo observar o local de introduo da agulha por haver perigo de se atingir o nervo citico. . Regio do vastus lateralis (face ntero-lateral da coxa): Encontra-se no interior da parte externa da coxa, no msculo que d nome ao local. Grandes enervaes e vasos sangneos esto ausentes nessa rea, o que garante maior segurana. Local preferido para administrar injees em crianas, pessoas magras, etc... A regio encontrada colocando-se uma mo abaixo do trocanter maior, na parte superior da coxa. A agulha inserida na rea lateral da coxa. (distancia de 12 a 15cm abaixo do trocanter maior e, interiomente com a distancia de 9 a 12cm acima do joelho).

TCNICA DA INJEO IM Bandeja contendo; algodo embebido em lcool, recipiente para desprezar o material sujo, medicamento prescrito. Mtodo: conferir nome do paciente, medicao, dosagem, vias de administrao e horrio. Lavar as mos. Preparar o medicamento: agitar a ampola, limpar o gargalo, montar seringa com agulha. Aspirar medicamento. Explicar o procedimento ao paciente, colocando-o na posio certa. Anti-sepsia do local. Segurar firmemente o msculo com a mo esquerda, introduzir a agulha usando um ngulo de 90. Faa medicao, retire a agulha, fazendo leve compresso e massagem no local. Checar a medicao.

10

INJEO INTRADRMICA ID
Introduo de pequena quantidade de lquido na camada drmica. Normalmente usadas com propsitos diagnsticos. (testes de alergia) So usados pequenos volumes, no mximo 0,05 ml injetados. Os locais mais indicados so a face interna do antebrao, e regio escapular. equipamento uma seringa de no mximo de 1ml e calibrada em 0,01 ml, com agulha de calibre 13 x 4,5 seringa de tuberculina a usada. o medicamento tem que ser feito em pequena profundidade. Tcnica: limpe a rea com algodo embebido em alcool, deixe a pele secar (para evitar irritao), segure o brao e estique a pele ( ajuda na penetrao da agulha ). Segure a seringa quase paralela pele ( ngulo de 10 a 15, com o bisel apontado para cima, inserir a agulha. No massageie a rea aps a injeo.

INJEO SUBCUTNEA
a administrao do medicamento no tecido subcutneo. medicamento instilado entre a pele e o msculo absorvido mais lentamente que nas injees IM. volume em geral de at 1 ml. A via costuma ser usada para a administrao de insulina e de heparina.- no caso da heparina se fizer lentamente pode causar menos desconforto. Os locais mais usados so parte superior do brao, coxa, abdomen, costas. material usado uma seringa para insulina, com agulha calibre 13 x 4,5, bolas de algodo umedecidas em lcool, lavar as mos, explicar o que vai ser feito Tcnica: em uma pessoa de peso mdio usa-se um ngulo de 90; aspirar, injetar a medicao, retirar a agulha; nas aplicaes de insulina no fazer massagem, anotar a medicao feita, guardar o frasco de insulina na geladeira. Em pessoas mais obesas usar ngulo de 45.

11

ADMINISTRANDO INSULINA
A insulina um hormnio administrado por injeo subcutnea. Uma seringa de insulina comporta um volume at 1 ml, mas calibrada em unidades. Os pacientes que necessitam de insulina recebem uma ou mais injees diria.

ADMINISTRANDO HEPARINA
A heparina uma droga anticoagulante, podendo ser feita por via SC ou EV, conforme prescriao mdica. So usadas seringas de tuberculina pelo fato da dosagem ser pequena. A agulha deve ser trocada aps ser usada para retirar a dosagem de um frasco com dose mltipla, devendo ser distribuida por outra para administrao.

12
Fazer rotatividade no local das injees colocar compressa gelada no local da injeo para fazer vasoconstrio. O mbolo no deve ser aspirado uma vez a agulha no local. massagens locais so contra indicadas.

MEDICAO ENDOVENOSA
CONCEITO: a administrao de medicao atravs de um acesso venoso, feito atravs de venopuno. As vias podem ser perifricas (feita por enfermeiros) ou centrais. MOTIVO DA ESCOLHA DA VIA:

Necessidade de reao rpida numa emergncia; Quando a doena afetar a absoro ou o metabolismo do medicamento (ex.: paciente com queimadura grave.); Evitar desconforto das outras vias de injeo; Quando a droga precisa ser mantida num nvel teraputico; Quando a terapia medicamentosa for prolongada.
CATTER PARA VENOPUNO:

Existem vrios tipos para serem utilizados. Os cateteres podem ser adquiridos em diversos dimetros ou calibres. Quanto maior o nmero do calibre, menor o dimetro. O dimetro deve ser sempre menor do que a veia, onde vai ser inserido. Material tambm usado: luvas, garrote, algodo com soluo anti-sptica, fita adesiva para prender a agulha.
As veias da mo e do antebrao so as mais usadas para venopulo, as do couro cabeludo so utilizadas no caso de bebs e crianas pequenas.

PUNCIONANDO A VEIA
Examine os locais para puno Trazer o material que ser usado: fita adesiva, cateter, butterfly ( escalpe) algodo com soluo anti-sptica. Colocar o paciente de forma adequada e confortvel. Lavar as mos. Aplique o garrote 5 a 10 cm acima da veia a ser utilizada, isso distender a veia. Faa anti-sepsia e espere secar. Ponha luvas Posicione o cateter de venopuno com o bisel para cima a um ngulo de 45 e puncione. No caso de abocath, espere aparecer o sangue e acabe de inserir a agulha. Solte o garrote e conecte o equipo, prendendo o cateter com agulha

13

14
TIPOS DE INFUSO
INFUSO CONTNUA: a instilada durante vrias horas mtodo tambm chamado de gotejamento contnuo. INFUSO INTERMITENTE: aquela em que a medicao EV dada em um intervalo de tempo curto. Pode ser feita: Em BOLUS: o termo refere-se a uma substncia que dada toda de uma vez. aquela em que um medicamento no diluido dado todo pela veia o termo IMPULSO utilizado para descrever uma administrao em bolus a administrao feita atravs de um orifcio de entrada em um equipo j existente. INFUSO SECUNDRIA: envolve a administrao de uma droga que foi diluida em um volume pequeno de soluo ( 50 a 100 ml durante 30 a 60 min ). CATETER VENOSO CENTRAL um dispositivo de acesso venoso que vai at a veia cava ou o trio direito. usado quando: o medicamento vai ser usado a longo prazo, quando a medicao EV est irritando as veias perifricas, quando a insero do cateter perifrico est difcil. O CATETER pode ter um nico ou mltiplos lmens: cada um infunde atravs de canal separado e sai do cateter em um local diferente. As medicaes no interagem uma com as outras. Um lmen no utilizado pode ser fechado e mantido desobstruido atravs de irrigao programada com soluo salina ou heparina.

MEDICAMENTOS VIA ORAL

As drogas podem ser deglutidas ou instiladas numa sonda. Os medicamentos so absorvidos pelo trato gastrointestinal. Os medicamentos podem estar em forma lquida ou slida. medicamento pode estar revestido por uma substncia que smente dissolve depois de passar pelo estmago (no mastigar, triturar, no cortar). medicamento tambm pode ser dado sublingual. A administrao deve ter um horrio pr-determinado ( ex: 4 vezes por dia- 8 12 16 20) Planeje administrar o medicamento dentro de meia a uma hora no horrio programado. Faa o preparo seguro da droga.

TCNICA Lave as mos Leia e compare o rtulo do medicamento com a prescrio ( 3 vezes), para garantir o medicamento certo. Confira a prescrio da dosagem Evite tocar no medicamento. Derrame o lquido do lado contrrio ao rtulo. Coloque a medida exata. Coloque o paciente sentado ( facilita a deglutio) Identifique o paciente antes de dar o medicamento (paciente certo) Coloque gua num copo e oferea (antes e depois) Ingerir o medicamento um de cada vez ( evitar asfixia ) Permanea com o paciente at o medicamento ser deglutido) Recoloque o paciente em posio de conforto

15
Anote a medicao dada Avalie a reao do paciente medicamento sempre deve ser trazido at o leito D a droga apenas que voc preparar No deixar o remdio no quarto.

ADMINISTRAO DE MEDICAO POR SONDA ENTERAL


ORIENTAES: Usar medicao lquida (para no obstruir a sonda ) Adicione de 15 a 60 ml aos medicamentos mais espessos (facilita administrao) Misture cada droga em separado com um mnimo de 10 a 30 ml de gua. Use gua morna ao misturar drogas em p ( facilita diluio ) Fure a extremidade de uma cpsula gelatinosa e aperte ou aspire com agulha e seringa Triture os comprimidos ( facilita a absoro ) Interrompa a alimentao via sonda durante 15-30 min antes da administrao de medicao e aps a mesma ( facilita a ao teraputica da droga ) Lave as mos antes do procedimento Prepare cada medicamento separadamente. Coloque o paciente em fowler ( evita o refluxo gstrico ) Ponha luvas ( evitar contato com secrees ) Adapte a seringa e instilar 15 a 30 ml por gravidade ( enxaguar a sonda antes da medicao. Evite instilar ar Aplique suave presso com o mbolo da seringa se o medicamento no fluir com facilidade Entre cada medicao injetar 5 ml de gua ( evitar interao das drogas ) Injetar 30 ml de gua aps todas as drogas terem sido injetadas. Feche a sonda por 30 min e mantenha a cabeceira da cama elevada ( evitar refluxo do medicamento ) Observe o abdome aps administrao, presena de naseas e vmito )

MEDICAO TPICA
1- Os medicamentos so aplicados na pele ou na mucosa 2- As drogas podem ser aplicadas interna ou externamente 3- O efeito pode se local ou sistmico

VIAS COMUNS DE ADMINISTRAO TPICA

VIA
cutnea sublingual bucal vaginal retal auditiva Oftlmica nasal

LOCAL
pele Sob a lngua Entre as mas do rosto e Na vagina No reto ouvido Olho nariz

VECULO
Unguento, creme, loo, Comprimido, spray pastilha ducha Supositrio, irrigao Gotas, irrigao Gotas, unguento Spray, unguento

16

APLICAES CUTNEAS:
So aquelas que as drogas so friccionadas na pele ou colocadas em contato com ela Exemplo: pomadas emplastros unguentos APLICAO DE UM UNGUENTO: Unguento um medicamento incorporado a um agente transportador, podendo ser uma pomada, leo, loo ou creme, e passado na pele. TCNICA DE APLICAO:

Lave as mos Ponha luvas ( caso sua pele ou do paciente no estejam ntegras ). Limpe a rea de aplicao com gua e sabo (promover absoro ) Aquea o unguento caso ele venha a ser aplicado em rea sensvel ( promove conforto) Agite o contedo de unguentos lquidos ( facilitar mistura ) Aplique na pele com a ponta dos dedos, com uma bola de algodo ou gaze Friccione na pele Aplique calor local na rea , se desejado ( facilita absoro )
APLICAES INTRADRMICAS:
1- mtodo de aplicao de uma droga sobre a pele 2- a droga ser absorvida passivamente 3- a droga migra atravs da pele e chega corrente sangunea EXEMPLO: a)pomadas: So aplicadas e no esfregadas So passadas com papel ou aplicador de madeira No se deve tocar com os dedos ( reduz o efeito da droga ) O papel fixado Variar os locais de aplicao

APLICAES OFTLMICAS
1- a aplicao de medicamento sobre a membrana da mucosa dos plhos ( conjuntiva ) 2- Pode ser em gotas ou pomadas 3- Pedir ao paciente para piscar os olhos em vez de esfregar para distribuir o medicamento 4- Posicione o paciente com a cabea inclinada para trs e para o lado do olho que ser Colocado o medicamento 5- Limpe os olhos antes de medicar 6- Instile as gotas na conjuntiva ou um faixa de pomada na plpebra inferior.

APLICAES AUDITIVAS
1- O medicamento instilado na poro externa do ouvido. 2- Aps a aplicao permanecer um pouco na posio 3- Colocar uma bola de algodo, sem apertar, na orelha

APLICAES NASAIS

Os medicamentos so aplicados em gotas ou spray no interior do nariz

17

Os sprays se usados com muita frequncia podem edemaciar a mucosa do nariz Coloque o paciente sentado com a cabea inclinada para trs Oriente para respirar pela boca, enquanto as gotas so instiladas Se for em spray, colocar a extremidade do recipiente dentro da narina, ocluindo a narina oposta, orientando
para que aspire enquanto o medicamento apertado

Repita o mesmo procedimento na narina oposta Permanecer na posio por 5 min


VIA INALANTE
Os inaladores so dispositivos manuais para administrar medicamentos nas vias respiratrias. Cada vez que o recipiente de medida comprimido, libera uma dosagem calculada da droga em aerossol. No engolir o medicamento Enxaguar o inalador aps uso

VIA VAGINAL

Introduo na vagina de lquidos ou medicamentos Lavagem vaginal: indicada para drenar secrees vaginais anormais Aplicao de pomadas: feita com aplicador prprio, lubrificar a ponta do aplicador com vaselina Nos procedimentos calar luvas, colocar a paciente em posio ginecolgica, fazer higiene ntima antes Aps aplicar pomadas deixar em decbito dorsal por 15 minutos
APLICAO DE CALOR
Consiste na aplicao de calor sobre a pele:

Calor seco por meio de bolsa de gua quente, bolsas eltricas, raios infravermelhos. Calor mido: Por meio de compressas quentes

FINALIDADE DA APLICAO Relaxar a musculatura Aquecer o paciente Aumentar a circulao no local da aplicao Aliviar a dor

CONTRA-INDICAO Hemorragias Leses abertas e feridas cirrgicas Fenmenos tromboembolticos nos membros inferiores Hemofilia ou fragilidade capilar

BOLSA DE GUA QUENTE


Material: Bolsa de borracha, fronha ou toalha. Tcnica: Por gua quente na bolsa, colocar em superfcie plana e expelir pelo gargalo o excesso de ar e gua, fechar a rolha, secar a bolsa, coloc-la dentro da fonha, aplicar na regio indicada COMPRESSAS QUENTES : PODEM ALIVIAR A DOR Material: Compressas, bacia com gua quente, toalha impermevel. Tcnica: Forrar a cama com o impermevel e a toalha, colocar as compressas dentro da gua quente e torc-las, colocar compressa na regio indicada, repetir procedimento por 15min., secar a regio e envolver com toalha ao terminar as aplicaes, observar temperatura da gua para no provocar queimaduras.

APLICAES FRIAS : PODE ALIVIAR A DOR

18
a aplicao de frio sob a forma de: - Frio seco: bolsa de gelo - Frio mido: compressas midas FINALIDADE DA APLICAO:

diminuir hipertermia Diminuir dor Estancar hemorragia Diminuir processos inflamatrios Diminuir dor e edema nas luxaes ou contuses

CONTRA INDICAES Paciente com estase circulatria Paciente desnutrido

BOLSA DE GELO
Material: Bolsa de gelo, fronha e cuba com pedras de gelo Procedimento:

Encher a bolsa com pedaos de gelo at a metade; Retirar o ar e fechar Colocar a bolsa numa fronha Aplicar num local indicado Deixar o tempo necessrio, renovando quando o gelo derreter
COMPRESSAS FRIAS Material: Bacia com gua gelada ou gelo, compressas, toalhas. Procedimento:

Forrar a cama e o local da aplicao com uma toalha Molhar as compressas, torc-las Retirar a toalha e aplicar compressas frias Preparar outra compressa para substituir a que est no paciente Ao final, enxugar o local com a toalha Observar sinais de isquemia e necrose nas aplicaes demoradas
OBSERVAES IMPORTANTES

Ao usar qualquer forma de compressa (quente ou fria) importante checar a temperatura No aplicar calor ou frio diretamente pele
Aplicao de bolsa de gelo ou compressas frias so eficazes no alvio da dor

19
PROCEDIMENTOS E ATENO NA ADMINISTRAO E PREPARO DE MEDICAMENTOS 1- A DOSAGEM CERTA Os medicamentos devem ser administrados na dose exata prescrita pelo mdico, pois ao prescrever a dose levou-se em considerao os fatores abaixo:

Peso Idade Sexo Via de administrao patologia


Aproximar as dosagens prtica perigosa, errar clculos pode gerar graves problemas. 2- TERMOS IMPORTANTES POSOLOGIA: o estudo da dosagem ou um sistema de dosagem. DOSE LETAL: a dose que mata SOLUES: so misturas compreendidas por um SOLVENTE ( liquido no qual uma substncia dissolvida) e um SOLUTO (substncia que se coloca num solvente)

3- AS DROGAS DE USO PARENTERAL

O medicamento em forma slida (p liofilizado), aps diluio, geralmente aumenta de volume, portanto, depois de dissolvido se no tiver certeza do volume atual aspirar o contedo para saber o volume. Nos frascos ou nas bulas de medicao na maioria das vezes vem escrito quantas miligramas de soluto tem por
solvente. j vem com o volume a ser diludo definido.

Ao fazermos os clculos de medicao devemos sempre trabalhar com as mesmas unidades de medida. Se ao diluir der nmero decimal acrescente diluente at dar nmero exato, exceto se ocorrer algum problema.
EXEMPLO Administrar 0,25 g de Oxalacina (antibitico) EV. Quando vocs tiverem contato com o frasco vero que ele contm 500 mg do produto. 1- converter gramas em miligramas 0,25g = 250 mg 2- dissolver o soluto do vidro em X de diluente, como por exemplo, em 5 ml. 3- fazer a conta assim: 500 mg 5 ml X = 250 X 5 / 500 = 2,5 ml 250 mg - X Resposta: ser administrada ento 2,5 ml de oxalacina, o que corresponde a 250 mg 4- CLCULO DE GOTEJAMENTO importante saber fazer clculos de gotejamento corretos e o controle do volume infundido. 5- MODELO DE RTULO PARA COLOCAR NO SORO

OXIGENOTERAPIA
uma interveno teraputica, atravs da administrao de oxignio, visando melhorar a oxigenao das clulas. A terapia requer:

Uma fonte de oxignio Um fluxmetro ( regula a quantidade de oxignio oferecida ao paciente) Umidificador ( o oxignio resseca as mucosas por isso na maioria das vezes oferecido umidificado

20

Mtodo de administrao de oxignio mais usados 1-Cateter nasal : simples , tipo culos . Usado para administrar concentraes baixas de O2 ( mais de 4l resseca a mucosa). . de fcil aplicao 2- Mscara de venturi: mtodo mais seguro e exato para liberar concentrao necessria de oxignio.

Consideraes importantes:

O oxignio um gs inodoro, inspido, transparente. Ele alimenta a combusto A gasometria ( determinao laboratorial dos gases arteriais),
eficcia da oxigenoterapia.

a forma de averiguar a necessidade e a

OXIMETRIA: ( aparelho oxmetro, fixado em alguma parte do corpo: dedo, orelha) .mede a saturao de O2 do sangue . Uma medida inferior a 90% preocupante . Se permanecer abaixo de 70% exige terapia . Explique o procedimento ao paciente. . O tremor do paciente pode interferir na medida . O sensor conectado a um microprocessador. HIPXIA: concentrao de oxignio insuficiente a nvel celular HIPOXEMIA: concentrao de oxignio insuficiente no sangue arterial SINAIS DE M OXIGENAO taquipnea, taquicardia. Inquietao, confuso mental, prostrao, convulso, podendo ocorrer at parada respiratria

You might also like