You are on page 1of 2

VALIDAO DO PROCESSO DE ESTERILIZAO DE ARTIGOS MEDICO-HOSPITALARES SEGUNDO DIFERENTES EMBALAGENS Resumo: a presente investigao teve como objetivo estabelecer

o prazo de validade de embalagens esterelizadas sob vapor saturado sob presso, utilizando diferentes tipos de embalagens. Foram utilizadas quatro etapas:preparo dos artigos, avaliao do funcionamento da autoclave, ciclo de esterilizao e testes microbiolgicos. Evidenciou-se crescimento bacteriano em artigos embalados com papel grau cirrgico sem filme e com filme a partir do 21 dia. No papel crepado, no 90 dia e ausncia de crescimento utilizando a embalagem de tecido de algodo cru. RESULTADO: estebeleceu-se o prazo de validade de esterilizao por vapor saturado sob presso de 21 dias independente das embalagens utilzadas. INTRODUO: a utilizao do vapor saturado sob presso por meio de autoclaves, como processo de esterilizao, hoje considerado o mtodo de maior segurana, pois os microorganismos so destrudos pela ao combinada de temperatura, presso e umidade, promovendo a termocoagulaao e desnaturao das protenas de sua estrutura gentica celular. Segundo Pinter e Gabrielloni (2000), as embalagens recomendadas para esterilizao por vapor saturado sob presso so as seguntes: - tecido de algodo cru, papeis como papel grau cirrgico, papel Kraft, papel crepado, caixas metlicas, no tecido de 100% polipropileno. Aps a validao do processo de esterilizao, questiona-se at quando estes pacotes independente das embalagens utilizadas permanecer estreis para uso, pdincipalmente em procedimentos invasivos, garantindo a segurana para o paciente e equipe multiprofissional. Segundo a AORN(2000), a validade relativa pois depende da qualidade do material , da embalagem, transporte e manuseio. Estas condies devem ser avaliadas antes de serem colocadas em pratica. De acordo com a Associao Paulista de Estudo e Controle de Infeco Hospitalar (APECIH, 1998), o tipo de invlucro utilizado o principal fator que determina o tempo durante o qual artigos estocados mantem a estterilidade, ressalta que teoramente um artigo esterilizado deveria manter-se esteri at que um fator externo contribusse para sua recontaminao, independente do mtodo utilizado. A AORN(2000), aponta inmeras variveis que podem estar ligadas questo da validade da esterilizao sendo elas: tipo e configurao da embalagem utilizada; numero de vezes que o pacote foi manuseado antes do uso; numero de pessoas que podem ter manipulado o pacote; estocagem em prateleiras abertas ou fechadas; condies da rea de estocagem; uso de proteo e mtodo de selagem. A segurana do processamento dos artigos medico-hospitalares uma importante medida de controle de infeco hospitalar.

A presente investigao tem como objetivo estabelecer o prazo de validade de esterilizao de artigos processados em autoclave a vapor saturado sob presso, segundo diferentes PROCEDIMENTO METODOLOGICO Para definirmos o prazo de validade de esterilizao, selecionamos as embalagens; papel grau cirrgico com filme, papel cirrgico sem filme, papel crepado, tecido de algodo cru e os seguintes materiais: gazes e agulhas de sutura. RESULTADOS E DISCUSSO O papel grau cirrgico sem filme apresentou trs culturas positivas . Questiona-se se houve falha no funcionamento do aparelho. O papel grau cirrgico com filme apresentou uma cultura positiva. Considera-se contaminao na abertura do pacote. Papel crepado manteve o material estril por 56 dias. O tecido de algodo cru manteve estril o material por 90 dias. Frente ao exposto e considerando os resultados obtidos na presente investigao, estabelecemos na instituio que atuamos sob presso de 21 dias, independente das embalagens utilizadas, avaliando tambm as condies de armazenamento dos artigos medico-hospitalares. CONSIDERAES FINAIS Neste estudo, estabelecemos um prazo de validade, dentro da realidade da instituio que trabalhamos podendo ser alterado de acordo com outros estudos e/ou avanos tecnolgicos.

You might also like