You are on page 1of 3

Eletricidade e Eletrnica Lei de OHM

A lei de OHM uma frmula matemtica que estabelece a relao entre as trs grandezas fundamentais da eletricidade: a corrente, a resistncia e a tenso (tenso : tambm conhecida como diferena de potencial). Foi descoberta pelo alemo George Simon Ohm. As grandezas eltricas so representadas por smbolos (letras), veja a seguir: Grandeza tenso corrente resistncia potncia Smbolo U ou V I R P Unidade Volt (V) Ampre (A) Ohm () Watts (W)

As informaes desta tabela, so de extrema importncia e o interessado em aprender os segredos da eletrnica deve saber utiliza-las corretamente.

Enunciando a lei de OHM: TENSO: A diferena de potencial entre os terminais de um circuito igual ao produto da resistncia desse circuito pela intensidade da corrente eltrica que passa por tal circuito. Exemplo prtico: Num circuito eltrico, uma corrente de 2 ampres ao passar por um resistor de 10 ohm, provoca uma diferena de potencial eltrico de 20 volts sobre esta resistncia. Veja como fica a representao da lei de OHM atravz de uma frmula matemtica: V=R.I CORRENTE: A intensidade da corrente eltrica que percorre o circuito igual diviso da diferena de potencial entre os terminais desse circuito pela resistncia que esse circuito apresenta passagem da corrente eltrica. Exemplo prtico: Num circuito, quando aplicamos uma diferena de potencial (tenso) de 20 volts sobre os terminais de uma resistncia de 10 ohm, provoca uma corrente eltrica de 2 ampres. Veja como fica a representao da lei de OHM atravz de uma frmula matemtica: I=V/R

RESISTNCIA: A resistncia que um circuito, apresenta a passagem da corrente eltrica igual diviso da diferena de potencial (tenso) entre os terminais desse circuito pela intensidade da corrente que por ele passa. Exemplo prtico: Num circuito em que aplicamos uma diferena de potencial de 20 volt e medimos uma corrente eltrica de 2 ampre, obtemos uma resistncia a passagem da corrente de 10 ohm. Veja como fica a representao da lei de OHM atravz de uma frmula matemtica: R=V/I POTNCIA: Existe ainda uma grandeza que muito utilizada em eletrnica, no faz parte da lei de OHM mas est ligada diretamente a ela. a potncia eltrica. Saber qual a potncia eltrica na dissipao de calor dos componentes eletrnicos e seus circuitos de extrema importncia para o bom funcionamento dos mesmos. A potncia eltrica igual ao produto da tenso pela intensidade de corrente que percore a resistncia. Estas frmula so utilizadas com frequncia na elaborao de circuitos eltricos e eletrnicos. Exemplo prtico: Num circuito, onde aplicamos uma diferena de potencial de 20 volts e obtemos uma corrente eltrica de 2 ampres, produzimos uma potncia eltrica de 40 watts. Teoricamente nosso circuito formado pela resistncia de 10 ohm teria que suportar uma potncia de 40 W. Veja como fica a representao atravz de uma frmula matemtica: P=V.I

Exerccios 1. Determine a ddp que deve ser aplicada a um resistor de resistncia 6 para ser atravessado por uma corrente eltrica de 2A. 2. Um chuveiro eltrico submetido a uma ddp de 220V, sendo percorrido por uma corrente eltrica de 10A. Qual a resistncia eltrica do chuveiro? rente 3. Nos extremos de um resistor de 200 , aplica-se uma ddp de 24V. Qual a corrente se eltrica que percorre o resistor? 4. Uma lmpada incandescente submetida a uma ddp de 110V, sendo percorrida por uma corrente eltrica de 5,5A. Qual , nessas condies, o valor da resistncia eltrica do filamento da lmpada. 5. Um resistor hmico, quando submetido a uma ddp de 20V, percorrido por uma percorrido corrente eltrica de 4 A. Para que o resistor seja percorrido por uma corrente eltrica de 3A, que ddp deve ser aplicada a ele?

6. A curva caracterstica de um resistor hmico dada acima. Determine sua resistncia eltrica R e o valor de i2.

You might also like