You are on page 1of 13

PONTIFCIA UNIVERSIDADE CATLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE LETRAS

Raquel Aquino Dias

O PERCURSO CRIATIVO DE MOACYR SCLIAR NA OBRA OS DEUSES DE RAQUEL: UM ESTUDO GENTICO

Porto Alegre 2011

Raquel Aquino Dias

O PERCURSO CRIATIVO DE MOACYR SCLIAR NA OBRA OS DEUSES DE RAQUEL: UM ESTUDO GENTICO

Projeto de monografia apresentado como requisito para aprovao na disciplina de Projeto de Monografia na Faculdade de Letras da Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul

Orientadora: Marie-Hlne Paret Passos

Porto Alegre 2011

I IDENTIFICAO

DADOS DA INSTITUIO Pontifcia Universidade Catlica do Rio Grande do Sul Faculdade de Letras Endereo: Av. Ipiranga, 6681, prdio 8 Partenon, Porto Alegre/RS

DADOS DO PROPONENTE Raquel Aquino Dias Graduanda em Letras Licenciatura Simples em Portugus Endereo eletrnico: raqdias@msn.com

DADOS DO PROJETO Ttulo: O percurso criativo de Moacyr Scliar na obra Os Deuses de Raquel: um estudo gentico Orientadora: Marie-Hlne Paret Passos rea de Concentrao: Teoria da Literatura

II INTRODUO

Este projeto visa a estruturar a monografia que abordar uma anlise do processo de criao literria da obra Os Deuses de Raquel, do escritor gacho Moacyr Scliar, sob o olhar da Crtica Gentica, se amparando em seus manuscritos constituintes.

O leitor encontrar neste projeto a justificativa da escolha do tema, os objetivos que guiam esse trabalho e a hiptese levantada, a ser verificada ao trmino do estudo. Ainda partes integrantes deste projeto, tem-se a metodologia a ser desenvolvida para um efetivo desenvolvimento do estudo aqui proposto, o cronograma simplificado dessas atividades, um sumrio provisrio e a fundamentao terica necessria ao que se prope.

III JUSTIFICATIVA

A autora deste projeto de monografia bolsista de iniciao cientfica, financiada, atualmente, pela FAPERGS, no DELFOS Espao de Documentao e Memria Cultural da PUCRS, local que abriga e disponibiliza comunidade acadmica acervos de diversos mbitos para pesquisa.

O trabalho com acervos, em que se tem a possibilidade do contato privilegiado com diversos tipos de materiais neles contidos, e a participao em eventos no campo da Crtica Gentica, despertaram o interesse em estudar o processo criativo de uma obra, baseado em seus documentos de processo.

Por sugesto da orientadora, foi escolhido o Acervo Moacyr Scliar, do qual foram selecionados os manuscritos da obra os Deuses de Raquel, dada a originalidade do corpus a ser estudado.

IV OBJETIVOS Observar e descrever o trabalho de elaborao progressiva do autor na obra Os Deuses de Raquel, a partir dos documentos referentes sua produo; Encontrar as marcas deixadas pelo autor no decorrer da gnese da obra Os Deuses de Raquel; Estabelecer possveis relaes entre a escritura da obra Os Deuses de Raquel e sua verso final publicada , a fim de elucid-la.

V HIPTESE

possvel estabelecer relaes entre a escritura da obra Os Deuses de Raquel e sua verso final publicada , a fim de elucid-la?

VI METODOLOGIA

Para adequada realizao da monografia que aqui se prope, sugere-se a organizao do trabalho a ser feito sob a proposio de momentos, descritos a seguir. Realizao de leituras extensivas, tanto de obras relacionadas Crtica Gentica, quanto da primeira edio da obra a ser estudada. Organizao e descrio do corpus propriamente dito. Descrio e anlise das rasuras feitas pelo autor nos documentos de gnese da obra. Discusso de possveis relaes entre a obra publicada e seus respectivos manuscritos.

VII CRONOGRAMA

Jan/12 Fev/12 Mar/12 Abr/12 Maio/12 Jun/12 Leituras x x x x x x Organizao e descrio do corpus Descrio das rasuras Discusso e anlise das rasuras Reviso, finalizao e entrega x x x x x x x x x x

VIII SUMRIO PROVISRIO

Introduo: Consideraes iniciais

Captulo um: Sobre a Crtica Gentica Captulo dois: O dossi gentico Captulo trs: (captulo para discusso e anlise: ver possvel ttulo)

Concluso: Consideraes finais

IX FUNDAMENTAO TERICA

Nas ltimas trs dcadas, segundo Biasi (2010), a interpretao de uma obra, a partir de seus manuscritos, vem sendo denominada de Crtica Gentica.

A constituio desse novo olhar sobre os manuscritos no teria sido possvel sem o intenso trabalho terico de nottoyage per la vide que o movimento estruturalista, hostil filologia, operou entre 1960 e 1975. (BIASI, 2010, p.9)

Sob essa perspectiva, os documentos que constituem o processo de criao de determinada obra passam a ser vistos como um objeto de estudo independente, no mais preso s anlises e interpretaes textuais simblicas.
Em tal horizonte intelectual, no qual o prazer do texto tornava-se cada vez mais abstrato, a ideia de redescobrir os manuscritos foi percebida por alguns jovens estruturalistas como a promessa de um contato real com a substncia literria: observar a estrutura plena e viva de uma escritura em estado nascente, seu desenvolvimento, suas metamorfoses, a formao progressiva da obra. (BIASI, 2010, p.10)

Dessa forma, aberta uma gama de possibilidades de pesquisa: a descoberta de novas formas de ler e estudar os manuscritos, passveis de validar hipteses construdas a partir da leitura do texto dito final, como confirma Hay,

A crtica gentica deve penetrar nos mecanismos mais sutis de um processo muito estranho, o da criao dos textos, nos confronta com questes de outra amplitude: a natureza e os limites da linguagem, a relao de uma obra com uma cultura e, em ltima anlise, do individuo com seu universo. (HAY, 2007, p.71)

Assim, como resume Biasi,

a crtica gentica prope-se a renovar o conhecimento dos textos luz de seus manuscritos, deslocando a interrogao crtica do autor para o escritor, do escrito para a escritura, da estrutura para o processos, da obra para a gnese. (BIASI, 2010, p. 13)

Os estudos genticos iniciaram, segundo Salles (1992), na Frana, em 1968, com uma equipe de pesquisadores alemes responsveis por organizar os manuscritos do poeta alemo Heinrich Heine. A partir de problemas de mtodo por eles encontrados na abordagem dos manuscritos e, mas adiante, por outros pesquisadores, criado o ITEM (Institut des Testes et Manuscrits Modernes), local prprio para tais estudos. No Brasil, ainda conforme Salles (1992), Philippe Willemart foi o responsvel pela introduo da pesquisa gentica.

Para Grsillon (2007), a Crtica Gentica vem ocupar um novo espao dentro da literatura: a partir do momento em que se volta o olhar para o estudo dos manuscritos literrios, deixando-se levar pelo movimento da criao, desenvolve-se, com isso, uma srie de hipteses para desvendar o processo criativo do autor. A Crtica Gentica estabelece um olhar diferenciado sobre a literatura, como assinala a autora:

Seu objeto: os manuscritos literrios, na medida em que portam o trao de uma dinmica, a do texto em criao. Seu mtodo: o desnudamento do corpo e do processo da escrita, acompanhado da construo de uma srie de hipteses sobre as operaes escriturais. Sua inteno: a literatura como um fazer, como atividade, como movimento. (GRSILLON, 1994, p.19)

REFERNCIAS

BIASI, Pierre-Marc de. A gentica dos textos. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2010. GRSILLON, Almuth. Elementos de crtica gentica. Ler os manuscritos modernos. Porto Alegre: Editora da UFRGS, 2007. SALLES, Ceclia Almeida. Crtica gentica: uma introduo, fundamentos dos estudos genticos sobre os manuscritos literrios. So Paulo: EDUC, 1992. SALLES, Ceclia Almeida. Gesto inacabado: processo de criao artstica. 2. ed. So Paulo: FAPESP: Annablume, 2004. WILLEMART, Philippe. Universo da criao literria. So Paulo: EDUSP, 1993. WILLEMART, Philippe. Bastidores da criao literria. So Paulo: Iluminuras,1999.

You might also like