You are on page 1of 3

7 dicas para organizar o seu tempo

Votar
3.5

Por Dr. Marcelo Cubellun, Equipe do Bem Simples. Mdico Psiquiatra M.N 69874

Resumo
O tempo algo que voc pode dar, compartilhar ou perder. Mas nunca pode "recuperar". Por isso, o tempo que voc perde ou usa mal em um projeto um recurso que voc no voltar a ter.Na verdade, deixou de ser um recurso e virou uma perda. Leia com ateno estas dicas e, sem perder tempo, coloque-as em prtica.

Passos

1
Use uma agenda semanal ou mensal para ter uma idia global do seu tempo disponvel e das suas atividades. Voc ver que agrupar atividades pode ser eficaz para economizar tempo com deslocamentos, que vrias providncias podem ser tomadas simultaneamente e que atividades podem ser superpostas sem perder a eficcia. Por exemplo, usar uma manh por ms para resolver todas as questes bancrias, deixar o carro para lavar num posto prximo enquanto vai ao dentista, estudar ou organizar a lista do supermercado enquanto espera atendimento em algum lugar.

2
Planeje cada dia incluindo todas as atividades previstas para a jornada. No reserve apenas o tempo dedicado ao trabalho. Inclua tudo que voc quer ou precisa fazer. Deixar as atividades merc da memria, da sorte ou do acaso pode ser divertido um dia. Mas, se virar hbito, seu tempo ser sempre pouco para fazer tudo.

3
Agende os seus compromissos, atribuindo no s a hora de incio, mas tambm a de trmino. Procure respeitar esses limites.

4
Cumpra o que previu para cada jornada. Se voc tiver planejado corretamente, ter tempo suficiente para cada atividade. Se surgir um imprevisto que obrigue a adiar algum compromisso, reorganize a sua agenda para inclu-lo assim que for possvel.

5
Inclua no seu planejamento semanal tempo para lazer e descanso. No os considere "perda de tempo". Ao contrrio. Voc ver que reconhecer e valorizar o tempo livre enriquecer a sua vida pessoal e deixar voc mais disposto para o trabalho.

6
Aja com rapidez e eficcia, mas no tente correr o tempo todo. Uma dose de criatividade necessria para flexibilizar e encontrar novas solues no menor

tempo possvel. No entanto, viver sempre "acelerado" s o deixar exposto ao estresse e s doenas. No confunda velocidade com pressa. Dedique a cada coisa o tempo de fato necessrio.

7
Cuide dos minutos para aproveitar as horas. No despreze os minutos que sobram entre as atividades. Nem "arredonde" o tempo fazendo coincidir a hora de fim de uma ao com o comeo de outra, principalmente se voc precisa se deslocar. Permitir-se atrasos por mau planejamento s diminuir o seu rendimento ao longo do dia. Alm disso, voc correr o risco de no contar com o tempo necessrio para as ltimas atividades previstas para a jornada.

Importante
O tempo s pode ser administrado ou perdido. Nunca recuperado. Organize logicamente as suas atividades para tirar do tempo o maior proveito
possvel.

COMO ORGANIZAR SEU TEMPO E SER MAIS PRODUTIVO


Gabriel Galvo Como Fazer, Eficincia, Gesto, Organizao do tempo, Produtividade Como fazer um dia de 36 horas caber dentro de um de 24? Um desafio que todos os que assumem diversas tarefas tentam alcanar para poder realizar tantos objetivos. complicado se manter organizado o tempo todo, mas, com a prtica adequada, pode se tornar um hbito muito bom de se conservar.

Os melhores livros para seu desenvolvimento pessoal esto na Livraria Cultura.


Para ter o mnimo de produtividade durante o dia de trabalho, uma boa dica organizar antecipadamente suas tarefas. Os passos seriam:

Listar as tarefas: faa uma lista com todas as atividades que voc dever cumprir durante aquele dia. V colocando no papel o que vier na sua cabea, sem preocupao com a ordem. Vasculhe a mente para saber se no foi esquecido nada; Estabelecer as prioridades: agora voc deve organizar seu brainstorm de tarefas seguindo a ordem de importncia e urgncia. O mais importante vem primeiro; Estipular tempo para cada tarefa: calcule de cabea quanto tempo em mdia voc levaria para executar cada atividade e anote. D uma tolerncia de 15 minutos ou mais, de acordo com o que achar melhor, para finalizao delas;

Administre seu Tempo

Apenas R$ 19,00 no Submarino!

Determine sua hora de descanso: entre um punhado e outro de tarefas, adicione um intervalo de tempo para descansar seu crebro. Coisa de uns 20 minutos para ler algo, ver besteira na internet, conversar sobre o jogo do seu time ou mesmo dormir um pouco (especialistas dizem que tirar pequenos espaos de tempo para dormir deixa a mente mais relaxada e diminui o estresse durante o dia); Leve consigo sua lista: coloque sua listagem em sua agenda, computador de mo ou mesmo num pedao de papel. O que importa que suas anotaes sempre estejam mo e voc as consulte vrias vezes ao dia; Tente realizar, pelo menos, metade das tarefas: busque executar todas as tarefas importantes e boa parte das tarefas menos urgentes. Seja sincero consigo e no trapaceie! Organize o dia de amanh: antes de terminar o expediente, verifique o que no pode ser feito e junte com o que dever ser realizado no dia seguinte. Se quiser, pode j ir fazendo os quatro primeiros passos, o que ir facilitar muito para voc.

Organizar o dia possibilita maior produtividade pelo melhor aproveitamento do tempo. J que todos temos a mesma quantidade de horas todos os dias, cabe a ns ento utiliz-las da melhor forma. Se voc tiver mais alguma dica sobre organizao do tempo, comente!

You might also like