You are on page 1of 6

UNIVERSIDADE ANHANGUERA - UNIDERP CENTRO DE EDUCAO A DISTNCIA POLO: MACA /RJ 4 SEMESTRE DO CURSO DE PEDAGOGIA DISCIPLINA: PROJETO MULTIDISCIPLINAR II

ALINE BORGES RA: 343546 ELISABETE ARRUDA RA: 309488 JOSIANE MIRANDA RA: 300049 JULIA - RA

Atividades de prticas supervisionadas (ATPS) postadas para avaliao da disciplina: Projeto Multidisciplinar II sob a orientao do Prof. Me. EAD: Djalma Silveira, Prof Tutora Distncia: Adriana da Silva Ramos de Oliveira, e Tutora Presencial: Prof Wilma Nery, do Curso de Pedagogia Plo - 7131.

MACA MRJ 2012


1

Dinmicas e brincadeiras para crianas do Ensino Fundamental - 6 a 10 anos

Dinmicas e brincadeiras criadas por nosso grupo, contemplando crianas do Ensino fundamental - 6 a 10 anos

Adivinha ou Passa

Objetivo: criatividade, percepo dos fatos, trabalho em equipe. Material: Livros ou revistas, quadro branco, caneta para quadro. Desenvolvimento: As grupos de alunos sero divididos em, no mximo, 5 pessoas. Cada grupo ler uma histria e utilizando-se de quadro branco e mmicas, tentar mostrar aos demais sobre que histria o grupo esta falando. Cada grupo ter 5 min para adivinhar o tema da histria. Passado o tempo, outro grupo tentar, at que no reste nenhum grupo. O grupo que acertar ganha um presente. Se nenhum ningum conseguir adivinhar, o grupo escolher um integrante de cada equipe para pagar uma prenda. Aps isso, reiniciasse a brincadeira.

Antnimos e Sinnimos

Objetivo: Conhecimento de si prprio, conhecimentos das palavras e de seus significados. Material: etiquetas e canetas coloridas Desenvolvimento: Cada aluno receber trs etiquetas e canetas coloridas. Na primeira etiqueta ele escrever uma palavra que ele acha que o descreve. Na segunda ele escrever uma palavra que acha ser sinnimo da primeira palavra e na outra um antnimo. Com a ajuda do (a) educador (a), os alunos identificaro os antnimos e sinnimos corretos de cada palavra. Os alunos que acertarem tero direito a um presente, que podem ser: livros, canetas coloridas, blocos de papel, pees, bolas de gude, etc.

Escolha das atividades

Dentre as vrias atividades e dinmicas conhecidas, o grupo optou por estas por acreditarmos que se tratem de questes de grande relevncia nesta faixa etria e tambm optamos por crianas maiores, pois, fica mais fcil o entendimento entre os pares e entre educador(a) e educando(a) j que so alfabetizados ou esto comeando a ser. Na primeira atividade, destacamos o trabalho em equipe, pois nesta fase a criana tende a ser mais socivel, ter muitos amiguinhos, mas no necessariamente sabe trabalhar com eles como se fossem um s: respeitando as opinies diferentes, visando algo maior. E com esta dinmica, pretendemos mostrar, que quando se trabalha em conjunto, todos saem ganhando. Na segunda atividade, destacamos o conhecimento de si prprio como indivduo. Observa-se que a criana conforme vai crescendo vai se percebendo como ser e muitas vezes se percebe de forma equivocada. Seja por uma palavra dita pelos pais ou professores, pessoas em que a criana confia bastante, ou mesmo por alguma brincadeira mal interpretada. Desta forma, buscamos chamar a ateno da criana e dos responsveis para a forma como ela prpria se observa, se com excesso de defeitos ou qualidades, duas situaes que se no trabalhadas corretamente, em algum tempo, traro grandes problemas de ordem intrapessoal e interpessoal. E dessa forma ldica, agradvel e sem cobranas, conseguimos perceber facetas do desenvolvimento infantil, que de outra maneira no conseguiramos. Por vezes, muito difcil para a criana mostrar suas insatisfaes de modo que os adultos a entendam, e por sua vez, tambm difcil para ns, adultos, percebemos e enxergarmos as reais insatisfaes da criana. Sendo assim, atravs dessas brincadeiras, a criana se desarma e se mostra, nos direcionando e indicando suas reais frustraes, nos ajudando a compreender o que realmente existe, para que junto aos pais ou responsveis e educadores, possamos orientar estas crianas com eficcia e eficincia.

Brinquedoteca: um espao para o conhecimento e aprendizado mtuo.

brincando que se aprende. Sempre que esta frase dita concorda-se com ela, porm, de uma forma superficial, pois o ato de brincar vai muito mais alm de empilhar blocos, vestir bonecas ou chutar bolas. Quando est brincando, a criana fala muito sobre ela, sobre sua histria de vida e suas relaes com o mundo. atravs da brincadeira que a socializao dela com o mundo se d. Neste contexto, ela aprende as regras do mundo, exercita sua concentrao e expande sua j imensa criatividade. No comportamento dirio das crianas o brincar algo que se destaca como essencial para o desenvolvimento e aprendizagem. Dessa forma, se quisermos conhecer bem as crianas, devemos conhecer seus brinquedos e brincadeiras. (Bomtempo, 2000,p.129) Sendo assim, a brinquedoteca, um espao que comtempla o autoconhecimento, o prazer, a afetividade, a empatia, a automotivao e a sensibilidade, facilitando o equilbrio da criana, enfatizando sempre o desenvolvimento psicolgico, social e intelectual dela, o lugar ideal para que ela se sinta vontade e livre para vivenciar o que esta a sua volta, demonstrar seus medos e insatisfaes. Neste espao, que deve atender as necessidades da criana e da famlia e que ser orientada pela brinquedista, ela aprende a explorar este mundo e consequentemente interagir melhor com ele, no s facilitando e melhorando as relaes familiares como tambm facilitando seu aprendizado. E com essa interao o brinquedista, profissional, habilitado, tambm aprende, pois cada nova situao, novo caso, faz com que ele se aprimore e aprenda cada vez mais.

Consideraes finais

De tudo o que foi visto, dito e pensado, podemos perceber que o ato de brincar, faz parte do desenvolvimento do ser humano, proporcionando experincias que faro com que o indivduo se perceba como parte integrante de um todo e o ajudaro a se relacionar consigo e com os outros. E se esta brincadeira for direcionada visando melhorias na vida e nas relaes desta com seus familiares, amigos e professores, melhor ainda, tendo em vista que, quanto mais cedo forem descobertas determinadas carncias, mais fcil e prazerosa se torna a interao da criana com a escola, com o (a) educador (a) e com seus colegas. Acreditamos tambm que em todos os locais onde haja crianas: escolas, hospitais, creches, devem haver brinquedotecas. A importncia deste espao inegvel, tendo em vista, todos os benefcios agregados utilizao dele, durante o processo e depois dele. E com pesar que percebemos a pouca importncia dada a esta grande ferramenta de autoconhecimento e aprendizado. Seria de grande utilidade que mais crianas tivessem acesso a uma brinquedoteca. Certamente, vrios problemas que vemos hoje no mbito escolar, no existiriam ou seriam em menor escala.

Referncias Bibliogrficas

Dinmicas de grupo - Acervo pessoal - Retirado, ao longo do tempo, de diversos sites que realizam dinmicas de grupo, como: O formador, RH online. AZEVEDO, Antonia Cristina Peluso de. Programa Livro Texto/PLT. Brinquedoteca: No diagnstico e interveno em dificuldades escolares. Campinas, So Paulo: Alnea, 2011. Brinquedoteca UNOPAR. Disponvel em: <http://www2.unopar.br/sites/brinquedoteca/> Acesso em 13 de Set. 2012.

You might also like