You are on page 1of 4

Isaac Newton Isaac Newton nasceu no dia 4 de Janeiro de1643 em Inglaterra e faleceu no dia 31 de Maro de 1727 em Londre.

Isaac foi um cientista ingls mais, reconhecido como fisico e matemtico embora tenha sido tambem astrnomo, alquimista,filsofo natural e telogo.

Obra -Descreveu a lei gravitacional universal e as trs lei de Newton. -O sistema por si idealizado e as leis de Kepler do movimento do planeta. Rplica do telescpio newtoniano. Entre 1670 e 1672, Newton trabalhou intensamente em problemas relacionados com a ptica e a natureza da luz. Ele demonstrou, de forma clara e precisa, que a luz branca formada por uma banda de cores (vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, anil e violeta) que podiam separar-se por meio de um prisma. OPTICA

Como resultado de muito estudo, concluiu que qualquer telescpio "refrator" sofreria de uma aberrao hoje denominada "aberrao cromtica", que consiste na disperso da luz em diferentes cores ao atravessar uma lente. Para evitar esse problema, Newton construiu um "telescpio refletor" (conhecido como telescpio newtoniano). Isaac Newton acreditava que existiam outros tipos de foras entre partculas, conforme diz na obra Principia. Essas partculas, capazes de agir distncia, agiam de maneira anloga fora gravitacional entre os corpos celestes. Em 1704, Isaac Newton escreveu a sua obra mais importante sobre a ptica, chamada Opticks, na qual expe suas teorias anteriores e a natureza corpuscular da luz, assim como um estudo detalhado sobre fenmenos como refrao, reflexo e disperso da luz.

Universidade e resumo das suas realizaes Newton estudou no Trinity College de Cambridge, e graduou-se em 1665. Um dos principais precursores do Iluminismo, seu trabalho cientfico sofreu forte influncia de seu professor e orientador Barrow (desde 1663), e de Schooten, Vite, John Wallis, Descartes, dos trabalhos de Fermat sobre retas tangentes a curvas; de Cavalieri, das concepes de Galileu Galilei e Johannes Kepler. Em 1663, formulou o teorema hoje conhecido como Binmio de Newton. Fez suas primeiras hipteses sobre gravitao universal e escreveu sobre sries infinitas e o que chamou de teoria das fluxes (1665), o embrio do Clculo Diferencial e Integral. Por causa da peste negra, o Trinity College foi fechado em 1666 e o cientista foi para casa de sua me em Woolsthorpe. Foi neste ano de retiro que construiu quatro de suas principais descobertas: o Teorema Binomial, o clculo, a lei da gravitao universal e a natureza das cores. Construiu o primeiro telescpio de reflexo em 1668, e foi quem primeiro observou o espectro visvel que se pode obter pela decomposio da luz solar ao incidir sobre uma das faces de um prisma triangular transparente (ou outro meio de refrao ou de difrao), atravessando-o e projetando-se sobre um meio ou um anteparo branco, fenmeno este conhecido como disperso. Optou, ento, pela teoria corpuscular de propagao da luz, enunciando-a em (1675) e contrariando a teoria ondulatria de Huygens. Tornou-se professor de matemtica em Cambridge (1669) e entrou para a Royal Society (1672). Sua principal obra foi a publicao Philosophiae Naturalis Principia Mathematica (Princpios matemticos da filosofia natural - 1687), em trs volumes, na qual enunciou a lei da

gravitao universal (Vol. 3), generalizando e ampliando as constataes de Kepler, e resumiu suas descobertas, principalmente o clculo. Essa obra tratou essencialmente sobre fsica, astronomia e mecnica (leis dos movimentos, movimentos de corpos em meios resistentes, vibraes isotrmicas, velocidade do som, densidade do ar, queda dos corpos na atmosfera, presso atmosfrica, etc.). De 1687 a 1690, foi membro do parlamento britnico, em representao da Universidade de Cambridge. Em 1696 foi nomeado Warden of the Mint e em 1701 Master of the Mint, dois cargos burocrticos da Casa da Moeda britnica. Foi eleito scio estrangeiro da Acadmie des Sciences em 1699 e tornou-se presidente da Royal Society em 1703. Publicou, em Cambridge, Arithmetica universalis (1707), uma espcie de livro-texto sobre identidades matemticas, anlise e geometria, possivelmente escrito muitos anos antes (talvez em 1673). As trs leis de Newton A primeira lei e a segunda lei de Newton, escritas em latim, na edio original, de 1687. Isaac Newton publicou estas leis em 1687, no seu trabalho de trs volumes intitulado Philosophiae Naturalis Principia Mathematica. As leis explicavam vrios comportamentos relativos ao movimento de objetos fsicos e foi um extenso trabalho no qual ele dedicou-se. A forma original na qual as leis foram escritas a seguinte:

Lex I: Corpus omne perseverare in statu suo quiescendi vel movendi uniformiter in directum, nisi quatenus a viribus impressis cogitur statum illum mutare.

(Todo corpo continua em seu estado de repouso ou de movimento uniforme em uma linha reta, a menos que seja forado a mudar aquele estado por foras imprimidas sobre ele.)

Lex II: Mutationem motis proportionalem esse vi motrici impressae, etfieri secundum lineam rectam qua vis illa imprimitur.

(A mudana de movimento proporcional fora motora imprimida, e produzida na direo da linha reta na qual aquela fora imprimida.)

Lex III: Actioni contrariam semper et aequalem esse reactionem: sine corporum duorum actiones in se mutuo semper esse aequales et in partes contrarias dirigi. (A toda ao h sempre oposta uma reao igual, ou, as aes mtuas de dois corpos um sobre o outro so sempre iguais e dirigidas a partes opostas.)

You might also like