You are on page 1of 27

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

UEA 1 Linguagem e Conhecimento


Ementa e Objetivos Ementa
A leitura e a escrita na Universidade: linguagem e conhecimento. Pressupostos bsicos: Concepes bsicas de linguagem, comunicao, texto, leitura e escrita. Condies de produo da leitura e da escrita do texto acadmico. Tipos de texto: estrutura e funcionamento. Argumentao, coeso e coerncia textuais. Correo gramatical.

Competncias
Dominar os conhecimentos bsicos de uso da lngua portuguesa, oral e escrita, na produo e recepo de textos e situaes de comunicao em diversos contextos, diferentes variedades da lngua e alternncia de gneros lingusticos. Analisar a lngua, oral e escrita, como manifestao da cultura, instrumento de comunicao, de vinculao do pensamento crtico e elaborao do conhecimento acadmico, cientfico e tecnolgico. Desenvolver expresso e comunicao compatveis com o exerccio profissional, inclusive nos processos de negociao e nas comunicaes interpessoais ou intergrupais. Atualizar-se constantemente com os processos de desenvolvimento tecnolgico compreendendo as novas prticas de leitura, escrita e modificaes da linguagem.

Habilidades
Refletir analtica e criticamente sobre a linguagem em um contexto social, histrico e cultural, educacional, tecnolgico e ideolgico. Entender os mecanismos de produo textual dominando as propostas temticas, a organizao lgica, os elementos organizacionais, a estruturao de gnero, a escolha vocabular, a construo textual, norma e posicionamento crtico. Refletir sobre os textos, seus mecanismos de produo e divulgao, identificando suas estruturas lingusticas, seus diferentes significados, o dito e o no dito, o subliminar, aplicando regras e ideias de forma organizada. Perceber as diversas situaes em sala de aula, identificando marcas do discurso, situaes socioculturais diferenciadas associadas ao uso da linguagem. Analisar os principais conceitos e abordagens na produo do conhecimento. Refletir analtica e criticamente sobre o contedo dos textos escritos. Desenvolver a produo do texto informativo acadmico, tais como resumo, resenha e artigo cientfico. Ampliar capacidade de dilogo em equipe Dominar os processos de investigao, produo e difuso do conhecimento cientficotecnolgico.

Contextualizao
Na perspectiva de produo de leitura e de textos adotada nesta UEA, a linguagem tratada como trabalho de pesquisa, estudo, planejamento, escritura e reescritura. Esse tratamento se justifica porque consideramos que ler e escrever textos exige apreenso de mecanismos estruturadores da

1 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

lngua, isto , parafraseando Citelli (1994), exige desenvolvimento de competncias para ler nas palavras dos homens as circunstncias do mundo. Isso significa dizer que a produo de leitura e de textos vai alm da estrutura formal, da preocupao com regras gramaticais da lngua. preciso pensar a lngua do ponto de vista semntico-discursivo, ou seja, compreender seu funcionamento no uso efetivo, suas significaes em diferentes contextos. A forma da lngua importante, sem ela a comunicao torna-se deficiente, mas apenas a forma no suficiente para garantir uma boa produo textual coerente e coesa. Outros fatores assumem papel vital, como por exemplo, a cultura, a economia, a faixa etria, o regionalismo, todos esses e outros no citados, constituem as condies de produo do sujeito e so determinantes na sua postura ideolgica, social e intelectual. A adequao das formas da lngua contribui grandemente para o sucesso dos argumentos que constituem o texto. Nas condies de produo do sujeito esto as experincias por ele acumuladas que caracterizam sua historicizao e , pela existncia dessa historicizao que o sujeito se faz sujeito, se assume como sujeito. A produo textual, seja na forma do cdigo escrito, seja na modalidade oral, para obter sucesso precisa ser bem elaborada, sistematizada e legitimada.

UEA 1 Linguagem e Conhecimento


Na UEA 1, o objetivo desenvolver concepes de leitura, de texto e de gramtica. As discusses se daro em torno do funcionamento do processo de leitura, da importncia do conhecimento do lxico e da gramtica.

UEA 2 A Lngua: Uso, Variao e Heterogeneidade. Produo de Unidades Lingusticas


Nesta unidade, iremos refletir sobre a lngua portuguesa como um sistema que contm vrias normas e cujo uso, por ser heterogneo, conforme a situao comunicativa, pode demonstrar que ela no uniforme nem nica, mas varivel. Voc ir conhecer os mecanismos para elaborao de diferentes unidades lingusticas.

UEA 3 Produo do Texto Informativo e Argumentativo


Nesta unidade, a temtica o desenvolvimento de competncias e habilidades de produo do texto informativo acadmico, tais como resumo, resenha e artigo cientfico. Bons estudos!

Aula 01 - Concepes de Leitura e de Texto


Nesta aula, voc ver conceitos de leitura e como se desenvolve o processo de leitura. Ver tambm uma abordagem sobre o conceito de gramtica e de gramtica interna.

2 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Fonte: http://fatoecuriosidademundial.blogspot.com/2012/02/charges-muito-engracadas.html

Vamos l?

1.1 O que Significa Saber Ler


Antes de falarmos em leitura, preciso definir de que ponto de vista estamos fazendo nossas observaes. Num primeiro momento, podemos dizer que leitura decodificao de sinais. Afinal, se a escrita um cdigo de representao grfica da linguagem por meio de sinais materiais visveis, escrever codificar e ler decifrar o cdigo, ou seja, decodificar. Uma vez que a escrita no somente a representao da fala, decodificar exige interpretar o sentido de palavra ou sentena da lngua; assim, no basta promover a associao mecnica entre os sinais. Ler no associar um sinal a outro de modo automtico. Num segundo momento, podemos considerar leitura como algo mais abrangente que simples decodificar de sinais grficos. Para que voc compreenda melhor esse segundo conceito de leitura, vejamos o que diz Leotti (2012): Numa concepo mais ampla, podemos considerar que ler atribuir sentidos, enquanto que numa viso restrita, o ato de leitura corresponde ao escolar, a uma aprendizagem institucionalizada. Leitura no um ato isolado. Ler no apenas relacionar leitor e texto. Ler interpretar e compreender num processo de instaurao de sentidos, e nesse processo, sujeito e sentidos so determinados por sua historicidade e pela ideologia. Voc percebeu que nessa concepo de leitura defendida por Leotti, nos faz lembrar fatos de nosso cotidiano nos quais esse pensamento se encaixa direitinho. Nosso consumo de energia eltrica ou de gua, por exemplo, medido por meio da leitura que o funcionrio da empresa fornecedora faz. Mas como pode ser leitura, se o medidor s apresenta nmeros? Ele olha os nmeros e interpreta-os, ou seja, atribui sentidos. Viu s? Esse exemplo nos mostra que possvel fazer leitura de inmeras formas e no apenas do cdigo escrito. Agora voc j entendeu porque, no incio desta aula, foi dito que preciso definir o que leitura para depois compreendermos o que saber ler. verdade, porque dependendo do conceito que se adota do que ler, o conceito de saber ler poder tambm ser diferente. Se pensarmos que saber ler saber decodificar o cdigo escrito, ou seja, reconhecer letras, vamos considerar que quem no sabe decodificar no sabe ler. Mas se adotamos o conceito mais amplo, o de que ler atribuir sentidos, como faz Leotti, entre

3 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

outros estudiosos da linguagem, vamos reconhecer que todas as pessoas fazem leitura. Ento, agora possvel dizermos que mesmo as pessoas consideradas analfabetas fazem leituras, a restrio dessas pessoas refere-se apenas a um tipo de leitura, isto , leitura do cdigo escrito. Para voc, em especial, que um estudante universitrio, os dois conceitos de leitura so importantes, um porque considera seu conhecimento da lngua escrita e o outro porque amplia seu modo de leitura. O que estou dizendo a voc que a leitura do cdigo escrito no pode ficar apenas na decodificao. Decodificar apenas um passo no processo de aquisio da linguagem escrita. Outros passos precisam ser dados para que a leitura seja realmente bem aproveitada.

1.2 O Processo de Desenvolvimento da Leitura


Depois de decodificar necessrio compreender o que foi lido, aps isso possvel interpretar e ento, o prximo passo a reflexo sobre a leitura feita. E, depois de compreender, interpretar e refletir sobre o que foi lido que estamos prontos para comentar, fazer crticas, parafrasear, produzir outros textos. Dependendo do que se est lendo, principalmente, se assunto for conhecido, o processo pode ser mais rpido e quase imperceptvel, mas quando lemos um assunto do qual no temos nenhum conhecimento, o processo de leitura pode ser mais lento e at mais difcil. Voc j observou que, aqui no curso, os textos de algumas disciplinas parecem mais fceis para voc que outras? Pode conferir, pois certamente, aqueles que voc l com mais rapidez, com maior fluncia deve tratar de assuntos que voc j conhece, pelo menos, um pouco; aqueles que voc tem mais dificuldades para compreender, pode ser que voc no tenha tantas informaes sobre o tema em discusso. obvio que as dificuldades na leitura no passam apenas por essas questes, h outros pontos que afetam esse processo de leitura. O conhecimento de mundo fundamental no desenvolvimento da leitura. Todo assunto est sempre envolvido num determinado contexto e a considerao desse contexto que ir contribuir para a compreenso da leitura.

4 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Fonte: http://blog0news.blogspot.com.br/2009/04/charges-daslu.html.

Pense numa charge, por exemplo, ela normalmente revela um contexto especfico, se no sabemos qual o contexto em que ela est inserida, corremos o risco de no compreend-la. isso que Leotti estava explicando, na citao acima, quando disse sujeito e sentidos so determinados por sua historicidade e pela ideologia. A historicidade envolve a histria relacionada pessoa, no s sua vida, mas tambm o que aconteceu antes dela nascer, envolve a sociedade onde ela vive e todo o conhecimento que ela j adquiriu.

1.3 Leitura: Conhecimento do Lxico e da Gramtica


Para ler o cdigo escrito, tambm preciso conhecer o vocabulrio e as regras de relacionamento entre as formas lingusticas. Dizendo de outra maneira, a leitura do cdigo escrito exige o conhecimento do lxico e da gramtica de uma lngua o portugus, para ns. Lxico e vocabulrio so sinnimos, na maioria dos casos. Trata-se do conjunto de vocbulos da lngua. Se voc no conhece o significado de uma palavra ou no conhece a palavra, poder ter dificuldades para compreender o texto em que voc a encontrou. Conhecer uma palavra conhecer o significado (na lngua) e apreender o sentido dela no texto (ou no contexto). So muitas as palavras que conhecemos, quando chegamos ao curso universitrio. Entre elas, existem aquelas que usamos com frequncia, as que utilizamos algumas vezes e as que identificamos, mas no empregamos em nossos textos. Nos dois primeiros casos, estamos diante de nosso vocabulrio ativo; no ltimo, do vocabulrio passivo. Isso acontece com qualquer tipo de conhecimento: algumas informaes so memorizadas com facilidade, na maioria das vezes, em virtude do uso frequente, que as mantm ativas; contudo, outras somente so reconhecidas quando algum faz referncia a elas, isto , situam-se em domnio potencial, passivo. Apesar da grande parte conhecida de vocbulos do portugus, temos conscincia de que ainda h

5 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

muitos itens lexicais que ignoramos. Basta lembrar-se do contedo de um dicionrio j folheado. Um dos permanentes desafios para os autores de dicionrios o enriquecimento cotidiano do vocabulrio: o desenvolvimento da cincia, da tecnologia, das artes, da cultura, impe a criao de novos termos ou o aproveitamento de palavras de outros idiomas. o caso de deletar, palavra oriunda do ingls (to) delete, verbo que significa 'apagar, remover, suprimir'. Apesar de derivada do latim deletum, forma do verbo delre ('destruir, apagar, suprimir') e j includa nos dicionrios recentes, esta palavra ainda no foi totalmente assimilada por muitos falantes cultos do portugus, que a consideram um termo tcnico, portanto, incompatvel com o uso comum. Trata-se de um estrangeirismo, um termo incorporado ao portugus por emprstimo. Em situaes de comunicao oral ou escrita do seu dia-a-dia, voc pode observar e identificar outras palavras emprestadas por uma lngua estrangeira ao portugus. Experimente fazer uma lista dessas palavras. Para fazer uma boa leitura do cdigo escrito, entretanto, no basta conhecer as palavras de uma lngua. Tambm preciso conhecer as regras de organizao das palavras na frase ou na orao, das frases ou oraes no perodo, dos perodos no pargrafo, dos pargrafos no texto. Voc vem aprendendo regras gramaticais na escola h muito tempo. Tais regras so de vrios tipos e compem a gramtica do portugus. Podem governar a colocao das palavras, a concordncia entre elas, as associaes pelo sentido e as relaes sintticas. S no lhe disseram que elas no so aprendidas, mas adquiridas. Mesmo sem perceber, voc adquiriu regras gramaticais desde que comeou a falar. Um exemplo disso quando a criana comea a falar, ela diz o menino me bateu, mas ela no diz menino o me bateu. Percebe como h nesses exemplos regras de estrutura da lngua portuguesa? A criana, mesmo no dominando o cdigo escrito, j utiliza a orao na ordem direta: sujeito-verbo-complemento, artigo-substantivo. Veja a seguir, o que pensa Franchi sobre essa temtica: A linguagem no algo que se aprende ou algo que se faz: algo que desabrocha e se desenvolve como uma flor (na bonita metfora de Noam Chomsky), que amadurece no curso dos anos, desde que se assegurem criana mnimas condies de acesso s manifestaes lingusticas de seus pais e de sua comunidade lingustica (FRANCHI, 2006, p. 24). Isso nos leva a reconhecer que o ser humano j nasce com uma capacidade lingustica favorecida por uma gramtica internalizada. Essa gramtica internalizada que nos capacita a desenvolver a linguagem desde os primeiros anos de vida e como afirmou Franchi, essa capacidade precisa ser estimulada.

6 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

No filme Nell possvel constatar essa afirmao. Nell, a protagonista desenvolve uma linguagem estranha e dois pesquisadores resolvem investigar o problema da garota. Descobrem que aquela linguagem era estranha para eles, mas que fazia parte do cotidiano no meio em que a garota foi criada. Por mais estranha que soasse a linguagem de Nell, havia uma estrutura gramatical que organizava sua fala e essa estrutura contribuiu para o desenvolvimento da pesquisa sobre as causas daquela linguagem estranha de Nell. A escola cria oportunidades para que o usurio da lngua tenha conscincia das regras gramaticais que pe em prtica espontaneamente, em todos os momentos, ora como ouvinte, ora como falante, em diversas situaes de comunicao. Isso tem pouca relao com a ideia tradicional de que a gramtica que define o padro de correo lingustica da decorre a crena de que devemos obedecer norma culta ou regra gramatical. Ao contrrio, a norma extrada da observao do uso da lngua (culto, em certos contextos, familiar, em outros, sempre submetido ao critrio da adequao). Foi por meio da observao do funcionamento da linguagem de Nell que os pesquisadores puderam concluir com sucesso a investigao. A lngua varivel, na dimenso direta da heterogeneidade dos interlocutores e dos contextos comunicativos. Talvez voc, caro aluno, ainda no houvesse pensado em gramtica como algo inerente pessoa. Mas voc j deve ter pensado, ou conhece algum que pensa, que gramtica matria que se aprende na escola, que muito complicada, cheia de regras, etc. Em parte esse pensamento faz sentido, condiz com grande parte da realidade, principalmente a escolar. Portanto, o objetivo dessa discusso esclarecer e ampliar o conceito de gramtica, imprimindo uma perspectiva mais humanista, considerando que o crebro humano j nasce programado e, a no ser que a pessoa tenha alguma deficincia que afete o campo da linguagem, ela pode desenvolver a competncia lingustica. Esse um aspecto do que chamamos gramtica. A gramtica ensinada na escola trata-se, em geral, de um conjunto de regras e normas que organiza a lngua. Portanto, para que voc no fique com dvidas, veja o que Franchi diz sobre a gramtica: preciso distinguir, ainda, com muito cuidado, o sentido de gramtica interna do sentido de gramtica, construo terica dos gramticos e linguistas. Neste caso [...] trata-se de construir um sistema de noes e uma metalinguagem que permitam falar da linguagem e descrever (ou explicar) os seus princpios de construo. isto , trata-se de um trabalho analtico e reflexivo sobre uma representao da estrutura da linguagem e de seu funcionamento. Uma atividade metalingstica. (FRANCHI, 2006, p. 31) Franchi tambm esclarece que a gramtica como faculdade lingustica do ser humano: trata-se de um sistema de princpios e regras que correspondem ao prprio saber lingustico do falante: ele se constri na atividade lingustica e na atividade lingustica se desenvolve (FRANCHI, 2006, p. 31). Quando a criana chega escola ela j tem um desenvolvimento lingustico proporcionado pela gramtica interna e ento, o papel da escola associar essa faculdade que a criana traz, com as estruturas da lngua padro e ajudar essa criana, que agora se torna aluno, a amadurecer o desenvolvimento da lngua oral e escrita. O domnio da modalidade culta da lngua depende de um processo contnuo de ampliao do conhecimento.

1.4 Texto e Leitura


Qual o significado de texto? O que podemos chamar de texto? Ser que tudo que est escrito texto? S texto se for escrito? Certamente algumas dessas questes voc j respondeu. Vamos, ento, conferir se estamos

7 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...


pensando sob a mesma perspectiva.

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

O texto uma ocorrncia lingustica, na modalidade escrita ou falada, de qualquer extenso, dotada de significao, portanto, de unidade, com princpio, meio e fim facilmente identificveis em um dado evento de comunicao verbal. Veja o que diz Koch (1989) a esse respeito: O texto ser percebido como uma unidade lingustica concreta (perceptvel pela viso e audio), que tomada pelos usurios da lngua (falante, escritor/ouvinte, leitor), em uma situao de interao comunicativa reconhecvel e reconhecida, independentemente da sua extenso. Identificar um texto significa reconhecer sua textualidade: um texto tem unidade semntica (tem uma significao) e formal, ou seja, est estruturado de maneira a ser percebido como um todo, em uma dada situao de comunicao ou contexto. Ento, o texto no mera sequncia de frases, porque contm pronunciamento sobre uma questo, que se circunscreve a um dado contexto, e disso advm o seu sentido. Podem ser observadas as seguintes caractersticas da textualidade: Coeso a unio ntima das estruturas que compem o texto e que se manifesta no uso de conectivos, tais como as conjunes e preposies, ou no uso de pronomes, adjetivos, artigos, numerais e advrbios. A coeso afetada diretamente pela concordncia e pela regncia nominal e verbal. Quando estas no so obedecidas, as cadeias de unio entre os segmentos textuais se quebram, gerando repeties e/ou omisses indevidas, incoerncias e ambiguidades que prejudicam a compreenso da mensagem. Coerncia a ligao harmnica entre as ideias do texto, obedecendo a sequncias bsicas como incio-meio-fim, ordem cronolgica dos fatos, relaes de causa e consequncia. Um texto sem coerncia, por assim dizer, trabalha contra si prprio, porque as ideias no se reforam nem se complementam umas s outras. Aceitabilidade a caracterstica textual que faz com que palavras e estruturas do texto sejam vlidas dentro dos padres lingusticos do idioma. Para a lngua portuguesa, a ordem dos elementos na orao relevante, j que a inverso dos termos pode provocar alterao de sentido. Desse modo, no aceitvel a permuta indiscriminada da posio e das palavras que os compem, como em homem pobre (sem dinheiro) e pobre homem (digno de pena). Informatividade a capacidade que o texto tem de veicular informaes. Um texto com alto grau de informatividade contm muitas informaes, como no trecho: Na segunda-feira (tempo), a estudante (profisso) Ktia se Souza Rodrigues (identidade pessoal), de 15 anos, (idade) saiu (ao praticada) de casa (local) tarde (tempo) para tentar conseguir seu primeiro emprego(finalidade). Por outro lado, existem tambm os casos de baixa informatividade ou informatividade zero, como no trecho de uma das crnicas de J Soares (Veja, 14/03/90) Os principais ossos da perna so os que ficam do lado de dentro. J que todos os ossos so componentes internos do corpo, apesar do uso de sete palavras (so os que ficam do lado de dentro), ele nada acrescenta ao segmento inicial (os principais ossos da perna). Situacionalidade a capacidade que o enunciado tem de se adequar a uma determinada situao, de ser vlido dentro de um determinado contexto. A quebra da situacionalidade gera efeitos de naturezas variadas, desde o humor at a incoerncia. Intertextualidade capacidade que um texto tem de remeter a outros textos j existentes e conhecidos do emissor e/ou do receptor, bem como de permitir a criao de

8 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

um texto novo a partir dos j elaborados. Como o conhecimento humano cumulativo, isto , as geraes presentes dispem de um patrimnio anterior como ponto de partida, a intertextualidade materializa esse acmulo na rea do discurso. Intencionalidade caracterstica do discurso que permite o reconhecimento das intenes do falante, por meio da anlise dos implcitos e explcitos nele contidos. Um texto, portanto, identificado como tal quando passvel de atribuio de sentidos, no importando se constitudo de uma palavra, uma frase, um pargrafo ou de inmeras pginas. Quando se chega a um cruzamento de duas ruas e se v uma placa, dizendo Pare e a ela possvel se atribuir sentido, ou seja, ela tem uma significao para o leitor, ento, um texto. Voc deve estar a se perguntando Mas para ser um texto no tem que ter incio, meio e fim?. , voc est correto e a inscrio Pare tem esses trs elementos embutidos em sua significao. Como professora? Voc me perguntaria. E eu lhe respondo: o que faz um texto ser um texto sua capacidade de ser compreendido. A placa foi compreendida, no foi? Ela determina, ordena que a pessoa pare. Ser que voc conseguiria identificar as caractersticas listadas acima nessa placa? Nesta aula, falamos sobre as concepes de leitura, de texto e de gramtica. Agora voc j sabe que ler no apenas decodificar, mas dar sentido ao que foi lido, compreender e ter condies de interpretar o texto lido. Partindo desse raciocnio, podemos dizer que quem nunca frequentou escola tambm sabe ler e que mesmo no sabendo nomear os usos que fazemos, todos ns usamos a gramtica, muito mais que imaginamos.

Atividades
A aula 1 apresentou concepes de texto, de leitura e de gramtica. a. Esta aula acrescentou alguma informao nova a seus conhecimentos? b. Voc concorda com tudo que leu nesta aula? c. Qual foi o ponto mais interestante desta aula?

Aula 02 As Condies de Produo do Sujeito-Leitor e a Interao


Nesta aula, faremos um estudo sobre os aspectos que envolvem as situaes de leitura e o estabelecimento de interlocuo com o texto lido. Um texto ao ser produzido tem um leitor previsto e espera que esse leitor, de acordo com suas condies, torne-se seu interlocutor, seu cmplice ou adversrio. Mas como tornar-se interlocutor? So as condies de produo do sujeito-leitor que apontam os mltiplos e variados modos de leitura. O sujeito-leitor, ao produzir leitura estabelece uma relao entre o simblico e o imaginrio, esta relao se d pela historicidade do sujeito e do texto (LEOTTI, 2012). As condies de produo de leitura significam todo o preparo que o leitor tem para a compreenso ou inteleco daquele texto lido. Portanto, a leitura no s apreenso dos sentidos do texto, mas tambm, estabelecer conexes entre o que foi lido e os conhecimentos anteriores desse sujeitoleitor. Assim se d um jogo de interao entre sujeito e texto. Quanto mais elementos o sujeitoleitor tem para associar, maior ser sua inteleco, isso significa estabelecer o nvel de suas condies de produzir leitura.

2.1 Inteleco: Conhecimento do Sistema


Ns, agora, vamos tratar da inteleco, enfatizando o componente implcito e a atitude crtica diante do texto e promovendo o exerccio das habilidades relacionadas obteno de informao.

9 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Lembre-se de fazer a leitura hipertextual, caminho possvel para outros conhecimentos. Voc pode estar se perguntando: por que falar aqui em inteleco em vez de leitura? comum conceber a habilidade de leitura como recepo do texto. Entretanto, este termo denota passividade por parte do usurio, principalmente no exame tradicional do conceito. Inteleco, por sua vez, origina-se da mesma raiz de inteligncia, que implica atividade, ao. Ler um texto, portanto, significa agir com o intelecto sobre o material lingustico, de modo a estabelecer nexos que conduzam efetiva compreenso e interpretao da mensagem. Nossa atividade intelectiva diante de um texto, mesmo quando analisamos questes gramaticais, deve estar centrada nos eixos da compreenso, por meio do exame da literalidade explcita ou implcita. No caso da literalidade implcita, depreenderemos os pressupostos da mensagem e da interpretao, mediante identificao de relaes no-literais e implcitas, que consistem nos subentendidos, estabelecidos com base no conhecimento de mundo compartilhado por autor e leitor. Ao mesmo tempo, no possvel deixar de considerar os princpios gerais da lngua portuguesa, sob pena de, ao invs de usurios conscientes e seguros, sermos meros identificadores mecnicos de regras gramaticais, o que, de modo algum, significa saber o idioma.

2.2 Inteleco: Depreenso do Implcito


Quando voc domina a lngua portuguesa, possvel ler as mensagens, mas, se voc quer alcanar a inteleco do texto, preciso avanar. Os mecanismos de produo do sentido textual fundamentam-se no: Conhecimento do explcito, daquilo que dito, literal. Conhecimento do implcito, do que no dito, porm pode ser extrado do que literal, pois est contido no contexto lingustico. Conhecimento do implcito, do que no dito, no literal, mas pode ser identificado no contexto extralingustico ou scio-histrico-cultural. A construo do sentido de um texto escrito (e do falado, que por ora deixaremos de lado) requer ateno ao contexto lingustico, que voc j sabe o que . este contexto que nos garante a compreenso do que lemos, relacionada no s ao explicitado literalmente, mas tambm informao implcita chamada de pressuposto. Os pressupostos so informaes obtidas diretamente do lxico (vocabulrio) e das relaes gramaticais. Como no ditos, correspondem a informaes que so calculadas a partir do que dito no contexto lingustico especfico. Ao efetuar estes clculos, obtm-se a compreenso do texto. Por exemplo, afirmar que Maria parou de fumar implica afirmar que ela fumava (no est dito, mas deduz-se de parou de). Logo, a informao de que Maria fumava um pressuposto do enunciado Maria parou de fumar (MARTINS, 1998). Da mesma forma, podemos identificar os pressupostos dos enunciados que se seguem: Maria conseguiu parar de fumar. Finalmente Maria conseguiu parar de fumar. Felizmente Maria conseguiu parar de fumar. Quando dizemos que Maria conseguiu parar de fumar, porque ela havia se esforado para largar o vcio, pressuposto identificado com base na palavra conseguiu. Caso digamos que Finalmente Maria conseguiu parar de fumar, percebemos que foram muitas as tentativas de Maria parar de fumar, todas com sacrifcio, fato expresso pela palavra finalmente.

10 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Se, por ltimo, temos o enunciado Felizmente Maria conseguiu parar de fumar, podemos extrair mais uma informao implcita ou pressuposto: Maria teve fortes motivos, possivelmente de sade, para ter parado de fumar, o que o uso da palavra felizmente justifica. Para fixar esse contedo, vamos identificar juntos os pressupostos do texto que se segue. Observe os segmentos sublinhados: hora de torcer de novo. A renda das pessoas afunda, a economia no decola e o mundo desconfia do Brasil. Mas esse enrosco tem soluo. Em que voc pensa, quando l torcer de novo? Se voc pensou na Copa do Mundo, a ltima, em que o Brasil foi pentacampeo, isso lhe despertou um sentimento positivo, no ? Esta ideia um pressuposto do ttulo do texto. Ao examinar a primeira informao, encontramos a palavra afunda, que pressupe o movimento de cima para baixo, normalmente captado como ruim, se ocorre dentro da gua, na lama, na terra... Em seguida, deparamos com o advrbio no, de negao: bom ou mau? Negativo, claro, ainda mais associado forma verbal decola (sentido de movimento para cima sair do cho, negado pelo advrbio; logo, movimento negativo no sai do cho). Por ltimo, no mesmo perodo, ocorre des + confia, gerando desconfia, ou que no confia, tambm negativo. Passamos para o segundo perodo do texto: ele comea com Mas, conjuno coordenativa adversativa, que introduz ideia oposta anterior. Qual era esta ideia? A de negao: afunda, no decola, desconfia (= no confia), mas tudo se modifica, isto , torna-se positivo, porque este enrosco tem soluo. Esta palavra, enrosco, quer dizer ato ou efeito de enroscar; enroscadura, enroscamento. Voc percebe o pressuposto decorrente de en + rosca, rosca para dentro? Pois bem, o pequeno texto pode ser representado pelo esquema a seguir: O texto hora de torcer de novo diz muito mais no campo do implcito do que no do explcito, apesar de todas as informaes poderem ser extradas do literal. O texto tem seu sentido produzido com base em pressupostos. Nenhum texto existe fora do contexto extralingustico. Ao fazer a inteleco, essencial responder a perguntas quem fala ou escreve? para quem? quando? onde? por qu? para qu? como? As respostas a elas vo definir as condies de produo do texto, que permitiro, alm de compreend-lo, interpret-lo. Para a interpretao, necessrio recorrer a outro tipo de informao implcita: o subentendido. Os subentendidos so informaes obtidas do conhecimento de mundo compartilhado pelos interlocutores, portanto, apenas indiciadas pelo texto. Como no ditos, correspondem a informaes que so calculadas a partir do que dito em contexto extralingustico especfico, comum ao produtor e ao leitor do texto, ou seja, com base no conhecimento compartilhado. Ao efetuar estes clculos, chega-se interpretao do que se ouviu ou leu (MARTINS et al., 1998). Por exemplo, ao se ler: Imposto de renda: mordida do leo este ano est mais forte, necessrio depreender uma srie de subentendidos para obter a compreenso plena da mensagem. No d para considerar literalmente esse enunciado. Seria difcil imaginar que um leo est solta, h mais de um ano (este ano), mordendo pessoas (a mordida do leo), que comparam a intensidade da mordida (est mais forte). Qualquer leitor saberia tratar-se de entendimento absurdo, ilgico. Depois disso, fcil deduzir que a mordida do leo corresponde ao imposto de renda. Resta uma dvida: como se constituiu esta associao? Por que leo? Alguns leitores, mais jovens, j tero absorvido a figura de linguagem, mas outros compartilharo

11 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

com o jornalista um conhecimento bastante especfico uma campanha informativa, veiculada h algumas dcadas pela imprensa escrita e pela televiso. Nessa campanha, aparecia a imagem de um leo, andando de um lado para outro, enquanto o locutor comunicava os prazos para pagamento do imposto de renda e apelava para o cumprimento deles. Para quem nunca assistiu ao vdeo, seria impossvel interpretar o enunciado, compreend-lo, sim, mas a interpretao seria comprometida. A inteleco do texto, que implica compreenso e interpretao, exige o conhecimento compartilhado do contexto extralingustico, ou seja, a apreenso do subentendido. Essas so as condies de produo de leitura.

2.3 Inteleco: Habilidades Cognitivas Especficas


Vamos falar agora sobre as habilidades requeridas para o processo de inteleco completa e pertinente dos textos. Para isso, leia atentamente o texto a seguir: Mark, competente tradutor e professor universitrio, ingls de nascimento e senso de humor, brasileiro de corao, conta a histria mais ou menos assim. Depois de alguns anos de desejo incontrolvel, ele finalmente ganhou uma bicicleta no Natal. Em dezembro, faz muito frio na Inglaterra e, naquele ano, nevou bastante. Durante dois dias, ansiou pelo momento em que subiria na bicicleta e aprenderia a pedalar. Nada de sol no horizonte. Desolado, tocava os pneus novinhos, os pedais ainda enrolados em papel, o selim de couro macio. No terceiro dia, o av apareceu inesperadamente no incio da tarde. Diz ele que boa parte do que sabe, hoje, aprendeu com o av, meio sbio, meio gnio, meio menino, meio louco.Triste, no ?... olhar a bicicleta e no poder sair pelo campo, pela montanha, pelo mundo! Principalmente quando no se sabe pedalar. Mas eu vou ensinar uma coisa a voc que nenhum outro garoto sabe fazer. Sentou-se no tapete que ficava sobre o cho da varanda e, cuidadosa, pacientemente, desmontou com o neto a bicicleta inteirinha. Mostrou cada pea com entusiasmo, observando a posio, o encaixe, o parafuso e a funo no veculo. Quando nada mais estava no lugar, os dois levantaram-se e foram tomar ch quente com bombons ao p da lareira da sala. Momentos depois, o pai de Mark chegou do trabalho e, pela janela do carro, deparou com a montanha de pedaos de metal e borracha espalhados pelo piso. Reconheceu, perplexo, a bicicleta que comprara com dificuldade antes do Natal; ao lado, viu o bon do filho e as luvas do sogro. A irritao substituiu a surpresa e ele ficou alguns minutos do lado de fora, decidindo que castigo daria ao menino e de que maneira exprimiria sua profunda indignao ao av. Ao abrir a porta, viu-os bem juntos no sof, conversando e rindo em voz baixa, tranquilos, quase angelicais. Amanh, na hora do almoo, sem desculpas, quero esta bicicleta completamente montada!, foi o que conseguiu dizer. No dia seguinte, bem cedo, assim que os pais saram para trabalhar, o menino ouviu o chamado do av. Vou ensinar outra coisa que ningum saberia fazer. Sentados no tapete da varanda, relembraram a funo de cada pea e observaram o parafuso, o encaixe, a posio dela no veculo. Depois de algumas horas, encostaram a bicicleta montada na parede da casa e, com o malicioso olhar de quem conhece o poder da mente humana, olharam para o sol tmido que comeava a aparecer. Agora, acho que voc j pode aprender a pedalar., disse o av ao neto aliviado. Mark costuma narrar a histria, dando risadas, mas, no sei bem por qu, sempre escuto tudo meio comovida. (MARTINS, 2003)

12 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Inteligir textos atividade de cognio das mais complexas, como voc acabou de ver. Exige o domnio de habilidades especficas, algumas j descritas, como a apreenso (sensorial pela viso, no texto escrito), a compreenso (do literal explcito e implcito) e a interpretao (do implcito compartilhado, dentro do contexto extralingustico). Mas no s isso. A inteleco de textos em portugus requer algumas habilidades cognitivas especficas. A primeira a apreenso por meio da viso, no caso do texto escrito (ou da audio, quanto ao texto falado) , pelo usurio, que deve, em seguida, compreender e interpretar o que leu (ou escutou), para obter informao. Duas outras habilidades so essenciais: a anlise e a sntese. O texto sobre Mark exprime concretamente cada uma delas. Para analisar, preciso decompor, no de modo desatento ou aleatrio, mas de maneira sistemtica, observando o valor da parte no todo, sob os pontos de vista formal, semntico e funcional. Quando desmontaram a bicicleta, prestando ateno posio, s conexes e ao funcionamento das peas, o menino e o av realizaram uma experincia analtica bastante concreta. A habilidade de analisar leva ao reconhecimento das sees constituintes do texto e da hierarquia entre as ideias, identificando as principais, as secundrias e os pormenores. Somente depois da anlise possvel formular esquemas e roteiros. A sntese, por sua vez, a habilidade cognitiva decorrente da anlise: uma decompe, outra recompe. Para a sntese, necessrio saber associar elementos isolados, com o propsito de constituir um conjunto organizado ou articular partes na construo do todo coerente. Por isso, para poderem remontar a bicicleta, foi necessrio que os personagens da narrativa tivessem observado cuidadosamente a forma, o conceito e a funo de cada pea, para recompor o todo. Desenvolvendo a habilidade da sntese, o usurio da lngua portuguesa ser capaz de elaborar sumrios e resumos, que so tipos de textos frequentemente utilizados nas atividades acadmicas. A sntese (assim como a anlise) consiste em um complexo exerccio do raciocnio. Nenhuma das habilidades cognitivas estar propriamente desenvolvida enquanto se mantiver no domnio terico. fundamental aplic-las em situaes concretas, da vida real, de modo a transferir o que foi adquirido na teoria para a prtica. Por mais inteligente, estudioso e interessado que voc seja no ser possvel afirmar que sabe fazer alguma coisa apenas porque conhece a teoria. S se aprende a fazer, fazendo, quer dizer, superpondo o conhecido ao desconhecido. Quando desmontamos um objeto (anlise) e o remontamos (sntese), este conhecimento passar a ser efetivo no momento em que formos capazes de transferi-lo para novo objeto ou nova situao. Como, por exemplo, memorizamos para que lado devemos girar o parafuso que entra na parede? E a direo em que deve sair dela? Como que sabemos abrir uma lata de refrigerante ou um vidro de conserva? Como conseguimos ligar um equipamento de ltima gerao, recm-adquirido? Como fazemos a diferena entre uma receita culinria e um manual de instruo? Como que aprendemos a escrever uma redao? verdade: passamos a vida a transferir o conhecido para as novas situaes, aplicando a teoria adquirida s situaes do dia-a-dia. A ltima das habilidades cognitivas essenciais inteleco de textos a avaliao. Para avaliar, fundamental considerar o objeto do conhecimento sob a perspectiva das demais habilidades (apreenso, compreenso/interpretao, anlise, sntese, aplicao). Portanto, a avaliao, ou seja, o estabelecimento de juzos de valor, tarefa complexa, entre outros aspectos, por exigir comparao entre o objeto (o ser, o fato, o fenmeno, o processo, o conceito ou o texto conhecido)

13 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

e aquilo que se deseja conhecer (objeto, fato, fenmeno, processo, conceito ou texto). Da avaliao resulta a crtica, essencial ao estudo acadmico, ao trabalho cientfico, tecnolgico, artstico e literrio. Nesta aula, voc estudou como a leitura pode ser produzida e viu que os conhecimentos do leitor podem influenciar no processo de inteleco do texto. Voc estudou tambm que durante o processo de leitura algumas habilidades, so muito importantes para a real execuo da leitura e que ler significa desmontar para conhecer detalhadamente o texto e remontar (sntese) para conferir o grau de inteleco alcanado com a leitura.

Atividades
A aula 2 foi sobre produo de leitura e inteleco. a. Leia os textos indicados na seo Leituras, desta UEA. b. Escolha o texto que mais gostou e exercite as habilidades cognitivas que voc estudou nesta aula.

Aula 03 - Textos Reais, Textos Ideais e Gneros Textuais


Descrever o resultado da aplicao de habilidades de inteleco os textos ideais , contrastando-os com os textos identificados no cotidiano, o que teremos nesta aula. Faremos tambm um estudo sobre os gneros textuais, destacando a distino entre tipo e gnero textual.

3.1 Textos Ideais


Voc j conhece as habilidades essenciais inteleco textual, que parte da apreenso, passando pela compreenso, pela interpretao, pela anlise, pela sntese, at atingir o nvel de avaliao (crtica), por meio da qual efetivamente se obtm informaes. Selecionamos as principais caractersticas que voc identificar nos textos elaborados para transmitir o mximo de informao ao intelector os chamados textos ideais.
Texto ideal delimitao/coerncia relevncia clareza economia cooperao simetria exatido convico/ assertividade objetividade correo coeso

O texto informativo dever ter delimitao, isto , princpio, meio e fim, identificveis pelo leitor sem dificuldade, o que o faz constituir-se como unidade e coerncia, com base em nexos estabelecidos nos contextos lingustico e extralingustico, para constituir todos organizados. A partir dos contextos, voc depreender os implcitos (pressupostos e subentendidos). O reconhecimento das partes dentro do todo textual, com a respectiva funo e o valor correspondente, levar voc identificao da ideia principal ou das ideias principais , das secundrias e dos pormenores, no que diz respeito informao veiculada. Isso, como j vimos, nem sempre est explcito no texto ou pode ser depreendido literalmente. A identificao da ideia principal possvel por causa da delimitao do texto: temtica, semntica

14 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

e formal. Leia, por exemplo, o texto abaixo e tente identificar a ideia principal: Um asteride com quase a mesma rbita que a Terra em torno do Sol se aproximar este ms do planeta, para depois se afastar por 95 anos. Com 60 metros, o 2002 AA29 foi descoberto ano passado. Dia 8, ele chegar a 5,9 milhes de quilmetros. No h risco de coliso, diz a Nasa. Mas sua passagem uma incmoda lembrana da ameaa que asterides representam. Fonte: http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030112 Como voc pode notar, trata-se de texto jornalstico, que noticia um fenmeno astronmico previsto, por subordinar-se a variveis de tempo e espao. As informaes relativas ao tamanho, designao e descoberta do asteride so ideias secundrias. J a meno incmoda lembrana do risco de coliso acessria, portanto, um pormenor, visto que esta possibilidade foi desmentida por voz de inquestionvel autoridade a NASA. Observe ainda a disposio linear das ideias no texto, da principal ao pormenor, em sequncia da esquerda para a direita (ou do incio para o fim, ordenadamente). Isso tambm confere coerncia notcia. A relevncia caracterstica imprescindvel, porque determina a seleo de ideias secundrias e pormenores que se destacam quanto ao valor informativo. Tambm no contexto que se define o que relevante, por comparao. No texto acima, veja que, apesar de no integrarem a ideia principal, as informaes secundrias e os pormenores so relevantes para a avaliao do impacto do fenmeno. Leia agora a notcia e responda mentalmente s perguntas adiante: Trs pesquisadores cearenses do Laboratrio de Algas Marinhas da Universidade Federal do Cear chegaram ontem Antrtica. Eles vo ficar durante 40 dias na Estao Comandante Ferraz, para coleta e estudo de algas marinhas. A equipe formada por Drlio Incio Alves, Stlio Ricardo Magalhes e Bartolomeu Warlene Silva de Souza. Eles submeteram ao CNPq o projeto, que foi aprovado em 2000, mas os recursos s foram liberados ano passado. Fonte: http://www2.correioweb.com.br/cw/EDICAO_20030112 A quantos pesquisadores o texto se refere? Onde nasceram? Onde trabalhavam? Aonde chegaram? Quanto tempo eles vo ficar? Em que lugar? Para qu? Voc capaz de dizer o nome dos componentes da equipe? O projeto receber recursos de algum rgo? Qual? E que ano o projeto foi aprovado? Quando o projeto foi aprovado? De que fonte a matria? Em que jornal foi publicado? Em que data? Todas as indagaes podem ser respondidas pela literalidade do texto. Vamos fazer perguntas, agora, sobre os pressupostos textuais:

15 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Que fazem pesquisadores em geral? Em que pas fica o estado do Cear? Em que rea do conhecimento os pesquisadores trabalham? Qual o objeto de estudo? Onde se encontra este objeto? Os nomes prprios dos pesquisadores so comuns? Houve coincidncia entre o momento da aprovao e o da liberao de recursos? Por ltimo, veremos se voc e o redator compartilham o conhecimento de mundo, formulando perguntas a respeito de subentendidos. Uma equipe de trs pesquisadores grande ou pequena? O que um laboratrio? O que a Antrtica? Onde se situa? O que a Estao Comandante Ferraz? O que o CNPq? Voc respondeu a todas as perguntas? Recebeu auxlio de algum? Mesmo com tantos implcitos pressupostos e subentendidos, a notcia marcada pela clareza, pois o vocabulrio conhecido e a estrutura da frase, muito simples. Estes so recursos utilizados pelo redator, com o objetivo de tornar os enunciados claros e facilitar a inteleco textual para o maior nmero possvel de usurios. Ao mesmo tempo, optando pela simplicidade, atende-se ao requisito da economia como princpio geral do idioma. Em termos de economia lingustica, preste ateno: menos sempre mais, desde que a clareza e a informatividade da mensagem no sejam comprometidas. A clareza tambm uma das garantias da relao simtrica entre os interlocutores, ou seja, desejvel que redator e leitor tenham o mesmo nvel intelectual, afetivo, social ou profissional, para que no haja desequilbrio na comunicao lingustica, o que, certamente, prejudica a inteleco textual. Caso no ocorra equilbrio entre os participantes, comum haver negociaes (por meio de tradues de palavras, retificaes, explicaes paralelas, entre outros recursos), para restabelecer a simetria comunicativa. Se a mensagem deve ser clara e a interao, simtrica, porque a comunicao verbal sempre cooperativa: quando no queremos defrontar com algum que caminha em sentido oposto, basta usar algumas estratgias comportamentais socialmente aceitas, como simular a leitura atenta de um documento, falar com outro passante, virar a esquina, no verdade? Caso cheguemos a dirigir a palavra a uma pessoa, fica entendido que temos inteno de manter o contato, de externar nossa cooperao. Da mesma forma, quando no queremos expor a fragilidade de um ponto de vista ou de uma notcia, no escrevemos sobre o assunto, pois no h como justificar informaes inexatas. A exatido uma qualidade do texto informativo, que pode ser sustentada por fatos, testemunhos, dados estatsticos, anlises qualitativas e vrios outros tipos de prova ou evidncia. A construo de um texto informativo, como voc pode deduzir, demanda estratgias que sustentem as ideias transmitidas. Dados estatsticos, por exemplo, conferem um tom de convico e assertividade ao texto. Segundo Grice (apud KOCH), uma das mximas do princpio da cooperao (ou um dos subprincpios) a mxima da qualidade, que determina: s diga coisas para as quais tenha evidncia adequada; no diga o que sabe no ser verdade. Sempre que obedecemos a esta mxima, sentimo-nos convictos de nossas informaes e produzimos enunciados assertivos. Vamos agora falar de objetividade. Para isso, leia o texto a seguir:

16 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

H vida bem abaixo do fundo do mar


J achamos seres vivos capazes de sobreviver em lugares to hostis quanto fendas vulcnicas ocenicas, gelo antrtico e giseres, mas uma descoberta anunciada na primeira semana de 2003 superou at as mais otimistas expectativas sobre a resistncia e a diversidade da vida na Terra. Microbiologistas marinhos da Universidade Estadual do Oregon (EUA) anunciaram na Science ter descoberto abundante vida microbiana a 300 metros abaixo do solo marinho. Fraturas numa camada basltica muito antiga, parte da crosta terrestre, so o lar de micrbios que vivem em bolses de gua quente. Tais micrbios nutrem-se de dixido de carbono e hidrognio. Agora, a crosta terrestre sob os oceanos pode ser considerada uma imensa biosfera, um verdadeiro mundo perdido. O texto H vida bem abaixo do fundo do mar relata um achado biolgico surpreendente. Apesar de emitir avaliao a respeito do contedo da notcia [...] uma descoberta [...] superou at as mais otimistas expectativas sobre a resistncia e a diversidade de vida na Terra ou Agora, a crosta terrestre sob os oceanos pode ser considerada [...] um verdadeiro mundo perdido , habilidade de alta relevncia para a inteleco de textos, o redator foi capaz de faz-lo de modo objetivo. Podemos dizer com segurana que a objetividade uma das marcas do texto ideal. O comentrio crtico, portanto, avaliativo, que o jornalista formulou, fundamenta-se tanto em fatos, quanto nos implcitos pressupostos (lugares to hostis; descoberta; superou at; achado biolgico; ter descoberto) e subentendidos (EUA; Science; mundo perdido). No se trata de mera opinio pessoal, esta, sim, caracterizada pela subjetividade.

3.2 Textos Reais


Verificamos que o conjunto de caractersticas descritas tem como base dois constituintes formais: a correo gramatical e a coeso textual. A primeira diz respeito utilizao segura e sistemtica de uma das variedades identificadas na lngua portuguesa, que a norma culta. A segunda caracterstica, que a presena de elementos coesivos no texto, resulta na organizao textual lgica ou coerncia. No texto anterior, conectivos como mas e to ... quanto, pronomes como o relativo que vivem e o demonstrativo Tais micrbios, advrbios como J e agora promovem a unio, a associao das palavras nas oraes e destas no pargrafo, produzindo a unidade textual. Textos escritos reais so aqueles que lemos todos os dias em folhetos, avisos e outros meios informais de comunicao. Quando so produzidos em situaes rotineiras ou relevantes da vida cotidiana, nunca os lemos inteligimos de fato. Nossa apreenso por meio do sentido da viso, que permite a decodificao mecnica das letras, acaba por ser a nica habilidade acionada pelo usurio, que s vezes nem v o que est escrito.

3.3 Gneros Textuais e Tipos Textuais


Alm da diferenciao entre textos ideais e textos reais, outra distino tambm importante para a comunicao verbal. Estamos falando dos gneros textuais. Os gneros textuais caracterizam-se por suas funes comunicativas, apesar de tambm possurem peculiaridades lingusticas. Mas antes de iniciarmos nosso estudo sobre gneros, vamos rever os tipos textuais, para no se fazer confuso entre tipos e gneros textuais. De acordo com Marcushi (2002, p. 22), os gneros textuais so aes sociodiscursivas . Vejamos a distino que esse autor faz entre tipo textual e gnero textual:

a. usamos a expresso tipo textual para designar uma espcie de construo terica definida pela natureza lingustica de sua composio

17 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

(aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas). Em geral, os tipos textuais abrangem cerca de meia dzia de categorias conhecidas como: narrao, argumentao, exposio, descrio, injuno. b. usamos a expresso gnero textual como uma noo propositadamente vaga para referi os textos materializados que encontramos em nossa vida diria e que apresentam caractersticas sociocomunicativa definidas por contedos, propriedades funcionais, estilo e composio caracterstica. se os tipos textuais so apenas meia dzia, os gneros textuais so inmeros (MARCUSHI, 2002, p. 22).

Para melhor compreenso dessa distino, na pgina 23, Marcuschi apresenta um quadro sintico, veja:
Tipos textuais 1. Constructos s tericos definidos por propriedades lingusticas intrnsecas Gneros textuais 1. Realizaes lingusticas concretas definidas por propriedades sociocomunicativas

2. Constituem sequncias lingusticas ou sequncias de enunciados e no so textos empricos

2. Constituem textos empiricamente realizados cumprindo funes em situaes comunicativas

3. Sua nomeao abrange um conjunto limitado de categorias tericas determinadas por aspectos lexicais, sintticos, relaes lgicas, tempo verbal

3. Sua nomeao abrange um conjunto aberto e praticamente ilimitado de designaes concretas determinadas pelo canal, estilo, contedo, composio e funo

4. Designaes tericas dos tipos: narrao, argumentao, descrio, injuno, exposio.

4. Exemplos de gneros: telefonema, sermo, carta comercial, carta pessoal, romance, bilhete, aula expositiva, reunio de condomnio, horscopo, receita culinria, bula de remdio, lista de compras, cardpio, instrues de uso, outdoor, inqurito policial, resenha, edital de concurso, piada, conversao espontnea, conferncia, carta eletrnica, bate-papo virtual, aulas virtuais etc.

O tratamento dos textos como gneros textuais uma proposta de redimensionamento para se estudar a linguagem centrada na interlocuo. A linguagem uma prtica social e suas aes se concretizam dentro de um gnero. Os tipos textuais (narrao, argumentao, exposio, descrio, injuno) so definidos pelos traos lingusticos que constituem o texto, tais como: aspectos lexicais, sintticos, tempos verbais, relaes lgicas. Para exemplificar essa caracterizao, veja a seguir o quadro de Werlich (1973):

18 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Fonte: Werlich (1973 apud MARCUSCHI, 2002, p. 28).

Agora fica mais fcil voc conferir que a narrativa tem como caracterstica a sequncia temporal, enquanto a descrio se centra na localizao; os textos expositivos tm como principal caracterstica a explicao e a anlise; os textos argumentativos tm o predomnio de um conjunto de dados que formam uma sequnciae os injuntivos so aqueles que se marcam pelo uso do imperativo. Como voc viu no quadro de Werlich, os tipos textuais so estruturas definidas e estticas. Os gneros no so estticos, podemos dizer que eles so relativamente estveis, como disse

19 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Bakthin (1997) porque se definem como artefatos culturais construdos historicamente pelos seres humanos, explica Marcushi (2002). Quando voc escreve um bilhete, um e-mail, um SMS, voc est usando o gnero textual caracterstico de cada uma dessas formas de comunicao. Ao produzir um trabalho acadmico voc tambm est usando um modelo de gnero textual. Preencher formulrios, produzir relatrios em seu ambiente de trabalho so tambm produes de gneros textuais. O contedo de uma carta familiar, de um e-mail ou de um texto jornalstico, por exemplo, pode conter mais de um tipo textual. Na carta voc pode ao mesmo tempo, descrever uma pessoa ou um objeto, pode contar uma histria, opinar sobre algo e, pode ainda, fazer pedidos ou dar ordens. Com isso, voc pode concluir a infinidade de gneros textuais que podemos encontrar em nossa sociedade. Nesta aula, voc teve a oportunidade de compreender mais e melhor a habilidade de inteleco dos textos reais e dos textos ideais. Foi esclarecido tambm a diferena entre tipos (ou tipologias) textuais e gneros textuais. Ao longo da aula voc pde perceber que um gnero textual pode conter diferentes tipos textuais dentro dele.

Atividades
Nesta aula voc estudou sobre textos reais, ideais e gneros textuais. a. A partir do que voc aprendeu nesta aula, faa uma lista dos textos com os quais voc convive em seu cotidiano. b. Tente agrup-los por gneros e confira quais os que voc usa com maior frequncia.

Referencias
BARTHES, Roland. O prazer do texto. So Paulo: Perspectiva, 1977. 86 p. CAMARA JR., Joaquim Mattoso. Estrutura da lngua portuguesa. 25. ed. Petrpolis, Vozes, 1996.124 p. ______. Manual de expresso oral e escrita. 20. ed. Petrpolis, Vozes, 2001. 164 p. CHEMIN, Beatris Francisca. Manual da Univates para trabalhos acadmicos. Disponvel em: http://www.univates.br/files/files/univates/manual/Capitulo1.pdf. Acesso em: 18 jul. 2012. CUNHA, Celso; CINTRA, Lus Felipe Lindley. Nova gramtica do portugus contemporneo. 2. ed. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 2001. 748 p. DAVIS, Flora. A comunicao no verbal. Traduo de Antonio Dimas; direo da edio de Fanny Abramovich. So Paulo: Summus Editorial Ltda., 1979. DUCROT, Oswald; ASCOMBRE, Jean Claude. Argumentao e Topoi argumentativos. GUIMARAES, Eduardo. Histria e sentido na linguagem. Campinas: Pontes, 1989. FRANCHI, CARLOS. Mas o que mesmo gramtica? So Paulo: Parbola Editorial, 2006. GARCIA, Othon M. Comunicao em prosa moderna: aprenda a escrever, aprendendo a pensar. 21. ed. Rio de Janeiro: FGV Editora, 2002. 540 p. GRICE, Herbert Paul. Lgica e conversao. In: DASCAL, Marcelo (Org.). Pragmtica: Problemas, crticas, perspectivas da lingstica: bibliografia. Campinas: Unicamp, 1982. 301 p. In:

20 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

KOCH, Ingedore G. V. Argumentao e linguagem. So Paulo: Contexto, 1984. ______. A coeso textual. So Paulo: Contexto, 1989. ______; TRAVAGLIA, L. C. A coerncia textual. So Paulo, Contexto, 1990. LEOTTI, Maria Jos. De peito aberto: uma forma de ler os fenmenos da linguagem, se voc tem peito. Disponvel em: http://alb.com.br/arquivo-morto/edicoes_anteriores/anais15/alfabetica /LeottiMariaJose.htm. Acesso em: 18 jul. 2012. MARTINS, Denise de A. C. Aspectos do Baby Talk no Portugus. Dissertao de Mestrado. Rio de Janeiro, PUC/RJ, 1988. Mimeo. 132 p. ______. Mecanismo de simplificao em registros especiais do portugus. Tese de Doutorado. Rio de Janeiro, UFRJ, 1991. Mimeo. 201 p. ______. Interao mdico-paciente. Curso de Introduo anlise do discurso. Braslia, UnB. 1997. Mimeo, 10p. ______. Pedagogia da positividade: comunicao construtiva em portugus, de Francisco Gomes de Matos: recenso. In: Revista Internacional de Lngua Portuguesa. Lisboa, Associao das Universidades de Lngua Portuguesa, 17, julho de 1997. pp. 165-166. ______; JORGE, Lurdes Tereza L.; BARRETO, Lina Sandra. Programa de educao continuada Lngua Portuguesa: compreenso e interpretao textual Mdulo 1. Braslia: Cespe Finatec / UnB, 1998. Texto impresso e CD-ROM. 98 p. ______. Esta e muitas histrias de todo dia: contos e crnicas. Braslia, 2003. No prelo. MATOS, Francisco Gomes de. Pedagogia da positividade: comunicao construtiva em portugus. Recife: Editora Universitria, UFPE, 1996. 127 p. MEDEIROS, Joo Bosco. Redao cientfica: a prtica de fichamentos, resumos, resenhas. 2. ed. So Paulo: Atlas, 1996. MORIN, Edgar. Os sete saberes necessrios educao do futuro. 3. ed. So Paulo: Cortez; Braslia, DF: UNESCO, 2001. 118 p. NOVO MANUAL DA REDAO. 4. ed. So Paulo, Folha de S. Paulo, 1992. 331 p. OLIVEIRA, Edison. Todo mundo tem dvida, inclusive voc. Porto Alegre: Sagra. 1995. 180 p. PECHEUX, Michel. Semntica e discurso: uma crtica afirmao do bvio. Campinas: Editora da Unicamp, 1997. PERELMAN, Cham. Tratado da argumentao: a nova retrica. So Paulo: Martins Fontes, 1996. SEVERINO, Antnio J. Metodologia do trabalho cientfico. 21. ed. So Paulo: Cortez, 2000.

Glossrio
A
Analogia Comparao. Argumentao Apresentao de provas a favor ou contra uma proposio anteriormente enunciada, utilizando-se de exemplos, citaes, analogias ou outros recursos de retrica.

21 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Assertividade Caracterstica da sentena que declara inteiramente a sua mensagem, seja ela positiva ou negativa, sem deixar margem a dupla interpretao. Atitude Comportamento ditado por disposio interior; maneira de agir em relao a pessoa, objeto, situao etc. Avaliao Processo pelo qual se define o valor de algo, bem como sua validade dentro de determinadas situaes. Esse um processo contnuo nas situaes de comunicao oral e escrita, pois os falantes esto sempre decidindo, pela avaliao, quais elementos lingusticos sero usados em cada situao.

C
Cena enunciativa Aquela em que h pessoas que conversam, em que ocorre interao lingustica. Cognio Processo ou faculdade de se adquirir um conhecimento, de conhecer algo. Compreenso Faculdade de entender, de perceber o significado de algo. Contexto O ambiente em que se d a comunicao e que envolve, simultaneamente, o comportamento lingustico e social. Convico Crena ou opinio a respeito de algo, com base em provas ou razes ntimas, ou como resultado da influncia ou da persuaso de outrem. Crtica Arte ou faculdade de examinar/julgar obras, em especial as de carter artstico ou literrio; apreciao minuciosa, julgamento. Contexto O conjunto de condies de uso da lngua, que envolve, simultaneamente, o comportamento lingustico e o social, e constitudo de dados comuns ao emissor e ao receptor; ambiente. Dependendo do contexto, as situaes de comunicao so alteradas. Por isso, para determinar o significado de um termo, necessrio conhecer o contexto em que est inserido. Cooperao Atuao, juntamente com outros, para um mesmo fim; contribuir com trabalho, esforos, auxlio; colaborao.

D
Decodificar Mudar de um cdigo para o outro, decifrar, compreender, interpretar o sentido de uma mensagem. Deriva Encadeamento de mudanas ocorridas numa dada lngua, que seguem uma direo bem definida. Como exemplo, temos o uso do pronome oblquo no incio das frases: "Me d isso", que ocorre no portugus do Brasil, mas no no portugus de Portugal. Dicionrio Compilao completa ou parcial dos vocbulos de uma lngua, ou de certas reas especficas desta lngua, geralmente em ordem alfabtica e que fornece, alm das definies, informaes sobre sinnimos, antnimos, ortografia, pronncia, classe gramatical, etimologia. Dissertao

22 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Tipo de texto em que o raciocnio, a exposio e a argumentao ganham papel de destaque. Desempenho Nvel de ao de um falante da lngua; o grau de adequao que este consegue alcanar quando fala ou escreve. Descrio Tipo de texto que se caracteriza pela predominncia dos aspectos referentes forma, tais como cores, dimenses, posies, textura, estrutura, gnero etc., texto que usa a lngua para compor uma imagem, seja de seres concretos ou abstratos e onde ocorre a predominncia de substantivos, adjetivos e advrbios. Dialeto Conjunto de marcas lingsticas de natureza semntico-lexical, morfossinttica e fonticomorfolgica, restrito a dada comunidade de fala inserida numa comunidade maior de usurios da mesma lngua, que no chegam a impedir a intercomunicao da comunidade maior com a menor [O dialeto pode ser geogrfico ou social.]; qualquer variedade lingustica coexistente com outra e que no pode ser considerada uma lngua (p.ex.: no portugus do Brasil, o dialeto caipira, o nordestino, o gacho etc.); modalidade regional de uma lngua que no tem literatura escrita, sendo predominantemente oral; lngua que, embora tenha literatura escrita, no lngua oficial de nenhum pas (p.ex., o catalo, o basco, o galego etc.); variedade regional de uma lngua cujas diferenas em relao lngua padro so to acentuadas que dificultam a intercomunicao dos seus falantes com os de outras regies (p.ex., siciliano, calabrs).

E
Enunciao Ato individual de utilizao da lngua pelo falante, ao produzir um enunciado num dado contexto comunicativo. Enunciado Frase, parte de um discurso ou discurso (oral ou escrito) em associao com o contexto; segmento produzido por um falante numa determinada lngua delimitado por certas marcas formais: de entonao, de silncios (expresso oral), de pontuao (expresso escrita). Erro Ato ou efeito de errar; juzo ou julgamento em desacordo com a realidade observada; engano; qualidade daquilo que inexato, incorreto; desvio do caminho. Estrutura Organizao, disposio e ordem dos elementos essenciais que compem um corpo (concreto ou abstrato); organizao das partes, em funo de algo de cunho genrico e global; aquilo que d sustentao (concreta ou abstrata) a alguma coisa; armao, arcabouo; agregao, reunio de elementos que compem um todo e a sua inter-relao com este todo; rede de associaes que se constroem a partir de correlaes e oposies entre os elementos lingusticos. Economia Dispndio exato de esforo lingustico na produo de um enunciado. Emprstimo Incorporao, ao lxico de uma lngua, de um termo pertencente a outra lngua. Estrangeirismo Palavra ou expresso estrangeira usada em um texto, tal como se fosse parte do lxico da lngua receptora,embora ainda no esteja incorporada a este. Exemplificao Uso do exemplo como recurso de retrica e argumentao. tica Estudo da moral e das regras de bem proceder.

23 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

F
Falar Variedade de uma lngua peculiar a um quadro geogrfico; tem-se o falar regional, prprio de uma rea mais ampla (p. ex.: o falar nordestino) e o falar local, prprio de uma cidade, de uma vila etc.; dialeto, fala o carioca, o do vale do Paraba; variedade de lngua (com caractersticas especficas na sintaxe e no lxico) que caracteriza um determinado grupo sociocultural; dialeto, linguajar. Formal Relativo forma de um vocbulo ou de uma estrutura lingustica, bem como maneira usada para organizar os elementos dentro de um enunciado. Funcional Relativo funo que um determinado componente lingustico ocupa dentro do texto. Dizemos que um termo funcional quando desempenha um papel importante na construo do significado, isto , ele "funciona" dentro do sistema da lngua.

H
Heterogeneidade Qualidade daquele que possui natureza desigual e/ou apresenta diferena de estrutura, funo, distribuio etc. (diz-se de qualquer coisa em comparao com outra); ou que constitudo por elementos variados; ou composto de partes ou elementos de diferentes naturezas, isto , que no tem unidade, no uniforme.

24 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Informao Ato ou efeito de informar(-se); comunicao ou recepo de um conhecimento ou juzo; o conhecimento obtido por meio de investigao ou instruo; esclarecimento, explicao, indicao, comunicao, informe; acontecimento ou fato de interesse geral tornado do conhecimento pblico ao ser divulgado pelos meios de comunicao; notcia; informe escrito; relatrio; conjunto de atividades que tm por objetivo a coleta, o tratamento e a difuso de notcias junto ao pblico; conjunto de conhecimentos reunidos sobre determinado assunto; elemento ou sistema capaz de ser transmitido por um sinal ou combinao de sinais pertencentes a um repertrio finito. Institucional Relativo estrutura material e humana que serve realizao de aes de interesse social ou coletivo; que provm de uma instituio. Inteleco Ao ou processo de entender; fato de entender; compreenso, entendimento. Interlocutor Cada uma das pessoas que participam de uma conversa, de um dilogo; cada uma das pessoas envolvidas num ato lingustico. Intertextualidade De textos ou de partes de textos preexistentes de um ou mais autores, de que resulta a elaborao de um novo texto. Indo-europeu Tronco ou famlia de lnguas aparentadas, faladas em parte da sia e em grande parte da Europa. Contm vrios ramos, tais como o indo-iraniano, o bltico, o itlico, o germnico e o celta, o grego, o albans e o armnio; lngua pr-histrica hipottica que os linguistas e fillogos do sculo XIX reconstituram em seus estudos e que teria sido a protolngua da famlia indo-europeia. Interpretao Determinao do significado de uma mensagem; entendimento; leitura.

L
Lxico O repertrio total de palavras existentes numa determinada lngua; relao de palavras empregadas com sentido diferente do da lngua comum, com as respectivas explicaes, ou relao das palavras usadas por um autor, um grupo social etc.; vocabulrio. Literalidade Qualidade do que literal, do que pode ser interpretado em seu sentido denotativo, informativo. Lgica Parte da filosofia que estuda os processos intelectuais pelos quais se adquire o conhecimento. Diz-se que lgico, muitas vezes, no sentido de ser coerente, encadeado, verdadeiro.

M
Monografia Tipo de texto acadmico-cientfico no qual se discorre com profundidade a respeito de um nico assunto, analisando-o sob diversos aspectos, aps a realizao de pesquisas bibliogrficas e/ou de campo. Metas Objetivos que se procura atingir a mdio ou longo prazo.

25 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Narrao Tipo de texto que privilegia a seqncia dos fatos de uma histria. Pode ser feita em ordem cronolgica ou no. A ordem e a maneira de se apresentar os fatos interferem diretamente na qualidade da narrativa. Norma Preceito estabelecido na seleo do que deve ou no ser usado numa certa lngua, levando em conta fatores lingusticos e no lingusticos, como tradio e valores socioculturais (prestgio, elegncia, esttica etc.); tudo o que de uso corrente numa lngua relativamente estabilizada pelas instituies sociais. Neologismo Palavra nova, criada a partir dos mecanismos aceitveis pelo padro do idioma. (ver processos de formao de palavras)

O
Orao Frase ou segmento de frase que contm um verbo.

P
Paradoxo Aquilo que se apresenta como contradio, como inesperado dentro do contexto. Ex.: Apesar de toda a riqueza material que caracteriza os pases de primeiro mundo, ainda pode-se ver, em inmeras de suas cidades, as figuras dos indigentes e dos marginais. Perodo Conjunto de oraes. Pronunciamento O que resulta do ato de fala ou escrita, manifestao de um discurso oral ou escrito. Positividade Qualidade do que positivo, que leva certeza, segurana. Pragmtica A parte da teoria do uso lingustico que estuda os princpios de cooperao que atuam no relacionamento lingustico entre o falante e o ouvinte, permitindo que o ouvinte interprete o enunciado do seu interlocutor, levando em conta, alm do significado literal, elementos da situao e a inteno que o locutor teve ao proferi-lo (por exemplo: o enunciado "voc sabe que horas so?" pode ser interpretado como um pedido de informao, como um convite para que algum se retire etc.).

R
Recepo O ato de receber a mensagem e que corresponde parte final da transmisso da mesma; entre falantes, cabe ao interlocutor/destinatrio. Relatrio Tipo de texto geralmente utilizado no meio tcnico-cientfico, no qual se enumeram e descrevem as etapas de procedimentos e se analisam os resultados de um experimento.

S
Silogismo Proposio filosfica que se baseia no encadeamento das premissas, ou seja, das partes de uma proposio, estabelecendo relaes de causa e conseqncia e de concluso: Quem nasce no Brasil brasileiro. Pedro nasceu no Brasil. Logo, Pedro brasileiro. Sintaxe

26 de 27

03-08-2012 14:03

(Verso para impresso) UEA 1 Linguagem e Conh...

http://www.catolicavirtual.br/conteudos/graduacao/...

Parte da gramtica que estuda as palavras como elementos de uma frase, as suas relaes de concordncia, de subordinao e de ordem. Sinttica Relativo sintaxe. Sistema Conjunto de elementos, concretos ou abstratos, intelectualmente organizado; conjunto concebido pelo esprito (como hipteses, crenas etc.) de objetos de reflexo, ou convico, unidos por um fundamento; doutrina, ideologia, teoria, tese; conjunto de idias logicamente solidrias, consideradas nas suas relaes; conjunto de regras ou leis que fundamentam determinada cincia, fornecendo explicao para uma grande quantidade de fatos; teoria; distribuio de um conjunto de objetos numa ordem que torna mais fcil sua observao e estudo; qualquer conjunto natural constitudo de partes e elementos interdependentes; conjunto das redes de relaes pelas quais uma lngua se organiza e se estrutura; conjunto dos sistemas parciais ou subsistemas (fonolgico, sinttico, morfolgico, semntico) que integradamente formam a estrutura da lngua como um todo . Semntica Ramo da lingustica que se ocupa do estudo da significao do significado das palavras, em oposio a sua forma. Semntico Relativo ao significado. Simetria Semelhana entre duas metades de um todo.

T
textualidade: Conjunto de caractersticas que garante a um enunciado lingstico a condio de texto.

U
Unidade lingustica Qualidade daquilo que uno, que no pode ser dividido; qualidade do que apresenta semelhana, harmonia ou coerncia com outros elementos da mesma espcie; cada parte estruturada que, por si, forma um todo dentro de uma estrutura maior.

V
Variao Flexibilizao na forma de apresentar uma palavra, uma expresso ou uma estrutura, sem obedecer totalmente norma padro, mas sem se tornar inaceitvel linguisticamente.

27 de 27

03-08-2012 14:03

You might also like