You are on page 1of 15

SISTEMA DE GESTO PEDAGGICA

Manual do Coordenador

SISTEMA DE GESTO PEDAGGICA Verso 1.1


1. Cadastro no sistema
Acesse o sistema pelo endereo: http://www.professor.ms.gov.br. Clique no link na parte inferior abaixo do boto acessar (marcado em vermelho) para primeiro acesso.

Aps clicar no link de primeiro acesso uma janela tipo popup ir se abrir no centro da tela, informe todos os campos (CPF, Data de nascimento e E-mail) e clique no boto salvar.

Observao: informe todos os dados corretamente para o acesso ao sistema inclusive um e-mail vlido para o recebimento da senha de acesso. Um e-mail com as informaes de acesso ser enviado para o e-mail informado, confira no seu email a senha de acesso ao sistema e faa seu login.

2. Login
Acesse o sistema pelo endereo: http://www.professor.ms.gov.br. Entre com o seu CPF e Senha e clique no boto

3. Primeiro acesso ao sistema:


Ao acessar o sistema pela primeira vez, voc dever atualizar seus dados cadastrais, confirme todos os campos e informe os campos que esto incompletos. Se desejar mude sua senha que foi gerada pelo sistema (recomendado) selecionando sim na opo de alterar senha, informe sua nova senha e clique no boto .

Se todos os campos obrigatrios estiverem corretos seus dados sero atualizados podendo assim continuar com o acesso ao sistema, e esta tela de atualizao no aparecer no prximo acesso, ao
3

marcar a opo de troca de senha um novo e-mail contendo as informaes de acesso ser enviado automaticamente confirmando seus dados com sua nova senha. Logo aps seus dados serem atualizados outra janela no estilo popup se abrir para que o docente possa fazer sua lotao, selecione os dados referentes s turmas e disciplinas de sua lotao e clique no boto .

Todas as lotaes feitas sero acrescentadas em um lista que pode ser visualizada como demonstrada na figura acima, aps todas as lotaes serem salvas voc poder fechar a janela com o boto .

4. Conhea o Ambiente do sistema:


Esta a primeira tela do sistema (pgina inicial):

Na pagina inicial, o ambiente do sistema composto pelas seguintes reas: A) Painel de Controle

Usurio que est logado no sistema;

Para atualizao de dados cadastrais e alterao da sua senha que foi digitada na tela de primeiro acesso;

Retorna pgina principal (tela acima);

Sair do Sistema; B) Menus de navegao do sistema

Esta a rea da tela que mostra o Menu do sistema (as Funcionalidades do Sistema). Clique nos ttulos e depois nos botes clique no boto . para expandir os itens do menu. Para esconder o item

C) rea de carregamento das pginas do sistema Onde todo o sistema realmente carregado, toda ao do sistema ocorrer nesta parte. A Tela inicial est dividida em trs partes que so as seguintes: Noticias O sistema de noticias onde o usurio ficara sabendo de novidades do sistema e do mundo acadmico.

Arquivos Nesta rea contem os arquivos do manual do sistema e o referencial curricular para baixar.

Links Na rea de links onde sero cadastrados links relativos as tarefas da gesto pedaggica.

5. Lotao
Todo coordenador dever fazer sua prpria lotao, sendo esta em nvel de turma e disciplinas, ao acessar o sistema pela primeira vez, logo aps a atualizao dos dados o docente devera fazer suas lotaes, esse processo porem poder ser retomado clicando em em seguida clique em , onde aparecer a tela conforme demonstrado na figura abaixo.

Coordenadores Pedaggicos devero escolher em disciplinas Todas (Coordenador Pedaggico), e os coordenadores de rea devero fazer sua lotao de acordo com sua especialidade de rea Portugus ou Matemtica. Logo aps de todas as lotaes serem efetuadas, o docente poder consultar e excluir as lotaes que foram feitas. Clique no boto consultar ou excluir suas lotaes clicando em aparecer tela conforme mostra a imagem abaixo. ou a qualquer momento o docente pode em seguida clique em , logo aps

6. Planejamentos
Para analise dos planejamentos clique em e em seguida em .

Escolha um planejamento para analisar clicando no boto o coordenador dever analisar o planejamento e escolher a opo de Aprovar ou dar Pendncia em um planejamento, selecionando uma das opes.

Escreva uma observao para esse planejamento e salve as alteres clicando no boto . A figura abaixo ilustra um exemplo de planejamento.

10

11

Os planejamento esto divididos em 4 status, Aprovado, Pendncia, Enviado e Reenviado, de acordo com o status do planejamento o professor poder imprimir, editar ou excluir um planejamento, abaixo segue uma descrio de cada tipo de planejamento.

Status Enviado: Quando o planejamento foi criado, salvo e enviado para o coordenador, como ainda no foi conferido pelo coordenador o planejamento poder ser excludo clicando no boto editado clicando no boto , no poder ser impresso . ou

Status Pendncia: Quando o planejamento foi criado salvo e enviado para o coordenador, foi analisado e o coordenador marcou o planejamento com pendncia, neste caso o planejamento devera ser corrigido clicando no boto editar e no poder ser impresso ou excludo .

Status Aprovado: Quando o planejamento foi criado salvo e enviado para o coordenador, foi analisado e o coordenador marcou o planejamento como aprovado, neste caso o planejamento s poder ser impresso clicando no boto imprimir , e no poder ser editado ou excludo .

Status Reenviado: Quando o planejamento foi criado salvo e enviado para o coordenador, foi analisado e o coordenador marcou o planejamento com pendncia, o docente fez as correes e reenviou o planejamento para o coordenador, neste caso o planejamento s poder ser editado clicando no boto e no poder ser impresso ou excludo .

12

7. Notificaes
Todos os professores devero lanar seus planejamentos, sendo esses obrigatrios e analisados pelos coordenadores, ao deixar de fazer ou corrigir um planejamento o professor estar sujeito aplicao de notificaes pelo no cumprimento da funo. Para aplicar notificaes clique em e em seguida em .

Uma lista contendo os professores cadastrados de acordo com a lotao do coordenador ser exibida, com os dados da matricula, Nome do Professor, Email e a quantidade de notificaes do professor. Para notificar um professor clique no boto (notificar).

13

Uma janela no estilo popup aparecer contento o nome do professor selecionado, registre o motivo da advertncia e clique no boto , para fechar a janela clique no boto . Para visualizar as notificaes do professor clique na numerao na coluna de notificaes.

Sero exibidos todas as notificaes que aquele professor recebeu, os detalhes incluem, a data da notificao e o motivo.

A lista de notificaes contem todas as notificaes do docente, notificaes dadas por outros coordenadores. Para excluir uma notificao clique no boto (excluir).

14

You might also like