You are on page 1of 21

FARMACODINMICA

Prof. M.Sc. Sybelle Pedrosa

MACAP-2012

FARMACODINMICA

a rea da cincia que estuda os mecanismos de ao dos frmacos e seus efeitos nos organismos.

Administrao do frmaco
Liberao do frmaco

Frmaco chega ao seu local de ao

FARMACODINMICA X FARMACOCINTICA

AO E EFEITO
AO: local onde o frmaco age. EFEITO: resultado desta ao.
Um determinado frmaco pode atuar em diferentes stios do organismo e, em decorrncia, provocar ou exercer efeitos diversos, muitos deles distncia.

EFEITO MXIMO OU EFEITO PLAT

o efeito mximo produzido por um frmaco, mesmo que se aumente ainda mais sua dose. cido acetilsaliclico: efeito mximo para a maioria dos indivduos obtido atravs de uma dose de 650mg. O aumento aleatrio da dose deste analgsico, acima dos limites citados, no ir trazer benefcios ao paciente. Ao contrrio, apenas ir contribuir para os efeitos adversos.

FATORES DEPENDENTES DO MEDICAMENTO


EFEITOS COLATERAIS: so os que ocorrem de forma simultnea com o efeito principal, de carter malfico e geralmente limitando a utilizao do frmaco. Ex.: morfina efeito principal (analgesia); efeito colateral (sonolncia, depresso respiratria, constipao intestinal). EFEITOS TERATOGNICOS: considerado como um efeito colateral grave.
*EFEITOS ADVERSOS???

FATORES DEPENDENTES DO MEDICAMENTO


EFEITOS SECUNDRIOS: no ocorrem simultaneamente ao efeito principal, decorrentes da ao farmacolgica do frmaco em outros stios do organismo, mas sim em consequencia do seu efeito principal. Ex.: atividade antitussgena induzida pela morfina.

FATORES DEPENDENTES DO MEDICAMENTO


SUPERDOSAGEM: relaciona-se a efeitos malficos do frmaco em relao a quantidade ou forma com que a dose administrada. ABSOLUTA: a administrao de doses anormalmente elevadas. RELATIVA: a dose adequada, em valores absolutos, porm administrada com grande velocidade em um vaso sanguneo.
Ex.: anestsicos locais quando injetados em um vaso sanguneo.

FATORES DEPENDENTES DO ORGANISMO


HIPERSENSIBILIDADE: so reaes imunolgicas que podem se manifestar desde uma simples urticria at mesmo um choque anafiltico fatal.

Angioedema - uma forma mais grave de urticria envolvendo as plpebras

Erupo mculo-papular - parece o do sarampo

Prurido

HIPERSENSIBILIDADE
Frmacos geralmente se ligam a protenas, formandose assim um complexo antgeno que por sua vez pode induzir a formao de anticorpos. Em uma nova exposio ao frmaco, estabelece-se uma reao antgeno-anticorpo que acarretar na liberao de autacides (histamina, prostaglandinas, leucotrienos, etc), responsveis pelas reaes alrgicas.

HIPERSENSIBILIDADE
Podem desenvolver imediatamente aps a administrao do frmaco: urticria, coriza, lacrimejamento, etc. Tardiamente: dermatite de contato. QUALQUER FRMACO PODE DESENVOLVER HIPERSENSIBILIDADE, DEPENDENDO DO INDIVDUO.
HIPERSENSIBILIDADE INDEPENDE DA DOSE

TOLERNCIA OU RESISTNCIA: reao que pode ocorrer aps o uso prolongado de certos frmacos. Nestes casos h necessidade de aumentar progressivamente as doses do medicamento para manter a intensidade dos efeitos iniciais.

DEPENDNCIA
Aps o uso prolongado de certos frmacos ou drogas, o indivduo passa a necessitar do frmaco ou droga para manter-se em equilbrio. Ocorre junto com a tolerncia e, se o paciente for privado da substncia qumica, pode desenvolver crise de abstinncia.
DEPRESSORAS E ESTIMULANTES DO SNC: DEPENDNCIA PSIQUCA OU FSICA.

EFEITO PARADOXAL
o efeito contrrio quele esperado aps o uso de um determinado medicamento. Mais comum em crianas abaixo dos 5 anos de idade e de idosos acima de 65 anos. Ex.: benzodiazepnicos: agitao intensa, hiperatividade.

A LIGAO DAS MOLCULAS DOS FRMACOS COM AS CLULAS


Molculas dos frmacos devem exercer alguma influncia qumica em um ou mais constituintes das clulas para produzir resposta farmacolgica sendo para isso necessrio que as molculas dos frmacos fiquem to prximas a estas molculas celulares a ponto de alterar sua funo.

ESPECIFICIDADE DOS FRMACOS.

Para determinado frmaco ser til do ponto de vista teraputico e cientfico deve ATUAR SELETIVAMENTE sobre determinadas clulas e tecidos EXIBIR ELEVADO GRAU DE ESPECIFICIDADE DE STIO DE LIGAO.

RECEPTORES
Ligados a canais inicos Acoplados a protenas G Receptores enzimticos Receptores citosslicos

INTERAES FRMACO-RECEPTOR
Foras de ligao dos frmaco-receptor:
1. LIGAES COVALENTES: compartilhamento de eltrons por um par de tomos. 2. LIGAES INICAS: atrao eletrosttica entre ons de carga oposta. Iniciam as interaes. 3. LIGAES DE HIDROGNIO: entre molculas polares. 4. FORAS DE VAN DER WAALS: foras fracas que se desenvolvem quando dois tomos esto em proximidade.

ASPECTOS QUANTITATIVOS DAS INTERAES FRMACO-RECEPTOR


FRMACO

Complexo Frmaco-Receptor

Efeito

Receptor
Primeira etapa na ao de um frmaco sobre receptores especficos consiste de formao de um complexo frmacoreceptor reversvel

10

NENHUM FRMACO ATUA COM TOTAL ESPECIFICIDADE

Em geral, QUANTO MENOR A POTNCIA de um frmaco, MAIOR A DOSE necessria e maior ser a probabilidade de que outros stios de ao, que no o primrio, tenham importncia aparecimento de EFEITOS COLATERAIS.

CLASSIFICAO DAS INTERAES DOS FRMACOS


AGONISTA: produzem resposta em um tecido (totais ou parciais). ANTAGONISTA: se ligam a um receptor, mas possuem atividade intrnseca zero (ausncia de ativao dos receptores) So competitivos. Implica que a resposta biolgica ou clnica de um frmaco seja reduzida pela administrao de um segundo frmaco.

11

.
AGONISTAS ATIVAM receptores, induzindo respostas celulares e moleculares do receptor.

ANTAGONISTAS podem se combinar aos mesmos receptores SEM CAUSAR ATIVAO, impede a resposta do agonista.

O que determina a interao do frmaco com a estrutura alvo?

FRMACO
CLULA

12

FARMACODINMICA

FRMACOS
ESPECFICOS:
Os frmacos especficos promovem seus efeitos farmacolgicos atravs de ligao com receptor.

Receptores: macromolcula ou parte dela, capaz de reconhecer determinada substancia qumica e com ela interagir produzindo efeito farmacolgico.

13

FRMACOS
INESPECFICOS:
So medicamentos que produzem seus efeitos farmacolgicos atravs de propriedades fsico-qumicas: solubilidade, poder surfactante, reao cido-base... Exemplos:

EFEITOS COMBINADOS DOS FRMACOS


SINERGISMO: H potencializao do efeito do frmaco

em decorrncia de uma interao com outro frmaco.


ADIO (mesmo mecanismo de ao): Ex.: cido acetilsaliclico + Paracetamol/ Diclofenaco + cido acetilsaliclico SOMAO (diferentes mecanismo de ao e mesma classe teraputica): Ex: Meperidina + Cetoprofeno / Tramadol + Paracetamol / Coquetel para HIV POTENCIAO (diferentes mecanismo de ao e diferentes classes teraputicas): Ex: Escopolamina + Dipirona / Codena + Imipramina

14

EFEITOS COMBINADOS DOS FRMACOS ANTAGONISMO


O efeito de um frmaco reduzido ou anulado pela interao com outro frmaco.

QUMICO: Raro, ocorre quando dois ou mais frmacos esto em soluo, havendo uma reduo total ou parcial do frmaco a partir

de uma reao qumica.


Ex.: Dimercaprol + Chumbo

EFEITOS COMBINADOS DOS FRMACOS


FISIOLGICO: Quando se administram dois frmacos de efeitos opostos e que atuam em receptores diferentes, fazendo com que o efeito seja anulado pelo outro. Ex.: Histamina e Omeprazol

15

EFEITOS COMBINADOS DOS FRMACOS COMPETITIVO: H uma competio entre frmacos agonistas e antagonistas pelo mesmo receptor, devendo-se aumentar a concentrao do agonista para se obter o

efeito mximo.
Podendo ser REVERSVEL OU

IRREVERSVEL.

EFEITOS COMBINADOS DOS FRMACOS NO-COMPETITIVO: Age aps formao do complexo F-R (frmaco receptor), de forma que impede alguma etapa da sinalizao entre eles ou se liga a algum stio prximo do receptor impedindo sua interao com o agonista.

16

DESSENSIBILIZAO OU TAQUIFILAXIA
uma perda gradual do efeito do frmaco aps uma administrao contnua. um fenmeno que se inicia poucos minutos aps a administrao e de curta durao. Homloga - Apenas um receptor

Heterloga Vrios receptores


Causas: alterao do receptor, perda do receptor.

Up-regulation: Aumento da expresso do nmero de receptores em determinada clula.

Down-regulation: Reduo da expresso do nmero de receptores em determinada clula.


*Ocorrem por razes variveis e desconhecidas.

17

TEORIA DOS RECEPTORES

TEORIA DOS RECEPTORES CLARK (1933): Teoria da ocupao

A magnitude do efeito de um frmaco diretamente proporcional a concentrao de receptores ocupados. O efeito mximo obtido quando todos os receptores estiverem ocupados.

MAIOR NMERO DE RECEPTORES OCUPADOS

MAIOR O EFEITO DO FRMACO

18

AFINIDADE: a tendncia com que o frmaco se liga a seu receptor biolgico na clula.

ARIENS (1954) ATIVIDADE INTRNSECA ().


Definio: a propriedade do agonista de produzir o EFEITO por unidade de complexo frmaco-receptor Agonista total ( = 1)

*Agonista parcial ou Dualista (0 < < 1)


Antagonista ( = 0)

19

STEPHENSON (1956) TEORIA DA EFICCIA (e) Efeito = (S)

O efeito de um frmaco uma funo

matemtica desconhecida de um estmulo gerado pelo complexo frmaco-receptor. Esse estmulo esta relacionado com o nmero de receptores ocupados e com a eficcia do frmaco.

STEPHENSON (1956)

EFICCIA (e)
Expressa a capacidade que um complexo F-R tem de gerar a resposta em um tecido. Ela expressa a maneira pelo qual diferentes agonistas podem ocupar diferentes propores de receptores e obter o mesmo efeito.

Frmaco A Efeito 100% Receptor livre Complexo F-R

Frmaco B Efeito 100%

20

EFICCIA (e)
Observa-se que o frmaco A possui uma eficcia maior do que o frmaco B, pois ele alcana o efeito mximo ocupando uma menor quantidade de receptores.

POTNCIA
POTNCIA quantidade do frmaco para produzir determinado efeito. Ex: se 10 mg de Morfina so iguais a 100 mg de Petidina, a Morfina mais potente do que a Petidina.
Em geral, os frmacos de alta potncia exibem alta afinidade pelos receptores.

21

You might also like