You are on page 1of 8

Balas doce de leite Rendimento: 10 pessoas Ingredientes: acar 500,00 grama(s) leite 1,00 litro(s) Modo de Preparo: Leve

o leite ao fogo e deixe ferver, at diminuir pela metade. Junte o aucar, peneirado, aos poucos. Mexa at desgrudar do fundo da panela. Retire do fago e bata com uma colher de pau, at comear a endurecer. Despeje sobre pedra (untada). Corte as balas antes de esfriar completamente. Armazene em vidros com tampa bem vedada. Bolo de Leite Condensado Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: coco ralado 100,00 grama(s) fermento em p 1,00 col. de sopa Leite condensado 1,00 lata (s) ovo 3,00 unidade(s) Modo de Preparo: Misture bem todos os ingredientes. Derrame a massa em assadeira untada. Asse em forno mdio. Brigadeiro Rendimento: 8 pessoas Ingredientes: acar 0,25 xic. de ch chocolate em p 1,00 xic. de ch creme de leite 1,00 lata(s) leite condensado 1,00 lata(s) manteiga 1,00 col. de sopa ovo 3,00 unidade(s) Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata por alguns segundos. Coloque numa forma redonda furada e untada com manteiga e asse no microondas em potncia alta por 8 minutos. Desenforme morno. Manjar Branco Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: acar 3,00 col. de sopa gua 2,00 xic. de ch ameixa 8,00 unidade(s) leite de coco 1,00 litro(s) maisena 4,00 col. de sopa Modo de Preparo: Deixe as ameixas de molho na gua no dia anterior. No dia seguinte, ferva a gua e as ameixas, at formar uma calda grossa. Dissolva a maisena na outra metade do leite de cco e junte ao que est no fogo. Mexa at engrossar. Despeje em forma molhada e leve geladeira. Desenforme depois de frio. Derrame sobre o manjar as ameixas e a calda que se formou. Sirva gelado. Pudim de Queijo Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: acar 16,00 col. de sopa leite 1,00 xic. de ch maisena 1,00 col. de sopa margarina 0,50 col. de sopa ovo 3,00 unidade(s) queijo parmeso 3,00 col. de sopa Modo de Preparo: Caramelize uma forma com 1/4 do aucar. Bata o acar restante com as gemas. Junte o leite e o queijo parmeso ralado. Adicione a margarina e as claras em neve. Bata bem. Despeje na forma caramelizada. Asse em banho-maria e desenforme depois do frio.

Bolo de Cobertura Crocante Rendimento: 8 pessoas Ingredientes: acar 1,50 xic. de ch gua 0,50 xic. de ch amndoa 50,00 grama(s) canela 2,00 col. de caf far. de trigo 2,00 xic. de ch fermento cubo 40,00 grama(s) leite 2,00 xic. de ch limo 1,00 unidade manteiga 0,50 xic. de ch margarina 1,00 xic. de ch ovo 2,00 unidade(s) sal 0,50 pitada(s) Modo de Preparo: Dissolva o fermento em um pouco de leite morno. Bata bem os ovos. Junte 1/3 do acar, a manteiga, a farinha e o fermento, batendo a cada ingrediente. Junte o restante do leite morno, o sal e a casca do limo ralada. Cubra a massa e deixe crescer at dobrar de volume novamente. Cobertura Misture o restante do acar, as amndoas picadas, a margarina e a canela. Polvilhe a cobertura sobre a massa Asse em forno mdio. Arroz Doce Rendimento: 6 pessoas Ingredientes: aucar 3,00 xic. de ch arroz 3,00 xic. de ch canela 3,00 col. de sopa gema de ovo 6,00 unidade(s) leite 1,50 litro(s) Modo de Preparo: Cozinhe o arroz no leite ( reserve um pouco) em fogo brando, mexendo sempre. Quando o arroz estiver quase cozido, junte o acar e as gemas desmanchadas no leite restante. Depois de pronto, polvilhe a canela. Cocada Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: acar 500,00 grama(s) coco ralado 100,00 grama(s) leite condensado 1,00 grama(s) leite de coco 200,00 mililitros Modo de Preparo: Misture todos os ingrediente e leve ao fogo. Mexa at desgrudar do fundo da panela. Despeje sobre o mrmore. Deixe esfriar e corte em losangos. Doce de Abbora Rendimento: 6 pessoas Ingredientes: abbora 1,00 Kilo(s) acar 1,50 Kilo(s) coco ralado 3,00 xic. de ch Modo de Preparo: Cozinhe a abbora cortada em cubos. Junte a abbora, o acar e o coco ralado e leve ao fogo brando. Mexa e deixe apurar, at aparecer o fundo da panela. Sorvete de Leite Condensado Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: gema de ovo 2,00 unidade (s) leite 3,00 xic. de ch leite condensado 1,00 lata (s)

maisena 0,50 col. de sopa Modo de Preparo: Dissolva as gemas e a maisena no leite frio. Despeje esta mistura em uma panela, junte o leite condensado e leve ao fogo brando. Mexa at engrossar , sem deixar levantar fervura. Despeje em forminhas de gelo e leve ao congelador. Doce Nevado Rendimento: 10 pessoas Ingredientes: achocolatado em p 5,00 col. de sopa acar 200,00 grama(s) clara de ovo 10,00 unidade(s) leite 1,00 litro(s) limo 1,00 unidade(s) maisena 1,50 col. de sopa Modo de Preparo: Bata as claras em neve e junte o acar at obter um suspiro firme. Raspe a casca do limo e coloque as raspas no leite as colheradas. Deixe cozinhar em fogo baixo. Retire as bolas do leite e coloque-as em taas. Deixe o leite esfriar. Dissolva nele a maisena e o achocolatado em p. Leve de volta ao fogo e mexa at engrossar um pouco. Derrame a calda sobre as bolas. Sirva gelado. Bolo Gelado Rendimento: 5 pessoas Ingredientes: acar 2,00 xic. de ch far. de trigo 2,00 xic. de ch fermento em p 1,00 col. de sopa ovo 4,00 unidade(s) suco laranja 200,00 mililitros Modo de preparo: Bata as gemas com o suco de laranja. Acrescente o acar, a farinha de trigo, as claras batidas em neve e o fermento em p. Asse em assadeira levemente untada e enfarinhada. Retire do forno, deixe esfriar e leve geladeira. Sirva bem gelado. Abacaxi com Creme Rendimento: 10 pessoas Ingredientes: abacaxi 1,00 unidade acar 50,00 grama(s) gua 0,50 litro(s) creme de leite 1,00 lata (s) gelatina fruta 170,00 grama (s) Modo de preparo: Escorra o soro do creme de leite. Lave e descasque o abacaxi, retire o miolo duro e corte-o em pedaos pequenos. Misture a gua e o acar, junte o abacaxi, e leve ao forno para cozinhar. Junte a gelatina e mexa at dissolver o p. Retire do fogo. Junte o creme de leite e misture. Divida em tacinhas e leve geladeira. Sirva gelado. Bolo de ma Rendimento: 4 pessoas Ingredientes: acar 200,00 grama (s) far. de trigo 200,00 grama (s) fermento em p 2,00 col. de caf ma 1,00 unidade manteiga 4,00 col. de sopa ovo 4,00 unidade (s) sal 1,00 pitada (s) Modo de preparo: Bata as claras em neve e junte as gemas uma a uma e batendo sempre. Bata a manteiga com o aucar. Junte as claras batidas. Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento e junte este p ao creme. Misture bem. Despeje a massa em forma untada. Descasque e corte a ma em fatias finas. Coloque as fatias sobre a massa. Leve o bolo ao forno mdio.

Sorvete de manga Ingredientes: manga 4,00 unidade (s) gua 01 copo ( se necessrio ) forminhas para picol Modo de preparo: Lave as mangas, descasque e corte em pedaos no muito grandes. Coloque no copo do liquidificador. Tampe e bata por 10 segundos. Se a mistura estiver muito espessa e emperrar o liquidificador adicione gua. Bata por 10 segundos at obter um creme. Despeje em forminhas para sorvete e leve ao congelador por 4 horas. Pav de morangos Ingredientes: lata de leite condensado 1,00 unidade (s) a mesma medida de leite de vaca ovos 3,00 unidade (s) pacote de bolachas champagne 1,00 unidade (s) lata de creme de leite 1,00 unidade (s) colheres (sopa) de acar 2,00 unidade (s) caixa pequena de morangos 1,00 unidade (s) Modo de preparo: Separe as claras das gemas. Em uma panela, misture o leite condensado, o leite e as gemas. Leve ao fogo brando, mexendo sempre com uma colher de pau, para engrossar. Despeje esse creme em um pirex. Por cima do creme coloque as bolachas champagne, uma ao lado da outra. Separe 4 morangos e bata o restante no liquidificador com o aucar. Despeje os morangos sobre as bolachas. Bata as claras em neve na batedeira Adicione o acar s claras e bata por mais 30 segundos. Fora da batedeira adicione o creme de leite. Coloque essa mistura como ltima camada. Leve geladeira por mais 3 horas para endurecer. Tire da geladeira, corte os morangos reservados ao meio e decore o pav. Milkshake de Creme Ingredientes: xcara de sorvete de creme 1,00 unidade (s) copinho de iogurte natural 1,00 unidade (s) xcara de leite 1,00 unidade (s) xcara de germe de trigo 0,50 unidade(s) Modo de preparo: Coloque todos os ingredientes no copo do liquidificador. Ligue e conte at 10. Desligue e sirva em copo alto com canudinho Mousse de Manga Ingredientes: gelatina sem sabor 1,00 pacote( 12 gramas ) gua 5,00 colheres de sopa creme de leite sem soro 1,00 lata mangas sem caroos 3,00 unidades mangas para cobertura 2,00 unidades Acar a gosto cravo-da-ndia modo 1\2 colherinha claras em neve 3,00 unidades Modo de preparo: Dissolva a gelatina na gua e leve ao banho-maria, misturando bem. Deixe mornar. Bata as trs mangas no liquidificador e acrescente o creme de leite, acar e cravo-da-ndia. Misture bem os ingredientes e em seguida acrescente as claras em neve. Coloque na forma untada e molhada, com cavidade no meio, e leve geladeira. Um pouco antes de servir, prepare a cobertura da mousse, batendo uma manga no liquidificador. Pique a outra em pedacinhos e ponha em cima da mousse. Por ltimo junte manga batida no liquidificador quatro colheres de sopa de vinho branco seco. Misture e despeje sobre a mousse. Decore a gosto. Volte geladeira. Guarde essa receita com carinho. Quando a estao de mangas passar, ela no deve ser jogada fora. Com um pouco de criatividade possvel fazer outras mousses deliciosas Substitua as mangas por morangos, uvas, maracuj ou limo. s calcular bem as substituies.

Maria-mole super leve Rendimento: 40 pores Ingredientes: xcara de karo 1,00 unidade xcara de acar 1,00 unidade claras em neve bem firme 4,00 unidades gelatina em p sem sabor 1,00 pacote (12g) coco ralado 1,00 pacote (50g) Modo de preparo : Leve ao fogo o karo com o acar e 1 xcara de gua, deixando ferver sem mexer por 15 minutos (ponto de bolha). Despeje aos poucos, sobre as claras, sem desligar a batedeira. Acrescente a gelatina previamente amolecida em1\2 xcara de gua e dissolva em banho-maria. Continue batendo at ficar consistente. Coloque numa assadeira retangular (mdia) untada. Leve geladeira at endurecer. Corte com o cortador no formato desejado e passe no coco ralado. Frap Karolino Rendimento: 4 copos Ingredientes: xcaras de leite 2,50 unidades xcara de leite de coco 1,00 unidade xcara de karo 0,50 unidade bolas de sorvete de creme 6,00 unidades xcara de chocolate em pedacinhos 0,50 unidades Modo de preparo: Bata no liquidificador os 4 primeiros ingredientes. Junte o chocolate e sirva a seguir Torta de Morango Ingredientes: MASSA manteiga 100,00 gramas margarina 100,00 gramas acar 100,00 gramas sal 1,00 pitada canela em p 1,00 pitada ovo 1,00 unidade far. de trigo 300,00 gramas RECHEIO leite 0,50 litro acar 1,00 xic. de ch gemas 3,00 unidades acar (separado) 100,00 gramas far. de trigo 0,50 xic. de ch leite 0,50 copo morango 2,00 caixas Modo de preparo: Amasse os ingredientes da massa com as pontas dos dedos at formar uma massa homognea. Leve geladeira. Enquanto isso prepare o recheio. Leve ao fogo meio litro de leite e deixe ferver. Junte uma xcara da ch de aucar. parte, bata as trs gemas, 100 gramas de aucar, meia xcara de farinha de trigo e meio copo de leite. Adicione essa mistura ao leite fervendo e mexa at engrossar e virar um creme. Retire a massa da geladeira e com ela forre o fundo e os lados de uma forma redonda refratria. Leve ao forno para assar e deixe corar. Quando esfriar, distribua o creme. Cubra-os com morango previamente lavados e picados ao meio. Por cima dos morangos jogue uma cobertura feita parte para dar um brilho especial, misturando em uma panela um copo grande de gua, um copo de aucar, uma colher de maisena, uma colher de polvilho e gotas de anilina amarela. Leve ao fogo e retire quando formar uma caldinha. Deixe a torta na geladeira at a hora de servir. Biscoito de Ameixa Ingredientes: farinha de trigo 4,00 xcaras aucar 4,00 xcaras ovos 6,00 unid manteiga 1,00 colher leite 1,00 xcara

fermento em p 1,00 colher sal 1,00 pitada Modo de preparo: Bata a manteiga e o acar. Junte as gemas e continue batendo. Acrescente a farinha de trigo peneirada com o fermento, o sal e o leite. Por fim, despeje as claras batidas em neve. Asse em tabuleiro comprido e bem untado. Depois de assado, corte ao meio, recheie (um dica so ameixas) e cubra com glac ou passe aucar refinado. Antes de servir, corte em quadradinhos. No deixe que a massa fique muito alta. Se puder, asse os biscoitos em mais de uma fornada, em tabuleiros grandes, para que os biscoitos fiquem mais delicados. Sirva com suco de frutas ou refrigerantes. Licor de Jabuticaba Ingredientes: Jabuticaba 5,00 litros gua 3,00 litros aucar refinado 2,00 kg vodka 1,00 garrafa conhaque 1,50 garrafa Modo de preparo: Lave bem as jabuticabas. Coloque-as numa panela com a gua, deixando em fogo lento at que as frutas se abram. Retire do fogo e deixe esfriar um pouco. Extraia a polpa das jabuticabas com o espremedor e torne a levar ao fogo, juntado quase 2 kg de aucar refinado. Aproveite toda a gua em que as jabuticabas foram cozidas. Deixe ferver durante cerca de meia hora. Apague o fogo e deixe esfriar bem. Passe por uma peneira fina e acrescente a vodka e o conhaque. Misture muito bem e filtre, colocando um chumao grande de algodo no fundo do funil. Troque o algodo de vez em quando para que fique bem filtrado. Deixe em garrafas hermeticamente fechadas por 30 a 60 dias. Se preferir um licor mais fraco, diminua a dose de vodka. Bolo de formigueiro Ingredientes: ovos 4,00 unidades farinha de trigo 2,00 xcaras aucar 2,00 xcaras manteiga 200 gramas fermento em p 1,00 colher leite 250 ml sal 1,00 pitada coco ralado 1,00 pacote pequeno chocolate granulado 200 gramas Modo de preparo: Bata as gemas e o aucar. Adicione a farinha, o leite, a manteiga e o sal. Bata bem, junte o coco ralado e, por ltimo, o fermento e as claras em neve, misturando apenas. Despeje metade da massa numa forma untada. Polvilhe metade do chocolate granulado. Cubra com a outra metade da massa e leve ao forno quente para assar. Cobertura: Enquanto assa o bolo, prepare a cobertura com uma lata de creme de leite com soro, 3 colheres cheias de chocolate em p, 3 colheres de aucar e uma pitada de sal. Misture bem at formar um mingau grosso. Despeje sobre o bolo ainda quente e polvilhe o chocolate granulado. Bolinhas de banana Rendimento: 15 pessoas Ingredientes: aucar 4,00 xic. de ch banana 6,0 unidade(s) manteiga 1,00 col. de sopa Modo de preparo: Descasque e pique as bananas. Leve ao fogo brando as bananas, o aucar e a manteiga. Mexa at as bananas derreterem e o creme engrossar. Retire, deixe esfriar e molde as bolinhas. Se desejar, polvilhe com confeitos. Coloque em forminhas de papel.

Torta de Rocambole Rendimento: 20 pessoas Ingredientes: aucar 6,00 col. de sopa gua 3,00 col. de sopa far. de trigo 6,00 col. de sopa fermento em p 1,00 col. de caf gelia de goiaba 8,00 col. de sopa leite 0,50 litro(s) maisena 3,00 col. de sopa manteiga 250,00 grama(s) ovo 6,00 unidade(s) pssego 250,00 grama(s) Modo de preparo: Bata as claras em neve, acrescente as gemas e metade do aucar. Bata novamente. Peneire juntos a farinha de trigo e o fermento em p. Coloque a massa em uma assadeira untada e asse em forno quente. Desenforme sobre um plstico limpo. Recheio com a gleia de goiaba e enrole como um rocambole. Leve geladeira. Disolva a maisena no leite, misture o aucar e leve ao fogo, mexendo at engrossar. Deixe esfriar. Bata a manteiga at ficar cremosa e misture o creme de maisena. Fatie o rocambole e disponha camadas numa travessa. Coloque sobre o rocambole os pssegos picados e sobre eles uma camada de creme, repetindo as camadas at terminar com o rocambole. Sirva gelado. Obs: O recheio suficiente para rechear dois rocamboles. Mousse de Jabuticaba Ingredientes: gua 1,00 litro leite condensado 1,00 lata gelatina sem sabor 1,00 pacote suco de jabuticaba 1,00 copo ovo 2,00 unidade(s) Modo de preparo: Suco Leve um litro de jabuticaba, com casca e polpa, ao fogo com a gu para esquentar. Espere esfriar, esprema as jabuticabas e coe. mousse Bata no liquidificador, o leite condensado, a gelatina dissolvida em meia xcara de ch de gua fervendo, e o suco da jabuticaba. Separe as claras, bata-as at ficarem em neve, e misture-as com o resto dos ingredientes. Despeje em um pires ou tacinhas individuais. Leve para gelar. Geleia salgada de Jabuticaba Ingredientes: jabuticaba 5,00 litro(s) aucar 2,00 copos americanos alho gosto sal gosto Modo de preparo: Esmague as jabuticas com a mo, coe em peneira de taquara ou plstico. Leve esse suco ao fogo, de preferncia em tacho de cobre ou alumnio. Deixe dar ponto de gelia. Acrescente o tempero. Por ltimo acondicione em vasilhame de vidro. Para conservar pode ficar fora de refrigerao. Mango Mix Ingredientes: xarope de groselha 3,00 colheres (sopa) melancia picada 1,00 xcara (ch) melo picado 1,00 xcara (ch) sorvete de manga Yopa 3,00 bolas Decorao: Folhas de hortel Modo de preparo: Coloque o xarope de groselha em uma taa e acrescente a melancia e o melo picados. Por cima, coloque as bolas de sorvete de manga, decore com as folhas de hortel e leve em seguida mesa. Variaes: Esta taa tambm fica muito gostosa se voc substituir o sorvete de manga por sorvete de creme ou de abacaxi. Se voc preferir, use vinho licoroso ou vinho do Porto em vez de xarope.

Flocos Kid Ingredientes: bolo de chocolate 1,00 fatia sorvete de flocos 3,00 bolas Decorao: 3 colheres (sopa) de cobertura de chocolate Modo de preparo: Esfarele a fatia do bolo at obter uma espcie de farofa ( voc vai precisar de quatro colheres (sopa) de farofa de bolo). Coloque as bolas de sorvete de flocos em um prato de sobremesa, uma ao lado da outra, e polvilhe com a farofa de bolo. Regue com a cobertura de chocolate e sirva em seguida. Granita de Champanhe Ingredientes: Cubos de gelo triturado 5,00 cubos Champanhe doce 7,00 colheres (sopa) Sorvete de creme Yopa 3,00 bolas Decorao: Violetas comestveis passadas em acar Modo de preparo: Coloque quatro colheres (sopa) do gelo triturado em uma taa e regue com o champagne. Acrescente as bolas de sorvete de creme e junte o gelo triturado restante. Decore com as violetas e sirva imediatamente. Variao: Se voc preferir, substitua o champanhe por vinho tinto. Dica: Lave as violetas delicadamente, escorra e pincele comum pouco de clara de ovo. Em seguida, polvilhe com acar cristal e deixe secar. Elas ganharo um bonito aspecto cristalizado.

You might also like