You are on page 1of 15

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao

IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

O desvio de funo dos cadernos culturais na cidade de Manaus. 1 Luiza Elayne Azevedo LUNDIA 2 Cristiane Naiara Arajo de SOUZA 3 Universidade Federal do Amazonas, Manaus AM 4

Resumo

O presente trabalho busca avaliar os espaos reservados ao Jornalismo Cultural, no contexto local. Esse subtipo jornalstico encontra lugar principalmente nas revistas, mas tem seu espao garantido nos jornais dirios, entendendo-se como produes do mesmo os ensaios, as criticas, as resenhas, as crnicas e os artigos. Nos Cadernos Culturais so pautados os produtos culturais latentes no contexto social. Mas como est sendo usado tal espao? Ser que h um Desvio de Funo nos segundos cadernos? Por meio das tcnicas de pesquisa bibliogrfica e de anlise de contedo dos trs jornais de maior circulao na cidade, traaremos seu perfil constitutivo. H, portanto, uma dualidade teoria/prtica a respeito da pauta, da linguagem e da elaborao, enquanto produtos jornalsticos, dos cadernos de cultura.

Palavras-chave: Jornalismo Cultural; Cadernos Culturais; Desvio de Funo.

1. Introduo O Jornalismo Cultural encontrou lugar principalmente nas revistas, mas tem seu espao reservado nos jornais dirios, pelo menos nos grandes. Entendendo-se como produo desse tipo os ensaios, as crticas, as resenhas, as crnicas, os artigos e, obviamente, os textos de cunho prioritariamente informativo com temtica cultural. Essa especialidade do jornalismo possui forma e contedo bem delineados. a um dos
Trabalho apresentado no DT 1 Jornalismo, do Congresso de Cincias da Comunicao na Regio Norte, realizado de 27 a 29 de maio de 2010, no Acre. 2 Jornalista doutora em Cincias Ambientais, professora do DECOM/Ufam, tutora do Programa de Educao Tutorial de Comunicao Social (PETCOM) e lder do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicao Social (GEPECS) da Ufam. E-mail: luindia@uol.com.br 3 Graduanda do 9 perodo de Jornalismo da Universidade Federal do Amazonas, petiana egressa e colaboradora do Grupo de Estudos e Pesquisas em Comunicao Social - GEPECS da Ufam. E-mail: crisss_nicegirl@hotmail.com 4 Universidade Federal do Amazonas Manaus, AM. 1
1

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

tipos de elaborao supracitados que se submetem os produtos culturais latentes no contexto social. A msica, a literatura, a dana, o teatro, a pintura, o grafismo, as produes em rede digital e as polticas pblicas de incentivo cultura so algumas das categorias que podem ser pautadas. No presente artigo, apresenta-se quantitativamente o material pesquisado, alm de um estudo qualitativo de trs textos com as categorias iguais, baseado na teoria da anlise do discurso. Foram coletadas matrias publicadas nos jornais A Crtica, Dirio do Amazonas e Amazonas em Tempo, em grande parte dos cadernos Bem Viver, Plus e Plateia, respectivamente, de 1 a 07 de maro de 2010.

2. De Cultura e Jornalismo a Jornalismo Cultural Para transitar no terreno hbrido formado por estes dois grandes campos Cultura e Jornalismo necessrio situar cada um deles. Interessante um retorno ao significado de Cultura, como bem coloca Santos: ... diz respeito a tudo aquilo que caracteriza a existncia social de um povo ou nao, ou ento de grupos no interior de uma sociedade (2004:24). Assim, a cultura perpassa de modo fractal, por tudo que se concebe e se aceita na atmosfera da vida social. No sentido de uma anlise mais objetiva, adota-se aqui, o conceito de Sodr: cultura aqui o conjunto dos instrumentos de que dispe a mediao simblica (lngua, leis, cincias, artes, mitos) para permitir ao indivduo ou ao grupo a abordagem do real. Os instrumentos ditos culturais so equipamentos coletivos ou grupais, postos disposio de todos (1996: 85). Em relao abordagem jornalstica, percebe-se, partindo-se de uma constatao emprica a ser validada, que essa cultura, transmutada em seus produtos e servios, constroi-se de modo narcotizante nas pginas dos jornais a ela dedicadas. Ainda para Sodr (1996), Cultura a, portanto, algo pragmaticamente vinculado ao mercado. Num breve retorno cronolgico, sucinto e necessrio, nota-se que, desde os primrdios, o Jornalismo interessou-se pela Cultura. Piza mostra como foi esse incio:

... o jornalismo cultural, dedicado avaliao de idias, valores e artes, produto de uma era que se inicia depois do Renascimento, quando as mquinas comearam a transformar a economia, a imprensa j tinha sido inventada (por Gutenberg em 1450) e o Humanismo se propagara na Itlia para toda a Europa, influenciando o teatro de Shakespeare na Inglaterra e a filosofia de Montaigne na Frana. (2008: 12).

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

No Brasil, o jornalismo cultural s ganharia fora no final do sculo XIX; e dele nasceria o maior escritor nacional, Machado de Assis (1839-1908) (PIZA, 2008). Somente no sculo XX ganhariam espao as publicaes voltadas nova corrente literria, com a efervescncia cultural advinda da Semana de Arte Moderna, nos idos de 1922, segundo Piza (2008): ... o modernismo paulista teve na linha de frente a revista Klaxon ttulo que significa buzina; e o buzinao promovido por Oswald de Andrade, Mario de Andrade, Victor Brecheret [...]. Atualmente, corroborando com a discusso aqui proposta, possvel constatar em que se transformaram as pginas dos cadernos culturais, perpassadas por essa concepo to jovem do presente ps-moderno, que, de ser to efmero, deixa tudo para depois, num quase ps-jornalismo-cultural. Assim, Marshal define:

uma cultura que j vem pronta para o consumo. O locus ps-moderno instala no hbitat natural uma cultura hbrida, paradoxal e universal, mais profunda que a cultura ambivalente da modernidade. Essa mutao, simbiose da prpria natureza humana, determina os conceitos e os significados de uma era sem nome (2003: 16).

Sustentando essa afirmao, percebe-se que a fora motriz do jornalismo dirio marcada, nas redaes, por lutas ... contra o tempo e o espao e procurando vencer a trajetria dos ponteiros atravs dos mostradores do relgio, deve o copidesque selecionar e condensar textos das vrias procedncias, adaptando-os a um espao predeterminado (Erbolato, 2006: 91).

3. Material Coletado

1. Cinema A Crtica: 7; Dirio do Amazonas: 11; Amazonas em Tempo: 7.

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

2. Show Musical A Crtica: 14; Dirio do Amazonas: 16; Amazonas em Tempo: 10.

3. Teatro A Crtica: 4; Dirio do Amazonas: 4; Amazonas em Tempo: 4.

4. Dana A Crtica: 1; Dirio do Amazonas: 1; Amazonas em Tempo: 3.

5. Literatura A Crtica: 4; Dirio do Amazonas: 2; Amazonas em Tempo: 5

6. Pintura/Grafismo A Crtica 1; Dirio do Amazonas 0; Amazonas em Tempo 1.

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

7. CD/DVD A Crtica 3; Dirio do Amazonas 6; Amazonas em Tempo 6

8. Jogos/Internet A Crtica: 2; Dirio do Amazonas: 1; Amazonas em Tempo: 3.

9. Polticas Culturais (pblicas/ privadas) A Crtica: 6; Dirio do Amazonas: 0; Amazonas em Tempo: 2.

10. Agenda Cultural A Crtica: 3; Dirio do Amazonas: 1; Amazonas em Tempo: 1

Algumas observaes quantitativas concernentes, discriminadas a seguir: Jornais que possuem todas as categorias -> A Crtica e Amazonas em Tempo. Categorias encontradas em dois dos jornais pesquisados -> Pintura/Grafismo: A Crtica (1) & Amazonas em Tempo (1); Polticas Culturais (pblicas/ privadas): A Crtica (6) & Amazonas em Tempo (2). Categorias coincidentes em todos os jornais -> Cinema, Show Musical, Teatro, Dana, Literatura, CD/DVD, Jogos/Internet e Agenda Cultural.

4.

Anlise do Discurso/ Anlise do Contedo

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

Aqui ser realizada a anlise de contedo propriamente dita. Pretende-se destrinchar trs dos textos jornalsticos coletados nos jornais supracitados, com embasamento terico de Maingueneau (2000), citado por Angelim, e Charaudeau (1992), citado por Ribeiro. As matrias escolhidas so da categoria Teatro, presente nos trs jornais, relativas ao espetculo do Grupo Tapa, Cloaca. Constituir-se-o, portanto, estudos tanto individuais quanto comparativos da construo textual. Partindo da noo circunstancial em que se configura o discurso, sabe-se: A Anlise do Discurso no procura identificar processos universais [...] argumentando que o discurso sempre circunstancial construindo a partir de recursos interpretativos particulares, e tendo em mira contextos especficos (Gaskell, 2007: 264) Ser observada a utilizao dos recursos de polifonias e os implcitos. Segundo Angelim (2003), nas dissertaes de convencimento, usa-se freqentemente a polifonia como recurso estratgico. Suas marcas lingsticas so: verbo no pretrito imperfeito, frases na voz passiva, verbos cujos significados explicitam tratar-se de outro falante (negar, desmentir, garantir...), uso de partcula indeterminadora do sujeito, modalizao, discurso indireto, nominalizao de fatos, restrio. Angelim (2003), a propsito do verbete implcito, define-o como o contedo que no constitui, em principio, o objeto verdadeiro da enunciao. Distinguem-se os implcitos semnticos (associados ao material lingstico) dos implcitos pragmticos (relacionados aos contextos), classificados, ainda, como pressupostos e subentendidos. Sero observadas, ainda, as trs categorias que condicionam a existncia do modo de organizao argumentativo do discurso, a saber: a proposta (propos), a proposio (proposition) e a persuaso (persuasion).

A proposta representa uma ou mais asseres sobre o mundo cujos contedos devem necessariamente gerar polmica [...] A proposio, por sua vez, constitui o ponto de vista, a tese do sujeito argumentador com relao veracidade da proposta [...] O terceiro elemento do dispositivo argumentativo a persuaso representa as provas que sustentam a proposio e que tm por alvo um sujeito. (Angelim; 2003: 123).

Ainda dentro da perspectiva de Charaudeau, esto dentre os tipos de argumentao: ... o argumento de autoridade, que se apia no prestgio de uma pessoa ou de um grupo com a finalidade de obter aprovao para uma tese [o] argumento de

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

ilustrao, que usa casos singulares para comprovar fatos gerais [e] a metfora, examinada como figura do discurso (Ribeiro; 2003: 123-124). Finalmente, sobre o discurso das mdias, Charaudeau expe:

Discurso informativo e discurso didtico aproximam-se, embora com diferenas, na atividade de explicao. No uma explicao demonstrativa, como a que se encontraria numa obra cientifica, mas uma explicao explicitante. Esses dois tipos de discursos tm alvos bastante amplos, no especializados, logo, no preciso revelar uma verdade, mas somente coloc-la em evidencia num quadro de inteligibilidade acessvel a um grande nmero de indivduos. Essa atividade a vulgarizao. Ora, toda

vulgarizao , por definio, deformante (2006: 62)

Texto I: Jornal A Crtica Editoria Redator Ttulo Subttulo Bem Viver 02 Bruno Mazieri Desvendando o universo masculino Eduardo Tolentino, diretor do Grupo Tapa, vem a Manaus para o espetculo Cloaca Corpo (o texto possui 9 pargrafos) Irreverncia a palavra que melhor define o espetculo Cloaca. A comear pelo nome, nada convencional, a montagem chega a Manaus nos dias 19 e 20 deste ms, no Teatro Amazonas. No elenco, o conhecido ator Dalton Vigh e integrantes do Teatro Amador Produes Artsticas o famoso Tapa , um dos mais tradicionais do pas. (1) Cloaca um texto da holandesa Maria Goos, escrito em meados de 2002, que ganhou notoriedade pelas adaptaes espalhadas no mundo afora, tendo como tema principal as curiosidades do universo masculino de quatro amigos adolescentes que resolvem se encontrar quando esto na casa dos 40. (2) Diretor O espetculo em terras tupiniquins leva a assinatura do diretor Eduardo Tolentino, conhecido por ser um dos fundadores do Grupo Tapa, ele se apaixonou pelo Teatro quando jovem. As coisas aconteceram por acaso. Estvamos na efervescncia dos festivais de msica, do teatro e do cinema. Tudo nas dcadas de 60 e 70. Era um Pas diferente do atual. Achvamos que poderamos mudar o Brasil, diz ele por telefone a A Crtica. (3) Data 04 de maro de 2010

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

A relao de amor, que comeou quando era apenas espectador, seguiu at os tempos de faculdade. Acabou que formamos o Tapa na PUC do Rio de Janeiro. A partir da, no deixei mais o Teatro, afirma Tolentino. (4) Pea Para o diretor, o sucesso da pea deve-se ao fato de ser um olhar feminino diante do universo masculino. Assisti Cloaca em Londres, e por l, j tinha xito. A Maria Goos tem uma viso sutil desse mundo dos homens. Talvez se um homem tivesse essa ideia, no enxergaria as peculiaridades. Um texto crtico e, ao mesmo tempo, bem-humorado. (5) Ele ressalta que a pea tem um ar de resgate. Eles so amigos h muito tempo. Cada um seguiu um caminho diferente. Mas com esse inesperado reencontro eles tentam resgatar tudo aquilo vivido na adolescncia. Mas, como nada dura para sempre, os quatro comeam a perceber que no existe mais uma intimidade, explica. (6) Cloaca Seguindo a linha do humor, o ttulo da pea nada mais do que uma saudao usada pelos amigos. No texto original era usada uma palavra remetida a algo bem sujo. Quando houve a adaptao, decidimos por cloaca, por no remeter a coisas sujas. No dava pra ficar usando o nome em holands, conta. (7) Tolentino que j esteve em Manaus duas vezes a primeira aos 4 anos e a segunda com 19 anos est ansioso pela vinda cidade. J tinha dito que no iria. Porm, a vontade de conhecer o Teatro Amazonas como profissional me fez pensar duas vezes. Sinto saudades do Encontro das guas, da floresta e seus encantos. Curti demasiadamente a cidade aos 19 anos. (8) Apesar de estar focado na direo de Cloaca, Tolentino j divulga os projetos para 2010. Estamos estudando o texto Vestir Os Ns, de Pirandello, e em maro estrearemos com O ensaio do francs Jean Anouilhe e seguimos at a Copa do Mundo com Cloaca. O ano promete ser agitado, finaliza. (9)

1. Elementos de Polifonia e Implcito: 1.1. Polifonia: A matria de Bruno Mazieri baseada essencialmente na fala do

diretor e, expondo sobre o incio do Grupo Tapa (3) e (4), seu julgamento sobre o sucesso da pea (5), sua exposio sintica do enredo (6) e da escolha do nome (7), suas impresses a respeito de Manaus (8) e seus projetos para 2010 (9). 1.2. Implcito:

Pressupostos->
8

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

Eduardo Tolentino um nome importante no Teatro (Subttulo), (4); Trata-se de uma pea humorstica (1); O Grupo Tapa de Teatro conhecido nacionalmente (1); Dalton Vigh o mais famoso do elenco (1); O texto de Maria Goos conhecido mundialmente (2); O universo masculino (entenda-se seus problemas, seus conflitos, suas frustraes etc.) ser revelado ao pblico durante a apresentao (5), (6) e (7) Subentendidos-> O diretor importante porque tem muita experincia com teatro, desde os tempos de universidade, nos anos 60 e 70, e tambm por dirigir um grupo conhecido nacionalmente; O prprio nome Cloaca, assim como a palavra irreverncia (1) revela que a pea de cunho humorstico. Isso tambm se revela por meio de uma leitura feminina do universo masculino e suas curiosidades, o que, no mnimo, diferente. Se o Grupo tem notoriedade nacional, significa que os espetculos por eles apresentados so de boa qualidade; O fato de Dalton Vigh ser o mais famoso do elenco fica claro quando o jornalista nem mesmo escreve os nomes dos demais na matria; Se o texto mundialmente conhecido, isso significa que tem grande aceitao em diversos pases e, por conseguinte, interessante; No ttulo diz-se que a pea pretende revelar o universo masculino, e isso que reitera o diretor (6), mas num discurso evasivo.

2. Elementos Argumentativos do Discurso 2.1. Proposta: est explicitada no Ttulo da matria, ou seja, o autor afirma que o

universo masculino ser desvendado durante o espetculo, de forma cmica; 2.2. Tese (proposio): O jornalista tomou partido da proposta ao expor na primeira frase que a pea irreverente. A partir de ento, permaneceu neutro em relao proposta. Quando teve a oportunidade de tomar posio, preferiu dar voz ao diretor (5), (6) e (7); 2.3. Persuaso (argumentos): o de autoridade foi utilizado nos pargrafos (3), (4), (5), (6), (7), (8) e (9), por meio das citaes diretas. por meio da argumentao lgica e racional que se controi o texto, essencialmente no lead. Mais frente, o diretor revela o principal valor da pea, o universo masculino desvendado pela lente
9

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

feminina. Esse argumento sedutor, que fisga o pblico vido por conhecer essa tica, ainda mais com a certeza de que ser o espetculo ser dotado de humor, outro meandro sedutor.

Texto II: Dirio do Amazonas Editoria Redator Sobrettulo Ttulo Plus 15 No assinada Cloaca encenada por atores do tradicional Grupo Tapa de teatro. Apresentaes sero nos dias 19 e 20 Comdia traz Dalton Vigh ao TA A amizade est em jogo na comdia Cloaca, espetculo teatral com Dalton Subttulo Vigh, Grupo Tapa e direo de Eduardo Tolentino de Arajo. Aps seis meses de sucesso absoluto de pblico em So Paulo, a pea chega ao Teatro Amazonas, dias 19 e 20 de maro, s 21h Corpo (o texto possui 4 pargrafos) Cloaca, um texto indito no Brasil, foi escrito em 2002 pela holandesa Maria Goos e logo ganhou montagens em diversos pases, pois sua linguagem e temas contemporneos despertam na plateia uma identificao que ultrapassa fronteiras geogrficas. Em cena, quatro ex-amigos de faculdade, que usavam a palavra Cloaca como saudao, 5reencontramse aps vrios anos, agora, todos j na casa dos 40, e tentam reviver um 6.pouco do passado. Nesse encontro, eles iro discutir temas como masculinidade, 7.amizade, frustraes e problemas pessoais, tudo numa linha cmica. (1) O ponto de encontro o apartamento de Pieter (Tony Giusti), um funcionrio pblico gay que est em apuros por se apropriar indevidamente de obras de arte da prefeitura. Jan (Andr Garolli), um poltico medocre prestes a ser nomeado ministro, o primeiro a chegar, pedindo abrigo aps se separar da esposa. Tom (Dalton Vigh), um advogado que acabou de sair de uma clnica para dependentes qumicos, chamado para ajudar na causa das obras de arte. E Maarten (Brian Penido Ross), um frustrado diretor de teatro, junta-se ao grupo na vspera de estrear sua nova pea. (2) Esse reencontro vai provocar uma srie de situaes que ir testar os limites entre a amizade e o egosmo. Dalton Vigh, que est de volta ao teatro aps cinco anos, destaca-se entre os intrpretes por sua presena no palco. Seu personagem o mais cmico do quarteto, mesmo tendo, aparentemente, o maior dos problemas: viciado em cocana. (3) Apesar da dramaticidade da histria de cada personagem, o pblico se diverte durante as
10

Data

1 de maro de 2010

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

quase duas horas de apresentao. O elenco ainda conta com a participao de uma personagem stripper, papel alternado pelas atrizes Camila Czerkes e Vanessa Docks. (4)

1. Elementos de Polifonia e Implcito: 1.1. Polifonia: A matria no contm citaes, logo, o discurso baseado na fala do prprio jornalista, o qual deveria ser mediador da informao, mesmo que dela possa tomar partido favorvel ou contrrio. 1.2. Implcito:

Pressupostos-> A pea fez sucesso em So Paulo (Subttulo); O texto de Maria Goos conhecido mundialmente (1); Haver discusso de temas como masculinidade, amizade, frustraes e problemas pessoais (1); Trata-se de uma pea cmica (1); A trama se passa com tipos masculinos representativos na sociedade (2); Dalton Vigh o mais famoso do elenco (3); A apresentao tem quase duas horas de durao (4); Subentendidos-> O sucesso que o espetculo fez em So Paulo indica que, certamente, far sucesso em Manaus. Se o texto foi adaptado mundialmente, isso significa que tem grande aceitao em diversos pases e, por conseguinte, inclusive no Brasil; Os temas discutidos em cena so de interesse de muitos, pois fazem parte do cotidiano, das preocupaes das pessoas; Pelo exposto no texto, sobre o desenrolar da trama, percebe-se a comicidade tanto pela saudao dos amigos (cloaca) quanto pela diversidade de tipos interagindo com suas problemticas em plena meia idade. O pblico se reconhece, sente empatia; Se o personagem de Dalton Vigh o mais engraado, uma opinio do redator do texto. Decerto, todos esperam dele uma boa atuao, pois se trata do nome mais visado do elenco; Uma apresentao de quase duas horas significa que o espetculo poder ser bem aproveitado, e que vale a pena comprar o ingresso para assisti-lo.

2. Elementos Argumentativos do Discurso


11

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

2.1.

Proposta: O ator Dalton Vigh o chamariz, como fica claro no Ttulo. Mais

adiante, no corpo do texto, os demais so apresentados, mas o jornalista reserva 3 pargrafo inteiro para falar do personagem dele, reiterando que se trata do mais cmico e esperado. 2.2. Tese (proposio): O jornalista tomou partido da proposta ao escrever o Ttulo, por ser o elemento de maior destaque, que poderia ter feito referncia ao nome da Pea. Nos demais pargrafos ele manteve-se neutro em relao proposta, apresentando, de forma geral, o texto e os demais personagens. 2.3. Persuaso (argumentos): foi utilizado o argumento de comparao no Subttulo, quando o autor do texto diz que a pea foi sucesso absoluto em So Paulo (fica o questionamento: ser sucesso absoluto em Manaus tambm?). H, ainda, uma argumentao causal, pois a causa do sucesso da apresentao em Manaus tem relao direta com o fato de Dalton Vigh compor o elenco.

Texto III: Amazonas em Tempo Editoria Redator Ttulo Subttulo Plateia C3 Mencius Melo Pea narra reencontro tragicmico A montagem Cloaca, que marca o retorno do ator Dalton Vigh aos palcos, ser encenada no Teatro Amazonas, nos prximos dias 19 e 20 Corpo (o texto possui 6 pargrafos) O bem-humorado texto da montagem Cloaca, do Grupo Tapa de Teatro, poder ser conferido em Manaus, nos prximos dias 19 e 20, no Teatro Amazonas, a partir das 21h. Com personagens beirando a tragdia, a pea uma tragicomdia escrita pela holandesa Maria Goos, em 2002. Em So Paulo, est em cartaz h seis meses. O destaque do elenco o ator Dalton Vigh e a direo de Eduardo Tolentino de Arajo. (1) Alm de Vigh, esto no elenco os atores Tony Giusti, Andr Garolli, Brian Penido Ross e as atrizes Vanessa Docks e Camila Czerkes. O nome Cloaca uma espcie de senha usada por quatro amigos nos tempos de faculdade. Distanciados pelo tempo, eles se reencontram na casa dos 40 anos para compartilhar as histrias de lutas e fracassos de cada um. (2) Pieter (Tony Giusti) um funcionrio pblico gay que se mete em confuses depois de se apropriar de obras e arte da prefeitura local. Escondido em seu apartamento, ele obrigado a hospedar seu amigo Jan (Andr Garolli), um poltico raso que pode se tornar ministro, mas que est em pleno processo de separao. (3)
12

Data

04 de maro de 2010

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

Entra em cena Tom (Dalton Vigh), advogado e amigo que pode ajudar no caso das obras de arte, desde que possa tambm superar a dependncia qumica de cocana. (4) O frustrado diretor de teatro Maarten (Brian Ross) junta-se trupe de fracassados que passa a ser composta por um ladro, um medocre, um cocainmano e um artista fracassado. Completa o elenco uma stripper, cujo papel revezado pelas atrizes Vanessa Docks e Camila Czerkes. (5) H quatro anos sem pisar nos palcos teatrais, Dalton Vigh atuou em novelas como Xica da Silva (Manchete), Prola Negra (SBT), O Clone (Globo), Duas Caras (Globo), Negcio da China (Globo) e na minissrie Cinquentinha (Globo). (6)

1. Elementos de Polifonia e Implcito: 1.1. Polifonia: Assim como a anterior, esta matria no contm citaes, logo, o discurso baseado na fala do prprio jornalista, o qual deveria ser mediador da informao, mesmo que dela possa tomar partido favorvel ou contrrio. 1.2. Implcito:

Pressupostos-> A pea uma tragicomdia (Ttulo), (1); O espetculo marca o retorno de Dalton Vigh ao teatro (Subttulo); Trata-se de uma pea cmica (1); A trama se passa com tipos masculinos representativos na sociedade (3), (4), (5); Dalton Vigh tem vasta experincia em telenovelas (6). Subentendidos-> O fato de o espetculo ser tragicomdia significa que as histrias, mesmo sendo trgicas, so encaradas e interpretadas de forma cmica. O jornalista fala de dois aspectos denotativos de humor: o nome do espetculo (Cloaca) e o texto; Dalton Vigh conhecido nacionalmente, por ter atuado em diversas telenovelas, isso significa que seu nome deve estar associado pea, o que garante mais pblico; Os tipos apresentados em cena, bem como suas histrias de vida, remetem a uma trama complexa e cheia de surpresas. H o fato de cada um dos personagens ter tido espao reservado, apesar do destaque ainda ser para Dalton Vigh;

2. Elementos Argumentativos do Discurso 2.1. Proposta: O espetculo apresentado pelo autor da matria como uma tragicomdia (Ttulo). Tal proposta evidenciada nos pargrafos (2), (3), (4) e (5)
13

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

do texto. Outra proposta o fato de a pea marcar o retorno de Dalton Vigh aos palcos (Subttulo), (1) e (6). 2.2. Tese (proposio): No prprio ttulo o jornalista, a partir de sua leitura pessoal

do espetculo, o chama de tragicomdia, como algumas apresentaes eram classificadas ao longo da Histria do Teatro. Reitera no 1 pargrafo e desenvolve o texto explicitando uma sinopse da trama e as caractersticas dos personagens. O jornalista se mostra neutro em relao segunda proposta. 2.3. Persuaso (argumentos): Para mostrar ao leitor que se trata de uma apresentao tragicmica, o jornalista faz uso de argumentao ilustrativa, no sentido evidenciar as tragdias que se abatem sobre as vidas de cada um dos amigos, como exposto no pargrafo (5). Ele usa o roteiro como embasamento para sua tese. O mesmo argumento foi usado para o fato de Dalton Vigh ser o ator mais esperado do espetculo, quando so elencadas as novelas das quais ele participou.

5. Consideraes A busca de uma anlise, alm de particularizada e comparativa, levou escolha de textos da mesma categoria e sobre o mesmo produto cultural para que fossem percebidas semelhanas e diferenas. Os trs tomam uma postura prioritariamente neutra e superficial, de carter meramente informativo, mas que atende lgica de mercado, de publicar, de escrever um lead dizendo onde ser o espetculo e quem o ator principal. Fala-se um pouco sobre o roteiro, mas sem profundidade. Escreve-se sobre o Grupo Tapa, mas sem contextualiz-lo, embora se tenha percebido uma tentativa do Jornal A Crtica. Portanto, esses espaos pesquisados so os ditos cadernos de variedades, abrigando tambm temas relativos produo cultural local, nacional ou internacional. O fato que, parte-se do pressuposto de que adotam uma linguagem tpica do jornalismo informativo, baseado nos conceitos de lead e pirmide invertida, por exemplo. Os ditos produtos no tm espaos prprios, em cadernos culturais; no so inseridos numa abordagem analtica, interpretativa e at opinativa, nos ensaios, crticas, resenhas, crnicas e artigos, mais interessantes na perspectiva do Jornalismo Cultural. H alguns pontos a discutir nos trs jornais. As matrias do A Crtica e do Amazonas em Tempo esto assinadas, a do Dirio do Amazonas no. No A Crtica usa-se em quase todos os pargrafos citaes diretas do diretor da pea e pe-se em evidncia a carreira e a percepo que ele tem a respeito da trama. Nos outros dois jornais no h

14

IntercomSociedadeBrasileiradeEstudosInterdisciplinaresdaComunicao
IXCongressodeCinciasdaComunicaonaRegioNorteRioBrancoAC27a29demaio2010

citaes, e o texto muito parecido, coincidentemente ou no. Nestes, o enredo e as caractersticas dos personagens que se destacam. Os trs jornalistas demonstraram ausncia de conhecimento sobre a companhia teatral, sobre as composies dos personagens e sobre a constituio da trama em si, pois tudo que se falou nesse sentido ou foi marcado pelo discurso de outrem ou foi evasivo e genrico a ponto de no propiciar, alm da informao bsica, uma interpretao, uma impresso ulterior tica de mercado ou das amarras da suposta objetividade jornalstica. A linguagem, a abordagem e, antes disso, a escolha do que ser pautado so baseadas em preceitos mercadolgicos. No caso avaliado, pea teve grande repercusso em So Paulo, um ator famoso no elenco e uma trama conhecida mundialmente (argumentaes tpicas do discurso publicitrio). Era jornalismo? Era publicidade transmutada? Tais questes geram outras problemticas. O discurso ambguo. E o lugar, ainda indefinido.

Referncias
CHARAUDEAU, Patrick. Discurso das Mdias/ Patrick Charaudeau; traduo Angela S.M Corra. So Paulo: Contexto, 2006. ERBOLATO, Mrio L. Tcnicas de Codificao em Jornalismo: redao, captao e edio no jornal dirio. 5 ed. So Paulo: tica, 2006. MARSHAL, Leandro. O Jornalismo na era da publicidade. So Paulo: Summus, 2003. PIZA, Daniel. Jornalismo Cultural. 3. Ed. So Paulo: Contexto, 2008. SANTOS, Jos Luiz dos. O que cultura. So Paulo: Crculo do Livro, [s.d.]. V. 14, 11-60. SODR, Muniz. Reinventando a cultura: a comunicao e seus produtos. Petrpolis, RJ: Vozes, 1996. BOWER, Martin W.; GASKELL, George. Pesquisa qualitativa com texto - imagem e som: um manual prtico. Petrpolis, RJ: Vozes, 2007. ANGELIM, Regina Clia Cabral. Polifonia e implcito como recursos argumentativos em textos miditicos In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (orgs.). Texto e discurso: mdia, literatura e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003. RIBEIRO, Patrcia Ferreira Neves. Estratgias de persuaso e de seduo na mdia impressa In: PAULIUKONIS, Maria Aparecida Lino; GAVAZZI, Sigrid (orgs.). Texto e discurso: mdia, literatura e ensino. Rio de Janeiro: Lucerna, 2003.

15

You might also like