You are on page 1of 5

PREFEITURA DE MANAUS SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAO / SEMED DIVISIZO DE EDUCAO RURAL/ DDZ ESCOLA MUNICIPAL AMBIENTALISTA CHICO MENDES

Rodovia Am 010 km 19 Comunidade 23 de Setembro

TERRRIO: AS ESPECIFICIDADES DO CONHECIMENTO CIENTFICO DO COTIDIANO NA PERSPECTIVA DO LETRAMENTO

PROFESSORA: AGLAISE DE OLIVEIRA ALEMO ALUNOS ENVOLVIDOS: 16

MANAUS/AM 2010 1. O AMBIENTE ESCOLAR

A educao do campo vista por ns educadores como lugar de possibilidades de desenvolvimento do Campo de acordo com suas possibilidades e interesses, alm disso, sua diversidade assume um princpio de fundamental importncia norteado aos interesses coletivos. E a escola o lugar que seus interesses so articulados aos conhecimentos cientficos na busca de fortalecer os povos do campo como sujeitos sociais. A Lei de Diretrizes e Bases da Educao/ LDB 9.394/96 em seu Art. 28, nos diz que: na oferta de educao bsica para a populao rural, os sistemas de ensino promovero as adaptaes necessrias sua adequao s peculiaridades da vida rural e de cada regio, especialmente: I - contedos curriculares e metodologias apropriadas s reais necessidades e interesses dos alunos da zona rural; II - organizao escolar prpria, incluindo adequao do calendrio escolar s fases do ciclo agrcola e s condies climticas; III - adequao natureza do trabalho na zona rural. Logo, uma escola do campo no uma escola diferente, mas sim uma escola que procura fortalecer os povos como sujeitos sociais no processo de humanizao da sociedade atravs de seus saberes, sua cultura, sua histria e seu trabalho, portanto, a educao formal assume com isso o compromisso de contribuir articulando as prticas empricas aos conhecimentos cientficos atravs da reestruturao das nossas condies de existncia, como tambm mudanas em nossa maneira de ser.

2. OBJETIVOS 2.1. Geral

Propiciar aos educandos condies de construir uma viso da realidade do mundo material, fsico e social, explorando a leitura e a escrita, de modo integrado as categorias conceituais de tempo e espao. 2.2. Especficos

Adquirir o conceito de ciclo da gua na natureza e sua importncia para a manuteno

da vida atravs da observao em um Terrrio; Proporcionar uma experincia direta sobre os fenmenos naturais, permitindo que os educandos ampliem seus conhecimentos tcitos e sua confiana acerca dos eventos naturais.

3. JUSTIFICATIVA As aes realizadas na turma de 1 ano em todas as disciplinas esto includas no Programa Alfabetizando na Hora Certa. A ao com Terrrio permite aos alunos apreenderem sobre os diversos usos e formas da Lngua como produto da participao nas prticas sociais de ler, escrever produzir e falar. Acredita-se que essa ao contribui de forma significativa nas questes do letramento na classe de alfabetizao. O ensino de Cincias tem sempre considerado a utilizao de atividades experimentais em sala de aula como essncia para a aprendizagem cientfica, nesse sentido o uso de atividades prticas permite maior interao entre o professor e o aluno. Nessa ao optamos por um experimento dedutivista-racionalista, no sentido de que as atividades prticas foram orientadas por hipteses derivadas de uma teoria. Dessa forma, o conhecimento prvio dos alunos foi determinante para perceberem a realidade, influenciando a observao. Portanto, o ensino atravs da experimentao justifica-se pela necessidade de permitir explorar, desde as primeiras sries, os cinco passos de uma investigao cientfica: observao, registro, questionamento, experimentao e concluso. Com o Terrrio, os educandos percebem que a natureza funciona normalmente sem a interferncia humana. Portanto, quando e como essa interferncia deve acontecer?

Atravs das reflexes ser possvel mencionar poluio, sade e decomposio de folhas e animais. Alm disso, as etapas de observao e registro possibilita aos discentes a compreenso de que as necessidades humanas contribuem para o desenvolvimento cientfico.

4. METODOLOGIA Primeiro monta-se o Terrrio com duas (2) garrafas pets transparentes de dois (2) litros, Fita adesiva transparente e larga, Cascalho e terra adubada ( para cobrir bem o fundo da garrafa uns trs dedos de altura), Plantinhas com raiz e gua. Depois de montado juntamente com os alunos faz-se os levantamento de hipteses. O que vai acontecer com a planta? E a gua para onde vai? As respostas prvias e ou hipteses so anotadas em um cartaz que ficar fixado na parede da sala at o final da pesquisa: toda manh os alunos sero estimulados a observar e relatar o que veem, e o registro ser feito no cartaz e fixado na parede da sala, logo aps a observao pede-se aos alunos que desenhem o que foi observado, criando assim um mural coletivo sobre a observao do ciclo da gua realizada atravs da experincia em sala. Durante uma semana de observao e registro o Terrrio ir passa de mo em mo para que cada aluno possa relatar e/ou confirmar a sua hiptese ou refut-la, nessa hora a professora far o registro dos resultados esperados.

5. CONSIDERAES FINAIS Logo, acredita-se que com experimentos seremos capazes de observar o ciclo da gua acontecendo, bem como as transformaes da planta. Dessa forma, o experimento com Terrrio permite-nos simular um ambiente como o nosso planeta, mas em uma escala menor e dessa forma explicar as condies ambientais do ciclo da gua, alm de verificar na prtica: o ciclo, evaporao e condensao. Portanto, reafirma-se o valor da experimentao, na possibilidade da utilizao de uma metodologia onde o alunado possa ter a oportunidade de analisar a realidade, permitindo ainda a participao dos mesmos na

organizao do conhecimento por aproximaes sucessivas, bem como a construo do conhecimento. As atividades prticas permitem aos educandos condies de construir uma viso da realidade do mundo material, fsico e social, explorando a leitura e a escrita de modo integrado as categorias conceituais de tempo e espao, alm de adquirir o conceito de ciclo da gua na natureza bem como sua importncia para a manuteno da vida atravs da observao em um Terrrio, e nesse sentido proporcionar uma experincia direta sobre os fenmenos, permitindo que aos educandos ampliar seus conhecimentos tcitos e sua confiana acerca dos eventos naturais. Como produto final pretende-se permitir o acesso aos saberes lingusticos, sem desprezar os conhecimentos prvios dos alunos oportunizando a aquisio da leitura e da escrita e interpretao nas prticas em sala de aula, contemplando o entendimento do seu esta no mundo letrado, bem como levar os alunos a perpassar e avanar nos nveis de alfabetizao at a avaliao, privilegiando o pluralismo de ideias e o interesse do aluno atentando para o currculo do 1 ano, bem como para o Programa Alfabetizando na Hora Certa.

REFERNCIAS BIZZO, N.M.V. Metodologia e prtica de ensino de cincias: a aproximao do estudante de magistrio das aulas de cincias no 1. grau, 2008. BRASIL. Lei n 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Lei de Diretrizes e Bases da Educao Nacional, Braslia, DF, 1996. ______. Secretaria de Educao Fundamental. Parmetros Curriculares Nacionais Temas Transversais: Meio Ambiente. Braslia: SEF/MEC, 1998.

You might also like