You are on page 1of 6

ATIVIDADES PRTICAS SUPERVISIONADAS

Administrao
6a Srie Administrao Financeira e Oramentria
A atividade prtica supervisionada (ATPS) um procedimento metodolgico de ensino-aprendizagem desenvolvido por meio de um conjunto de etapas programadas e supervisionadas e que tem por objetivos: Favorecer a aprendizagem. Estimular a corresponsabilidade do aluno pelo aprendizado eficiente e eficaz. Promover o estudo, a convivncia e o trabalho em grupo. Desenvolver os estudos independentes, sistemticos e o autoaprendizado. Oferecer diferentes ambientes de aprendizagem. Auxiliar no desenvolvimento das competncias requeridas pelas Diretrizes Curriculares Nacionais dos Cursos de Graduao. Promover a aplicao da teoria e conceitos para a soluo de problemas prticos relativos profisso. Direcionar o estudante para a busca do raciocnio crtico e a emancipao intelectual. Para atingir estes objetivos, a ATPS prope um desafio e indica os passos a serem percorridos ao longo do bimestre para a sua soluo. A sua participao nesta proposta essencial para que adquira as competncias e habilidades requeridas na sua atuao profissional. Aproveite esta oportunidade de estudar e aprender com desafios da vida profissional.

AUTORIA: Elis Angela dos Anjos

Administrao 6 Srie - Administrao Financeira e Oramentria

Pg. 2 de 2

COMPETNCIAS E HABILIDADES
Ao concluir as etapas propostas neste desafio, voc ter desenvolvido as competncias e habilidades que constam nas Diretrizes Curriculares Nacionais descritas a seguir. Desenvolver capacidade para elaborar, implementar e consolidar projetos em organizaes. Desenvolver capacidade para realizar consultoria em gesto e administrao, pareceres e percias administrativos, gerenciais, organizacionais, estratgicos e operacionais.

Produo Acadmica

Relatrios parciais, com os resultados das pesquisas realizadas nas Etapas 1, 2 e 3. Relatrio Final na Etapa 4.

Participao
Para a elaborao desta atividade, os alunos devero previamente organizar-se em equipes de at cinco componentes, sob a orientao do tutor presencial, que far o acompanhamento das atividades nos encontros em sala de aula, na unidade. Essas equipes, que sero mantidas durante todas as etapas, devero entregar seus nomes, RAs e e-mails ao tutor presencial.

Padronizao (Word)
O material a ser produzido neste desafio deve ser estruturado de acordo com os seguintes parmetros: Usar as normas da ABNT1, com o seguinte padro: em papel branco, formato A4; com margens esquerda e superior de 3cm, direita e inferior de 2cm; fonte Times New Roman tamanho 12, cor preta; espaamento de 1,5 entre linhas; se houver citaes com mais de trs linhas, devem ser em fonte tamanho 10, com um recuo de 4cm da margem esquerda e espaamento simples entre linhas; com capa, contendo: logo oficial da Anhanguera Educacional Uniderp; nome de sua Unidade de Ensino, Curso e Disciplina; nome e RA de cada participante; ttulo da atividade; nome do tutor a distncia da disciplina; cidade e data da entrega, apresentao ou publicao.

Consulte o Manual para Elaborao de Trabalhos Acadmicos. Unianhanguera. Disponvel em: <http://www.unianhanguera.edu.br/anhanguera/bibliotecas/normas_bibliograficas/index.html>.

Elis Angela dos Anjos

Administrao 6 Srie - Administrao Financeira e Oramentria

Pg. 3 de 3

DESAFIO
O desafio proposto a elaborao de estudo sobre os critrios de avaliao e de valorizao de empresas, de modo a evidenciar risco e retorno. Com o desenvolvimento deste Desafio, voc poder certificar-se da aplicabilidade dos assuntos abordados durante as aulas, sendo capaz de aprofundar-se nos conceitos, ampliando seu conhecimento sobre a disciplina.

Objetivo do Desafio
Produo de Relatrio contendo Estudo sobre os Critrios de Avaliao e de Valorizao de Empresas.

ETAPA 1
Esta atividade importante para os alunos poderem definir e avaliar a relevncia da Administrao Financeira no Mercado Global. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) 1 2 Pesquisar no Livro Texto (vide referncia bsica no final desta ATPS), o que Administrao Financeira. Elaborar um texto de uma pgina, com base nas pesquisadas realizadas, explicando detalhadamente o que Administrao Financeira e sua importncia para as organizaes.

Passo 2 (Equipe) 1 Elaborar uma tabela, com os trs diferentes tipos de sociedades, detalhando as caractersticas de cada uma, bem como as vantagens e desvantagens da escolha de cada uma delas.

1.1 Utilizar o texto a seguir indicado, para auxili-los:

Como montar a sua Empresa. Disponvel em: <https://docs0.google.com/document/d/1f_8SwXzRVGAbsurfv1FtcBG0ZkujY8PGm0CxQLCAB0/edit?pli=1#>. Acesso em: 16 maio 2012.

Passo 3 (Equipe) Redigir um relatrio com as resolues dos passos acima, de acordo com a formatao indicada no item Padronizao desta ATPS, e reserv-lo para entrega do relatrio final.

Elis Angela dos Anjos

Administrao 6 Srie - Administrao Financeira e Oramentria

Pg. 4 de 4

ETAPA 2
Esta atividade importante para os alunos identificarem a relevncia dos conceitos estudados durante as aulas e condensarem seu contedo, resumindo os pontos principais. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Individual) Ler os seguintes artigos:

LOCATELLI, Andr A. O valor do Dinheiro no tempo. Disponvel em: <https://docs0.google.com/document/d/1GFBbK1bCGbou69pPjZW759QPeU61E2xHAM35UO36v0/edit?pli=1#>. Acesso em: 25 maio 2012. HALFELD, Mauro. O Juro o valor do dinheiro no tempo. Disponvel em: https://docs.google.com/document/d/1xrLI8sQa4bLk-v9IUGDllAlewq_Q9s2VpjIutM1wrI/edit?hl=pt_BR&authkey=CMq3pEI&pli=1#>. Acesso em: 25 maio 2012.

Passo 2 (Equipe) Elaborar um texto, no mximo duas pginas, partindo da premissa de que o valor do dinheiro muda com o passar do tempo, explicando essa sistemtica. Passo 3 (Equipe) Redigir um relatrio com as resolues dos passos acima, de acordo com a formatao indicada no item Padronizao desta ATPS, e reserv-lo para entrega do relatrio final.

ETAPA 3
Esta atividade importante para os alunos avaliarem, por meio dos conceitos e casos apresentados, a relao existente entre o risco e o retorno. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Identificar qual a relao que existe entre risco e retorno, elaborando um texto de uma pgina. Embasar seus conceitos em autores diversos, acessando os livros do acervo da biblioteca do Polo Presencial. Passo 2 (Equipe) 1 Explicar como possvel mensurar o risco e o retorno. 1.1 Utilizar o seguinte artigo para auxili-los neste passo:
Elis Angela dos Anjos

Administrao 6 Srie - Administrao Financeira e Oramentria

Pg. 5 de 5

Risco e Retorno. Disponvel em: <https://docs.google.com/document/d/1d3H0G3BYI5aULQYx86VTTzrChmfUi6 CWfyRXVMiFcEw/edit?hl=pt_BR&authkey=COvs-KUH&pli=1#>. Acesso em: 16 maio 2012.

Passo 3 (Equipe) 1 Responder questo: Como funciona o CAPM Modelo de Precificao de Ativos Financeiros e como uma empresa pode ter vantagem com o mercado eficiente?

1.1. Consultar o seguinte material, como apoio:

S, Carlos A.; MORAES, Jos R. de. O modelo CAPM. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0B_sYctAvSngBZGI4ODZkMjYtNmNmYi0 0NmZlLTliNTktZjFjMTA1MTNiZDJj&hl=pt_BR&authkey=CP78hZkE>. Acesso em: 16 maio 2012.

Passo 4 (Equipe) Redigir um relatrio parcial com as resolues dos passos acima, e reserv-lo para entrega do relatrio final.

ETAPA 4
Esta atividade importante para os alunos avaliarem os conceitos, para subsdio da resoluo do desafio proposto. Para realiz-la, devem ser seguidos os passos descritos.

PASSOS
Passo 1 (Equipe) Elaborar uma tabela com as tcnicas de avaliao de ttulos, aes preferenciais e ao ordinria, aps conceituar valor. Passo 2 (Equipe) 1 Responder questo: Como se pode utilizar o CAPM nos mtodos de avaliao? BRUNI, Adriano L.; FAMA, Rubens. Mercados Eficientes, CAPM e Anomalias: uma anlise das aes negociadas na Bovespa. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0B_sYctAvSngBNTY2NTQzNDEtNGY4Yy0 0OGNmLTkwOTEtN2ExNDEzYmI2OGFk&hl=pt_BR&authkey=CJKHuP4H>. Acesso em: 16 maio 2012. Mercados de Capitais: tcnicas para avaliao de carteira de aes para pessoa fsica. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0B_sYctAvSngBNDYyYzZmMjEtNDJmMi0 1.1. Utilizar, como auxlio a esta etapa, os artigos cientficos a seguir indicados:

Elis Angela dos Anjos

Administrao 6 Srie - Administrao Financeira e Oramentria

Pg. 6 de 6

0YzA4LTkwMDUtNjM3MzljOGY1NDAy&hl=pt_BR&authkey=CMLr3LEG>. Acesso em: 16 maio 2012.

BRAGA, Roberto; MARQUES, Jos A. V. da C. Medidas de Avaliao de Desempenho de Empresas. Disponvel em: <https://docs.google.com/fileview?id=0B_sYctAvSngBMjMxZDk5ZTctN2I1OS00Z TVjLWFmZTItZTA1NzNmN2I4Y2E2&hl=pt_BR&authkey=COXl3IQJ>. Acesso em: 16 maio 2012.

Passo 3 ( Equipe / Individual) A equipe dever elaborar um relatrio final contendo todas as etapas desta ATPS e post-lo individualmente no ambiente virtual, para a avaliao e validao da nota pelo tutor a distncia, em arquivo nico, com extenso .doc.

Livro-Texto da Disciplina
GROPPELLI, A. A.; NIKBAKHT, Ehsan. Administrao Financeira. 3. ed. So Paulo: Saraiva, 2010. PLT 204.

Critrios de Avaliao
Cumprimento das etapas da ATPS. Estrutura analtica do relatrio. Anlise dos relatrios.

Elis Angela dos Anjos

You might also like