You are on page 1of 19

Escola de Administrao Fazendria

CONCURSO PBLICO SECRETARIA DA RECEITA FEDERAL - 2002 -

Auditor-Fiscal da Receita Federal

INGLS
INSTRUES

P.1
N Inscrio:
o

ATENO: PARA RESPONDER A SUA PROVA NO LEVE EM CONSIDERAO O


NMERO DO GABARITO APOSTO NO SEU CARTO DE RESPOSTAS.

Nome:

1 - Escreva seu nome e nmero de inscrio, de forma legvel, nos locais indicados. 2 - O CARTO DE RESPOSTAS no ser substitudo e deve ser assinado no seu verso. 3 - DURAO DA PROVA: 4h30min, includo o tempo para preenchimento do CARTO DE RESPOSTAS. 4 - Neste caderno, as questes esto numeradas de 01 a 60, seguindo-se a cada uma 5 (cinco) opes (respostas), precedidas das letras a, b, c, d e e. 5 - No CARTO DE RESPOSTAS, as questes esto representadas por seus respectivos nmeros. Preencha, FORTEMENTE, com caneta esferogrfica (tinta azul ou preta), toda a rea correspondente opo de sua escolha, sem ultrapassar seus limites. 6 - No amasse nem dobre o CARTO DE RESPOSTAS; evite usar borracha. 7 - Ser anulada a questo cuja resposta contiver emenda ou rasura, ou para a qual for assinalada mais de uma opo. 8 - Ao receber a ordem do Fiscal de Sala, confira este CADERNO com muita ateno, pois qualquer reclamao sobre o total de questes e/ou falhas na impresso no ser aceita depois de iniciada a prova. 9 - Durante a prova, no ser admitida qualquer espcie de consulta ou comunicao entre os candidatos, tampouco ser permitido o uso de qualquer tipo de equipamento (calculadora, tel. celular etc.). 10 - Por motivo de segurana, somente durante os trinta minutos que antecedem o trmino da prova, podero ser copiados os seus assinalamentos feitos no CARTO DE RESPOSTAS, conforme subitem 6.9 do edital. 11 - Entregue este CADERNO DE PROVA, juntamente com o CARTO DE RESPOSTAS, ao Fiscal de Sala, quando de sua sada, que no poder ocorrer antes de decorrida uma hora do incio da prova; a no-observncia dessa exigncia acarretar a sua excluso do concurso. 12 - Este caderno de prova est assim constitudo: Disciplinas Lngua Portuguesa Ingls Matemtica Financeira e Estatstica Bsica tica na Administrao Pblica Questes 01 a 15 16 a 30 31 a 45 46 a 60 Peso

Boa Prova

www.pciconcursos.com.br

LNGUA PORTUGUESA 01- Marque, em cada item, o perodo que inicia o respectivo texto de forma coesa e coerente. Depois, escolha a seqncia correta. I ......................................................................... O abandono da tematizao do capitalismo, do imperialismo, das relaes centro-periferia, de conceitos como explorao, alienao, dominao, abriu caminho para o triunfo do liberalismo. (X) O socialismo, em conseqncia desses fatores, desapareceu do horizonte histrico, em virtude de ter ganho atualidade poltica com a vitria da Revoluo Sovitica de 1917. (Y) O triunfo do neoliberalismo se consolidou quando o pensamento social passou a ser dominado por teses conservadoras. II .............................................................. Compravam um passaporte para o camarote dos vencedores. Mas, como h uma dignidade que o vencedor no pode alcanar, como dizia Borges, o que ganharam em prestgio perderam em capacidade de anlise. (X) Os que abandonaram Marx com soltura de corpo e com alvio, como se se desvencilhassem de um peso, na verdade no trocavam um autor por outro, mas uma classe por outra. (Y) Eles substituram a explorao de classes e de pases pela temtica do totalitarismo, aperfeioando suas anlises polticas ao vincul-las dimenso social. III ........................................................................ No mundo contemporneo, tais modos nos permitem compreender a etapa atual do capitalismo, em sua fase de hegemonia poltica norte-americana. (X) Para atender a atualidade, so necessrios modos de compreenso frteis, capazes de dar conta das relaes entre a objetividade e a subjetividade, entre os homens como produtores e como produtos da histria. (Y) Trata-se de uma compreenso mope, que ignora componentes essenciais ao fenmeno do capitalismo que estamos vivendo.

IV

......................................................................... Quem pode entender a poltica militarista dos EUA e do seu complexo militar-industrial sem a atualizao da noo de imperialismo? (X) Quem pode entender hoje a crise econmica internacional fora dos esquemas da superproduo, essencial ao capitalismo? (Y) Portanto, a unipolaridade vigente h uma dcada que busca impor a dicotomia livre mercado/protecionismo.

........................................................................... Nunca as relaes mercantis tiveram tanta universalidade, seja dentro de cada pas, seja nas novas fronteiras do capitalismo. (X) O capitalismo d mostras de enfrentar forte declnio, que leva os especialistas a preverem profunda fragmentao na ordem econmica interna de cada nao. (Y) Assiste-se ao capitalismo em plena fase imperialista consolidada, em que as formas de dominao se multiplicam.
(Itens baseados em Emir Sader)

a) b) c) d) e)

X,X,Y,Y,X Y,X,X,X,Y Y,Y,X,X,Y X,Y,Y,X,Y X,Y,Y,X,X

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

02- Marque a opo em que ambos os perodos esto gramaticalmente corretos. a) O racismo no sentido de prtica discriminatria em razo da etinia de uma pessoa ou grupo, atenta, primeiro, contra a prpria organizao poltica brasileira. / O racismo, no sentido de prtica discriminatria, em razo da etnia de uma pessoa ou grupo, atenta, primeiro, contra a prpria organizao poltica brasileira. b) A prtica do racismo definida como crime na Lei n 7.716/89, isto , nessa Lei esto definidas vrias condutas que implicam tratamento discriminatrio, motivado pelo preconceito racial. / A prtica do racismo definida como crime na Lei n 7.716/89, isto , nessa Lei esto definidas vrias condutas que implicam em tratamento discriminatrio, motivado pelo preconceito racial. c) O racismo crime de ao mltipla ou de contedo variado, de maneira que a prtica, no mesmo contexto de ao, de mais de um ncleo acarreta uma nica incriminao. / O racismo crime de ao mltipla ou de contedo variado, de maneira que a prtica no mesmo contexto de ao, de mais de um ncleo, acarreta em uma nica incriminao. d) O incitamento discriminao no afasta a possibilidade de cometimento tambm de injria, motivada pela discriminao ou qualquer outro crime contra a honra, previsto no CPB ou mesmo na Lei de Imprensa. / O incitamento descriminao no afasta a possibilidade de cometimento tambm de injria, motivado pela descriminao ou quaisquer outro crime contra a honra, previsto no CPB ou mesmo na Lei de Imprensa. e) A prtica de tortura motivada pelo racismo, crime que tem por sujeito passivo o indivduo, no afasta a incriminao de eventual crime de racismo previsto na legislao brasileira, que tem por sujeito passivo primrio a coletividade, com leses jurdicas da mesma forma diferenciadas: o primeiro, a integridade fsica, sade e liberdade individual, e os demais, a paz pblica. / A prtica de tortura motivada pelo racismo, crime que tem por sujeito passivo o indivduo, no afasta a incriminao de eventual crime de racismo previsto na legislao brasileira, que tem por sujeito passivo primrio a coletividade, com leses jurdicas da mesma forma diferenciadas, o primeiro a integridade fsica, sade e liberdade individual, e os demais a paz pblica.
(Baseado em Carlos Frederico de Oliveira Pereira)

Leia o texto abaixo para responder s questes 03 e 04. O homem moderno na medida das senhas de que ele escravo para ter acesso vida. No mais o senhor de seu direito constitucional de ir-e-vir. A senha a senhora absoluta. Sem senha, voc fica sem seu prprio dinheiro ou at sem a vida. No cofre do hotel, so quatro algarismos; no seu home bank, seis; mas para trabalhar no computador da empresa, voc tem que digitar oito vezes, letras e algarismos. A porta do meu carro tem senha; o alarme do seu, tambm. Cada um de nossos cartes tem senha. Se for sensato, voc percebe que sua memria no pode ser ocupada com tanta baboseira intil. Seus neurnios precisam ter finalidade nobre. Tm que guardar, sim, os bons momentos da vida. Ento, desesperado, voc descarrega tudo na sua agenda eletrnica, num lugar secreto que s senha abre. Agora s falta descobrir em que lugar secreto voc vai guardar a senha do lugar secreto que guarda as senhas.
(Alexandre Garcia, Abre-te ssamo, com adaptaes)

10

15

20

03- Julgue os itens a respeito das idias do texto. I. Depreende-se do texto que o autor se coloca na posio de quem se exclui da sociedade informatizada. II. O texto argumenta contra a modernidade, propondo como idia principal que um direito constitucional, ora desrespeitado, deve ser o ideal a almejar. III. Depreende-se do texto que comportamentos sensatos poupam a memria para finalidades mais nobres e evitam qualquer procedimento ligado informatizao. IV. O segundo pargrafo constitui-se apenas de exemplos e ilustraes que explicam e justificam a ltima orao do pargrafo anterior, sem ampliar a reflexo. Assinale a opo correta. a) b) c) d) e) Esto corretos apenas os itens I e II. Esto corretos apenas os itens II e III. Esto corretos apenas os itens III e IV. Nenhum item est correto. Todos os itens esto corretos.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

04- Assinale a opo incorreta a respeito do emprego das palavras e expresses do texto. a) Para que as regras da norma culta sejam respeitadas, obrigatrio o emprego da preposio de regendo a orao que ele escravo(l.2). b) A expresso quantificadora Cada um (l.12) tem valor totalizante porque faz associar uma senha ao conjunto de cartes, os meus e os seus. c) Respeitam-se as regras de regncia da norma culta ao empregar a preposio de em vez de que na expresso verbal Tm que (l.16). d) A insero do pronome possessivo sua diante de senha(l.21) mantm coerente a argumentao do texto, mas altera o sentido de generalizao que essa ausncia provoca. e) Na argumentao, a alternncia entre o emprego de pronomes de primeira pessoa e o pronome voc evoca a idia de que tanto o autor quanto o leitor compartilham a propriedade designada por homem moderno. Leia o texto para responder s questes 05 e 06. Sob o direito, o administrador pblico no age contra a lei. Sob a moral, deve satisfazer o preceito da impessoalidade, no distinguindo amigos ou inimigos, partidrios ou 5 contrrios, no tratamento que lhes dispense ou na ateno s suas reivindicaes, com transparncia plena de suas condutas em face do povo. Descumprir a lei gera o risco da punio 10 prevista no Cdigo Penal ou de sofrer sanes civis. Quando desatendidos os princpios da certeza moral, aquela que o ser humano em seu justo juzo adota convicto, o descumpridor fere regras de convivncia, 15 mas no conflita necessariamente com normas de Direito que lhe sejam aplicveis.
(Walter Ceneviva, Moralidade como Fato Jurdico, com adaptaes)

b) Pelo sentido textual, o emprego da expresso com gerndio, no distinguindo(l.3 e 4), mantm a mesma coerncia argumentativa que a expresso com infinitivo sem distinguir. c) Mantm-se a coerncia textual e a correo gramatical se a funo sinttica exercida pelo pronome tono lhes(l.5) for exercida por a eles. d) De acordo com as regras de regncia da norma culta, a expresso ateno s suas reivindicaes (l.6) admite a substituio por ateno para as suas reivindicaes. e) Para que sejam respeitadas as regras da norma culta, o verbo conflitar, como empregado na linha 15, deve ter forma reflexiva: no se conflita. 06- Considere o seguinte perodo do texto para analisar os esquemas propostos abaixo: Descumprir a lei gera o risco da punio prevista pelo Cdigo Penal ou de sofrer sanes civis. A = Descumprir a lei B = gera o risco C = da punio prevista pelo Cdigo Penal D = de sofrer sanes civis Considerando que as setas representam relaes sintticas entre as expresses lingsticas, assinale a opo que corresponde estrutura do perodo.

C
a) A b) A c) A d) A e) A

B D C B B C D B C B D

05- Assinale a opo incorreta a respeito do emprego das palavras e expresses do texto. a) A preposio Sob(l.1) tem, nas duas ocorrncias do texto, o mesmo valor semntico do prefixo sub em palavras como subttulo ou subproduto.

D C D

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

07- Marque o segmento do texto que foi transcrito com erro gramatical. a) Em recente acrdo, proferido no AG n 96.01.01984-7/DF, ajuizado contra deciso que, em processo executivo, homologou clculos de atualizao de dvida da Fazenda Pblica decorrente de condenao em reclamao trabalhista, no conheceu do recurso a Primeira Turma Suplementar do Tribunal Regional Federal da 1 Regio. b) Este o nico fundamento do julgado: ... na sistemtica processual trabalhista inexiste recurso contra sentena homologatria de clculos de liquidao, porque a CLT, em norma clara e objetiva, composta nos pargrafos 3 e 4 do seu artigo 844, prev, com exclusividade, o instituto dos embargos para impugnao de ato jurisdicional de tal jaez. c) Incorreu, data vnia, o ato decisrio ora analisado em dois grandes e manifestos equvocos. d) O primeiro deles confundir clculos de atualizao do valor do ttulo exeqendo com liquidao da sentena. e) Na atual sistemtica processual civil, essa atualizao, depois de tornada certa o valor da condenao, ainda que decorrente de conta elaborada pelo exeqente, no constitui uma liquidao: no curso de processo executivo, tem a natureza de questo incidente deste.
(Baseado em Diomar Bezerra Lima)

Leia o texto abaixo para responder s questes 09 e 10. A moral e a tica no so fatos ou institutos jurdicos. Direito uma coisa, moral outra. Todo ser humano informado sabe disso. O comportamento das pessoas em grupo, tor5 nando suas aes conhecidas e avaliadas, segundo critrios ticos do mesmo grupo quanto ao carter, s condutas ou s intenes manifestadas e assim por diante, s repercutem no direito se extrapolarem os 10 limites deste. A manifestao ofensiva a respeito de outrem confunde os dois elementos no plano individual.
(Walter Ceneviva, Moralidade como Fato Jurdico, com adaptaes)

09- De acordo com as idias do texto, analise os itens abaixo para, a seguir, assinalar a opo correta. I. Os dois primeiros perodos sintticos constituem uma sntese da argumentao desenvolvida no texto. II. Infere-se do texto que o carter, a conduta e as intenes das pessoas no devem ser avaliados quanto moralidade pelo seu grupo tico. III. Conclui-se do texto que moral, tica e direito no revelam influncias mtuas se considerados como fatos ou institutos diversos. a) b) c) d) e) Apenas I est correto. Apenas II est correto. Apenas III est correto. Todos os itens esto corretos. Nenhum item est correto.

08- Marque a opo que preenche corretamente as lacunas. Completamente excludos das engrenagens de desenvolvimento da sociedade, os miserveis so reduzidos _____ uma condio subumana. Seu nico horizonte passa ____ ser ____ luta feroz pela sobrevivncia. No lixo do Valparaso, ____ poucos quilmetros de Braslia, ____ gente disputando os restos com os animais.
(Fonte: Revista VEJA, edio 1735)

a) b) c) d) e)

, a, a, h, h a, , h, a a, a, a, a, h , a, a, , h a, , , h, a

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

10- Assinale a opo incorreta a respeito das estruturas lingsticas do texto. a) O emprego de terceira pessoa, feminino, plural do pronome suas(l.5) refere-se a pessoas(l.4) concorda com aes(l.5). b) Altera-se o tempo verbal, mas garante-se a correo gramatical, se no lugar de se extrapolarem(l.9), for empregado quando extrapola. c) Para que o texto respeite as regras de concordncia da norma culta, a forma verbal repercutem(l.9) deve ser substituda pelo singular: repercute. d) A orao subordinada reduzida de gerndio tornando suas aes conhecidas e avaliadas(l.4 e 5) mantm seu valor adjetivo ao ser substituda pela desenvolvida adjetiva restritiva que tornam suas aes conhecidas e avaliadas. e) O pronome pessoal outrem(l.11) corresponde originalmente a qualquer outro, diferentemente de outro, que corresponde a diverso do primeiro.

11-

Uma das caractersticas essenciais da boa administrao pblica a certeza de suas decises. Sabendo os cidados como e quando procede o poder administrativo, 5 programam seguramente o cumprimento de seus deveres. Essa qualidade tanto mais fundamental porque se multiplicam, no mundo moderno, as relaes e as obrigaes entre o setor pblico e o setor pri10 vado. Como o Estado tem o privilgio de impor nus ao particular, e em prazos determinados, tanto mais deve agir com obedincia a normas permanentes e conhecidas.
(Josaphat Marinho, Surpresas Tributrias, com adaptaes)

Julgue os itens a respeito das estruturas lingsticas do texto para, em seguida, assinalar a opo correta. I. A forma verbal procede(l.4) est empregada com o mesmo valor semntico que o do exemplo: Esse argumento no procede. II. Para conferir maior clareza e intelegibilidade ao perodo, se a orao subordinada reduzida de gerndio iniciada por Sabendo os cidados... (l.3) fosse deslocada para depois de sua principal, o sujeito de ambas deveria aparecer claro na orao principal, no mais na subordinada. III. O emprego da conjuno Como(l.10), de valor comparativo, no incio da orao faz realar o sujeito sinttico, o Estado (l..10). IV. Pela ausncia do sinal indicativo de crase, entende-se que em a normas permanentes (l.13), existe apenas a preposio a. Esto corretos apenas os itens a) b) c) d) e) I e II I, II e IV II e IV II, III e IV III e IV

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

12- Leia os trechos adaptados de Jos Luiz Rossi, A sociedade do conhecimento, para assinalar a opo correta. (A) Esse um fenmeno que mudar o perfil da populao mundial nos prximos anos. O aumento da expectativa de vida um fenmeno que j vem ocorrendo nos ltimos 300 anos, mas a reduo da populao jovem um fato relativamente novo, cujas conseqncias socioeconmicas ainda no foram totalmente exploradas. (B) Estamos falando de transformaes que ocorrero em virtude das maiores mudanas demogrficas ocorridas desde que o homem comeou a se organizar em sociedades. Uma delas a diminuio da populao jovem em todos os pases desenvolvidos, e tambm em pases como o Brasil e a China, onde a taxa de natalidade j est abaixo da de reposio de 2,2 por cento por mulher em idade reprodutiva. (C) A outra transformao nas caractersticas da fora de trabalho. At o incio do sculo XX, a maior parte dos trabalhos eram manuais. Cinqenta anos depois, a indstria foi o grande empregador. Hoje, a fora de trabalho que mais cresce, e que j maior em nmeros absolutos, a dos trabalhadores do conhecimento, valorizados mais pelo conhecimento especializado do que por qualquer outra caracterstica. (D) Nos ltimos meses, verificou-se que a nova economia no substituir de todo a velha economia, mas, sim, conviver com ela, transformando-a por meio de profunda integrao entre as empresas e de disseminao quase infinita do conhecimento. Entretanto, dois outros fenmenos tambm influenciaro nosso meio de vida. Para que os trechos constituam um texto coeso e coerente, sua ordenao deve ser: a) b) c) d) e) A B B D D C A C A B B D A B A D C D C C

13- Os trechos a seguir foram adaptados de um texto de Gilson Schwartz, mas esto desordenados. Numere-os de forma que constituam um texto coeso e coerente e assinale a opo correta correspondente. ( ) No caso do Brasil, que j tem fundos setoriais em apoio ao desenvolvimento tecnolgico, resta saber como ser a distribuio desses recursos e que impacto tero no sistema econmico. ( ) Entretanto, criar a cultura organizacional necessria nessas redes para que os recursos e as polticas pblicas tenham mais eficcia no algo trivial. ( ) As pesquisas que se fazem internacionalmente sugerem que o segredo do desenvolvimento com base na inovao tecnolgica est menos no volume de recursos e mais na qualidade das redes que se formam para receb-los. ( ) Claro que a existncia desses recursos para investir condio necessria, mas no suficiente. As polticas pblicas brasileiras teriam, provavelmente, mais chance de xito se inclussem entre os seus objetivos a prpria mudana cultural e comportamental das suas organizaes. ( ) Exige, por exemplo, a formao de grupos articulados de cooperao para produo de conhecimento, ou seja, sistemas incompatveis com as prticas institucionais e empresariais. a) b) c) d) e) 3, 4, 1, 5, 2 2, 5, 4, 3, 1 4, 2, 1, 5, 3 3, 4, 2, 1, 5 5, 1, 3, 2, 4

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Leia o texto para responder s questes 14 e 15. A revoluo da informao, o fim da guerra fria com a decorrente hegemonia de uma superpotncia nica e a internacionalizao da economia impuseram um novo equilbrio 5 de foras nas relaes humanas e sociais que parece jogar por terra as antigas aspiraes de solidariedade e justia distributiva entre os homens, to presentes nos sonhos, utopias e projetos polticos nos ltimos dois 10 sculos. Ao contrrio: o novo modelo cuja arrogncia chegou ao extremo de considerarse o ponto final, seno culminante, da histria promove uma brutal concentrao de renda em mbito mundial, multiplicando a desigual15 dade e banalizando de maneira assustadora a perverso social.
(Ari Roitman, O desafio tico, com adaptaes)

15- Julgue se os itens a respeito do emprego dos sinais de pontuao no texto so falsos (F) ou verdadeiros (V) para, em seguida, assinalar a opo correta. ( ) As duas ocorrncias de duplo travesso demarcam intercalaes e desempenham funo anloga dos parnteses. ( ) As vrgulas que se seguem a homens(l.8.) e sonhos(l.8) destacam uma explicativa restritiva e, por isso, seu emprego opcional. ( ) O emprego de dois-pontos aps contrrio(l.10) justifica-se por introduzir um esclarecimento sobre o que foi dito no perodo anterior. ( ) A funo das vrgulas que isolam a expresso seno culminante(l.12) a de destac-la sintaticamente e dar-lhe relevo estilstico. A ordem correta dos itens a) b) c) d) e) V F V V F F F F F V V V F V V F F V V V

14- Nos itens abaixo, trechos do texto foram reescritos. Assinale a opo em que as idias, ou a argumentao, do texto no foram respeitadas. a) Parece que destruir antigas aspiraes de solidariedade e justia distributiva fruto da arrogncia a que chegou o ponto final da histria nos ltimos dois sculos: os homens presentes na nova utopia tm diferentes projetos polticos. b) Um novo equilbrio de foras nas relaes humanas e sociais surgiu a partir de trs fatores: a revoluo da informao, o fim da guerra fria e a internacionalizao da economia. c) Como conseqncia do fim da guerra fria houve hegemonia de uma superpotncia nica e um novo equilbrio de foras tambm ligado a outros fatores nas relaes humanas e sociais. d) Nos ltimos dois sculos, estiveram presentes nos sonhos, utopias e projetos polticos antigas aspiraes de solidariedade e justia que parecem estar em risco com o surgimento de um novo equilbrio de foras nas relaes humanas e sociais. e) Uma brutal concentrao de renda em mbito mundial vem com um novo equilbrio de foras nas relaes humanas e sociais; tm-se, conseqentemente, uma banalizao da perverso social com a multiplicao da desigualdade.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

INGLS Brazilian rate cut catches markets off guard


The Financial Times February 21 2002

17- According to the article, in 1999, Brazil a) devalued its currency and raised its interest rates. b) began to suffer fallout from the crisis in Argentina. c) lowered its interest rate on account of devaluation. d) attracted only a modest rate of foreign investment. e) suffered a surprise fall in growth of almost 17%. 18- The government expects Brazils inflation rote to be a) b) c) d) e) 1.7% 2.4% 5.5% 13% 18.75%

10

15

20

25

30

35

Brazil's central bank surprised financial markets on Wednesday night with its first interest rate cut in seven months, strengthening investor confidence in an economic rebound this year and easing fears of economic contagion in the region from Argentina. The bank's monetary policy committee reduced its overnight lending rate (Selic) by 25 basis points to 18.75 per cent. It said the reduction was "compatible with the convergence of the inflation rate to its target". The government's year-end inflation target is 5.5 per cent. The bank maintained a "neutral bias", meaning it is unlikely to change rates before its next monthly meeting in March. A typical central bank strategy in past crises in the region has been to lift interest rates to attract investment in the fixed rate market. This is what countries did in 1999, when Brazil was forced to devalue the Real While Wednesday's rate cut is modest and leaves inflation-adjusted interest rates above 13 per cent, it could help accelerate a recovery in consumer confidence, which has been battered by last year's power crisis and Argentina's economic turmoil. Lower interest rates, one of the principal demands of Brazil's business sector, could also increase the popularity of the government ahead of presidential elections in October. According to the latest consensus forecast published by the central bank, the market expects interest rates to fall to 17 per cent by year- end and to 14.1 per cent by the end of 2003. According to the same forecast, gross domestic product is expected to grow 2.4 per cent this year, up from an estimated 1.7 per cent last year.

19- The phrase last years power crisis (line 24) refers to a) domestic political problems in 2001. b) the effects on the world of the September 11 attacks. c) regional political problems in South America. d) changes in the government in 2001. e) the shortage of electricity in Brazil in 2001. 20- The writer comments that the interest rate cut may a) be too modest to stimulate real growth in the Brazilian economy. b) please business people and gain support for the government. c) help Brazil to overcome a forecast of negative GDP growth. d) assist the economy to overcome the effect of the years elections. e) leave inflation-adjusted interest rates at an extremely low level.

16- According to the text, the recent cut in the Brazilian interest rate was a) a misplaced sign of confidence in the economy. b) a result of the crisis in Argentinas economy. c) designed to attract investment over seven months. d) a sign of confidence in Brazils economic recovery. e) an unexpectedly large cut in a modest interest rate.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Mountain of 90's Debt Looms as City and State Feel Pinch


By RICHARD PREZ-PEA and JAMES C. McKINLEY Jr.

22- According to the text, New York City and New York State a) ought to borrow large sums of money to renew their basic infrastructure. b) will need to borrow money to rebuild the economy after September 11. c) may have to borrow new money to cover their large fiscal deficits. d) will be obliged to reduce public services to repay their massive debts. e) are the second and third biggest public debtors in the United States. 23- In the writers view the problem is a) not borrowing in itself, but borrowing to cover routine daily spending. b) how to sell bonds to finance special new fiscal gimmicks. c) navigating the fiscal straits to roll debt over for future generations. d) persuading conservatives that public spending will promote recovery. e) rebuilding the citys damaged infrastructure in the aftermath of September 11. 24- Each year, servicing the huge existing debt costs the City and the State together around a) b) c) d) e) 1.5 billion dollars. 4 billion dollars. 4.7 billion dollars. 8 billion dollars. 38 billion dollars. (line 17)

10

15

20

25

30

35

40

New Yorkers say their region stands alone in all sorts of ways. But few citizens of this sprawling city and state know it is the undisputed leader in an undesirable arena: government debt. New York City and New York State are far and away the largest debtors in the nation, outside the federal government. The city has $42 billion in loans outstanding, and the state has $38 billion. No one else is even close, the State of California running a distant third, at $25 billion. Now, as New York navigates the narrow fiscal straits brought on by recession and the Sept. 11 attack, and surpluses have given way to yawning deficits, those debts loom larger, fiscal monitors say. The state and city each spend about $4 billion a year on debt payments, limiting the money available to weather a crisis without cutting essential services or resorting to fiscal gimmicks that push today's costs onto future generations. In announcing his budget plan last week, Mayor Michael R. Bloomberg proposed that the city take on even more debt, $1.5 billion, to help cover a $4.7 billion budget gap. That would mean selling bonds to cover day-to-day expenses, something the city has not done since the fiscal crisis of the 1970's. Mr. Bloomberg acknowledged that doing so was an extraordinary step, and all but pleaded with bond-rating agencies to accept the tactic, promising that borrowing to reduce coming years' deficits would not become an annual tool. The mayor also wants to refinance some debt, to reduce the interest payments over the next several years to get through this tough stretch. Borrowing money can play an important, valued role in government one accepted by even the most conservative critics when it is used to pay for high-cost, long-lasting assets like bridges, railroads and power plants that would otherwise take decades to buy. The question, then, is not whether to borrow, but to what degree.

25- The expression to weather a crisis means a) b) c) d) e) to avoid a crisis. to survive a crisis. to provoke a crisis. to intensify a crisis. to succumb to a crisis.

21- The text says that, in relation to the level of government debt, most residents of the city and the State are a) b) c) d) e) shocked by it. anxious to settle it. prepared to repay it. turning a blind eye to it. unaware of it.
10

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

Rating agencies defend their style of analysis and hedge their bets THE two credit-rating agencies that dominate the business come in for flak from all sides. Investors caught holding Enron's investment-grade bonds as their price sank to below that of junk say that Moody's and Standard & Poor's (S&P) are just too slow to spot companies' declining financial health. Equally, say others, they are just too fast when they produce unjustifiably large changes in ratings. Stung by a precipitous downgrade, Tyco, once a high-flying American conglomerate, has had to seek an emergency and very costly refinancing, punishing investors. The agencies use legions of highly trained analysts with access to top management. Their meticulous reports giving ratings for corporate bonds are designed to give an accurate picture of the bonds' riskiness and, ultimately, the probability of default. Lately, rating agencies have struggled to keep up; it seems a bond's rating tells you ever less about the price that investors are willing to pay. In 1997 two-thirds of debt rated triple-B by S&P was priced within 20 basis points (hundredths of a percentage point) of the average bond with the same rating. Since then, the range has widened. Last year credit spreads' standard deviation, a measure of dispersion, had risen more than sixfold. 26- The task of a credit rating agency is to a) downgrade junk bonds as soon as their investors spot them. b) catch failing companies fast and denounce them to the public. c) estimate the level of risk involved in particular investments. d) calculate the effectiveness of companies top management e) punish investors who do not refinance in emergency situations.

27- In the case of the Enron company, the two main credit rating agencies a) suddenly changed their estimate, causing severe damage. b) caught investors illegally holding investmentgrade bonds. c) allowed share prices to rise unreasonably rapidly. d) were apparently unaware of the companys severe problems. e) belatedly wanted to dominate the sinking business. 28- The US company Tyco was adversely affected by a) the generalized crisis in the airline industry. b) a sudden downward revision of its credit rating. c) a scam involving too high a credit rating. d) precipitous conglomeration of the market. e) an anti-trust investigation of its corporate size. 29- The correlation between the price of a bond and its credit rating is a) b) c) d) e) growing less reliable. poor, but improving. strictly accurate. spreading fast. deviously calculable.

30- Which of the following is not mentioned in the text? a) The names of the two main credit rating companies. b) The need to assess the likelihood of a companys default. c) Reasons for criticizing credit rating companies. d) The sharp decrease in value of Enron shares. e) The exact number of credit ratings analysts at work.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

11

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

MATEMTICA FINANCEIRA
(se necessrio, utilize a tabela da pgina 21)

Rascunho

31- Os capitais de R$ 2.000,00, R$ 3.000,00, R$ 1.500,00 e R$ 3.500,00 so aplicados taxa de 4% ao ms, juros simples, durante dois, trs, quatro e seis meses, respectivamente. Obtenha o prazo mdio de aplicao destes capitais.

a) b) c) d) e)

quatro meses quatro meses e cinco dias trs meses e vinte e dois dias dois meses e vinte dias oito meses

32- Um ttulo sofre um desconto comercial de R$ 9.810,00 trs meses antes do seu vencimento a uma taxa de desconto simples de 3% ao ms. Indique qual seria o desconto mesma taxa se o desconto fosse simples e racional. a) b) c) d) e) R$ 9.810,00 R$ 9.521,34 R$ 9.500,00 R$ 9.200,00 R$ 9.000,00

33- Indique qual o capital hoje equivalente ao capital de R$ 4.620,00 que vence dentro de cinqenta dias, mais o capital de R$ 3.960,00 que vence dentro de cem dias e mais o capital de R$ 4.000,00 que venceu h vinte dias, taxa de juros simples de 0,1% ao dia. a) b) c) d) e) R$ 10.940,00 R$ 11.080,00 R$ 12.080,00 R$ 12.640,00 R$ 12.820,00

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

12

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

34- Um capital aplicado a juros compostos taxa de 20% ao perodo durante quatro perodos e meio. Obtenha os juros como porcentagem do capital aplicado, considerando a conveno linear para clculo do montante. Considere ainda que 1,204 =2,0736; 1,204,5 =2,271515 e 1,205 =2,48832. a) b) c) d) e) 107,36% 127,1515% 128,096% 130% 148,832%

Rascunho

35- Uma empresa recebe um financiamento para pagar por meio de uma anuidade postecipada constituda por vinte prestaes semestrais iguais no valor de R$ 200.000,00 cada. Imediatamente aps o pagamento da dcima prestao, por estar em dificuldades financeiras, a empresa consegue com o financiador uma reduo da taxa de juros de 15% para 12% ao semestre e um aumento no prazo restante da anuidade de dez para quinze semestres. Calcule o valor mais prximo da nova prestao do financiamento. a) b) c) d) e) R$ 136.982,00 R$ 147.375,00 R$ 151.342,00 R$ 165.917,00 R$ 182.435,00

36- Uma pessoa, no dia 1 de agosto, contratou com um banco aplicar mensalmente R$ 1.000,00 durante seis meses, R$ 2.000,00 mensalmente durante os seis meses seguintes e R$ 3.000,00 mensalmente durante mais seis meses. Considerando que a primeira aplicao seria feita em 1 de setembro e as seguintes sempre no dia primeiro de cada ms e que elas renderiam juros compostos de 2% ao ms, indique qual o valor mais prximo do montante que a pessoa teria dezoito meses depois, no dia 1o de fevereiro. a) b) c) d) e) R$ 36.000,00 R$ 38.449,00 R$ 40.000,00 R$ 41.132,00 R$ 44.074,00

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

13

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

37- Calcule o valor mais prximo do valor atual no incio do primeiro perodo do seguinte fluxo de pagamentos vencveis ao fim de cada perodo: do perodo 1 a 6, cada pagamento de R$ 3.000,00, do perodo 7 a 12, cada pagamento de R$ 2.000,00, e do perodo 13 a 18, cada pagamento de R$ 1.000,00. Considere juros compostos e que a taxa de desconto racional de 4% ao perodo. a) b) c) d) e) R$ 33.448,00 R$ 31.168,00 R$ 29.124,00 R$ 27.286,00 R$ 25.628,00 ESTATSTICA BSICA 38- Em um ensaio para o estudo da distribuio de um atributo financeiro (X) foram examinados 200 itens de natureza contbil do balano de uma empresa. Esse exerccio produziu a tabela de freqncias abaixo. A coluna Classes representa intervalos de valores de X em reais e a coluna P representa a freqncia relativa acumulada. No existem observaes coincidentes com os extremos das classes. As questes de 38 a 43 referem-se a esses ensaios. Classes 70-90 90-110 110-130 130-150 150-170 170-190 190-210 P (%) 5 15 40 70 85 95 100

Rascunho

Assinale a opo que d o valor mdio amostral de X. a) b) c) d) e) 140,10 115,50 120,00 140,00 138,00

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

14

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

39- Assinale a opo que corresponde estimativa do quinto decil da distribuio de X. a) b) c) d) e) 138,00 140,00 136,67 139,01 140,66

Rascunho

40- Seja S o desvio padro do atributo X. Assinale a opo que corresponde medida de assimetria de X como definida pelo primeiro coeficiente de Pearson. a) b) c) d) e) 3/S 4/S 5/S 6/S 0

41- Assinale a opo que corresponde estimativa da freqncia relativa de observaes de X menores ou iguais a 145. a) b) c) d) e) 62,5% 70,0% 50,0% 45,0% 53,4%

42- Considere a transformao Z=(X-140)/10. Para o atributo Z encontrou-se

7 i =1

Z i2 f i = 1680 , onde fi

a freqncia simples da classe i e Zi o ponto mdio de classe transformado. Assinale a opo que d a varincia amostral do atributo X. a) b) c) d) e) 720,00 840,20 900,10 1200,15 560,30

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

15

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

43- Entende-se por curtose de uma distribuio seu grau de achatamento em geral medido em relao distribuio normal. Uma medida de curtose dada pelo quociente

Rascunho

Q P90 P 10

onde Q a metade da distncia interquartlica e P90 e P representam os percentis de 90% e 10 10%, respectivamente. Assinale a opo que d o valor da curtose para a distribuio de X. a) b) c) d) e) 0,263 0,250 0,300 0,242 0,000

44- Um atributo W tem mdia amostral a 0 e b 1 . Considere a desvio padro positivo transformao Z=(W-a)/b. Assinale a opo correta. a) A mdia amostral de Z coincide com a de W. b) O coeficiente de variao amostral de Z unitrio. c) O coeficiente de variao amostral de Z no est definido. d) A mdia de Z a/b. e) O coeficiente de variao amostral de W e o de Z coincidem. 45- A inflao de uma economia, em um perodo de tempo t, medida por um ndice geral de preos, foi de 30%. Assinale a opo que d a desvalorizao da moeda dessa economia no mesmo perodo. a) b) c) d) e) 30,00% 23,08% 40,10% 35,30% 25,00%

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

16

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

TICA NA ADMINISTRAO PBLICA 46- O teto remuneratrio previsto na Constituio Federal, correspondente ao subsdio mensal do Ministro do Supremo Tribunal Federal, no alcana: a) o vencimento de servidor pblico de fundao pblica estadual. b) o provento de aposentadoria de membro do Ministrio Pblico de um Estado federado. c) o subsdio de Vereador de Cmara Municipal. d) o salrio de empregado de empresa pblica federal. e) a penso devida viva dependente de Delegado de Polcia Federal falecido. 47- Em relao aos direitos e deveres individuais e coletivos, arrolados na Constituio Federal, assinale a afirmativa errada. a) possvel que algum venha a ser privado de seus direitos por motivo religioso, desde que se recuse a cumprir obrigao legal e geral, bem como a respectiva prestao alternativa, prevista em lei. b) facultado o direito de reunio em local aberto ao pblico, sem armas, sem necessidade de autorizao do Poder Pblico, exigindo-se, apenas, prvio aviso autoridade competente. c) No possvel que a lei possa dissolver compulsoriamente associaes civis. d) legal a priso civil por dvida em razo de inadimplemento voluntrio e inescusvel de obrigao alimentcia e de depositrio infiel. e) A inviolabilidade da casa, como asilo do indivduo, pode ser excepcionalizada para o cumprimento de ordem judicial, a ser cumprida durante o dia ou a noite.

48- A lei no excluir da apreciao do Poder Judicirio leso ou ameaa a direito. Este direito, previsto na norma constitucional, impede que, no Brasil, o seguinte instituto de Administrao Pblica, tpico para a soluo de conflitos, possa expressar carter de definitividade em suas decises: a) b) c) d) e) arbitragem contencioso administrativo juizados especiais mediao sindicncia administrativa

49- Em relao ao disposto no Cdigo Penal, assinale a afirmativa correta. a) Denomina-se arrependimento posterior a conduta do agente que, voluntariamente, desiste de prosseguir na execuo, respondendo somente pelos atos j praticados. b) No crime impossvel, aquele em que h ineficcia absoluta do meio ou por absoluta impropriedade do objeto, s punvel a tentativa. c) Tratando-se de fato cometido em estrita obedincia ordem, no manifestamente ilegal, de superior hierrquico, somente passvel de punio o autor da ordem. d) Em todo fato previsto como crime, a conduta no dolosa do agente, em razo de imprudncia, negligncia ou impercia, tipifica a hiptese de crime culposo. e) A legtima defesa refere-se, exclusivamente, ao de repelir injusta agresso a direito do agente.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

17

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

50- Em relao aos efeitos da condenao penal, falso afirmar que a) torna certa a obrigao de indenizar o dano causado pelo crime. b) provoca a perda do mandato eletivo, nos crimes praticados com abuso de poder, quando a pena privativa de liberdade aplicada for igual ou superior a um ano. c) acarreta a inabilitao para dirigir veculo, quando utilizado como meio para a prtica de crime doloso. d) provoca a incapacidade para o exerccio do ptrio poder, tutela ou curatela, nos crimes dolosos, sujeitos pena de recluso, cometidos contra filho, tutelado ou curatelado. e) acarreta a perda do produto do crime, em favor do Estado federado, ressalvado o direito do lesado ou do terceiro de boa-f. 51- Assinale entre as seguintes condutas ilcitas de servidores pblicos aquela que no tipo penal, previsto no Ttulo Dos Crimes contra a Administrao Pblica. a) Aceitar comisso, emprego ou penso de Estado estrangeiro. b) Abandonar cargo pblico, fora dos casos permitidos em lei. c) Devassar o sigilo de proposta de concorrncia pblica ou proporcionar a terceiro o ensejo de devass-lo. d) Revelar fato de que tem cincia em razo do cargo e que deva permanecer em segredo, ou facilitar-lhe a revelao. e) Entrar no exerccio de funo pblica antes de satisfeitas as exigncias legais. 52- A espcie de provimento de cargo pblico que consiste no retorno do servidor estvel ao cargo anteriormente ocupado, em decorrncia de inabilitao em estgio probatrio relativo a outro cargo, denomina-se: a) b) c) d) e) reverso readaptao reintegrao reconduo aproveitamento

53- Assinale, entre os seguintes benefcios da seguridade social do servidor, aquele que no devido ao seu dependente. a) b) c) d) e) auxlio-funeral auxlio-recluso salrio-famlia assistncia sade penso vitalcia e temporria

54- Assinale a afirmativa falsa. a) A licena para atividade poltica concedida a partir do registro da candidatura at o dcimo dia aps o da eleio, sendo remunerada, somente, pelo perodo de trs meses. b) A licena para o desempenho de mandato classista pode ser prorrogada, no caso de reeleio, por uma nica vez. c) A licena para capacitao, de at trs meses, para participar de curso de capacitao profissional, com remunerao, concedida, no interesse da administrao, aps cada qinqnio de efetivo exerccio. d) A licena para tratar de interesses particulares pode ser concedida, a critrio da administrao, ao servidor ocupante de cargo pblico, efetivo ou em comisso, pelo prazo de at trs anos consecutivos, sem remunerao. e) A licena por motivo de afastamento do cnjuge, deslocado para outro ponto do territrio nacional, para o exerccio de mandato eletivo dos Poderes Legislativo ou Executivo, concedida sem remunerao.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

18

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

55- Em relao concesso de servios pblicos, assinale a opo incorreta. a) A modicidade das tarifas integra o conceito de servio pblico adequado. b) A subconcesso admitida desde que prevista no contrato de concesso e ser precedida por licitao, na modalidade concorrncia ou tomada de preos. c) A extino da concesso decorrente de inexecuo total ou parcial do contrato, pelo concessionrio, denomina-se caducidade. d) Incumbe ao poder concedente regulamentar o servio concedido, bem como intervir na prestao dos servios, nos casos e condies previstos em lei. e) Na concesso, vlido, no julgamento da respectiva licitao, o critrio de oferta de menor valor da tarifa do servio pblico a ser prestado. 56- O Decreto do Prefeito Municipal que, desejando aumentar a receita pblica local para suprir necessidade de abertura de novas escolas pblicas, regulamenta norma tributria, em desacordo com a lei, padece de vcio quanto ao seguinte elemento do ato administrativo: a) b) c) d) e) finalidade objeto motivo forma competncia

58- Considerando a legislao sobre improbidade administrativa, Lei n 8.429, de 2 de junho de 1992, assinale a opo incorreta. a) Constitui crime a representao por ato de improbidade contra agente pblico ou terceiro beneficirio quando o autor da denncia o sabe inocente. b) A perda da funo pblica s se efetiva com o trnsito em julgado da sentena condenatria. c) A autoridade administrativa ou judicial competente pode determinar o afastamento do agente pblico de seu cargo, sem direito a remunerao, quando a medida for necessria instruo processual. d) A aplicao das sanes decorrentes desta legislao independe da efetiva ocorrncia de dano ao patrimnio pblico. e) A prescrio para as aes destinadas a efetivar as sanes desta legislao ocorre em at cinco anos aps o trmino do mandato eletivo. 59- Pelo Cdigo de tica do Servidor Pblico Federal, aprovado pelo Decreto n 1.171, de 22 de junho de 1994, a sano aplicada pela Comisso de tica de: a) b) c) d) e) multa advertncia suspenso censura repreenso

57- A pena de recluso mxima, prevista na Lei n 8.137, de 27 de dezembro de 1990, para o crime funcional contra a ordem tributria de extraviar livro oficial de que tenha a guarda, acarretando pagamento indevido ou inexato de tributo de: a) b) c) d) e) quatro anos cinco anos seis anos sete anos oito anos

60- Nos termos da Portaria SRF n 782, de 20 de junho de 1997, o acesso imotivado do servidor aos sistemas informatizados da SRF constitui violao do seguinte dever funcional: a) exercer com zelo e dedicao as atribuies do cargo. b) guardar sigilo sobre assunto da repartio. c) manter conduta compatvel com a moralidade administrativa. d) ser leal s instituies a que servir. e) zelar pela economia do material e a conservao do patrimnio pblico.

Auditor-Fiscal da Receita Federal - AFRF - 2002

19

INGLS - Prova 1

www.pciconcursos.com.br

You might also like