You are on page 1of 23

1

A ATIVIDADE FSICA NA PROMOO DA QUALIDADE DE VIDA EM INDIVDUOS DA TERCEIRA IDADE


Estudo de caso no ncleo do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade, que atua no Ncleo de Busca e Salvamento do Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Cear. Holdayne do Nascimento Pereira

Curso de Especializao em Administrao Pblica e Gesto Contra Sinistros Orientadora: Magda Lima professora da FAMETRO e doutoranda em Cincias Polticas

RESUMO

O presente artigo descreve o servio prestado pelo Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Cear (CBMCE) a um grupo especfico da sociedade, os indivduos da terceira idade, assim como os benefcios obtidos com tal iniciativa. Nos ltimos anos, no Brasil, a expectativa de vida aumentou sensivelmente, em decorrncia de vrios fatores. Dentre eles podemos citar a popularizao das atividades fsicas como tratamento para vrias doenas que esto relacionadas com o envelhecimento. O CBMCE em sua poltica de preveno a acidentes e prestao de servios sociedade, desenvolveu o Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade de cunho social voltado a atender as pessoas da terceira idade. Tal projeto utiliza a atividade fsica como forma de valorizar o idoso e inseri-lo no contexto social. Este projeto de pesquisa objetivou selecionar um grupo de pessoas com mais de 40 anos de idade, que praticam atividades fsicas regulares promovidas pelo CBMCE e submet-los a entrevistas exploratrias, para ento ser feita uma analise critica do trabalho desenvolvido pelos instrutores e os benefcios percebidos pelos participantes. Palavras-chaves: terceira idade, atividade fsica, Corpo de Bombeiros.

1. INTRODUO

Com o crescimento da populao com mais de cinqenta anos de idade, o governo e a sociedade vm desenvolvendo formas alternativas de carter preventivo para doenas relacionadas com o envelhecimento, tais como: osteoporose1, infarto do miocrdio,

Osteoporose diminuio do contedo mineral sseo que provoca aumento da porosidade ssea.

2 hipertenso arterial sistmica2, angina de peito, dentre outras. Nessa conjuntura, a atividade fsica vem conseguindo lugar de destaque como forma preventiva, no farmacolgica e de baixo custo para preveno e controle dessas doenas. Abrindo-se, portanto, muitas possibilidades para a existncia de um nmero progressivamente maior de idosos com sade e aumentando a expectativa de vida da populao.

O Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Cear (CBMCE), diante desta situao, desenvolve um projeto social direcionado para a terceira idade, com o objetivo de promover a qualidade de vida dos idosos. Este projeto tem o nome de: Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade. Fazem parte do projeto bombeiros militares que ministram aulas de recreao para as pessoas da comunidade que moram prximo dos quartis, localizados na cidade de Fortaleza e em algumas cidades do interior do estado do Cear. As aulas acontecem duas vezes por semana com aproximadamente uma hora de durao. Os locais em que os bombeiros militares ministram essas aulas de recreao recebem o nome de ncleo. O Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade um servio voluntrio e sem nus para o Corpo de Bombeiros e de grande projeo social para a corporao.

O Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade vem crescendo muito nos ltimos meses e o nmero de participantes tambm. Tal situao nos conduz a alguns questionamentos, tais como: a quantidade de aulas por semana ideal para promover efeitos fisiolgicos nos participantes? Os participantes perceberam algum tipo de melhora depois de praticarem as atividades fsicas do projeto? O tempo de cada sesso est dentro do recomendado para o pblico que participa do projeto? Os instrutores esto correspondendo s expectativas dos praticantes do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade? Para responder a essas perguntas o ncleo que atua no Ncleo de Busca e Salvamento (NBS) foi escolhido como amostra. O critrio de escolha foi o fato deste ncleo ter sido o primeiro a participar do projeto.

Nosso objetivo avaliar os indivduos da terceira idade que participam do projeto h pelo menos um ano e observar atravs de pesquisa de campo quais foram os

Hipertenso arterial sistmica presso arterial normalmente elevada. Nos adultos, a hipertenso definida, em geral, como a presso sistlica superior a 140 mmHg ou a presso diastlica acima de 90 mmHg.

3 benefcios fisiolgicos e scio-familiares, que estas pessoas sentiram com a prtica regular da recreao ministrada pelos instrutores do projeto.

2. PROMOO DA SADE DO IDOSO

A evoluo industrial tem modificado o estilo de vida da populao, trazendo consigo benefcios e malefcios. Muitos destes avanos (como controle remoto, vidro eltrico, direo hidrulica, forno microondas, internet, televiso, mquina de lavar roupa e etc.) facilitam a rotina de vida dos indivduos, tornando-os acomodados e muitas vezes pessoas sedentrias. O sedentarismo predispe o indivduo obesidade, por conseqncia disto, aumenta o risco de desenvolvimento de hipertenso arterial e doenas coronarianas.

Tem sido relatado que a atividade fsica reduz os problemas relacionados com o envelhecimento tais como: nveis de presso arterial em hipertensos, infarto do miocrdio, artrite, acidente vascular cerebral3, entre outros, portanto provvel que o treinamento fsico regular e de baixa intensidade reduza os problemas pertinentes em questo (JACOB FILHO, 1998).

Acompanhando o crescente aumento da populao idosa, como causa ou conseqncia, tornou-se imprescindvel que fossem adotadas inmeras medidas adicionais de carter preventivo, para evitar que essa magnfica transformao etria fosse responsvel por um proporcional crescimento da populao de doentes ou da demanda por suporte assistencial aos dependentes (JACOB FILHO, 1998). Necessitamos, pois de aes preventivas que promovam a sade do idoso, com a participao da sociedade e instituies governamentais.

2.1 O QUE SIGNIFICA SADE NA TERCEIRA IDADE

H mais de 50 anos a Organizao Mundial de Sade (OMS) definiu de maneira muito mais abrangente este conceito, at ento entendido simplesmente como a
3

Acidente vascular cerebral conduo pela qual o suprimento sangneo a uma parte do crebro comprometido, normalmente em razo de um infarto ou hemorragia, gerando conseqentemente, leso tecidual.

4 inexistncia de doenas (JACOB FILHO, 1998). Ou seja, seria improvvel algum indivduo chegar at a segunda metade de vida saudvel, visto que invariavelmente as doenas crnicas degenerativas freqentemente se manifestam nesta fase.

Com a ampliao deste conceito pela OMS (1947) segundo a qual sade passou a ser entendida como o estado de bem-estar fsico, psquico e social, abriu-se um espectro muito maior de possibilidades para promoo da sade do idoso, pois, torna-se perfeitamente possvel que este estado de equilbrio possa ser atingido por um indivduo portador de doenas devidamente tratadas ou compensadas. Abre-se, portanto, uma grande gama de possibilidades para a existncia de um nmero progressivamente maior de idosos com sade (JACOB FILHO, 1998). importante ressaltar que no permitido defender ou usar formas de manuteno da qualidade de vida dos idosos que no tenham embasamento cientfico, ou seja, no tenham sido comprovados seus benefcios. Com a exigncia e evoluo da sociedade a poca do empirismo parte do passado.

Apenas como exemplo da visvel evoluo deste conhecimento, Burdman (1986) estabelece que para um envelhecimento saudvel necessrio e suficiente praticar exerccios, melhorar a dieta, reduzir o consumo de lcool, abolir o tabagismo e controlar a hipertenso arterial.

2.2 O QUE ENVELHECER ?

Envelhecer um processo de acumular experincias e enriquecer nossa vida atravs de conhecimento e habilidades fsicas. Essa sabedoria adquirida nos proporciona o potencial para tomar decises razoveis e benficas a respeito de ns mesmos (WAGORN, TRBERGE e ORBAN, 1991).

O grau de independncia de que dispomos na vida est diretamente relacionado atividade maior ou menor de nosso corpo, mente e esprito. Apesar de alguns decrscimos de eficincia e capacidade medida que a idade aumenta, possvel manter um nvel relativamente alto de desempenho fsico e mental por muitos anos.

5 Estamos diante de uma escolha: a opo de desistir de nossa independncia e definhar ou de assumir o controle e permanecer vigorosamente ativos, desfrutando plenamente dos anos restantes. Manter-se mental e fisicamente ativo reduz o ritmo da perda de nossas funes e nos capacita a desfrutar mais amplamente e aumentar a qualidade dos anos dourados de nossa vida (WAGORN, TRBERGE e ORBAN, 1993).

2.3 COMO SEU CORPO ENVELHECE

No est exatamente claro como nosso corpo envelhece, porm se sabe que o processo de envelhecimento difere de pessoa para pessoa, assim como de aparelho ou sistema do corpo humano. Os principais fatores que influenciam o envelhecimento de seu corpo so o tempo, a hereditariedade e seu meio ambiente, sobre os quais se tem pouco controle. Existem, contudo, outros aspectos de sua vida, tais como a dieta, o estilo de vida e o nvel de exerccio que podem afetar beneficamente o processo de envelhecimento e aumentar sua qualidade de vida e bem-estar (WAGORN, TRBERGE e ORBAN, 1993).

Algumas pessoas no acreditam que o envelhecimento uma seqncia natural das outras fases, mas uma conseqncia. Para alguns, comea aos 40 anos de idade, outros consideram que o envelhecimento se inicia no momento da concepo (DIAS, 2004, pg. 01).

Diante desta situao, a verdade que, no importa o incio do envelhecimento e sim de que forma as pessoas estaro preparadas para conviver com o mesmo, tendo certa independncia fsica e sanidade mental.

2.4

ALTERAES

CARDIOVASCULARES

COM

ENVELHECIMENTO

A funo cardiovascular se altera medida que envelhecemos. Uma das alteraes mais notveis que acompanham o envelhecimento a diminuio da freqncia cardaca mxima4 (FC mx). Enquanto os valores das crianas freqentemente ultrapassam

Freqncia Cardaca Mxima o maior valor da freqncia cardaca atingvel durante um esforo Maximo at o ponto de exausto.

6 200 batimentos por minuto (bpm), a mdia para indivduos com 60 anos de aproximadamente 160 bpm (WILMORE e COSTILL, 2001). Estima-se que a diminuio da FC mx em qualquer idade pode ser estimada pela seguinte equao: FC mx = 220 idade (KARVONEN et al, 1957). A reduo da FC mx com a idade parece ser similar tanto para os adultos sedentrios quanto para os altamente treinados. Aos 50 anos de idade, por exemplo, os homens normalmente ativos apresentam mesmos valores de FC mx dos antigos corredores ainda ativos com a mesma idade (WILMORE e COSTILL, 2001).

As alteraes fisiolgicas sofridas durante o envelhecimento so, pelo menos em parte, responsveis pela diminuio da fora e da endurance5, mas a participao ativa em esportes e atividades fsicas tende a reduzir o impacto do envelhecimento sobre o desempenho. E segundo Saltin (1986) a quantidade de massa muscular no homem mais velho bem mantida com a pratica de atividade fsica, apesar de haver perda. Isto no significa que a atividade fsica regular pode interromper o envelhecimento biolgico, mas um estilo de vida pode reduzir acentuadamente muitas perdas de capacidade de trabalho fsico (WILMORE e COSTILL, 2001). A pratica regular de atividades fsicas, principalmente as com predominncia aerbica tende a reduzir os efeitos do envelhecimento, proporcionando aos seus praticantes maiores independncias fsicas na terceira idade.

2.5 EVIDNCIA EPIDEMIOLGICA

A relao entre inatividade fsica e coronariopatia conclui que a falta de atividade regular contribui para processo de cardiopatia de uma maneira tipo causa efeito, com a pessoa sedentria comportando uma probabilidade quase duas vezes maior de vir a desenvolver doena cardaca que o indivduo ativo (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998). A inatividade fsica coloca-se como um dos maiores fatores de risco de cardiopatia. Com base nos dados disponveis, parece que, se o exerccio consegue aumentar a longevidade, esse prolongamento est associado mais preveno da mortalidade precoce do que ao aprimoramento na durao global da vida. Pode no ocorrer um grande prolongamento na durao mxima da vida, porm as pessoas ativas costumam sobreviver
5

Endurance capacidade de suportar a fadiga, incluindo a resistncia muscular e a resistncia cardiorrespiratria.

7 a essa idade avanada (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998). Surpreendentemente, necessria apenas uma atividade regular de leve a moderada, como caminhar, jardinagem, subir escadas e trabalhos caseiros, para conseguir benefcios positivos para a sade em homens e mulheres previamente sedentrios (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998). Este um dos fundamentos tericos que nos d embasamento para afirmamos que as atividades fsicas ministradas pelos bombeiros militares que trabalham nos ncleos do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade, no precisam ser de grande intensidade e sim de intensidade leve a moderada. 2.6 RESPOSTAS FISIOLGICAS NO ORGANISMO Segundo Wilmore e Costill (2001) os primeiros estudos sobre envelhecimento e condicionamento fsico foram realizados por Sid Robson no final dos anos 30. Ele constatou que o consumo mximo de oxignio de homens normalmente ativos declinava de forma constante durante o perodo entre 25 e 75 anos de idade. Pesquisas transversas6 sugerem que a capacidade aerbica diminui, em mdia, aproximadamente 1% ao ano (WILMORE e COSTILL, 2001). H estudos diferentes em relao diminuio da capacidade aerbica entre pessoas ativas e sedentrias. De qualquer maneira, h uma concordncia de que a taxa de declnio do volume mximo de oxignio (VO2 mx)7 de aproximadamente 10% por dcada ou de 1% por ano, em homens relativamente sedentrios (WILMORE e COSTILL, 2001). Foi demonstrado que, em mdia, as mulheres apresentam uma menor taxa de declnio do VO2 mx com a idade. No entanto alguns estudos sugerem que no existem diferenas entre homens e mulheres no que concerne diminuio da capacidade aerbica com a idade (WILMORE e COSTILL, 2001). Ou seja, as atividades recreacionais desenvolvidas pelos instrutores do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade podem ser praticadas tanto por homens como por mulheres, porque as adaptaes e os benefcios fisiolgicos sero semelhantes.

Pesquisas transversas uma faixa transversa de uma populao testada num determinado momento, comparando-se em seguida, os dados de grupos dessa populao. 7 VO2 mx - capacidade mxima de consumo de oxignio pelo corpo durante o esforo mximo. tambm conhecido como potncia aerbica, captao mxima de oxignio, ingesto mxima de oxignio e capacidade de resistncia cardiorrespiratria.

8 2.7 DEMANDAS DE TREINAMENTO ADAPTADAS AO PROJETO SADE, BOMBEIROS E SOCIEDADE A maioria dos programas de treinamento bem elaborados incorpora o princpio da sobrecarga progressiva, ou seja, maximizar os benefcios do treinamento, sendo que o estmulo do treinamento deve ser progressivamente aumentado medida que o corpo se adapta ao estmulo corrente. Se a quantidade do estresse permanecer constante, posteriormente o indivduo ir se adaptar a esse nvel de estimulao. E o corpo do mesmo no necessitar de uma maior adaptao. A nica maneira de continuar a melhorar com o treinamento aumentar progressivamente o estmulo ou estresse fsico (WILMORE e COSTILL, 2001). No Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade as atividades fsicas devem ser elaboradas usando o princpio da sobrecarga progressiva para que a melhora fsica seja constante e equilibrada, para tal, primeiro os participantes precisam passar por avaliaes fsicas e a partir da elaborar um programa progressivo de atividades ldicas e recreativas. Quanto freqncia das sesses de exerccio fsico, embora alguns autores indicam sete sesses por semana, para outros no h benefcio adicional em mais do que trs sesses semanais (URBANA e CHAKUR, 2003). Em relao durao da sesso de treinamento fsico, tem sido recomendado um perodo de 30 a 60 minutos de atividade aerbica (URBANA e CHAKUR, 2003). Com relao ao tipo de exerccio fsico, existe um consenso de que a melhor opo esta nos exerccios dinmicos tais como: a caminhada, andar de bicicleta e correr num ritmo leve, de predominncia aerbica, em funo dos benefcios que pode ser obtido ao nvel das aptides: cardiorrespiratria, fora e resistncia muscular, com menor sobrecarga sobre o msculo cardaco (MARQUES, 1996). 2.8 EXERCCIOS FSICOS E LONGEVIDADE Pesquisas importantes fornecem valiosas evidencias de que um exerccio aerbico apenas moderado, equivalente a trotar cerca de aproximadamente 5 km por dia, promove uma boa sade e pode, de fato, prolongar a vida por alguns anos (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998). O exerccio regular neutraliza os efeitos deletrios do fumo e do peso corporal excessivo. At mesmo para as pessoas com presso arterial alta, aquelas que se exercitam regularmente reduziam metade sua taxa de morte. At as tendncias genticas para uma morte precoce eram neutralizadas pelo exerccio regular. Um estilo de

9 vida que inclua o exerccio regular consegue reduzir em 25% o risco de morte. Uma reduo de 50% na taxa de mortalidade foi observada para homens ativos cujos pais haviam conseguido viver alm dos 65 anos (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998). Exerccios com caminhar vigorosamente ou at trabalhos domsticos pesados por 45 minutos uma hora, 3 a 4 vezes por semana evidenciam uma taxa de morte 25% mais baixa, em comparao com homens mais sedentrios: quanto mais ativas forem as pessoas, maiores sero suas expectativas de vida (MCARDLE, KATCH e KATCH, 1998). 2.9 ASPECTOS SOCIAIS DO ENVELHECIMENTO Com a proximidade da velhice, os gerontes sofrem mudanas nas suas atitudes, valores e comportamentos que acabam por afetar sua autonomia fsica e social (SANTANNA e DANTAS 2002). Embora fatores fisiolgicos e as doenas impeam que vrios gerontes participem efetivamente de programas de atividade fsica, so os fatores psicolgicos e os sociais que conduzem maior parte dos idosos a uma vida sedentria (DANTAS 2002). A atividade fsica quando praticada regularmente tem um lado social extremamente positivo, podendo conseguir maximizar o contato social dos sujeitos praticantes levando-os a maior convivncia e ao sentimento de integrao, que seria sentirse respeitado, valorizado, aceito pelo grupo a que pertence, e reduzindo assim os problemas psicolgicos, coma a ansiedade, por exemplo, problemas estes que so tpicos dessa faixa etria (SANTANNA e DANTAS 2002). Transcreve-se um quadro do WHO (1997), onde aponta os benefcios sociais e culturais da pratica regular de atividades fsicas para a terceira idade. .

10 3. PROJETO SADE, BOMBEIROS E SOCIEDADE RETIRADOS DA INTERNET

3.1 OBJETIVOS

Oferecer atendimento s pessoas da terceira idade na forma de atividades fsico-ocupacionais; Promover atividades socioculturais e de esclarecimento quanto sade e bem estar; Integrar pessoas que fazem o seu cooper no calado da orla martima, basicamente pessoas de terceira idade, e bombeiros militares para a prtica de educao fsica.

3.2 SOCIEDADE

FINALIDADES

DO

PROGRAMA

SADE,

BOMBEIROS

Aproximar o Bombeiro Militar das atividades sociais com os grupos da terceira idade; Encurtar os laos entre a comunidade idosa e o Corpo de Bombeiros Militar do Cear; Realizar uma grande mobilizao na populao para conscientizar a sociedade quanto ao processo acelerado de envelhecimento sem preconceito; Buscar a integrao do idoso s demais geraes; Conscientizar o idoso da necessidade de conhecimentos nas reas imbudas corporao com palestras sobre acidentes domsticos e primeiros socorros.

3.3 ATIVIDADES DO PROGRAMA

11

- Instrues sobre acidentes domsticos e em geral, adaptando as tcnicas desenvolvidas pela Corporao; - Palestras com para-mdicos da Corporao, referentes a assuntos da 3 idade, (presso arterial, queimaduras, reanimao crdio-pulmonar, desmaio, acidentes

domsticos, diabetes, etc.); - Realizao de atividade fsica para idosos; - Recreao com dinmica em grupos.

4. MTODOS

Os universos de estudo do presente trabalho sero pessoas da terceira idade, podendo ser homens e mulheres, que participam do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade. Nosso projeto de pesquisa ser estudar um ncleo especfico, localizado na avenida Presidente Castelo Branco N 1000, no quartel do NBS. Este ncleo foi o primeiro a ser formado pelo projeto, com aproximadamente dois anos de atuao. Participam deste ncleo uma mdia de 60 pessoas de ambos os sexos sendo que 70% esto na terceira idade e desse percentual a maioria est no projeto desde o incio ou pelo menos com mais de um ano de participao. Trabalhamos com uma amostra de 31 participantes.

Nossa pesquisa, de natureza qualitativa, avaliou o grupo atravs de entrevistas e aplicao de questionrios identificando os benefcios fisiolgicos e scio-familiares que estas pessoas sentiram com a prtica regular da atividade fsica ministrada pelos instrutores do projeto, alm disso, foram avaliados a melhoria na qualidade de vida do grupo e o grau de satisfao dos participantes com os instrutores.

12 4.1 APRESENTAO E DISCUSSO DOS RESULTADOS O grfico 01 mostra a quantidade e faixa etria de pessoas do Projeto Bombeiros, Sade e Sociedade com mais de um ano de participao.

No grfico 02, nas doenas classificadas como Outras, h pessoas com infarto do miocrdio, diabetes, cncer de mama e com histrico de cirurgia de vescula, portanto importante que todos os participantes do projeto apresentem atestado mdico autorizando essas pessoas a praticarem atividades fsicas.

De acordo com a pesquisa de campo foi detectada que a hipertenso arterial a doena mais comum entre os praticantes do projeto (Grfico 2). Segundo Mcardle, Katch e

13 Katch (1998) e Urbana e Chakur (2003), para melhorar a condio dos hipertensos indicado o treinamento aerbico, ou seja, exerccios de longa durao e com baixa intensidade, tal atividade fsica parece combater fatores de risco para doena cardiovascular nos indivduos hipertensos. O exerccio aerbico reduz a elevao da presso arterial que ocorre com o passar do tempo, em pessoas que no fazem uso de frmacos para controle da mesma. No grfico 03 podemos observar a melhora nas relaes interpessoais entre os participantes do projeto com seus familiares, amigos e parentes.

O fato de maior importncia decorrente das anlises dos resultados sem dvida, a melhoria na vida social das pessoas que freqentam o projeto regularmente, pelo menos duas vezes por semana, pois 93% dos entrevistados tiverem melhora expressiva em suas vidas no que se refere aos relacionamentos com amigos, familiares, disposio para sair de casa e por conseqncia melhora na auto-estima. importante ressaltar que o horrio de funcionamento das aulas, de 06h:30min s 07h:30min tambm teve aceitao de mais de 95% dos entrevistados. Abordando a melhoria na sade, os entrevistados relataram que tiveram evoluo positiva em seu quadro clnico geral, pois 95% sentiram que suas enfermidades ficaram mais controladas aps ingressarem no projeto. Em relao forma de ministrar as aulas, 90% dos entrevistados atriburam nota dez (10) para os bombeiros. E 100% dos entrevistados no sairiam do ncleo do NBS para um outro ncleo. Um ponto para reflexo foi que alguns entrevistados acharam o projeto um pouco desorganizado, porque teve dias em que faltaram os instrutores e no houve aula.

14 5. CONCLUSO E RECOMENDAES

Com este estudo pode-se concluir que o ncleo do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade que atua no NBS est atingindo os objetivos propostos, principalmente na vertente social, da aproximao do bombeiro com a sociedade, bem como no aspecto fisiolgico. O tempo de durao das aulas em torno de 30 a 60 minutos suficiente para surtir efeitos metablicos positivos no organismo dos participantes (MCARDLE, KATCH e KATCH,1998; URBANA e CHAKUR, 2003). O nmero de prticas de atividade fsica por semana deve ser pelo menos de trs sesses semanais. Acreditamos que seja necessria a instituio de avaliaes fsicas peridicas para os praticantes do projeto (MATSUDO 2002), assim os instrutores podem acompanhar a evoluo dos mesmos de forma mais individualizada, e a obrigatoriedade de exames mdicos a cada seis meses, o que possibilitar aos instrutores a realizao de atividades especficas para as pessoas que tm determinado tipo de doena (SILVEIRA JUNIOR 2001).

Tambm acreditamos que estratgias devem ser providenciadas no sentido de prestar uma ateno especial para as pessoas com mais de 70 anos de idade, em virtude da possibilidade de quedas relacionadas a doenas relativas ao aparelho locomotor e osteoporose. Dados estatsticos tm sistematicamente demonstrado que 30% das pessoas com mais de 65 anos, na maioria das comunidades, caem pelo menos uma vez por ano, sendo que esta incidncia pode chegar a 50% quando idades mais avanadas so consideradas (mais de 85 anos) (FURTADO e MATISUURA, 2002).

A partir dos resultados encontrados podemos recomendar que os questionrios propostos pela pesquisa sejam estendidos aos outros ncleos para que possamos realizar uma anlise global do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade. importante para a organizao do projeto fazer com que os bombeiros que atuem como instrutores tenham cursos de capacitao e nivelamento regularmente e que os instrutores sejam avaliados pelos participantes do projeto, como propomos em nosso modelo de questionrio, pois tal avaliao atua como um termmetro da qualidade das aulas que esto sendo ministradas. E, ainda, que seja criado um conselho permanente, sendo este um controlador das aes dos

15 ncleos, dos instrutores e da evoluo do Projeto Sade, Bombeiros e Sociedade dentro da populao cearense.

REFERNCIAS BIBLIOGRFICAS BURDMAN, 1986 apud Jacob Filho, 1998. DIAS, Dbora. Desafio de envelhecer com sade. O POVO, Fortaleza, 11 de julho de 2004, Cincia & Sade , caderno 2, p. 1. FURTADO, Vernon da Silva; MATISUURA Cristiane. Preveno de quedas em idosos. FITNESS & Performace. Rio de Janeiro: v.1, n.3, p. 39-40, maio/junho 2002. JACOB FILHO Wilson Promoo da Sade do Idoso. 1 ed. So Paulo: Lemos, 1998. KARVONEN, M. J., KENTALA, & MUSTALA, O. The effects of training heart rate: A longitudinal study. Annales Medicinae Experimentalis et Biologiae Fenniae. (1957). MARQUES, Antnio. A prtica de atividade fsica nos idosos: as questes pedaggicas. Horizonte. Portugal, v. 08, n. 74, p. 11-17, 1996. MATSUDO, Sandra Marcela Mahecha. Avaliao do Idoso: fsica e funcional. 1 ed. Paran: Midograf, 2002. MCARDLE, William D. ; KATCH, Frank I. ; KATCH, L. Victor Fisiologia do Exerccio, Energia, Nutrio e Desempenho Humano. 4. ed. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 1998. Projeto, Sade, Bombeiros e Sociedade, disponvel em http://www.

cb.ce.gov.br. Acesso em: 07 de janeiro de 2002. ROBSON, S. Experimental studies of physical fitness in elation to age. Arbeitsphysiologie, 1938. SALTIN B. Sport medicine for the mature athlete. 1 ed. Indianapolis: Benchmark Press, 1986. SANTANNA, Ftima Amorim; DANTAS, Estlio Henrique Martin;

Autonomia e resistncia aerbica em idosos. FITNESS & Performace. Rio de Janeiro: v.1, n.3, p. 47-58, maio/junho 2002. SILVEIRA JUNIOR, Antonio Augusto de Arruda. Musculao aplicada ao envelhecimento. 1 ed. Paran: Grfica Capital, 2001.

16 URBANA, P.B.M.; CHAKUR B.P. Exerccios fsicos como tratamento nofarmacolgico da hipertenso arterial. Revista Brasileira de Hipertenso. So Paulo, v.1, n.2, p. 134-135, abril/junho 2003. WAGORN, Yvonne; THEBERGE, Sonia; ORBAN, William A. R. Manual de Ginstica e bem estar da terceira idade. 1. ed. So Paulo: Marco Zero, 1993. WILMORE, Jack. H. ; COSTILL, David. L. Fisiologia do Esporte e do Exerccio. 2 ed. So Paulo: Manole, 2001. WHO DIVISO DE SADE MENTAL WHOQOL. Verso em portugus dos instrumentos de avaliao de qualidade de vida(WHOQOL), disponvel em

http://www.ufrgs.br/psiq/whoqol.html. Acesso em: 07 de janeiro de 2002.

17

ANEXO I

18

ANEXO II

19

QUESTIONRIO
1) Idade_____ Sexo____________ Escolaridade________________________ 2) Trabalho antes da aposentadoria ___________________________________ 3) H quantos anos esta na condio de aposentado? ( ) uma ano ( ) dois anos ( ) trs anos ( ) quatro anos ( ) cinco anos ( ) mais de cinco 4) Alguma doena desenvolvida ao longo da aposentadoria, qual(is)? 5) H quanto tempo participa do Projeto? ( ) trs meses ( ) seis meses ( )um ano ( ) um ano e meio ( )dois anos 6) Qual a freqncia , por semana, vai ao projeto? ( ) uma vez ( ) duas vezes ( ) trs vezes 7) Aps entrar no projeto sua vida social mudou? ( ) no ( ) muito pouco ( ) razovel ( )muito 8) Voc sente mais disposio para visitar amigos e parentes? ( ) no ( ) sim 9) Com a pratica de atividade fsica seus problemas de sade melhoraram? ( ) no ( ) muito pouco ( ) razovel ( ) muito 10) Voc sente disposio para freqentar as aulas? ( ) no ( ) sim 11) Voc concorda com o horrio para inicio da atividade fsica? ( ) no ( ) sim 12) Se no concorda diga qual o melhor horrio para realizar as aulas do Projeto? _____________________________________ 13) Na sua opinio os bombeiros so capacitados para ministrarem as aulas? ( ) no ( ) muito pouco ( ) razovel ( ) muito 14) As maneiras dos bombeiros ministrarem as aulas so agradveis? ( ) no ( ) muito pouco ( ) razovel ( ) muito 15) Se voc pudesse iria para outro ncleo, por causa dos bombeiros que ministram aula no projeto? ( ) no ( ) sim Se a resposta foi sim explique o motivo?

20 ______________________________________________________________________ ______________________________________________________________________ 16) Atribua uma nota de 0 a 10 ao ncleo que voc participa levando em considerao a organizao do projeto e o interesse dos bombeiros. ___________________________________________________

21

ANEXO II

22

This document was created with Win2PDF available at http://www.win2pdf.com. The unregistered version of Win2PDF is for evaluation or non-commercial use only. This page will not be added after purchasing Win2PDF.

You might also like