You are on page 1of 6

Personagens e manifestaes do Carnaval Maranhense

Diversidade: essa a marca do Carnaval maranhense. So Lus, capital do Estado conhecida como uma das cidades mais animadas no perodo momesco, suas ruas se transformam em um imenso palco popular, onde explode um espetculo de cores, coreografias e figuras tpicas. So fofes, ursos, cachorros, cruz-diabo e outros bichos que atravessam ladeiras, becos e sobrados coloniais, colorindo o velho cenrio construdo em sculos passados. Baralho? Cordo de Ursos? Tribos de ndios? Casinha da Roa? Tambor-de- Crioula? Se o folio acha tudo isso um deslumbramento da criatividade carnavalesca, espere at cruzar com a irreverente Mquina de Descascar Alho ou a Banda Bandida! A tradio dos velhos carnavais de rua se mistura s mais recentes invencionices de carnavalescos famosos, tipos populares e animados annimos. O resultado surpreendente! A folia de Momo tem incio logo aps as festas de Reveillon. As bandas, charangas, blocos alternativos, tradicionais e organizados fazem a alegria dos folies a partir de primeiro de janeiro, esquentando os quatro cantos da Ilha.

Bandinhas As bandas carnavalescas so responsveis pelo aquecimento para o carnaval. Comeam a sair pelas ruas da cidade no dia 1 de janeiro, animando os folies at os dias que antecedem o carnaval. Com uma orquestra, onde predominam os instrumentos de sopro, as bandas arrastam os folies nas ruas por onde passam. O destaque se d para a Mquina de DescascarAlho, da Madre Deus, liderada pelo grupo de samba Regional 310, que arrasta uma multido de quase dez mil brincantes pelas adjacncias do bairro, que tem o maior carnaval de rua da Ilha.

Fofo Figura tpica do carnaval maranhense, os fofes costumam assustar a crianada com suas mscaras horrendas feitas de papelo, plstico, pano ou papel mach, soltando gritos abafados de uh-la-l. Como o prprio nome sugere, os fofes vestem largos macaces confeccionados com tecido estampado, com guizos nas pontas e punhos, bem coloridos, largos, fofos, cheios de pantomima para alegrar ou para assustar as crianas. Os fofes se assemelham a palhaos da Commedia dellarte medieval (arte popular do sculo XVI). As mscaras de massa com grandes narizes e bocarras esto sendo substitudas, ultimamente, por mscaras de pano ou borracha, com feies horripilantes inspiradas em filmes de terror. Tambm tornou-se comum a representao nas mscaras, de polticos e grandes personagens nacionais e internacionais. O fofo invade as ruas de So Lus no Carnaval, colorindo a paisagem e alegrando os folies. Quem pegar na bonequinha que ele carrega consigo acaba tendo que pagar algum trocado seno fica sendo perseguido por um bom tempo.

Cruz Diabo Vestindo chambre preto e longo com uma grande cruz de cor contrastante aplicada no peito e usando mscara de demnio, o Cruz Diabo o personagem solitrio do carnaval. Com grandes chifres e um tridente na mo, ameaa quem passa em sua frente, perseguindo adultos e crianas. Sabe-se da existncia de pouqussimos ainda na Ilha de So Lus, que circulam pelo Centro Histrico, solitariamente, aqui e ali.

Domin de Crista Com mscaras pequenas que escondem a parte inferior do rosto, os brincantes do Domin repetem em falsete seus gritinhos caractersticos: Tu me conheces, Carnaval?. Brincam, vestidos em chambre de cetim, capa com

capuz com um pequeno folho na altura da cabea, lembrando uma crista de galo e mscaras. Estes folies so difceis de ser identificados. Baralho Um cordo de vrias pessoas animava as ruas de So Lus nas pocas dos antigos carnavais, at meados do sculo XX, aproximadamente 1960. A msica era de flauta e clarinete, violo e cavaquinho, pandeiro e recoreco, harmnica e marac de folha de frandes. Estavam presentes tambm os tambores, que davam o ritmo, tocados por crioulos nus da cintura pra cima. Valia tudo quanto era fantasia: marinheiro de chegana, de caninhaverde, Terec, bumba-meu-boi, roupas do Divino, fofo, Domin e Cruzdiabo. Muitos intelectuais e bomios tambm se juntavam a essa pndega. H ainda um grupo de Baralho no tradicional bairro da Madre Deus, organizado por senhoras da velha guarda, numa herana que remonta a Z Garap, antigo artista popular deste bairro que comandava diversas brincadeiras dessa natureza. Cordo de Urso um auto popular apresentado no perodo carnavalesco, onde dois cordes de homens e mulheres, jovens e crianas se mostram fantasiados de caboclos, ndios, soldados, curandeiros, mdicos veterinrios, baianas e ciganas. A apresentao tem, ao centro, trs personagens mascarados que rebolam todo o tempo: um macaco, um cachorro e um urso, ao som de marchinhas carnavalescas. Hoje, sabe-se da existncia de um grupo o Urso Caprichoso no lugarejo Mata, em So Jos de Ribamar, municpio da ilha de So Lus, e outro no Bairro da Madre Deus, o Urso Melindroso de Cac.

Bloco Tradicional Grupos tipicamente maranhenses surgidos na dcada de 50, os blocos tradicionais so caracterizados por um ritmo prprio (3 x 2) e fantasias luxuosas, confeccionadas com veludo bordado de paets, miangas e canutilhos. Sobre a cabea, ostentam chapus feitos com penas coloridas,

patrocinando um bonito espetculo visual. A fantasia baseia-se num s tema anual, que depende da criatividade de cada bloco, tema que serve de enredo para os compositores fazerem suas bonitas canes e sambas-canes, alm de marchas-rancho e outros ritmos. Esses blocos so marcados pela cadncia de grandes tambores os contratempos feitos de compensado e cobertos com couro de animais. Alm dos contratempos, as retintas, cabaas, afoxs, reco-recos, agogs e maracs acompanham qualquer msica de qualquer ritmo, possibilitando aos brincantes uma coreografia saltitante.

Casinha da Roa Retratando um tpico casebre do nosso caboclo maranhense, a casinha da roa outra brincadeira nica do nosso carnaval, marcadamente rural. Trata-se de um carro alegrico montado na carroceria de um caminho, todo recoberto de palha com utenslios e caractersticas prprias de um casebre rural. Das janelas aparecem mulheres lavando loua e fritando peixe no azeite de coco babau, apresentando as iguarias da culinria local. No interior do casebre estilizado, um tambor de crioula toca e dana medida que o carro se desloca pelas ruas. O carro alegrico transporta ainda a quebradeira de coco, uma mulher peneirando o arroz e outros tipos maranhenses. Ao redor do caminho, os ndios danam e os caadores exibem animais e outras riquezas da nossa fauna e da flora, como as ervas medicinais. Blocos de Sujo Antigamente chamados de entrudos ou molambadas, so compostos por pessoas amigas e vizinhas entre si, de diversos bairros da periferia, que brincam livremente pelas ruas. As fantasias so improvisadas hora em que o bloco sai, animado por pardias de msicas conhecidas, em tom jocoso e, muitas vezes, pornogrfico. Os folies batem com paus em latas vazias, panelas, garrafas e penicos, vestidos de padre, anjos, homens fantasiados de mulher, de velhas com sombrinhas quebradas e o que a imaginao permite, tendo quase sempre um galho de rvore numa das mos.

Tribo de ndios Surgiram, provavelmente, nos anos 40, imitando um ritual de cura conduzido por um paj. A brincadeira composta por meninos e adolescentes vestidos com trajes de ndios, outrora predominantemente norteamericanos, com pinturas pelo corpo, vestidos de saiote, tendo cocares sobre a cabea e arco e flecha, como adereos nas mos. A brincadeira utiliza: surdos (tambores enormes) ou tants e retintas. Os brincantes danam ao som de uma batucada marcada tambm por retintas e tambores de marcao. O ritmo desenvolve-se s vezes acelerado, numa coreografia circular em volta do totem e das tendas utilizadas como cenrio. Tambor de Crioula uma dana praticada por de negros do Maranho, em louvor a So Benedito, o santo padroeiro. Marcada por muita descontrao dos brincantes, a animao feita com o canto puxado pelos homens, com acompanhamento das mulheres, chamadas de coreiras. A coreografia da dana apresenta vibrantes formas de expresso cultural pelas mulheres, que ressaltam em movimentos coordenados e harmoniosos cada parte do corpo. As danantes se apresentam individualmente no interior de uma roda formada por um grupo de vrios brincantes, incluindo dirigentes, danantes, cantadores e tocadores. A brincante que est no centro responsvel pela demonstrao coreogrfica principal, mostrando sua forma individual de danar, normalmente com muita expresso de sensualidade, que tpica da dana. No centro da roda, os movimentos so mais livres, mais intensos e acentuados. No Tambor de Crioula, encontramos uma particularidade que se constitui o ponto mais alto da dana, a punga,. Entre as mulheres, caracterizase como o convite para entrar na roda. Quando a brincante est no centro e quer sair, avana em direo outra companheira, aplicando-lhe a punga, que consiste no toque com a barriga. A que estiver na roda vai para o centro para continuar a brincadeira.

Blocos Afros Foram inspirados nos grupos afros da Bahia. O primeiro bloco do gnero surgido em So Lus foi o Akomabur, a partir de uma proposta do Centro de Cultura Negra CCN, de levar ao pblico, atravs de um grupo cultural organizado, a mensagem de luta da raa negra em busca da dignidade do seu povo. Nas letras das msicas do bloco, o grupo Akomabu falam dos heris negros e da opresso pelo branco, alm de levar s ruas a mensagem de libertao, condenando a discriminao e o preconceito. Um segundo grupo surgiu por volta de 1990 no Bairro de Ftima. Com uma batuque mais forte e mais prximo do Olodum baiano, o Abibim ressalta, como o Akomabur, a beleza do povo e da cultura negra. Recentemente, surgiram outros grupos, como o Omnir, Oficina Affro, Grupo de Dana Afro Malungos GDAM, Aruanda e o DIdar.

Escolas de Samba Em So Lus, esses grupos tambm eram conhecidos, originariamente, como turmas, com destaque para a Turma de Mangueira, do bairro do Joo Paulo, Turma do Quinto, da Madre Deus e Flor do Samba do bairro do Desterro, trs das mais antigas escolas de samba de So Lus. Destaque ainda ao Salgueiro, Unidos da Camboa, Imprio Serrano, Correio do Samba. Hoje despontam tambm a Favela do Samba, Unidos de Ftima, Tnel do Sacavm, Marambaia do Samba e outras.

You might also like