You are on page 1of 16

L n g u a

P o r t u g u e s a

8 .

A n o

PLANIFICAO ANUAL: 1 Perodo

Sequncia 1 - Textos dos media e da publicidade

TEXTOS

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO


LEITURA EDUCAO LITERRIA ORALIDADE ESCRITA
1. Planificar a escrita de textos. - Preparar e recolher informao. - Definir objetivos, registar ideias, organiz-las e desenvolv-las. - Rever, aperfeioar, editar o texto. 2. Escrever para expressar conhecimento(s). - Responder, de forma completa, a questes sobre um texto. - Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho. 3. Redigir textos com coerncia e correo lingustica. - Utilizar a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas. - Diversificar o vocabulrio e usar as estruturas lingusticas corretas, recorrendo ao portuguspadro. - Ordenar a informao, respeitando a continuidade, a progresso e a coerncia. 4. Escrever textos diversos. - Autorretrato (para o porteflio). - Expanso e contrao de texto. - Transformao de texto. - Elaborao de lead, notcia, reportagem, entrevista, telejornal. 5. Escrever textos argumentativos. - Texto com tomada de posio, argumentos e concluso coerente. - Texto crtico com estrutura

GRAMTICA
Mobilizao de conhecimentos prvios - Tipos de Frases. - Classes de palavras: nome e adjetivo. - Funes sintticas. - Formas de relato do discurso; verbos introdutores do discurso. - Adequao discursiva. - Inteno comunicativa. - Fora persuasiva. - Princpio de cortesia. Metas do 8 ano Dividir e classificar oraes. Identificar processos de subordinao entre oraes. Identificar diferentes configuraes da funo sinttica de sujeito. Estabelecer relaes semnticas de oposio. Explicitar o significado de palavras complexas a partir do valor de prefixos e sufixos nominais, adjetivais e verbais do portugus:

RECU RSOS
powerpoints MANUAL: textos, questionrios e instrues de trabalho, imagens, fichas informativas, apndice gramatical

Projecto interdisciplinar Vamos fazer um telejornal 0. Apresent ao e Diagnstico 1. Interpretar textos 1. Ler e apreciar _____________________ dos media. textos literrios. __ - Formular hipteses sobre - Ler textos literrios 1.1 Preparar o o texto e comprov-las de gneros diversos. porteflio com a leitura. - Estabelecer 1.2 Folhear - Identificar temas, relaes de jornais justificando. intertextualidade. - Explicitar o sentido global - Reconhecer valores 1.3 Notcia do texto. ticos que Carta de amor - Identificar ideias perpassam nos chega 53 principais. textos. anos depois - Identificar pontos de vista - Exprimir opinies e e universos de referncia. problematizar 1.4 Reportagem - Identificar causas e sentidos, como Livros atrs das efeitos. reao pessoal grades - Distinguir factos e leitura. 1.5 Entrevista opinies; objetividade e Melhorar o subjetividade. 2. Ler e escrever mundo com a - Fazer inferncias e para fruio msica dedues. esttica. - Identificar elementos de - Escrever por Quando for persuaso. iniciativa e gosto grande - Detetar a estrutura do pessoal. (artigo de texto. - Desenvolver jornal) projetos e circuitos 2. Utilizar 1.6 Texto crtico procedimentos de comunicao Joana escrita. adequados Vasconcelos, organizao e Sem Rede tratamento da informao. 1.7 Crnica - Tomar notas. O Rato Mickey - Identificar ideias-chave. J.Eduardo Agualusa 3. Ler para apreciar textos variados. 1.8 Publicidade - Ler textos dos media: Anncios notcias, reportagens, publicitrios entrevistas, crticas, textos _____________________ de opinio. _ Notcia de jornal - Ler imagens e textos, C. Drummond de nomeadamente da Andrade publicidade. - Expressar, Reportagem fundamentando, pontos de Guimares Rosa vista e apreciaes crticas O des-pas suscitados pelos textos Giani Rodari lidos em diferentes suportes. - Reconhecer o papel de

1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. - Responder a questionrios de compreenso oral. 2. Registar, tratar e reter a informao. - Reproduzir oralmente notcias escutadas. - Ver/ouvir reportagem com guio. - Ver e interpretar anncios. 3. Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. - Fazer jogo de interao para preparar o porteflio. - Trocar pontos de vista sobre notcias, nomes de jornais, primeiras pginas. - Discutir pontos de vista sobre o papel da leitura. 4. Produzir discursos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de organizao e de coeso discursiva. - Debater temas da actualidade; apresentar argumentos e contraargumentos.

Ponto da situao em final de sequncia Ficha de Autoavaliao

Sequncia 2 - Textos narrativos biogrficos

TEXTOS

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO LEITURA ESCRITA


1. Planificar a escrita de textos. - Definir objetivos, registar ideias, organiz-las e desenvolv-las. - Rever, aperfeioar, editar o texto. 2. Escrever para expressar conhecimento(s). - Responder, de forma completa, a questes sobre um texto. - Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho. 3. Redigir textos com coerncia e correo lingustica. - Utilizar a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas. - Diversificar o vocabulrio e usar as estruturas lingusticas corretas, recorrendo ao portuguspadro. - Ordenar a informao, respeitando a continuidade, a progresso temtica e a coerncia global. 4. Escrever textos diversos. - Pgina de dirio. - Carta. - Texto de memrias.

2.2 Pgina de

dirio Miguel Torga Eduardo Salavisa (dirio grfico)

2.3 Viagem

2.4 O Prncipe

Encantado Ana Maria Magalhes e Isabel Alada (dirio de fico)

2.5 O Relgio

1. Interpretar textos narrativos biogrficos. - Formular hipteses sobre o texto e comprov-las com a respetiva leitura. - Identificar temas, justificando. - Explicitar o sentido global do texto. - Identificar ideias principais. - Identificar pontos de vista e universos de referncia. - Identificar causas e efeitos. - Fazer inferncias e dedues. - Detetar a forma como o texto est estruturado (partes e subpartes). 2. Utilizar procedimentos adequados organizao e tratamento da informao. - Tomar notas. - Identificar ideias-chave. 3. Ler para apreciar textos variados. - Ler textos narrativos biogrficos: dirios, blogues, memrias. - Ler imagens e textos. - Expressar, fundamentando, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos.

Jos Saramago (blogue)

2.6 Revisitar o

passado Jos Saramago (memrias) Monte Jos Gomes Ferreira (memrias)

2.7 O Lrio do

2.8 A

gargalhada Alice Vieira (memrias)

1. Ler, apreciar e interpretar narrativas biogrficas literrias. - Reconhecer textos narrativos de cariz biogrfico. - Ler textos biogrficos literrios, portugueses e estrangeiros, de diferentes pocas e gneros. - Detetar a estrutura do texto. - Identificar pontos de vista e universos de referncia, justificando. - Identificar e reconhecer o valor de recursos expressivos. - Estabelecer relaes de intertextualidade. - Reconhecer valores ticos presentes nos textos. - Exprimir opinies e problematizar sentidos, como reao pessoal audio ou leitura dos textos. 2. Ler e escrever para fruio esttica. - Ler por iniciativa e gosto pessoal. - Escrever a partir do texto. - Escrever de forma autnoma e fluente. - Desenvolver projetos e circuitos de comunicao escrita.

2. Registar, tratar e reter a informao. - Fazer a parfrase de texto lido. - Ver/ouvir vdeo com guio. 3. Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. - Partilhar experincias sobre a escrita de dirios. - Trocar pontos de vista sobre dirios grficos. - Trocar opinies sobre projetos de ano novo. 4. Produzir discursos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de organizao e de coeso discursiva. - Debater tema da actualidade; apresentar argumentos e contraargumentos.

Metas do 8 ano Aplicar as regras de utilizao do pronome pessoal em adjacncia verbal.

o, imagens, MANUAL: textos, questionrios e instrues de trabalho, imagens, fichas informativas, apndice gramatical

2.1Pgina de Dirio Anne Frank

ORALIDADE EDUCAO LITERRIA Ponto de encontro (projeto interdisciplinar) Vamos conhecer melhor os escritores

GRAMTICA
Mobilizao de conhecimentos prvios - Classes de palavras: determinantes, pronomes, verbo. - Flexo verbal. - Tempos compostos. - Verbo regular e irregular. - Verbos defectivos. - Verbos auxiliares. - Verbos transitivos e no transitivos. - Formas verbais finitas e no finitas. - Utilizao dos auxiliares de escrita: parnteses e aspas.

RECU RSOS

1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. - Responder a questionrio de compreenso oral.

Ponto da situao em final de sequncia Ficha de Autoavaliao

PLANIFICAO ANUAL: 2 Perodo

Sequncia 3 - Textos narrativos


A lista de autores e de textos (cf. Parte III, 1) constitui a base sobre a qual o professor seleciona e organiza um corpus textual para leitura integral adequado a cada contexto de trabalho, tendo em ateno as leituras efetuadas em anos anteriores. No que diz respeito ao conjunto de textos a selecionar para actividades ou projetos de leitura na aula, considera-se indispensvel incluir no Projecto Curricular de Turma (anual):

8. ano um mnimo de:


trs narrativas de autores portugueses um conto de autor de pas de lngua oficial portuguesa um texto de autor estrangeiro dois textos da literatura juvenil Para dar cumprimento a esta determinao do programa, o manual apresenta 8 guies de leitura (+ cinco contos integrais), com o objetivo de propiciar ao professor uma ampla escolha, de acordo com as caratersticas, gostos e interesses dos alunos, sempre numa perspectiva de promoo da leitura.

TEXTOS

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO


LEITURA EDUCAO LITERRIA ORALIDADE ESCRITA GRAMTICA

RECU RSOS

3.1 Parece uma janela Alice Vieira

3.2 Enterro

televisivo Mia Couto (conto na ntegra)

3.3 Uma

Fotografia na Rua Agustn Fernndez Paz (conto na ntegra + guio de leitura) 3.3.1 Ouvir as fotografias Mia Couto

3.4 DESCRIES
(6 excertos) A Luz do Algarve Sagres Raul Brando

1. Interpretar textos narrativos. - Formular hipteses sobre o texto e comprov-las com a leitura. - Identificar temas, justificando. - Explicitar o sentido global do texto. - Identificar ideias principais. - Identificar pontos de vista e universos de referncia. - Identificar causas e efeitos. - Fazer inferncias e dedues. - Detetar a estrutura do texto. - Relacionar a estruturao do texto com a construo da significao e a inteno do autor. - Identificar relaes intratextuais: analisar as relaes de parte todo, causa consequncia, genrico especfico. - Detetar elementos que contribuem para a construo da progresso temtica e que conferem coerncia e coeso ao texto: identificar referentes e conectores.

1. Ler e interpretar narrativas literrios. -- Ler narrativas literrias, portuguesas e estrangeiras, de diferentes pocas e de gneros diversos. - Reconhecer a especificidade do texto narrativo (sequencializao, ao, personagem, espao, tempo, narrador). - Analisar o ponto de vista de diferentes personagens. - Identificar pontos de vista e universos de referncia, justificando. - Detetar a forma como o texto est estruturado. - Identificar e reconhecer o valor dos recursos expressivos.

1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. - Responder a qquestionrios sobre textos escutados. - Interpretar oralmente aspetos do texto. 2. Registar, tratar e reter a informao ouvida. - Identificar ideias-chave. - Tomar notas. - Reproduzir o texto ouvido recorrendo ao resumo. 3. Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. - Apresentar pontos de vista de forma sustentada e fundamentada. - Trocar pontos de vista sobre assuntos diversos. - Partilhar experincias. - Confrontar opinies sobre temas atuais. - Fazer jogo com fotografias de infncia.

1. Planificar a escrita de textos. - Preparar e recolher informao. - Definir objetivos, registar ideias, organiz-las e desenvolv-las. - Rever, aperfeioar, editar o texto. 2. Escrever para expressar conhecimento(s). - Responder, de forma completa, a questes sobre um texto. - Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho. - Redigir textos expositivos. - Elaborar resumo. 3. Redigir textos com coerncia e correo lingustica. - Utilizar a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas. - Diversificar o vocabulrio e usar as estruturas lingusticas corretas, recorrendo ao portuguspadro. - Ordenar a informao, respeitando a continuidade, a progresso temtica e a coerncia global.

Mobilizao de conhecimentos prvios - Classes de palavras: conjunes e advrbios (de frase, de predicado, conectivo); verbos defetivos. - Constituintes da orao: sujeito, predicado, complemento direto, complemento indirecto, complemento oblquo, predicativo do sujeito, modificador. - Formas de relato do discurso; verbos introdutores do discurso. - Formas ativa e passiva. - Relaes entre palavras. - Normalizao. - Progresso temporal. - Adequao discursiva. - Registo formal. - Sinais auxiliares de escrita.

Sequncia 3 - Textos narrativos


TEXTOS
LEITURA EDUCAO

(cont.)
RECU RSOS

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO


ORALIDADE ESCRITA GRAMTICA

LITERRIA
Tempestade Sophia de Mello Breyner Andresen (guio de leitura) Michel Tournier (guio de leitura) 2. Utilizar procedimentos adequados organizao e tratamento da informao. - Tomar notas. - Identificar ideias-chave. 3. Ler em voz alta - Ler em voz alta textos variados, com preparao da leitura. 4. Ler para apreciar textos variados. - Ler textos narrativos de extenso e complexidade diversa. - Ler imagens e relacion-las com o texto. - Expressar, fundamentando, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes. - Antecipar desenlace a partir da leitura do ndice. - Ler a capa e a contracapa. - Reconhecer o papel de diferentes suportes (papel, digital, visual) na estruturao e receo dos textos. 4. Produzir discursos orais corretos, usando vocabulrio e estruturas gramaticais diversificados e recorrendo a mecanismos de organizao e de coeso discursiva. - Fazer uma descrio oral. - Recontar um texto lido com mudana de narrador. - Dramatizar um dilogo. - Debater temas da actualidade; apresentar argumentos e contraargumentos. - Debater um conto lido. 4. Escrever textos diversos. - Descrio de fotografia. - Continuao de narrativa - Modificao de desenlace. - Continuao de entrevista. - Testemunho pessoal. -- Bilhetes. - Regulamento. - Folheto promocional. - Narrativa imaginria. 5. Escrever textos informativos - Elaborar textos, contemplando uma introduo, um desenvolvimento e uma concluso. 6. Escrever textos argumentativos. - Elaborar texto expositivo. - Elaborar texto argumentativo com a tomada de uma posio, a apresentao de razes que a justifiquem, e uma concluso coerente. Metas do 8 ano Dividir e classificar oraes. - Coordenao e subordinao. - Coordenao sindtica e assindtica. Identificar processos de subordinao entre oraes. - Coeso textual. - Subordinao adverbial causal, consecutiva, final, condicional, temporal, comparativa. - Subordinao substantiva completiva. Identificar o sujeito subentendido e o sujeito indeterminado. Identificar diferentes configuraes da funo sinttica de sujeito. Determinar o significado que dada palavra pode ter em funo do seu contexto de ocorrncia (campo semntico). MANUAL: textos, questionrios e instrues de trabalho, imagens, fichas informativas, apndice gramatical

3.5 A

3.6 O Naufrgio

3.7 A prola

John Steinbeck (guio de leitura)

(cont.) - Comparar o modo como o tema de uma obra tratado em outros textos. - Distinguir a novidade de um texto em relao a outro(s). - Estabelecer relaes de intertextualidade. - Reconhecer valores ticos que perpassam nos textos. 2. Apreciar textos literrios. - Exprimir opinies e problematizar sentidos, como reao pessoal audio ou leitura de um texto ou de uma obra. 3. Ler e escrever para fruio esttica. - Ler por iniciativa e gosto pessoal, aumentando progressivamente a extenso e complexidade dos textos que seleciona. - Fazer leitura oral (individualmente ou em grupo). - Analisar recriaes de obras literrias com recurso a diferentes

3.8 A estrela

Verglio Ferreira (conto na ntegra + guio de leitura) Ilse Losa (guio de leitura)

3.9 O meu av

3.10 Temos de falar Alexandre Honrado 3.11 Os anjinhos da famlia Alice Vieira 3.12 O fantasma de Canterville (I e II) Oscar Wilde 3.13 Os Amores Proibidos (I e

5.

Reconhecer a variao da lngua. - Identificar, em textos escritos, a variao nos planos lexical e sinttico. - Distinguir contextos

10

registos udio e vdeo, powerpointsrevistas, questionrios de compreenso oral, guies de visionamento, EMANUAL: textos, jornais e imagens,

II) Camilo Castelo Branco geogrficos em que ocorrem diferentes variedades do portugus. linguagens.

11

Sequncia 3 - Textos narrativos


TEXTOS
LEITURA
3.14 Destinos Miguel Torga (conto na ntegra + guio de leitura) 3.15Um Sorriso nos Olhos Ilse Losa (guio de leitura) 3.16 A Inaudita Guerra da Avenida Gago Coutinho Mrio de Carvalho (conto na ntegra + guio de leitura) 3.17 Acampament o no Inferno Louis Sachar 3.18 O plano do velho Boruch Uri Orlev

(cont.)
ORALIDADE ESCRITA GRAMTICA

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO


EDUCAO LITERRIA
(cont.) - Escrever por iniciativa e gosto pessoal, de forma autnoma e fluente: continuar narrativa, modificar desenlace, criar narrativas imaginrias. 4. Saber+ sobre os autores - Pesquisar informao sobre ao autores e/ou os contextos das obras lidas. 5. aLeR+ - Ler e apresentar turma ou escola, livros sugeridos. - Publicar, no Blogue da Turma ou da Biblioteca, textos / comentrios, impresses de leitura sobre os livros lidos.

RECU RSOS

CD UDIO

12

Ponto de encontro (projeto interdisciplinar) Vamos escrever um conto Ponto da situao em final de sequncia Ficha de Autoavaliao

PLANIFICAO ANUAL: 3 Perodo

13

TEXTOS

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO


LEITURA EDUCAO LITERRIA ORALIDADE
1. Interpretar discursos orais com diferentes graus de formalidade e complexidade. - Responder a questionrios sobre poemas escutados. 2. Registar, tratar e reter a informao. - Ouvir atentamente textos poticos, tomar notas e reproduzir o sentido global. 3. Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. - Manifestar ideias e pontos de vista suscitados pelos poemas lidos e ouvidos. - Planificar a apresentao de intervenes orais. - Fazer exposio oral de trabalhos. - Usar da palavra com fluncia e correo, num registo adequado situao. - Participar em debates, apresentando e defendendo ideias e opinies com argumentos pertinentes. - Considerar pontos de vista contrrios e apresentar contraargumentos ou reformular as posies iniciais. - Usar formas de tratamento adequadas e respeitar o princpio de cortesia.

ESCRITA
1. Planificar a escrita de textos. - Preparar e recolher informao. - Definir objetivos, registar ideias, organiz-las e desenvolv-las. - Rever, aperfeioar, editar o texto. 2. Escrever para expressar conhecimento(s). - Responder, de forma completa, a questes sobre um texto. - Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho. 3. Redigir textos com coerncia e correo lingustica. - Utilizar a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas. - Diversificar o vocabulrio e usar as estruturas lingusticas corretas, recorrendo ao portuguspadro. - Ordenar a informao, respeitando a continuidade, a progresso temtica e a coerncia global.

GRAMTICA
Mobilizao de conhecimentos prvios - Classes de palavras e respetivas propriedades. - Funes sintticas: sujeito, predicado, complemento directo, vocativo, modificadores do grupo verbal. - O verbo, ncleo do predicado, e sua flexo. - Processos sintticos de articulao entre frases: as oraes coordenadas e subordinadas. - Intenes comunicativas.

RECU RSOS
o, imagens, MANUAL: textos, questionrios e instrues de trabalho, imagens, fichas informativas, apndice gramatical

4.1 Para escrever o poema Nuno Jdice

1. Ler e Sequncia Interpretar textos potico 1. 4 Texto interpretar poticos. - Formular hipteses sobre o poema e comprov-las com a leitura. - Identificar temas, justificando. - Explicitar o sentido global do poema. - Identificar ideias principais. - Identificar universos de referncia. - Identificar causas e efeitos. - Fazer inferncias e dedues. - Detetar a forma como o texto est estruturado. - Relacionar a estruturao do texto com a construo da significao e a inteno do autor. - Interpretar um ttulo e relacion-lo com o poema. - Comparar poemas - Ler imagens: descrever, interpretar, comparar com o poema. 2. Ler em voz alta Ler poemas, expressivamente, em voz alta, com preparao da leitura. 3. Reconhecer a variao da lngua. - Identificar a variao nos planos lexical e sinttico. - Distinguir contextos geogrficos (Brasil, frica) em que ocorrem diferentes variedades do portugus.

Como se faz um poema Manuel Alegre

4.2 Receita para


fazer o azul Nuno Jdice Soneto do desmantelo azul Carlos Pena Filho

4.3 Receita de

Ano Novo Verdade Carlos Drummond de Andrade

4.4A Poesia
brincalhona Epigrama Bocage Bom conselho Chico Buarque Quadrilha Carlos Drummond de Andrade Quadra (popular) A mosca Jorge Sousa Braga Quiproqu Armnio Vieira

4.5Poema do

poemas. - Ler poemas de diferentes autores de lngua portuguesa e com temticas e estruturas poticas diversificadas. - Detetar a estrutura do poema (partes lgicas; estrutura formal - verso, estrofe, slaba mtrica; tipos de estrofe, tipos de rima). - Identificar e interpretar a expresso de sentimentos, estados de esprito e emoes patentes nos poemas. - Identificar e reconhecer o valor dos recursos expressivos, nomeadamente das figuras de retrica: comparao, metfora, aliterao, anttese, ironia, personificao. - Estabelecer relaes de intertextualidade. - Reconhecer valores ticos que perpassam nos textos. - Exprimir opinies e problematizar sentidos, como reao pessoal leitura de um texto. 2. Apreciar poesia. - Exprimir sensaes, manifestar opinies e problematizar

Metas do 8 ano - Campos lexicais e campos semnticos. - Valor polissmico das palavras. - Relaes entre palavras.

fecho-clair Antnio Gedeo

14

Sequncia 4 Texto potico

(cont.)

15

TEXTOS

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITORES DE DESEMPENHO


LEITURA ESCRITA GRAMTICA

Jos Gomes Ferreira

4.7 A namorada
Manoel de Barros O Cercado Ana Paula Tavares

4. Escrever textos diversos. - Condensar um texto potico ou informativo. - Transformar poemas em textos em prosa. - Escrever poemas.

4.8 Retrato de

uma prin-cesa desconhecida e outros poemas Sophia de Mello Breyner Andresen

4.9 As palavras

Os livros Urgentemente Poema me Eugnio de Andrade sua me Tommos a vila... e outros poemas Fernando Pessoa da ventura Antero de Quental Quimeras e outros poemas Florbela Espanca

4.10 O menino da

4.11 O palcio

4.12 Maria das

4. Saber+ sobre os poetas - Pesquisar informao sobre os poetas e/ou os contextos dos poemas. 5. aLeR+ - Ler e apresentar turma ou escola, poemas criados. - Publicar, no Blogue da Turma

4.13 Cano dos


rapazes da ilha Aguinaldo Fonseca

o, imagens, MANUAL: textos, questionrios e instrues de trabalho, imagens, fichas informativas, apndice gramatical

4.6 Chove!

EDUCAO ORALIDADE LITERRIA recital de poesia na Biblioteca Ponto de encontro (projeto interdisciplinar) Vamos fazer um
3. Ler e escrever para fruio esttica. - Ler por iniciativa e gosto pessoal. - Ler em voz alta (em grupo ou individualmente). - Aceder e analisar recriaes de poemas com recurso a diferentes linguagens (vdeos, gravaes udio, ilustraes). - Criar poemas individuais e coletivos (eventualmente partindo de outros poemas). - Continuar, modificar ou expandir um poema. - Escrever poemas a partir de imagens, palavras ou outras sugestes. - Participar na construo coletiva de poemas. - Escrever textos poticos, obedecendo a estruturas e formatos segundo modelo.

RECU RSOS

16

Ponto da situao em final de sequncia Ficha de Autoavaliao

Sequncia 5 Texto dramtico

17

TEXTOS

DOMNIOS DE REFERNCIA, OBJETIVOS E DESCRITOdramticosES DE DESEMPENHO


LEITURA EDUCAO LITERRIA
1. Ler e interpretar dramticos. - Reconhecer a especificidade do texto dramtico (normas de apresentao grfica; atos e cenas; dilogo, monlogo e aparte). - Analisar a funo, a caracterizao, as reaces e as atitudes das personagens. - Caracterizar o espao. - Identificar o valor dos recursos expressivos. - Estabelecer relaes de intertextualidade. - Reconhecer valores ticos. 2. Apreciar textos dramticos. - Exprimir opinies e problematizar sentidos. 3. Saber+ sobre os autores - Pesquisar informao sobre ao autores e as obras. 4. aLeR+ - Ler e apresentar turma ou escola, livros sugeridos. - Publicar, no Blogue da Turma ou da Biblioteca, textos / comentrios, impresses de leitura sobre os livros lidos.

ORALIDADE
1. Registar, tratar e reter a informao. - Ouvir um texto dramtico, tomar notas e recont-lo. 2. Participar oportuna e construtivamente em situaes de interao oral. - Manifestar ideias e pontos de vista suscitados pelos textos lidos e ouvidos. - Planificar a apresentao de intervenes e exposies orais. - Usar da palavra com fluncia e correo, num registo adequado. - Defender ideias e opinies com argumentos pertinentes. - Considerar pontos de vista contrrios e apresentar contraargumentos. - Usar formas de tratamento adequadas e respeitar o princpio de cortesia.

ESCRITA
1. Planificar a escrita de textos. - Preparar e recolher informao. - Definir objetivos, registar ideias, organiz-las e desenvolv-las. - Rever, aperfeioar, editar o texto. 2. Escrever para expressar conhecimento(s). - Responder, de forma completa, a questes sobre um texto. - Responder com eficcia e correo a instrues de trabalho. 3. Redigir textos com coerncia e correo lingustica. - Utilizar a estrutura e o formato adequados, respeitando convenes tipolgicas e (orto)grficas. - Diversificar o vocabulrio e usar as estruturas lingusticas corretas, recorrendo ao portuguspadro. - Ordenar a informao, respeitando a continuidade, a progresso temtica e a coerncia global. 4. Escrever textos diversos. - Continuao de texto dramtico - Modificao de texto. - Construo de texto a partir de imagens. - Redao de comentrio. -- Elaborao de guio de teatro.

GRAMTICA
Mobilizao de conhecimentos prvios - Valor da pontuao como marcador da entoao e da intencionalidade - Intenes comunicativas. - Adequao discursiva.

RECU RSOS
o, imagens, MANUAL: textos, questionrios e instrues de trabalho, imagens, fichas informativas, apndice gramatical

5.1O homem sem sombra Antnio Torrado A Sombra Hans Christian Andersen

5.2 Romeu e

Julieta William Shakespeare

Romeu e Julieta William Shakespeare Shakespeare era mesmo bom Diogo Infante (entrevista) Romeu e Julieta no Cinema (blogue) Como namoravam os nossos (bis)avs Ceclia Barreira

1. Interpretar textos dramticos. - Formular hipteses sobre o texto e comprov-las com a leitura. - Identificar temas, justificando. - Explicitar o sentido global do texto. - Identificar ideias principais. - Identificar pontos de vista e universos de referncia. - Identificar causas e efeitos. - Fazer inferncias e dedues. - Detetar a estrutura do texto e relacion-la com a tipologia e a inteno do autor. 2. Ler em voz alta - Ler textos dramticos em voz alta. 3. Ler para apreciar textos variados. - Ler textos variados de extenso e complexidade diversa. - Ler imagens e relacionlas com o texto. - Expressar, fundamentando, pontos de vista e apreciaes crticas suscitados pelos textos lidos em diferentes suportes. - Antecipar desenlace.

Metas do 8 ano - Campos lexicais e campos semnticos. - Valor polissmico das palavras. - Relaes entre palavras.

5.3 O crime para


desvendar Jos Rodrigues Miguis

18

Ponto de encontro (projeto interdisciplinar) Vamos fazer teatro Ponto da situao em final de sequncia Ficha de Autoavaliao

19

You might also like