You are on page 1of 101

Processo infeccioso localizado (em geral maior que 2 cm), necrtico e supurativo que ocorre dentro do parnquima pulmonar.

Aspirao de bactrias Tumor na regio pulmonar devido a obstruo de uma via respiratria. Pneumonia provocada por algumas bactria como a Staphylococcus aureus, a Legionella pneumophyla ou fungos. Poder ocorrer a formao de vrios abscessos pulmonares. Frequente em toxicodependentes, devido ao uso de seringas no esterilizadas.

Ruptura do abscesso
Cavidade deixada aps expulso do abscesso Um abscesso na regio da pleura (cavidade pleural), poder desencadear um processo chamado de empiema. (coleo de pus dentro de uma cavidade)

Sintomas e exames clnicos Radiografia de trax Tomografia computadorizada Culturas na expectorao (identificar os microorganismos causadores do abscesso)

Administrao de antibiticos Tosse Baixo ndice de mortalidade

A embolia pulmonar definida como a obstruo das artrias dos pulmes por cogulos (trombos) que se desprendem das veias com trombose venosa. Com isso os pulmes perdem grandes reas de oxigenao do sangue, levando a graves alteraes no funcionamento do organismo por falta de oxignio.

Um cogulo sanguneo (Trombombolo) mbolos gordurosos, lquido amnitico, medula ssea, um fragmento de um tumor ou uma bolha de ar causando uma obstruo repentina de uma artria pulmonar causada por um mbolo.

TEP

TVP

Infartos pulmonares Leses Morte sbita Pode ocorrer em pacientes ps cirrgicos

Grande maioria provm de veias profundas de membros inferiores, resultado de uma m circulao. Sentido da circulao venosa.

Fraturas (depende de seu grau)


Durante o parto

Sndrome da insuficincia respiratria

Os pequenos mbolos causam sintomas leves como: dispneia, ansiedade e agitao podem ser acentuadas, dor torcica aguda, dor principalmente ao respirar profundamente (dor torcica pleurtica).

Nuseas, desfalecimentos ou convulses Ritmo cardaco irregular Cianose e morte sbita

Produz tosse, expectorao raiada de sangue, dor torcica ao respirar, febre.


Nas pessoas com episdios recorrentes de pequenos mbolos pulmonares, os sintomas como falta de ar crnica, inchao dos tornozelos ou das pernas e debilidade tendem a desenvolver de forma progressiva ao longo de semanas, meses e at anos.

Sintomas e fatores de predisposio Radiografia de trax Arteriografia pulmonar Tomografia computadorizada

Farmacolgicos Cirrgicos Recidivas e fatores influenciadores

Bronquietasias: patologias pulmonares a nvel brnquica. Atelectasias: Colapso pulmonar devido a perda de ar.

Dilatao irreversvel de um ou vrios brnquios em conseqncia principalmente de leses na parede brnquica. Podem ocorrer de forma direta ou indireta A afeco pode ser difusa ou se manifestar de forma localizada em uma ou duas reas.

tpica a dilatao dos brnquios mdios e os brnquios pequenos apresentarem espessamento ou obliteraes. Na afeco que atinge os grandes brnquios verifica-se na aspergilose broncopulmonar alrgica ou uma afeco causada pela resposta imune ao fungo Aspergillus.

reas da parede brnquica destrudas e cronicamente inflamadas Aumento na produo de muco Perda de tnus da parede rea afetada torna-se mais dilatada e flcida Aumento de muco promove o crescimento de bactrias, obstrui os brnquios e favorece das secrees infectadas, com leso ulterior da parede brnquica.

A inflamao poder se propagar aos sacos alveolares e evoluir para uma broncopneumonia, formao de tecido cicatricial e uma perda maior de tecido pulmonar sadio. Expectorao sanguinolenta Inflamao das vias areas inferiores, acarretando em baixo valores de oxignio no sangue.

Infeco Resposta imune anormal Defeitos congnitos que afetam a estrutura das vias areas inferiores ou a capacidade das clulas ciliadas para expulsar o muco. Fatores mecnicos

Sintomas caracterstico ou pela presena de outro processo associado. Radiografias de rotina ou especiais Analise dos valores de imunoglobinas no sangue Uma maior concentrao de sal no suor (que anormal na fibrose qustica) e no exame de amostras nasais, brnquicas ou de esperma para determinar se as clulas ciliadas tm defeitos estruturais ou funcionais.

Vacinas infantis contra sarampo e tosse convulsa podem diminuir o risco de bronquiectasias. Evitar aspirao de vapores txicos, gases, tabaco, poeiras txicas. As infeces so tratadas com antibiticos

Em casos mais graves necessrio extirpar cirurgicamente uma parte do pulmo.

BRONQUIECTASIAS

O ar entra e sai dos pulmes atravs dos brnquios. Normalmente os brnquios se estreitam progressivamente medida que vo se dividindo, como os galhos de uma rvore, da o nome de rvore respiratria.
Nas bronquiectasias os brnquios foram lesados de uma maneira irreversvel e como resultado se tornam anormalmente dilatados, irregulares e no se afilam normalmente (ectasias = dilatao).

Quando uma parte do pulmo fica desprovida de ar e colapsa. Causa principal: Obstruo de uma brnquio principal

Causas de obstrues: aumento de muco, processo neoplsico ou aspirao de um objeto (corpo estranho) Aumento da presso externa

Comprometimento de trocas gasosas O pulmo em colapso enche-se normalmente por clulas sanguneas, soro e muco ---- aumentando o risco de infeco.

Tanto cirurgias como outras causas de respirao pouco profunda. Atelectasias por acelerao Nas microatelectasias fibrosas ou difusas, alterao do sistema tensioativo do pulmo ( Substncia tensioativa a que recobre o revestimento dos alvolos e reduz a tenso superfcial alveolar, evitando o seu colapso)

Radiografias Tomografia Computadorizada Broncoscopia Algumas medidas deveram ser tomadas para se evitar atelectasia aps uma cirurgia.

Quando uma obstruo no pode ser eliminada tossindo ou aspirando as vias area inferiores, costuma-se eliminar com a broncoscopia.

Administrao de antibiticos
Interveno cirrgica quando a causa est relacionada com um processo tumoral.

A grande maioria destas infeces afeta as vias respiratrias superiores e so causadas por vrus. Pneumonias, broncopneumonias, abscessos pulmonares e tuberculose. Vrus, bactrias, micoplasmas e fungos so os principais patgenos.

Termo genrico com o qual se refere inflamao e consolidao (solidificao) do parnquima pulmonar. Pneumonia lobar refere-se solidificao do parnquima pulmonar de um lobo inteiro do pulmo. Broncopneumonia refere-se a focos slidos dispersos no mesmo lobo ou em vrios lobos.

Adquirida na comunidade (fora do ambiente hospitalar) Pneumonia hospitalar Pneumonia oportunista

A maioria das bactrias so de origem da orofaringe e nasofaringe e chegam aos alvolos por aspirao de secrees. Inalao de microorganismos Disseminao hematgena

Certa diminuio de defesas do organismo como: tabagismo, bronquite crnica, alcoolismo, desnutrio e diabetes mal controlada.

Devem ser classificadas com base no agente etiolgico: estafilococos, estreptococos, neumococos, bactrias coliformes, pseudomonas aeruginosa...

Streptococcus pneumoniae (pneumococo) Imunidade parcial Infeco viral do trato respiratrio superior (um resfriado, laringite ...)

Tremores e calafrios Febre e tosse com expectorao Nuseas, vmitos, cansao e dores musculares Vacina que protege contra infeces por pneumoccicas. Vacinao de acordo com o fator idade e predisposio imunolgica

Antibiticos

Pneumonia Estafiloccica
- Staphylococcus aereus causa aproximademente apenas 2% dos casos de pneumonia fora do hospital, mas porm causa uma mdia de 10 a 15% em hospitais.

Provocam sintomas clssicos de pneumonia, mas os arrepios e febre so mais persistentes na pneumonia estafiloccica do que na pneumoccica.

Originar de abscessos Estas bactrias podem percorrer a corrente sangunea Pode provocar acumulao de pus na cavidade pleural (empiema)

Geralmente as pneumonias se desenvolvem por meio de gram-positivas (estafilococos e pneumococos). Tambm se evidenciam as bactrias gram-negativas (klebsiella e a Pseudomonas), provocam uma pneumonia que tende a ser extremamente grave.

De acordo com as suas estruturas das paredes celulares as bactrias podem ser coradas ou no pela tcnica de colorao pelo corante de Gram (mdico dinamarqus que idealizou esta tcnica). A parede celular dos microrganismos gram-positivos (colorao azul) uma estrutura relativamente simples, com espessura de 15 a 50 nm. Ela composta de 50% de peptdeoglicanos, 40% a 45% de polmeros cidos (o que resulta na superfcie da clula ser polarizada e ter carga negativa) e 5% a 10% de protenas e polissacardeos.

A parede celular dos microrganismos gram-negativos (colorao vermelha) muito mais complexa. Sendo constituda de 1. espao periplasmtico contendo enzimas; 2. camada de peptdeoglicanos; 3. membrana externa que consiste em uma dupla camada lipdica; 4. Polissacardeos complexos que formam componentes importantes da superfcie externa. Estes diferem entre as cepas de bactrias e so os principais determinantes antignicos. A dificuldade em penetrar nesta camada externa complexa a razo pela qual alguns antibiticos so menos ativos contra as bactrias gram-negativas (Ex. na Pseudomonas aeruginosa).

As bactrias gram-negativas podem destruir com muita rapidez o tecido pulmonar. A febre, tosse e falta de ar so freqentes A expectorao eliminada pode ser espessa e de cor avermelhada.

Tratamento intensivo com antibiticos

Transmisso pelo ar Atinge em especial os pulmes Bacilo de Kock Mycobacterium Tuberculosis Fatores histricos

1 passo: apesar de tambm atingir vrios rgos do corpo, a doena s transmitida por quem estiver infectado com o bacilo nos pulmes. 2 passo: a disseminao acontece pelo ar. 3 passo: os bacilos da tuberculose no ar permanecem durante horas.

Tuberculose primria: aps um perodo aproximadamente de 15 dias, os bacilos se multiplicam facilmente nos pulmes, pois ainda no h proteo natural do organismo contra a doena. Se o sistema de defesa no conseguir encurralar o bacilo, instala-se a tuberculose primria, caracterizada por pequenas leses (ndulos) nos pulmes.

Com o avano da doena comea-se a provocar sintomas mais graves, de pequenas leses os bacilos cavam as chamadas cavernas tuberculosas no tecido pulmonar. A expectorao se encontra raiada de pus e sangue (hemoptise)

O bacilo de koch possui a caracterstica de se desenvolver em regies do corpo que apresentam uma maior oxigenao.

Tosse crnica Febre Suor noturno Dor na regio do trax Perda de peso lenta e progressiva Adinamia e anorexia

Vacina BCG Se houver contaminao o tratamento consiste na combinao de trs medicamentos: rifampicina, isoniazida e pirazinamida. Tratamento dura em torno de seis meses

A vacina BCG (Bacilo Calmette-Gurin) utilizada para a preveno da tuberculose, tendo sido obtida a partir da cultura de um bacilo de tuberculose bovina, em 1906.
A partir de 1973, a via oral foi abandonada no Brasil, passando-se via intradrmica na vacinao rotineira, que utiliza, desde 1925, a amostra conhecida como BCG Moreau.

Aumento da resistncia dos bacilos Abandono do tratamento Gerar uma nova onda da doena

Acumulao de ar na cavidade pleural Pneumotrax espontneo Leso Procedimento clnico Respiradores mecnicos

Os sintomas variam muito e dependem da quantidade de ar que penetrou na cavidade pleural e da poro do pulmo que teve um colapso. Pode consistir de uma ligeira falta de flego ou em uma dor torcica ou ento em uma dispnia grave, um choque e uma parada cardaca.

Verificar grau do pneumotrax Exame fsico Radiografia

Um pneumotrax pequeno habitualmente no requer tratamento Insero de um tubo torcico Em alguma ocasies cirurgia

Pode se propagar a partir de clulas pulmonares ou a partir de metstases.


Principais causas: tabagismo, substncia txicas no ar, p qumico. Exemplos: amianto, radiao, arsnio, crmio, nquel, ter clorometlico, gs mostarda e emisses de coque dos fornos.

Carcinoma brnquico Carcinoma epdermide Adenocarcinoma Carcinoma de clulas alveolares

Os sintomas dependem da sua localizao e de seu modo de propagao, mas de um modo geral o sintoma principal ser a tosse persistente. Sibilos devido ao estreitamento das vias areas Atelectasia

Outra conseqncia pode ser uma pneumonia, com tosse, febre, dor torcica e dispnia. Perda de apetite e debilidade

Histrico do paciente Radiografia de trax Tomografia computadorizada Amostra de tecido suspeito Citologia de expectorao

A classificao das formas de cncer baseiam no tamanho do tumor, na sua possvel propagao aos gnglios linfticos e nas sua possvel expanso referente aos rgos.

Cada fase possui seu tratamento mais apropriado.


Remoo cirrgica

Complicaes relacionadas ao procedimento cirrgicos. Fatores influenciadores

You might also like