You are on page 1of 6

Perfurao

O ponto de partida na busca do Petrleo a explorao ou prospeco, que realiza os estudos preliminares para a localizao de uma jazida. A moderna indstria de explorao do petrleo utiliza mtodos de investigao na procura dessas reas onde essas condies bsicas (geolgicas) possam existir. Nesta primeira fase atuam duas cincias de grande importncia.

So elas: Geologia: Que estuda Sua origem, constituio e os fenmenos Que atuam na terra. Geofsica: Que estuda os fenmenos fsicos do planeta. .A segunda parte fica por conta da perfurao.

Perfurao: A perfurao ocorre em locais previamente determinados pelas pesquisas geolgicas e geofsicas. Fura-se ento, um poo pioneiro mediante o uso de uma sonda de perfurao. Este trabalho feito atravs de uma torre ou mastro que sustenta a coluna de perfurao formada por vrios Tubos. Na ponta do primeiro tubo encontra-se a broca que triturando a rocha, abre caminho nas camadas subterrneas. Comprovada a existncia de petrleo, outros poos so perfurados para se avaliar a extenso da jazida. Essa avaliao que vai determinar se comercialmente vivel, ou no, produzir o petrleo descoberto. Caso positivo o nmero de poos perfurados forma um Campo de petrleo.

Sistema de Sustentao de Carga (Equipamentos): Torre ou mastro Subestrutura Estaleiro (base ou fundao) Sistema de Gerao e Transmisso de Energia: Fontes de Energia Sondas Mecnicas Sondas Diesel Eltrica Sistema de Movimentao de Carga: Guincho Bloco de Coroamento Catarina Brao de elevao Cabo de Perfurao Elevador Sistema de Rotao: Mesa Rotativa Kelly Cabea de Injeo ou swivel Top Drive Motor de Fundo Sistema de Circulao: 1-Fase de Injeo Tanque de Lama Bombas de Lama Tubo Bengala Mangueira de Lama Swivel Interior da Coluna Interior da Broca. 2-Fase de retorno: Anular Linha de Sada de Lama 3-Fase de Tratamento: Peneira Vibratria Desareiador Dessiltador Mud Cleaner Centrfuga Centrfuga de Alta Velocidade

Sistemas operacionais de uma Sonda Sistema de sustentao: a parte que suporta o peso da coluna de perfurao do revestimento e da broca. Sistema de transmisso e gerao de energia: o local de produo de energia necessria para o acionamento dos equipamentos da sonda. Sistema de movimentao de carga: So os equipamentos que permite movimentar as colunas de produo, de revestimento e outros equipamentos. Sistema de rotao: Permite transmitir o movimento da mesa rotativa para a Broca. Sistema de circulao: So os equipamentos que permitem a circulao e o tratamento do fluido de circulao. Sistema de segurana do poo: So equipamentos que permitem o fechamento e o controle do poo. Sistema de monitorao: So os equipamentos necessrios ao controle de perfurao.

Equipamento sustentao de carga Torre ou mastro: Suportar o peso da coluna e promover a altura necessria Para o iamento de uma seo de tubos a ser descida ou retirada do poo. TORRE: So estruturas de forma piramidal, construda com elementos de ao especial. As torres so estruturas mais robustas, prprias para as sondas que operam no mar, onde as condies de operao so muito particulares. As torres so montadas pea a pea. MASTRO: O Mastro uma estrutura treliada ou tubular, divida em mdulos para fins de transporte. Articulado na sua base, o mastro pode ser montado ou desmontado horizontalmente, e colocado verticalmente em posio de operao, utilizando o guincho de perfurao e um cabo especial. O Mastro apropriado para as sondas de perfurao terrestre, caracterizada pela sua grande mobilidade. Subestrutura: Prover um espao de trabalho sob a plataforma, onde so Instalados os equipamentos de Segurana de segurana do poo. So construes em ao instaladas sobre bases ou fundaes, propiciando espao necessrio para montagem da cabea do poo e equipamentos de Segurana. A base ou fundao da sonda pode ser de madeira, concreto armado ou em ao, apoiada sobre o solo. Estaleiro: Servem para estocagem dos elementos tubulares, que ficam ao lado de uma Passarela. Precisam ser iados ou descarregados, facilitando o seu manuseio. constitudo de uma estrutura metlica formado de vigas que se apiam sobre pilares.

Sistema de gerao de energia A energia necessria para o acionamento dos equipamentos de uma sonda de perfurao normalmente fornecida por motores diesel. Usando gs como combustvel. A velocidade de torque variado afeta a produo de energia. A depender do modo de transmisso da energia para os equipamentos, as sondas de perfurao so classificadas em sondas mecnicas ou diesel-eltricas. Sondas mecnicas: Nas sondas mecnicas a energia gerada nos motores diesel leveda a uma transmisso principal (compound) atravs de acoplamentos hidrulicos (conversores de torque) e embreagens. O compound constitudo de diversos eixos, rodas dentadas que distribuem a energia para todos os sistemas da sonda. Sondas diesel-eltricas: As sondas diesel-eltricas geralmente so do tipo AC/DC, no qual a Gerao feita em corrente alternada e a utilizao em corrente contnua. Motores diesel ou turbinas a gs acionam geradores de corrente alternada (AC) que alimentam um barramento trifsico de 600 volts. Este barramento, alternativamente, tambm pode receber a energia da rede pblica. Pontes de retificadores controladores de silcio (SRC) recebem a energia do barramento e a transformam em corrente contnua que alimenta a sonda. Os equipamentos auxiliares como iluminao, hotelaria que utilizam corrente alternadas, recebem a energia do barramento aps passar por um transformador.

Sistema de Movimentao de Carga Permite movimentar colunas de perfurao, revestimento e outros equipamentos. Guincho: Recebe energia mecnica para a movimentao de cargas atravs da transmisso principal. constitudo por: 1. Tambor principal; 2. Tambor auxiliar ou limpeza de freios; 3. Molinetes; 4. Embreagens. Bloco de coroamento: um conjunto estacionrio de polias montadas em linha num eixo suportado por dois mancais de deslizamentos, localizado na parte superior do mastro ou torre . O bloco de coroamento suporta todas as cargas que so transmitidas pelo cabo de perfurao. Catarina: um conjunto de polias montadas em um eixo que se apia nas paredes externa da prpria estrutura da catarina.

Gancho da catarina: Sustenta a coluna de Perfurao. Possui um sistema de amortecimento para evitar que os golpes causados na movimentao das cargas se propaguem para a catarina. Brao de elevao: o equipamento usado para segurar a tubulao durante a movimentao. Cabo de perfurao: um cabo ao tranado em torna de um ncleo ou alma, sendo que cada trana formada por diversos fios de pequeno dimetro de ao Especial. Elevador: um equipamento com a forma de anel bipartido. Utilizado para segurar e movimentar elementos tubulares (tubos de perfurao e comandos).

Sistema de Rotao So equipamentos que transmitem rotao da sonda at a broca. Mesa rotativa: o equipamento que transmite rotao coluna de perfurao e permite o livre deslizamento do kelly no seu interior. Em certas operaes, a mesa rotativa deve suportar o peso da coluna de pefurao. Kelly: o equipamento que transmite a rotao proveniente da mesa rotativa at a coluna de perfurao. Pode ter dois tipos de seo: Em sondas onshore o mais comum o de seo quadrada. Em sondas offshore o de seo hexagonal, devido a sua resistncia trao, rotao e flexo. Cabea de injeo ou swivel: o equipamento que separa os elementos rotativos daqueles estacionrios na sonda de perfurao. Sendo assim, a parte superior no gira e sua parte inferior permite rotao. O fluido de perfurao injetado no interior da coluna atravs da cabea de injeo. Existem dois tipos alternativos de aplicao de rotao na broca que elimina a mesa: 1. Top drive. 2. Motor de fundo. Top drive: Permite perfurar o poo de trs em trs tubos, ao invs de um a um, quando a mesa rotativa utilizada. O top drive elimina o uso da mesa rotativa e do kelly. O menor nmero de conexes torna a operao mais rpida e mais segura para a equipe. Permite movimentao vertical da coluna. Motor de fundo: um motor de giro colocado logo acima da broca. A coluna de perfurao no gira, o torque imposto a ela nulo, e o seu desgaste fica bastante reduzido. O giro s se d na parte inferior do motor de fundo, solidrio broca. utilizado em poos direcionais. O torque gerado pela passagem do fluido de perfurao.

Sistema de Circulao de Fluido So equipamentos que permitem a circulao e o tratamento do fluido de perfurao. Fase de injeo, Fase de retorno e Fase de tratamento. O fluido de circulao (lama) desce pela coluna, passa pelos jatos da broca, remove os cascalhos do fundo do poo trazendo-os at superfcie pelo anular (espao entre a coluna e o revestimento). Trajetria do fluido: superfcie, fundo do poo e superfcie. Equipamentos de Circulao de fluido: Tanques de Lama: Servem para armazenar e homogeneizar o fluido, com o auxlio dos agitadores e misturadores. Bombas de lama: Fornecer energia ao fluido para que ele circule em todo trajeto do poo. Bombeia fluido com auto teor de slidos. Ampla faixa de presso e vazo. Fcil manuteno e alta confiabilidade. Podem ser: Triplex - trabalha com 3 pistes. Duplez - trabalha com 2 pistes. Tubo bengala - tubo rgido: Conduz a o fluido at a mangueira de lama. Mangueira de lama: Recebe o fluido e conduz at o swivel. Swivel: Responsvel pela injeo de fluido no interior da coluna de perfurao. Peneira de Lama: Separa os cascalhos que foram carreados pelo fluido. Desareiador: Conjunto de dois a quatro hidrociclones de 8 a 20 que separa a areia do fluido. Dessiltador: Conjunto de oito a doze hidrociclones de 4 a 5 que descarta partculas de dimenses equivalentes ao silte. Mud cleaner: Dessiltador com peneiras que permite recuperar partculas reduzindo gastos com aditivos. Centrifuga: Retira partculas ainda menores que o silte e que no tenham sido descartadas pelos hidrociclones. Desgaseificador: Retira o gs contido no fluido de perfurao quando necessrio. Ex: Durante a perfurao de uma formao portadora de gs.

You might also like