You are on page 1of 2

TIMER TM-619

INTERRUPTOR HORRIO PROGRAMVEL - MANUAL DE INSTRUES: 5001320 A V3

1. CARACTERSTICA DE OPERAO
O Interruptor Horrio Programvel NOVUS modelo TM-619 um dispositivo eletrnico que permite realizar o chaveamento de cargas eltricas (alarmes, eletrodomsticos, etc.) a intervalos de tempo programados com boa preciso. Seu verstil microprocessador permite a programao de at oito (8) programas de LIGA/DESLIGA (ON/OFF), que podem acionar as cargas eltricas em momentos especficos ao longo da semana. Possui bateria automaticamente, que retm a programao e o relgio interno por vrias semanas, mesmo no caso de falta de energia eltrica. A sada composta por um rel com os terminais NA, C e NF (SPDT) disponveis ao usurio. Na falta de energia eltrica este rel no acionado, deixando a sada inoperante.

5. DETERMINANDO OS CICLOS DE ON/OFF


Pressione a tecla TIMER para ter acesso e determinar os programas ON/OFF. O nmero do programa sob ajuste mostrado esquerda do visor. Observe Figura 04. O primeiro ajuste refere-se ao programa 1, e determina o momento de LIGAR (ON) a sada. Note que a mensagem ON mostrada sobre o nmero do programa. Pressione DAY para determinar os dias onde a sada deve ser ligada. Observe que a indicao dos dias da semana alterada a cada pressionar da tecla DAY: Mo, Tu, We, Th, Fr, Sa, Su (todos os dias da semana) Mo (um dia qualquer da semana) Tu We Th Fr Sa Su Sa, Su (fim de semana); Mo, Tu, We, Th, Fr, Sa (dias teis mais Sbado); Mo, We, Fr (Segunda, Quarta, Sexta); Tu, Th, Sa (Tera e Quinta, Sbado); Mo, Tu, We (Segunda, Tera e Quarta); Th, Fr, Sa (Quinta, Sexta e Sbado); Pressione a tecla HOUR para determinar a hora dos dias escolhidos, na qual a sada ligada. Pressione a tecla MIN para determinar os minutos. Pressione a tecla TIMER novamente para determinar o momento de DESLIGAR (OFF) a sada no programa 1. Note a mensagem OFF sobre o nmero do programa. A programao de dia, hora e minuto realizada de forma idntica a realizada na programao de LIGAR (ON):

2. CARACTERSTICAS

Alimentao (POWER): de 12Vdc, 24Vdc, 110Vac ou 240 Vac, 50/60 Hz; (ver etiqueta de identificao); Intervalo mnimo de chaveamento: 1 minuto; Sada (OUTPUT): Rel 16A/250Vac, resistiva; 8A/250Vac, indutiva; Temperatura de operao: 0 a 60C; Temperatura de armazenamento: -10 a 75C; Indicador luminoso de sada ligada (quando alimentado); Prprio para fixao com parafusos;

3. MODOS DE OPERAO
Possui trs modos de operao: ON, AUTO e OFF, selecionados atravs da tecla MANUAL. Ao Pressionar a tecla MANUAL note que um trao no visor se movimenta sobre as palavras ON/AUTO/OFF: MODO ON: Quando o trao no visor colocado sobre ON o TIMER liga a sada imediata e permanentemente. MODO OFF: Quando o trao no visor colocado sobre OFF o TIMER desliga a sada imediata e permanentemente. MODO AUTO: Com o trao no visor colocado sobre AUTO o TIMER baseia-se nos programas realizados pelo usurio para ligar ou desligar a sada. Quando no alimentado, o Timer desliga a sada permanentemente.

Pressione DAY para determinar os dias onde a sada desligada. Pressione HOUR para determinar a hora de desligar a sada. Pressione a tecla MIN para determinar os minutos.

4. ATUALIZANDO DIA/HORA/MINUTO
Mantenha pressionada a tecla CLOCK, em seguida pressione:

DAY: HOUR: MIN:

para atualizar o dia da semana indicado; para atualizar a hora indicada; para atualizar os minutos indicados;

NOTA 1: Os termos MO, TU, WE, TH, FR, SA e SU, correspondem aos dias da semana na lingua inglesa: MO= Segunda-Feira; TH= Quinta-Feira; SU= Domingo; TU= Tera-Feira; FR= Sexta-Feira; WE= Quarta-Feira; SA=Sbado;

Pressione novamente a tecla TIMER e o nmero do programa mostrado passa para 2, indicando que os ajuste seguintes referemse ao programa 2. Configure o programa 2 conforme as instrues acima. Aps, acesse e determine os demais programa num total de oito. Estes programas sero utilizados pelo TIMER quando este estiver selecionado para o modo de operao AUTO (automtico). No horrio programado em ON a sada ligada. No horrio programado em OFF a sada desligada. Em caso de programas sobrepostos, a sada tem comportamento semelhante ao do exemplo mostrado na Figura 01. Quando j est ligada, ao atingir um horrio onde algum programa determina desligar, a sada desliga. Ao atingir um horrio onde algum programa determina ligar, permanece ligada.

Novus Produtos Eletrnicos Ltda. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3675-0366 PR: (41) 372-8476

1/2

TIMER TM-619

PROGRAMA 1 ON SADA DESLIGADA ON OFF SADA LIGADA PROGRAMA 3 ON OFF

8. GARANTIA
A Novus Produtos Eletrnicos Ltda., assegura ao proprietrio de seus equipamentos, identificados pela nota fiscal de compra, uma garantia de doze meses, nos seguintes termos: O perodo de garantia inicia a partir da data de emisso da Nota Fiscal, fornecida pela Novus. Dentro do perodo de garantia, a mo de obra e componentes aplicados em reparos de defeitos ocorridos em uso normal, sero gratuitos. Para os eventuais reparos, enviar o equipamento, juntamente com as notas fiscais de remessa para conserto, para o endereo de nossa fbrica em Porto Alegre. Despesas e riscos de transporte, ida e volta, correro por conta do proprietrio. Mesmo no perodo de garantia sero cobrados os consertos de defeitos causados por choques mecnicos ou exposio do equipamento a condies imprprias de temperatura e umidade. Produto comercializado pela Novus.

PROGRAMA 2

SADA ON OFF OFF Tempo

Figura 01 - Comportamento da sada com programas superpostos

1 2 POWER

3 4 5
OUTPUT

BATERIA

Figura 03 - Vistas posterior e superior com do Timer TM-619


DIA DA SEMANA

MO TU WE TH FR SA SU ON OFF INDICADOR DO PROGRAMA MINUTOS SEGUNDOS

HORAS MODO DE OPERAO

Figura 04 - Identificao dos elementos do Visor

5. RESET
P
A tecla RESET quando pressionada zera o relgio do interruptor horrio e apaga todos os programas elaborados.

8. BATERIA
A programao realizada no TM-619 guardada em memria protegida por bateria, quando est estiver com sua carga reduzida uma mensagem colocada no visor indicando que a bateria deve ser substituda. Utilizar bateria CR-2032

Novus Produtos Eletrnicos Ltda. RS: (51) 3323-3600 SP: (11) 3675-0366 PR: (41) 372-8476

2/2

You might also like