You are on page 1of 5

Estrutura e Apresentao de Relatrio de Concluso de Mdulo

Objetivo Orientar o (a) aluno (a) quanto aos aspectos tcnicos do Relatrio de modo que ele possa compreend-lo e format-lo de acordo com as normas e regras da ABNT e aqui tambm pr-estabelecidas. OrientaesGerais

Os relatrios devero estar de acordo com as normas aqui estabelecidas, levando-se em considerao as especificidades de cada curso. A fonte de todo o trabalho dever ser em cor preta. Os relatrios no devero conter enfeites, bordas etc. Formatao Grfica para Computador: Papel A4 com impresso no formato retrato. Margens: Superior 3 cm; Inferior: 2 cm; Esquerda: 3 cm; Direita: 2 cm. Numerao: canto inferior direito sem numerao na primeira pgina. Texto: Fonte: arial ou timesnew roman (normal e justificado); Tamanho: 12. Ttulos: Fonte: arial ou timesnew roman (negrito e justificado) Tamanho: (14) Espaamento entre linhas: um e meio (1,5). Iniciar cada captulo em nova pgina. Utilizao de termos tcnicos. Respeitar a grafia correta de nomes cientficos, estudiosos, escritores, entre outros.

Critrios de Avaliao do trabalho escrito Os trabalhos sero avaliados em todo o seu contexto obedecendo na ntegra s normalizaes aqui pr-estabelecidas. Para uma boa avaliao, necessrio que o professor estabelea determinadas regras junto turma que esteja orientando, tais como os seguintes itens: 1. Importncia e justificativa junto ao que foi proposto no projeto do trabalho em questo e sua relevncia no contexto do mdulo a que pertence; 2. Definio de objetivos junto ao que foi proposto no projeto do trabalho em questo e sua relevncia no contexto da justificativa e na aplicao prtica;

Embasamento terico, ou seja, a abrangncia do contedo terico em relao aos objetivos do trabalho. Definio das ferramentas disponveis para o desenvolvimento da aplicao prtica e escolha de uma ferramenta, com justificativa; 4. Concluses e recomendaes: fechamento junto aos conceitos apresentados e aplicao desenvolvida apresentando os resultados obtidos, juntamente com recomendaes referentes a itens relevantes dos resultados obtidos;
3.

5. Referncias analisar as referncias citadas com relao relevncia e aderncia aos objetivos e justificativas da proposta do trabalho em questo. 6. Verificao dos itens relevantes de formato de apresentao de relatriode trabalho de graduao com relao s normas ABNT. 7. Obedincia ao cronograma preestabelecido entre professor e alunos. O professor deve estar atento s tentativas de plgio cpias integrais ou parciais de contedos em stios de pesquisa, trabalhos anteriormente realizados e apresentados na instituio, cpias de livros, citaes sem referncias, entre outros. necessrio lembrar os alunos de que plgio crime. Modelo de Capa FACULDADE ANCHIETA (ARIAL 16)

RELATRIO DECONCLUSO DE MDULO (Arial 14)

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM(NOME DO CURSO) MDULO: (NOME DO MDULO) (Arial 14)

TTULO DO RELATRIO (Arial -16)

Nome completo do aluno ou componentes do grupo (em ordem alfabtica), nmero e turma (Arial 12) Nome do Professor (Arial 12)

Municpio ano (Arial 12)

NOES GERAIS O relatrio de atividades deve retratar o que foi realmente realizado, sendo de fundamental importncia a apresentao de um documento bem ordenado e de fcil manuseio. Alm disso, deve ser o mais objetivo possvel e descrever as atividades realizadas bem como a base terica dessas atividades, os resultados obtidos e sua discusso, alm da citao das referncias consultadas. Para o Relatrio de Concluso de Mdulo, pede-se um trabalho de 15 a 30 pginas. Uma ateno especial deve ser dada aos termos tcnicos, resultados, frmulas e expresses matemticas. As ilustraes (tabelas, frmulas, grficos) devero vir na sequncia mais adequada ao entendimento do texto e seus ttulos e legendas devem constar imediatamente abaixo. Lembrem-se de que o relatrio deve contemplar todas as unidades curriculares do mdulo. A interdisciplinaridade primordial para o processo de ensino-aprendizagem dos cursos superiores de tecnologia. Tpicos de Composio 1. Resumo 2. Introduo 3. Materiais e Mtodos 4. Resultados e Discusso 5. Consideraes Finais 6. Referncias 1. RESUMO O resumo deve conter, num relatrio, tomando por base, as etapas e dos resultados obtidos. Este item proporcionar ao leitor os tipos de ultrapassar a 200 palavras.

s pargrafo, os principais aspectos abordados no constantes do procedimento experimental desenvolvido deve ser elaborado de forma clara e objetiva para informaes fornecidas no documento. No deve

2. INTRODUO (aproximadamente 400 palavras) O grupo deve apresentar os pontos bsicos do estudo ou atividades desenvolvidas, especificando as principais aquisies terico-metodolgicas, referentes s tcnicas empregadas, ou seja, dado um embasamento terico do estudo realizado a fim de situar o leitor naquilo que se pretendeu estudar. Dessa forma, aliteratura consultada, apresentando-se uma reviso do assunto em um ou dois pargrafos rpidos para contextualizar o assunto de que tratou a prtica e do qual tratar o relatrio. No propriamente um resumo, mas uma introduo ao assunto. Apenas informaes relevantes ao trabalho devem ser apresentadas! necessrio lembrar que a introduo no uma cpia da literatura e deve conter no mximo 05 pargrafos e no exceder a 400 palavras.

3. MATERIAIS E MTODOS Descrio detalhada do estudo realizado, dos mtodos analticos e tcnicas empregadas, bem como descrio dos instrumentos utilizados. No um receiturio. Este item precisa conter elementos suficientes para que qualquer pessoa possa ler e compreender o trabalho realizado. Perguntas-chave: 3.1. Como realizamos a pesquisa/ o estudo de caso? 3.2. O que utilizamos para a pesquisa/ o estudo de caso? 3.3. Quais teorias foram mais relevantes para a composio desta pesquisa/ o estudo de caso? 4. RESULTADOS E DISCUSSO Nesta parte do relatrio sero mostrados todos os resultados obtidos, que podem ser numricos ou no. Os grupos devero utilizar apenas os dados obtidos de acordo com o trabalho realizado. Dever ser feita uma anlise desses resultados com as observaes e comentrios a eles pertinentes. Em um relatrio espera-se que o grupo discuta os resultados em termos dos fundamentos estabelecidos na introduo, mas tambm que os resultados inesperados e observaes sejam relatados, procurando uma justificativa plausvel para o fato. Tabelas, grficos e figuras so utilizados em textos cientficos como suporte para melhor esclarecer o que se pretende dizer em que devem ser descritos os resultados obtidos sem incluir sua interpretao. Normalmente so apresentadas em figuras, esquemas, tabelas, grficos etc com legendas prprias. 5. CONSIDERAES FINAIS Neste item dever ser feita uma avaliao global do trabalho realizado bem como da apresentaodos fatos extrados desse estudo, comentando sobre as adaptaes ou no, apontando-se possveis explicaes e fontes de erro experimental. No uma sntese do que foi feito (isso j est no sumrio) e tambm no a repetio da discusso. Deve-se considerar que a pessoa que est lendo o relatrio pode no conhecer o assunto; ento, o importante ser o mais direto e sinttico possvel, sem omitir nenhum tipo de informao que ajude a compreenso dos resultados.Alm disso, em trabalhos cientficos, a discusso dos resultados feita comparando-se os resultados encontrados com outros j obtidos anteriormente por outros trabalhos. O objetivo da discusso dos resultados mostrar se estes foram os esperados ou no, se atenderam ao objetivo inicial do trabalho ou no, se trouxeram novas informaes ao que j se conhecia ou no, se so suficientes para definir o assunto de que tratam ou se h necessidade de trabalhos complementares e quais so eles. 6. REFERNCIAS Referncia o conjunto de elementos que permitem a identificao de documentos impressos ou registrados em qualquer suporte fsico, tais como livros, peridicos e materiais audiovisuais, no todo ou em parte.

Quando se faz uma referncia deve-se levar em considerao a ordem convencional dos seus elementos, prevista pelas normas da ABNT (ASSOCIAO BRASILEIRA DE NORMAS TCNICAS). Abaixo, alguns exemplos de referncias:
1.

Um autor: CHIAVENATO, Idalberto. Introduo Teoria Geral da Administrao. So Paulo: Elsevier, 2004. Dois autores: TOMASI, Carolina; MEDEIROS, Joo Bosco. Comunicao empresarial. So Paulo: Atlas, 2008.

2.

3. Trs autores NORTON, Peter; AITKEN, Peter; WILTON, Richard.Peter Norton: a bblia do programador. Traduo: Geraldo Costa Filho. Rio de Janeiro: Campos, 1994. 4. Mais de trs autores BRITO, Edson Vianna, et al. Imposto de renda das pessoas fsicas: livro prtico de consulta diria. So Paulo: Frase Editora, 1996. 5. Stio de busca www.administradores.com.br, acesso em 00/00/2010, s 00h00.

6. Exemplificao Ordem para a composio do relatrio de concluso de mdulo:

Capa

Folha de Rosto

Resumo

Introduo

Texto

Consideraes Finais

Anexos

Referncias

You might also like